Ok mais Olá boa noite a todas todos todes que estão aqui presencialmente com a gente ou então que nos assistem na no YouTube queria antes de mais nada agradecer a Tapera Taperá pela pelo espaço última vez que estive aqui foi no começo do ano passado pro lançamento do livro Paulo Freire esperançar em tempos de Barb Paulo Freire educação popular que esqueci de trazer mas vou dar um jeito de de entregar pro um exemplar que foi resultado do curso da Universidade emancipa no Centenário do Paulo Freire né um curso que foi realizado com parceria com a
Universidade Federal do obc que reuniu mais de 20.000 pessoas 22 pessoas para ser mais sinceras discutindo Paulo Freire então dizer que me sinto totalmente em casa porque Vivi momentos muito importantes da minha vida pedagógico militante aqui nesse espaço lançamento desse livro que Eu mencionei agora é um deles e hoje nós estamos lançando várias coisas eh espero creio tenho fé porque esse evento foi feito com uma parceria muito forte que envolve a rede emancipa a fundação Rosa Luxemburgo a editora boit tempo a Tapera Taperá e o hernan que vai trazer Bons Ares da Argentina espero resistentes
Ares da Argentina eh que certamente nos engajarão para além e também pela força que carrega a temática desse evento de hoje que vai discutir a educação popular como uma atividade para dois intelectuais eh muito importantes não só para a luta social do século XX mas para o próprio pensamento do Século XX e além né estamos trazendo-os até aqui que é a Rosa Luxemburgo e o Antônio gramich o contexto é a vinda do hernan que tem feito esse esforço de colocar esses dois intelectuais em articulação no seu pensamento né Ele trouxe aqui eh uma série de
publicações eu destaco em especial uma que eu participo que é um livro sobre as aproximações do pensamento de Gram na América Latina e releituras eu contribuo com um capítulo sobre o tema da literatura e crítica literária que é um tema que eu estudei já tem um tempo e ao qual eu voltei para corrigir e melhorar meu próprio argumento justamente com o objetivo de entregar esse esse capítulo para o hernan que ele nem sabe mas ele foi foi graças a ele que eu finalizei esse texto porque eu estava presa nele num Retorno à minhas próprias ideias
que eu não conseguia concluir e o o livro foi uma oportunidade para isso ele foi traduzido pro espanhol e o texto vai sair em português na revista outubro eh que será Deve ser publicado agora esse semestre e também porque temos aqui com a gente a Isabel lorero filósofa e especialista no pensamento de Rosa Luxemburgo e militante formadora inspiradora para muitos de nós que viemos de uma ória que não é só do pensamento e do estudo mas é do pensamento engajado e do estudo que se enraíza na luta que florece com ela que aprende com os
próprios erros porque são erros da prática de quem quer transformar a realidade uma realidade que nas nossas duas Nações se encontra atravessada por dificuldades muito grandes especialmente para o pensamento revolucionário para a prática revolucionária sei que posso soar um pouco deod usando essa linguagem mas talvez essa linguagem não seja assim tão demodê como parece a primeira vista eh eu vou explicar rapidamente a ideia com o tema do evento e vou passar para para Isabel que vai fazer um comentário também e na sequência a gente quer muito ouvir o hernan que traz a pesquisa desse livro
aqui em especial que foi traduzido pela boa e tempo sobre a Rosa Luxemburgo e a reinvenção da política eh que está vendo aqui inclusive assim como outros outras publicações das quais falaremos ao longo do evento eh a educação popular estava dizendo aqui um pouco antes do evento comear para Isabel eh foi o gancho para essa conversa sobre gram Rosa pela centralidade quase invisível porém eh produtora de um campo de forças eh da educação popular para esses dois intelectuais e o que eu quero dizer com educação popular nesse aqui nessa conversa eu quero dizer tanto um
terreno no qual se desdobra a relação com o ensino oferecido produzido né de forma estatal institucional para formação de uma mão deobra ou né de um corpo laboral específico né os contornos que essa esse ensino assume ao longo do tempo vão dando a marca de que corpo é esse né de que eh homem mulher de que ser humano é esse que o estado produz mas também a relação que estabelecem com um outro tipo de educação que se oferece para o povo que se produz de forma Popular vamos dizer assim mas que não por iniciativa do
Estado ou da instituição oficial e sim por auto organização por autonomia dos próprios indivíduos cidadãos cidadãs que se envolvem nessa eh articulação pedagógica extraordinária ou extra institucional mas que estabelece com com as instituições uma relação ambígua né de continuidade e descontinuidade eh e como vemos Antônio gramich Rosa Luxemburgo dentro desse terreno né atravessado por essas formas pedagógicas e se vendo diante do desafio de ao mesmo tempo eh eh produzir uma um pensamento uma teoria uma crítica da realidade eh desafiadora né que que que se coloca o desafio eh na altura que ele possui da transformação
eh não só da transformação do real mas da transformação do próprio imaginado da maneira como se pensa o Real Como se produz a ciência dessa realidade eh então entre essas alturas máximas do pensamento e da Conquista eh teórica e analítica e ao mesmo tempo que se vem em meio a essa outra dimensão do saber que não é aquela do saber que se produz no na linguagem da a cultura mas sim aquela do saber que se desenvolve nesse cotidiano nesse ambiente onde a o estado produz um indivíduo né uma uma pessoa para um certo dia a
dia para um cotidiano que não é o cotidiano do intelectual profissional que não é cotidiano daquele que está ali eh produzindo ideias como metier mas de um indivíduo que tá no meio do Mundo do Trabalho esmagado pela pelas pelas condições desse mundo do trabalho e ao mesmo tempo vive pensa e sonha né dentro da da linguagem dentro do dos recursos que que estão dados nessa nessa realidade Então como unir as duas coisas como aproximar as duas coisas como produzir uma educação popular de Fato né capaz de aproximar pontas tão distantes né construir pontes né nessa
experiência pedagógica eh Então essa é um pouco a a o entre cruzamento no qual imaginamos esses dois militantes intelectuais e a partir do qual queremos responder esse como esse o que e esse como da educação popular é para isso que estamos aqui hoje eh não traduzir dessa esfera ainda para política nem PR os dias de hoje nem falei de Pablo Marçal e bolsonaro na Paulista que deixou o ar de São Paulo o o o de pior qualidade do planeta não brincadeira são as queimadas mas a gente sabe que eles têm responsabilidade pelas queimadas também então
tem tem a sua eh a a sua tem o seu ladinho aí muito bem definido mas fico feliz por não ter feito isso embora eu ache Fundamental e saiba que em algum momento talvez essas conexões traduções possam se produzir aqui fomos falar de milei e etc mas que bom que a gente possa transitar disso aos poucos para de um lugar para outro aos poucos hern muito bem-vindo a ess a esse debate ao Brasil Espero que seja uma jornada muito boa militante intelectualmente falando e e amigavelmente falando também bom boa noite uma alegria est aqui mais
uma vez na Tapera Taperá Agradeço o convite e é uma alegria sobretudo partilhar esse espaço com o hern vinha de quem eu sou uma grande fã admiradora ele ele tem e da Daniela que a gente se cruzou uma vez lá em Curitiba no evento conjunto E depois não nos vimos mais então é bom a gente estar aqui junto de novo o hernan tem este livro que tá exposto aí Rosa Luxemburgo e a reinvenção da política que é uma belíssima introdução pensamento da Rosa Luxemburgo e e tem uma grande qualidade que é mostrar a atualidade das
ideias políticas e econômicas da Rosa Luxemburgo para a América Latina um dos Capítulos do livro inclusive ele trata dessa ideia da Rosa dessa dessa ideia dessa realidade da Rosa Luxemburgo como uma Educadora popular e faz o vínculo também com o grams fora isso ele tem um outro livro também que ele organizou e faz a introdução prefácio que se chama a revolução é magnífica Encontros com rosa Luxemburgo que tem uma eh coleção de textos eh produzidos por eh lideranças talvez ou enfim militantes dos movimentos sociais da América Latina inclusive do curdistão não é verdade e que
mostram então a ligação esses movimentos essas tem muitas mulheres eh inclusive do MST que mostram como elas como elas e eles atualizam na prática as ideias da Rosa Luxemburgo É bem interessante é uma eu achei assim uma grande sacada do hernan fazer esse tipo de de publicação e o que eu gostaria eh de fazer hoje aqui eh entre as muitas ideias ideias que o hernan apresenta no livro é só para dar um pouco jogar a bola para você pro seu campo não é para você poder falar entre as muitas ideias que ele apresenta uma das
que eu acho mais interessantes é como é que a Rosa se distinguia dos seus companheiros de partido na crítica que ela fazia ao colonialismo então Diferentemente de outros socialdemocratas daquela época que enfatizavam a missão civilizatória da política Colonial a Rosa Luxemburgo Ela tá no Polo oposto ela lamenta essa essa política Colonial ela critica ela sofre junto com os colonizados pela destruição que eles sofrem faz toda uma análise para mostrar como o capitalismo para acumular precisa ocupar essas terras aquilo que tá fora da Metrópole não é a Rosa Luxemburgo Então porque como é que eu faço
a o link com o tema Educadora Popular porque essas ideias ela expõe nos cursos que ela deu na escola da socialdemocracia alemã e que depois foi publicado como um livro posteriormente né Depois que ela morreu em 1925 com o título de introdução à economia política este livro são as ideias são as aulas que a Rosa deu na escola do partido e é uma coisa muito impressionante a gente ver o talento dela como professora que era reconhecido pelos seus alunos Inclusive o seu primeiro biógrafo o Paulo frish fala que ela era um talento exemplar como pedagoga
né e e dá pra gente perceber isso porque ao ler o livro nós vemos como ela consegue articular porque o que que ela tinha que fazer então vamos começar do começo eu vou falar rapidinho não fiquem apavorados é rápido eu só quero desenvolver a linha do raciocínio ela tinha que apresentar a teoria do Marx para os alunos que eram era uma turma de 30 alunos eles eram e escolhidos nas suas regiões e tal e eles tinham formações muito diferentes Tinha pessoas muito experimentadas na luta política com o nível intelectual mais alto e tinha jovens que
estavam chegando Ali pela primeira vez Então como é que ela fazia para poder traduzir numa linguagem que eles entendessem o capital do Marx era difícil então ela começa eh primeiro abordando o tema O que é economia política e aí ela briga ela polemiza com os professores alemães os os professores os economistas políticos vamos dizer assim da Universidade alemã e com muita ironia e ela vai desmontando do raciocínio deles para mostrar como eles não sabem nada é muito é muito interessante e aí ela vai caminhando caminhando e eh vai procedendo por aproximações e dando exemplos né
de que não existe uma economia nacional que porque porque o tema o o termo Alemão para economia política tem mais de um termo mas é economia nacional e aí ela vai desmontando isso e vai mostrando que o que existe é um intercâmbio entre metrópole e periferia E que esse intercâmbio que aparentemente é igual na realidade o que se dá é um são trocas desiguais entre metrópole e periferia uma coisa que hoje para nós é uma evidência mas vocês T que pensar que ela começou a dar essas aulas em 1907 esse livro depois a acumulação do
Capital que também tem a ver com essas aulas é publicado em 1913 então naquela época era alguma coisa nova E aí seguindo só rapidinho na sequência depois que ela faz essa aproximação com que é a economia política Até chegar na teoria do mar o que o Marx faz é economia política e faz Justamente esse link entre Metrópole Periferia ela então passa um longo tempo e é isso que é interessante eh usando ela usa a etnologia daquela os etnólogos o que a gente chamaria hoje de antropólogos mas na época era não os mesmos que o Marx
e o engels usam para mostrar para para falar do comunismo primitivo como ela diz o comunismo primitivo essas sociedades em que havia uma Harmonia né dos interesses sociais em que não havia exploração em que não havia a exploração de dos eh da enfim dos que estão embaixo da escala não havia essa essa diferença não é eh na escala social né E por que que ela faz esse longo percurso pelo pelas ah sociedades primitivas para mostrar que o capitalismo é uma fase tá inscrito historicamente nessa sequência é uma fase do desenvolvimento humano e que tem um
começo tem um desenvolvimento e terá um fim né o capitalismo não é ah o suprassumo não é não é que a história humana eh se organizou de modo a desembocar no capitalismo não se trata disso e ela faz muitas ironias também com os economistas burgueses etc etc então depois dessa longa trajetória que é histórica porque para ela a história é a coisa mais interessante que existe e sem falar da história não é possível entender o presente ela chega ao capital do Marx e aí ela então expõe numa linguagem muito acessível Popular cheia de exemplos coloridos
O que é essa teoria do Marx do volume um do cap tal é isso que ela faz basicamente nesse livro então ela é muito ela é muito pedagógica e ela não barateia o assunto não é que ela barate ela é muito tanto que esse livro é utilizado me disseram professores de Economia usam como eh com os alunos de de Economia bom mas como mostra muito bem o nosso amigo hernan para além dessa pedagogia intramuros digamos assim na escola a Rosa Luxemburgo també tem a pedagogia da rua vamos dizer assim né a da formação política pela
luta isso é for isso é é é fundamental evidentemente É talvez a coisa mais fundamental muito mais do que as aulas na escola do partido nãoé tem esse a pedagogia pela luta a pedagogia pela autocrítica as classes populares aprendem a ao aprendem com os próprios erros como aliás falou a Daniela né e aprendem e ela tem a fé a uma fé muito grande que é uma frase dela não estaremos perdidos e venceremos se não tivermos desaprendido a aprender então tem essa ideia de formação e a formação no caso formação política que se dá na ação
e o hernan desenvolve isso no livro o tempo inteiro não é eu acrescentaria a isso a essa formação pela autocrítica também a formação eh a pedagogia vamos dizer assim pela crítica das experiências revolucionárias E no caso dela especificamente da Revolução Russa né da tomada do Poder pelos bolcheviques foi logo ali no início da Revolução e a própria revolução alemã da qual ela participou então também tem essa ideia né de que eh a classe operária ela só eh progride politicamente ela só se forma Pol ente pelo exame crítico eh ela diz no caso da Revolução Russa
é necessário fazer um exame crítico dos caminhos seguidos até aqui pela Revolução Russa com o objetivo de formar politicamente o proletariado Alemão para a Revolução então para ela o que é fundamental é isso é preciso compreender Olha as palavras que ela usa é preciso compreender a complexidade das tarefas que a Revolução impõe ela fala em maturidade política autonomia intelectual capacidade de julgamento crítico Então são termos de uma pedagoga de uma pessoa que vê como fundamental a autonomia intelectual da dos trabalhadores para eles não dizerem amém a quem tá no topo né dos partidos ou dos
sindicatos cada um tem que ter julgamento próprio e esse essa eh isso se dá pelo exame crítico isso se dá pela autocrítica isso se dá mas se dá sobretudo pela luta nas ruas se dá sobretudo pela luta nas ruas é na ação que a classe trabalhadora adquirir consciência é a ação que determina que que que que leva a formação de organizações políticas e eu acho que enfim basicamente seria isso que eu gostaria de falar aqui e gostaria de passar a palavra ao nosso amigo hern ovinha professor da universidade de Buenos Aires e militante dos de
movimentos sociais educador Popular ele pode se apresentar [Aplausos] melhor boa falar em Pero Voy habl Y Eno caso pue traduciendo si Hay algoo inici agradeciendo aaao a la fundación Rosa Luxemburgo por supuesto a Daniela un plac Org POD comparendo conversatorio Y más trayendo al presente a dos figuras emblemáticas del Marxismo revolucionario como Rosa Luxemburgo Antonio gram a contemp educor popic a como prxis no se dimensiona la centralidad dot a los procesos formativos en un sentido estricto a los espacios momentos estrictamente formativos la cre de escuelas la participación activa en espacios de autoformación inus contamente adversos
gram por ejemplo en pleno fascismo CREA una escuela por correspondencia como se dice per por epistolar por correspondencia porque no pod reunirse físicamente militantes Y deci darle continuidad la formación en un contexto de semes lo encarcela una escu primero inus alfabetizar A La población autóctona La Isla con una con simultamente educor educ educ Tod som simultamente maestros Y Estudiantes en esta escuela Prim primer algi parpi a nivel cotidiano de la escuela de formación Del partido en berl Y solo interr su Praxis educativa produo del encierro les dos padecen vari aos de encierro GR una década
Pero Rosa Casi toda la primer Guerra Mundial estudio GR entre rejas es un anticuerpo contra el emmi intelectual Y político estudio estos contextos como el actual es Cuando Hay propiciar iniciativas Carter formativo integral [Música] como Hay una muestra ilustracion fu realizando compas del cono sur sobre todo de Chile Y Argentina para este libro que tien cada capítulo ahua cualquier cosa si alguien interesa que tiene cada capítulo una ilustración Pero también esas imágenes las UTI diferentes territorios no solo de Argentina tambi de Chile Colombia de diferentes Uruguay con movimientos sociales con sindicatos con organizaciones campesinas que
hoy está leyendo aosa está formose con gram para lauch en un sentio integral orgánica Doble sentio orgánica arrao a un territorio orgánica algo que se artificialmente pensando la temporalidad una Clave orgánica el tiempo de la revolución má cercano para gram Y para Rosa al tiempo de la siembra y laa y menos al tiempo cronomet del reloj en las grandes ciudades estamos más acostumbres a pensar desde la inmediatez recién conversamos como muchas veces lasamente para Ram nos imponen una agenda y una temporalidad Bueno la formación tiene que permitir construir una agenda propia y una temporalidad principio
F Mari aa pensar un trípode GR Rosa Mari Mar tamb F educorp potente muy similares en un Marxismo Marginal Y marginalizado en un Marxismo piensa deses per subalterna una rosa polaca GR sardo mariate peruano reflexionando des la Regi Andina Creo permiti ver má lejos no ver solo el centro sino la periferia no ver solo a las y los organizados tambén aural no ver solo es algo relevante la orientación de Los procesos sino la necesidad de Educar la espontaneidad Pero también aprender de Ella Entonces grama educar la espontaneidad no castrar no sancion no reprimir es Clave
porque Buena parte de la historia viala es una historia signada por levantamientos revueltas insurrecciones donde siempre se conjug la espontaneidad de masas y una vo de orientación pedagógic poítica por parte de ncleos militantes centro de graved de rosa de gram una Praxis indisciplinada en un Doble sentido de ruptura con disciplinas sobre too las acadm Perci insum subversiva una Praxis arula conocimiento transforma reflexi e interven activa ciencia potic deuo GR Pero vez el sentir esa sensibil revolucionaria está tambi en Mari está en saben Pero comprenden poco Y Casi nunca sienten esa conjun no ha incompa GR
ha saber solo ha sentir para GR para Rosa se trata de pensar Y actar diamente la dialéctica entre sentir Y de sentires y Ahí Hay una peda la Praxis fundamental desde un Punto de vista de la totalidad tambén GR Rosa dice que solo la burgues puede darse el lujo de ser ignorante clases subalternas pueden ese Privilegio este sistema el estado y los gobiernos de turno estabilid menos intervienen yolan los sectores populares menos capd de participación tiene las clases subalternas más estabilidad tiene el régimen burgués en el socialismo urre lo inverso va decir GR va decir
Rosa solo es posible pensar en un proco que se soa en el tiempo si las masas participan de manera protagónica en el autob Y eso Rei una forma integral conocimiento estudio capacidad de gestión en una Clave autogestiva no gesti de lo dado no administración existente GR Rosa tamb simata nuur sol curente unate fre guais Freire descubri Brasil conociendo África aprendi ES Brasil a su vez form estudiando la realid de la revolución deab propone cre una nua cultura Y en esto recupera movimiento ningun invisibilizado pero que fue tan importante como el bolchevismo es bismo form parte
movimiento cultural Y educativo fue el PR Cult en rusia que a Casi 500000 afiliados it PR Cult form una hip important la derrota de la revolu rusa de 1905 se Debi a que no pudimos crear nuestra propia intelectualidad depend de intelectuales burgueses necesitamos crear escuelas de formación y crean en Italia casualmente Capri sutel pertel intelectual no es especialista un especialista es alguien sabe Casi too de Casi nada no no sirve por eso especialista capacid organizativa capacid dirc intelc solo actao produce una reflexi un pensamiento propio una estrategia revolucionaria para transformar la realidad laa dec tamb
[Música] re laa principio for piego existo marab Sea y luego se existe Rosa di principio fue esa esa hu cobrado visibilidad los pueblos indígenas las comunidades afro el movimiento campesino y los conceptos fu forando alimentaria viv agec es Son conceptos Y categorías producidos por una intelectualidad colectiva por movimientos por organizaciones por pueblos y comunes GR tamb plante un vc est ent rela hegemónica Y toda relación de tipo pedagógica no hay Ahí una intercambiabilidad para procut pedagógic potico Y en el lmite Creo tanto en Rosa como GR revolu es una Gran apuesta apuesta porque no sabemos
si vamos a triunfar no hay Garanta de triuno Una Gran apuesta pedagógic poítica donde la formación es también formación de sujetos y dat Rosa sino que es un proceso y una construcción donde lo subjetivo la subjetividad revolucionaria la construcción de un nuevo sentido común de una nueva cultura es fundamental Y Ahí para no extender much nosot apel a a una Idea una no vigentin Peri la del sur Global P prativa construir desde ahora di GR en numerosas ocasiones la educación del Futuro no esperar recién luego de conquistar el poder estatal o de triunfar en términos
revolucionarios transformar la yuc subje ha Constru desde ahora antipar el maana en el presente construye numerosos espacios deoeduca en Clave prefigura y los consejos de fábrica Pero también los consejos barriales Y campesinos Son una nueva institucionalidad emergente que prefigura nu Bur hoal Rac amb tamb refle en un contexto de Crisis muy aguda de Crisis civilizatoria Son pensadores e intelectuales de la Crisis Pero no solo en términos de diagnstico freir no solo en clave de denuncia sino también del anuncio nuevo Ena clave prefigura anticipatoria reneta merc marxista bolivi recupera la Crisis es una escuela de conocimiento
en las Crisis se amplía el Horizonte de visibilidad podemos ver má All de lo que vemos en tiempo de normalidad Las Crisis son coyunturas propicias para producir pensamiento crío Transform crean actualizan Y traducen Elio Marxismo a su tiempo histórico ha una no tamb rosa rosa de El socialismo no es un problema de cuchillo y tenedor sino involucra un Gran movimiento de Cultura con subalterna subina Y Ahí Hay una disputa enmin pedagógicos quebrantar transformar ese sentido comn finalmente es la filosofía de Las multitudes eso es el sentido comn Pero esa nueva concepción de mundo esa nueva
cultura no se CREA de la nadao que tiene como arcill como vasamento como Punto de partida los núcleos de buen sentido que anidan en la cultura popular no hay una intelectualidad que ilumina a masas no carentes de conciencia sino Que Hay una relación dialéctica donde esa intelectualidad se forma se construye en Diogo con las luchas populares Y con esas masas que Van configur como sujeto crítico Y autocrítico Laia real de la forman parte no simplemente reivindicar tamb un trípode para Rosa er fundamental de conciencia lua Y organiz Son tres ejes fundamentales al momento de construir
proo emancipator tamb la revolución no como un suceso abrupto inminente sino como un prolongado proceso ligado a la vitiana la revolución es revolucionar la vitiana Y Ahí ha una Labor Clave Frei anticipando a fre convencer para a los Aliados Y aliadas se los persuade se los convence Pero también se les escucha Hay una pedagogía de pregunta es Clave en el propio GR es Clave en Rosa por eso Rosa di es mejor equivocarse con las masas acertar con el comité Central provocativa John William Cook acert con Victor covila Victorio er comunista bastante dogmático lo dec retomando
a Rosa Luxemburgo para pensar Un Poco la importancia a veces del voluntarismo revolucionario Man haus gram a Rosa voluntaristas haers no se trata de hacer análisis de coyuntura o de relación de fuerzas para adecuarse a ESA relación de fuerz no esto siempre el progresismo piensa en esa Clave se trata de en todo caso quebrantar esa relación de fuerza Cómo transformarla Y Ahí cumple un papel fundamental la Lucha cultural Y educativa que no se reduce ni enam rosamente educ trincheras fundamentales la Universidad la escuela Pero también Hay que crear nuestras propias trincheras Y Ahí la construcción
puede ser la Universidad manpa puede ser espaci como la florest fernández puede ser talleres ámbitos deoeduca que existen en todo el planeta Y que son espacios fundamentales para prefigurando esra educ con nuevas formas de hacer política Pero también haciendo un balance autocrítico de Las experiencias pasadas hac dialogar pasado Y presente en Clave Gram desmerecer construc futur hiis reflexiones sueltas de gram de Rosa ho tien una enorme vicia para pensar una pedagog de la tierra La Terra una pedagog del bu vivir una patriarcalismo dejer yid subalternidad no no solo la clásica del movimiento Obrero Y también
por no una pedog de Una autonoma integral en la perspectiva estratégica de un proyecto socialista osic per decimos libro con va ser sociis sociis des educ Popular se aala este símbolo multicolor de la Regi Andina que pueda nutrirse Y enriquecerse de muchas tradiciones y una indudablemente va ser la educación Popular Hoy la educación popular está má viva que nunca Enia Yala en el sur glob Y neic como aosa dentro trasta radical suba Deia educ latinoamericana porque Rosa Ram sons nuestros Y fueron militantes pueblos del sur globalas gra [Aplausos] [Música] o pessoal que tá por aqui
e presencialmente também vou abrir aqui no YouTube para ver se tem é possível participar aqui pelo chat quem estiver assistindo eh a Live ao vivo aqui pela ou pela Tv boit Tempo ou pelo canal da Tapera eh e eu eu elaborei algumas questões aqui vou acompanhando o chat também e vou na sequência passar a palavra para quem quiser falar eh se manifestar aqui no no público a partir da fala tanto da da Bel como do hernan eh e eu vou tentar ser o mais eh explícita possível porque eu acho que é uma oportunidade única de
conversar política com com quem estuda e e milita eh e tenta trazer a reflexão para esse campo da educação popular que eu acho que ele é totalmente estratégico para nós né né e nos envolve aqui tanto rosa e gram Isso é muito bom eh eu achei muito curioso Isabel que você mencionou que a Rosa que os textos da Rosa de Formação política viraram depois ou hoje em dia são material de uso escolar formal Universitário isso é muito curioso e eu acho que ele eh que revela né um exemplo específico de um processo que é muito
visível na relação que o Estado tem com os com as as dinâmicas pedagógicas Extra estatais que é de absorção mesmo né Eh isso não é uma coisa específica só da Rosa você pode observar o Marx é um outro exemplo mas você pode gramich é um outro exemplo e muitos pesquisas muitas pesquisas militantes pra gente falar na linguagem bem dos dias atuais né pesquisas militantes saberes que são que eles adquirem uma forma eh que tem uma absorção possível dentro do espaço escolar formal Eles são de fato absorvidos eh e e então aí a gente poderia perguntar
por que que então se Rosa Luxemburgo é eh leitura obrigatória nas universidades de escolas de Economia não estamos no comunismo que é o que ela embuti no seu texto e na sua vida e na sua prática de uma forma que uma coisa não se separava da outra então por que é que esse saber é tão eh importante estratégico ele na universidade não se transforma necessariamente numa estratégia política se ele não dá lugar a isso ou será que dá não sei né ou será que é parcialmente uma vez um conversando com uma professora minha lá da
Unicamp a Nadia ela falou assim não eh todo saber forte em algum momento ele ele vai ser absorvido ele vai descer ele vai se fazer sentir pela sua força eh e aí eu acho que eu sou mais gramich nesse sentido penso assim isso só isso pode ou não acontecer pode ser obra da Fortuna melhor não contar com isso melhor partir logo pra virtu e produzir a estrutura que de alguma forma conta a história desse saber eh integral né mas mas nem sempre isso tá disponível Então por que não né E aí eu acho que a
gente fica num num atravessado entre Qual o lugar né e a mesma coisa o o gramich quando ele fala do benedeto crot a relação do benedeto crot com o Marx é muito importante pro grish porque é um filósofo Alto da altíssima cultura europeia que lê Marx e absorve ess apropria do da da da realidade que Marx narra né ele vê a realidade ele vê a verdade no texto marxiano e se apropria disso por exemplo o papel da ideologia na relação de trabalho né uma descoberta marxiana que o crot valoriza isso é muito importante pra filosofia
Neo Idealista eh a a eh estabelecer que na própria relação de trabalho as ideias TM um lugar fundamental a isso que a gente chama de persuasão o que pode aparecer como convencimento ou mesmo Utopia né muitas vez vezes isso não é não é menor na na relação de trabalho porque ela é uma relação econômica né Então até dando uma certa eh justeza pra conexão entre luta política e luta Econômica ela é realmente justa essa relação a questão é dimensionar o percurso porque às vezes ele não é eh tão imediato ele não é tão imediato e
você e você na organização política precisa produzir as condições em que a aquela conquista do conhecimento se desdobre numa realização de uma transformação prática e e são muitos eh são muitas camadas que que intermediam isso né Eh que eu acho que talvez seja coisa da guerra de posição que talvez é uma um algo que esteja incontida na ideia de guerra de posição E aí eu também coloco uma questão pro hernan Será que eh estamos falando de fato de autonomia integral Será que existe essa dimensão da Autonomia integral por quê Porque autonomia é um conceito que
tá num Edifício linguístico político filosófico que antecede o Marxismo de certa forma se relaciona com o liberalismo simultaneamente a rel ao desenvolvimento do Marxismo você pegar o ST 1 outros liberais então ele ele é uma ele é para nós uma uma categoria contraditória porque ao mesmo tempo que eh que reivindicamos o sujeito como uma forma de inclusive nos contrapor à reificação a da mercadoria etc ao mesmo tempo sabemos que o estado burguês n é uma conquista do pensamento marxista e eu acho que o gram gram tem uma contribuição específica aí né ele ele é absorvente
ele é apropriador ele ele ele tem capacidade de se Reinventar de se Reinventar uma palavra forte mas de expandir a sua existência se apropriando daquilo que se que se produz enquanto ele é dominante mas não necessariamente harmonioso nessa dominância ele pode estar em crise né as armas estão o Consenso não tá presente mas as armas se fazem presente presentes até que o Consenso se reestabeleça América Latina é cheia deesse desses exemplos né em tantas escalas Então como é que a gente pode lidar com isso com essa dimensão da Autonomia e né na relação pedagógica e
na formação política isso é muito Central porque muitas vezes você precisa eh mediar na organização política no processo político eh aquilo que é muito seu especialmente se você tá cumprindo uma função intelectual dentro de uma organização política ou de um movimento que que tem a participação de organizações políticas estruturadas né você precisa mediar aquilo que é seu aquilo que é uma contribuição sua que vem do seu pensamento da sua autonomia da sua conquista de autonomia do pensar com aquilo com aquela dinâmica política correlação de forças que está dada dentro daquela estrutura que é uma estrutura
de oposição ao estado ao estado burguês digamos assim da função pedagógica do Estado burguês mas ao mesmo tempo ela é toda produzida dentro desse estado e permanentemente reeduc por esse estado né que vai oferecendo as suas formas de absorção paraas para para paraas organizações políticas populares né então e falo especificamente aqui de alguém que sempre cumpriu até por uma questão de lugar social talvez não sei mas uma função intelectual dentro das organizações políticas do que uma função de organização profissional depois de um certo tempo eu percebi que eu não podia ser só a pessoa que
organiza o debate que que pensa o debate estrutura o texto que você também tem que ser a pessoa que que organiza né mas pro mas para você mediar a tarefa intelectual atividade intelectual e a de organização isso isso é impossível isso de fato demanda uma um âmbito coletivo mas no âmbito coletivo começam a se expressar as forças que dentro da estrutura Popular reproduzem a dinâmica do Estado porque elas não conhecem outra e elas não estão Preparadas para aceitar outra na medida em que isso se choca com as particulariza dos interesses dentro da vida política dos
movimentos que nada mais é do que a dinâmica da apropriação a dinâmica capitalista Se Re produzindo na nossa dinâmica política cotidiana eh eu nem tô chorando as Pitangas porque eu acho que isso é o terreno Isso é o que a gente enfrenta a questão toda é como é que a gente consegue num contexto atual de crise eh desse sistema que é ambiental né Eh que é social que é cultural que é de saúde mental inclusive como é que a gente consegue colocar bases eh para para se organizar pelos desafios pros Desafios que vê pela frente
que já estão colocados já estão colocados né que é de Muita confusão ideológica de abertura para oportunismos diversos especialmente os de direita porque esses são mais óbvios mas não não é só isso aqui no Brasil a gente tá vivendo agora uma crise na esquerda que ela é silenciosa porque não se está falando sobre isso que tem a ver com a denúncia de assédio sexual da dentro do ministério eh do governo Lula entre ministros né e e de um contra um ministro específico e a nós Red emancipa isso eh nos magoa muito né porque er uma
figura política importante para nós eh e essa esse fenômenos como esse situações como essas não vão diminuir elas vão continuar se repetindo né então como é que a gente dá passos para conseguir se fortalecer atravessar Essa tempestade né e e de fato ser capaz de sentarmos hoje e outro e amanhã e depois eh pensando que estamos construindo o futuro estamos construindo no presente o nosso futuro né porque como diz você aqui enano vou falar mais esse comentário uma passagem do grish que eu acho linda que você colocou aqui né Eh que diz que Eh pera
aí é uma epígrafe de um desses dos Capítulos Ah desculpa tá aqui não acho que era daqui mesmo tem um tem uma epígrafe do gramich que você fala ai A exatamente de qual Capítulo é é é o primeiro é do primeiro é do primeiro pera aí vamos falar aqui que eu vou ter que ler Olha que bonito isso aqui gente para terminar gram para nós aqui existem na história derrotas que mais tarde aparecem como luminosas vitórias supostos mortos dos quais se fala ruidosamente cadáveres de cujas cinsas a vida Ressurge mais intensa e produzindo valores a
gente tem muita responsabilidade né se a gente quer que de fato produzir esse esse Eco aqui né Essa tensão que tá contida nesse texto na nossa dinâmica política é isso públicos div veros agora é com vocês quer falar Lu Você levantou a mão você fez assim eu já interpretei que levantou Então vem já vai passando aí vamos Oi gente boa noite primeiro queria agradecer na verdade vocês achei muito boa assim as reflexões meu nome é eloana faço parte também da rede emancipa é um pouco na linha que a Dani tava falando né dessa crise multidimensional
eu queria um pouco provocar vocês a falar um pouco o quanto que essa crise também é uma crise de Horizonte no sentido do Horizonte revolucionário assim pra gente que é marxista e que isso atrapalha Inclusive a nossa Praxis revolucionária assim vem o sentido na esquerda do Brasil mas eu acho que na América Latina é uma dificuldade de entender onde a gente quer chegar e se perdendo nas táticas né E e aí sim sendo levado a certas citações certas ilusões com a estrutura do estado e quando vocês estavam falando quando tava falando um pouco de gramich
de rosa que tinham essa capacidade no momento histórico muito difícil de trazer eh visum um um futuro diferente né eh como é que a gente pode pensar isso hoje né pensando nos nossos desafios de uma mudança muito brutal eh em como a classe trabalhadora se organiza por conta do tipo de trabalho que a gente tem né um trabalho cada vez mais precarizado a uberização o fato da gente ter criado acho que grandes abismos entre a periferia e as classes mais altas assim abismos tanto no sentido econômico mas até mesmo de acessos né acessos à educação
à cultura eh como é que a gente enquanto também revolucionários né consegue a partir do pensamento de rosa e de gramich eh trazer para agora e pensar eh em de certa forma tentar disputar essa ideia de futuro né Eh acho que era um pouco por aí que eu queria fazer a pergunta bom agradecer pela pelas palavras aí pela pela formação que a gente teve Eh meu nome é Élcio sou educador também da da rede emancipa e e muito do que ouvi é é muito da da prática que a gente pratica nae e e assim eu
queria e entender um pouco dessa dessa ação pelos erros sabe tipo que a fala sobre essa prática que que a Rosa acaba tendo e e muito do que o gramit também assim eu fiquei chocado com com essa educação à distância aqui eu lembro a Dani a gente no período da pandemia a gente tentou criar esse desafio e e acho que a gente consegue ver como essas práticas são contemporâneas na na educação popular né a gente é muito nessa tentativa e erro e acho que a gente acho que precisa a esquerda sei lá muito para a
gente olhar pros erros que a gente tá tendo né e para tentar corrigir e se Vocês conseguem eh Observar se se Rosa quo gram tinham essa esse olhar né para esse erro ou da esquerda o erro deles dessa prática pedagógica acho que é um um pouco dessa dessa autocrítica que eles tinham do movimento e se eles conseguem também ter isso na na na prática deles é eu Boa noite eh Muito obrigado vou falar Porto eu sou de Equador também e ao che muito compo tempo de agora eu falo especificamente do eador agora institu delado governo
marca nadores sociis como terroristas mas também compleo porque tem relação também com máfias em Ecuador compo agora da seguranç e mais e ao que ISO também se deve trabalhar Preciso trabalhar também com essa pedagogia de Del Cuidado gente militantes dentro de de organiz sociis porque soes par 2019 que mobilização e depois pandemia e depois 2022 gente como que se organ por por medo por por outras razones Então acho que que que reforçar esse trabalho internamente também nas organizaes sociis e também ir matizando que fala mar tamb sentir ha frase muito legal comunidades indígenas Ecuador que
se di de mente al coraz del coraz a manos donde tamb existe una contradição se una pessoa individual ou coletiva está mal e contradic de poder trabalhar com crianças com jovenes com sectores populares então que nosos tivos eu tambm trabalho com crianças nos Barrios periféricos de de quito sobre todo e também nas comunidades indígenas eu faço audiovisual coletivo audiovisual popular e fazemos talheres aulas com com as crianças em comunidades indígenas e nos sectores populares em Quito e quando uma pessoa ou um companheiro está Talvez um pouco triste ou o mal oou está com dor que
fazemos como também dar um espaço para para que gente se Tome um respiro um espao para que melhore EA trabalhar também com com gente porque sen não se contradição isso e tamb se bem gente fala Quito que não se se alg 201 e22 manifestação mais aprendiz porque coriso XX que ador massas popularesa classe media che cartão crdito então pensava gente tem Dino F adorme massas populares e Maso foi aprend vol comoessa revolta concia gente para trabar como laa trabo coltivo comunid sectores populares como que se volvi forte Maso ganancia legal parao interessante para remover conciencia
trando seor populares ISO Boa noite meu nome é João [Música] Eh antes de tudo obrigado pela pelas falas pela conversa eh Eu até comentei com um amigo aqui que que me deu muita saudade e nostalgia de de tanto de estudar esses temas quanto de de militar e ter este estes eh esse debate né eh e sobretudo com a professora Dana de quem eu fui aluno na USP e a professora Isabel que foi muito importante pro meu contato com os inscritos da Rosa há anos atrás eh mas a minha a minha questão que pode ser muito
Ampla na verdade talvez não dê para para elaborar tanto que é o tema que mais me leva ao gramich atualmente que é o da cultura e eh pensando no encontro que pode existir e que existe sobretudo no gramit mas na Rosa também entre educação né que é o nosso tema educação cultura e partido ou organização política né na questão da ideologia ou da ou da hegemonia ou da contra-hegemonia Então como que a cultura também enquanto né elaboração simbólica produção artística Enfim pode se encontrar com a educação eh do ponto de vista político né nesses autores
e enfim de tantas outras formas é isso obrigado eu não o cara tava falando era eu que tava falando você fez bom eu vou tentar responder começando pela Daniela mas eu vou fazer meio que em bloco eu acho que as perguntas meio que se recobrem né são mais reflexões na realidade né e a a Daniela perguntando enfim fazendo uma reflexão sobre uma coisa que eu disse né que a introdução economia política é usada em Curso de Economia na universidade gente mas não pensem que é usada na feia né na na faculdade de economia da USP
que é neoliberal A grande maioria são alguns professores quem me disse isso foi um professor de economia lá da Universidade Federal do Paraná porque eu tinha dúvida se esse livro da Rosa era útil nos cursos de Economia então uma vez que eu fui lá tal essa pergunta foi feita e tive essa resposta positiva que sim mas não quer dizer que isso seja uma coisa aí absorvida né toda aquela crítica que a Rosa faz à economia política burguesa que isso seja eh adotado nas universidades né não chega a esse ponto mas de qualquer maneira né Eh
a sua reflexão tem todo valor evidentemente né como é que esses autores contra-hegemônicos digamos assim podem ser usados na universidade como é que isso não leva a uma mudança das coisas porque a mudança não se dá na universidade porque é que isso não se transforma em estratégia política não de fato na universidade eh Se você deixar sementes em alguns dos alunos a gente pode eh se congratular pode ficar feliz se isso acontecer muda muito no caso dos cursos de educação popular no caso do MST eu fico sempre impressionada quando eu dou aula para essas pessoas
que são militantes e lideranças políticas do território inteiro como a economia política da Rosa Luxemburgo e toda aquela a aquelas verbalizações que ela faz apaixonadas contra a destruição dessas comunidades originárias como eles vem imediatamente fazem uma um um uma ligação imediata com o que se passa com eles hoje nos territórios é muito impressionante porque a Rosa de fato permite isso essa essa visão anticolonial que ela tem eles se sentem contemplados e eles eles pensam como é possível que esta esta mulher naquela época no começo do século XX estivesse dizendo coisas que nós vivemos hoje né
então como se ela tivesse antecipado Então nesse caso aí eu acho que no caso dos movimentos eh encontra eco não é e e e e eles se sentem digamos assim eh legitimados eh tem uma grande teórica marxista do começo do século XX que já havia coisas que de fato estão acontecendo aconteceram durante todo o século XX agora explodiram digamos assim na América Latina nos territórios né Eu queria comentar uma coisa viu Daniela eh rapidinho a relação da Rosa com a alta cultura ela tinha uma forte relação com a a cultura ela teve uma educação burguesa
não vamos ter ilusões é uma mulher que mudou de classe social digamos assim ela aderiu a luta política de uma classe social que não era a sua não era da grande burguesia não era que nem o Luca filho de banqueiro não era nada disso mas mesmo assim então uma mulher que teve uma educação primorosa eh falava várias línguas eh era grande conhecedora da literatura da cultura do seu tempo da aut cultura do seu tempo da literatura por exemplo tosto que era o seu escritor Predileto e ela fica furiosa com a social-democracia alemã com aquela gente
eh no caso Estreita mental de de de mentalidade Estreita que acham um absurdo querer que os trabalhadores Leiam Ana kenina porque Ana kenina tem o quê um uma relação de um tem um ault ério então como assim e a Rosa Luxemburgo protesta fica Furiosa contra os companheiros da socialdemocracia que tem essa visão puritana das coisas uma coisa completamente absurda então era uma mulher assim que eh tinha tinha uma formação ela sabia pintar pintava para quem não era especialista em pintura pintava com grande talento eh música botânica fez um herbário acompanhava a a música do seu
tempo etc etc era uma mulher de Cultura burguesa não vamos ter ilusões a respeito dela de que ela fosse alguém que gostasse eh do modernismo que estava começando não era ela é uma mulher do século XIX a Rosa Luxemburgo o mundo da Rosa Luxemburgo acaba na primeira guerra mundial é isso é uma mulher de eh formada no século XIX e ela não ela não ela tinha ela o pouco que ela acompanhou ela não gostava Então ela ela tem essa enfim são os limites já tem mu muita abertura muitas aberturas né mas não dá para querer
tudo eh depois alguém me perguntou eh hum ah sim uma reflexão também que a Daniela fez assim que tem a ver com eh a sua função como intelectual dentro de uma organização e que depois você falou eh bom mas não bastava isso eu tinha que também organizar a Rosa Luxemburgo ela protesta ela reclama em privado de ter que participar de reuniões por exemplo ela fala pr pra Clara zetkin quando acabar a guerra não permitirei a você mais participar de reuniões chega de reuniões eu quero ficar ali onde se ouve o bramir da Tempestade onde há
grandes coisas e tal então ela reclamava disso e tanto que quando a guerra começa em 14 ela escreve uma carta dizendo ai o que eu queria mesmo sabe o que que é é ficar sossegada fazendo as minha meu trabalh intelectual e ficar com a minha gata mas infelizmente a situação exige que eu me dedique à luta e o que ela faz é justamente fundar uma oposição quer dizer junto com outros companheiros a oposição dentro da socialdemocracia alemã então tem isso né Tem um essas contradições que fazem parte de alguém que trabalha nesse plano [Música] né
A Elane perguntou da crise de Horizonte certamente eu acho que é o nosso grande problema atualmente é imaginar é conseguir imaginar uma vida para além do capitalismo e colocar isto eh em termos que sejam sedutores acessíveis aos jovens nós amos com nós eu tô falando nós de esquerda com uma dificuldade muito grande e de de passar esse tipo de coisa eu acho que é é isso que precisa ser feito neste momento é é todas as nossas energias acho que tem que se dirigir para isso né porque senão não vamos longe depois a pergunta do hélcio
né aprender com os erros sim a Rosa acreditava firmemente nisso né de que a classe trabalhadora as massas populares aprenderiam com os próprios erros e ela fala isso num texto eh que eu acho um dos melhores textos que ela escreveu que chama crise da socialdemocracia em que ela exige do partido socialdemocrata que ele faça autocrítica mas não só do partido das massas trabalhadoras também porque aderiram à guerra aquele delírio chovinista do da da meados de de 1914 mas ela Apesar disto não é ela acreditava de fato não era um pura retórica ela acreditava nisso de
que as massas trabalhadoras aprenderiam com os erros porque aprenderiam na própria pele e no caso dos trabalhadores eles aprenderam de fato eles foram pra frente de batalha acreditando que em agosto de 14 acreditando que no Natal estariam de volta e morreram que nem moscas na guerra de trincheiras e ela falou basta esperar alguns meses para ver como tudo vai mudar esse clima entusiástico com a guerra imperialista vai mudar e de fato isso aconteceu o fato é que disto não resultou de modo algum uma classe trabalhadora revolucionária que foi lutar a favor da revolução socialista esta
já é uma outra história que fica para uma outra ocasião eh a pedagogia do cuidado e com isso eu termino a pedagogia do cuidado você sabe que o MST tem isso é muito impressionante eles têm espaços de cuidado né quando tem esse tipo de curso que nem esse por exemplo que eu dei no fim do dia você tem literalmente espaço de cuidado ginástica eh alongamentos e tal tem yoga no outro dia teve yoga e no outro dia teve eh terapias curativas ó aqui a minha o auricular eles fizeram e a a profissional lá fez isso
em mim então porque para eles é fundamental Não dá para separar as coisas você para você poder tá eh pronto digamos assim disposto a estudar você tem que tá bem com você mesmo você tem e por isso tem que se cuidar Então isso é é é uma coisa que é básica para eles eu acho que é perfeito é isso mesmo concordo então sei lá em princípio seria isso que eu teria a dizer obrigada gra comentari devu interio a ver arranco comentando no solo Rosa ES le tal vez la facult mana P forente Creo Hay Algo
para problematizar no una izquierda moderada timorata veces no Explicita sus convicciones no hay siqua autoni derea que no tiene prurito en hablar de Capitalismo Y de socialismo mi leyo el tiempo dice el capitalismo es el sistema mejor el socialismo es un fiasco es un fracaso Hay que combatirlo dec mi le inst en agenda pública la discusión en torno a sistemas que se oponen diametralmente Y asocia socialismo con for interes es una ultraderecha no vergonzante mientras queas veces los progrm Y las izquierdas tienen Miedo de explicitar para decir en términos má teóricos Que el capitalismo es
una mierda ha camente ha construir un Horizonte no es solo un Horizonte revolucionario en el sentido clásico es un Horizonte de sentido sentio Vit no en un contexto dearo de frustración de malestares de salud mental que también lo mencionan edes Entonces Ahí tenemos un problema Hay Un tango no s si se va comprender Pero Hay una parte de un tango muy conocido en Argentina dice la verg de haber sido Y el dolor de no ser es síndrome del progresismo lamentablemente una actitud defensa mirar hacia atrás caer un cierto conservadurismo frente Una ultraderecha vulnera efectivamente derechos
tratando de apelar esa nostalgia melanc izquierda nostalgia progresista pod hac si ese Y Constru alg nuev ent parece ah la derecha está teniendo más capacidad de conectar con esos malestares de proponer un Horizonte de sentido podemos noic artin dere radic Y rupturista Enos retó Y propositivos que la propia izquierda enorme al mismo tiempo construimos que fre inédito viable creatividad Horizonte sentido Pero con una encad real se diso efectivamente academi en un Mont de lugares es cit Hay conceptos ho sonte del sentido Comic Pero claroo sal excep dentro los acadmicos Ahí loina es el teoricismo critic
producir pensamientos pensamientos [Música] Sartori Mel enriquez parte digc Intel noar se pue agarrar conceptos Hay también una opera de transformismo enmin intelectuales podemos ha deemon podemos ha de Ball cultural mi Habla de batall culturo Los voer referente Intel liama Ball cultur CONIC plante ha Constru disos heic una nueva dere con una voica no corporativa no sectorial Y es lo que está costando digamos relaci tengo respuestas para muchas las preguntas inquietudes asumir DEC relaciones ypr Son transparentes Ahí la Labor formativa Ahí está la disputa ideológico poítica Ahí está la importancia del estudio del estudio no en
un sentido teorista praxi yom integral penso con grit Constru un sujeto sujet sujetas colectiv puedan tomar distancia pueder Independencia respecto de la concepción del mundo Y las prácticas de la burgesa de Las clases dominantes de Las élites es un espíritu decis es una separación creciente Pero no esis al contexto integral porque difícilmente podamos hacerlo no Entonces el desafío es como lidiar con el estado efectivamente dentro contra Y All del estado Y ah lo comple es contradicción en movimiento Ahí recomiendo Uno de Los libros de sobre rosa no para pensarlo contradictorio amb una militante dialéctica Entonces
la contradicción es un motor fundante Yo diría también evitar la estol gradat en nuestras propi organiz estol funciar progis la transforma en latinoamérica que con desplazar élites de derech conservadoras burguesas por otras élites progresistas de izquierda Rojas Pero terminaba planteando una disputa un recambio un relevo de élites enmin un gobierno de funcionarios eso estol adem del enamoramiento respecto del poder no en un poder apropiado por laa electoral en un poder propio vo esa dic poderio poder apri una dialéctica para pensar tambén de Los progresismo Y también de Las izquier no es que estoy pegando solo
a los progresos porque por ejemplo en Argentina Y puedo dec efectivamente mi le es un hijo bastardo del fracaso de dos hijos Bastardos o no reconocidos Y kisner como centro iier progresismo fracaso ese pulo en términos gubernamentales permite que surja que emerja surja como un hijo no reconocido como un hijo bastardo un M Pero AC falta un elemento es y la izquierda hizo izquierda anticapitalista izquierda antipatriarcal la izquierda anémica o Sea qu hicimos Ahí el ejercio la autocrítica ES fundante se haciendo Mont se generando de reflexi y balance autocrítico relaci coneno un lado Horizonte revolucionario
la Crisis menciona la compa ha unato se pensar relaci con con lo del compa ecuatoriano Bueno del territor andinos es colapso Pero es regenera no es un Trento y una inversi del mundo Pero tambi puede ser no una inversión en el sentido radical no tortilla vuelta Entonces Creo estamos Uno pachacuti per soci [Música] Naturale vivus sumam una como dii en territorio boliviano Dear de la geopolítica a latica una pol la tierra de casa com para es ecosocial perp nombr ese totalmente de Acuerdo con la PED del cuidado miren la sem pasada en Chile Elite conap
una esua aut potic con militancia y la palabra que surgi en el debate en grupos Y colectivamente fue Ternura recuperi al endure per tern tambi una pedagógica porque parte de la dinámica en Eler era construir luego se le dice fideos Pero seiches Para paraar ah Pero Tera ineli Creo un compa colombiano en medio de la guerra decía para poder sembrar Hay que aflojar la tierra Y también Hay aflojar a la militancia Un Poco no porque hemos construido una subjetividad de abnegación dura insensible ve aam ES suos Y pensa tambén Colombia Camilo Torres a su mod
er GR luxemburg guerrillero comate ha am efic Constru am eic pensa Enos militantes Pero también des amor era cura efectivo no per un proo enamore proo revolucionario que enamore que coneva no que nos afecte afecte que afecte no solo al orden social Y político que nos afecte que nos coneva que nos mueva con otros Y otras Y eso a veces Lo perdemos de vista nadie nadie nadie empieza a militar porque Lee los cuadernos de la cárcel o la acumulación de capital de ros Hay tenemos que des Ahí peras veces empe a militar parti conmueve algo
porque nos indigna la gente en situación de Calle que Vine para acá Y está repleto debajo de Las autopistas porque nos moviliza genera malestar anímico la pobreza la desigualdad la represi Entonces es fundamental el tema del cuidado del autocuidado Creo que es más urgente que nunca Hay mucho que aprender de Los feminismos Y en América Latina con la revuelta de Ecuador la de Chile la de Colombia la de ha esas primeras l no eran solo confrontacion había primera segunda tercera cuarta lía de salud de autocuidado de repliegue colectivo Sea Hay vol a discutir algo surgi
en Chile que se debatiendo en Argentina autodefensa o Sea dinic de forma enef tamb porque estamos desarm fue un desarme Teco político Pero también polític Militar de Los 70 y80 Entonces discutir autodefensa no es discutir fierro Como decimos en Argentina es fundamental porque ante un desalojo ante la represión para resguardar espacios comunitarios para movilizar Y evitar que nos encos yend itin Rosa Luxemburgo en Argentina es que necesitamos unid en acción Y unidad en la formación significa unid la formación no va esto de hac formación que cada o movimiento ha su propia forma amente construa plurales
de encuentro para que es arul esa confluencia tamb se prod des procesos for solal encontrarnos para deate para la formación para conocimiento mutuo para limar prejuicios V esta organización esta otra para no competir para cooperar Y colaborar Y eso se puede construir des la forma no Y agregara cultur etimológica ve perdemos de vista no pensamos que la cultura es solo debate ideas disputa en el plano abstracto Entonces construimos pensando en lo del Horizonte revolucionario una concepción del mundo Y de La Vida Y qu proo de vida estamos dispuestos Y dispuestas A irradiar enmin Gran prun
cerramos ejemplo en la escuela Y muchas veces compas S ser el proyecto de vida no solo centralmente individual un proyecto de vida involucre toda la sociedad Y otro ejercicio la imagina política imaginar no Y se imagina no solo neit experimentar otros universos enmin imaginativos Y rosa Cuando contaba como la escuela relab el modo de vida de pueblos indígenas era justamente para ampliar la capacidad imaginativa de un movimiento Obrero corto de miras que no miraba All de Europa Y Hay pueblos existe concepto Y Loo Hay pueblos no existe inseguridad de la existencia social no hayari hay
por ejemplo Bueno lo prolifera todas ciudades en Argentina en San Pablo cualquier ámbito no es esta desigualdad brutal violenta Así Bueno podríamos habl disculpen extensi per Bienvenido al debate interesant ah comoas ah Timo pun Ari urgencia con paciencia con LGO plazo temporalidades discordantes ah ha unae se va vida porque no hay mucho tiempo es una Carrera contra el tiempo evitar el colapso Pero tambi decimos a veces hayar pimo paraes excelente são 8:30 8:40 quase acho que enfim por mim continuava aqui mais Eh mais duas rodadas ou três sei lá mas queria agradecer muito a presença
de todo mundo que tá aqui em especial da Bel da Isabel Loureiro e do novinha que está aqui lançando o livro e também nos brindando com essa maravilhosa exposição de cartazes sobre gramich feita por artistas latino-americanos que eu convido a todos e todas que passeiem aqui pela sala na sequência da do encerramento da atividade para conhecer e e dizer que temos uma quantidade enorme de desafios né como esquerda esquerda revolucionária é bom falar esse esse termo ele é um pouco assustador pelo que Ele carrega mas ele também permite a gente traçar algumas de força mais
longevas do que tão somente resolver os buracos do que do sistema que está aí que é o que se espera de nós né inclusive o sistema espera-se que o medo nos tome eh de assalto diante não só das nossas atitudes e das das escolhas de vida mas também até mesmo das palavras que usamos né das das construções imaginativas que fazemos eh a Bel tava falando da Rosa né uma mulher do seu tempo mas também não porque se a gente pegar Teresa labriola filha do Antônio labriola que é não ninguém menos do que a pessoa que
cunhou o termo filosofia da Praxis é a primeira mulher a se formar em direito na Itália e tornar-se professora de direito melhor dizendo professora da Universidade de Se não me engano Bolonha Mas não tenho certeza eh que se converte ao fascismo uma feminista que se converte ao fascismo ideológicamente escreve não é só uma adesão política eh de passagem é uma figura importante na construção do edifício intelectual da empreitada fascista na Itália uma uma mulher da geração da Rosa eh então alguém como ela né com em ruptura Direta com uma classe e com aquilo que Coube
as mulheres n nessa classe realizar né Não só do ponto de vista do lugar na família e na estrutura mas inclusive na batalha das ideias né Eh a existência da Rosa é simbólica até por isso né porque o esforço ele ele produz um caminho que depois outras e outros podem atravessar percorrer inclusive partindo de lugares diferentes inclusive se identificando com o seu texto com a sua verbalização mais de 100 anos depois num movimento social periférico na periferia do capitalismo Isso é incrível e a gente precisa voltar a produzir esse tipo de pensamento esse tipo de
verbalização esse tipo de retórica eh política e imaginação política também eh e talvez também nos nos colocar o desafio de construir estruturas de pensar e formar né que que permitam que deem vazão a isso que que hackem de fato como a gente costumava falar né hackem de fato as a cultura dominante não no no desenrolar da sua própria briga individual nos perceber mais uma mais uma mais uma individualidade mais um pensamento que se absorve né Eh como a gente tem observado muitos companheiros que vão tombando no meio do caminho seja por desesperança seja porque como
eu ouvi numa num evento de Ciência Política numa mesa sobre Marxismo na Ciência Política agora em no mês passado entre aspas ser marxista dá muito trabalho que é é e isso é verdade é muito trabalhoso mesmo mas a gente tem que est firme inclusive fisicamente para encarar esse esse tipo de disciplina da vida e do pensamento e acho que esse é o desafio hoje recobrar um terreno onde se torna possível viável eh e onde a gente consegue juntos elaborar um um caminho que dá para pisar né Eh bom é isso agradecer a presença de todo
mundo a Tapera a boitempo e a fundação Rosa Luxemburgo e o sorteio Faremos agora o sorteio dos livros que livros serão quer explicar já explica e já faz o sorteio a fundação Rosa Luxemburgo vai sortear cinco conjuntos de livros cada conjunto tem três tomos eh uma são textos da Rosa Luxemburgo o primeiro e o segundo textos políticos e o terceiro são cartas foi uma uma edição que eu organizei pra editora da Unesp então V ser sorteados aí vocês quem for sorteado de deixa o endereço e os livros serão mandados para a casa das pessoas sorteadas
Atenção atenção atenção atenção socialismo também tem bingo tem acho que não tem mais 69 69 aê ganhador Parabéns 6 [Música] aê 6966 Ah então vai sortear um outro 66 aê pessoal deixem contatos que tá por aí tá beleza 164 aê João 17 aê Oba É isso aí quem não ganhou eu no caso Fica para próxima gente obrigado obrigado para quem tá online também uma boa noite e até o nosso próximo encontro educadores populares Até tchau tchau [Aplausos] Graças n