Leitura de Vassoler: O narrador | Walter Benjamin

4.77k views2975 WordsCopy TextShare
Flávio Ricardo Vassoler
#flavioricardovassoler #walterbenjamin #onarrador Leitura de fragmentos do ensaio "O narrador: cons...
Video Transcript:
Olá eu sou humano e portanto nada do que é humano me é estranho assim falava o poeta e dramaturgo Romano Terêncio e assim falou eu Flávio Ricardo vassoler escritor professor youtuber e hoje em mais um vídeo e leitor literário aqui no meu canal do YouTube Flávio Ricardo vassoler eu trago para vocês a leitura de trechos de um ensaio formidável do filósofo crítico literário tradutor e escritor alemão Walter bem Walter Benjamin grande autor que orbitam ao redor da escola de Frankfurt assim chamada teoria crítica da sociedade sem mais então eu passo a leitura nesse nesse volume
dos pensadores da editora Abrir eu passo a leitura de fragmentos do ensaio o narrador considerações sobre a obra de o curso nikalai e escove de autoria de Walita Benjamin e o narrador por mais familiar que este nome nos ou de modo algum conserva viva dentro de nós a plenitude de sua eficácia para nós ele já é algo distante que ainda continua se distanciar apresentaram-lhe escola como narrador não significa aproximá-lo de nós significa antes aumentar Nossa distância em relação a ele observados com certo afastamento os traços fortes e simples que constituem o narrador nele preponderam melhor
neles either evidenciam da mesma maneira como no Rochedo Pode surgir uma cabeça humana ou um corpo de animal para O Observador que mantém a distância certa e o ângulo de visão correto grande poeta Walter Benjamin E essa distância esse ângulo são prescritos por uma experiência que quase todo dia temos ocasião de fazer ela nos diz que a arte de narrar caminha para o fim torna-se cada vez mais raro encontro com pessoas que sabem narrar alguma coisa direito a cada vez mais frequente espalhassem volta o embaraço quando se anuncia o desejo de ouvir uma história é
como se uma faculdade que nos parecia inalienável a mais garantido entre as coisas seguras nos fosse retirada Ou seja a de trocar experiências uma causa desse fenômeno é evidente a experiência caiu na cotação e a impressão é de que prosseguirá na queda interminável qualquer olhada ao jornais comprova que ela atingiu novo limite inferior que não só imagem do mundo externo é mas também é do mundo moral sofreu da noite para o dia mudanças que nunca ninguém considerou o possíveis com a primeira guerra mundial começou a manifestar-se um processo que desde então não se deteve não
se notou no fim da guerra que as pessoas chegavam mudas no campo de batalha não é ricas mas mais pobres e experiência comunicável o que dez anos mais tarde deságuam na Maré de livros de guerra era tudo menos experiência que anda de boca em boca e isso não era de estranhar Pois nunca se experiências foram desmentidas mais radicalmente do que as estratégicas pela do que as estratégias pela guerra de posições as economias as economias pela inflação as físicas pela batalha de material bélico as Morais pelos detentores de poder é uma geração que ainda foram à
escola de Bonde puxado a cavalos ficou sobre céu aberto numa paisagem condenada a permanecer inalterado a não ser as nuvens e debaixo delas no campo magnético de correntes e explosões destruidoras o minúsculo frágil corpo humano e a experiência que anda de boca em boca é a fonte onde beberam todos os narradores e entre os que escreveram histórias os grandes são aqueles cuja escrita mesmo se distingue do discurso dos inúmeros narradores anônimos Entre esses últimos Aliás a dois grupos que certamente se cruzam de maneiras diversas só para quem faz ideias de ambos é que a figura
do narrador adquire plena materialidade Quando alguém faz uma viagem então tem alguma coisa para contar diz a volta a voz do povo imagina o narrador como alguém que vem de longe mas não é com menos prazer que se ouve aquele que vivendo honestamente do seu trabalho ficou em casa e conhece as histórias e tradições de sua terra sequer presente ficar esses dois grupos nos seus representantes arcaicos então um está encarnado no lavrador sedentário e o outro o dinheiro mercante de fato os círculos vitais de ambos de certo modo produziram sua própria linhagem de narradores cada
uma delas conserva alguma de algumas de suas características ainda em séculos bem posteriores assim se destacaram entre os narradores alemães recentes Réver e gostei ali na primeira visibilidade e gastar querer na segunda mas de resto trata-se no caso daquelas primeiras linhagens como se disse apenas de tipos fundamentais a extensão real do âmbito nas narrativas em sua amplitude histórica Total não pode ser pensada sem a mais íntimo interpretação desses dois tipos arcaicos a idade média em particular alcançou essa interpretação através do estatuto dos artesãos o mestre sedentário e os aprendizes volantes laboravam juntos na e oficinas
e todo mestre for aprendiz volante antes de se haver estabelecido em sua terra ou fora dela se camponeses e homens do mar tinham sido os velhos Mestres da narração a condição de artífice era sua academia nela se uniu conhecimento do lugar distante como trás para caso o homem viajado como conhecimento do passado da forma como passado se oferece de preferência ao sedentária Oi Nica Life scope escritor Russo está à vontade tanto na distância do espaço quanto à distância do tempo ele pertencia à Igreja Ortodoxa Grega na verdade como o homem de autêntico interesse religioso mas
era um adversário não menos autêntico da purocria Cia eclesiástica uma vez que tem um pouco se dava bem com funcionalismo leigo as posições oficiais esse achou não foram duradouras para a sua produção oposto que durante muito tempo Manteve e representante Russo de uma grande firma inglesa foi presumivelmente o mais útil de todos por incumbência dessa firma viajou pela Rússia e Tais viagens interpretaram o seu discernimento do mundo tanto quanto o seu conhecimento das condições de vida russas teve oportunidade assim de entrar em contato com a sei e é isso isso deixou marcas nas suas narrativas
nas lendas russas única lá e escove viu Aliados para a luta que não via contra a burocracia Ortodoxa dele a uma série de narrativas lendárias cujo centro é representado pelo justo raramente uma certa a maior parte das vezes um homem simples e laborioso que se torna Santo ao que parece da maneira mais natural do mundo exaltação Mística não é com escola por mais que às vezes se entregue ao miraculoso até no devoção ele prefere apegar-se ao que é vigorosamente natural ver o exemplo no homem que se arranja na terra sem se prender a ela de
maneira demasiado profunda manifestou atitude correspondente na área mundana ajusta-se bem a ela o fato de ter começado tarde e escrever ou seja com 21 e isso foi depois de suas viagens negócios seu primeiro trabalho impresso chamou-se porque os livros em Kiev são caros uma outra série de escrito sobre a classe trabalhadora sobre embriaguez sobre os conselhos policiais sobre os empregados no comércio são os precursores das narrativas e a orientação para o interesse prático é um traço característico de muitos narradores natos mais eficaz do que descobre pode ser reconhecendo por exemplo no botão redes que dava
no conselho sobre agricultura aos seus camponeses ele é encontrado nu nude e que se ocupou dos perigos da iluminação a gás e um rapper que empurrava pequenas instruções Essência natural para seus leitores na caixinha de tesouros figura igualmente nessa série tudo aponta para a relação que isso mantém com qualquer narrativa verdadeira e claro oculta Ela carrega consigo sua utilidade esta pode consistir hora uma lição de moral hora no indicação prática fórum ditado ou Norma de vida em qualquer caso o narrador é um homem que dá conselho usar o 20 mas se hoje dar conselhos começa
a suar dos ouvidos como algo fora de moda a culpa é da circunstância de estar diminuindo a imediatez da experiência por causa disso não sabemos dar conselhos nem a nós nem aos outros o conselho de fato menos a resposta a uma pergunta do que uma proposta que diz respeito à continuidade de uma história que se desenvolvem agora para receber os seria necessário primeiro de tudo saber na sala sem levar em conta que uma pessoa só se abre é o conselho na medida em que verbaliza a sua situação o conselho entretecido na matéria da Vida Vivida
a sabedoria a arte de narrar tende para o fim porque o lado ético da Verdade a sabedoria está agonizando mas este é um processo que vem de longe nada seria mais tolo do que querer vislumbrar nele apenas um fenômeno na decadência muito menos ainda moderno ele é antes uma manifestação secundária e forças produtivas históricas seculares que aos poucos foram afastando narrativa do ano todo discurso vivo ao mesmo tempo que tornava o palpável uma nova beleza daquilo que diz aparecia é o indício mais remoto de um processo em cujo término se situa o declínio da narrativa
é o advento do romance no início da era moderna o que separa o romance da narrativa e do gênero épico em sentido mais estrito é sua dependência essencial do livro A difusão do romance só se torna possível com a invenção da Imprensa a tradição oral patrimônio da ética tem uma natureza diferente da que constitui a existência no romance O que distingue o romance de todas as outras formas de criação literária em prosa o ponto de fadas a saga até mesmo a novela é o fato de não derivado a tradição oral nem entrar para ela mas
isso distingue sobretudo da ação de narrar o narrador colhe o que nada na experiência própria ou relatada e transforma isso outra vez em experiência dos que ouvem sua história a lista segregou se o local de nascimento do romance é um indivíduo na sua solidão que já não consegue exprimir-se exemplarmente sobre seus interesses fundamentais pois ele mesmo está desorientado e não sabe mais aconselhar escrever um romance significa levar o incomensurável ao auge na representação da vida humana em meio a plenitude da vida e através da representação dessa plenitude o romance da notícia da profunda desorientação de
quem vive o primeiro grande livro do gênero o Dom Quixote de Miguel de Cervantes ensina logo como a grandeza de alma a ousadia a solicitude de um dos seres mais novos o Dom Quixote estão totalmente desorientados e não contém a mínima centelha de Sabedoria se no correr dos séculos uma vez ou outra se tentou talvez com maior consistência nos anos de viagem de vírus o your Android phone with impregnar o romance de ensinamentos essas tentativas resultaram sempre uma modificação da própria forma do romance O romance de Formação ao contrário não se desvia de maneira alguma
na estrutura básica do romance na medida em que integra o processo social de vida no desenvolvimento de uma personagem em oferece a justificação mais frágil que se possa imaginar as regras que o determinaram sua legitimação vai a contrapelo de sua realidade Justamente a carência se torna acontecimento no romance de formação e é preciso imaginar que a mutação das formas épicas se consumou em ritmos comparáveis aos da metamorfose que durante milhares de séculos a superfície da terra sofreu dificilmente formas de comunicação humana se constituíram e se perderam de modo mais lento o mance cujos primórdios remontam
a antiguidade necessitou de centenas de anos para encontrar na burguesia em formação os elementos que serviram ao seu florescimento com o aparecimento desses elementos a narrativa começou em seguida a retroceder bem devagar para o arcaico na verdade ela se apropriou de várias maneiras do novo conteúdo mas não foi realmente determinada por ele percebemos por outro lado como condomínio consolidado da burguesia surge a imprensa forma de comunicação que pertence aos seus instrumentos mais importantes no capitali o passado e que por mais distante que sua origem possa recuar no tempo nunca antes influenciou a forma Épica de
modo determinante Mas agora ela o faz e evidencia-se que se antepõem a narrativa de um jeito não menos estranho mas muito mais ameaçador do que o romance ao qual de resto leva por sua vez a uma crise essa nova forma de comunicação é a informação o filme só o fundador do jornal francês Le Figaro caracterizou numa fórmula famosa a essência da informação "aqui para meus leitores costumava ele dizer um incêndio de solta no car que lá tá é mais importante do que uma revolução em Madri de um só golpe isso torna claro que o que
mais atrai audiência agora já não é notícia que vem de longe mas a informação que oferece um ponto de apoio para o que é mais próximo a notícia que vinha da distância fosse ela distância espacial de terras estranhas ou atemporal da tradição disponha de uma autoridade que lhe conferiria a validade mesmo nos casos em que não era submetido a controle a informação porém coloca exigência de pronta verificar verificabilidade o que nela adquire primazia é o fá o inteligível por si mesmo frequentemente ela não é mais exata no que for a notícia de séculos precedentes mas
ao passo que essa gostava de recorrer ao milagre é indispensável a informação que sou e plausível com isso ela mostra ser incompatível com Espírito narrativa se a arte de narrar rádio ou então a difusão da informação teve nesse acontecimento uma participação decisiva cada manhã nos informa sobre as novidades do Universo no entanto somos pobres e histórias notáveis e socorre porque não chega até nós nenhum fato que já não tenha sido empregado de explicações e outras palavras quase mais nada do que acontece beneficia narrativa tudo reverte em proveito da informação com efeito já é metade da
arte de narrar liberaram a isso a aplicações à medida que ela é reproduzida nisso única lágrima escorre é um mestre pense em peças com a fraude a águia branca O Extraordinário O maravilhoso é narrado com a máxima precisão mas o contexto psicológico do acontecimento não é impingido ao leitor ela é facultado interpretar a coisa como ele entende e com isso que é narrado alcança amplitude de oscilação que Falta informação e diz come frequentou a escola dos antigos o primeiro narrador dos gregos foi Heródoto no Capítulo décimo quarto do terceiro livro de suas histórias encontra-se uma
em que se aprende muita coisa ela trata de pizza Melitta quando o rei dos egípcios essa menina foi batido e preso por cambises rei dos persas entre ou se este humilhar o Prisioneiro deu ordens para que possibilita fosse colocado junto a estrada pela Qual deveria passar o desfile de Triunfo persa Além disso determinou que detido ver se sua filha como escrava dirigindo-se a fonte com a jarra enquanto todos os egípcios reclamavam desse espetáculo lastimando Essa menina é permanecer mudo e imóvel os olhos pregados no chão e ficou igualmente sem se mover quando depois vi o
seu filho se elevar a função mas em seguida ao reconhecer um dos seus criados homem velho empobrecido nas filas de prisioneiros bateram com os punhos na cabeça e deu todos os sinais da dor mais profunda a partir dessa história pode-se deduzir o que acontece com a verdadeira narrativa o mérito da informação reduce ao instante em que era nova vive apenas nesse instante é preciso integrar entregar-se inteiramente a ele e sem perda de tempo comprometer-se com ele com a narrativa é diferente ela não se exaure conserva Coesa sua força e é capaz de desdobramento mesmo depois
de passado muito tempo assim o filósofo francês montanher voltou a narrativa do rei dos egípcios e sim da Gol porque eles só se lamenta a vista do criado e montanha responde uma vez que já estava repleto de dor bastava um mínimo acréscimo acréscimo para que ruir sem as contas é o que diz montanha Mas seria possível também dizer o destino dos seres imperiais não toca porque é o seu próprio ou toca nos no palco muita coisa que nos comovem na vida para o rei esse criado é apenas um ator ou a grande dor se congestiona
e só se rompe quando diminui a tensão Av o criado foi a distensão Heródoto não explica nada seu relato é o mais seco possível por isso essa história do Velho Egito ainda é capaz milênios mais tarde de provocar espanto e reflexão assemelha-se aos grãos de semente que durante o milênio geneticamente fechados nas câmaras das pirâmides conservaram até hoje sua força de germinação pessoal Esses foram fragmentos formidáveis e prosa e poesia de prosa poética do maravilhoso filósofo teórico literário escritor tradutor alemão Walter Benjamin no ensaio ou narrador considerações sobre a obra de nikolai leskov que vocês
encontram aqui no medição dos pensadores da editora Abril se vocês gostaram demais esse vídeo de leitura aqui do meu canal do YouTube Eu peço que vocês dei um like no o vídeo curta o vídeo desse mim esse vídeo pelas redes sociais para que nós possamos chegar a cada vez mais e mais pessoas se você está chegando ao canal pela primeira vez seja muito bem-vindo é bem-vindo eu peço que você se inscreva aqui no canal toque a sinetinha para poder receber as notificações e deixa aqui embaixo desse vídeo seu comentário para que nós possamos conversar e
mais embaixo desse vídeo tem uma tecla chamada seja membro se você gosta das minhas leituras literárias das minhas aulas ao vivo das minhas resenhas de filmes das minhas vizinhas de livros Considere a possibilidade de se tornar um membro humanista uma membro humanista que desse canal segundo sua possibilidade financeira para apoiar a construção desse projeto YouTube cu de Universidade Aberta Então é isso pessoal até o próximo vídeo de leitura e tchau tchau
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com