eu quero pensar em alguns pilares para que nós deixemos de é conectar fé e trabalho como duas peças de lego e pensemos em integrar fé e trabalho de tal forma que o fermento leveda massa mas para isso a gente precisa de alguns fundamentos ea bíblia apresenta esses fundamentos e muitos escritores já há alguns anos tem falado dessa tríade e é dela que vou falar nesta manhã eu quero falar sobre cosmovisão cristã aplicado ao trabalho e como ela deve nortear a nossa actividade profissional então nós vamos falar de três coisas super simples supostamente se mancha delas
bem vou falar de criação queda e redenção que para alguns autores principalmente no contexto reformado de teologia tem sido a a maneira de você ilustrar a os pilares não só da história bíblica mas de tudo que você vivencia tudo tem que ser visto a luz do que deus fez originalmente daquilo que aconteceu em virtude do pecado e como ele afetou o que a gente faz e como é que cristo nos redime para uma vida diferenciada então criação que é de redenção são o famoso tripé da cosmovisão cristã reformada então eu quero falar sobre o propósito
original do trabalho o primeiro lugar depois vou falar sobre os desafios presentes ao trabalho e na terceira parte eu vou falar sobre a abrangência do evangelho para o trabalho na terceira parte eu quero focar numa passagem bíblica que engloba alguns princípios que a gente está trabalhando aqui não todos mas alguns princípios a vamos começar com o propósito original do trabalho a antes de falar do propósito original trabalho lembrei de algo importante a dizer a vocês que é o seguinte quando eu falo de criação que é de redenção quando fala de uma cosmovisão não basta você
só entender que todos queremos e conheço não basta você a pena dizer saquei porquê porque crente não muda só em ouvir e compreender as coisas na verdade as pessoas ouvem mensagens após mensagens e ler livros após livros e ainda assim não muda é porque algo a mais precisa acontecer eu costumo dizer que cosmovisão não é aquilo que a gente diz crer é aquilo que é expresso pela nossa maneira de agir e se abalar e cremes a maneira de ele agir expressa aquele crimes eu uso a seguinte ilustração eu acho que ela pode ser útil para
você ah eu começo com várias pessoas às vezes que não são cristãs e tem a oportunidade de ouvi las dizendo que para ela a religião é importante é tão importante aqui eu costumo dizer assim que é quase como se estivessem dizendo assim eu tenho um quartinho em casa só pra isso é verdade um corte em casa só para isso não está dedicado a isso ele é tão importante que eu dedico um cômodo da minha casa só para isso é verdade que no fundo da casa de trancadas esse caminho sujo mas vira e mexe muito com
a gente faça uma limpeza a porque eu uso essa ilustração porque as pessoas acham que religião é importante se tem uma parte da vida delas que diz que é importante elas separam um tempo para ir à igreja para fazer atividades religiosas só que isso não é cosme o visão cosmovisão é o que está no fundamento da casa é aquilo que se é chacoalhado a casa racha isso é cosmovisão então sabe qual é a verdadeira religião de alguém não é o que está no quartinho é o que está debaixo da terra essa é a verdadeira religião
é nisso que ele crê nisso que ele crê porque na hora que isso é chacoalhado ele balança porque estou dizendo isso porque todos nós já ouvimos alguma coisa sobre a criação que a direção certamente até as pessoas que não são cristãs falam em termos de como as coisas deveriam ser de como as coisas na prática são cheias de problemas e o que elas pretendem fazer para mudar isso criação queda e redenção todo mundo pensa nessas categorias de base usem essas palavras só que embora nós como cristãos já tenhamos ouvido sobre a criação que a eleição
eu não quero que você saia daqui dizendo entende agora tranquilo trabalho integrei porquê porque isso aqui é igual suco de maracujá leva um tempo para de cantar sabe quando deixará o suco de maracujá parada no copo assim e depois de um certo tempo você percebe que dá aquela separada do suco mais grosso e água mais rala que ficou em cima é isso que tem que acontecer com cosmovisão cosmovisão é você aprender conceitos de tal forma que ele vai baixando baixando baixando até que ele se torna o fundamento no qual você pisa então eu quero que
a gente entenda que não basta apenas compreender esses fundamentos é preciso andar sobre eles são pilares que tem que estar debaixo da terra não no cômodo lá no fundo da casa ok vamos falar sobre o propósito original do trabalho a criação bem primeira coisa que quero resgatar um conceito que os reformadores do século 16 trouxeram que nós às vezes perdemos de vista eles falaram muito sobre trabalho como vocação do que eles estavam trabalho tratando eles não estavam tratando de a vocação no sentido ministerial que a maioria de nós usa essa linguagem a maioria de nós
fala que vocacionado é aquele que vai para o pastorado por exemplo é aquele que vai ser missionário ele foi vocacionado deus falou com ele agora raramente a gente vem alguém dizer assim a deus falou comigo você dentista a ele só usa esse tipo de linguagem se ele gosta de ser direcionado por deus de maneira subjetiva com sonhos revelações e assim por diante mas no sentido de sentir se impelido por deus para uma coisa é mais comum muito mais comum de ser usada em relação à atividade do tipo pastoreio missões e assim por diante os reformadores
quiser resgatar a idéia de que o monastério não era a principal chamada pelo contrário deus nos chamar a prata trabalhar de que o trabalho em si é algo que fazê lo é responder a ordenança divina então eu quero desenvolver a idéia de que trabalho não é só algo anexado à nossa vida ele é parte de quem nós somos deixa eu explicar porque quero lembrar você que o começo da história bíblica deus trabalha no começo da história b que está acontecendo eu sou trabalhando claramente a gente lê gênesis 1 e 2 com esses olhos mas é
isso que está acontecendo lá deus está trabalhando e no final de seis dias de trabalho que ele faz ele não estava assim de língua de fora mas ele estava estabelecendo um modelo de trabalho pra você inclusive ele estava mostrando que ele é um deus que sabe criar as coisas e desenvolvê las e ele quer que aquele que reflete a sua imagem façam o mesmo então quando jesus certa vez fez um ato de misericórdia no dia do sábado que era sagrado para judeus criticaram ele falou assim tá aí meu pai ainda trabalha e eu também joão
5 17 a idéia de que deus trabalha é um conceito que nós perdemos de vista mas é importante nós a ressaltar os esse deus trabalha e fez o homem à imagem e semelhança dele é bom que a gente lembre que o homem tem que trabalhar trabalhar faz parte de quem ele é agora um uma qualificação aq importante antes de prosseguirmos quando eu falo trabalho não pense só em serviço remunerado quem trabalha como voluntário quem é dona de casa quem faz qualquer outra atividade ainda que não tenha dinheiro com isso faz trabalho o que estou explicando
isso aqui vale inclusive para quem luta com o desemprego e depois a gente pode conversar sobre isso quem sabe no ombro do bate-papo né a que quem faz alguma coisa produza alguma coisa trabalha com alguma coisa honra a deus por aquilo que ele faz independente de remuneração então deus fez o homem criativo cultivador e gerenciador em gênesis 1 28 deus fala pra o homem dominar a terra sujeitá la em 2 15 ele coloca o homem no jardim para o cultivar eo guardar então é a ideia de que antes de haver pecado lá no paraíso claro
jardim deus está ensinando por um homem que ele tem que refletir a deus que ele imagem e semelhança de deus é isso que ele é essencialmente ele tem que refletir a deus na maneira de trabalhar então quando ele dá nome aos animais ele está fazendo o que deus faz quando deus dá nome às coisas quando deus a categoriza as coisas né quando o homem exerce portanto esse domínio a ele está refletindo a deus outro ponto importante sobre o trabalho como vocação é que se a ordem para trabalhar e criacionismo então a gente tem que esquecer
o conceito de maldição que às vezes a gente parece colocar no trabalho de maneira inseparável por exemplo a maioria de nós falar ainda bem que a sexta feira eu nunca vê alguém diz assim ainda bem que a segunda feira que delícia cinco e meia da manhã porque porque nós somos treinados a olhar para a semana como sendo um mal dita eu vou falar de uma audição daqui a pouco a gente vai entrar em queda como sendo maldita e não tem jeito qualquer de olhar para isso com bons olhos tá inclusive nós somos eu inclusive especo
nisso imagino que você também a nós somos propensos a murmurar constantemente sobre trabalho constantemente tá gente reclama direto seja a distância do trânsito do chefe do funcional do colega de trabalho fofoqueiro ou qualquer outra coisa a gente reclama tempo todo da jornada de trabalho nós moramos com freqüência e nós perdemos de vista que trabalho é d no porque reflete o deus de trabalho inclusive uma frase muito legal que eu tirei do livro do kepler é mais ou menos assim tal é a sua dignidade que trabalho não é o que você faz para viver mas o
que você vive pra fazer produzir refletir a deus nas suas atividades tinha que ser mais do que só eu faço pra pagar as minhas contas ele em si mesmo porque às vezes não têm dinheiro que você tira dele para pagar as contas mas ele em si mesmo já é glorioso pelo que ele produziu vou falar um pouco daqui a pouco sobre o que ele produz isso também diz respeito à dignidade não só de um outro trabalho mas de todos os tipos de trabalho já que remonta a uma questão é discutida desde os gregos e incorporada
por alguns cristãos os gregos tinham o costume de entender que a vida maravilhosa era a vida sem trabalho ou a vida só voltada para a contemplação aristóteles por exemplo falava que alguns homens por não terem muita cabeça foram feitos para serem escravos ele escreve isso ele entende que algumas pessoas foram talhados para serem escravos agora o ideal é o filósofo o filósofo não é aquele que fica falando um monte de bobagem que ninguém entende reis o filósofo é aquele que gasta tempo pensando na vida curtindo a vida ele ele é alguém que desfruta da atividade
intelectual e aristóteles acabou deixando um legado que foi apropriado por cristãos famosos da história como por exemplo tomás de aquino tomás de aquino usa a história de marta e maria para dizer que marta fazia o que era menos digna ela cuidava da casa agora marina maria estava no seminário a espécie jesus ela seguirá né entendeu então a vida contemplativa era mais valorizada do que a vida ativa um trabalho braçal era considerado indigno só que os reformadores foram muitos sábios em corrigir isso porque porque eles estão refletindo as escrituras que eu quero dizer com refletindo as
escrituras olha o que deus resolve fazer no começo ele forma você do pó e ele plantou um jardim portanto ele é o goleiro e jardineiro e quando o filho de deus se faz carne ele não é executivo ele não é um estadista e nem um filósofo ele é um carpinteiro tanto no início da relação quanto no ápice da revelação que foi jesus cristo trabalho braçal fez parte de quem deus era e como ele se mostrou portanto essa é uma maneira bíblica de olhar para trabalho em geral como sendo digno e não como nós acostumamos a
pensar e olha quero dar um exemplo bem contemporâneo de como nós incorporamos essa idéia errada de trabalho nós dizemos que trabalha o bom é aquele que estudou porque ele tem grau quanto mais estudar melhor o seu trabalho mais digno mas ele ganha porque nós pensamos parecido com aquilo que os gregos plantaram e que de certa maneira integrou a ao à maneira ocidental de pensar não só no cristianismo mas fora dele então é importante a gente resgatar essa idéia de trabalho como sendo resposta a quem nós somos ou como nós fomos feitos por deus e somos
chamados a trabalhar precisamos fazê lo conforme quem nos chamou isto é gente é chamado para trabalhar então a gente trabalhar segundo quem chama a atenção porque eu tô dizendo isso tem algumas pessoas que não são crentes que falas a ser médico é um sacerdócio né só não sei para quem que ele intermediasse porque o sacerdote aquele intermédia eles nunca pensou nisso ele só tem uma vocação mas quem é que te chamou tem que ter que invocasse ona se é uma vocação se tem esse é um sacerdócio tem que ter intermediação entre os homens e quem
resolveu pensar nisso porque porque eles não dão atenção a quem chama a quem fez trabalho ea quem a colocou o trabalho em nós então se nós falamos de trabalho convocação a gente precisa fazê lo conforme quem nos chamou então vamos falar um pouquinho sobre trabalho como cultivo por que por que deus colocou um homem na criação para desenvolvê-la desenvolver as potencialidades dela é santo e justo inclusive uma palavra que às vezes a gente não gosta de usar no meio cristão porque ela parece meio ruim é uma palavra que em si mesmo pode ser muito boa
a palavra cultura pra nós às vezes cultura significa o que é contra jesus o que é contra a bíblia quando na verdade cultura fazer cultivo a gente não fala de cultura de abelhas é a apicultura não é porque significa cultivar desenvolver as potencialidades de alguma coisa nós somos chamados a fazer cultura olha que esquisito a maioria dos clientes tem sido ensinado a ser contra cultural o que é verdade quando a gente quer dizer contra os padrões do mundo mas os clientes também são chamados a fazer cultura multiplicai enchei a terra sujeitai a dominar a área
cultivada lembra colocou no jardim para cultivar guardar se fazer cultura então a gente tem que pensar em trabalho como sendo o desenvolvimento das coisas que deus coloca na nossa mão olha que interessante a gênesis 1 28 fala de povoar uma região sede fecundos multiplicai vos enchei a terra com o propósito de desenvolvê-la sujeitai a dominar e dar nomes que faz parte da atividade e não o que é isso isso é civilizar isso é civilizar isto é é desenvolver alguma coisa então é curioso que a gente observe como nós o primeiro o primeiro homem adão ele
deveria refletir a deus essas coisas e nós temos que ser lembrado disso deixa eu explicar o que quero dizer por primeiro povoaram a região com o propósito de desenvolver o primeiro estabelecer alguma coisa e depois povoado é porque deus faz assim ea gente nem sempre pensa nesses temas primeiro dia segundo dia terceiro dia deus faz as estruturas quarto dia quinto dia sexto dia ele preenche as estruturas presta atenção horas depois o gênesis 1 primeiro ele estabelece o cenário depois ele povoa ele preenche ele regula esse cenário com o propósito de ele desenvolver as suas potencialidades
quero dizer que deus coloca o homem na criação e das ordens que deu para que o homem entender se como cultivá la como trabalhar o seu potencial nisso nós estaríamos refletindo a deus a tirando essa idéia do livro do kepler ele fala que a gente tem que tomar cuidado com os extremos nós não somos nem guardas florestais nem pavimenta dores do jardim mas jardineiros ele fala isso não é nessas palavras mas a idéia é essa ele quer dizer assim ó cuidado com os movimentos que sacralizam natureza a tal ponto que não pode interferir nela como
se o ideal fosse não mexer nela quanto mais ela ficar do jeito que ela está mais santos sagrado é esse é um problema de guarda-florestal ele fala guarda florestal que diz não pega não pode pegar na mentira no ranking eu quero estar protegendo como se não tivesse que mexer em nada mas o outro extremo são aqueles que fazem bota uma falta em mim no jardim é aquele que está tão interessado no avanço tecnológico que ele esquece que ele tem que trabalhar com as potencialidades e dentro dos limites saudáveis da criação lembra que deus no antigo
testamento tinha um ano de descanso da terra são princípios para quem tem que trabalhar não pavimentando o jardim mas cultivando jardim por isso a idéia de jardineira bonita o jardineiro não deixa o jardim como está pelo contrário ele tem que pode dar tem que cortar ele tem que arrancar algumas coisas ele tem que trabalhar a terra ele tem que fazer o que é necessário para que ela produza a idéia é que o trabalho deva ser visto como um jardim para ser cultivado tudo que você produz nele é resposta à maneira que deus pediu que você
trabalhasse e quero fechar essa primeira parte com um trabalho com seu conceito de trabalho como serviço olha só precisamos resgatar o sentido de serviço quando atribuído ao nosso trabalho eu digo isso porque nós não falamos assim a segunda feira tudo que vc olhar mas ninguém vai assim ó incluindo pra servir a gente perdeu o sentido da palavra serviço se a gente resgatar se esse conceito já ajudaria bastante a maneira de você encarar a segunda terça quarta quinta sexta muito nós chamamos de serviço belo nome a gente se esquece que a gente tá lá pra servir
outros é um trabalho desprendido suprindo necessidades do próximo trabalho e sua educação see por serviço a outros não realizado para nós mesmos quando fazemos para os outros somos como máscaras de deus para o bem estar do próximo quem usava a expressão máscaras de deus era martinho lutero martinho lutero tinha essa habilidade de dizer que há uma mulher dona de casa trocando a fralda do seu nenê era tão agradável a deus quanto o papa fazendo uma oração que ele queria dizer é que qualquer pessoa fazendo uma atividade espiritual não agrada mais a deus do que a
mulher que troca a fralda suja do enem porquê porque ao fazer isso quando um pastor vamos colocar assim quando um pastor está pregando a mensagem bíblica ele está servindo outros e quando uma mãe tá trocando fraldas de um neném tá servindo o outro é serviço início deus usa máscaras porque ele usava essa idéia e falou assim que nós somos as máscaras de deus deus coloca isso cuida de você ele cuida de você através de meios para pensar em como o que nós temos hoje pra você ter chegado até aqui implica em serviço de muita gente
já pensa nas pessoas que trabalharam para fazer a roupa que você investiu nessa manhã a pasta de dente que você usou para escovar os dentes ao meio de transporte a estrutura pronta que o alimento tudo isso envolve pessoas trabalhando e cultivando essa idéia de máscaras de deus é a forma de martinho lutero fazê los entender que quando a gente serve não importa se como secretária se como faxineira se como a né administrativo de alguma forma você está servindo outros e isso honra o senhor a termino dizendo que o senso de propósito isto é a perspectiva
macro de onde nosso trabalho se encaixa no reino de deus muda a atitude do trabalho que quero dizer com isso quero ilustrar com uma história que eu tirei de um livro do maicon corta o chamado cristão ea cultura ele fala assim de três trabalhadores que estavam no local é de construção passou um homem perguntou primeiro que você faz e fala assim eu estou quebrando pedras da pedreira aí ele perguntou segundo você está fazendo lá eu estou fazendo a argamassa para juntar as pedras aí passou o terceiro não esperou nem ser perguntado para carregando um carrinho
de mão cheio de lama ele falou com um sorriso no rosto e eu estou construindo uma catedral os três estavam no mesmo local mas só o terceiro tinha uma visão macro das coisas isso mudou a maneira de enxergar o que é trabalho eu acho que precisamos creio que precisamos resgatar a benevolência ea bondade de deus em fazer os trabalhadores para o bem do próximo