Oi boa noite bem-vindos a mais uma aula do curso de história da filosofia do inef desta vez sobre Thomas Hobbes sejam muito bem-vindos e já coloquem aqui embaixo o tradicional de onde você veio Qual é o número da aula que você tá assistindo o número desta aula que é 19 a alma que você está assistindo aula 2 Aula 3 aula 4 Aula 5 e o seu nome fala para mim que eu gosto de interagir com vocês saber aonde vocês estão vendo sempre vem gente nova e eu gosto de saber quem são vocês muito bem vindos
deixa mostrar para vocês aqui o panorama minha da nossa aula ó somar da nossa aula nós vamos falar hoje sobre Thomas Hobbes um dos iniciadores do empirismo inclusive o Robson é anterior ao David hume que nós estudamos aula passada e é Tá bom vamos estudar a vida e obras estamos escutando bem aí tu tá muito alto tá muito baixo pelo que eu tô monitorando aqui tá muito alto me digam aí no chat e digo aí no chat tá tudo certo agora acho que tá o acho que o Tom tá tá melhor agora o nosso mar
é o seguinte nós vamos falar sobre a vida EA obra de Thomas Hobbes e seguiram nós vamos falar sobre a divisão da filosofia que o Hobbit propõe que é bem interessante é ali que nós ouvimos a divisão da filosofia de filósofos anteriores com uma boa é esse o Aristóteles o Robson também tem uma divisão própria a gente vai falar um pouco sobre a epistemologia teoria do conhecimento ou até a metafísica do Robson que é uma metafísica empirista e vão terminar falando sobre a parte mais famosa do filósofo que é O Leviatã que é este livrinho
aqui ó então deixou anunciar para você qual que vai ser o livrão esse livro aqui é o mais famoso do Robson não O Leviatã que é o nome de um personagem monstruoso bíblico que ele designa para para apontar o estado o soberano enfim e a gente vai se basear nesse livro principalmente e só para não ser a nossa bibliografia básica também nesses outros dois historiador Oi filha O Anthony Kenny principalmente neste volume da história da filosofia O Anthony Kenny e também nós falaremos com conversaremos com o anti série e o reale que são esses dois
caras aqui esse mente Nescau neste livrasso tudo certo vamos lá anunciar a bibliografia anunciado o Sumário Vamos aos nossos anúncios nossos próprios anúncios você já sabem que por isso que só acontece devido a nossa operadores então se você enxerga valor no que a gente faz esse tá dentro das suas possibilidades financeiras considere ser nosso apoiador a partir de cinco reais você pode apoiar o projeto e você tem acesso a newsletter semanal e também você também tem acesso a um material complementar toda semana desta aula em escrito se você não tem grana para tudo certo você
ainda tem bastante Oi gente tem o nosso canal do Instagram@estão é filosofia no qual todo sábado nós reunimos eu e professora professora Joana nossa conexão internacional de Portugal para comentar aula de hoje e para bater um papo uma baseada na aula de hoje assim nas dúvidas que surgem aqui nessa hora certo esta é a professora Joana e por fim se você quer um canal um pouco mais direto comigo tem aqui o telegram onde eu coloco o áudios e dúvidas que não aparece nenhum outro local certinho é isto vamos então ao Thomas Hobbes Thomas Hobbes deixa
eu me preparar aqui pronto a vida toma do Thomas Hobbes basicamente Ele nasceu prematuro e eu juro para você que essa informação não é à toa para não ter nascido prematuro vai ser relevante em seguida aqui ele nasceu no Reino Unido é em inglês portanto são filósofo inglês e vou já te dizer porque que a importante essa esse fato Ltda ser prematuro tem uma situação aqui no livro do reale que ele retira por sua vez da autobiografia o Robson escreveu uma autobiografia e o Robson fala que a mãe dele teve ele prematuramente porque ela tava
com muito medo na época porque naquela época o Reino Unido estava sendo invadido pela grande armada do Felipe segundo da Espanha que foi um dos maiores imperadores daquela época a grande amada não venceu coisa nenhum mas mais botava medo porque era maior armada do mundo na época e aí com a iminência de invadir o Reino Unido tava todo mundo se não tá pelando de medo ali e ela tava grávida O Hobbit ela dá luz ao hobbies nessa ocasião e o rock faz uma brincadeira eu conheço essa brincadeira é assim é essencial para que você entendeu
o espírito da filosofia hobbesiana porque ele fala né A minha mãe minha mãe me teve e junto comigo ela deu à luz a um irmão gêmeo o medo o medo claro que você quer uma metáfora do Robson aí ela não deu à luz a Gêmeos faz o que ela quer dizer com isso é que ela quer dizer com isso é o seguinte e eu tive meu filho com muito medo e o que o Robson quer dizer com isso é o medo é um sentimentos que está presente na minha vida e de fato estar vai fazer
todo sentido quando começar a explicar para você a teoria política do Robson você vai ver que toda ela toda ela é base é baseada no medo para evitar o medo lá afastar o medo e guarda essa informação biográfica que pode ser um traço de mnemônica pode fazer lembrar do Robson daqui há muito tempo e ele era muito versado no grego eo latim então é conhecido por fazer várias Produções né para ele na verdade ele fez várias traduções de peças do grego para o latim fez uma tradução do tucídides a história do Peloponeso da Guerra do
Peloponeso que é uma história do antigo e tal enfim ele tem muita muita muito trânsito no nos clássicos lendo direto apesar de não ser muito afim a filosofia feita na Grécia e na Escolástica medieval ele apesar de saber grego e apesar de saber latim não é afeito a filosofia aristotélica netos filosofia tomista ele é um moderno tipicamente moderno que se opõem aos medievais e os antigos não porque nessa noite tem alguns lido bem mas por que que é pro outro tipo de filosofia outro tipo de fazer filosófico ser um hobby seu voto no final da
vida devido à obra dele você vai entender porquê que isso acontece ele é acusado de ateísmo é ela que vai ficar um pouco mais grave que agora você é acusado de ateu convenhamos e heresia e teve que se defender e tal É muito raro alguém no século 16 da 17 aqui 16 17 cê um ateu convicto como eu sou Como você sabe que eu sou na novidade para ninguém que nos acompanha aqui que eu só teu a Evelyn é agnóstica mas saiba que era não vai ser um pouco mais sério e aí ele se defende
tal tire suas conclusões se a filosofia do Hobbes é ou não ateísta que eles hoje conclusões à medida que você foi entendendo o que o Rob está propondo mantém isso na cabeça brevemente essa vida dele só que ele foi contemporâneo de kart e quando tiver para obra a ele que escreveu vários livros muitos livros e eu já coloquei aqui dentro dos principais o primeiro foram as objeções as meditações do do de kart né objection me site carteze meditaciones é a em latim para as objeções que o Robes fez as meditações de tarde eu vou te
remeter aula do René Descartes a gente já fez vai aparecer em algum local não sei não sei qual lado é isso aí você esse Enfim no de kart Lembra que eu te falei que a as meditações foram foram publicadas mas sem sem não sem antes serem serem disponibilizadas a vários estudiosos da época para aquele de criticar sem obra um desses estudiosos foi o Robson é interessante O Hobbit é um empirista britânico e o de kart é um racionalista francês naquela época enfim era um posições antagônicas e tal não tal e aí tem esse fato curioso
aqui da obra do Hobbit ele tem uma obra que é objetado as meditações na época em que as medições foram escritas em é a segunda obra do Robson aqui é o detetive o de corpor e o de homem né só é uma teologia que tem tudo a ver com o modo como Hobbes entende que a filosofia tem que ser feita eu vou já explicar porque de tive é o do cidadão de corpo Ariel do corpo e o de homem Né do homem tá esse de equivale a sobre a respeito dentro a respeito do cidadão a
respeito do corpo a respeito do homem e enfim a obra mais famosa que é O Leviatã ouvir ao ouvir outras tá ouvi muitas outras obras a essas são as mais famosas as principais aqui bom para pegar e sente vez assim de jeito a filosofia hobbesiana e eu faço questão de sempre que eu posso fazer uma comparação com as artes plásticas e eu achei por sugestão do doente o link Eni curso gestão do Então quem um quadro muito interessante sobre sobre o que seria o que o Hobbit vai falar ah lá depois de estado de natureza
sabe natureza mas antes a gente chegar lá na teoria política eu só quero te dar um grão de sal aqui assim é porque eu acho que vai gostar você vai gostar você costuma curtir quando eu pego obra de arte que eu acho que esse aqui essa é de um italiano essa de um italiano vamo italiano é Piero di cosimo ó para que a gente para que você tem um aperitivo aqui da parte final da aula que você a parte da filosofia política deixa eu mostrar essa obra que retrata o que que seria mais ou menos
a visão do homem no estado de natureza segundo o Robes deixa eu compartilhar com você a tela inteira para que você veja melhor Oi ó aqui o título do quadro é uma cena de caça ele data lá do século 15485 1500 por volta de dessa data o quadro inteiro gira ao redor de uma fuga de um incêndio que tá acontecendo lá no fundo tá acontecendo lá no fundo só que se você pegar um detalhe aqui já nesse enquadramento no fundo tem um incêndio para comprar alguma coisa ali só que ali aqui na esquerda do quadro
nesses um que eu dei tenho tem uns três homens para levando uma um gado uma caça uma resto em firma Cássio e enfim ele já estão caçando Mas você vai surpreender aqui é pouco pelo que tem aqui aqui Opa passei errado aqui no cantinho já tem os animais caçando junto com os seres humanos isso é de propósito o cosimo tá tá colocando animais e homens não deixa empatar Oi para aqui para mostrar exatamente animalidade do homem no Enfim no estado de natureza E aí para cá e os homens meio meio meio animais né se você
saca um pouco de mitologia você reconhece essa figura aqui por exemplo é um Fauno é uma é uma figura metade humana metade metade bode metade bode ele tá competindo aqui pela caça né com outros animais então para cá o homem continua caçando aí se você reparar bem tem o ser humano aqui segurando um animal para comer tenho aqui pegando na jugular do cavalo né não fosse mesmo um animal selvagem apoiando o outro aqui é que tem um cadáver que já morreu já foi morto por certamente para esses outros aqui que também são falsos metade metade
homem metade metade animais e tal e ir lá em cima tem uma tem uma turma indo embora já com os seus despojos lá bom esse quadro aqui do Piero di cosimo Ah então tá muito bem esse estado quase animal do homem metade animal mental de homem apresse sociedade Digamos que esse Imaginário é esse Imaginário do Piero di cosimo que tá na cabeça do Robson quando ele pensa na justificativa da existência do Estado então tem esse mente que talvez ajude a tem uma semente que talvez ajude quando a gente for estudar o passo a passo da
teoria dele certo espero vocês tenham gostado dessa desse aperitivo Vinho aqui vamos passar para primeira parte da filosofia do Robinson que é divisão da filosofia que ele propõe eu falei para vocês o Robes é um empirista é a visão empirista e essa posição fundamental a respeito da filosofia a saber a que que é empirismo impedir uma posição segundo a qual todas as todo o conhecimento que a É pode ser reduzido a dados dos sentidos a dados dos Sentidos são a tese epistemológica tudo conhecimento que a pode ser reduzido a dados dos Sentidos inclusive ideias que
aparentemente não tem correspondência na realidade empírica como por exemplo a ideia de infinito eu te explicar vez fala passada ainda que a ideia de infinito segundo de kart que era um racionalista seja em nada porque não há correspondência no mundo um empirista explicaria não na verdade a ideia de infinito uma composição é um arranjo de ideias finitas infinitas então a toda toda a ideia é por mais fechada que seja pode ser reduzida ao Mundo ao mundo a empírico sensível que não chega através dos sentidos é mas tem um detalhe aqui importantíssimo o Hobbes não era
só um digamos assim um epistemólogo ele também partir de uma metafísica que é uma metafísica né Tem vídeo do canal sobre isso metafísico uma concepção de como a realidade funciona em seus aspectos mais Gerais por Robson a realidade sensível era tudo que existia não existia nada além do sensível e ele divide a filosofia com base nessa premissa mais ou menos assim ó a ele ele passa a concepção de que só existem coisas corpóreas e a partir daí e a partir daí ele tenta formatar uma espécie de divisão do Saber tentando ao mesmo tempo separar na
filosofia de religião e das sagradas escrituras estão robsten essa função muito bem claro nos escritos dele ele acredita que o mundo de verdade metafisicamente falando é completamente empírico completamente eu acho que a função da filosofia é dar conta desse mundo empírico e se afastar da teologia e das sagradas escrituras e moderno que é Hobbit moderno que é tem uma concepção olha só que curioso né olha só que curioso uma concepção utilitária da filosofia assim utilitária da filosofia O Hobbit considera a filosofia preste atenção algo útil algo útil eu sinto aqui o Giovanni reale junto com
Dario antiseri nessa nesse livro de história da filosofia onde ele fala isso dá uma olhada é a melhor do que deixa eu colocar só o slide para você ler tudo diz o reale junto com a gente sério né no livro aqui para Hobbes a filosofia é da máxima utilidade uma vez que aplicando as normas científicas a moral EA política na filosofia e ciência na mesma coisa nessa época uma vez que aplicando as normas científicas a moral EA política ela poderá evitar as guerras civis e as calamidades e portanto poderá garantir a paz para o importante
de ideias que representam uma clara antítese Acho que foram tomadas tornando-as perdão clássicas sobretudo por Aristóteles e é extremamente interessante pensou eu essa concepção de filosofia mais utilitária por um motivo muito simples por um motivo muito simples é e aqui já não tá mais em jogo conhecimento pelo conhecimento tipo da antiguidade e eu não sei isso para vocês na aula de introdução à modernidade que está em jogo nos filósofos modernos cada vez mais isso inclusive no de kart né aqui empiristas e racionalistas não diferem quanto a concepção utilitária da filosofia note fosse o seguinte tá
dizer que a filosofia utilitária não é o mesmo que dizer que filosofia capitalista talvez você tenha essa pré-concepção na cabeça porque você nasceu no século 20 no máximo ali no século início do Século 21 se você é muito jovem e você tá acostumado com a crítica ao capitalismo que existiu no século 20 que existe lá no século 20 no século 21 exige que a filosofia utilitária ela virou mercadoria tá esse aquele que existe mas quando moderno diz que a filosofia é útil e não tá dizendo que era capitalista ele trazer uma coisa muito sempre ele
trazendo assim o conhecimento que se aprende a filosofia Pode sim ser usado para melhorar o mundo pode sim por que não poderia se você filosofia descreve adequadamente a realidade seja essa realidade realidade natural ou a realidade política porque não esse conhecimento de descrição adequada da realidade Não poderia nos ajudar a compreender melhor a realidade e portanto nos ajudar a agir melhor em relação a essa realidade o de caixa acreditava nisso o Robson acredita nisso e essa é só uma das lições que a gente pode aprender se for aberto suficientemente decoração com tanto o Robson tu
de Castilhos eo tio significa que ela é vendida não significa que é aquela que ela é instrumental necessariamente não é o último que ela ajuda a compreender a realidade e a realidade de uma vez compreendida pode ser melhor a digamos assim pode ser melhor ligada ou podemos lidar melhor com a realidade só uma concepção bastante útil para segunda eu penso e ele divide a filosofia em três Olha que coisa como assim em 3 a filosofia para ele é igual a ciência dos corpos para ele na metafísica robiana empirista que era só existem corpos não existem
corpos a memória de 4 GB nas substâncias é não sensíveis não existe para ele substância não sensível é a mesma coisa que círculo quadrado foi substância é sensível só existem corpos ele faz uma classificação não é para mim primeiro aqui a coluna da mais à esquerda para ele Existem três tipos de corpos dos povos naturais inanimadas como por exemplo pedras flores tudo que a essa dos seres humanos têm os copos naturais animados são os animais e nós inclusos os homens aqui existem corpos artificiais que tem um corpo artificial boa parte oficial é o estado por
exemplo ou são os papéis sociais que nós Assumimos perante o estado por exemplo a cidadania ou cidadão é um corpo que é um pouco que existe para que a gente dê conta de explicar as relações civis as relações políticas bom se Existem três tipos de Corpos O Robson vai propor três tipos de filosofia a filosofia do corpo em geral a filosofia do homem EA filosofia do cidadão e do Estado um para cada tipo de coco exigiria um tipo de comportamento e o que é interessante é o seguinte aqui o Hobbes falou assim filosofia pelo menos
a minha dá conta de corpos corpos matéria materiais empíricos portanto se você está aqui querendo saber de Deus você fica à vontade de sair né pela porta fora porque a minha filosofia não dá conta de corpos não sensíveis se é que eles existem tão a transferir o Robson é extremamente nesse sentido corpor e está na para pegar um vocabulário mais afeito a época Mas se você quiser não vou cobrar mais contemporâneo para que você entenda melhor a filosofia obsessivamente materialista matéria no sentido de algo contraposto ao Espírito digamos assim Oi e aí daqui dessa divisão
surgem os três principais livros dele na verdade o de Corpore o de homem né e o de se ver ou de tive sobre o povo sobre o homem e sobre o cidadão Esses são os livros que eu mandei para você agora pouco ali como uma das três principais obras de Corpore eu sobre o corpo falar fala sobre o corpo em geral é que a metafísica hobbesiano materialista cor por esta o de homem Né fala sobre enfim Quais são as principais os acidentes e causas e Características principais do homem Bullet ver ou desse vem fala sobre
a o homem enquanto cidadão de um estado e a relação àquele deve manter com esse estado tão a filosofia do Hobbit é tripartite tripartite Ou seja a partida em 3 A é mas é uma simplificação que o Giovanni reale faz fica até bonitinha ele parte além dois Na verdade fica mais ou menos assim ó ficou mais ou menos assim de um lado fica a filosofia da natureza e outro lado tiver filosofia recebeu e política EA filosofia da natureza por sua vez estuda de um lado os corpos físicos e de outro lado o corpo humano propriamente
dito então dá para ser tanto essa divisão conta outro na fica três mesmo modo não é para o Facebook política estuda o homem na sua relação com o estado a filosofia da natureza se divertindo sou uma estudou o homem encontra o corpo e a outra estuda os demais corpos físicos Essa é a divisão bastante simplificada do Hobbit baseada na metafísica empirista a sensível porporei estudei e Entendi então isso aqui é o Hobbit é essa parte do rock quase ninguém vê na escola concorda comigo talvez você nunca tenha visto essa Concepção robesianamente a Renault na F1
na escola e tal Hobbes era um empirista e Eu repito esse cara veio antes do David filme que talvez seja o principal representante do empirismo eu acho que deve ano enfim esse é o Hobbit Vamos agora para segunda parte da aula que fala sobre propriamente essa concepção corpor e ista e também vamos tentar descobrir se para o Robes existe um conceito caro a de status e ateístas em geral que é o livre-arbítrio Será que o universo que é feito só por corpos na um porta-objeto vamos ver aqui que o Robes pensa de tudo isso e
vamos ver aqui o que eu tô chamando de cor por aí SMU mecanicismo e livre arbítrio vamos lá e tem dois elementos básicos da realidade hobbesiano essa aqui seria a química obese Anna a química EA física hobbesiano existem de um lado corpos que para ele significam tudo o que não depende de pensamento humano ou seja tudo aquilo que não é ideia meramente tudo aquilo que não é pensamento cogitação ingeriu de kart e por aquilo que na cogitação seria po por aquilo que não é cogitação seria por no cérebro seria corpo a própria figura do Estado
por incrível que pareça é por mais que seja ficcional é um corpo é um corpo na uma entidade mental e movimentos que a causa da qual nascem todas as coisas naturais e processos mentais inclusive aqui o movimento é passível de mensuração matemática para o Robson tem uma tem uma carga de extinção aqui do movimento por Aristóteles e por Hobbes momento para estar utilizar qualitativo qualitativo movimento por Hobbes é sempre quantitativo e aqui já entra Inclusive a nossa concepção mais mas contemporânea de movimentos Quando você estuda física na escola você não faz ideia do que é
dar movimento de modo qualitativo porque você já estuda física que estuda o movimento né movimento circular uniforme movimento retilíneo uniforme lá não o movimento com base na mensuração matemática dele O Rob está no início dessa tendência aqui na modernidade na Século 16 século 17 e o que Rob está falando é o único movimento que existe é o movimento passível de ser mensurado matematicamente então tudo que existe na realidade na realidade empírica são corpos se movimentos são corpos se movimentando repito é basicamente a física newtoniana está em jogo aqui e ou a física galileana galileana porque
aqui o hobbysta até inclusive anterior ao próprio Newton é mas é isso esse é o a descrição física e metafísica do Robinson Mas quais são as consequências de uma descrição assim até umas consequências do que eu tô chamando aqui de corporeismo mecanicista porque corporeismo mecanicista corporeismo porque ele acredita que só a corpos físicos materiais e mecanicista para fazer referência ao movimento mecânica é a parte da física que estuda o movimento então corporalista mecanicista porque o mundo hobbesiano é composto por corpos em movimento posso as consequências do corporeismo mecanicista porque vai lá é que eu quero
que você faça um exercício de imaginação comigo e quando você estuda física no colégio só que você não estava dormindo Nesta aula mas se você estudou física no colégio é o mundo físico composto o mundo newtoniano na mundo macro não mundo sobre a tona o mundo macro mundo físico ele é completamente determinista que que significa ser determinista vamos lá determinista significa ser dadas algumas causas nessa necessariamente a Adi viram algumas consequências mundo determinista é o mundo que segue à risca o princípio da causalidade o mundo que segue à risca o princípio da causalidade ou seja
se você descobre as causas de um fenômeno né Sinceramente você descobriu as consequências desse fenômeno Quando onde e como ele vai acontecer esse é o mundo é física que você estuda no colégio e se prováveis a realidade inteira é da sua natureza então ele explica inclusive as qualidades das coisas através de corpos em movimentos por exemplo como é que como é que sei eu queixo própria branco e preto como é que saiu que esta água é bem líquida e temperatura ambiente que por sinal no Rio de Janeiro hoje está bastante quente como é que sai
eu que este livro é vermelho como é que saiu Será que vermelho Será que liquidez Será que preto e branco correspondem as coisas mesmas Será que essas qualidades todas são objetivas estão nas coisas em vez de meramente na minha consciência Bom segundo Hobbes segundo Hobbes as qualidades das coisas são movimentos variados nas produzidos na mente humana não pertencem as coisas ou seja e veja se ele diz que as qualidades das coisas são movimentos que as coisas fazem quando elas entram em contato físico com o nosso aparato cognitivo então tudo que a gente sente seja esse
sentimento Paladar Tato olfato visão audição significa uma interação física entre as coisas e o nosso corpo tudo que a gente sente por exemplo vou tomar essa água agora Olá tudo que a gente sente é uma interação de movimento entre corpos porque a gente sente uma interação de movimento entre copos flexionando-se flexão antes portanto se a sensação sua cidade no movimento não há nada e intrinsecamente pertencente aos corpos eles só são sentidos na medida em que ele se movimentam e eu só qualificou-se como pretos brancos molhado separei vai na medida desse movimento é importante para o
Robson as qualidades das coisas não pertencem a elas elas só surgem na relação que elas têm com quem as conhece para derivando coisas aqui desse universo Corporation mecanicista Além disso os sentimentos humanos não só as Sensações os sentimentos humanos somos são movimentos de ação e reação com o meio ambiente como assim Vitor o sentimento humano é um movimento de ação e reação com o meio ambiente Como assim Como assim Como assim se a sua sensação é o movimento de ação e reação com os objetos você percebes objeto Preto molhado quente frio e por aí vai
porque ele movimenta parte do seu aparato cognitivo então é razoável também dizer que o que você sente no sentido de emoção é também um jogo de ação e reação com tá esperma você me explica melhor Ah entendi Já entendi já G1 E se eu quiser provocar uma reação em você agora e eu posso te contar uma coisa muito triste Eu só não vou contar agora porque você piada de mau gosto mas você vai ser uma coisa muito triste eu preciso uma coisa muito triste aí eu pensei duas vezes vai conhecer falou se Victor é melhor
não porque vai pegar mal vai ficar gravado para sempre esse negócio mas eu quisesse vou te causar uma sensação de alegria agora Digamos que eu diga pegar um nome aleatório Natasha Oi Natasha Natasha Natasha henneman você acabou de ganhar na loteria Natasha reneman você acabou de ganhar na loteria prontos Acabei de lançar um sentimento de alegria em Natacha rena E por quê Porque sentimentos nada mais são que reações a estímulos externos sentimentos nada mais são do que reações a estímulos externos assim como Sensações visão Tato olfato Paladar audição nada mais são do que reações a
estímulos externos ora meus caros ora meus caros se isso é verdadeiro se um sentimento provocado em nós nada mais é do que uma reação a última interno bem espaço para Liberdade nesse mundo E se o que eu sinto nada mais é do que uma reação ao que vem de fora então por que que eu Suponho que eu me composto de modo tão diferente assim de um animal eu sei que não é livre como eu é baseado nisso Rob diz o seguinte dá uma olhada aqui e a liberdade de querer ou não querer não é maior
no homem porque nos outros seres inanimados desculpa porque nos outros seres animados com efeito o desejo foi precedido pela causa própria do desejo e por isso o próprio ato do desejo não podia deixar de seguir se ou seja segue-se necessariamente vejo que está dizendo o seguinte vamos ver com carro não Leva o carro a liberdade de querer ou não querer não é não é preste atenção maior no homem do que nos outros seres animados por que que não é porque não é ele continua com efeitos o desejo foi eu não foi precedido por uma causa
foi como todo mundo né Note que aqui O Hobbit tá vivendo antes do do rio me para ele o princípio da causalidade está valendo olha se o desejo foi precedido pela causa própria do Ah e por isso o próprio ato do desejo não pode deixar de seguir ué é um princípio metafísico da causalidade gente dois com o filme eu disse uma causa acontece então o seu efeito também acontece E aí não precisa ficar qualidade toda causa tem um efeito sobre o efeito parecido por uma causa veja se o desejo acontece Ah então ele só pode
ser devido a causa dele hora se o desejo tá na corrente de princípio de causalidade Por que que a gente acha que eu desejo é tão espontâneo assim não entendi porque a gente acha que o desejo então é tão espontâneo assim me responda você responda você se eu desejo tá na cadeia de causalidade o que que você acha que o seu desejo é fruto de uma decisão sua a individual livre arbítrio porque tem justificativa segundo Hobbes ele é causado seria causado ele é uma consequência uma consequência de tomate causar os ele tá nexo causal ele
não é uma escolha e a mãe necessidade você pode até não ter consciência do nexo causal que precede o seu desejo porém diria o Robes porém ele saiba o nexo causal do fato de você não conhecer a fonte do seu desejo da sua emoção não significa que ela não siga uma fonte não significa que ela não não tem um nexo estabelecido de causalidade ela tem Você só não conhece importante você não tem escolha Você só tá se comportando como resultado de uma cadeia causar o complexo mas da qual você não tem consciência mas ainda assim
é uma cadeia causal ou tomar determinismo ou não há livre arbítrio há determinismo enfim é só a visão determinista do Bob's que legal vou livre arbítrio lembra que eu falei para você que ele era ele foi acusado no fim da vida de ateu e de herege aqui você já tira a metafísica roupa indiana é uma metafísica que não assume Deus né nem alma humana o sentido cristão da coisa você pega o Santo Agostinho você pega o São Tomás de Aquino e Caracterize ali um homem que acordo com esses dois pensadores o côncavo está falando absolutamente
nada isso é relevante você notar para você notar a diferença de visão de mundo entre um moderno típico que é o Hobbit e o medieval típico como é o caso do Tomás de Aquino ou de um cristão a inicial ele como é o caso do do Santo Agostinho certo feita essa introdução à metafísica EA epistemologia Rubiana como sendo ali o primeiro fundador do empirismo vamos agora ao que você está doido doida para saber que a parte da filosofia política propriamente dita desta pessoa então vamos falar sobre O Leviatã Leviatã vamos lá e a pergunta Central
aqui é a seguinte pergunta Central aqui é seguinte é para você entender tudo que o Luiz vai tratar a partir de agora Considere o seguinte problema é porque os indivíduos eu e você eu e você 1 cm livremente em nos sujeitar a um governo me responda porque isso eu quero saber também se me interessa isso me interessa Sim vamos lá vamos lá que nosso presidente atual nós presente atual neste dia de dois de outubro de 2020 no Brasil é uma pessoa chamada Jair Messias bolsonaro Jair Messias bolsonaro Por que diabos eu e você nos sujeitamos
a Jair Messias bolsonaro É porque por que diabos eu e você precisamos de um estado governo na mesma coisa que estado mas depois efeitos meus momentos tá valendo é porque nós sujeitamos Porque nós vamos ajeitar porque a gente precisa a gente não cuidar da sua própria vida sem sem necessitar o e necessitado do aparato governamental E aí porque só perguntei relevante para caramba assim você não pode passar a sua vida inteira e vocês pergunta isso tem que ter mais explicativo tem que ter mais ficar ativo você tá que sentindo mal de Filosofia é porque você
curioso Você é curiosa Você gosta de organização os pensamentos um deles é este é a uma das perguntas centrais da filosofia política Por que diabos existe um estado um governo porque vamos lá vamos lá uma resposta vamos lá uma resposta possível dentre varias a do Robson obviamente então a resposta do hobby é assim tenta imaginar como seria se não houvesse governo para você responder à pergunta né porque a gente tem um governo eu tentei imaginar como seria se não houvesse água porque imaginava ido porque veja o Hobbit não tá não é cientista no sentido moderno
da coisa no sentido contemporâneo da coisa ele é um filósofo mandar ele não é sentiu isso num sentido contemporâneo da coisas ou seja ele não tá fazendo laboratório sabe pesquisa de laboratório pesquisa empírica estatística mais que ele tá fazendo ainda que na época do Hobbes filosofia e ciência fosse a mesma coisa a ciência de então não tinham os métodos que hoje tem esse que faz do Robinson filósofo político e não um cientista político recebe Ele tá preocupado em dar argumentos que não se reduzem que não se reduzem os argumentos que podem ser verificados e ele
tá preocupado vou repetir porque isso é essencial para que você entenda o procedimento filosófico que se caracteriza até hoje um filósofo diferente um cientista político e não tá preocupado necessariamente em examinar a democracia brasileira no próximo tá preparando em examinar a democracia é diferente o Robson apesar de dar exemplos concretos durante o livro A durante esse livro aqui é só exemplos concretos ele não se compromete com a existência real de como seria o estado Antigamente ele sabe que você imagine pela pelo pelo pelo que você conhece natureza humana pelo que você conhece nós nos comportamos
tente imaginar como seria se não houvesse é um argumento filosófico e não científico não tá como seria se não houvesse governo e ele chama essa situação de como seria se não houvesse governo de estado de natureza vamos conceitos basilares do Robson que que o estado de natureza é a situação em que o governo não existe e ele escreve e ele escreve aqui nessa situação o homem era igual a outro homem não havia distinção fique um parênteses a igualdade que o Hobbes descreve neste livro levantar é uma igualdade de capacidade não necessariamente todo mundo é igualmente
inteligente é igualmente forte não é isso que está dizendo a todo mundo é capaz de a aprender habilidades e nesse sentido até quem nasce naturalmente mais forte mais inteligente pode virar sucumbir-se pessoas menos fortes menos inteligente se unirem contra essa pessoa mais forte inteligente então no estado de natureza razoável supor que os homens têm a mesma capacidade pois que tem o mesmo cérebro tem o mesmo corpo ainda que haja um desnível natural e ele aceita que agora no limite no limite ali as pessoas são mais ou menos iguais tá então ele parte de uma igualdade
natural mas olha o que que ele deriva dessa igualdade natural dos indivíduos a chuva colocar só o slide para ficar melhor desta igualdade quanto à capacidade deriva a igualdade quanto a esperança de atingirmos nossos fins Como assim Como assim Como assim que ele tá dizendo Ele tá dizendo o seguinte Já que todo mundo é igual bom então todo mundo é razoável só vou todo mundo você acha capaz de peixe de em busca do que deseja do que deseja Ué não tem ninguém melhor que ninguém portanto todo mundo é capaz de buscar o que é o
mesmo parece razoável pois é e portanto se dois homens desejam a mesma coisa ao mesmo tempo em que é impossível ela ser gozado por ano nós é uma coisa só final de quantos eles falam os inimigos eles tornam-se inimigos assim estão aos inimigos Vitor é Ué mas era que a gente está no estado de natureza não tem sociedade não tem governo não tem nada e eu e você queremos sei lá a gente quer Aquela fonte de cachoeira e a gente acabou de avistar por maior calor aqui no rio aí caiu tá eu e tu fala
que nem carioca agora eu e tu a gente a vista aquela cachoeira eu e eu e tu na mesma hora falamos assim o maluco aquela Cachoeira é minha é a minha e quem de quem é Cachoeira afinal de contas é minha altura aí você fala assim não Vitória a gente qual opera opera um Cachoeira é minha e pronto se você quer comprar o problema é seu eu não quero pronto a cachoeira minha e tem duas opções ou você se se se recolhe a sua insignificância ou nós brigamos ou nós brigamos e as duas As duas
opções são válidas as opções são Vales ou chega alguém mais forte que a gente né e tira a cachoeira da gente mas isso é o estado de natureza Ora se ninguém é de ninguém e nada é de ninguém portanto tudo pode ser de todo mundo tudo pode ser todo mundo e quando duas pessoas desejam o mesmo bem Ah tá você tá no inimigos na percepção de si mesmo bem ele continua dele continua o modo que na natureza do homem encontramos três causas principais de discórdia segundo Hobbes primeiro a competição segundo a desconfiança terceiro a glória
aqui paragraph 1 maravilhoso para descrever a natureza humana o repetir de modo que na natureza do homem encontramos três causas principais de discórdia primeiro a competição segundo a desconfiança terceiro a glória vou te explicar isso aqui o porquê que a natureza humana é competitiva beleza para Cachoeira não raro nós queremos o mesmo bem se ele não é de ninguém a princípio não tem sociedade ainda não tem posse nem nada a gente tende a competir e são Dados natureza entendeu competir segundo momento em que eu tomo a cachoeira para mim no exemplo que eu dei para
você quem me garante que você não vai se juntar uma galera para tomar Cachoeira de mim o meu amigo Você tem uma pessoa que fica desconfiada é uma pessoa que tem muita posse se tem uma pessoa desconfiada uma pessoa que tem muita após ainda mais num país como o nosso Brasil que é um tantinho assim perigoso a confiança gera hostilidade tempo inteiro porque eu nunca sei quando vão tomar de 1000 que eu tenho i i e ainda que não haja competição mente confiança tem uma coisa que é danada do bicho-homem aí você vai identificar meu
amigo meu amigo o homem adora contar vantagem mas adora se mostrar isso não é coisa do consumismo capitalismo não isso é natural isso é natural o homem sempre gostou de ser reconhecido talvez a gente sociais né Consumista e capitalista disse que você adora criticar o exército Seven É eu falei errado é exagerem exagerem essa tendência humana mas o homem adora se vangloriar tá isso Hobby identificam como um dos motivos ali de discórdia né competição desconfiança e Glória Oi tudo bem e ele continua É nesse contexto meus amigos não há outra opção Avelar uma guerra todos
contra todos na guerra de todos contra todos que diabo é isso Victor guerra de todos contra todos e continua não há conhecimento da face da terra nem cômputo do tempo nem Artes nem letras não a sociedade e o que é pior do que tudo um constante temor e perigo de morte violenta e a vida do homem é solitária pobre por dida embru tecida e curta num contexto em que a gente tem medo a gente compete a gente é desconfiado Olha o medo e lembra do medo cara não tem como ter conhecimento não tem como a
gente marcar o tempo não tem como a gente fazer a arte não tem como a gente cultivar as letras não tem como a gente se organizar porque a gente fica com medo constante temor e perigo de morte violenta Essa é a situação natural Essa é a situação natural o ou seja ele fala estado de guerra de todos contra todos já ele não tá dizendo que necessariamente os indivíduos estão seis espancando uns aos outros então eu em violência em ato né em contato se você já ouviu falar em violência em potência quero aquela violência que você
sente numa sala quando você divide essa sala com alguém que você sabe que é Impetuoso pelo Brasil a gente chama de barraqueiro né já conviveu no ambiente com um barraqueiro uma barraqueira não faz o gênero tem barraqueira barraqueira quando você entra no ambiente com um barraqueiro e com uma barraqueira você se sente a tensão no ar como se a qualquer momento ali fosse estourar uma confusão isso é estado de guerra você imagine por exemplo na história a Guerra Fria foi mais na guerra fria não fosse tão frio assim mas você entendeu a ideia aí refri
aquele contexto em que a qualquer momento poderia vir a terceira guerra e não veio mas a qualquer momento poderia vir isso é o estado de guerra ou seja estado de guerra sobretudo é o estado de desconfiança por quê Porque é um constante vou repetir aqui ó constante temor e perigo de morte violenta imagina o inferno que deve ser viver num constante temor e perigo de morte violenta isso é o estado de guerra de todos contra todos isso é o estado de guerra de todos contra todos desconfiança você conseguiria viver e conseguirem viver nesse contexto eu
não conseguia eu prezo muito minha segurança e aí Alguém poderia perguntar a ele ele argumenta hobbies vem cá existe mesmo o estado de natureza de modo tão violentas Então tá viajando não ser humano não é tudo bonzinho não E tu tá só porque da tua sociedade é violenta blablablá não sei o que será que existe mesmo aí eu falei assim vamos brincar vem cá chega aí Calma jovem Senta aqui que eu vou te explicar por que que eu acho que todo mundo é assim aí ele tem um parar de Engraçado que ele ele pede para
o leitor imaginar mais ou menos assim que seja Portanto ele o leitor a considerar-se a si mesmo vá buscar o Renato tá duvidando então vem cá eu considero aí considerasse assim mesmo que quando empreende uma viagem se arma e procurei bem acompanhado vamos a gente não se arruma mais não depende dos países na verdade a época dele ser amável é que quando vai dormir fecha suas portas ué Tô na frente da tua porta quando vai dormir não é tu que acha que é natureza boazinha deixa a porta aberta então o que mesmo quando está em
casa tranca seus corpos lá que doido você tá em casa e se deixe o copo o cofre trancado A então você confia natureza humana de seu cofre aberto então e isto mesmo sabendo que existem inglês e funcionários públicos armados é uma é um nó é todo mundo sabe que a gente polícia ao mundo sabe é porque a gente dorme de porta aberta é cara Joana fala para mim como é que é em Portugal fala para mim Joana em Portugal as pessoas dormem ou não dorme de porta aberta porque aqui no Brasil meu amigo é impossível
a gente pegar as grandes cidades pelo menos já Aliás o Sempre tem alguém de uma cidade muito pequena assistindo aqui o inef se você de uma cidade que é seguro o suficiente para dormir de porta aberta Fala aí coloque no chat agora eu quero muito saber mas fala com a sua cidade também não fale qualquer cidade ou estado e fala se dá ou não dá para dormir de porta aberta na sua cidade é porque a situação que eu vou estar deixando aqui não tem nada a ver com a sua cidade se é que vai aparecer
alguém em que que vai falar isso então fica jogando eu comecei a gente não é a pergunta que vem a seguinte né Putz tá o estado de natureza ao estado de constante medo medo medo de morte violenta Será que o Rob está dizendo que o homem é mau só uma pergunta que geralmente a gente tem O equívoco é um equívoco tá guarda aqui professores que tomar esse Shino atención e alunos também e a gente para efeitos didáticos eu entendo isso para efeitos didáticos na explicativo e tal tá galera do ensino médio comete um equívoco porque
aqui é bem simples de resolver eu espero que você entenda Oi gente era mente contraponho robsao Russo é uma o Robinson seria aquele que fala que no estado de natureza os homens são maus e o russo é aquele que fala que o homem é bom Oi ó eu nunca mais cometer esse erro tá bom nenhum dos dois fala isso bom e se você insistir nesse erro é porque você não entendeu a premissa básica do que o rock está propondo dizer que o homem é mau é fazer um julgamento moral sobre o homem o Hobbes não
admite julgamento moral pré Floresta sociedade quando ele descreve o estado de natureza ele não tá escrevendo escrevendo um contexto em que o bem o mal valem recebe o bem o mal por Hobbes só passam a valer na sociedade portanto a pergunta o ser humano é naturalmente mal para o Hobbit não faz sentido como é que ele é naturalmente mal ele é naturalmente ser humano ele é como ele não ele ar ele é um e tem um trecho que ele fala isso ele fala assim onde não há poder é comum não a lei e onde não
há lei não há injustiça seu estado de natureza onde não há poder comum seria uma organização política não a lei é onde não há lei não há Justiça na guerra o estado de guerra sabe de todos quantos reais de todos contra todos a força EA fraude são as duas virtudes cardeais que é mais forte e quem consegue fraudar melhor o outro se dá bem ou seja ele tá Note que ele tá brincando com a palavra virtude não não tá dizendo que é uma virtude de verdade porque ele tá dizendo nada mais é do que veja
no estado de natureza não faz sentido em falar em Vícios e Virtudes que tá dizendo ah ah não a propriedade nem domínio só pertence a cada um homem aquilo que ele é capaz de conseguir ir apenas enquanto For Capaz de conservá-lo percebe quer saber o erro que é então fala que para o Robison a minha mal entenda dizer como é mau ou bom é um julgamento moral do necessariamente tem que ter um critério para decidir o que que é mal e bom E esse critério é moral o Robson ele a trela o certo o errado
e portanto a moral a sociedade depois que é um equívoco e é fácil de você evitar isso faz não precisa muita coisa e o Robson faz uma diferença entre lei e direito é a seguinte para ele lei aqui é uma galera que curte direitos lei é uma ordem é uma ordem para fazer ou deixar de fazer alguma coisa chama lei direito para o Robson Alex ele a lei e direito seria IOS é a liberdade para fazer o deixar de fazer enquanto a lei ordena o direito nos dá liberdade nos permite nos permite E aí o
Hobbes diz assim veja no estado de natureza não há lei nem direitos no estado de natureza não há lei nem direitos e portanto mais você falar em bem mal ninguém nos ordena nem nos concede a liberdade e por isso ele é um convencionalismo por isso que ele é um convencionalismo fica um convencionalismo alguém que vai dizer que o certo e errado nascem de Convenções o actor pactos sociais vou já vou mostrar o que que significa exatamente o pacto que o Robson não ao certo eo errado o bem eo mal antes do pacto antes da convenção
não há há é mas ainda assim ainda que não haja lei e direito portanto bem mal ainda tem Wesley direito importante também mal o Robson vai aumentar que a lei natural ou seja não há lei emanada pelo Estado em por pelo soberano nem nada disso é porque não ah mas é razoável supor des Robes razoável supor princípio de alto interesse a princípio Já alterei irracional preceitos para maximizar as chances da própria sobrevivência Como assim Como assim não entendi não entendi não entendi o Rob está dizendo o seguinte Olha o ser humano e tem um princípio
instintivo de se autopreservar e depois agora o que o ser humano tem medo e o medo só deriva de uma de um princípio que é eu não quero morrer eu não quero morrer isso é natural e é razoável supor que está presente em qualquer ser animado inclusive né lembra da divisão filosofia hobbesiana se eles animaram se eles animados seres fictícios inventário todos ser animado tem um princípio da do alto interesse e da outra gravação chama lei natural Isso é uma lei natural e o Hobbit enumera 19 leis naturais aqui no Leviatã 19 lei natural para
caramba mas Pois é feito da nossa aula basta as três primeiras as três primeiras leis naturais que ele enumera o primeiro a procurar a paz e alcançá-la e defendendo-se com todos os meios possíveis a identificar só com essa primeira lei acontece o seguinte veja se é um direito procurar a paz portanto buscar minha segurança no fundo que ele tá dizendo não fugiu do medo e alcançá-la E para isso eu posso utilizar Qualquer meio já que não existe certo e errado eu faço inclusive passar por cima de você tu tens Não interessa se você tá na
minha frente eu posso tirar sua vida senão a sociedade porque o que importa é minha é razoável supor que cada indivíduo assim pensa não não contexto em que não há certo e errado isso é uma lei natural eu posso defender-me e vamos Qualquer meio possível segunda lei segunda lei é renunciar ao direito sobre todas as coisas quando Na verdade é um quando mudei aí na hora conter não quando também os outros renunciam chama lei se todo mundo decide renunciar ao direito um ela poder fazer qualquer coisa então eu também renuncio só uma lei natural Mas
ela é condicionada a renúncia só acontece quando todo mundo renunciar juntos porque senão não vale aqui já começou a ver a ideia de sociedade mais calma e a terceira Leia a respeitar os pactos estipulados e pronto eu quase fundei o estado a partir de agora nós vamos seguir o resto assim porque os indivíduos consentem em livremente sujeitar-se ao governo foi a pergunta que eu fiz anteriormente porque que os indivíduos concordam em se sujeitar ao governo o riso hobbies tem um homem e na verdade é que ir csm aí que um homem Concorde quando o outros
também o façam e na medida que tal considere necessário para a paz e para defesa de si mesmo Olha objetivo aí né que um homem Concorde quando outros também o façam na medida que tá considere necessário para a paz e para defesa de si mesmo em renunciar ao seu direito a todas as coisas contentando-se em relação aos outros homens com a mesma liberdade que é os outros homens permite em relação a si mesmo quando isso acontece quando isso acontece aí é sociedade tá pronta para nascer o ou seja qual que é o primeiro mera regra
natural era lei natural o homem procura a paz e alcança a parte não importa o que ele precisa se ele precisar matar outro homem pode não ter certo errado ainda olha mas isso a gente já viu que dá dá dá' ruim como diz aqui no Rio de Janeiro tá ruim porque dá ruim porque já era de confiança porque já o estado de medo permanente é bom a segunda leia-se todo mundo abdica do direito de poder fazer tudo eu também é bíblico cada indivíduo pode supor é porque o objetivo é rapaz tem objetivo é segurança que
o objetivo é defesa de si mesmo tá bom aí tá nascendo estados porque aqui vem a resposta por quê que nós Eu você aceitamos o bolsonaro o que Que Nós aceitamos o governo porque é e os indivíduos consentem em livremente sujeitar-se ao governo para manter a própria segurança essa resposta do Robson por quê que existe estado Victor para o Hobbit porque a gente precisa de segurança segurança é um bem tão caro mas tão caro e viver sem o estado é um contexto tão Infernal mas tão Infernal que a gente prefere abdicar de parte da nossa
liberdade de verdade não de parte da nossa lei natural que nos assegura poder fazer qualquer coisa e Para ter segurança porque o parque é o seguinte o contrato é o seguinte contrato É amor coloca aqui é o dois a cada um renuncia o direito sobre todas as coisas quando também todo mundo renunciar Esse é um pacto boa se eu renuncio é porque eu tô esperando que você não me ataque é porque eu tô esperando que você renunciou também Oi gente tem que respeitar os parques estipulados se eu só princípio três aqui primeiro a terceira lei
natural e a sociedade todo esse fundo aqui inteira se fundo aqui o Robes faz uma diferença entre contrato e pacto Esse contrato e parte que é mais ou menos assim o contrato uma transferência de um direito ou um trem em consideração um benefício recibo lá a gente contrato aqui sei lá Vitor eu gostei do seu serviços de professor me de aula por seis meses seja meu tutor e a construtora era muito comum filósofo moderno setor de Nobre hoje ninguém contrata professor de Filosofia preceptor mas se você for muito rico querendo contratar fica à vontade vamos
fazer o contrato Vitor eu transfiro para você 100mil reais sou muito barato né E você e você me dá aula durante seis meses são contratos são contratos um pacto por sua vez é um contrato em que existe um remédio de confiança Ou seja eu confio plenamente que você vai cumprir o que você falou eu confio plenamente você vai cumprir o que você falou é a diferença aqui no contrato geralmente geralmente a alguém que Force a fazer caso o contratado não seja entregue no pacto não tem quem forte no parque você não tem quem forte o
pacto é baseado unicamente na confiança as partes não fizerem não quiseram mas a confiança que vale que o que Raio X é o seguinte erro diz o seguinte Olha lá sem a terceira lei aqui o pactuado precisa ser cumprido os pactos seriam vãos Ah e não passariam de palavras vazias como o direito de todos os homens a todas as coisas continuarão em vigor e permaneceremos a condição de guerra se eu não aceitar que o pacto ali precisa ser cumprido acho que eu tô num contexto de natureza portanto não tem estado para me obrigar a fazer
você não aceitar que o cartório precisa ser cumprido queria uma lei natural então a gente nem começa a discutir sociedade Nem começa em comércio é mas quem garante você me perguntaria uma vez que o pacto é feito cada uma dica de parte dos seus direitos esperando que o outro respeite a sua segurança quem vai administrar esse pacto quem vai se você tem dúvidas ainda portanto para que as palavras justo e injusto possam ter lugar é necessário alguma espécie de poder positivo poder positivo para você que não sabe é o poder que faz uso da força
física capaz de abrigar igualmente os homens ao cumprimento de seus pactos mediante o olha só a palavra que eu abusar mediante o terror de algum castigo que Seja superior ao benefício que esperam tirar do rompimento do pacto Vitor Quem garante o cumprimento do pacto original que era baseado na confiança na eu confio em você que que você não vai me tirar os bens e você confia em mim velho não dá para confiar no homem porque o homem é sagaz porque homem Maroto porque o homem é espertinho você tem que eleger alguém que tá fora do
pacto esse strategy e tem querer de alguém que tá fora do pacto para garantir o pacto ver se a gente confiança nas partes que fizeram um pacto chegam para o bico cada uma das partes é interessada em que o Pacto de vez em quando já quebrado para tirar vantagem ser humano na sabe que é assim sabe que é assim voltou a gente precisa eleger alguém fala do pacto que não tem interesse eu pago mais que o manteria e essa pessoa essa pessoa seria o estados e daqui nas o status da terceira lei da natureza que
é o pacto olha para ser cumprido e da segunda lei que diz que se cada um CD parte do seu direito de fazer o que quiser então a gente tem mais segurança dessas duas Leite conjugadas surge a necessidade de alguém que Garanta esse pacto e aí vem o parágrafo final aqui que eu vou ler para vocês hoje o único modo estabelecer um poder comum é conferir toda a sua força e poder a um homem e olha o detalhe ou esqueceu o pastor diferente é uma assembleia de homens sim o Robson não tá abrindo a possibilidade
só para que haja uma monarquia ao contrário do que a gente poderia dizer o Robert também abre necessidade a possibilidade aqui no Leviatã de que a esse poder soberano absoluto eu acho mal Robinson teórico do absolutismo seja também uma assembleia eu sabia disso para conferir toda sua força e poder a um homem ou a uma assembleia de homens que possa reduzir suas diversas vontades por pluralidade de votos a uma sua vontade uma só vontade cada homem deve dizer a outro homem cedo e transfiro meu direito de governar me a mim mesmo a este homem ou
esta Assembleia de homens com a condição de transferir isto o teu direitos esse ele está de intrometido tu o teu direito autorizando de maneira semelhante todas as suas ações é esta a geração daquele grande Leviatã que a metáfora que o Robes usa para estado né ele não utiliza a palavra estado e utiliza Leviatã ou antes para falar em termos ou então ter aí mais reverentes daquele Deus mortal ele considera o estado 1D é só que não Deus mortal ao qual devemos abaixo do Deus Imortal nossa paz e defesa O Leviatã portanto meus amigos é uma
metáfora é uma metáfora para designar o Deus mortal o Deus mortal que garante o pacto porque ele é só uma vontade encarnada que garante que todas as outras vontades que já fizeram um pacto não vão descobrir o pacto esse à vontade encarnada esse Deus mortal pode ser uma pessoa Eleita ou varias é Eleita como Victor as pessoas de verdade se unem para eleger as não meu filho não eu já te falei que o Rob Zé filósofo ele não é cientista é uma hipótese é a do contrato social né esse pacto Inicial esse pacto Inicial que
dá origem ao Leviatã só vai hipótese filosófica é razoável supor isso Portanto o estado se Funda meus amigos no medo no medo Este é o estado eu vou te mostrar mais uma figura hoje mais uma segura hoje esse aqui é a capa central da primeira edição do livro do na verdade a capa de rosto seu negócio da primeira edição do livro Leviatã Hobbes lá no século 16 aí não sai com 17 então século 17 ainda vamos ver alguns detalhes aqui ó Oi ó tem um retrato aqui se você parar para perceber de contas de guerra
guerra de homem homem encontrar um homens aquele que eu deixo de uma reunião eclesiástica é isso aqui não faço ideia o que significa se alguém souber pelo amor de Deus fale armas novamente Opa passei errado ó Oi e aí vamos subir vamos subir aqui em cima tem um castelo E aí dá para ver Castelo tem uma coroa tem um canhão símbolos nas de guerra e poder e poder civil digamos assim ver se lado é o símbolo do poder civil desse lado aqui é o símbolo do Poder Eclesiástico A Coroa do Papa e aqui alguns adereços
da igreja porque se você fala para perceber o nome do livro inteiro não é Leviatã é Leviatã ou matéria forma e poder e poder a de um como um elf é a palavra que ele usa não é estado como um Alpha a gente está em português para estado de um como um elf Eclesiástico ou seja relativa a religião na ao poder ao poder clerical e civil ao poder temporal e Thomas Hobbes de malmesbury note é Leviatã ou a matéria forma e o poder de uma como um elfo de onde estado né traduzido contemporaneamente Eclesiástico e
civil porque para o Hobbit O Hobbit o soberano que poderia ser um homem um Assembleia em canaria os dois poderes em si né não haveriam mais separação entre poder Eclesiástico e civil em cada área mas não acaba aí não e esse seria a a figura do Leviatã para se você percebe que de um lado tem uma espada representando o poder civil e junto tem aqui eu não sei se o nome de se machucar é mas é um mas tu religioso ele tem o nome de um específico esquecido Total se alguém souber bota aí na legenda
mas é um é um símbolo religioso se eu não me engano eu tô vendo aqui no livro é o nome disso é báculo é é báculo é um mastro utilizado como representação de poder Eclesiástico mas vamos chegar mais perto e se ele havia tanto se você já tinha percebido que o corpo dele é composto de pessoinhas já tinha percebido isso Qual que é a ideia aqui a ideia aqui é essa mesma a figura do estado é a junção de indivíduos é a junção de indivíduos o estado é uma um corpo fictício lembra mas ele ele
poderia ser encarnado essa essa defesa do Robyssão essa teoria do Robson em todos os indivíduos todos os divisão estados que abdicam cada um parte do seu direito a fazer todas as coisas em prol de mais segurança e se submetem a uma só vontade à vontade do Leviatã dessa metáfora aqui prestado Esse cara é o estado mas ele é ao mesmo tempo a junção de todos os copos papel de quantos Robins é um cor por esta recordo disso é um corpo horista o resto alguma Liberdade onde vidro com base nesse estado aqui todo poderoso que tem
tanto poder clerical quanto poder civil resto alguma Liberdade onde vidro porque a ideia do Robson basicamente a seguinte né e nós abdicamos de da maior parte da nossa liberdade em troca de viver de ver tranquilis DVD boaça a viver sem medo de ser morto e em economia Você já ouviu falar da expressão trade off trade of World Trade off o trade-off é uma troca que a gente faz o tempo inteiro o que ao mesmo tempo em que a gente escolhe alguma coisa a gente perde uma coisa é inevitável e escolheu uma coisa implica perder outra
coisa por exemplo se você escolher o está aqui nesta sexta-feira à noite O louco bicho exatamente as 7:15 da noite assistindo essa aula é porque você perdeu outra coisa você poderia tá namorando se poderia tá vendo Netflix se poderia estar na ri-happy aula priva são trade-off é você ganhar uma coisa e perdeu outra mesmo tempo isso sempre acontece sempre acontece a famoso custo de oportunidade já ouviu falar nisso custo de oportunidade quando vocês podem fazer uma coisa você nascer a gente pede outra você tem que decidir e o trade-off o trade-off do Hobbes é o
seguinte se você quer mais segurança e foi por isso que você fundou o estado eu tenho que aceitar que você vai ter menos Liberdade Não Tem sof se você quiser mais liberdade então aceite que isso vai implicar - segurança playoff não tem como ter os dois porque mais Liberdade significa dizer que tem menos gente te vigiando Certo Correto mesmo gente te vigiando é mais perigo de você ser assaltado né violentada e por aí vai esse é o ter dof hobbesiano e existe até hoje tá esse até hoje Se você pegar uma obra como por exemplo
1984 do dial dial ro esse treino você tá lá qual que é o seu negócio Ah então você quer uma sociedade na que é muito igualitária que é muito segura Ah então tá bom pago o preço que é porque ela vai ser altamente vigilante para garantir que nem que ninguém vai ter mais que ninguém e a gente sabe que você é balela né porque o pessoal do governo tem pelo menos na obra e você vai perder sua liberdade empresa assim é um troço antes do se você que adolescente tem que adolescente não olha para mim
e olha para mim adolescente em qualquer maior Qual que é o maior reivindicação do Adolescente Rita meus pais não Confiam em mim eu queria ser queria sair mas aí meu pai põe condição aqui põe condição ali Beleza você quer liberdade portanto não é isso quando o restante da Liberdade entre dof tenho três horas Qual que é o teu bofe da Liberdade a segurança meu amigo segurança você quer você quer liberdade então aqui que você vai ficar inseguro é porque a segurança que você tem e que você realmente pensa que que tem porque ela é tão
garantida mas só garantindo que você acha que é natural e e Olha para cima para cima se você tem um teto o contato é mais segurança que isso a vaga por status para você ver se você vai ter a liberdade que você cá quem paga por ele você não vai ter liberdade você quer que no momento que você tiver que trabalhar para ter esse Tatu e você não vai ter todo o tempo disponível do mundo para fazer que você quer o que prestar contas à patrão a colega de trabalho contas para pagar o rei dos
nossos liberdade ou segurança dá para ter os dois da mas não em termos absolutos quanto mais você aumenta um você diminui o outro mais você aumenta outro seja nenhum 39 Esse é o grande traidor se obesiane que você percebe na sua vida cotidiana pessoas que você que adolescente Oi e aí a pergunta que eu fiz antes era Existe alguma Liberdade onde vidro já que ele faz estrofe em troca de segurança ele a medida da Liberdade o Robes fala que sim fala que sim ele fala lá pelas tantas que o súdito súdito tem o direito de
fazer o que quer que o soberano não tenha regulado por lei oficialmente então é meio que tem um papel tem um tem uma liberdade residual O que sobra o indivíduo pode fazer e você sabe que isso é um princípio do direito até hoje né é a nós cidadãos pessoas físicas é dado pessoas jurídicas também é dado fazer qualquer coisa qualquer coisa que a lei não proíba e se a lei proíbe você não pode mas se ela for missa Você pode você pode é o contrário do princípio da administração pública Você sabia disso administração pública ou
seja o estado por lei só pode fazer aquilo que a lei permite é diferente nós nós podemos ver tudo aquilo que a lei não proíbe então preciso que vai até hoje para o Direito Administrativo e projeto civil também mas é qualquer lei qualquer lei é ele pode o quê Soberana pode fazer qualquer lei que a gente tem que obedecer E aí tem último resquício de liberdade no Robson eles termina com essa não é qualquer aí não é qualquer tem uma lei como é que se o estado quiser fazer o Rob diz a gente tem o
direito de se rebelar uma lei qual esta se o soberano ordenar alguém mesmo que justamente condenado me olha só mesmo que justamente condenado por não ter um criminoso veja lá E se o soberano coordenar alguém que se mate se fira ou se mochila é assim mesmo ou que não resiste aos que o atacarem ou que se abstenha de usar os alimentos o ar os medicamentos ou qualquer outra coisa sem a qual não poderá viver e se alguém tem a liberdade de desobedecer e quem tá dizendo Veja a primeira lei da natureza que o Rob está
dizendo é o homem tem direito a auto-preservação um beijo você é muito incoerente da parte Ok se ele desce o poder para o soberano de revogar a primeira lei da natureza certo então tem um limite do soberano Unity você vai lá não pode obrigar ninguém a aaa não se defender entende todo mundo tem um jeito de defesa mesmo o Condena o criminoso condenado mesmo esse cara vem buscar nós que o Robson ele tá tá no século 17 nasceu no século 16 mais viveu a maior parte aqui 17.600 alguma coisa muito longe importante direitos humanos muito
longe muito longe mas eu quero que você não algumas coisas aqui é que você acha algumas coisas aqui o primeiro não pode pra cá primeiro primeiro o Robes parte do indivíduo é fundamental estado e não de Deus na época dele a teoria básica a teoria básica para fundamental do Estado era direito divino se você notou aqui que a própria representação do Leviatã é composta de indivíduos os indivíduos escolhem racionalmente abdica da liberdade para garantir segurança em os direitos individuais fundamentam os estados ele não é liberal tá o Robson não é liberal e tá anos-luz dos
Direitos Humanos mas aprende-se a mesmo você percebe e outra quando ele garante o direito de rebelião de desobediência ele tá ser faltando um direito típico da nossa época beija e eu tenho direito de me defender mesmo que seja um condenado a cremes entende mesmo eu sendo um condenado o cliente ninguém pode me Obrigado controle porque antes natural portanto hobbies acha muito premissas completamente laikas não tem nada de religioso aqui não tô aqui tem um tem um filósofo contemporâneo chamado John rawls que tem uma série de conferências sobre filosofia política João Rosa foi foi professor universitário
de filosofia política antes de ser filósofo reconhecido e não é temperado São João aos ele fala a senhora eu vou analisar o Robes aqui mas é irrelevante para mim tanto a metafísica ou por aí está dele quanto a o envolvimento dele com religião e gravar porque a teoria política dele é completamente compreensível sempre acho boa nem Deus nem nem uma metafísica qualquer um O que você acha faz sentido eu te pergunto de novo né o Robson foi acusado de ateu herege acho que as pessoas tenham direito de acusá-lo de ateu herege dada a teoria dele
toda que você aprendeu hoje obra uma figura interessante é claro que ele é como todo todo ser humano é fruto do seu tempo que joga com vocabulário religioso mas no exame minucioso da argumentação eu tô com João House dá para entender o Robson sem Deus dá para entender perfeitamente o Robson em Deus a teoria política dele é muito bem fundamentadas em até lá para o direito divino ainda que ele faça uso no livro inteiro do vocabulário religioso meus amigos esse é o Thomas Hobbes muito prazer Espero que eu tenho aberto a cabeça de vocês um
pouco mais sobre quem é filósofo muito interessante e um dos Pais da filosofia política moderna o dia que ele é o mais relevante até que o próprio Maquiavel em termos de filosofia política então uma das primeiras aulas de filosofia política aqui no no inef na verdade teve uma de Aristóteles teve de Maquiavel e agora do Robson pertinho chegamos ao fim da aula deixa eu ler os seus comentários aqui tive que ficar aqui comigo a metafísica do robb Stark a Joana daqui o Bruno Rui aqui a Thammy o ataque a quem Mas que massa que massa
que março Bom dia leite que tá aí o Cássio o Victor Fernandes e a queimasse o Victor Fernando está dizendo Coloca mais energia nessa explicação interessante né Vitor dessanti eu vou considerar sua observação tá Vítor westhelle tá aí o Giovana ta aí e é isso muito obrigado gente por ter acompanhado até aqui viu é da próxima vez eu vou botar uma energia especial só para o Victor Fernandes só porque ele me sentiu borocoshow próxima vez Victor a energia vai ser toda sua e obrigado de Neide Obrigado Giovana espero vemos amanhã no Instagram comigo professora Joana
as 5 horas da tarde falando sobre a aula de hoje tirando dúvidas e batendo um papo que é sempre maravilhoso com a Joana Certo muito obrigado muito obrigado e até amanhã pessoas beijo e boa sexta-feira