Guy Debord e a sociedade do espetáculo - Brasil Escola

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Você já percebeu que está cada vez mais difícil manter a concentração em um texto que não tenha imag...
Video Transcript:
[Música] [Aplausos] Fala aí pessoal tudo bem com vocês eu sou Francisco porfiro professor de Filosofia e hoje nós vamos entrar bastante aqui na filosofia contemporânea a filosofia chamada por alguns autores de pós-moderna que vai trazer o assunto que é sobre o filósofo guide Deb e a sociedade do espetáculo guide B foi um filósofo francês eh também cineasta e ele desenvolveu uma teoria contemporânea para explicar o mundo após a Revolução Industrial e o mundo que estava se tornando globalizado etc que era um mundo extremamente ligado a questão da imagem tá o mundo que necessitava dependia da
imagem que depende na verdade né da imagem como Aquela produção total da realidade para debor após o advento principalmente ali da indústria cultural há uma dominação geral quase que ideológica das pessoas por meio do controle das imagens então aquilo que se tem n na mídia por exemplo na comunicação seria instrumento de controle das pessoas mas antes de passar paraa nossa vídeoaula deixe seu like aqui no nosso vídeo se inscrev no nosso canal e ativem também o [Música] Sininho pessoal o contexto que em que guide bor está falando é um contexto de autod desenvolvimento do capitalismo
n o guide debor está falando aqui está escrevendo ali na década de 1960 1970 do século XX portanto capitalismo já tinha se desenvolvido até o seu ponto do capitalismo chamado capitalismo financeiro de mercado já tinha superado ali o capitalismo industrial que aliás desde Essa época do capitalismo industrial a gente já eh observava né até nos escritos críticos de Carl Marx sobre o sobre a o capitalismo industrial que havia uma dominação midiática essa dominação mediática ela se tornou muito mais complexa no século XX depois da da da segunda guerra mundial né com o advento da globalização
ela se torna ainda mais intensa se a gente for pegar por exemplo a a utilização da propaganda pelos regimes totalitários né o nazismo e o fascismo na Alemanha e o stalinismo na na União Soviética né na Alemanha na Itália e na União Soviética havia uma forte utilização de técnicas midiáticas de de técnicas né de uma tecnologia da informação e da comunicação disponível na época para o controle ideológico das pessoas então o o líder totalitário ele conseguia parte do apelo que que ele tinha do Povo ali do Povo junto aquela ideia né do do de Hitler
ou de Stalin ou de Mussolini carregando uma nação com eles era parte disso se dava por meio de uma dominação midiática de uma dominação da propaganda de utilização da propaganda isso ficou muito intenso nesse período estava se intensificando só que se ramificando porque não havia mais no na década de 1960 70 um controle totalitário sobre a população então isso estava meio que se espalhando na sociedade e um dos elementos que vai trazer essa possibilidade segundo debor segundo a análise da obra de guide debor é justamente o advento da indústria cultural né que foi teorizado ali
pelos teóricos pelos filósofos da escola de Frankfurt teodor Adorno e Max horkheimer eles estão entendendo que a produção cultural e a produção artística ela se tornou um produto do capitalismo que começa a ser feito em escala Industrial distribuído né através da da do que eles chamam de técnicas de reprodutibilidade tá isso começa a ser distribuído e vendido como se fosse um produto mesmo como e e para Walter Benjamin por exemplo também era da da tradição ali da teoria crítica isso faz com que a obra de arte perca a sua aura né Essa perca de uma
aura de uma a cidade da obra transformação dela em produto acaba fazendo criando meio que uma fusão entre mídia e fazer artístico por quê Porque a mídia tá encontrando aqui uma espécie de negócio de produto que ela vai poder vender Então se antes né Se a gente for colocar ali até o século 18v X9 a mídia ela se detinha a ao noticiário as informações ao noticiário político a mídia passa a estar presente a partir do século XX no cinema na produção musical né em outros meios de em formas de fazer artístico também por quê Porque
encontra nisso uma possibilidade de lucro Além disso tem a questão da do controle ideológico né utilização desses meios desse dessa desses produtos da indústria cultural como controle ideológico né como forma de vender outros produtos que não a própria obra de arte se a gente for pegar por exemplo década de 1940 1950 nos Estados Unidos o hábito de fumar ele tinha se espalhado se popularizado Ali era algo considerado inclusive Chique né era algo bonito eh a pessoa fumar eh era algo comum entre todos e qual que foi o primeiro o principal meio de disseminação desse hábito
através de propagandas o cinema o cinema hollywoodiano para gu bom nós estamos vivendo uma era de dominação das imagens porque as imagens elas passam a exercer um controle sobre as pessoas é uma sociedade que fica magnetizada pelo uso da pela imagem né pelo pelos Recursos audiovisuais e pela mídia ela acaba se tornando uma sociedade facilmente controlável tá então é uma era de controle das pessoas através da imagem da utilização da imagem é uma era de dominação das pessoas e notem bem que por imagem aqui o guide debor está entendendo basicamente o espetáculo né O que
que seria o espetáculo da sua Sociedade do espetáculo seria grosso modo num sentido geral e amplo a imagem tá mas ah Professor qualquer imagem aquilo que eu vejo aquilo não a utilização basicamente de recursos a audiovisuais né E se a gente for pensar lá nos anos 60 70 quando o guide Deb tava escrevendo essa o que ele chamou de imagem ainda não era interativa né a imagem ela vinha de onde ela vinha da TV principalmente das revistas né dos jornais hoje a o espectador da imagem ele não é só mais um mero espectador que não
participa ele está participando do jogo ali através da internet então hoje a gente tem Talvez uma uma intensificação dessa dominação através da imagem por quê Porque ela faz o expectador entrar naquilo né Entrar no jogo se eh interagir e com isso ele pode ficar ainda mais vulnerável né mais facilmente influenciável e às vezes até pensando que ele está agindo por conta própria né que ele está exercendo a sua autonomia porque ele está participando e escolhendo aquilo que ele quer quer ver falando eh anunciando colocando também as suas a sua produção artística intelectual e imagética para
os outros verem né publicando divulgando para guide Bó o ser humano ele acabou com isso com toda essa imersão nesse processo imagético no espetáculo vivendo uma confusão entre ficção e realidade é como se as narrativas ficcionais n as narrativas da da televisão do cinema elas pro espectador que tá tão ali magnetizado e dominado por aquilo ela acabasse substituindo muitas vezes né ilusoriamente a sua vida real então o espectador ele acaba se colocando naquele mundo fantasioso tá isso é um dos aspectos que Vai facilitar a dominação e nós temos aqui a dominação do espetáculo segundo Deb
do espetáculo concentrado e do do espetáculo difuso tá ambas pelo mesmo pelos mesmos processos de dominação através da imagem A diferença é que o espetáculo concentrado ele estaria ali dentro de um regime mais autoritário como foi por exemplo o totalitarismo né uma ditadura onde h a centralização mediática centralização do controle midiático numa sociedade mais liberal você teria o o poder ali a concentração do espetáculo a o espetáculo difuso né on onde você espalha mais as possibilidades você não mantém um único centro de controle do Poder apesar disso poder ser questionado mesmo dentro da da obra
de gubor né Há esse questionamento como se se não há uma um centro mesmo numa sociedade Liberal como nos Estados Unidos da década de 1960 70 liberal no sentido político eh e econômico também você tinha ali uma indústria cinematográfica uma indústria midiática pessoas grupos e né muitas vezes não eram eram as mesmas pessoas os mesmos grupos que estavam por trás de toda a mídia norte--americana então mesmo nesse espetáculo de fuso há essa possibilidade de concentração tá mas aqui em questões políticas ele é mais aberto e O interessante é que guide Deb ele né como autor
na épa com a sua influência teórica assim como outros filósofos da época como Foucault Michel Foucault jil deles ele influenciou ali dentro da França os protestos que ocorreram em maio de 1968 essa influência de debor fez com que o parte ali da população da época né começasse a perceber que apesar da aparente Liberdade política de uma aparente liberdade que eles tinha na verdade eles estavam sendo controlados por todo lado né como se houvesse um cerco fechado e o mais interessante ainda é que na década de 80 guide debor ele vai se mostrar como um uma
espécie de pessimista né que reparou ali que ele antes ele pensava que era possível a sociedade sair dessa estratégia de dominação mas ele percebeu que depois do mais de 68 depois da década de 70 e com o o o a dominação ainda mais maior da mídia dos centros midiáticos a população ficou ainda mais dominada Ainda mais enclausurada nessa Sociedade do espetáculo para exemplificar um pouco disso que a gente falou aqui eu trouxe para vocês dois filmes um é o show de Truman de Peter we que é interessante que mostra uma um um homem que vive
desde criança dentro de um reality show A sua vida é um Reality Show sem ele saber ele começa a descobrir isso quando ele é adulto né quando do criança ele foi meio que foi assinado um contrato por ele ali de que ele pertencia a a uma grande produtora e essa produtora ela divulga o reality show A vida de Truman né Dia e Noite Todos os dias e as pessoas mais interessante é que as pessoas elas consomem aquilo e elas vivem imersas na realidade de trum na vida de Truman né muitas vezes parecendo confundir ali o
espectador com a aquilo que tá sendo veiculado na no programa outro filme interessante é quero ser John Malkovich de Spike Jones que ele vai fazer uma o o o personagem a Trama se passa ali em torno do ator John Malkovich que interpreta ele mesmo no filme e de um um ator ator frustrado que né acabou virando ali eh a pessoa que que mexe com eu esqueci o nome Marion como é que é Como é que chama quem me peteiro pup teiro eu lembrei pup teiro é ele mexia lá comos seus títeres né suas marionetes e
ele descobre um dia misteriosamente um portal e entrando nesse Portal ele vai parar dentro do do corpo de John Malkovich Tipo ele ele invade a consciência do ator John Malkovich né que já era um ator famosos na época do filme eh O engraçado é que aqui a esse conflito realidade e ficção mas o personagem principal ele tá querendo ao o tempo todo né sair daquela sua vida monótona entrando numa vida que não é dele né como se fosse essa ideia de sair da realidade de quem você é e adotar uma outra personalidade porque a ele
adota a personalidade do John Malkovich a partir do momento que ele entra definitivamente E o John malovic faz uma troca com ele porque o John malovic queria tava cansado da fama do Sucesso e queria a vida simples dele né e o engraçado o mais engraçado no final das contas é que depois dessa troca o John Malkovich no corpo dele acaba fazendo sucesso então essa esse conflito né Ego e e o outro né eu e o outro esse conflito realidade ficção essa questão da imagem de uma certa imagem que é passada pelo pelo glamor da vida
de um artista isso está em jogo e isso tem muito a ver com a sociedade do espetáculo segundo gide debor é isso aí pessoal Espero que todo mundo tenha gostado da nossa aula curtam compartilhe se inscrevam em nosso canal não se esque não se esqueçam aí de se inscrever Se tiverem dúvidas acessem os materiais que estão aqui até a [Música] próxima
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