♪ Oi, gente. Tudo bem com vocês? Sejam bem-vindos a mais um vídeo do canal.
E esse vídeo, inclusive, está fazendo parte de uma iniciativa do YouTube pra comemorar, pra celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Hoje nós temos convidados especiais. Intérpretes, legendas, descrições.
E, ao longo dos próximos meses, todos os vídeos do canal também vão receber legendas e vão se tornar acessíveis para todas as pessoas. Que a gente faça disso um hábito. Eu quero que todos os meus vídeos sejam acessíveis para todos.
E hoje eu vim trazer mais um vídeo da nossa série "50 minutos em 5", onde eu resumo assuntos longos em, no máximo, 5 minutos. Tem um resumo mais longo sobre a independência dos Estados Unidos. Então, se você tiver uma prova mais importante, recomendo que você assista também, mas, hoje, a minha misão é explicar em, no máximo, 5 minutos, o que rolou para os Estados Unidos se tornarem um país independente em 1776.
Na verdade, nem os Estados Unidos. As 13 colônias inglesas. Então, tem alguns resumos de História aqui no canal explicando um pouco mais sobre isso caso você queira entender a fundo.
♪ orquestrada ♪ Então, vamos lá. Valendo. O que acontece, pessoal?
Se for pra resumir em uma frase a independência das 13 colônias, a Revolução Americana, é: a Inglaterra colocou várias leis que os colonos não gostaram e, portanto, eles decidiram se tornar independentes. Basicamente, a Inglaterra tinha uma política de não interferência, a chamada "negligência salutar". Que a Inglaterra não interferia muito na política e na economia das colônias.
Eles tinham uma certa liberdade política de escolher seus representantes, de fazer as suas leis. Eles não tinham certos entraves mercantilistas, então eles tinham liberdade de comércio etc. No meio do século 18, isso mudou.
Porque a Inglaterra se envolveu em algumas guerras, estava com alguns problemas econômicos e eles precisavam aumentar a arrecadação de imposto. E, pra isso, eles começaram a aprovar várias leis que os colonos detestaram. Algumas dessas leis foram, por exemplo, a Lei do Açúcar, que aumentava o imposto do açúcar e interferia diretamente no comércio triangular.
A Lei do Selo, que falava que todos os documentos oficiais tinham que ter o selo da Coroa, que custava dinheiro. A Lei do Chá, que falava que os colonos só podiam comprar chá da Companhia das Índias Ocidentais, uma medida mercantilista. Enfim.
O que estava em questão não era, simplesmente, "nós não gostamos dessas leis porque não queremos pagar imposto". O que estava em jogo era a legitimidade dessas leis. Por quê?
Desde o início do século 18, os colonos estavam pedindo para ter representantes no Parlamento inglês. Eles falavam: "Olha, a gente meio que é britânico. Por que a gente não tem participação política?
" Eles queriam ter representantes lá no Parlamento pra lutarem pelos interesses das pessoas que estavam vivendo na América do Norte. E isso foi negado pela Inglaterra. Então quando a Inglaterra começou a aprovar leis que eles não gostavam, eles começaram a questionar.
Por que eu tenho que obedecer uma lei que não teve nenhum representante meu que votou por ela? Se a gente não participou da "fazedura" da lei, por que a gente tem que obedecer essa lei? Isso tudo começou a ser questionado.
Junto com os ideais, também, do Iluminismo. Junto com as ideias do Liberalismo, de que se um líder é tirano, a população tem direito de fazer revolução. Então os colonos começaram a se rebelar mesmo.
Um episódio muito importante foi a Festa do Chá de Boston, no qual vários colonos invadiram navios e jogaram todo o chá que estava naqueles navios no mar, gerando um prejuízo gigantesco para a Companhia das Índias Ocidentais. Como a Inglaterra respondeu a essa afronta? Eles aprovaram uma série de leis que os colonos chamaram de "leis intoleráveis".
Intoleráveis, olha que forte. Fecharam o porto de Boston até que aquele prejuízo fosse pago. Determinaram que vários soldados britânicos pudessem ocupar as colônias.
E outra, determinou que se os colonos fizessem algum ato de traição contra a Inglaterra, eles seriam julgados pelas leis inglesas, e não pelas leis do lugar onde eles viviam e do lugar onde eles fizeram a infração. Então isso foi uma afronta muito grande. Como assim você tinha me dado direito político, eu tenho as minhas leis, a minha forma de viver e de agir, e se você não gostar do que eu fiz você vai me julgar de acordo com o que você acha certo?
Então, isso tudo gerou um impacto muito grande. Até porque um tempo depois teve o chamado Massacre de Boston, onde alguns colonos foram protestar, os soldados não entenderam o que rolou e atiraram. Quatro pessoas morreram e, a partir daí, os colonos perceberam que não dava mais.
Eles fizeram dois congressos. O Primeiro e o Segundo Congresso Continental da Filadélfia. No primeiro, eles só fizeram uma petição pro rei.
E já no segundo, eles determinaram a independência, escreveram a Declaração de Independência dos Estados Unidos. Só que não é fácil alguém aceitar a sua independência, né. Durante muitos anos houve guerras no território dos Estados Unidos até a Inglaterra finalmente ter que reconhecer a independência.
Os Estados Unidos venceram essa guerra. Acabaram se tornando um país. E fizeram, também, a sua legislação, sua Constituição que, até hoje, está em vigor e determinou, inclusive, que os estados eram federalistas.
Cada estado pode ter suas leis, suas normas e a sua autonomia. Quais foram as consequências dessa Revolução? Primeiramente, inspirou várias outras colônias ao redor do mundo a lutarem também por suas independências.
Inspirou também a Revolução Francesa, porque muitos franceses foram enviados pra lutar ao lado dos Estados Unidos nessas guerras de independência. Tiveram contato com essas ideias. Perceberam que quando a população se junta, dá pra derrotar líderes tirânicos e alguns anos depois, eles mesmos vão fazer sua própria revolução.
E espalhou também não só a ideia de que quando as pessoas se juntam, elas conseguem derrubar lideranças, derrubar governos, em uma época que o absolutismo estava rolando, então era algo muito revolucionário, mas também a ideia de igualdade e de cidadania. Só que isso a gente vai ter que questionar. Por quê?
No início, só era cidadão estadunidense os homens brancos anglo-saxões protestantes. Os WASP. E são essas pessoas que, inclusive, se apropriaram da história, do mito de fundação dos Estados Unidos até hoje.
Então, os indígenas, as pessoas escravizadas, todas foram ignoradas, foram apagadas desse movimento tão importante da história. Então, isso pode cair na sua prova, tá? Tenha um olhar crítico em relação a isso, mas, basicamente, esse foi o longo processo de independência dos Estados Unidos em apenas 5 minutos.
Essa independência também é conhecida como Revolução Americana justamente porque trouxe um modo de governo nunca antes visto. Uma coisa muito extraordinária para a época. Mas é isso, pessoal.
Espero que vocês tenham gostado. Se quiserem o resumo mais longo, ele vai estar na descrição. E se você gostou, se o vídeo te ajudou, deixa um like, compartilhe o vídeo, isso me ajuda muito a crescer aqui no canal.
Muito obrigada pela atenção. Um beijo e até a próxima.