o Olá seja bem-vindo ao Sã Doutrina Sã Doutrina o programa da Igreja Presbiteriana de Pinheiros de toda quarta-feira que oferece a você um curso gratuito curso básico de teologia reformada a seja muito bem vindo então o nosso programa a Sã Doutrina nosso curso de teologia Sã Doutrina a esse é o nosso 45º programa Sã Doutrina e nós estamos na segunda parte desse novo grande assunto né esse assunto tão desafiantes tão destrutivo tão transformadora se nós esperamos que é cristologia cristologia a o ensino o a parte da teologia que lida com a o estudo da pessoa
do Senhor Jesus Cristo e a obra do senhor Jesus Cristo hoje nós vamos estudar é o fato de que Jesus Cristo a verdade bíblica de que Jesus Cristo é uma pessoa mas que possui duas naturezas e seu primeiro grande top que nós vamos ver hoje no nosso programa e também nós vamos falar sobre a natureza Divina de Cristo mas antes de entrarmos no nosso tema de hoje nós vamos fazer uma breve retomada daquilo que nós vemos no programa anterior no programa anterior onde nós começamos com esse grande tema cristologia o estudo da pessoa e da
obra do senhor Jesus Cristo nós vimos e o que eu vou falar de maneira bem greve nós a vimos algumas questões introdutórias nos estudos cristológicos nós vimos algumas informações gerais sobre a pessoa EA obra do senhor Jesus Cristo principalmente sobre a pessoa do Senhor Jesus Cristo nós vimos também algumas reações que várias pessoas ali no Novo Testamento tiveram quando se defrontaram com o Senhor Jesus Jesus Cristo e vemos também o testemunho que o próprio Senhor Jesus dá de si mesmo né e por fim nós vemos que Jesus Cristo Ele é o centro do Antigo Testamento
né Ele é a pessoa para quem o antigo testamento aponta Jesus Cristo é o centro do novo testamento ou seja o centro de Gênesis a Malaquias é o senhor Jesus Cristo o centro de Mateus até Apocalipse é o senhor Jesus Cristo o centro de toda escritura de Gênesis a Apocalipse é de alguma forma o senhor Jesus Cristo tão isso de maneira muito resumida é o que nós vimos no programa anterior programa de hoje repetindo nós vamos falar sobre a verdade de que Jesus Cristo é uma pessoa uma pessoa a ele possui duas naturezas A Natureza
Humana EA natureza divina e nós vamos ver também sobre nós vamos né estudar brevemente sobre a natureza Divina do Senhor Jesus Cristo algo e considerações iniciais no programa de hoje vamos lá então falando um pouquinho sobre o clima cultural no qual nós estamos inseridos na nossa época e a nossa cultura elas são marcadas por algum algumas características né várias características a o nosso intuito aqui não é de secar todas elas nem fazer comentários muito profundo sobre o a cultura na qual estamos inseridos mas simplesmente destacar algumas dessas características do nosso clima cultural né dos nossos
tempos da nossa o nosso os nossos tempos a nossa cultura é marcada entre outros elementos né pelo relativismo o fato de que existe né é uma filosofia e que influencia muitas pessoas e que afirma que não existe uma verdade absoluta válida para todas as pessoas mas que a verdade é relativa Cada um faz a sua verdade você já com certeza já ouviu falar disso é nós o disco também a nossa cultura é marcada por subjetivismo né É cada pessoa né que Experimenta e que cria a sua própria verdade né e as verdades criadas por cada
um dos indivíduos elas podem ser as mais contraditórias E isso não tem nenhum problema até porque o que impera é isso daí mesmo né o relativismo tudo é relativo o subjetivismo né então eu percebo a realidade de forma subjetiva e crio as minhas próprias verdades há uma outra característica que nós queremos destacar aqui é o que nós chamamos de seu do inclusivista né se fala muito sobre inclusivista sermos inclusivos e incluir todas as crenças enfim mas é na verdade quando analisado de uma forma um pouco mais de perto né com um certo critério nós vemos
que simples e vivo na verdade é um pseudo inclusivista né existe não existe espaço para tudo dentro desse inclusivista Nem tudo é incluído dentro do a cruz aviso tá aí o prefixo cedo né é um falso inclusive Zu e porque nós falamos que aconteceu do exclusivismo principalmente E aí fazendo uma relação com a nossa disciplina é que não existe espaço nesse inclusivista para o Cristo das escrituras não é o único Cristo que realmente existe não existe espaço dentro desse inclusivista para aquele que disse eu sou o caminho a verdade EA vida e ninguém vem ao
Pai senão por mim então não existe espaço nesse inclusivista para o Senhor Jesus Cristo por isso é um pseudo e inclusive iso é também uma época marcada pelo que nós chamamos de seu do pluralismo né se fala muito de pontualista que a realidade deve ser plural que as nossas crianças devem ser plurais que nós devemos ser seres desse né Desse Novo Milênio esse eles que devem ser plurais que devem aceitar a incluir né de novo inclusivista aí devem incluir né as mais variadas manifestações que existem mas na verdade esse pluralismo é o que nós entendemos
como sendo né O que alguns dizem o pluralismo de Uma Nota Só é pluralismo desde que você Concorde com que está sendo falado e não existe espaço no pluralismo para aquele que disse eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao Pai senão por mim então não é tão plural não né o pluralismo que diz não ao senhor Jesus Cristo e também uma outra característica que nós elencamos aqui nós chamamos aqui de seu do tolerância né mas sabemos que existisse uma tolerância que é positiva uma tolerância que deve fazer parte né do
bojo das crenças cristãs mas a tolerância que ensinada nas escrituras de forma geral e é uma tolerância naquilo que se refere as pessoas né tolerância assim como direi Carson deixou bem claro no livro que fala sobre essa questão ele deixa bem claro que classicamente a tolerância sempre foi entendida naquilo que se refere a pessoas ou seja eu devo embora não Concorde às vezes com absolutamente nada do que você diga eu devo tolerar você né então tolerância sempre foi um valor é ensinado para que os cristãos aceitem as pessoas a chamada nova tolerância diz que você
deve aceitar as ideias e aí que existe um choque muito grande com aquilo que as escrituras nos ensinam então uma coisa é a tolerância quando nós devemos tolerar pessoas se eu devo tolerar assim né Nós não estamos falando de forma não estamos falando de forma absoluta mas eu devo sim ser amigo às vezes de pessoas que pensam de forma contrária e a aquilo que eu penso eu devo eu convivo devo conviver com pessoas com pessoas e devo tolerar pessoas mesmo que eu não Concorde com tudo mas eu não devo de forma nenhuma tolerar ideias que
vão contra aquilo que eu acredito e é exatamente aí que entra nova tolerância que busca colocar como se diz no popular goela abaixo ideias que nós não concordamos e se você discorda nós você é chamado você é taxado de intolerante Então nossa Cultura né os nossos dias são marcados aí pelo relativismo subjetivismo seu do inclusivista e seu do pluralismo e pseudotolerancia porque é uma pseudo tolerância é porque não existe não se tolera aquele aquele que disse eu sou o caminho a verdade EA vida não se tolera o ensino bíblico não existe espaço para tolerância para
o ensino fiel da e sagrados curiosamente existe sim espaço as pessoas toleram a distorção das escrituras sagradas mas não toleram não existe espaço de tolerância para a exposição fiel das escrituras sagradas mas outra característica o secularismo né O secularismo que a divinização das coisas desse século é a divinização do aqui agora e é uma busca o secularismo também pode ser entendido como sendo uma busca humana pela construção de uma civilização a partir de bases não religiosas EA partir especificamente falando a partir de bases não cristãs e nós vivemos exatamente tempos assim por fim mais uma
característica né a nós vivemos tempos também anticristão né anticristianismo na verdade sempre isso de alguma forma sempre existiu mas os tem a cada vez mais assim nós notamos né o fortalecimento desse ano a organismo né e o exemplo clássico que você já deve ter ouvido é que nunca a igreja cristã foi tão perseguida quanto no séculos 20 e 21 estudiosos dessa área estudiosos de missiologia pessoas que estão ligadas né agências missionárias principalmente aquelas que labutam que trabalham a com a igreja mais perseguida né é elas são a taxa ativas quando afirmam que quando você soma
os dezenove séculos anteriores ao século 20 em termos de perseguição é aquilo que aconteceu no século 20 e tem acontecido no século 21 em termos de perseguição é maior do que aquilo que aconteceu nos 19 séculos que que precedem o século 20 e século 21 Ok Então essas são algumas características né relativismos e subjetivismos eu do inclusivista seu do pluralismo seu do tolerância secularismo o comportamento essa busca de se criar uma civilização mais longe de bases religiosas e Mais especificamente longe de bases cristãs e o anticristianismo tudo isso né Nós estamos buscando aí fazer um
contexto um pano de fundo tudo isso vai influenciar na forma como muitas pessoas e às vezes inclusive parte da igreja Alguns irmãos algumas irmãs vão enxergar a pessoa EA obra do senhor Jesus Cristo Ok então entendimento da pessoa de Cristo é um assunto de grande controvérsia inclusive entre teólogos da nossa época inclusive entre teólogos a nossa época agora O interessante é que né contudo entretanto Essa não é uma questão nova nessa controvérsia que existe acerca da pessoa e da obra do senhor Jesus Cristo Ela não é uma novidade o algo que existe somente nos nossos
vídeos sua é 21 ou somente no século 20 mas é algo que já existiu em muitos outros momentos da história da igreja cristã e a gente quer nós vamos agora elencar aqui três ou quatro momentos onde essas contas chamadas controvérsias cristológicas elas se deram na história no século 4 né no século 4 especificamente no ano de 325 no Concílio de nicéia tá nós vamos comentar um pouco sobre esse Concílio um pouco mais à frente o Concílio de nicéia ele foi desencadeado ou seja aconteceu por causa de uma controvérsia Cristo a lógica a chamada controvérsia Ariana
não é um bispo are you a tinha certeza que Cristo Ele não era Deus Cristo era uma criatura né como se fosse Adão antes da queda o homem perfeito mas não era Deus e como muitas pessoas começaram a acreditar nisso então a igreja ela se reuniu na cidade de nicéia né e bom e foi elaborado foi confeccionado aí essa essa reunião foi com foi criada né essa reunião chamada Concílio né de nicéia onde personagens importantes do cristianismo foram através de oração estudo da palavra foram definir e dá uma resposta bíblica a heresia Ariana né inclusive
foi neste Concílio que o arianismo foi condenado como uma heresia especificamente uma heresia cristológico lá no século 5 especificamente mais precisamente no ano de 451 um outro Concílio né o Concílio subsequente ao Concílio de nicéia o Concílio da calcedonia ele se reuniu para tratar do correto entendimento da relação que existe entre as duas naturezas do Senhor Jesus Cristo né muitos ensinos errados começaram a ser divulgados naquela época século 4 século cinco assim uma das duas naturezas do Senhor Jesus Cristo nem todos acreditavam nisso alguns acreditavam que o Cristo só era Deus outro acreditava que eles
só era homem ou se acreditava que existiam duas naturezas mais duas pessoas e não somente uma pessoa então esse Concílio foi também ali é construído né foi o homem se reuniram ali nesse consegui uma cidade de calcedônia e para definir biblicamente né para reconhecer aquilo que a Bíblia já ensinava há muito tempo sobre a relação entre as duas naturezas de Cristo e depois vários séculos depois né no século 19 uma corrente chamada liberalismo teológico disseminou distorções acerca da pessoa e da obra do senhor Jesus Cristo e hoje infelizmente muitas pessoas ainda continuam acreditando né nos
postulados do chamado liberalismo teológico que basicamente tiram tudo aquilo que lembra sobrenaturalidade das escrituras tudo aquilo Olá Tudo Aqui tá todos os milagres das escrituras é o fenômeno é muito influenciado pelos postulados ali do Iluminismo né postulados extremamente racionalistas extremamente naturalistas e Então essas pessoas Elas começam a desenvolver um tipo de teologia mas que discorda de tudo aquilo que é sobrenatural Ou seja você tira Deus né da teologia o que é um grande absurdo mas é um absurdo que infelizmente muitas pessoas de maneira mais clara ou de maneira um pouquinho mais Sutil acreditam e defendem
até hoje então Nós aprendemos nas escrituras que Jesus Cristo Ele é uma pessoa que possui duas naturezas né uma pessoa que possui duas naturezas A Natureza divina e uma natureza humana contudo como nós vemos é muitas vezes surgiram a busca por compreender essa questão e como nós vamos ver de maneira um pouco geral não é uma questão assim tão simples né não é uma questão assim tão simples vamos relembrar algumas dessas heresias a primeira heresia que nós vamos lembrar é uma heresia chamada monofisismo monofisismo né monofisismo monofisismo e surgiu das ideias a partir das ideias
de um homem chamado eu tics né e o eu te quis monofisismo ou eutiquianismo né monofisismo então quando fosse analisa a expressão monofisismo mono é um e fiz é natureza então monofisismo é a posição que defende que Cristo tinha apenas uma natureza a chamada natureza tem antrópica de novo uma palavra estranha aí tá tem antrópica é uma palavra formada por outras duas palavras theos Deus e tropa antropos homem né e o monofisismo partir do princípio que Jesus Cristo tinha apenas uma natureza né apenas uma natureza que ele chama ali o eu te chamava de na
verdade é o outro teólogo analisando eu fiquei mesmo que chama de natureza antrópica né É aqui era uma mistura e que tá preste atenção o segundo monofisismo Jesus Cristo tinha uma natureza só que essa natureza Não era nem totalmente humana nem totalmente Divina era na natureza que eram misto uma mistura de um pouco de divindade e um pouco de humanidade mas que não era nem totalmente divindade e nem totalmente humanidade por isso temos tem antrópica uma mistura uma mistura de Deus e antropos de teos e antropos de Deus e de homem Né então o monofisismo
né a posição lá do eu tics Ele defende que Cristo só tem uma natureza natureza humana totalmente humana não natureza Divina totalmente Divino também não é uma natureza só e essa uma natureza e essa monofisismo né é uma junção é uma mistura extremamente Confusa a de divindade e humanidade tão o dízimo no final das contas negava a distinção das naturezas do Redentor por isso que nós usamos a expressão confusão né é uma mistura confusa de divindade e humanidade sem fazer de extensão das naturezas do Redentor Essa era uma heresia daquela época né dos primeiros anos
ali da chamada era Cristã dos primeiros séculos perdão uma outra heresia eram era um chamado docetismo né que vem da expressão do Kel que é aparecer a significa aparecer ou aparentar e o docetismo ensinava que Cristo possuía somente uma natureza o monofisismo também Cristo só tem uma natureza é uma turista totalmente mano não Toda Mãe Divina não é uma mistura confusa entre divindade e humanidade né e o monofisismo a distinção entre as naturezas do Redentor o docetismo também acredita que Cristo só tem uma natureza mas essa natureza é uma natureza somente divina para o docetismo
Cristo só era Deus era somente Deus possuía somente uma natureza Divina sem nenhuma humanidade Jesus Cristo parecia daí do hotel né parecia aparentava ser um homem ele tinha aparência de ser humano então o docetismo ele negava a natureza humana do Senhor Jesus Cristo Ok então monofisismo docetismo uma terceira e quarta quatro que nós vamos colocar elas são diferentes Tá mas nós vamos elencar um elemento aqui e nós vamos colocar a apresentar as juntas aqui mas elas são muito diferentes tá o ebionismo e o arianismo o ebionismo provavelmente de um personagem chamado web on mas isso
existe uma discussão tá e o arianismo a mente né do bispo are you tanto ebionismo quanto arianismo são heresias diferentes mas aqui nós vamos pegar um problema tá e colocá-las no mesmo saco é tanto um quanto o outro ensinavam que Cristo possuía somente uma natureza mas não era conforme o docetismo a natureza divina para os ebionitas ousaria os arianos né Cristo possuía somente a natureza humana Cristo não era Divino Cristo não era Deus não tinha natureza Divina então tanto ebionismo quanto o arianismo negavam a natureza Divina de Cristo uma outra heresia chamada nestorianismo que vende
nestório lá no século 5 que afirmava que Cristo tinha duas naturezas A Natureza Divina EA natureza humana até aí entre "ok só que com um detalhe para o nestório Cristo as duas naturezas A Natureza Divina a natureza humana necessariamente deveria ter também duas personalidades a personalidade Divina EA personalidade humana e aí é que é o grande erro porque as escrituras ensinam que Cristo é uma pessoa que possui duas naturezas nestório né o nestorianismo a concepção nestoriana de Cristo entendia que Cristo tinha duas naturezas divina e humana mas não necessariamente essas duas naturezas divina e humana
elas levam a Cristo a ter duas personalidade ou seja Existem duas pessoas em Cristo A pessoa divina e a pessoa humana e aí isso obviamente nós discordamos o nestorianismo também o grande erro que o nestorianismo negava a união das duas naturezas do Redentor essas não são todas as heresias existem muitas outras heresias nenhum monarquianismo o prisma do sionismo monarquianismo nestoriano enfim é mas não é não não é o nosso objetivo apresentar todas as heresias aqui ok a essas aqui já valem para a gente ter uma ideia das discussões acerca da pessoa de Cristo que existiam
naquela época e de alguma forma que existem até hoje Ok podemos então concluir com isso nós descemos que dizemos é que as heresias se apresentam de diversas formas tudo que nós falamos aqui né desde monofisismo vindo até o nestorianismo basicamente nós vemos os seguintes comportamentos quando nós falamos de heresias cristológicas mas podemos concluir que as heresias se apresentam da seguinte forma se primeiro lugar negando as duas naturezas de Cristo quando se nega que Cristo tem duas naturezas nós temos uma heresia segunda uma segunda o segundo o o momento aqui das heresias é quando se mistura
as duas naturezas fundinho duas numa só então quando você é mistura natureza divina com a natureza humana buscando fundi-las confusamente numa só você está cometendo uma heresia um terceiro comportamento herético aqui é quando se afirma as duas naturezas mas se nega a união a unidade das duas naturezas então não adianta nada você afirmar que existem duas naturezas mas ao mesmo tempo negar a unidade dessas duas naturezas e uma quarta um quarto comportamento errado é quando se afirma natureza divina mas se nega a natureza humana Ou seja a Cristo é Deus mas não é homem isso
heresia e o contrário quando se afirma a natureza humana e se nega a natureza Divina Cristo é homem mas Cristo não é Deus e isso também é uma heresia né e entre essas principalmente é por isso que os testemunhas de Jeová sempre foram considerados ainda são considerados uma seita não é um grupo herético um grupo que distorce as escrituras né que hoje vezes tem outro um outro livro né que não encontra a base na produção em traduções honestos do grego e são considerados uma seita né propagadores de heresias de heresias cristológicas de heresias trinitárias pessoas
que distorcem as escrituras pessoas que saem enganando outras pessoas né eles são exclusivistas acho que a salvação cliente a salvação só está no grupo deles na quando na e acreditam que o grupo deles é que vai salvar e não senhor Jesus Cristo mas fechando esse parentes essa digressão e voltando aqui então todas as vezes que eu tenho algum tipo desses comportamentos aqui eu vou estar sim é uma compreensão erótica sobre o senhor Jesus Cristo faremos um pouquinho de maneira bem rápida sobre o Concílio de calcedônia é o Concílio de calcedônia se realizou no dia oito
de outubro e ele foi até o dia primeiro de novembro de 451 né Depois de Cristo obviamente na cidade de calcedônia a na em calcedônia naquele uma cidade da região da bitínia que ficava ali na Ásia menor e esse Concílio lhe dou basicamente com essas questões que nós estamos colocando aqui o Concílio de calcedônia lhe dou basicamente por entendimento da pessoa do Senhor Jesus Cristo a sua divindade e a sua humanidade como que em Cristo humanidade e divindade se relacionam Essa é a grande questão que buscava ser estudada compreendida e escrita e disseminada pelo Concílio
de calcedônia tão do Concílio Oi Tônia surgiu foi confeccionado o credo de calcedônia normalmente assim que funciona depois de uma reunião teológica surge um documento teológico que é produto do entendimento daquilo que foi discutido naquela reunião então existe o Concílio de nicéia e o credo niceno niceno existe o Concílio de calcedônia e o credo calcedonio né o credo da calcedónia existe lá né a reunião da lá em Westminster e da reunião né da Assembleia de Westminster surgiram o breve catecismo catecismo maior EA confissão né famosa a Confissão de Fé de Westminster lá no século 16
estão uma informação histórica que só pra gente compreender então do Concílio de calcedônia surgiu o credo de calcedônia que nós vamos ler daqui a pouco tá e o credo da calça de calcedônia respondeu buscava responder às diversas eles e ela época buscava de alugar criticamente biblicamente com todos os entendimentos heréticos daquela época reconhecendo não criando não inventando mas presta atenção reconhecendo já existia reconhecendo a verdade de que Cristo é uma única pessoa com duas naturezas ou seja Cristo é verdadeiramente homem e verdadeiramente que Deus Cristo possui uma natureza humana verdadeira e uma natureza Divina verdadeira
essas duas naturezas estão perfeitamente Unidas em uma única só pessoa então vamos ler brevemente aqui vai ser projetado para você aí o credo de calcedônia que diz assim todos nós Seguindo os santos paz aqui uma referência aos pais da igreja ensinamos em plena concordância os homens a confessar em um único e mesmo filho nosso senhor Jesus Cristo ah e também perfeito e humanidade verdadeiramente Deus é verdadeiramente homem de alma e corpo Racionais com essencial com o pai segundo a divindade e com substancial conosco segundo a humanidade tá falando que da divindade e da humanidade é
semelhante a nós em todas as coisas mas sem pecado gerado pelo pai antes de todas as eras segunda divindade e nesses últimos dias por nós para nossa salvação nascido da Virgem Maria mãe de Deus segundo a humanidade o único e mesmo Cristo filho senhor unigênito a ser reconhecido em duas naturezas preste atenção sem confusão alguns fazer um confusão então que tá falando duas naturezas sem confusão sem mudança sem divisão sem separação não sendo a distinção das naturezas removida de modo algum pela união mas o sendo preservada a propriedade de cada natureza e com correndo em
uma única pessoa a e uma única subsistência não partida nem dividida em duas pessoas mas o único e mesmo filho unigênito de Deus a palavra o senhor Jesus Cristo como os profetas declararam desde o princípio a respeito dele e o próprio senhor Jesus nos ensinou e o credo de nosso Santos paz nos transmitiu claro que é uma leitura rápida nós não temos né não é o nosso objetivo não temos tempo para dissecar é isso que seria né um outro curso não é isto e somente o Concílio de calcedônia já seria material para um curso específico
né o contexto histórico é estudar de maneira mais específica que a gente fez nós fizemos o resumo bem rápido né cada uma das heresias né é o raciocínio do monofisismo o raciocínio do nestoria e o raciocínio de cada uma dessas heresias e a resposta detalhada cada uma delas e seria material não é para um outro curso Ok mas aqui nós fizemos essa leitura geral só para a gente ter uma ideia e ter contato com documento histórico tá depois você vai ficar à vontade aí para Lace o que pode ser identificado na internet de forma legal
você pode baixar o credo da de calcedônia inclusive buscar informações históricas sobre como foi o Concílio de calcedônia mas perceba que a resposta Ortodoxa bíblica que que os nossos irmãos do passado deram né buscando o entendimento sobre a pessoa EA obra de Cristo Ah e respondendo aquelas heresias de forma bíblica Ok caminhamos então para frente perceba que o credo da calcedónia ele expressa que quatro negativas e confessando que Jesus Cristo é verdadeiramente humano e verdadeiramente Deus e que essas duas naturezas estão perfeitas perfeitamente Unidas Sem Mistura e sem confusão sem separação e sem divisão e
aqui nós vamos ler né no programa passado nós lembra algumas frases dos pro que é um dos irmãos aí do do passado recente que nós estamos um dos Mestres né um dos Gigantes que nós estamos buscando subir aí nos ombros para enxergar um pouquinho melhor eu quero ler com você uma frase dos provas e projetado para você onde ele diz sobre esse assunto o seguinte a natureza humana é sempre humana sujeita às limitações normais da humanidade percebo que ele não tá falando de Pecado aqui são limitações normais da humanidade homem sente sede Cristo sentiu sede
homem sente frio calor cansaço Cristo sentiu tudo isso sem pecar tá então a natureza humana é sempre humana sujeita às limitações normais da humanidade EA natureza Divina é sempre divina é um homem não consegue finalmente perdoar pecados Cristo era o homem Deus Deus homem que perdoava pecados ele só perdoar o pecado porque ele era Deus ele é Deus sempre foi Deus Ok então em Cristo nós temos isso E lembra que nós falamos do nosso primeiro né no no programa anterior o primeiro problema de cristologia Cristo Ele não vai se encaixar nos nossos esquemas racionalistas e
quando você tiver quando você estiver caminhando na sua busca por compreensão Cristã lógica e se deparar com uma bifurcação o zoado uma estrada que diz seja bíblico a outra onde se diz seja lógico ou racional né que você sendo bíblico vai ser irracional não é isso mas lembre-se do que nós falamos lá nos nossos primeiros problemas né programa um dois três provavelmente é a fé cristã a fé ensinada nas escrituras sagradas ela não é racional e ela não é irracional ela é supra-racional a fé cristã ela não entra em contradição com tradição significando erro mentira
a com nada da Razão só que a razão Cuidado para não divinizar a razão Cuidado para não achar que a razão vai dar conta de tudo porque ela não dá a lógica é uma benção de Deus que dá conta de quase tudo mas não dá conta de tudo uma das um dos assuntos que a lógica humana mostra a sua serventia até os bom e depois demonstra os seus limites um dos vários assuntos é esse assunto aqui a pessoa de Jesus Cristo a pessoa Divino humana do Senhor Jesus Cristo a lógica nos ajuda até um certo.
Depois se a gente continuar buscando ser divinizando a lógica nós vamos cair em extremos né então sejamos sola scriptura não só lógica tá espero que você tenha entendido aqui que nós não estamos criticando a lógica estamos só partindo do princípio que ela não é Deus ela não dá conta de tudo existem realidades que são Supra lógicas Supra Racionais tá o uso correto da Razão uso correto da racionalidade algo que a Bíblia nos ensina cuidado com o racionalismo o sufixo ismo significa a centralização absolutização na razão o cuidado com o emocionalismo emoção é coisa boa né
da maneira certa emocionalismo é divinização da emoção razão racionalidade coisa boa cuidado com o racionalismo que a divinização absolutização a centralização a idolatria da Razão Ok fechando esse parentes vamos voltar para o nosso tema falemos agora sobre nosso último tema que nós vamos alongar um pouquinho mais que a natureza Divina de Cristo nós falamos que Cristo é uma pessoa duas naturezas A Natureza Divina EA natureza humana Tá mas vamos falar um pouquinho sobre a natureza Divina do Senhor Jesus Cristo já tocamos nesse assunto em outros programas agora de uma maneira um pouco mais específica a
divindade é de Jesus ela é claramente ensinada nas escrituras e nós vamos ler alguns textos que falam sobre isso OK vamos lá então são vários textos tá separe o respirar e fonte mas vamos ver muita coisa Agora vamos lá Isaías 96 todos os textos serão projetados para vocês aí Isaías 96 porque um menino nos nasceu um filho se nos deu o Governo está sobre os seus ombros eo Seu nome será maravilhoso conselheiro Deus forte pai da eternidade príncipe da paz e esses títulos aqui são aplicados a quem a Jesus e esse é um texto que
fala de Jesus e aqui é chamado de Deus forte pai da eternidade Ok continuando Jeremias 23 6 nos seus dias Judá será salvo e Israel habitará seguro será este o seu nome com que será chamado Qual o nome senhor justiça Nossa que é um título usado para Deus pai aqui é usado do Senhor Jesus Cristo o Deus Filho Ok Daniel Capítulo 7 Versículo 13 Eu estava olhando nas minhas visões de da noite e Eis que vinha com as nuvens do céu um como filho do homem e dirigiu-se ao ancião de dias eo fizeram chegar até
ele né esse ensinar na segunda parte lá do livro de Daniel né as partes já das profecias e nós vemos aqui que esse essa e o filho do homem se relaciona o senhor Jesus Cristo título de autoridade né que a da sua mente é uma divindade Miqueias Capítulo 5 Versículo 2 e tu Belém efrata pequena demais para figurar como o grupo de milhares de Judá de ti me sairá o que há de reinar em Israel E cujas origens são desde os tempos antigos desde os dias da eternidade Ou seja a origem daquele que virá de
Belém efrata né aquele que vai reinar em Israel tô falando de Jesus Cristo qual que é origem no tempo não desde os dias eternos eternidade é um atributo da divindade Jesus Cristo é eterno Jesus Cristo é Deus Malaquias 31 Malaquias 31 Eis que eu envio o meu mensageiro que preparará o caminho diante de mim de repente e o Templo de repente virá ao seu templo a o senhor a quem vós buscais o anjo da Aliança a quem vós desejais Eis que ele vem diz o senhor dos exércitos não esse texto de Malaquias também nessas expressões
utilizadas né o Senhor o anjo da Aliança do senhor dos exércitos são dentro de todo o contexto aqui são termos utilizados para o senhor Jesus Cristo e que refletem ideias relacionadas a divindade a de idade tá no texto clássico no Novo Testamento classe muito clássico no muito importante muito fundamental no Novo Testamento Evangelho do Senhor Jesus escrito é registrado por João João um de 1 a 3 tá escrito assim No princípio era o verbo eo verbo estava com Deus eo verbo era Deus ele está e fique com Deus todas as coisas foram feitas por intermédio
dele e sem ele nada do que foi feito se fez esse é um dos textos que os grupos heréticos Eletro heréticos de distorce né falando de novo Testemunhas de Jeová de Store sem no nível assim no nível assim de uma desonestidade muito grande esse texto eles colocam ali no finalzinho do Versículo 11 né No princípio era o verbo o verbo estava com Deus eo verbo era coloca um artigo que não cabe um Deus com D minúsculo é uma desonestidade muito grande né muito grande porque eles não querem admitir eles não vão para a escritura buscando
aprender as escrituras ele já tem uma visão pré-concebida e distorce em todas as escrituras A partir dessa visão pré-concebida voltando então para o ensino do texto preste atenção lá está escrito o primeiro Versículo na parte ar tá escrito que No princípio era o verbo Esse princípio que a eternidade tá então na eternidade era o verbo e significa que o verbo é eterno eternidade é um atributo de Deus se o verbo eterno o verbo tem um atributo de Deus logo ele é Deus Ok e aqui detalhe aqui não vale colocar outras palavras para fazer jogos lógicos
que nós temos que entender toda a cristologia de João aqui nós estamos pegando o versículo mas Leia todo o evangelho de João leia todos os Evangelhos e grife as partes que falam da divindade de Cristo o Cristo perdoando pecados Cristo sendo condenado por que se fazia o próprio Deus né ela compreensão daqueles que discordavam deles as profecias ou seja Leia todo evangelho João Leia tudo e todos os Evangelhos Leia todo bom Testamento Leia todo o antigo testamento ler todas as escrituras se a pessoa lê e não vê que Cristo era uma pessoa mais do que
simplesmente um homem bom é que a pessoa tá lendo de maneira muito mais muito errada voltando para o versículo primeiro No princípio era o verbo seja na eternidade era o verbo o verbo eterno e essa é a primeira parte o ainda versículo primeiro a parte B tá escrito assim e o verbo estava com Deus preste atenção preste atenção a expressão com né lá no original ela nos traz pelo menos essas três ideias comunhão de natureza ou seja o verbo estava na eternidade e o verbo estava com Deus existe uma comunhão de naturezas eram pessoas diferentes
mas com a mesma natureza o pai uma pessoa o filho uma outra pessoa que tem a mesma natureza Divina Ok então a expressão com ela nos traz lá no original no grego a a ideia de comunhão de naturezas A ideia de distinção de pessoas com distinção de pessoas em terceiro lugar essência relacional o Ou seja é pedae entre outras coisas e daí que nós tiramos né daí que nós extraímos não inventamos simplesmente reconhecemos o fato de que existe somente um Deus em três pessoas sempre existiu uma relação Inter trinitária entre as pessoas da divindade unidade
na divindade um Deus mas pluralidade de pessoas e aqui falando especificamente da segunda pessoa da Trindade o filho sempre esteve com o pai então verbo eterno No princípio era o verbo o verbo é uma pessoa né quem que estava com o pai lá no início o filho e o Espírito também quando a gente vai lá no texto de Gênesis tão verbo eterno vai dar uma pessoa e por fim está muito claro e o verbo era Deus o verbo é Divino né outro texto João um 14 Oi e o verbo se fez carne ele não era
cara ele se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e de verdade e Vimos a sua glória glória como do unigênito do pai o filho Ok João 15 João testemunho a respeito deles clama Esse é o de quem eu disse o que vem depois de mim tem contudo a primazia porquanto já existia antes de mim que ele era até ele ele é ter o verbo é eterno eternidade atributo Divino João 11 25 27 e perguntaram-lhe então por que batizas se não és o cristo nem Elias nem o profeta preste atenção respondeu-lhe João eu
batizo com água mas no meio de vós está quem vós não conheceis o qual vem Após Mim do qual não sou digno de e as Correias das sandálias João tinha certeza que estava diante de alguém que não era simplesmente um homem um homem bom João tinha essa certeza Mateus 916 entrando Jesus no barco passou para o outro lado e foi para a sua própria cidade e Eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito preste atenção vendo eles a fé Jesus disse ao paralítico tem bom ânimo filho estão perdoados os teus pecados aqui a gente
para quem pode perdoar pecados somente Deus no final das contas o Originalmente só Deus pode perdoar pecados Cristo perdoava pecados você só Deus pode perdoar pecados e Cristo perdoava pecados Lógico que Cristo era Deus Versículo 3 mais alguns escribas diziam consigo este blasfema olha só os escribas tinham certeza os escravos tenho certeza que Cristo quando dizia os seus pecados são perdoados ele estava fazendo o próprio Deus Ok então este duas fêmeas Jesus porém conhecendo os seus pensamentos diz por que cogitais o mal no vosso coração pois Qual é mais fácil dizer estão perdoados os teus
pecados ou dizer levanta-te e anda Ora para que saibais que o filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados disse então a paralítico levanta-te toma o teu leito e vai para tua casa perceba que a expressão filho do o e traz a ideia mais de autoridade do que de autoridade divindade né do que de humanidade Ok vamos lá Mateus 11 16 hora tendo acabado Jesus de dar essas instruções aos seus doze discípulos partiu dali dali a ensinar EA pregar nas cidades deles quando o João ouviu no cárcere falar das obras de Cristo
mandou por seus discípulos perguntar-lhe és tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro e Jesus respondendo disse-lhes ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo os cegos veem os coxos andam os leprosos são purificados os surdos ouvem os mortos são ressuscitados e aos pobres está sendo pregado o evangelho e bem-aventurado e aquele que não acharem mim motivo de tropeço tão Cristo fazendo o que Deus faz Cristo fazendo coisas que eram anunciadas né nas escrituras que ele deveria fazer Mateus 1433 e os que estavam no barco adoraram dizendo verdadeiramente as
filho de Deus aqui duas coisas importantes nesse único versículo primeiro Cristo foi adorado e Cristo não corrigiu a duração se Cristo não fosse Deus e fosse adorado e não corrigiu alteração ele ele estaria errado ele pegaria bom então não tem como fugir nesse texto que não não tem como fugir Cristo foi além de outros textos é Thomé senhor meu e Deus meu Cristo aceitou a adoração se Cristo não fosse Deus aceitou da e aceitar sua duração estaria pecando e por isso não poderia ser o nosso salvador o Cristo foi adorado não somente nesse texto e
outros textos voltando para o nosso texto Quintão e os que estavam com ele no barco né Depois do Milagre de Cristo de ter acalmado as ondas o adoraram dizendo verdadeiramente és filho de Deus o outro detalhe a expressão filho de Deus ela ela tem um um elemento de divindade né se você quiser depois nós vamos indicar esse livro E aí eu mostro pra vocês certinho mas o livro do dia encaixou que fala que onde ele Analisa exatamente essa expressão filho de Deus a esse título cristológico filho de Deus ele de nota divindade por si só
tá ele não fala simplesmente de filiação ele fala de divindade tá em Mateus 16 dezesseis respondendo Simão Pedro disse tu és o cristo O Filho do Deus Vivo e tu és o cristo o Messias O Enviado é ungido O Filho do Deus Vivo Ele é o próprio Deus Mateus 25 31 quando vier o filho do homem na Sua Majestade de todos os anjos com ele então se assentará no trono da sua glória glória que a da Deus dada ao senhor Jesus Cristo Marcos 8:38 Porque qualquer que nesta geração adúltera e pecadora se envergonhar de mim
das minhas palavras também o filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu pai com os Santos Anjos de Novo Glória associada a Cristo glória que é devida a Deus Romanos 945 são e sai eles pertencem Liz adoção e também a glória as alianças a legislação o culto e as promessas deles são os patriarcas e também deles descende o Cristo a segunda carne presta atenção o qual é sobre todos Deus bendito para todo sempre amém Jesus sendo identificado como Deus bendito primeira Coríntios 1 de 1 a 3 Paulo chamado pela vontade de
Deus para ser Apóstolo de Jesus Cristo e o irmão Sóstenes a igreja de Deus que está em Corinto aos santificados em Cristo Jesus chamados para ser Santos com todos os que em todo lugar invoca o nome do Senhor Jesus Cristo senhor deles é nosso graça a vós outros e paz da parte de Deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo perceba que a igreja é chamada de igreja de Deus e da Igreja de Cristo ou seja são expressões usadas usadas de forma intercambiável igreja de Deus Igreja de Cristo e também ali no antes do Versículo
3 acerca de Jesus Cristo está escrito assim Senhor deles e nosso às vezes Oi pai o senhor Deus filho também ao Senhor perceba que essas expressões são usadas de forma intercambiável primeira Coríntios 2 8 sabedoria essa que nenhum dos Poderosos deste século conheceu porque se a tivessem conhecido Jamais teriam crucificado o senhor da glória glória que é dado a Deus relacionada aqui ao Senhor Jesus Quem foi crucificado foi o senhor Jesus Cristo Gálatas Capítulo 2 Versículo 20 logo já não sou eu quem vive mas Cristo vive em mim e esse viver que agora tenho na
carne vivo pela fé no filho de Deus expressão que a de nossa divindade que me amou EA si mesmo se entregou por mim Filipenses 26 Ah pois ele subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus Jesus Cristo é Divino é o verbo divino é o próprio Deus na sua humilhação né na sua humilhação ele vem com uma missão específica em Colossenses 29 por quanto presta atenção presta atenção e por quanto nele dele quem Jesus Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade o que é texto mais claro além dos
que nós estamos né Monte esse quebra-cabeça e colocando cada um desses textos não são todos os textos né mas não estamos lendo todos os textos que falam da divindade mas alguns Paulo dizendo porque nele em Jesus Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade né Jesus Cristo é Divino Primeira Timóteo 3:16 evidentemente Grande É O Mistério da Piedade aquele que foi manifestado na carne foi justificado o espírito contemplado por anjos pregado entre os gentios crido no mundo recebido na glória glória divina e o penúltimo texto Hebreus 1 de 1 a 3 havendo Deus outrora falado
muitas vezes e de muitas maneiras pelos aos pais pelos profetas nesses últimos dias nos falou pelo filho a quem com O Herdeiro de todas as coisas e olha só herdeiro de todas as coisas pelo qual também fez universo Versículo 3 preste atenção ele ele querem Jesus que é o Resplendor da Glória EA expressão exata do seu cê ou seja expressões data do seu Divino sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder depois de ter feito a purificação dos pecados assentou-se à direita da Majestade nas alturas é mais um texto que fala sobre neo fato
de que em Cristo né nele existe nele reside a expressão exata dos e Divino ele é Deus e Hebreus 18 mas acerca do filho diz o seguinte o teu Trono o deus é para todo sempre e Cetro de Equidade é o cetro do seu reino esse é mais um texto claro deixa bem claro ela só mas acerca do filho: teu Trono o Deus ou seja tá relacionando Jesus Cristo é Deus né Teu Trono o deus é para todos sempre ou seja o trono do filho que é Deus é para todos sempre exceto no de Equidade
ao certo do seu reino Quando você vai mas o parentes apologético aqui tá na não dá para chamar de Bíblia né mas não livro lá dos Testemunhas de Jeová esse texto é desonestamente distorcido eles trocam o texto para não parar aparecer o que está escrito mas o que está escrito isso que a cerca do filho: o teu Trono o Deus e para todo sempre tá então basicamente Esses são alguns não todos textos que mostram claramente alguns de forma mais clara outros de forma onde você tem que relacionar texto com texto mas de uma forma ou
de outra as escrituras no antigo e novo testamento ensinam que Jesus Cristo é eterno ele perdoa pecados ele é adorado e não corrige adoração ele ele é Deus ele é segunda pessoa da Trindade ele é o Deus Filho o filho de Deus o filho do homem o Senhor ele ele deve ser adorado ele é salvador ele é Redentor tá Esses são alguns textos então que nós Compartilhamos com vocês que deixam bem claro sobre a natureza Divina do Redentor a natureza Divina de Cristo que nós vamos e com as seguintes considerações aplicações são apenas três bem
rápidas primeiro lugar para sermos fiéis ao ensino bíblico temos que considerar ao mesmo tempo a unidade da pessoa de Cristo Cristo é uma pessoa e fazer justiça também as suas duas naturezas em Cristo é uma pessoa que possui duas naturezas hoje nós vemos a natureza Divina no próximo programa Deus permitido nos veremos a natureza humana né natureza humana então para sermos fiéis ao ensino bíblico unidade na pessoa uma pessoa duas naturezas A Natureza Divina natureza uma segunda aplicação e consideração lembre-se que Jesus Cristo é divino a Jesus Cristo é Deus Ele É Senhor ele é
salvador ele é eterno ele deve ser adorado e por fim sendo assim nessa seria aplicação gaste tempo conhecendo o senhor Jesus Cristo gaste tempo aos pés do Senhor e salvador Jesus Cristo o conhecimento de Cristo conhecimento de Deus não é algo que deve ser só teórico o verdadeiro conhecimento do Senhor Jesus Cristo o verdadeiro conhecimento de Deus é algo que deve transformar a nossa vida e nós precisamos isso assim nós terminamos o nosso programa de hoje no próximo programa Deus permitindo nós veremos a natureza os seguintes temas a natureza humana de Jesus a necessidade das
duas naturezas de Cristo Você pode perguntar porque Cristo de devia as duas naturezas porque em Cristo não dava para ser só um homem não não dava para ser só Deus também não porque porque no plano Redentor o redentor deveria ser 100% Deus e cem porcento homem isso não é toa Claro que não Deus faz tudo com propósito E esse propósito foi revelado o redentor deveria ser Deus e homem porque nós relembraremos isso né a necessidade das duas naturezas em Cristo e a unidade da pessoa de Cristo essa única pessoa com duas naturezas né nosso PC
nós somos informados e ensinados de que existe uma unidade na pessoa o da pessoa do Senhor Jesus Cristo quero apresentar para vocês terminou em alguns livros que falam sobre esse tema tão amplo profundo e importante fundamental na nossa vida primeiro livro do do Gary crampton da editora monergista a Cristo o mediador uma análise da cristologia de Westminster fiquei muito importante tá altamente aqui explicativo teológico E que esse basicamente nesse livro Gary crampton né cumprindo aqui o subtítulo né ele analisa o capítulo o capítulo específico da Confissão de Fé de Westminster que fala do Senhor Jesus
Cristo como o nosso mediador existe o capítulo específico Ali que fala da de Cristo como mediador e ele Analisa destrinchar né as bases teológicas as aplicações desse Capítulo muito importante um outro livro esse daqui do Michael Bottom da cultura Cristã cristianismo sem Cristo o evangelho alternativo da igreja atual aquilo que nós falamos lá no início do programa né que elas características né do da nossa cultura algumas delas nesse livro aqui o Michael Bottom the street assim de uma forma né discorre sobre essas características principalmente no contexto norte-americano que é um contexto no qual ele está
inserido né de uma maneira assim bastante brilhante desafiante falando sobre a influência né dos ismos humanistas né o chamado os ismos apostas apostas né influenciado infelizmente até algumas igrejas né onde as pessoas se declaram cristãs mais Cristo não é o centro daí o nome cristianismo sem Cristo e obviamente ele apresenta a esperança que existe na palavra de Deus para correção desse erro vale muito a pena leitura e mostrando por fim Um clássico e Um clássico é aquilo que a gente né que os anos passam e o livro continua sendo importante o livro não sou adaptado
né no livro não fica na história só parado lá o clássico é aquele que usamos passo mais alguma forma o livro continua sendo importante continua sendo relevante instrutivo e continua falando né mais que um carpinteiro do Josh mcdowell essa é uma versão um pouco mais nova onde ele escreve com seu filho chama aqui do que é formado em filosofia que fala sobre né a pessoa do Senhor Jesus Cristo né e no estilo bastante agradável falando sobre as provas né da necessidade de Cristo a as evidências históricas da Morte e da Ressurreição de Cristo e no
final termina o livro né com o testemunho pessoal e evangelístico para que os leitores conheçam o senhor Jesus Cristo se não conhece e se conhecem que esse conhecimento possa ser renovado vale muito a pena a leitura o livro do Josh McDonald aqui eu tô com a versão da versão da sobre qualquer Editora aqui da United press next me engano é da editora hagnos né se não me engano é isso da editora hagnos Ok então vale muito a pena a leitura desses livros na medida do possível nós vamos sempre indicar livros que falam sobre o senhor
Jesus Cristo sendo assim então nós terminamos nosso programa de hoje obrigado por nos Acompanhar até aqui Bons estudos e que Deus muito o abençoe e [Música]