Olá meus amigos eu sou Rodrigo Silva e estou aqui mais uma vez para a nossa terceira aula dessa Série Especial que marca o lançamento de um novo projeto que é super importante para mim eu estou falando da pós--graduação em arqueologia história e Interpretação da Bíblia Sagrada e se você perdeu algumas das aulas anteriores Então corre lá para conferir porque elas são muito interessantes nas duas primeiras aulas dessa série Nós aprendemos por exemplo sobre a importância de entender com clareza o contexto histórico das escrituras Eu também falei de arqueologia falei de história e de interpretação esses
três pilares aí que vão nortear toda a nossa compreensão da Bíblia Sagrada aliás todas essas técnicas de estudo fazem parte daquela que nós chamamos de hermenêutica Ou seja a ciência que interpreta textos antigos e textos atuais Por exemplo quando um advogado está interpretando a letra da lei da Constituição ele está fazendo uma hermenêutica legal e nós também Fazemos uma hermenêutica para compreender melhor o texto da Bíblia Sagrada simples não é mesmo agora é claro que de muito pouco adianta interpretar a Bíblia apenas pela Ótica do passado o poder da sua mensagem deve ser relevante também
para os nossos dias de outra forma a Bíblia será apenas uma peça de Museu que não comunica nada com a modernidade portanto hoje nós vamos aplicar a hermenêutica de Jesus para os tempos atuais n outras palavras nós vamos utilizar a maneira de Cristo interpretar as escrituras e ver como essa interpretação pode ser aplicável ao momento exato em que nós estamos vivendo então para fazer esse exercício nós vamos usar a parábola do filho pródigo que muita gente conhece Tá certo Mas vai ser um exercício muito interessante muito legal e eu quero que você fique comigo agora
antes de começar a olhar o texto bíblico com a sua aplicação para hoje eu acho que eu tenho que repetir alguns recados Breves para você então vamos lá em primeiro lugar é muito importante você entender que somente Quem estiver em nosso grupo de WhatsApp vai ter algumas vantagens exclusivas que eu já anunciei e vou repetir lá no grupo do WhatsApp você vai receber os links de todas as aulas desse curso gratuito lá também no grupo de WhatsApp você vai receber as apostilas das aulas que foram dadas gratuitamente E essas apostilas serão dadas na próxima terça-feira
lá também você vai ter acesso a um link que vai dar um super desconto para quem se inscrever na nossa pós-graduação em arqueologia história e Interpretação da Bíblia esse curso essa pós-graduação será ministrada por mim juntamente com outros colegas especialistas em diferentes áreas de interpretação bíblica agora é importante uma coisa é essa condição especial é exclusiva para quem se inscrever no primeiro dia tá certo então não perca o time não perca a data além do desconto todos os que se matricularem também poderão fazer uma visita comigo aqui no museu de arqueologia bíblico do nasp Então
fique esperto tá bom a promoção tem data limite a gente vai abrir também as inscrições para a primeira turma de pós-graduação na segunda-feira Então você precisa estar naquele grupo de whatspp WhatsApp que Eu mencionei para ter acesso a essa informação e ao desconto que eu acabei de mencionar e se você ainda não está no grupo de WhatsApp então vou te dar uma sugestão Faça isso agora mesmo o link está logo aqui abaixo nesse vídeo agora o segundo recado que eu preciso passar para você é a possibilidade que você tem de ganhar uma bolsa de estudos
integral para cursar de graça Essa pós--graduação é o seguinte a gente vai premiar com uma bolsa de estudos quem deixar aqui embaixo o melhor comentário com a # hermeneutic decristo então não esqueça #h meneu decristo aí você vai deixar então o comentário explicando como podemos aplicar os textos bíblicos à Vida contemporânea eu vou dar um exemplo para facilitar a sua vida um exemplo de um comentário você escreve lá primeiro a hash hermeneutica de Cristo aí você pode escrever algo com Como assim eu posso utilizar a mesma abordagem que Cristo usava para interpretar as escrituras em
sua época texto contexto e aplicação ao fazer isso eu serei capaz de aplicar os ensinamentos bíblicos à minha própria realidade simples assim então fazendo algo dessa natureza um texto assim de sua autoria Claro você vai poder então deixar uma mensagem abaixo no campo de comentários e assim você terá a a chance de ganhar uma bolsa de estudos de 100% de gratuidade para você fazer a nossa posse os autores dos melhores comentários das três primeiras aulas é claro serão os premiados Então vamos dar três bolsas de estudo ou seja no total nós vamos dar bolsas de
estudo para três pessoas que vão cursar de graça essa pós-graduação e Os Vencedores vão ser anunciados neste sábado à noite então fique ligado agora para evar tá que você esqueça eu vou dar uma sugestão que aliás eu já dei nas aulas anteriores você vai pausar agora o meu vídeo fique tranquilo pode pausar que quando você voltar eu não vou fugir eu vou estar aqui esperando por você então você vai pausar esse vídeo vai entrar no nosso grupo de WhatsApp e aí você vai ter todas as informações lá e também Aproveite esse momento e não se
esqueça de deixar o seu comentário aqui embaixo com a hash tá bem [Música] pronto Esses são os meus avisos Agora sim nós podemos começar a nossa terceira aula aplicando os ensinos de Jesus para os nossos dias e como eu falei eu escolhi a parábola do filho pródigo eu vou ler essa parábola para você Ela está no Evangelho de Lucas Capítulo 15 Versículos 11 em diante seria muito interessante se você tivesse uma Bíblia aí para acompanhar a leitura você vai aprender muito mais se você não tiver a Bíblia apenas Ouça com atenção a história diz assim
Lucas Capítulo 15 versículo 11 Jesus continuou certo homem tinha dois filhos o mais moço deles disse ao pai pai que o senhor me dê a parte dos bens que me cabem e o pai repartiu os bens entre eles passados não muitos dias o filho mais moço ajuntando tudo que era seu Partiu para uma terra distante e lá des ou todos os seus bens vivendo de forma desenfreada depois de ter consumido tudo sobreveio aquele país uma grande fome e ele começou a passar necessidade então foi pedir trabalho a um dos cidadãos daquela terra e este o
mandou para os seus Campos a fim de cuidar dos porcos ali ele desejava alimentar-se das alfarrobas que os porcos comiam mas ninguém lhe dava nada então caindo em si disse Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura e eu aqui morrendo de fome vou me arrumar voltar para o meu pai e lhe dizer pai pequei contra Deus e diante do senhor já não sou digno de ser chamado seu filho trate-me como dos seus trabalhadores e arrumando-se foi para o seu pai vinha ele ainda longe quando seu pai avistou e compadecido dele correndo o abraçou
e o beijou e o filho lhe disse pai pequei contra Deus e diante do senhor já não sou digno de ser Amado seu filho o pai Porém disse aos seus servos Tragam depressa a melhor roupa e vistam nele ponham um anel no dedo dele e Sandálias nos pés Tragam e matem O bezerro gordo vamos comer e festejar Porque este meu filho estava morto e reviveu estava perdido e foi achado e começaram a festejar ora o filho mais velho estava no campo e quando voltava ao aproximar-se da casa ouviu a música as danças chamou doos empregados
e lhe perguntou o que era aquilo e ele informou o seu irmão voltou e por tê-lo recuperado com saúde o seu pai mandou matar o bezerro gordo o filho mais velho se indignou e não queria entrar saindo porém o pai procurava convencê-lo a entrar mas ele respondeu a seu pai faz tantos anos que eu sirvo o senhor e nunca transgredi um mandamento seu mas o senhor nunca me deu um cabrito sequer para fazer uma festa com meus amigos mas quando veio esse seu filho que sumiu com seus bens gastando tudo com prostitutas o senhor mandou
matar um bezerro gordo para ele então o pai respondeu meu filho você sempre está comigo tudo o que eu tenho é seu mas era necessário festejar e alegrar-se porque se seu irmão estava morto e reviveu estava perdido e foi achado quando a gente lê esse texto agora no século XX 1 perguntas pulam na cabeça da gente primeiro se você se é uma pessoa que gosta de empreendedorismo se você gosta de Finanças de A Startup de fazer o seu dinheiro valer mais você há de convir que essa história parece uma premiação à injustiça quer ver imagine
um pai tem uma empresa e ele tem dois filhos que trabalham consigo na empresa um deles é trabalhador está sempre com pai Ali acorda cedo faz cursos para aperfeiçoar mais os negócios toma conta dos negócios da família é um homem responsável o outro é um delinquente juvenil vive dando dor de cabeça pra família bate o carro atropela pessoas bate em árvore é preso por estar dirigindo embriagado o pai tem que ir lá na cadeia soltá-lo e esse filho mais moço que é tão pervertido no seu comportamento um dia chega pro pai e fala pai eu
quero a minha parte dos bens agora o pai pega a herança transforma Aquilo em dinheiro quem sabe vendeu algumas propriedades transformou aquilo numa boa quantidade de dinheiro deu para aquele filho e ele pé na estrada começou a gastar tudo com baladas prostitutas amigos de farra bebedeiras jogatina o outro filho não ficou trabalhando na casa do pai depois de um tempo Aquele filho mais moço perdeu toda a fortuna dele e começou a ficar na sarjeta quem sabe dormindo debaixo de marquise aí ele volta para casa do pai dele com a cara mais lambida do mundo e
o pai ainda faz uma festa para recebê-lo e não somente isso faz uma festa e ainda coloca o como um cargo de gerente nas empresas se você fosse o filho mais velho você também se sentiria prejudicado e injustiçado se você é pai você deve estar pensando que pai mais sem impulso para lidar com seu filho deveria dar-lhe uma lição falar não agora você vai aprender você vai lutar para trabalhar e não dar uma festa como se ele tivesse voltado depois de um intercâmbio no exterior e voltando ao filho mais velho ele tem toda a razão
para se indignar ele não iria entrar naquela festa o filho mais moço o irmão dele gastou a propriedade de maneira irresponsável cuspiu no prato que o pai lhe havia dado e agora volta como um herói não parece uma premiação à injustiça não parece uma figura paterna de um homem que não tem pulso firme com o seu filho mimado um outro problema com essa Pará que além dela aparentemente estar premiando a injustiça é que ela parece que não tem o final Jesus conclui a história dizendo que o pai quando o filho mais velho não quer entrar
na casa ele sai até o portão e fala Olha era inário que festejemos porque o seu irmão estava morto e reviveu estava perdido e foi encontrado mas a história não diz se o filho mais velho aceitou entrar com o pai se ele continuou emburrado na porta a história parece que não tem um epílogo qualquer pessoa especializada a fazer uma cop ou quem sabe escrever uma narrativa um roteiro ele vai falar olha essa parábola aqui está faltando pedaço como é que nós podemos entender isso essas problemáticas que eu levantei aqui elas fazem alusão a outros elementos
que eu expliquei na aula um e aula dois e se você não assistiu essa oportunidade tá bem essas aulas vão ficar gravadas você pode assisti-las nov Ou seja quando nós pegamos o texto bíblico e Lemos sem compreender o contexto da época Realmente esse texto parece muito dúbio muito obscuro muito estranho e talvez até irrelevante então vamos pegar a primeira ferramenta contextual vamos analisar primeiro o contexto em que essa passagem foi escrita se você olhar bem o capítulo 15 de Lucas verso 11 começa com a seguinte frase Jesus continuou certo pai tinha dois filhos Ora se
diz Jesus continuou é porque há algo antes que faz parte dessa narrativa e o que está antes a parábola da dracma perdida Jesus começa assim ou qual é a mulher que tendo 10 dracmas se perder uma delas não acende a lamparina varre à casa e procura com muito empenho até encontrá-la e quando a encontra reúne as amigas e vizinhas dizendo alegre-se comigo porque achei a dracma que eu tinha perdido eu afirmo a vocês que a mesma alegria existe diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende bom ampliou o contexto mas ainda não
respondeu às perguntas pelo contrário uma história igualmente dúbia até infantil uma mulher que tinha 10 dracmas nós sabemos pela arqueologia que a dracma é uma moeda ela varre a casa até encontrar a sua moeda e quando encontra sai feliz para comemorar com as amigas Qual o sentido disso esta parábola da dracma perdida começa assim no verso 8 ou qual é a mulher ora ou quando você coloca essa conjunção alternativa ou significa que tem alguma coisa antes Se você chegar aqui agora e você está pegando essa aula eu estou dizendo assim ou você pode se inscrever
através do canal obviamente Existe alguma alternativa anterior e o que está imediatamente antes Jesus conta a parábola da ovelha perdida está aqui Lucas Capítulo 15 verso 3 então Jesus lhes contou esta parábola qual dentre vocês é o homem que possuindo 100 ovelhas e perdendo uma delas não deixe no deserto às 99 e vai em busca da que se perdeu até encontrá-la e quando a encontra põe-na nos ombros cheio de alegria e indo para casa reúne os amigos e vizinhos dizendo-lhes alegre-se comigo porque já achei a ovelha perdida digo a vocês que assim haverá mais alegria
no céu por um pecador que se arrepende do que por 99 justos que não necessitam de arrependimento bom até agora eu aprendi apenas três histórias de Jesus que pouco estão me dizendo alguma coisa a primeira história a história de um pai que tinha dois filhos um deles que não valia o prato que comia totalmente irresponsável a segunda de uma mulher que tinha 10 moedas perde uma e quando encontra vai comemorar com as amigas e a terceira de um homem que perdeu um animal uma ovelha e também comemora mas o que isso significa para quem vive
hoje no século XXI mais uma parte para ajudar a esclarecer o capítulo 15 começa assim aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir os fariseus os escribas murmuravam dizendo e recebe pecadores e come com eles então Jesus lhes contou esta parábola o que que nós temos aqui Jesus estava comendo com publicanos e pecadores correto os escribas e fariseus chegaram e começaram a reclamar então Jesus chega até os escribas e fariseus e fala eu vou contar para vocês Três Histórias Um homem que perdeu uma ovelha uma mulher que perdeu uma moeda e um
pai que perdeu um filho mas ainda assim como é que nós podemos entender essa parábola de Jesus e como ele aplicava isso ao seu contexto e como podemos aplicar esse ensino agora no século XX então para facilitar você sabe o que eu vou fazer eu vou pegar as três ferramentas que nós trabalhamos aqui nas nossas aulas os três pilares Ou seja a arqueologia o contexto histórico e a exegese e nós vamos então entender o pano de fundo dessas Três Histórias de Jesus e aplicá-la de maneira consciente e sábia para o século XXX mas para fazer
isso eu vou precisar começar pela arqueologia agora eu quero tornar isso um pouco mais lúdico para você eu quero tornar mais agradável então vou fazer uma coisa que eu nunca fiz nem na TV nem nas redes sociais nem nas palestras que eu dou é a primeira vez eu quero fazer dessa aula como se fosse quase uma brincadeira de criança Calma eu sei o que eu estou fazendo Jesus disse que para aprendermos as coisas do reino seria interessante como começarmos como crianças não sendo infantis no sentido pejorativo da palavra mas tendo a capacidade de como crianças
sermos simples e dispostos a aprender e uma maneira gostosa de fazer isso não é sentando talvez no sofá mas lembrando daquele tempo em que a gente recebi um coleguinha no quarto cheio de brinquedos vamos fazer esse exercício vai ficar mais fácil entender eu garanto a você dê-me um voto de confiança vou pedir a equipe para tirar esse sofá aqui e vou daquela época pode levar embora é bom que vocês vam A equipe que trabalham por detrás das câmeras lembra quando você sentava no quarto com seu amiguinho lá fazendo aquela posição de índio que hoje você
precisa de pilates para poder fazer e colocava a perna assim olha ansioso e trazia os seus brinquedos e colocava e começava a conversar com ele e com os brinquedos sem preconceitos sem barreira sem medo de ser feliz é isso que eu quero propor a você agora para nós aprendermos como aplicar o ensino bíblico de Jesus para os nossos dias é isso que nós vamos fazer nesse momento como se eu tivesse sentado com você meu amiguinho minha amiguinha no quarto da minha casa então para começar a nossa brincadeira brincadeira séria tá bem eu quero pedir o
pessoal da minha produção para trazer aqui uma maquete uma casinha como eram as casas do tempo de Jesus muito obrigado hein olha aqui olha foi feita com muito carinho a gente vai poder perceber tudo e o que ela pode nos ensinar a respeito desse Episódio de Jesus eu vou colocar mais aqui assim ó para você de casa poder ver as casas normalmente eram assim elas tinham apenas uma entrada a portinha tá aqui olha meu dedo saindo ó tá vendo tem os sujeitos aqui Alguém bateu na porta quem são vocês aqui dentro você tinha um pátio
e eu vou até fazer o seguinte para facilitar esse Pátio eu vou virar aqui assim vou tirar o muro e assim vocês podem ver de casa como é que era lá dentro do pátio então havia apenas uma porta a pessoa entrava aqui ficavam os animais da família eh um jumento ovelha um bode com seu filhote uma vaquinha ali eles colocavam aqui os animais a cozinha também era do lado de fora aqui então nesse Pátio interno tinha uma parte da vida social da família Vou cobrir de novo aqui a casinha com o seu muro de proteção
e na parte de cima você você tinha o quarto onde a família geralmente ficava algumas dessas casas tinham um segundo quarto para visitas que ficava aqui do lado então aqui era o quarto de visitas aqui o quarto da família mas a maior parte da vida social dos que moravam numa casa assim não era nem baixo nem dentro de casa era no telhado você pode perceber que aqui no teto nós temos uma cobertura Você tem uma área aberta e aqui tem duas pessoas conversando tem uma mulher do lado de cá sentada como se estivesse costurando alguma
coisa outros dois costurando aqui ou conversando esta era uma área social da família grande parte dos compromissos das conversas do entretenimento da sociabilidade acontecia no telhado das casas e sabe por quê naquela época havia muito calor ão até hoje no Oriente Médio Então as pessoas preferiam dormir no telhados das casas isso mesmo nessa parte de cima aqui tanto é assim que quando Moisés deu as suas leis uma das leis que Moisés deu é que quando um Hebreu ou um Israelita construísse a sua casa Ele era Obrigado por força de lei a lei mosaica a lei
de Moisés a construir um beiral no telhado para que abro aspas ninguém caia de lá e você seja réu de sangue então era obrigação do dono da casa Construir esse beiral porque a maior parte da vida diária da sociabilidade era aqui no telhado as pessoas dormiam aqui elas só dormiam na parte interna na época do inverno ou na época das chuvas fora disso era aqui em cima que elas conversavam aqui em cima que elas secavam o os grãos que elas iam haviam colhido aqui em cima que elas guardavam alguns instrumentos aqui que elas gostavam de
passar grande parte do do tempo as mulheres costurando conversando os homens também quando não estavam trabalhando na lavoura ou n alguma atividade fora do ambiente familiar aliás é tão é notório isso que agora que eu expliquei para você esse contexto percebeu o que eu estou fazendo eu estou trazendo elementos da arqueologia para ajudar você a entender melhor o texto olha essa passagem da Bíblia aqui Mateus capítulo 25 quando Jesus fala da destruição de Jerusalém ele ele diz o seguinte está no Mateus Capítulo 24 corrigindo quando ele fala da destruição de Jerusalém ele fala assim 24
verso 17 quem estiver no terraço não deça para tirar da casa coisa nenhuma e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa mas note o conselho de Jesus quem estiver no terraço não desça ou seja aqui no topo da casa a Bíblia também fala dos pregadores do telhado que anunciavam ali as mensagens do telhado das casas Ah tem mais um episódio também que eu não posso esquecer no livro de Atos dos Apóstolos tem uma situação em que Paulo estava pregando numa casa quando um jovem chamado eutico caiu e acabou morrendo e
Paulo faz uma oração e o menino revive ele volta à Vida alguns pensam que o tico poderia cair talvez de uma dessas janelas aqui ou talvez da parte superior da casa onde as pessoas se reuniam agora que você já sabe que a vida social era nos telhados fica mais fácil entendermos o começo dessas três parábolas que Jesus contou Vamos ler novamente Lucas Capítulo 15 aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir os fariseus e escribas murmuravam dizendo este recebe pecadores e come com eles o lugar das refeições era no Terraço das casas
Aliás você já ouviu falar da santa seia de Jesus quando ele instituiu o que na cultura Católica chama-se de Eucaristia Você sabia que o lugar onde Jesus teve a Santa Ceia com seus discípulos é chamado de Cenáculo e o que é O Cenáculo é justamente essa parte superior da casa a santa C de Cristo com seus discípulos não é como o quadro de Leonardo Da 20 mostra Jesus ali sentado num banco com seis de um lado seis de outro não eles reclinava um piquenique na parte superior de uma casa aqui que era O Cenáculo aqui
que Jesus teve a Santa Ceia com seus discípulos num ambiente exatamente como este e também aqui Jesus estava recebendo publicanos e pecadores e estava comendo com eles agora raciocí comigo um judeu extremamente religioso ele não entraria num lugar onde houvesse eh uma pessoa publicana onde houvesse uma pessoa ah pecadora porque ele iria se contaminar quando os fariseus e os escribas foram até Pilatos para levar o julgamento de Jesus ou o caso de Jesus diz que eles não entraram ali no Palácio de pilatos para não se contaminarem ficaram do lado de fora então raciocine comigo em
que situação os escribas e fariseus podiam estar para ver Jesus comendo com publicanos e pecadores E aí ainda assim terem tempo de reclamar Olha a maquete e você vai entender isso Olha como a arqueologia vai tornar essa passagem mais clara Vamos repetir aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir os escribas e fariseus murmuravam dizendo este recebe pecadores e come com eles Jesus certamente estava recebendo os pecadores e comendo com eles na parte superior de uma casa provavelmente a casa de Levi Mateus que era cobrador de impostos aí o que que acontece
quem veio aqui fora estão vendo esses dois personagens aqui eles podem representar os escribas e fariseus aqui da rua era possível você ver Jesus lá em cima celebrando com pecadores E publicanos então daqui debaixo Eles talvez começaram a bater boca com Jesus reclamar algo do tipo que vergonha você que fala que é o messias que é o Rabi que é o grande olha você está recebendo publicanos e pecadores que mau exemplo você está dando então para Jesus conversar com eles que diz o verso 3 então Jesus lhes contou essa parábola A gente entende que Jesus
não veio até aqui a sacada e ficou batendo boca Sabe aquele negócio de feira ah tem coragem aqui se é homem vem aqui me pegar não não foi assim Jesus era uma pessoa que tinha classe tinha respeito e acima de tudo tinha misericórdia e interesse naquelas pessoas que eram o mesmo amor que Jesus tinha pelos pecadores e publicanos com os quais ele comia aqui em cima ele também tinha pelos religiosos legalistas que estavam lá embaixo então sabe o que que a gente deduz pela arqueologia quando Jesus percebeu a reclamação dos que estavam lá na porta
Jesus desceu veio para aqui e chegou até a porta da casa onde estavam aqueles homens e uma vez na porta com eles Jesus contou três parábolas a parábola da ovelha perdida a parábola da moeda perdida e a parábola de dois filhos perdidos mas como assim Rodrigo Eu não entendi você falou que um filho era era menor de idade ou mais novo pelo menos e ele não tinha nenhuma nenhum respeito nenhuma nenhum juízo o outro não trabalhava direitinho como é que você diz que os dois eram perdidos fica comigo e você através dos três pilares da
arqueologia do contexto histórico e da exegese você vai entender lembrou o contexto Jesus desce então daqui e vai até a porta conversar com aqueles que estão murmurando lá esse come com pecadores e os recebe vamos entender a primeira parábola da ovelha perdida um homem tinha 100 ovelhas uma delas se perdeu ele deixou as 99 no deserto e foi atrás da que se perdeu uma pergunta que eu faço para você uma ovelha animal certo Óbvio um animal sabe quando ele está perdido que que você acha Eu acho que sim porque Quantas vezes você vê um cachorrinho
perdido na rua tentando desesperadamente voltar para casa um cavalo agora quando nós tivemos as tragédias no Rio Grande do Sul quantas vezes eu vi lá quando eu fui ajudar as pessoas no Rio Grande cachorros vagando na rua desesperados procurando a sua casa e o Seu Dono gatos da mesma maneira ou seja o um animal quando ele está perdido ele sabe sim que está perdido e onde é que aquela ovelha estava perdida certamente fora do rebanho ela não estava com as suas outras irmãs Então eu tenho nessa parábola a realidade de alguém que está perdido sabe
que está perdido e está perdido fora do rebanho vou repetir para você anotar eu tenho na primeira parábola a realidade de alguém que está perdido sabe que está perdido e está fora do rebanho a segunda parábola é um pouco mais enigmática uma mulher que tinha 10 dracmas e ela perde uma e varre a casa procurando vamos entender essa parábola eu vou pedir para trazer aqui alguns elementos para mim nós estamos como crianças brincando em casa e assim com calma a gente vai estudando a palavra de Deus vou colocar essa luva porque o que eu vou
pegar aqui agora são coisas muito preciosas tá bem que que eu trouxe aqui pra gente ver uma moeda original da época de Cristo uma dragma eles chamam de dragma a gente traduz como Dracma eu vou colocar aqui pra gente poder ver olha aqui a dracma você tem de um lado a imagem do rei melkart que era justamente o rei de tiro e Essa aqui era uma moeda que era cunhada em tiro no atual Líbano de um lado você tem o rei do outro lado vou mostrar aqui eu tenho a águia que com o passar do
tempo foi um símbolo do exército romano essa moeda essa que é original ela tem 2000 anos e ela estava em circulação nos tempos de Jesus você conseguiu ver daí deu todos os detalhes então muito bem essa moeda ela tinha um valor significativo mas muitas mulheres quando tinham seus maridos elas tinham que ter uma espécie de seguro de vida Então olha o que que acontece quando a mulher se casava o marido dela o noivo pagava um preço ao pai dela para casar-se com ela um Dote e antes que você pense que isso é uma precificação da
mulher não é conversando com algumas moças uma vez lá no Cairo Eu lembro que elas ficavam assim injuriados elas pensavam perguntavam até como é que no Brasil uma mulher tem coragem de casar com um rapaz que não pagou nada para casar com ela quando o rapaz pagava o dote ele estava demonstrando pro pai da moça que amava aquela menina tanto é que ele estava disposto a pagar o que o pai pediu segundo ele estava valorizando a moça porque ele estava indenizando o pai por tirar uma Preciosidade de sua casa terceiro lugar ele estava mostrando que
ele consegue levantar dinheiro e ser um bom chefe de Família o pai por sua vez no dia do casamento ele pegava algumas moedas dessas e podia dar como um Dote particular do pai para a filha é diferente do Dote que o noivo pagou ao pai o pai dava para filha uma espécie de herança de casamento é essa herança a que eu tenho para ilustrar vocês é em Muitas comunidades de beduínos ainda tem Esse costume eu vou mostrar isso aqui para vocês isso aqui é um tipo de véu que as mulheres usavam no dia do casamento
em tribos beduínas do deserto e você percebe que ela está cheia de moedas até eles tinha o costume quando uma nova moça iria se casar ali todas as mulheres colocavam os véus que elas usavam no dia do seu casamento e perceba que o véu é todo decorado com moedas essa prática que os beduínos muçulmanos mantém até hoje esse aqui tem alguns séculos de existência Mas até hoje você vê isso n algumas comunidades do deserto essa prática ela ainda é a permanência de um costume que remonta aos tempos da Bíblia Sagrada por quê a mulher quando
ela recebia a herança do seu pai ela pegava essas moedas e colocava ali no seu véu ou quem sabe como um colar ou quem sabe como a tiara e aquelas moedas seriam o seguro de vida daquela mulher por exemplo o marido foi para uma batalha e morreu em batalha ela pode pegar aquelas moedas do seu véu ou da sua pulseira ou do seu colar ou da sua tiara e aquelas moedas é que vão ajudá-la a comprar uma passagem para ir paraa casa de um parente para comprar um pão até que o marido volte da Guerra
caso ele tenha sobrevivido ou seja Aquilo é o seguro de vida que ela tem se alguma tragédia acontecer então você percebe que uma mulher perder uma moeda daquela é algo muito valioso É como se eu dissesse que alguém perdeu o cartão de crédito em casa ele vai ficar desesperado para procurar por isso que a Bíblia fala ISO aqui eu tô pegando com a mão normal porque é uma réplica que ela acendeu uma lamparina uma lamparina como essa iluminou toda a casa e ficou varrendo em todos os cantos até achar a moeda que ela tinha perdido
ou seja aquela moeda não era um suvenir aquela moeda representava 10% de todo seguro de vida que ela tinha de todo o orçamento que ela possuí para uma situação de crise por isso que ela variu a casa agora eu vou fazer uma pergunta para você eu perguntei se o animal sabia que estava perdido você disse que sim eu espero que sim eu entendi que vocês concordaram que o animal quando ele está perdido ele sabe que está perdido e nós vimos então na parábola da ovelha perdida um animal perdido fora de casa e que sabe que
está perdido alguém perdido que sabe que tá perdido fora de casa na parábola da dracma perdida eu tenho a realidade de uma moeda perdida dentro de casa aí eu pergunto a moeda sabe que está perdida a moeda tem sinapse pensamento racioc É lógico que não então eu tenho nessa segunda parábola alguém que está perdido dentro de casa e não sabe que está perdido vamos fazer o contraste entre a primeira e a segunda parábola a parábola da ovelha alguém perdido fora de casa e que sabe que está perdido na segunda parábola da moeda alguém que está
perdido dentro de casa e que não sabe que está perdido a vem ter serir a parábola para arrematar essas duas um pai amoroso com dois filhos perdidos um a semelhança da ovelha perdido fora de casa o filho mais moço e outro a semelhança da moeda perdido dentro de casa o filho mais velho o mais moço à semelhança da ovelha sabia que estava perdido o mais velho a semelhança da moeda não sabia que estava perdido e olha que interessante a Bíblia diz e eu fiz essa essa essa experiência quando eu estava com beduínos eu contei essa
parábola pros beduínos porque muitos deles t a a cultura congelada no tempo ou seja eles ainda têm hábitos e particularidades e gestos que remetem aos tempos da Bíblia Sagrada por exemplo eles moram em tendas as mulheres não vêm comer junto com os homens Eles comem com a mão eles têm muitos elementos que remetem ao tempo da Bíblia então quando eu contei essa parábola pros beduínos lá do Sudão Eles não aceitaram eles falaram impossível mentira Isso não pode acontecer e eu falei o quê o filho não pode pedir a herança pro pai o pai estando vivo
Isso é uma tragédia isso é um desrespeito para compai Fi mas como assim não existe isso na cultura deles a herança só pode ser dada quando o pai Morre logo um filho pedir ao Pai a herança com pai vivo significa eu quero que o senhor morra Agora você que tá me assistindo que é pai imagina o seu filho falando assim eu quero que você morra foi essa a facada que o mais moço o mais novo deu no coração do seu pai de maneira simbólica é claro ele pediu que o pai morresse agora se você pensa
que o mais velho estava livre leve e solto na sua justiça você está enganado sabe por quê vamos ao texto Olha o que diz aqui Lucas Capítulo 15 versículo 11 certo o homem tinha dois filhos o mais moço disse ao pai pai quero que o senhor me a parte dos bens que me cabe ou seja que o senhor morra e o pai repartiu os bens entre eles plural os dois receberam herança percebeu como é que a arqueologia ajuda a entender os detalhes o mais velho participou da mesma ofensa do mais moço só que de maneira
discreta e ele ficou ali aí você sabe a história o mais moço vai gasta tudo que ele tem com prostitutas em orgias e quando ele está lá na no meio dos porcos a pior humilhação que um judeu pode ter judeu não come carne de porco Você deve saber disso as comidas kashrut como chamamos ou cacher dos judeus essas comidas elas não podem ter nenhum instrumento que tocou numa carne de porco eles não comem Agora imagina um judeu trabalhando com porcos pelo aí pior ainda ele queria comer as alfarrobas que os porcos comiam por porque ninguém
lhe dava nada aí é interessante as atitudes dele a primeira delas vamos aplicar para os nossos dias quando ele estava ali na pila ele falou Quantos trabalhadores de meu pai tem pão com fartura e eu aqui pereço de fome Olha bem ele percebeu que Aila o chiqueiro não era o seu lar mas para isso ele teve que tomar uma atitude ele teve que levantar e voltar para o seu pai goir o orgulho ir até o pai ora ele poderia talvez ter tentado remediar a situação fazendo assim não eu vou limpar o chiqueiro eu vou lavar
com com sabão eu vou colocar um uma plaquinha de lar doce lá vou passar perfume nos porcos iria adiantar não ele podia passar perfume Podia colocar plaquinha chiqueiro continuará sendo chiqueiro na nossa vida é a mesma coisa se você está sentindo hoje que você está na lama a sua primeira atitude é sair da Lama não adianta ficar tentando enfeitar o ambiente da Lama achando que ali vai ser um lar melhorado não vai nós temos que ter a consciência que aquele não é o nosso lar nós não podemos nos acomodar levante volte para o seu pai
mesmo que você não esteja totalmente curado no sentido da Suas Emoções tanto é que esse jovem quando ele volta ele fala assim eu vou falar pro meu pai pai pequei contra o céu e diante de ti ó que discurso bonito já não sou digno de ser chamado teu filho faz de mim como um dos teus trabalhadores faz de mim um dos teus Operários No grego tem três palavras para trabalhador três palavras você tem a palavra dulos que é o servo de uma maneira geral você tem a palavra misos que é como se fosse um um
trabalhador que vem por um dia e vai Bora é apenas alguém que fez um serviço ali ou você contrata Talvez uma uma equipe de limpeza você acabou de construir sua casa e tem aquela equipe de Limpeza Pesada você contrata eles mandam al umas pessoas elas vão trabalham na sua casa e vão embora você não sabe nada sobre elas pagou apenas a diária Esse é o misos E você tem o paides o paides É um tipo de empregado que ele quase faz parte da família tanto é que paides também é uma palavra para criança e o
paides esse tipo de empregado quando o patr não morre ele ainda recebe herança porque ele é quase um filho agora você vê paides quase um filho misos apenas um diarista Sem Compromisso nenhum e o dulos um servo geral Qual dos três você acha que o filho pródigo pediu para ser quando voltou até o pai Ele pediu para ser um pai desse não ele não pediu para ser como um filho morar com a família também não pediu para ser um dulos um servo ele pediu para ser um mos ou ou seja ele ainda estava com muito
orgulho no seu coração ele planejou eu vou até o meu pai vou chegar até o meu pai falar pai olha peguei contra o céu diante de ti mas eu não pedi minha dignidade só me paga uma diária aí que eu vou juntar dinheiro e vou embora continuar meu caminho mas a Bíblia diz que quando ele vinha ainda longe o pai correu e o abraçou sabe por quê normalmente essas casas assim quando eram em fazendas tinha a casa principal do dono da faz e na frente havia várias casas de colonos e só depois da casa dos
Colonos que havia a porta de entrada paraa Fazenda raciocí comigo numa Cultura em que eles não aceitavam filho que desrespeitasse o pai o que aconteceria com o filho mais moço quando ele entrasse pela Vila dos Colonos quando eu contei lá no deserto essa parábola os beduínos ficaram irritados eu perguntei se um jovem vem aqui pedir herança pro pai com o pai vivo o que aconteceria com ele eles falaram assim todo mundo na aldeia iria bater nele e depois expulsá-lo todo mundo ia ter o direito de dar um cascudo nele Imagine só agora vamos transferir isso
pra situação ele começa a voltar todos os funcionários do pai iam bater nele e expulsá-lo dali ele nem conseguiria chegar à casa grande então sabe o que que o pai fez o pai foi até ele olha de que maneira verso 20 vinha ele aí ainda ao longe quando o pai o avistou e compadecido dele correu o abraçou e o beijou hoje você pode ver um senhor de idade correndo fazendo ali a a sua ginástica na praia de Copacabana mas nos tempos do antigo oriente médio não era de bom Tom que um homem de idade de
cabelos brancos corresse em público isso era muito vergonhoso muito vergonhoso o fato do pai correr foi uma forma de atrair para si a vergonha que se seria direcionada ao filho e sabe qual a implicação disso hoje que apesar de muitas vezes nós estarmos na lama com os porcos apesar de muitas vezes tomarmos a decisão de sair dali mas ainda não completamente curados em nossas emoções Deus tem a capacidade de se humilhar de descer do céu e vir até nós para falar que nos aceita e não somente nos aceita ele nos torna dignos sabe por quê
a Bíblia fala que o pai correu o abraçou e o beijou raciocine comigo naquela época As pessoas só podiam se beijar no rosto se estivessem no mesmo nível social empregados podiam beijar o pé do patrão e os filhos beijaram a mão agora para beijar no rosto só alguém que está no mesmo nível que eu a Bíblia fala que o pai correu o abraçou e depois o beijou Ora se o pai o abraçou só tem um lugar que ele poderia receber o beijo no rosto o pai se fez igual e quando é que isso aconteceu Rodrigo
quando Jesus Cristo o filho de Deus desceu do céu veio até a nossa condição se fez um de nós para que pudéssemos receber a glória e o reino que a ele pertenciam e quando o pai recebe o filho manda celebrar uma festa para o filho aqui que vem o clímax ele manda celebrar a festa o que acontece vem o filho mais velho e para no portão e fala eu não quero entrar o que que o pai fez deixou a festa e foi até o portão conversar com aquele filho mais velho agora raciocí comigo por que
que essa parábola de Jesus não tem um fim porque a cena do pai no portão com o filho era a mesma cena na qual Jesus estava com os escribas e fariseus na porta da casa lembra do começo dessa parábola Jesus estava recebendo publicanos e pecadores os escribas e fariseus Vieram reclamar Jesus deixou a festa e foi até à porta conversar com eles e apelar ao coração deles para que pudessem aceitar os seus irmãos perdidos tão perdidos como eles mesmos e Jesus então terminou essa parábola olhando nos olhos daqueles homens e falando e então vocês vão
entrar e Celebrar comigo vão ficar aqui fora como o filho mais velho daquele amoroso pai aquele filho também estava ofendendo o pai porque não entrar numa festa que o pai dava era algo tão terrível que uma vez a rainha vasti rainha da Pérsia perdeu seu cargo de rainha porque ela não quis entrar na festa do seu marido o rei e então vocês vão ficar aí fora reclamando escribas e fariseus como o filho mais velho ou vão aceitar entrar em casa e Celebrar comigo e comemorar a volta daqueles que estavam mortos e reviveram que estavam perdidos
e foram encontrados você percebeu Quantas coisas essa parábola traz para nós nos dias de hoje Quantos elementos Há muitas pessoas que estão perdidas fora de casa e sabem que estão perdidas quem sabe se a gente agora andar pro São Paulo lá na gracol você vai ver muitas pessoas perdidas outros estão perdidos dentro de casa e nem percebem que estão perdidos Eles não estão na sargeta não estão usando drogas mas estão perdidos no seu mundinho no seu medo nos seus preconceitos Alguns são ovelhas outros são moedas Alguns são o filho mais velho outros são o filho
mais Moço mas eu tenho uma boa notícia para você não importa em qual desses personagens você se enquadra eu posso garantir assim como nas parábolas que há um pastor uma mulher e um pai amoroso procurando por você e quando Eles encontram você seja na figura de um pastor de uma mulher varrendo a casa ou de um pai recebendo de volta o seu filho há uma comemoração no céu uma comemoração com anjos vibrando porque nós voltamos para a casa do pai Agora falta recebermos também aqueles que o pai vai todos os dias levando de volta para
o seu redil isso não é bonito não foi uma outra compreensão do texto e então como tornar relevante para o século XXI os ensinos bíblicos que foram escritos há milhares de anos eu dei apenas um exemplo aqui para você mas eu Deu para você perceber que é possível fazer isso então nós temos que transformar os três pilares de Jesus em texto contexto e aplicação de princípios hermenêuticos para compreender a Bíblia e torná-la realmente relevante para nós e para aqueles que nós mais amamos então este é o exercício que eu proponho para você em nossa pós--graduação
onde nós vamos ver como todos esses Ensinamentos da Bíblia são claros são vívidos e eu garanto a você você verá que Deus é tão real que quase dá para tocá-lo aí eu confesso a vocês que até eu me emocionei aqui sabe falar da bíblia é um negócio tão fantástico que permita-me dizer não como um personagem não como alguém da internet mas como alguém que vibra com essa mensagem que eu louvo muito a Deus de pelo privilégio que ele me dá de partilhar isso com você eu vou pedir o pessoal para agora tirar os nossos brinquedinhos
aqui vamos voltar para pro mundo dos adultos se puder tirar aqui e trazer a poltrona porque eu ainda quero conversar um pouquinho mais com você de volta então a minha poltrona de volta à vida adulta sem perder a simplicidade da infância nós podemos perceber como incrível estudar a bíblia dessa forma Aliás você viu como a Bíblia mesmo escrita há milhares de anos ainda com continua sendo válida e atual para os dias de hoje e Acredite Não importa quantas vezes você leia a palavra de Deus em todas elas você vai sempre aprender algo novo algo diferente
vai perceber Um Novo Ângulo vai tirar novas lições valiosas ou seja isso aqui é um baú cheio de tesouros que nunca se esgota a sabedoria contida nas páginas desse livro é inesgotável pois bem chegamos ao final de mais essa aula agora como aconteceu na segunda-feira você vai descobrir também que o caminho mais rápido para se tornar um especialista em estudos bíblicos será através de uma pós-graduação feita sob medida paraa sua realidade sabe o que que eu estou dizendo isso porque nessa segunda-feira nós vamos abrir as inscrições para a nossa pós-graduação em arqueologia história e Interpretação
da Bíblia Sagrada Essa pós-graduação será ministrada por mim e por outros professores especialistas no assunto esse curso vai servir Tanto para quem quiser atuar palestrando ensinando as escrituras como também para quem deseja um conhecimento mais profundo mais íntimo com a palavra de Deus e você já sabe na segunda-feira nós vamos abrir as inscrições para pós--graduação E aí eu conto com o seu nome lá eu quero ser o seu companheiro de jornada no estudo da Bíblia Sagrada somente quem se inscrever na segunda-feira isso é importante somente essas pessoas que se inscreverem na segunda vão ter aquele
super desconto na mensalidade que eu havia mencionado para vocês e a oportunidade de fazer uma visita aqui no museu de arqueologia do nasp então o que você está esperando Se prepare agora mesmo para garantir a sua vaga então a gente se vê na última aula dessa série de quatro aulas que será na segunda-feira às 9 horas da manhã quando serão abertas as inscrições para nossa pós-graduação um grande abraço e eu aguardo você até lá k [Música]