a aula que você vai ver a seguir é parte de um curso da casa do Saber mais plataforma Educacional com mais de mil horas de conteúdos desenvolvidos pelos melhores professores do país quer conhecer então clique no link que está abaixo do título desse vídeo assim agora e tem acesso a outras aulas desse curso e também é um mundo de conhecimento Eu dividi temática mente cada uma das aulas né são três aulas A primeira é sobre o nascimento da política e o que significa esse nascimento da política e depois Um brevíssimo percurso pela elaboração das ideias
políticas Platão e Aristóteles Maquiavel bodan e depois contemporâneos Esse é o campo que eu vou desenhar hoje na aula de amanhã eu vou estabelecer a diferença entre a democracia liberal e o que eu chamo a democracia real ou a democracia entendida como um regime político e a Democracia entendida como forma da sociedade e na terceira aula na última aula eu vou discutir os obstáculos existentes para a democracia de um lado eu vou focalizar os efeitos do neoliberalismo sobre a política e o resultado disso em termos da democracia e depois eu vou examinar os obstáculos da
democracia na sociedade brasileira como uma sociedade violenta e autoritária e portanto avessa a possibilidade da Democracia Então esse é o roteiro o nascimento da política a democracia real e os obstáculos da democracia eu vou começar tomando como referência a Grécia e na Grécia a existência de um acontecimento que é o mesmo tempo um acontecimento literário artístico e político que é a tragédia evidentemente existe a análise esplendorosa feita pelo bit sobre as origens da tragédia e a distinção que a tragédia permite fazer no espírito grego entre o trágico que é o dionisíaco e o luminoso que
a razão e que é o polímero ou a tragédia sob Dionísio e a filosofia soube Apolo há também uma maravilhosa análise a respeito da tragédia feita pelo Reguel eu não vou acompanhar aqui nem a análise litiana nem a análise eu vou tomar como como indicação os trabalhos do Jean piernan sobre o mito e o pensamento na Grécia e da Nicole sobre a tragédia então a tragédia é aparentemente um gênero literário ora o que é interessante é que ela nasce ao mesmo tempo em que nasce a democracia na Grécia que que isso quer dizer qual é
o tema da tragédia o tema da tragédia é o crime sangrento no interior da família então a tragédia vai narrar um crime sangrento que ocorre no interior da família que vai exigir uma Vingança também no interior da família com um outro crime sangrento que por sua vez exige outro indefinidamente isso é em aparência o que a tragédia bom entretanto quando se vê a encenação da tragédia se percebe uma coisa muito interessante no palco estão os heróis que são Reis rainhas Príncipes princesas é aristocracia que está no palco e depois tem o couro mas o couro
é constituído pelo cidadãos da cidade democrática e a tragédia se dá pelo diálogo e pela narrativa que o coro faz do que se passa no mundo aristocrático porque o mundo aristocrático é o mundo do sangue é o mundo da linhagem é o mundo da família é o mundo do crime sangrento que exige a vingança com um outro crime sangrento no interior da família então o que que é encenação mostra ela mostra o passado da cidade o passado da polis que era aristocracia e através do couro o presente da cidade que é a democracia então a
tragédia não é apenas um gênero literário a tragédia é um discurso político sobre o nascimento da democracia hora o que que a tragédia vai como é que ela vai ser estruturada embora nós tenhamos algumas das tragédias gregas não temos quase nada a tragédia se estruturam em trilogias o primeiro a primeira tragédia narra o primeiro crime a segunda tragédia narra a vingança que vai ser realizada e o terceiro vai introduzir a terceira peça Vai introduzir a presença dos Deuses que vão colocar um fim nesse processo Então vamos tomar um exemplo clássico nós temos a tragédia de
Efigênia né então Agamenon que é por pausa e por pedras ele quer e a Tróia faz quase 10 anos que os navios Estão parados na praia e ele não consegue Navegar com toda Frota grega que ele reuniu então um dos sacerdote diz Agamenon que é preciso um sacrifício se não houver um sacrifício os deuses não darão os ventos então Agamenon manda um emissário ao palácio e para aquele dia aquele seminéstra que a esposa de Agamenon que ela deve trazer Efigênia para esse lugar onde estamos navios e clique em mestre e Efigênia ficam muito contentes porque
higiene imagina que vai ser o casamento dela com aqueles Então as duas vem e ao chegar agame não separa Efigênia de glitter Ah porque os deuses disseram que é preciso o sangue de uma virgem parente de agameno então que gênero é sacrificada eles mata Efigênia e os ventos vem e a frota vai vocês podem imaginar o que se passa na cabeça daquele time Extra com esse acontecimento então clica em ministra Se prepara para o segundo ato para a segunda tragédia Ou seja no momento em que Agamenon retorna ela tem tudo já preparado com Egito para
matar Agamenon E aí é feito um banquete e é muito parecido com o que se passa no hangoletti esse ponto Shape pega dessa trilogia então ela ela é Registro matam agameno ela joga veneno no ouvido do Agamenon e o mata hora que você passa se passa aqui letra a outra filha filha mais velha vê o crime e ela precisa portanto vingar o crime sangrento e ela tem que matar que ele tem então a terceira essa trilogia se chama Oreste porque na terceira peça há um diálogo complicadíssimo entre Electra E o seu irmão Orestes e eletra
diz é preciso matar que tem mestre e Orestes diz nós não podemos matar a nossa mãe então a todo um conflito entre Electra e Orestes e as deusas vão intervir você tem as deusas protetoras da família que são vingadoras que aconselham mas há também as e o meninges que são as pacificadoras do Lar e que aconselha amores e ininterruptamente a essa disputa entre Electra ou as virilhas vingadoras e Orestes até que os deuses se reúnem e dizem nós temos que nós temos que dar um jeito nisso já que tudo que acontece é por ordem dos
Deuses tudo que aconteceu até aqui então Atena nós temos que terminar com essa maneira pela qual os mortais são forçados a seguir as nossas regras as nossas leis é preciso que eles próprios Façam as suas leis e que os humanos julguem os humanos e ela então profere um discurso É uma pena que eu não tenho o texto aqui porque eu trouxe o texto a fala de Atena amanhã eu lerei para vocês a falar de Atena mas a fala de Atena em linhas Gerais é a seguinte daqui do alto desta montanha Eu crio o tribunal para
os humanos para que os humanos façam eles próprios as suas leis e que eles próprios julguem uns aos outros de acordo com as leis para que protegidos por temor Deus temor eles nunca infrinjam as leis que eles mesmos criaram e com essa fala Atena cria a política na Grécia e a política democrática ela introduz a noção de e direito a além do conflito entre a lei divina e a Lei humana e o que Atena está propondo aqui a lei humana tem a sua própria lógica e não se submeta a lei divina e a Lei Divina
deve cessar a respeito dos humanos Atena ao introduzir a noção da Lei como um tribunal porque isso que ela que ela cria ela criou ela diz eu estou criando um tribunal para que os humanos julguem os próprios humanos ora ao fazer isso ela vai dar a lei o estatuto de uma coisa que é pública isto é uma lei que pertence à cidade que pertence a polis isso é muito importante porque há um outro conjunto de tragédias que tem como tema o conflito entre a lei da família que é o sangue a lei aristocrática e a
Lei política propriamente dita ou a lei pública ou seja o conflito entre o espaço privado onde se move a aristocracia e o espaço público onde vai se mover a democracia um dos exemplos mais profundos dessa dessa contradição entre a lei da família e a lei da cidade aparece numa tragédia longamente analisada por Hegel que é a antígona Então o que acontece a um embate a uma guerra civil e é um embate entre os dois irmãos de antígona etecles e polinice que estão em partidos opostos um está a favor do rei Crente e o outro contra
polinice Kel que o que está a favor do rei mata durante um combate etecles e o que que acontece antigona quer enterrar o irmão porque de acordo com a religião grega você só ganha a imortalidade se o seu corpo for inteiramente restaurado para ser enterrado para que a sua sombra vá em direção ao Hades e se torne Imortal vou abrir um parentes É por isso que eu escrevo porque quando eu escrevo numa página deixa eu abrir um parente porque é uma coisa muito interessante vocês se lembram quando na guerra de Tróia o instante em que
aqueles mata Heitor e o que que ele faz não contente de matar Heitor ele prende Heitor no carro e arrasta Heitor por todo o campo de batalha e ele desfigura completamente Heitor para que Heitor não tenha imortalidade e é por isso que o pai patrocro vai ao acampamento grego e suplica que o corpo de Heitor lhe seja devolvido e que ele possa refazer o corpo de Heitor para que ele seja enterrado e ganhe a imortalidade recheio parentes então antígona precisa enterrar o irmão só que de acordo com a lei da cidade de acordo com a
lei do espaço público todo aquele que se amotinou contra o poder todo aquele que se rebelou contra a cidade não tem direito ao funeral então antigo ainda tá proibida pela lei do espaço público de realizar uma lei do espaço privado que é enterrar o irmão e o que que ela vai fazer ela vai enterrar o irmão Isso significa que na tragédia seguinte alguém vai ter que matar antes então o que que o que que é tragédia mostra a tragédia mostra o predomínio do espaço privado sobre o espaço público porque o mundo aristocrático é o mundo
do espaço privado o mundo da família é o mundo da linhagem é o mundo do sangue e o que caracteriza o universo da família do ponto de vista da sua organização são dois elementos O primeiro é que a família é definida pelo oi que é a casa e pela lei da casa nomes vem daí a economia economia a economia é o poder que o pai de família tem sobre todos os bens os bens fundiários os bens móveis os bens Imóveis os escravos as plantações os animais a mulher e os filhos ele tem o poder de
vida e morte e ele rege a casa através da Nação da economia vou abrir mais um parente eu não sei se vocês conhecem um texto formidável do Marx em que o Marques diz Todo mundo fala economia política economia política eles é um contra senso é impossível economia política economia se refere sempre a propriedade privada ela nunca pode se referir é o que é público ou seja em termos rigorosos é isso que economia é então economia é o poder absoluto do pai hora porque ele tem esse poder absoluto ele é chamado o pai de família aquilo
que em Latim é o patris família em latim o pai se chama isso é o pai e é por isso que o poder do pai é o poder despótico você tem um poder despótico quando você tem aquele que detém o poder de vida e morte sobre todos aqueles que estão ao seu redor E que dependem dele então o que você tem no início e é isso que a tragédia tá contando é isso que ela tá contando Então você tem a economia e o despotismo é isso que você tem ora a política e a democracia no
caso da Grécia a política Vai nascer quando no lugar da economia vai surgir a ideia de erário público ou o fundo público as Finanças Públicas sobre controle do cidadãos e quando em lugar do despotez vai surgir o cidadão ora ao mesmo tempo em que nós temos essa situação em termos gregos a que corresponde o despotês o despotismo em termos menores aquilo que é a forma do poder nos impérios orientais por Oriente entendam tudo que está a leste da Grécia é isso que é Oriente não é a China e o Japão então é a Pérsia É
aperta é o Egito a Pérsia a Mesopotâmia é isso Macedônia o que você tem é o que caracteriza o despotês é que ele tem na sua pessoa três autoridades ele tem o poder militar porque ele quem decide sobre a guerra e a paz ele tem o poder religioso porque via de regra ele é ou sacerdote Ou aquele que realiza os ritos e ele é o que detém a lei então seja na forma aristocrática seja na forma dos impérios orientais o que caracteriza o poder é de um lado que esse poder é sempre privado é o
poder do governante ao poder do Rei ao poder do Imperador é o poder do pai ele é sempre um poder privado e ele é um poder no qual autoridade militar a autoridade Religiosa e autoridade legal estão fundidas numa única pessoa num único poder ele dê tempo tanto todos os poderes isso é o mundo aristocrático e o mundo dos impérios antigos E é isso que vai ser quebrado agora o helenista diz que o nascimento da política na Grécia e em Roma é mais do que um Nascimento é uma invenção os gregos e os romanos inventaram a
política Por que que eles inventaram porque eles não tinham nenhum modelo prévio que eles pudessem seguir eles tiveram que criar do zero o espaço público então que hora a política nasce a política nasce quando o espaço privado da casa e o espaço público da cidade se separam quando existe um chefe militar escolhido pelo cidadãos existe um chefe religioso escolhido pelo cidadão e existe um governante escolhido pelo cidadão portanto não só surge o espaço público das decisões mas a figura do poder se realiza pela pela Separação das três formas de autoridade que estavam identificadas inicialmente na
figura do pai ou na figura do Rei é isso que a invenção da política é criar um espaço público separar as três autoridades como três formas de poder E sendo que aquele que detém o poder religioso é na sociedades antigas aquele que detém o saber né então a política nasce quando a lei o saber e a guerra se tornam três instituições distintas E no caso da Grécia como ela cria a democracia a lei é feita pelo cidadãos o saber é decidido pelo cidadão na formação dos jovens e a guerra é conduzida por aquele que o
cidadãos escolhe então a política nasce no momento em que a ideia de família poder despótico crime sangrento Vingança Sangrenta desaparece para surgir o tribunal com as leis feitas pelo cidadão para aqueles próprios julguem uns aos outros são eles que vão definir o que que é crime e o que não é crime e como isso será julgado ficou com vontade de ver o curso completo as próximas aulas estão disponíveis na casa do Saber mais para você assistir onde quando e como quiser clique no link que está na descrição e no primeiro comentário desse vídeo e assim
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