e aí e eu já convido você para pegar sua bíblia aí na sua casa ou seu smartphone onde tenha o texto bíblico e acompanhar comigo a leitura que farei no livro de gênesis no capítulo 3 do livro de gênesis no capítulo 3 faremos essa leitura até o versículo 21 e eu peço a você que após a leitura mantém a sua bíblia aberta para você acompanhar comigo a exposição desta passagem que está escrito o seguinte mas a serpente mais sagaz que todos os animais selváticos que o senhor deus tinha feito disse a mulher é assim que
deus disse não comereis de toda árvore do jardim é respondeu-lhe a mulher do fruto das árvores do jardim podemos comer é mas do fruto da árvore que está no meio do jardim disse deus dele não comereis nem tocareis nele para que não morrais então a serpente disse a mulher é certo que não morrereis porque deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e como deus sereis conhecedores do bem e do mal tô vendo uma mulher que a árvore era boa para comer ou para se comer e agradável aos olhos
e árvore desejável para dar entendimento tomou lhe do fruto e comeu e deu também é o marido e ele comeu abriram-se então os olhos de ambos e percebendo que estavam nus coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si quando ouviram a voz do senhor deus que andava no jardim pela viração do dia esconderam-se da presença do senhor do senhor deus o homem e sua mulher e por entre as árvores do jardim e chamou o senhor deus a o homem ele perguntou onde estais e ele respondeu ouvi a tua voz no jardim e porque estava
nu tive medo e me escondi ir perguntou-lhe deus quem te fez saber que estava no começo da árvore que te ordenei que não comesses se então disse o homem a mulher que me deste por esposa ela me deu da árvore e eu comi disse o senhor deus a mulher que é isso que fizeste respondeu a mulher a serpente me enganou e eu comer e então o senhor deus disse a serpente visto que isso fizeste maldita é entre todos os animais domésticos e o ex entre todos os animais selváticos rastejara e sobre o teu ventre e
comerás pó todos os dias de tua vida é porei inimizade entre ti ea mulher entre a tua descendência eo seu descendente este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar e a mulher disse multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez em meio de dores darás à luz filhos eo teu desejo será para o teu marido e ele te governará oi e a adão disse visto que atendesse a voz de tua mulher e comeste da árvore que te ordenara não comesses maldita e a terra por tua causa em fadigas obterás dela o sustento durante
os dias de tua vida ela produzirá também cardos e abrolhos e tu comerás a erva do campo do suor do rosto comerás o teu pão até que tornes a terra pois dela foste formado porque tu és pó e ao pó tornarás e deu o homem e o nome de eva a sua mulher por ser a mãe de todos os seres humanos fez o senhor deus vestimenta de peles para adão e sua mulher a e os vestiu eu fico até aqui na leitura desta passagem e eu queria pensar com você sobre o seguinte tema oi e
o pecado já entrou no mundo oi e o pecado entrou no mundo bom antes de entrar na exposição desse texto eu gostaria de observar com você a algo para eliminar mais fundamental para a interpretação desta passagem é a grande pergunta é este texto aqui é literal e o metafórico e os críticos modernos os teólogos liberais é olham para esta passagem como espécie de novela de um conto e é não acatando a sua literalidade histórica a pergunta é de fato esse texto é literal adão e eva existiram mesmo eu ouvi mesmo está conversa aqui da serpente
com eva o adão e eva de fato caíram mesmo ouvir esse negócio chamado de queda e de pecado original mesmo o futebol se você partiu do pressuposto que esse texto aqui não é literal que ele apenas metafórico que ele apenas uma figura de linguagem e nós precisaremos então desconstruir a todos os outros pilares do cristianismo é porque adão e eva são tratados com personagens históricos ao longo da bíblia culminando com próprio senhor jesus cristo o que lá em mateus 19 faz referência a adão e eva com personagens históricos bom então se eles não são a
bíblia é um conto de fadas e se eles não são então jesus se equivocou e se ele se equivocou ele não pode ser perfeito se ele não pode ser perfeito e não pode ser deus é mas tem mais e se adão e eva não existiram e não houve queda então não houve entrada do pecado no mundo e se não houve a entrada do pecado do mundo o homem não é pecador e se o homem não é pecador eu não precisa de redenção e se eu preciso de redenção então a obra de cristo é uma ficção
ou seja deus verdadeiro e mentiroso todo homem nós subscrevemos a posição é tradicional conservadora solidamente plantada na verdade de que esse texto não é não é uma metáfora é um texto literal ah pois bem a queda de fato existiu e por ter existido ela vai trazer uma espécie de rompimento nos relacionamentos em primeiro lugar o rompimento do homem na sua relação com deus e quando o homem escuta a voz de deus no jardim e teme e fica com medo e se esconde é porque a relação do homem com deus ficou atingida o pecado faz separação
entre nós eo nosso deus o segundo o homem tem um rompimento da sua relação com o próximo no caso só tinha adão e eva a quando deus pergunta adão onde estás ele responde aí eu tava no fiquei com medo ele é uma desculpa esfarrapada e deus você comeu adão do fruto que eu ordenei que você não começa a mulher me deu e eu comigo então note você que adão em vez de assumir a culpa ele transfere a culpa para sua mulher e acusa a sua mulher certamente aí a a primeira cunha no relacionamento ele tem
um marido e mulher entre as relações interpessoais o pecado produz isso não há comunhão aonde o pecado predomina o terceiro e o pecado trouxe também uma fissura não só na relação do homem com deus e com o próximo mais uma fissura intrapessoal não apenas interpessoal é porque agora o homem está com medo de deus e agora o homem tenta cozer folhas para tapar a sua nudez porque ele é um ser em conflito ele na guerra civil ambulante e faz em quarto lugar o pecado traz um rompimento da relação do homem com a própria natureza que
o hospeda o seu próprio habitat é porque agora o próprio deus sentencia que maldita é a terra por tua causa e ela produzirá espinhos cardos e abrolhos e é no suor do teu rosto que tu é tirar as o pão o fruto da sua mesa para lhe dar sustento e vida a fita eu concluo dizendo o seguinte que o pecado trouxe quatro rompimentos nas relações da relação do homem com deus a relação do homem com o próximo da relação do homem com a natureza da relação do homem consigo mesmo pois bem eu queria agora olhar
com você sobre esses os degraus dessa quieta como é que aconteceu que bom deus criou o homem ea mulher a sua imagem a sua milian e a sua semelhança deus plantou um jardim e colocou este casal a nesse jardim para lavar e guardar deus colocou o homem como gestor da sua criação a tanto das aves dos céus ou dos animais da terra um dos peixes do mar oi e esse homem que ontem era nada oi hoje é barro o e barro feito homem com efeito o homem gestor da criação não se contentou em ser a
maior das criaturas e o maior dos gestores ele que ser igual a deus o e portanto ele começa a caminhar na direção perigosa da desobediência e rebelião contra deus provocando a maior tragédia da história da humanidade que foi a queda qual foi o primeiro degrau primeiro degrau foi quando abriram a agenda para ouvir o diabo olha o versículo primeiro mas é serpente mais sagaz e todos os animais selváticos que o senhor deus tinha feito disse a mulher é assim que deus disse não comereis de toda árvore do jardim e toda vez que o homem abre
a sua agenda seus ouvidos seus olhos seu coração para entabular uma conversa com o diabo ele está em perigo e ele está envio já era hora de ter um rompimento radical e tapar todas as portas de acesso mas o homem ea mulher abriram essa porta para um diálogo para uma conversa que redundou na queda deles na grande tragédia da humanidade segundo lugar 2ª grau quanto eles abriram a mente para colher dúvidas sobre a palavra de deus olha e os versos 1 e 2 é assim que deus disse não comereis de toda árvore do jardim respondeu-lhe
a mulher do fruto das árvores do jardim podemos comer na verdade a serpente sagaz aqui como que uma espécie de incorporação do diabo é inverte as coisas e é assim que deus disse não comereis de toda árvore do jardim onde deus disse sim o diabo disse não é o deus tinha dado uma liberdade plena com uma única exceção o diabo faz a pergunta colocando a negação em tudo a e nesse momento quando o diabo o especialista porque ele é um péssimo exegeta ele é um mau hermeneuta ele é um péssimo teólogo ele tem a habilidade
entre aspas de torcer as escrituras quando a mulher aceita esse diálogo e aceita o argumento de pôr em xeque em dúvida a palavra de deus ela está botando os pés aqui no terreno escorregadio e ainda hoje toda vez que você acolhe a estupidez que satanás lança na sua mente você está em grande perigo o 3º lugar o terceiro degrau da queda quando abriram a boca para torcer a palavra de deus e olha os versos dois e três respondeu e a mulher do fruto das árvores do jardim podemos comer mas do fruto da árvore que está
no meio do jardim disse deus dele não comereis nem tocareis nele para que não morrais então note você que eva aqui é acrescenta o que deus não diz deus nunca tinha falado não tocareis nele e ela amacia diminui a m fazer da expressão certamente morrereis para que não morrais é aquilo que era categórico e imperativo ela coloca numa mera possibilidade então eu vá não só ouvir a insinuação da dúvida de do diabo mas ela ao abrir a boca ela torce a palavra de deus acrescentando que deus não disse e a diminuindo a ênfase do que
deus disse eu lembro cuidado ao soltar a bíblia é porque nós não podemos acrescentar nada ela e nem diminuir nada dela porque ela fez e foi uma casca de banana no seu caminho que levou a uma grande queda mas ainda em quarto lugar o quarto quatro lugar o degrau quarto degrau é quando abrir os ouvidos para escutar a negação da palavra de deus olha comigo os versos 4 e 5 tá escrito então a serpente disse a mulher é certo que não morrereis porque deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os
olhos e como deus sereis conhecedores do bem e do mal olha a sutileza de satanás olha a fortaleza do diablo e se a serpente tivesse começado essa conversa negando peremptoriamente a palavra de deus talvez eva fechasse a porta e não conversasse com ela e ele começa a sutil assim o pecado ele vem manso ele vem a inofensivo e ele vem sutilmente e ele vai entrando pouco a pouco a e agora quando o diabo percebeu que eva não estava tão segura da palavra de deus então ele nega categórica e insofismável mente a paz de deus é
certo que eu morrerei deus tá blefando e deus vai ter que confiança a deus não tá falando a verdade e não é preciso levar a sério o que deus está falando aliás deus sem mais intenções com vocês é porque conforme transcrito versículos 5 porque deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e como deus sereis conhecedores do bem e do mal ou seja deus está agindo honestamente com vocês ele está escondendo de vocês aquele que vocês têm direito aquele que vocês têm capacidade de experimentar oi e aí vem é
o quinto passos da quieta e quando abrir os olhos para ver o pecado como algo agradável olha comigo versículo 6 olha comigo versículos 6 vendo a mulher vendo uma mulher que a árvore era boa para se comer deus havia dito não comereis o que certamente morrer eles agora ela já está achando que o que deus proibiu é bom demais bom agradável os olhos era boa para comer agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento tomou do fruto e comeu e também deu ao marido e ele comeu e aqui está a caminhada do que é
o pecado é a ninguém entra no pecado da primeira vez esse chafurdando nele a sutil proposta de jabá presa aparentemente parece ser tão boa e vai lhe dar prazer te agradava vai te ajudar abrir novos horizontes bom e quando você começa a perceber que o pecado é bom atraente e proveitoso você já engoliu a isca venenosa da tentação ó e aqui então eva não só come mas ela dá o marido e ele come é a paulo interpretando isso diz que eva comeu o fruto enganada adão conscientemente o consciente métrica o eva foi enganada adão não
e é por isso que do ponto de vista teológico adão é o grande responsável pecado entrou no mundo por adam com a queda aconteceu com a dor ele era o cabeça federal da raça e ao cair não caiu apenas ele caiu toda raça e ele diante de deus é o responsável ele está fazendo conscientemente a face em último lugar em outro lugar e quanto é qual o grau da queda é quando abrir o coração para hospedar ingratidão e satisfação e metalom mania e no momento em que satanás de vocês são iguais a deus dia de
atende eva e adão começar a perceber que eles estavam oprimidos naquele jardim o que eles tinham direitos que eles mereciam mais que eles podiam mais o e toda vez que o diabo lança no seu coração essa ideia que você merece mais de que você está sendo privado de prazeres que deus está licenciando como se deus é jogasse contra você e não é seu favor você está em grande perigo em grande ameaça você já colocou então seus pés desse terreno escorregadio então eles tomam no fruto eles comem e a queda acontece agora dito isto chama sua
atenção por sintomas da quinta e olhamos os degraus da queda vamos ver os sintomas primeiro sintoma olha aí o versículo 7 é o drama da culpa o drama da culpa abriram-se então os olhos de ambos e percebendo que estavam nus coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si ao abrir os olhos eles não se tornar igual a deus ao abrir os olhos eles perceberam que estavam vulneráveis é aquilo que até então não era um problema para eles a nudez agora é oi e esse é o drama da culpa a culpa é um carrasco a
culpa assola açoita as suas vítimas impiedosamente de noite se você não tem condições de desligar esse botão sabe por quê porque deus colocou a sua consciência deus colocou a consciência dentro de você você tem um tribunal moral dentro de você você tem uma luz vermelha que quando você erra e peca ela acende você pode até aí resistindo a isso de repente este esta certa que fere a sua consciência fica errou muda e você tem uma consciência cauterizada e quando ela fica cauterizada você tá na situação pior ainda ah mas não tem teclado sem culpa a
sobremesa amarga do pecado é a culpa e se ela vai atormentar você e ela vai a solar você e ela vai castigar você e ela não vai dar trégua você até que você encontra o perdão que está em cristo jesus o segundo sintoma o batom comigo ainda esse é o problema da vergonha peso esmagador da vergonha e diz o texto e no versículo bom dia número 10 e eu ouvi a voz a tua voz no jardim é porque estava nu tive medo oi e me escondi é bom na verdade agora o homem que tinha sido
criado perfeito e até que o pecado entrou na sua história e já está tentando driblar a sua própria consciência e mentindo para deus e ele não teve medo porque estava nu eles tiveram até então eu não sei a bíblia não menciona quantos anos tinha adão quando ele caiu é mas ele vivera num com sua mulher no jardim e não se envergonhava tá escrito isso lá no capítulo 2 versículo 25 hora um e outro o homem e sua mulher estavam luz e não se envergonhava agora estão com vergonha vergonha de deus vergonha um do outro e
eles estão completamente expostos e eles estão completamente vulneráveis e quando o homem está vulnerável quando ele não está coberto ele está com vergonha me responda às suas intimidades agora já era vergonha é mas o terceiro sintoma da queda é o medo ea fuga de deus olha o verso 8 comigo quando ouviram a voz do senhor deus que andava no jardim pela viração do dia esconderam-se da presença do senhor deus o homem e sua mulher por entre as árvores do jardim olha que coisa triste a presença de deus outrora era o deleite deles era o prazer
deles mas agora no pecado a presença de deus nos constrange a presença de deus os intimida e eles tentam fugir de deus e se esconderem de deus e olha que coisa terrível é que o pecado faz torna o ser humano tolo louco porque eles sabiam da verdade da uni ciência onipresença de deus e eles tentam se esconder de deus atrás de uma árvore e quando deus está em toda parte conhece tudo ea todos exaustivamente o pecado torna o homem tolo o néscio e depois bem dito isso oi eu gostaria de olhar com você um outro
aspecto desta passagem que são os mecanismos de fuga produzidos pela quieta primeiro mecanismo de fuga produzido pela queda chama-se racionalização usam a linguagem um pouco agora da psicologia e explicar melhor isso para você para você compreender como esses mecanismos que os nossos pais usaram lá no éden ainda são usados hoje então o primeiro mecanismo foi a racionalização olha comigo os versos 9 10 e chamou o senhor deus é o homem ele perguntou onde estais e ele respondeu ouvi a tua voz no jardim bom e porque estava nu tive medo e me escondi ir tá bom
quem é e ele tá tentando argumentar com deus despistar o assunto driblar sua consciência e criar mecanismos de racionalização para explicar o inexplicável se você desobedeceu você comeu o fruto eu mandei você não comer você está nessa situação por isso então não vem aqui com outras palavras com outros discursos o outras motivações com outras razões outras explicações não isso é racionalização entre no ponto não fuja da agenda porque que você fez isso e quantas vezes desde criança a gente aprende isso menino faz uma arte em casa e o pai e a mãe aperta o menino
é bota a culpa no outro ou ele dá uma outra explicação ele dá uma outra uma a justificativa que não é o ponto que não é o fulcro do assunto não é o cerne da questão racionalizações a segunda canismo transferência esse é um termo muito usado na psicologia olha comigo os versos 1112 perguntou-lhe deus quem te fez saber que estava no começo da árvore que te ordenei que não comesses então deixe o não mulher que me deste por esposa ela me deu da árvore e eu comi ele não aceita a responsabilidade ele não assume a
sua culpa ele transfere o problema para mulher e de certa forma velada e indiretamente e acusa deus que deu uma mulher para ele e em outras palavras assim tu não me desses esse presente de grego eu não estaria nessa situação bom então em última instância a culpa é tua deus por que tu me desse essa mulher e é por causa dela que eu caí é por causa dela que eu tô nessa situação ele não assume a culpa e deus não aceita as desculpas de adão e está escrito em toda a bíblia aqui o pecado entrou
por adam é mas ele não quer assumir a responsabilidade isso se chama de transferência o padre é sempre outro a terceira terceiro lugar terceira mecanismo chama-se de projeção projeção óleo versículo 13 comigo e disse o senhor deus a mulher que é isso que fizeste e respondeu a mulher a serpente me enganou e eu comer bom então deus vai é então que eu responsável ele transfere para eva e deus vai encima de eva e ela também não assumo a culpa ela também projeto o problema para fora dela para além dela a culpa a serpentes e conservantes
a serpentes me enganou e eu comi ou seja nem adão nem eva assumem a responsabilidade do seu ato e tentam driblar a consciência tento enganar a deus tento enganar a eles mesmos é bom você e eu estamos eles todo dia na cp esqueçam estavam instaladas aí para investigar pessoas que cometeram crimes e elas não admitem que erraram ao só com são pegas a com a boca na botija é que às vezes não tem como negar mas o homem desde o éden a recorre a esses mecanismos de fuga para não assumir a responsabilidade de seus erros
de seus crimes de seus pecados ah pois bem dito isso gostaria de então olhar com você quais são as consequências dessa queda o primeiro primeira consequência da queda e aí esse é o conflito conjugal olha comigo versículo 12 o versículo 12 o adão culpa sua mulher a mulher que me deste por esposa ela me deu dava eu comi eu imagino que ela escutando isso a mulher ficar feliz também não e aqui talvez começa a primeira briga conjugal primeiro conflito conjugal é o segundo conflito segundo problema que surge segunda consequência é a guerra espiritual olha comigo
versos 14 e 15 então o senhor deus disse a serpente visto que fizeste maldita em entre todos os animais domésticos e o ex entre todos os animais os animais selváticos rastejaras que o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida antes de ler o versículo 15 chama sua atenção principal deus conversa com adão deus conversa com eva mas deus não conversa com serpente a deus não dialoga com o diabo e deu sentenciar ele é mas não dialoga com ele a notinha de rodapé aqui hoje tem muitos escritores e escritoras o que tratam
da questão de batalha espiritual e muitas obras que já estão vertidas para o português inclusive pessoas tratam deste assunto é recebendo inclusive revelações do diabo é como se o diabo merecesse confiança para revelar alguma coisa é o pai da mentira oi oi em alguns redutos hoje quando se trata de questão de libertação de pessoas endemoniadas pôs essas em tabula-se diálogo com o diabo da até microfone para ele ah pois nós não encontramos amparo dessa postura nesse texto deus não conversa com o diabo não deus o sentencia e o centro cia a deus estabelece que a
serpentes e agora maldita bom e é claro que é esse animal que você vai perceber e era um réptil e tudo nos faz crer que ele não eram ser tão asqueroso quanto é a serpente hoje e rasteja sobre o sorvete como em pó a e agora no versículo 15 está posta batalha espiritual porém inimizade entre ti ea mulher entre a tua descendência eo seu descendente bom então preste atenção nisso o diabo é nosso inimigo em qualquer pessoa que faz parceria com o diabo que entra no jogo do diabo ou alguns hoje pasmem vocês o satanismo
hoje está crescendo pessoas que deliberadamente adoram satanás o culto a satanás o que a bíblia diz por exemplo sido luz que são feitos de pau de pedra de barro de mármore de granito cobertos de bronze ou de ouro de prata esses vidros não são nada mas o que está por trás deles são os demônios e eu preste bem atenção nisso a uma guerra espiritual estabelecida estabelecida o diabo é nosso inimigo ele é aquele que 24 horas por dia anda ao nosso redor procurando nos demorar então acautele-se louvado seja deus o descendente da mulher jesus cristo
nosso senhor é esmagou a cabeça da serpente na cruz do calvário e expôs o diabo e suas ao desprezo a uma próprio e hoje nós somos mais do que vencedores em cristo jesus o 3º lugar a terceira consequência data esse é o sofrimento da mulher e aí olha você que deus começa pela ordem deus em cia a serpente o que foi o agente desta tentação segundo deus sentence a mulher que começa e em tábula o diálogo com a serpente está escrito em verso 16 olha aí comigo oi e a mulher disse multiplicarei sobremodo os sofrimentos
da tua gravidez em meio de dores darás à luz filhos eo teu desejo será para o teu marido e ele te governar bom então a gravidez que deveria ser um tempo tão lindo para mulher essa gravidez vai ter componentes de sofrimento e o parto que deveria ser um momento de grande celebração entre celebração sim mas vai ser no meio de dores oi e a relação entre marido e mulher que deveria ser uma relação plena e harmoniosa e abençoada e muito feliz vai ser uma relação de domínio o e de rendição do desejo ao poder deste
homem ou seja a relação entre marido e mulher até mesmo a sua intimidade vai ser comprometida por causa da queda a terceira consequência e a quarta consequência melhor dizendo a fadiga do homem agora deus já tinha dado a sentença para serpente agora deus da a consequência para mulher agora vem a consequência para o homem olha comigo os versículos 17 a 19 parte a e adam diz viso que atender essa voz de tua mulher e comeste da árvore que se ordenasse não comesses maldita é a terra por tua causa olha que coisa triste deus havia da
deixar adão como gestor para cuidar e lavar a e agora esse ambiente que era tão lindo e tão próximo e tão frutífero e com tantas coisas boas agora começa a ficar hostil paradão e deus amaldiçoa terra por causa do pecado de adão e desde então a terra está sujeita a corrupção ea natureza toda está gemendo aguardando a manifestação dos filhos de deus então todas essas convulsões que você vê na natureza terremotos maremotos secas enchentes é situações que a trazem tanto sofrimento e dor inclusive as doenças decorrentes das epidemias e pandemias tudo isso tem a ver
como fruto do pecado dos nossos primeiros pais lá no éden e olha mais comigo por gentileza maldita e a terra por tua causa em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida o trabalho que era deleitoso agora será um trabalho penoso agora chamo sua atenção para isso e o que trabalho não é consequência da queda não e por favor a deus instituiu o trabalho antes da queda o trabalho permanece depois da queda agora com um componente sofrimento e o e o trabalho continuará depois da glorificação da rom servir a deus lá no
céu e agora olha comigo verso 18 ela produzirá também carlos e abrolhos outrora a terra só produzir frutos agora ela produz cardos e abrolhos bom eu fui criado na roça pastor arival teve uma vivência também ano a região mais interiorana e talvez eu esteja me referindo me dirigindo à você que já viveu na região rural ou lida com a região rural ou tem conhecimento da região oral para você plantar os produtos é a da seiva da colheita o milho arroz o feijão a soja o trigo e etc etc e etc você tem que plantar você
tem que cuidar você tem que carpir você tem que proteger mas você não se implantar as ervas daninhas e os espinhos cardos e abrolhos nascem naturalmente e isso é consequência do pecado consequência do pecado é mas olha comigo verso 19 parte ar no suor do rosto comerás o teu pão e até que tornes a terra o ou seja e a sobrevivência não vai ser fácil e vai sobreviver vai comer mas é com trabalho penoso e é com suor do rosto é passar diga é consequência importante do pecado mas vamos lá a quinta consequência do pecado
a morte olha o versículo 19 parte b e até que tornes a terra porque dela foste formado porque tu és pó e ao pó tornarás a o pastor arival pregou hoje no culto das 8:30 falando sobre a morte ó e aqui está a sentença da morte o salário do pecado é a morte o pecado entrou no mundo por um homem e o pecado passou também por todos os homens porque todos pecaram e a morte então vem como salário amargo a dessa desse pecado o salário do pecado é a morte de esse pau aqui está a
sentença tu és pó e ao pó tornarás é curioso porque veja você e o homem a antónio vieira que foi um grande orador sacro compadre lusitano que morou no brasil e alguns sermões de antónio vieira no sermões a muito muito chamar hinos evangélicos inclusive outros nem tantos claro mas ele tinha alguns sermões magníficos e eu gosto de ler no pela beleza da sua retórica e ele diz uma coisa interessante essa frase em latim apple apple reset é tipos reverteres tu és pó e ao pó tornarás o homem disse ele não é o que é o
homem é o que foi eo que há de ser é só deus pode ser o sol que sou é só deus só deus é o que é e se o homem e veio do pó e volta ao pó então o homem polo porque o homem não é o que é o homem é o que foi eo que há de ser e o homem vivo é para levantado o homem morto época aí tu a deus formou o homem do pó e soprou em suas narinas o fôlego da vida ele passou a ser alma vivente quando essa
alma sai do corpo esse sopro divino então homem que foi feito do pó e é pó volta ao pó porque o homem não é o que é o homem é o que foi eo que há de ser porque ele foi pó e ele é pó ele volta ao pó e não importa e quantos anos você viva se você é pó só deus conhece a nossa estrutura e sabe que nós somos pó o que deus está aqui sentenciando este homem que foi feito do pó e que é pó a voltar para o pó em pó levantado
na vida por cair do norte ah pois bem o dito isso eu gostaria de em concluir a minha fala trazendo a solução de deus para esta tragédia humana e a primeira solução de deus é que deus promete vitória sobre o diabo olha comigo versículo 15 tá escrito o seguinte porém inimizade entre ti ea mulher entre a tua descendência eo seu descendente e tá falando aqui de cristo de cristo este cristo te ferirá a cabeça desse jeito de se deus para ser pet tudo peneirado o calcanhar então jesus cristo veio ao mundo para destruir as obras
do diabo a jesus cristo lá na cruz esmagou a cabeça da serpente e é triunfo sobre a serpente a sua sócios na cruz bendito seja deus e a serpente o diabo satanás agora é despojado da sua armadura a sua casa é saqueada o reino das trevas agora não tem mais poder de segurar você porque você é um ser convertido a cristo para arrancar do império das trevas para o reino da luz e você foi tirado da potestade de satanás para deus porque porque jesus cristo venceu satanás satanás é um ser vencido e então nós em
cristo também somos mais do que vencedores em cristo jesus e o satanás não tem poder mais de nos destruir de nos tocar por causa da vitória de cristo na cruz segundo segundo a solução de deus deus não só promete vitória sobre o diabo mas deus promete vitória sobre a desesperança olha comigo versículo 20 bom e deu o homem o nome de eva a sua mulher por ser a mãe de todos os seres humanos e a mulher não tinha nome até então é quem dá nome essa mulher é o próprio marido dela porque adão e eva
já nasceram adultos e eles não tiveram infância deus os criou não como dois bebês mas como dois seres humanos pronto um para o outro com a relação conjugal feliz a e agora quando adão dá o nome a sua mulher de eva o que está dizendo seguinte por meio da mulher é que vem a grande esperança do messias ao mundo quando ele dá o nome essa mulher de ever tá dizendo seguinte haverá uma esperança uma lâmpada da esperança na história e esta esperança é que vai correr como um rio cristalino por todo o livro de gênesis
de deus preservando uma semente santa através de sete através de anos através de a noé através de sem através de abraão através de isaac através de jacó através de judá através de davi através de jesus o messias louvado seja deus porque houve um filho te esperando você na história é mas finalmente eu termino aqui a deus promete vitória também sobre o pecado olha comigo versículo 21 fez o senhor deus vestimenta de peles para adão e sua mulher e os vestiu e não é apenas porque essas folhas de figueiras não estavam a próprias a não tem
a ver com beleza não tem a ver com indumentária melhor ao pior o verso 21 está aqui preconizando e prefigurando que você para ser vestido precisa de ter um substituto sangue precisa ser derramado e sem derramamento de sangue não há remissão de pecados quando deus então sacrificam animal e moro um animal para fazer vestes próprias para adão e eva isso apontava para justiça de cristo e só por meio da justiça de cristo é que nós somos cobertos e vestidos adequadamente só por meio do sangue de cristo é que nós temos os nossos pecados perdoados e
lavados e só por meio da obra de cristo é que nós somos justificados e só nós somos cobertos pela vestimenta o preço de cristo é que nós temos então solução deste gravíssimo problema mas ligue nisso o problema que é o pecado na nossa história então deus trás é vitória sobre o diabo deus traz esperança para desesperança deus trás é redenção para os pecadores por meio da obra é sacrificial de jesus cristo na cruz do calvário então esse texto não é uma metáfora esse texto é histórico e esse texto traz reverberações ao longo da história chegando
a você ea mim nesse dia exatamente 14 de junho de dois bife que deus abençoe o seu coração que deus abençoe a sua vida e que nós tenhamos cada dia mais amor e apego a palavra de deus deus abençoe sua vida