eu tô aqui de volta com a minha sombrinha para gente conversar sobre fenomenologia né seguir uma conversa específica sobre isso sobre fenomenologia e eu vou usar Então já já você vai entender por que que eu trouxe essa sombrinha e eu vou usar Então esse livro aqui tá dando reflexo só esse livro aqui da Ângela Belo introdução A fenomenologia uma conversa Também com esse outro livro psicologia fenomenológica que é um livro da Iolanda forghieri né autora sair fundamentais para quem se interessa por essa perspectiva eu sou Gabby esse é o nosso gabinete e você é meu
convidado para acompanhar essa série de vídeo-aulas toda quarta-feira aqui no canal eu trouxe a sombrinha porque porque aqui é a mesma sombra inclusive né Porque aqui no canal Eu tenho um vídeo chama abrir aqui assombre tem um vídeo importante aqui o que a gente deixou na descrição aqui para você a gente usou a sombrinha para dizer aqui eu tô falando de fenomenologia né usando essa arte para dizer que A fenomenologia é um método é um método para a gente conduzir a conversa nos atendimentos para gente fazer as nossas perguntas Então ela é o método é
a sustentação metodológica tá E aqui em cima a gente tem então a gente teria um movimento existencialista e o movimento humanista são três coisas diferentes três movimentos né Aqui tem uma uma fitinha três movimentos diferentes né e podem então estar de alguma forma conectados para atuar na prática Clínica e para você que se interessa sobre prática clínicas eu quero te convidar assistir olha só o trailer do nosso curso quando a gente começa uma carreira clínica em psicologia muitas dúvidas surgem a gente se questiona Será que eu estou preparada Será que eu vou ter o que
falar Será que eu vou conseguir fazer boas perguntas a gente sabe que na graduação Tudo Passa rápido demais e algumas lacunas acontecem pensando nisso o curso conduções Clínicas tem o objetivo de prover instrumentalização e aprofundamento na prática Clínica meu nome é Larissa eu sou Gabby não somos doutores de formação atuamos na prática Clínica e juntas temos mais de 30 anos de experiência em psicologia então Queremos te convidar para percorrer conosco esse caminho a gente vai passar pelos conceitos básicos vamos entender as nuances do processo terapêutico e vamos discutir algum sábado com você esse é um
curso voltado para quem quer melhorar a qualidade do seu atendimento e e esse curso você pode assistir no seu tempo por até seis meses as inscrições acontecerão do dia 23 de novembro ao dia 25 de novembro de 2020 Eu também deixo o link aqui para você são 38 vídeo-aulas e a maioria se eu não me engano são 30 aulas 2019 aulas voltadas só para prática clínica A gente já fez uma turma desse curso e foi legal demais os vídeos são gravados Como eu disse você assistir no seu tempo mas bora lá para nossa conversa aqui
né a objetivo da série é falar mais especialmente de questões fundamentais né de questões é da teoria mesmo né e fenomenologia e claro fazendo uma sinalização para a prática mas nosso objetivo e aquelas expressões complicadas do seu do método fenomenológico como é que parecia distante difícil demais uma primeira coisa que eu acho importante te dizer aqui é que quando eu tô falando do Russell é vamos situar ele numa contextualização histórica e você que já compõem o nosso gabinete espero que você esteja com seu caderninho eu tô aqui com meu para gente fazer essa essa aula
então uma contextualização histórica do Russell né ele tá escrevendo na transição do século 19 para o século 20 e ele era um matemático né com uma atuação em filosofia como era próprio né dos intelectuais da época então ele tem uma questão uma pergunta que era relacionado com que são os números e quando ele vai e quando responder essas e outros né esse o ISO e outros questionamentos ele começa a fazer uma crítica a uma crítica importante na questão de como conhecimento era produzido né a ciência a forma de se produzir cientificidade a forma de se
produzir conhecimento e então ele vai fazer uma crítica ao Positivismo e até mesmo a ciências humanas Porque dava né ir dava desse estilo positivista né desse estilo de se fazer ciência é o método então por exemplo tô aqui com esse com esse controle né E como um objeto Então como algo para ser conhecido a gente quando eu tô falando então de uma ciência objetiva né de uma ciência aí é positivo e o que que o que que se busca uma neutralidade e o que que se busca se busca aqui então e se defende que é
que você tem um observador a que você tem o pesquisador e ele vai então de cá né olhar para esse objeto a ser conhecido olhar então para esse foco aqui que ele quer entender mais que ele quer investigar mais e de fora então ele vai contar coisas sobre sobre esse objeto né e de fora então ele vai contar coisas sobre o esse objeto quando o Russell é proponho uma crítica né e por isso a gente vai dizer que A fenomenologia ela representa uma conta corrente contra corrente por quê Porque ela representa outro estilo de pensar
a ciência né de propor pesquisa de propor ou a produção do conhecimento e aí depois ela é levada para psicologia e ela é levada para a Psicologia para conduzir para ajudar na nossa condução prática né na nossa condução de como eu disse de perguntas e na nossa condução prática então é o seu vai dizer o seguinte não é como a gente fazer uma neutralidade Total dentro dessa produção de conhecimento porque quando ele tá quando ele faz para o povo método fenomenológico ele vai dizer que não há como então separar exatamente interior interior interior idade de
exterior idade que que ele quer dizer com isso ele quer dizer que ele vai chamar de fenômeno tudo aquilo que aparece a consciência e aparece a consciência numa relação Então as coisas ali são Integradas né e são integrados não existe um objeto fora neutro fora e não existe então um pesquisador também né isolado um pesquisador que que não está em contato com esse objeto porque aí aí ele começa a dizer toda consciência é uma consciência de porque se eu tenho consciência Eu tenho um objeto e aí olha só que legal essa frase aqui o fenômeno
integra Então por que que ele vai chamar de fenômeno né e não exatamente de objeto porque o fenômeno Então é isso que vai integrar consciência e objeto é quase que se foi como se fosse uma terceira coisa digamos assim né O que a gente acessa é um fenômeno é a integração e aí Unidos então a consciência e o objeto né a gente tem a própria bom então é o significado vai se dar como um produto dessa relação entre consciência e objeto isso é muito diferente porque ele traz a percepção é a E aí eu já
deixo para vocês nessa nossa primeira vídeo aula aqui essa marca Central ele traz a percepção o seu nome o fenômeno não tá dado pronto finalizado ele está sempre em relação EA percepção Então ela é colocada como uma marca central e por isso então ele faz um resgate a própria subjetividade humanidade né e não então neutralidade então não e não então a uma ao próprio determinismo né como as coisas deram e conduzidos tá certo a gente vai não se preocupe porque nós vamos continuar conversando aqui né na quarta-feira que vem tem outra vídeo aula e então
se necessário for assista de novo né faz as suas anotações e deixa as coisas se assentarem aí ver o nosso trabalho é um trabalho de reflexão né e a gente precisa Então repetir aquilo que a gente se propõe né e seja muito então bem vindos a essa série de vídeo aula eu te espero na semana que vem beijão todo mundo tchau tchau te lembro do curso aqui na descrição do vídeo beijo de novo até o próximo vídeo tchau tchau tchau são pelo prejuízo fique à vontade critique não é só correr tomar guardando com E aí