[Música] olá pessoal hoje falaremos então sobre a evolução histórica da psicologia como ciência para iniciar essa conversa entendo que seja fundamental começarmos apresentando o significado da palavra psicologia talvez muitos de vocês já sabem mas que é importante resgatar isso a palavra psicologia de vem do grego fiquei que significa alma e logos que significa elogia estudo o estudo da alma gosto da alma nada mais é do que o estudo das características mentais e psicológicas obras subjetivas características que se travestem com que se representam no comportamento humano cotidiano é importante destacar que esta alma que nós estamos
dizendo ela não tem nenhuma ligação com aspectos religiosos ou místicos simplesmente é uma forma que os gregos utilizavam para designar o amor os afectos às formas mais sutis das relações humanas às vezes nem tão sutil ódio por exemplo também pode ser algo colocado com a nossa alma não tão sutil assim enfim não são os aspectos mais concretos mas os aspectos mais subjetivos do nosso encontro com os seres humanos pensando a psicologia como ciência nós temos que localizar lá dentro do campo das ciências humanas e compensar ciências humanas nós temos que fazer um resgate histórico as
ciências humanas surgem no século 19 com muito sacrifício com muita luta com muita dificuldade pois a partir do século 17 é que surgem as ciências então vejo do século 17 ao século 19 passaram se dois séculos aproximadamente para que tenhamos então aquilo que vamos chamar de ciências humanas voltando um pouco no tempo do século 17 que acontece um século 17 redecard então vai constituir aquilo que ele vai chamar de método é a constituição do método que vai diferenciar a construção das ciências em relação à filosofia ou seja a produção de conhecimentos começa a tomar então
uma sistematização diferente que ela tinha no interior da filosofia nesse sentido nós podemos perceber que algumas ciências tomam corpo com maior energia com maior força são elas a física ea química posteriormente mais próximo século 19 a biologia também porque eu trago essas três ciências como base porque elas se consolida então nós podemos chamar de um tripé das ciências naturais que têm como função básica estudar a natureza da natureza na sua própria no seu próprio funcionamento da sua estabilidade dos seus movimentos da sua regularidade esse processo que é um processo basicamente linear um processo sem muitas
rupturas um processo que permite ao homem entender por exemplo em determinada época do ano começa a esfriar queria terminar é determinada época do ano a chuva que determinada época do ano têm mais sol então percebo as ciências vão contribuindo para o entendimento da natureza esse entendimento da natureza vai permitir o homem então poder construir condições para se proteger dessa natureza explorar a natureza utilizar a natureza então tá naturais cumpre uma função fundamental para que a humanidade se consolide no novo projeto de sociedade o século 17 e 18 é importante salientar que no século 18 acontecem
duas revoluções a revolução industrial revolução francesa são dois momentos extremamente importantes porque nesse momento nós podemos apontar o surgimento do capitalismo a consolidação do capitalismo como uma forma de organização social pós eu dar a oportunidade média esses detalhes serão importantes porque eles vão nos ajudar a entender por que no século 19 surgem as ciências humanas nós temos que pensar que a evolução do encontro social construído nesses dois séculos entre os séculos 17 18 19 ou podemos buscar um pouco antes partir do século 15 com declina da idade média a ascensão do modelo mais urbanizado a
organização da sociedade mais urbana partidas dos trens à parte do comércio a partir de uma nova ordem social com clama as ciências então a buscar entender ea construir um outro jeito de se organizar socialmente com isso a psicologia à sociologia a economia são ciências que surgem no bojo de uma nova forma de entendimento na sociedade e mais do que isso buscando contribuir para controlar e cuidar de certa forma esse novo homem que se organiza a partir do século 19 nesse sentido as ciências humanas para se consolidarem precisam emprestar das ciências naturais e seus métodos precisam
emprestar das ciências naturais a sua forma de olhar pelo mundo então percebo as ciências naturais que buscavam entender a estabilidade entender os movimentos cíclicos os movimentos da natureza tomaram como base essas premissas estão as ciências humanas tomaram como base essas premissas para também compreender o ser humano ou seja tentar verificar o comportamento humano quais são as características presentes que são regulares e quais são as características que podem ser medidas quais são as formas que podem ser controladas para que possamos naquela época e até hoje melhor conduzir o encontro social esse melhor conduzir um com social
diz a definição de novas regras da definição de novos códigos da definição de novas moraes todas elas constituídas a partir de um foco principal que é o mercado é a forma de produzir lucro é a forma de constituir um sujeito agora que trabalhe que se subordine e que cumpra com funções que ele não precisava cumprir no período anterior da formação da ciência ou seja sujeito era livre entre aspas para ter o seu horário para levantar para produzir para trocar suas mercadorias agora não agora esse sujeito vem de sua mão de obra ele é explorado e
ele precisa aceitar isto como uma nova ordem como algo bom para ele então as ciências humanas ela se constitui nesse bojo de uma crise ética podemos dizer do papel que elas têm que cumprir no seu interior criticamente falando como elas podem romper com isso ea psicologia não escapa disso a psicologia tempo então por volta do século 19 se fazer ciência mas ainda utilizando os aspectos das ciências naturais e é nesse sentido que a psicologia vai trabalhar com algo que é muito palpável que são as expressões dos comportamentos a medição por exemplo da piscada quanto tempo
leva a reação do olho quando eles é submetido a um facho de luz então são essas características que nos remetem às ciências naturais ou seja que pode ser medido no homem então que a psicologia se faz como ciência a partir do século 19 na alemanha mais precisamente na universidade light convite e vai trabalhar as características psicofisiológicas são parentes wang também desenvolve outras formas de pensar as relações humanas inclusive ele é conhecido como um dos pais da psicologia social mas essa tecnologia social que o volante começou a criar não era interessante para esse novo modelo social
e econômico está se fazendo novo modelo político essa perspectiva mais social é deixar de lado e os seus pensamentos e conhecimentos são levados para a inglaterra para os estados unidos através dos seus discípulos e se constitui em novos campos de saber voltados para uma ciência mais pragmática uma ciência de resultados e resultados mais imediatos porque afinal de contas essa nova sociedade esse novo corpo de organização social econômico e político precisa de respostas mais imediatas então percebemos que essa relação entre ciências naturais e ciências humanas é uma relação que traz uma série de conflitos de uma
série de problemas que também vão tocar a própria psicologia no momento que nós entendemos é que essa psicologia é tocada por essa crise ela também se desdobra a partir das suas origens em diferentes outros campos temos aqui várias outras psicologias com sons são ditas não temos a psicologia da consciência temos a psicologia do inconsciente a psicologia da forma a psicologia do comportamento ea psicologia que tem como objeto a subjetividade a compreensão da psicologia estudando a subjetividade promove um salto gigantesco em relação à sua base no século 19 a psicologia que se preocupa com estudos da
subjetividade ela compreende o sujeito na sua relação histórica social psicologia que compreende como que compreende como seu objeto a subjetividade está voltada para a compreensão do encontro entre sociedade uma relação mútua e fazem uns aos outros enquanto indivíduo é transformado pela sociedade momento que se transforme também transforma a sociedade então nessa perspectiva nós podemos dizer que um sujeito que tem um uma característica pessoal específica nos anos 20 do século 20 não é o mesmo sujeito idade do sujeito do século 21 um ato em 2017 então podemos perceber que a subjetividade ela vai se transformando de
acordo com os processos históricos e sociais e nesse sentido a psicologia também se transforma a psicologia também vai podemos dizer evoluindo no sentido de buscar compreender a complexidade desse ser humano não só a partir das suas características comportamentais e orgânicas não que isso não seja importante mas ela não se restringe mais a este campo ela cria reconhecendo a necessidade do entendimento da base biológica porém dando um salto para a compreensão da complexidade do controle social no momento nós estamos falando de subjetividade nós estamos buscando compreender qual é a maneira que o sujeito tem de sentir
de pensar e compreender o mundo por exemplo por que nós usamos ou gostamos uma determinada cor porque nós nos a 6 o ambos com determinado tipo de característica do nosso companheiro da nossa companheira porque nós nos a 6 o amo a uma marca e não a outra então essas características que vão nos dizendo quem somos e vai dizendo aos outros quem somos é algo que vai sendo construído e psicologia passou a se interessar por esse objeto vejamos se nós nos cansamos compreender então a subjetividade como sendo esse objeto de estudo nós precisamos então compreender que
esse objeto está localizado o teor das ciências humanas e não mais às ciências naturais então essa psicologia esse estudo da alma essa forma de compreender um homem que não é só mais uma aula mas é uma complexidade histórica social política econômica cultural e ecológica e por aí afora entender esse indivíduo nessa construção social histórica nos remete então a compreensão por exemplo do sujeito com os quais nós vamos trabalhar as crianças crianças em processo de escolarização os adolescentes um processo de escolarização ou mesmo na universidade os jovens que estão se formando em nada na graduação a
compreensão da evolução desses sujeitos nos permite entender criticamente nos permite tomar consciência de que cada sujeito possui uma história possui uma singularidade possui uma característica possui do sul e disse que trazia uma qualidade que é própria mas nós não podemos negar que essa qualidade que a própria é uma qualidade que é construída na relação com outras pessoas ela é construída na relação com os outros sujeitos que estão no seu entorno no seu convívio social o seu convívio político do seu convívio comunitário então nós vamos dizendo que se forma desde que nem criança na sua relação
familiar na sua relação com seus amigos da relação com a escola e com seu entorno social e que depois vai explorando outras formas do mundo é um sujeito que vai se construindo historicamente em cada um de nós se internaliza constrói um jeito próprio de ser a partir das experiências e mais como sente como percebe como entende como internaliza essas próprias experiências daí que nós podemos pensar que irmãos gêmeos apesar de toda a carteira e toda a carga biológica hereditária vamos envolver aspectos afetivos e emocionais e relacionais e personalidades de atividade muito diferentes porque cada um
se relaciona com o mundo de maneiras diferentes então nesse sentido é importante que a gente pense que a relação da psicologia com a educação visa promover então o entendimento dos processos do desenvolvimento desse sujeito visa compreender como esse sujeito aprendi a ser um ser humano como ele aprende encontrar socialmente ou seja entendendo a história de cada sujeito compreendendo que cada subsistema história a gente possa compreender então por que algumas pessoas tomam algumas atitudes que não são lá muito adequada socialmente porque outra se deixam subjugar socialmente então a gente consegue compreender que por trás daquele ato
daquela atitude daquele comportamento existe uma história pregressa existe um conjunto de relações é um conjunto de processos que faz com que esse sujeito esteja hoje não que ele seja hoje está hoje desse jeito e que ele pode mudar amanhã nós podemos mudar a cada instante a cada momento a parte do plano do processo de tomada de consciência a partir do processo de revisão das nossas condições históricas e sociais estão voltando se nessa perspectiva do encontro de psicologia e educação nós tomamos por básica psicologia psicologia contribui para o entendimento do desenvolvimento de sujeito em para o
entendimento de como esse sujeito aprendi a ser o que ele é porque afinal de contas nós não nascemos prontos nós não fazemos nada pronto com exceção de algumas estruturas muito básicas orgânicas que vão permitir que a gente sobreviva o restante todo é aprendido socialmente e se nós aprendemos mais ou menos algumas coisas nós executarmos isso também mais ou menos na nossa sociedade então acho que nosso papel nosso nossa missão como no caso de vocês futuros docentes no nosso caso como docentes é trazer essa compreensão para o universo do nosso diálogo por isso quando nós estamos
falando da relação de psicologia e educação preocupados com uma perspectiva crítica e crítica usar ressaltar que não é fazer a crítica sobre algo não é questionar simplesmente porque eu não gosto porque eu não quero porque não simpatizo ou porque eu não não compartilha do pensamento mas a crítica o conceito de ti ti que nós utilizaremos aqui nesse curso é a busca da compreensão dos processos mais profundos históricos que constituem determinada idéia eu posso não concordar com a ideia alheia mas eu preciso entender como essa idéia se constituiu e eu preciso ter clareza de como as
minhas ideias são constituídos para que elas possam ser confrontadas ou seja nós não estamos brigando com outra pessoa nós estamos brigando com um conjunto um grupo social nós estamos trazendo o debate para o plano das idéias nós temos que aprender a discutir idéias e acredito junto com os teóricos que sustentam como a nossa trajetória que no interior da psicologia da educação da psicologia escolar que o nosso fazer profissional pode ser transformador não sozinho porque a escola sozinha não transforma nada mas ela é um dos elementos muito importantes extremamente relevantes para algumas transformações tanto que alguns
autores chamam a escola de aparelho ideológico do estado mas nós podemos pensar isso de maneira diferentes nós podemos pensar e fazer isso de forma diferentes nós vamos desenvolver um pouco essa discussão um pouco mais adiante nesse sentido quando estamos falando de escolarização das consoantes de educação é importante ressaltar uma pergunta básica qual é o papel da educação que nós estamos entendendo por educação nós estamos entendendo por escolarização o que nós pretendemos com o processo educacional e escolar é importante que a gente tenha claro esse aspecto é importante que a gente tenha se não tem clara
não tem a certeza do que é é poder fazer o exercício do questionamento a gente poder levantar a questão sobre educação que nós queremos para que serve essa educação um exemplo nós queremos a educação só para que as pessoas possam entrar no mercado de trabalho porque elas possam ter um emprego é só para isso então um curso técnico basiquinho que permita o sujeito lá aprender apertar parafuso aprender a fazer um programa é o suficiente é isso que nos torna humanos então a pergunta que estou fazendo no final se é isso que nos torna humanos nos
remete a uma discussão própria do século 19 18 17 na constituição do capitalismo por exemplo quando vamos nos tornando mercadoria vamos nos tornando sujeito sujeitados ou seja obrigados a atuar no mundo social de uma forma que nos determinou para que então nos sintamos reconhecidos nesse encontro social então volto a perguntar é essa forma de trabalho que diz do nosso encontro como seres humanos então essa é uma pergunta provocativa para a gente pensar se o que a gente quer da educação é que ela sirva somente para nos entregar um certificado que permita que eu entre no
mercado de trabalho e emprego num importante longe de mim negar a importância do mercado de trabalho mas nós não podemos aceitar que o único exclusivamente o mercado de trabalho seja o único orientador da definição do que é ser humano o nosso lazer os nossos afetos os nossos encontros a nossa capacidade de fazer a leitura do mundo e fazer a leitura do mundo não é saber ler e escrever mas ele nas entrelinhas é compreender para onde estamos indo e poder tomar o rumo das nossas vidas as próprias mãos e poder conduzir os nossos passos para a
direção que nós pretendemos então percebo pensar a educação é também pensar políticas públicas mas existem as escolas particulares são muitas escolas particulares a educação privada ela está subordinada a uma política pública maior que é federal e estadual essas políticas é que vão determinar os encaminhamentos da educação não se passa a perguntar a educação nós queremos ea psicologia contribui diretamente para isso porque de acordo com o pensamento dos envolvimento de aprendizagem o do entendimento de como esse sujeito se desenvolve aprende de acordo com a concepção de homem e de mundo e da sociedade nós vamos ter
um determinado rumo determinado caminho para a educação ou outro caminho com outro rumo então percebo não dá pra isolar psicologia educação e políticas públicas até porque políticas públicas deveriam ser as diretrizes construídas por nós mesmos nós deveríamos nos reunir nós deveríamos nos reunimos cotidianamente periodicamente para produzir avaliar e se for necessário se for necessário é fazer os caminhos das políticas públicas o que nós vemos as vimos assistindo nos últimos nas últimas décadas e isso não só no brasil mas no mundo como um todo é que as políticas públicas têm sido construídas por tecnocratas por pessoas
que muitas vezes não têm contato direto com o próprio processo educacional que não estão preocupadas com o desenvolvimento humano então quando nós estamos pensando nessa interface psicologia educação políticas públicas nós trazemos uma reflexão e trazemos também o conceito de crítica trazemos também o conceito de consciência e tomada de consciência basicamente esse é o nosso módulo introdutório é o caminho que a psicologia vai tomando no interior das ciências o caminho que ela vai tomando na apropriação do seu diálogo com a educação e não dá pra negar que esse diálogo com a educação ea loja também com
a saúde dialoga com a medicina e nós veremos com mais propriedade partir dos textos materiais que nós vamos fornecer essa disciplina e quando ela se encontra com a educação principalmente aqui no brasil após anos 80 a uma preocupação profunda de caminhos essa educação vem tomando por que a psicologia também está se preocupando no seu interior que caminhos ela vem tomando o que ela vem produzindo através dos seus saberes científicos o que ela vem constituindo como forma de ser no mundo enquanto ciência enquanto saber enquanto profissão nesse sentido a relação entre psicologia educação políticas públicas é
fundamental se nós entendemos que nesse encontro é que nós criamos condições ou não para que o sujeito possam ser mais evoluídos emancipados que eles possam ser mais conscientes ou não da sua condição histórica e social ficamos por aqui por hoje agradeço a participação de vocês estiverem dúvidas consultem as nossas ferramentas vêm perguntas sugestões dicas ficaremos no aguardo ok abraça lava [Música] o [Música]