Unknown

0 views1809 WordsCopy TextShare
Unknown
Video Transcript:
Um bom dia, meus caros! Sejam bem-vindos. Confiemos as nossas vidas a Deus, que é nosso Pai.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Senhor todo-poderoso, nos abençoe, nos guarde, nos livre de todo mal, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Hoje entramos no Capítulo 28 do livro "O Caminho de Perfeição".
Temos como título do Capítulo 28 "Explica o que é oração de recolhimento" e indica alguns meios para as almas se acostumarem a ela. Então, começa Santa Teresa: "Agora vede o que diz o vosso Mestre, que estais no céu. " Aqui, ela continua a explicação do Pai Nosso: "Pensais que importa pouco saber que coisa é o céu e onde se deve procurar o vosso Pai sacratíssimo?
Pois eu vos digo que, para intelectos distraídos, muito importa não apenas acreditar nisso, como procurar entendê-lo por experiência. É uma das considerações que muito prendem o intelecto e fazem recolher o espírito. Já sabeis que Deus está em toda parte, pois claro está que onde está o Rei, está, como se diz, a Corte.
Isto é, onde Deus está, é o céu, sem dúvida. Podeis crer que onde está Sua Majestade, está toda a Sua glória. Vede que Santo Agostinho falou que o procurou em muitos lugares e só veio a encontrá-lo dentro de si mesmo.
Pensais que importa pouco a uma alma dissipadas entender essa verdade e ver que não precisa, para falar com seu Pai eterno ou para regalar-se com Ele, ir ao céu e nem falar em altos brados; por mais baixo que fale, Ele está tão perto que a ouvirá do mesmo modo. Ela não precisa de asas para ir procurá-lo, bastando pôr-se em solidão e olhar para dentro de si, estranhando a presença de tão bom hóspede. A alma deve, com grande humildade, falar-lhe como a um Pai, pedir-lhe como a um Pai, contar os seus sofrimentos e pedir alívio para eles, compreendendo que não é digna de ser sua filha.
Ela deve deixar de lado os retraimentos, ter por ser humildade, porque a humildade não consiste em rejeitar o que nos dá o Rei, mas em recebê-lo e entender o quanto Ele está acima do nosso merecimento, folgando com isso. Curiosa humildade seria se eu, entrando em minha casa, visse o Imperador do céu e da terra vindo a ela para me fazer uma graça e deleitar-se comigo; por humildade, não quisesse responder-lhe e ficar com Ele, e nem receber o que Ele me dá, deixando-O sozinho. E que dizer se, falando-me, Ele rogasse que lhe fizesse meus pedidos e eu, por humildade, ficasse pobre e o deixasse ir, por ver que não consigo decidir-me?
Deixai, filhas, dessas humildades, tratando com Ele como um Pai, um Irmão, um Senhor e um Esposo; às vezes de uma maneira, às vezes de outra, Ele vos ensinará o que tendes de fazer para contentá-lo. O intelecto, com muito mais rapidez, além de ser uma oração que traz consigo muitos bens, chama-se recolhimento, porque a alma recolhe todas as faculdades e entra em si mesma com o seu Deus. O seu divino Mestre vem ensiná-la com mais brevidade e lhe dá a oração de Quietude de uma maneira que nenhum outro modo de oração propicia, porque a alma, absorta em si mesma, pode pensar na paixão, representar ali o Filho e oferecê-lo ao Pai, sem cansar o intelecto, indo procurá-lo no Monte Calvário, no orto ou na coluna.
Aquelas que puderem se recolher neste pequeno céu de nossa alma, onde está Aquele que o fez, bem como a Terra, e acostumar-se a não olhar nem estar onde os sentidos exteriores se distraírem, acreditem que seguem excelente caminho e que não deixarão de beber da água da fonte, pois o percorrerão em muito pouco tempo. É como quem viaja num navio e, com algum vento favorável, chega ao fim da jornada em poucos dias, ao passo que quem vai por terra demora mais. Muito bem, então, paramos aqui, nestes primeiros parágrafos do Capítulo 28, onde Santa Teresa fala da oração de recolhimento ou de Quietude.
Santa Teresa usa, hoje aqui, uma expressão interessante: recolher-se significa tentar silenciar os nossos sentidos externos. Eu me coloco para rezar na presença de Deus e eu tento esquecer aquilo que está à minha volta, tento não dar importância aos barulhos exteriores. Às vezes, alguma dor que eu esteja sentindo, algum incômodo físico, eu vou tentando silenciar o que está à minha volta, mas sobretudo eu tento me silenciar.
Os barulhos externos eu não tenho como controlar, mas a minha atenção aos barulhos externos eu posso tentar controlar. Então, essa é a Quietude de que fala Santa Teresa: o recolhimento. Eu vou tentando recolher, eu vou tentando suspender a minha atenção de outras coisas para olhar para Deus.
Santa Teresa usa uma expressão muito bonita no dia de hoje: ela diz assim que Deus quer nos encontrar neste pequeno céu que é o nosso interior. Aliás, Deus se deleita nas suas criaturas. Nós refletimos a nossa imagem em semelhança com Deus e Deus se deleita em ser encontrado por nós, nesse pequeno céu que é o nosso coração, esse pequeno céu que é a nossa alma.
Então, que nós possamos falar a Deus. Às vezes, a gente começa a. .
. Criar um ideal de oração muito enfeitado, muito empolado, né? Onde ficamos escolhendo as palavras para falar com Deus.
E aí nós podemos cair nos dois extremos. O primeiro extremo é a irreverência: rezar e falar com Deus de qualquer jeito. Um exemplo disso é um material que nem católico é, mas eu vejo, às vezes, muitos católicos lendo o tal do "Café com Deus", que é um material que nem católico é e que tenta criar uma proximidade com Deus que acaba sendo uma proximidade irreverente.
Uma proximidade irreverente fala-se com Deus de qualquer jeito. Então, nós podemos cair na reverência ou podemos cair na excessiva reverência e na falsa humildade, que nos faz ficar escolhendo as palavras: "Ó Deus todo poderoso, Senhor do céu e da terra. " E aí escolhemos, escolhemos, escolhemos palavras e não falamos a Deus de nós, da nossa vida, dos nossos sofrimentos.
Então nos coloquemos diante de Deus como nosso Pai, como Jesus ensinou, né? Então, nos coloquemos na presença de Deus sendo bem sinceros, diretos, reverentes e amorosos para com Deus, mas muito diretos, dizendo: "Senhor, meu Deus, meu Pai, estou aqui no dia de hoje. Agradeço pelo dom da minha vida, agradeço por tudo aquilo que o Senhor fez, pelo que o Senhor me deu, e a minha situação é essa, essa, essa.
" O meu pensamento, hoje, ele é povoado por esses, esses, esses pensamentos. E assim vamos estabelecendo uma oração filial, uma oração reverente, sincera, humilde de verdade. O que é humildade?
Humildade é colocar-se no próprio lugar. Isso é humildade: não considerar-se como sendo mais do que se é e nem como sendo menos do que se é. É a justa consciência de si.
Isso é humildade. Uma oração humilde é uma oração onde olhamos para nós do jeito que somos, com aquilo que temos, e apresentamos isso a Deus. Então, que possamos buscar este recolhimento dos sentidos e esta conversa amorosa, franca e direta para com o Pai, né?
Que esse seja o nosso ponto de meditação no dia de hoje: o quanto a minha oração tem sido sincera, o quanto eu tenho dito, realmente, para Deus o que eu estou sentindo. Às vezes, nós não dizemos, infelizmente. Procuremos essa clareza que Nossa Senhora, Nossa Mãe, nos ajude.
À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos. Ó Virgem gloriosa e bendita.
Amém. O Senhor nos abençoe e nos guarde, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Meus caros, no dia de hoje, vou deixar aqui para vocês também o link do curso "Raízes Católicas do Brasil". O curso está aberto até a semana que vem, é uma oportunidade para que vocês possam estudar um pouco mais e se aprofundar sobre a história da Igreja no Brasil. Nesse curso, eu montei uma linha cronológica da história da Igreja no Brasil e gravei estas aulas.
Então, muita gente fica, às vezes, com medo de falar: "Eu não vou adquirir curso, não vou comprar, porque eu não tenho tempo de assistir. " Você tem um prazo de um ano para assistir esse conteúdo, e eu faço aqui esse convite, reforço aqui esse convite para que vocês considerem essa possibilidade de estudar comigo, adquirindo o curso. Além do curso, você recebe os PDFs, né?
O material de apoio do curso, né? Também é um material que está na plataforma. O curso é vendido pela Hotmart e é uma oportunidade de você conhecer e se apropriar deste grande tesouro que é a Igreja, a história da Igreja no Brasil.
E também faço um apelo para que apoiem o trabalho aqui do canal. Há várias maneiras de apoiar o trabalho do canal, elas aparecem na descrição deste vídeo. Você pode apoiar o canal através da Livraria Rafael Ton.
Então, se você quer comprar algum livro, seja ele de história, espiritualidade, doutrina católica e sociologia, procure na livraria Rafael Ton. Adquirindo qualquer material na livraria, você contribui aqui com o trabalho do canal. Uma outra maneira é você fazendo a sua contribuição em qualquer valor.
R$ 1,00, qualquer valor que você contribuir, você já estará ajudando aqui o canal através da chave Pix. Então, a chave Pix é o e-mail lrtomom@yahoo. com.
br. Por fim, tem também o link do minicurso "Nossa Senhora Aparecida", que é um curso mais reduzido e também com um valor mais acessível. Adquirindo esse curso, você ajuda aqui o conteúdo do nosso canal, o trabalho do canal, a manutenção das plataformas, a manutenção do hospedagem, né?
De todo conteúdo que vamos produzindo aqui, seja aqui, seja nos cursos. Enfim, é uma maneira de apoiar esse trabalho, tá bom? Então, tenho certeza que vocês vêm valor nesse trabalho.
Caso já contribuam, fica aqui o meu: Deus lhes pague por isso. Em caso de não contribuírem, considerem fazê-lo. Os meios estão na descrição.
Até amanhã, se Deus quiser!
Related Videos
#nº 55 - Meditações diárias de Santa Teresa de Jesus
11:33
#nº 55 - Meditações diárias de Santa Teres...
Raphael Tonon
2,053 views
O Império do Brasil: do nascimento da nação ao golpe republicano
2:03:01
O Império do Brasil: do nascimento da naçã...
Raphael Tonon
4,594 views
Oásis Dos Remédios /Exército de Nossa Senhora está ao vivo!
56:09
Oásis Dos Remédios /Exército de Nossa Senh...
Oásis Dos Remédios /Exército de Nossa Senhora
831 views
O filósofo que mostrou a CONEXÃO entre DEUS e a RAZÃO | Santo Tomás de Aquino
1:35:27
O filósofo que mostrou a CONEXÃO entre DEU...
Vozes Sagradas
161,202 views
Vance: Censura e prisão de oponentes é próprio de tirania. - Alexandre Garcia
15:57
Vance: Censura e prisão de oponentes é pró...
Alexandre Garcia
21,317 views
BRASIL TERRA DE SANTOS | BEATA FRANCISCA DE PAULA DE JESUS (NHÁ CHICA)
1:19:03
BRASIL TERRA DE SANTOS | BEATA FRANCISCA D...
Brasil Terra de Santos
718 views
#nº 54 - Meditações diárias de Santa Teresa de Jesus
14:18
#nº 54 - Meditações diárias de Santa Teres...
Raphael Tonon
2,060 views
Os Grandes Dilemas da Fé e Ciência com Rodrigo Silva e Sérgio Sacani
Os Grandes Dilemas da Fé e Ciência com Rod...
Rodrigo Silva Arqueologia
QUAL A RECOMPENSA EM AMAR ATÉ OS INIMIGOS? - PADRE CHRYSTIAN SHANKAR
44:51
QUAL A RECOMPENSA EM AMAR ATÉ OS INIMIGOS?...
Luz e Vida - Padre Chrystian Shankar
6,110 views
NADA MAIS SERÁ COMO ANTES | DURMA OUVINDO ESTA ORAÇÃO
2:22:22
NADA MAIS SERÁ COMO ANTES | DURMA OUVINDO ...
Orações Para Ouvir Enquanto Dorme
484,691 views
Aula 1: A Igreja Católica e a fundação do Brasil
1:25:50
Aula 1: A Igreja Católica e a fundação do ...
Raphael Tonon
12,778 views
Aula 6: (Mc 1,29-45) Jesus, a Lei e as pessoas
Aula 6: (Mc 1,29-45) Jesus, a Lei e as pes...
Católicos querem saber
#nº 47 - Meditações diárias de Santa Teresa de Jesus
15:36
#nº 47 - Meditações diárias de Santa Teres...
Raphael Tonon
2,544 views
#nº 43 - Meditações diárias de Santa Teresa de Jesus
18:50
#nº 43 - Meditações diárias de Santa Teres...
Raphael Tonon
3,065 views
As CRUZADAS: TUDO sobre a LUTA pela TERRA SANTA | Prof. Raphael Tonon
As CRUZADAS: TUDO sobre a LUTA pela TERRA ...
Comunidade Católica Pantokrator
Meu Testemunho de Conversão: Amor a Igreja Católica
1:01:03
Meu Testemunho de Conversão: Amor a Igreja...
Escola de Catequese São Pio X
29,671 views
INSTITUTO HESED faz LINDO e EMOCIONANTE MOMENTO de LOUVOR em NOSSO ESTÚDIO
14:32
INSTITUTO HESED faz LINDO e EMOCIONANTE MO...
Cortes do Inteligência [OFICIAL]
149,777 views
O MISTÉRIO das 15 ORAÇÕES de Santa Brígida: Uma Revelação Divina
1:07:04
O MISTÉRIO das 15 ORAÇÕES de Santa Brígida...
Vozes Sagradas
30,876 views
O Próximo Papa já está escolhido? 5 Nomes Fortes para o Conclave!
7:57
O Próximo Papa já está escolhido? 5 Nomes ...
O ASSUNTO TRIBUTÁRIO E MUITO MAIS
99,722 views
Beatas Isabel Mrad, Albertina Berkenbrock e Benigna Cardoso: morreram defendendo sua pureza
1:23:55
Beatas Isabel Mrad, Albertina Berkenbrock ...
Raphael Tonon
2,594 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com