Reverendo por que que se já existe a graça distribuída como o senhor mesmo isso que alcança até o reino mineral certo Por que que é preciso a tal da Graça especial vamos lá a graça entendemos nós né ela se manifesta de forma especial para nós para alguns usando a nossa terminologia a fim de que este grupo para o qual o senhor tem olhos a menina olhos a Bíblia não chama de menina dos olhos os olhos do Senhor estão voltados para este grupo embora eles sustenta tudo Este grupo Na Eternidade com a convicção de que foram
salvos da perdição mesmo sem merecer terá uma atitude em relação a graça muito superior do que esse simplesmente ele fala assim eu tô aqui porque eu não resisti a graça ele vai entender que o Fulano foi para lá Ele resistiu a graça no fundo é mérito e não graça aí é que é o problema do conceito da Graça que se pode resistir é aquilo que Paulo diz do contrário já não é graça veja o conceito de graça no arminianismo ele tem que resolver essa questão porque no final a Romana e se é um passo humano
ele é meritório você pode me dizer não mas a graça É só preveniente ela só prepara o preparatório ela não só prepara ela leva ela leva até as últimas consequências a salvação mas não de forma Irresistível não de forma Irresistível então ela não leva as últimas consequências porque a última e final consequência é a vontade humana deixa eu tocar num Então qual é o papel da vontade humana Ok em relação a graça tá me lembre daqui a pouco deixa eu só voltar no texto para não esquecer eu não quero entrar atrapalhar o outro tema viu
Heber posso falar porque ele citou o caso dos vasos mencionar Então vamos lá esse é um drama Ah meu ver eu acho aí eu eu respeitosamente mais uma vez mas Um dos problemas gravíssimos do Calvinismo que achar que Deus incondicionalmente predestinou algumas pessoas para a perdição e o Reverendo disse com todas as letras que foi isso que Deus fez correto perfeito e ele citou o texto de Romanos 9:22 que será tema de outro debate de amanhã né já eu vou entrar no assunto porque o revereiro citou Olha só o que o texto disse e que
direi se Deus querendo mostrar a sua Ira e dar a conhecer o seu poder suportou com muita paciência os vasos de ir a preparados para perdição aqui a chave para entender esse versículo 22 até uma dica para os debatedores de amanhã é a palavra preparados aqui o verbo catatizo segundo o bgad um dos Famosos um dos mais importantes léxicos de grego Ingleses literatura diga é o dicionário de power jinglerick Arthur esse texto ele aparece né é um particípio perfeito que ocorre na voz média todos os estudiosos de gregos sabem que a voz média aponta para
uma ação humana que reflete sobre o próprio agente que a praticou O que quer dizer isso o próprio bgad que é um dos livros um dos lexicos de grego de referência internacional Ele disse que a melhor tradução para esse texto é tendo preparado a si mesmo para destruição não foi Deus que os preparou porque a tradução mais correta não é na voz passiva mas na voz média algumas pessoas defendem isso além do IBGE que é um dicionário de referência funcionário Vine Warren Urb Walter Kaiser Júnior James de strolls e John Wagner João Crisóstomo Ben we
thereton e alguns outros estudiosos então quando o texto diz esse é o problema da tradução em português quando diz que os vasos de ir foram preparados para a voz média quer dizer que ele se prepararam a si mesmos para a perdição isso faz com que caia por terra a ideia de que eles foram predestinados incondicionalmente desde a eternidade não não espera um pouquinho Existem várias outras línguas várias outras palavras publicada em inglês ou português usa essa tradução agora Existem várias assim como nenhuma Bíblia usa para Cosmos mundo em João vocês que Deus morreu pelos eleitos
de tal maneira que Deus sofrimento que ninguém todos mas interpretar um pouquinho espera um pouquinho tradução a vida nem sempre traduz os dicionistas Ou lexicógrafos eles buscam traduzir entre aspas da forma mais neutra possível pois sim Judas a epístola ou Judas do personagem perfeito a graça preveniente atua na vida dele ela atuou o que que Deus queria com Judas na história de Jesus sim ele tava estava proposto nas escrituras que ele fizesse o que fez Ok estava ou não sim sim posso claro que estava agora esse é o lema eu me respeitosamente outro problema sério
do Calvinismo o calvinismo entende que porque Deus prever algo Deus necessariamente o determina isso é institutas Calvino disse que não existe Presença Pura só que se eu aceitar essa ideia de Calvino pura Deus automaticamente é o autor do pecado sem em termos lógicos filosóficos Não tem como negar ele é o autor do pecado Ok quando a Bíblia diz que Judas ele estava justamente escrito para fazer aquilo que ele fez é porque Deus sim a Bíblia diz correto perfeito não temos como ir contra o que diz a Bíblia Deus previu desde a eternidade passada que ele
faria aquilo que ele faria aquilo livremente então ao saber que ele faria aquilo livremente a sua preferência Deus para ser onisciente a sua licença Não precisa determinar nada ele sabia que ele faria e livremente Deus não determinou que ele fizesse tanto é que ele faz quando nós demos João Capítulo Diz ao texto que o diabo entrou nele e a partir de então ele entrega a Jesus Deus previu e Judas em nenhum momento a Bíblia diz que Deus colocou o mal no coração de Judas para que Judas traísse a Jesus isso não está na Bíblia não
está na Bíblia que Judas que Deus colocou o mal no Coração de Jesus está na Bíblia que ele foi selecionado para ser um dos 12 discípulos o que envolve o artigo do blog do Reverendo Weber mas não diz o texto o texto diz assim ai daquele né por meio de quem o filho do homem é traído se não fosse Judas seria outra pessoa Deus não determinou que fosse necessariamente Judas ele determinou que Jesus seria traído por alguém essa pessoa na sua presença ele viu que seria ajudas é por isso que o nome de Judas está
escrito na Bíblia então de novo Deus previu ele faria e o Faria livremente Deus não determinou que ele faria problema do Calvinismo é que se Deus conhece algo o que Deus conhece ele determina os calvinistas tem um problema para separar uma precencia pura né Deus não pode simplesmente prever algo o que ele previne tem que determinado sim mas ele não precisa determinar porque ele conhece ele não pode conhecer algo que livremente ocorrerá no futuro porque o que ele conhece Tem que ser determinado aí é que está a falar se é lógica não mas então por
favor no caso de Judas Judas fez o que fez porque a graça Irresistível não agiu sobre ele não agiu sobre ele e por que que Deus não quis a resposta ela é simples não quis terei Misericórdia de quem eu quiser Jesus quis ter misericórdia do monte de qualidade existiu Pois é a Bíblia diz que ele amou nós temos diversas diversas nuances do amor o amor de João 3:16 Deus amou o mundo por que que não salvo veja não quer salvar se ele quer que o ímpio seja perdido essa essa é fácil a gente propor tentar
entender Deus nos nossos termos tá Lembre que Deus tem um propósito Geral com toda a criação nós temos anjos que permaneceram no seu domiciliante que não permaneceram porque que esses não permaneceram que que ele não não propõe graça para eles também eles têm um papel em todo este trabalho de Deus a Bíblia diz que Deus trabalha para os que nele esperam define a obra do senhor a obra a obra redentiva é a obra em que Deus cria todas as coisas as coisas são contaminadas pelo pecado e entra a obra redentiva do senhor a obra residentiva
do senhor tem um objeto a menina dos olhos do senhor seus escolhidos ele vai trabalhar todas as circunstâncias para mostrar o seu poder a sua graça nesses vasos de Misericórdia tanto é que Paulo escreve dizendo o seguinte aguardando que se manifestem esses filhos dizendo assim que toda a criação geme e aguarda para que se manifeste Então vamos lá ele não salvou Judas ele não salvou Inúmeras pessoas Lembrando que nós temos um objeto darcial é por isso que ela é graça especial por isso que ela não é só uma fica a graça diante de João 3:16
Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tem a vida eterna essa graça está sobre Estas pessoas este mundo é o mundo todo ou não diz que toda a criação a guarda manifestação dos filhos de Deus eu tô dizendo que a obra de Redenção tem um objeto especial objeto da Graça especial esses homens objetos da Graça especial Menina dos Olhos de Deus eles farão bem para todo o mundo eles são Aquela aquele velho povo em Adão restaurados Deus amou o mundo de
tal maneira para que todo que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna aí entendemos todo o Cosmos ligado a salvação das da Joia de Cristo da Igreja de Cristo todo Cosmo como objeto da salvação como objeto da salvação da Redenção mas o irmão a exceção dos anjos e dos réprobos quer dizer Deus não amou os ímpios aqui nesse contexto não está falando sobre o mundo como o mundo como um todo por isso salva lembra que o próprio texto depois vai dizer assim aquele que Creu Estação aquele que crê Já está salvo e o
que não creche Deus ama salvíficamente Ok então aí que eu queria chegar posso comentar aí É Que Nós entramos em outro problema porque assim o irmão Ok tentou explicar Aí eu entendi o que irmão colocou o problema que esse texto eu vou citar inclusive um calvinista um ilustre calvinista como ele entende João 3:16 porque bíblias Eu já estive acho que comentando isso em outro contexto bíblias com a Bíblia de estudo de Genebra calvinista ela interpreta João 3:16 e depois eu gostaria que o irmão me dissesse se é isso que o irmão também entende eu creio
que sim talvez né Se eu tiver enganado irmão me corrige a Bíblia de estudo de Genebra interpreta João 3:16 da seguinte forma abre aspas parece que Jesus usou o termo mundo Cosmos para indicar que a sobra é Salvadora não estava limitada aos judeus mas se aplicava as pessoas em todo mundo Isto é aos eleitos de todas as nações irmão concorda concorda perfeito agora vou citar outro calvinista olha só o que ele diz sobre isso sim mas é calvinista mas vamos ver não sei se dá para definir exatamente como calvinista mas eu nem sei o que
ele diz na Bíblia aqui velho ah não não é da biologia não é como ele interpreta o João 3:16 então ele eh dia e Carson no seu livro A difícil Doutrina do amor de Deus ele se pronuncia da seguinte forma sobre João 3:16 abre aspas palavras de cálcio eu sei que alguns calvinistas tentam tomar o grego Cosmos mundo aqui para se referir aos que eles chamam de eleitos mas isto realmente não servirá todas as evidências do uso da palavra Cosmos mundo no Evangelho de João São contrárias a esta sugestão o amor de Deus pelo mundo
não pode ser reduzido ao seu amor pelo chamados eleitos em outro trecho ele vai dizer o seguinte Ok eu semelhantes é que eu citei antes a Bíblia diz que concordava o homem foi colocado nela para guardar lá para honrar Deus cuidando da criação Ok e Deus se manifesta salvadormente para tudo isso aí você vai para Romanos 8 onde diz toda a criação gênica esperando os filhos de Deus se manifestar em João 3:16 é a mesma coisa dita da seguinte maneira Deus amou o Cosmos por isso salva Ok vamos o programa tá chegando ao fim eu
preciso pôr no mar eu pensei que agora você vai ficar bom agora vou deixar o nosso querido com essa emissora paz e a graça de Jesus nos veremos novamente não veja [Música] [Música]