fala galera tá na sede você vê o professor patrick thiele pra te fazer um convite você que está acompanhando o canal parabólica do professor pedro renô corre se inscreve também o canal 4 er nário é geografia rápida geografia fácil é quaternário e aí gente tudo bem sejam bem vindos a mais um vídeo aqui do parabólica nesse clima tranqüilo nessa tarde saborosa nessa tarde a menina aqui pelo menos em belo horizonte nesta quinta-feira que a gente começa mais uma aula sobre filosofia hoje a gente vai começar a estudar a filosofia medieval tem muitas coisas muitos segredos
muitas coisas a contar sobre filosofia medieval eu tenho certeza que vocês vão gostar ea gente vai estudar filosofia medieval basicamente em dois momentos a gente vai estudar filosofia medieval estudando duas escolas filosóficas a idade média durou do século 5 ao século 15 então são muitos séculos é são dez séculos aí basicamente mil anos de idade média mas que a gente tem duas correntes de pensamentos assim centrais que são muito importantes vocês assistiram a nossa aula as nossas aulas sobre grécia antiga elas ainda estão presentes nesse tempo tá já é uma dica que eu dou pra
vocês é a primeira escola filosófica que a gente vai estudar mec é do início da idade média a outra lá no final já dei bem na idade média desculpem vai ser a escola filosófica que a gente vai chamar de patrística a escola filosófica patrística tem como um grande expoente tá o filósofo que a gente vai estudar hoje que é o filósofo santo agostinho tajra em um filósofo chamado santo agostinho na verdade o nome dele é agostinho neto que a gente o nome filosófico dele o nome enquanto o filósofo é agostinho de hipona ou e puna
também porque basicamente acho que vocês já perceberam isso que os filósofos eles levam o nome a gente costuma chamá lo é pelo nome da cidade que ele veio e esse filósofo é muito importante que eu gosto bastante e agostinho de hipona ele vem ali do norte da áfrica do século 5 depois de cristo norte áfrica hoje seria se eu não me engano argélia então é um filósofo do século 5 ganho do norte da áfrica mas é considerado um filósofo medieval que depois ele foi para a europa com agostinho de hipona ou santo agostinho é como
a igreja chama é considerado um dos doutores da igreja católica o que significa doutores são aqueles filósofos ou aqueles monges aquelas pessoas não pertencentes ao clero que se destacaram de alguma maneira que deram uma linha né uma linha da unemat cuca para a igreja católica então eles são considerados de suma importância estudiosos que construíram parte do que é o pensamento cristão tá então agostinho de hipona é considerado tanto o doutor para a igreja a católica até mesmo a igreja anglicana devido à sua grande importância tudo bem dadas as devidas apresentações são o santo agostinho a
que eu particularmente gosto de chamá lo de agostinho neto mas prata uma um lado humanizado porque ele era um ser humano ele era um homem é que estava em seu tempo vivendo pensando é errando ou acertando então prefiro chamar de agostinho tudo bem espero que vocês não se preocupem tanto com isso porque a mesma pessoa santo agostinho ou agostinho ok o agostinho de hipona como eu falei pra vocês ele nasceu no século 5 depois de cristo então ele viveu um final do período aí que vai ser o império romano ele nasceu dentro das dependências do
império romano das denominações do império romano e estudar o agostinho acho extremamente importante que vocês saibam tá na vida dele sobre a sua vida pessoal é um filósofo é o filósofo é muito importante saber a sua vida pessoal porque a vida pessoal do agostinho na verdade reflete em sua filosofia sua maneira de fazer filosofia vocês vão entender porque ao longo dessa aula tudo bem vamos lá o agostinho era considerado um filósofo e primeiro ele era um sujeito ele era um adolescente nascido ali e hipona ele não era cristão necessariamente ele era um homem e um
adolescente que estudava muito buscava muito o conhecimento ali no século 5 mas ele escapa o conhecimento por uma questão muito pessoal porque ele acreditava que lhe faltava algo e é por isso que eu gosto aqui definiu coloco aqui na descrição na descrição não coloca na tela pra vocês eu gosto de definir a vida né do agostinho o estudo que a gente vai fazer sobre agostinho como uma fase pré cristã em uma fase já cristã a gente começa nessa fase pré cristã que é ele procurando algo na sua vida então ele vai tentar viver diversas correntes
filosóficas teológicas ele vai tentar passar por vários pontos até descobrir é o seu verdadeiro caminho que lá na frente a gente vai entender que é deus então nessa fase pré cristã do agostinho a mãe dele era cristã vocês estão vendo um barulho bebês em forma não se tem alguém com barulho de celular está com um bebê chorando importância tá tão agostinho ele ele tenta encontrar algo e é importante saber que ele é um homem que inicialmente ele é uma pessoa bem isolada uma pessoa até mesmo depressiva ele dizia que faltava algo em sua vida que
ele precisava encontrar isso é muito importante para entender sua obra inclusive a sua mãe era cristã a sua mãe queria converteu ao cristianismo mas ele queria converter ao cristianismo não apenas porque a sua mãe falava ele queria se converter ao cristianismo se ele de fato descobrisse que essa força é a verdade pra ele qual fosse o caminho que ele deveria seguir então logo de cara né com influência de sua mãe o agostinho ele foi lá o velho testamento o antigo testamento inicialmente ele vai ter uma certa rejeição ao antigo testamento porque existe uma idéia de
um deus punidor no antigo testamento que ora tem atitudes boas hora tem atitudes não tão boas assim eu agostinho ele não quer é um deus que tenha atitudes não tão boas assim deus é que trabalha através muito da punição uma punição mais severa é então agostinho ele se afasta do antigo testamento não foi dessa vez que ele se tornou um homem cristão ele vai entrar também ele vai tentar seguir as idéias do maniqueísmo que foi a nossa última aula por isso que nessa última aula para vocês entenderem o maniqueísmo a idéia de bem ea idéia
de mau que em linhas gerais o maniqueísmo ele então se vocês não viram essa hora eu indico que vocês vão lá ver depois de saúde agostinho ou até mesmo após o vídeo agora vai lá e vou deixar aqui na descrição a nossa última aula explica direitinho pra vocês que há maniqueísmo está muito legal e ele também não consegue compreender por que que a idéia de bem mal né porque o maniqueísmo coloca que o bem eo mal são algo a naturais no nosso mundo no nosso universo e ele fala mas eu não consigo entender porque o
mal tem que ser algo natural no nosso universo então ele vai estudá-la o maniqueísmo ele vai tentar se aprofundar no maniqueísmo a tentar não santo agostinho o agostinho se aprofundou no maniqueísmo mas ele logo se afastou principalmente porque ele não queria entender a naturalidade das coisas da natureza tem uma um lado bem no bem um lado do mal então depois de muito estudar e passar por várias correntes filosóficas e teológicas o agostinho ele vai se deparar com a a epístola de paulo então ele vai começar a ler a epístola paulina então a gente não está
falando mas o velho testamento a gente está falando ali a de um novo testamento e ele começa a se identificar mais com a ideia do que é um deus através da epístola a paulina da história de jesus entre outras coisas e também vai ter um contato muito interessante com a obra de platão que a gente já estudou aqui e ele começa a se identificar tanto com a filosofia grega de platão filosofia clássica de platão e também com os escritos bíblicos né os escritos bíblicos sem ser do velho testamento e ele começa a entender mais ou
menos aquele veio qual vai ser a sua contribuição nessa terra qual vai ser a sua contribuição nessa vida através de sua filosofia e é aí que ele se converte ao cristianismo mas simplesmente por aceitar um novo testamento não por identificar que ele tem algo a contribuir é com seus estudos com com sua leitura com as suas escritas também em relação a aaa era cristã a vida cristã mas também nunca rejeitando o platão e aí que ele entra no mar fazem cristã a gente entra nessa fase cristã que é onde ele vai dar essa contribuição é
onde ele vai ser considerado um grande doutor da igreja católica depois é que não é considerado na sua época o doutor da igreja católica vem depois mas ele dá uma contribuição muito grande para o pensamento cristão e é nesse momento que a gente começa a entender que santo agostinho ou agostinho ele agora se torna na verdade um filósofo que a gente vai chamar de nelton atônico ou um seguidor de platão um novo platão como assim pensar no cristianismo pensar em platão pronto definição que a gente dá é que agostinho de hipona cristianizou as idéias de
platão vocês vão entender bem isso aquele cristianizou as idéias de platão vamos entender como que a essa cristianização e não é difícil de entender é muito interessante a gente entender isso porque vocês lembram que o platão ele pensava em dois mundos o mundo sensível que é o nosso mundo e o mundo inteligível que é um mundo onde nós todos já estivemos a um dia e nós deveremos voltar para esse mundo inteligível através de um processo que a gente chama de reminiscências de aula de platão né o santo agostinho o agostinho ele também acredita nisso só
que cristiane lesando as idéias de platão o mundo sensível para platão para agostinho seria o reino dos homens esse reino que nós vivemos esse mundo que nós vivemos já o mundo inteligível de platão seria o reino dos céus onde neto todos nós as almas boas almas que merecem e não após essa vida que no reino dos homens e como atingir o reino dos céus o platão dizia que como você atinge o mundo inteligível é através da razão através da busca por conhecimento você sai da amnésia entrou num processo de reminiscências o agostinho acredita que através
da sua conversão da sua entrega a deus então ele vai falar que convertendo-se orando meditando você atinge o mundo inteligível está muito próximo inclusive mil anos depois do que o hotel vai falar que ele acredita na salvação pela fé inclusive o lutero era um monge agostiniano tá mil anos depois o agostinho ainda era um grande influenciador ainda é um grande influenciador de muitos pontos de muitas vertentes cristãs então ele acredita que através da conversão você atinge o reino dos céus e aí você fala beleza mas antes não se acreditava se tinha vertentes no cristãs que
acreditava que o pecador seria sempre o pecador o agostinho ele não pode acreditar que o pecador será sempre o pecador ele acredita na conversão até mesmo porque por isso que eu falei que é importante entender a vida pré cristã dele porque a vida dele foi uma vida de conversão de procura né ele conseguiu se converter ele se converteu através de muitos estudos depois ele diz que ele encontrou deus ele encontrou cristo e aí ele conseguiu chegar nessa ser uma pessoa completa nesse sentido está agora o platão dizia que o mundo inteligível é superior ele é
eliminar ele despreza um pouco mundo sensível o agostinho ele disse claro que o nosso objetivo é o reino dos céus então inteligível de platão o reino dos céus para agostinho é o nosso foco você se converte para poder chegar lá então um agostinho ele pensa muito nisso por isso que ele é caracterizado como um filósofo pré pré não desculpa neoplatônica beleza um outro ponto que eu preciso passar para vocês em agostinho é a questão da fé e da razão o agostinho ele é um conciliador da fé e da razão só que existem vários tipos de
conciliação a outra escola filosófica que a gente vai ver lá na frente o que a escola que a gente chama de escolástica principalmente ali o filósofo que a gente vai tratar depois conheceu são tomás de aquino e lhe dá uma outra concepção de coerência conciliação entre fé e razão para agostinho fé e razão são dois pontos nec são conciliáveis a fé é muito importante a razão é muito importante mas lembre se como um homem de deus como um homem cristão um doutor da igreja cristã ele valoriza muito mais a fé do que a razão mas
ele não despreza tá a razão ele valoriza fé ele disse que a razão ela é importante porque a nos fazem entender a nossa fé a razão ela faz a gente por exemplo tem uma leitura aprender a ler pra poder chegar até a fé então a gente costuma dizer pura fé ser algo mais importante do que a razão a razão não deixa de ser importante a conciliação mas a razão ela precisa estar ligado afeta a isso aconselha nesse sentido a gente eu gosto de usar uma frase que define um pedaço uma frase de santo agostinho mas
que já define ele que é crer para conhecer a fé vem em primeiro lugar e através dessa fé você consegue obter o conhecimento é então agostinho ele está falando isso pra gente para agostinho é possível ter uma razão sem a fé é possível a gente é possível só que seria uma razão vazia é o que ele fala que ele tinha nesse nessa vida nessa fase pré cristã ele conhecia ele tinha razão enquanto o conhecimento não é razão de eu tô certo ou tô errado é uma razão enquanto o conhecimento é isso que a gente está
falando ele conhecia ele estudava muito ele sempre foi um jovem que estudou muito mas ele falava que faltava algo em sua vida e esse algo né esse vazio né que ele tinha na razão foi preenchido quando ele atingiu a fé entendendo isso é o agostinho então grande importância entender a relação de fé e razão com agostinho mas eu entender mas algumas coisas em agostinho que eu acho interessante para a gente entender esse conceito do agostinho a idéia de deus pra ele pra ele deus é o grande criador lógico isso aqui a gente não precisa nem
discutir pelo que a gente está falando de agostinho deus é um grande criador e aí se pergunta mas então qual é o sentido da nossa vida qual o sentido de existir mas qual o sentido da criação desse universo desse mundo pra deus né porque deus o estudo isso agostinho como entende de deus como criador em como um grande fim né o agostinho fala que deus é o criador então ele criou um mundo como um grande ato de bondade e essa bondade deve ser não deve ser questionada é inquestionável o ato de bondade de deus o
agostinho também ele discute ele fala que deus é o grande criador do tempo para agostinho um mundo ele a vida ela é ela é praticada ela é dotada de início meio e fim o início seria a grande criação a criação de deus essa obra bondosa de deus o meio seria esse reino dos homens que nós estamos vivendo e o fim através da conversão o reino dos céus então deus é o criador do tempo do espaço e do tempo é deus criou antes o agora e depois ele criou o universo ele criou a nossa terra nosso
mundo reino dos homens ele é o criador de tudo o que vem depois disso tudo dá então acho até interessante pensar porque o agostinho ele tem idéias de viagens no tempo acho muito legal isso e se você pergunta para agostinho agostinho se deus criou o tempo antes ou agora o que existia antes da criação do universo é antes da criação e agostinho que responde se deus criou o antes ou agora e depois o tempo eo espaço não existe antes antes de deus pode dar um nome à sua cabeça mas é interessante isso acho muito bacana
debateu agostinho nesse sentido outros conceitos que eu acho muito bacana a gente entender de agostinho o exemplo do amor isso aí eu já passei inclusive com alguns amigos aqui que já me falaram sobre isso que são ligados muito a filosofia é a idéia do santo agostinho ou do agostinho pra eles no santo agostinho amigos cristãos nem que eu tive muitos amigos cristãos durante a minha vida e eles diziam pra mim não é assim né que eu por exemplo eu falava assim ah eu adoro chocolate está lá vão adorar chocolate não adorar só deus isso é
muito agostinho sabe porquê porque vão pensar no amor quando você ama na terra você ama por exemplo minha companheira não está aqui agora mas eu amo ela é a ela me ama eu amo ela assim demasiadamente amo minha cachorrinha amo os meus familiares amigos hamas é pra idéia de agostinho a gente não foi não ama de verdade esse amor que a gente sente na verdade é uma tentativa de um amor verdade isso parece muito do button está muito importante porque esse exame que platão dizia que o mundo sensível é uma cópia é imperfeita do inteligível
o que tá certo que é perfeito é só o inteligível bush fala isso isso não é um amor a gente busca o amor mas a gente não consegue ter um amor perfeito aqui no reino dos homens com amor verdadeiro é o amor que vem de deus não é um amor por uma outra pessoa é um é um exemplo é uma cópia é como vocês quiserem chamar mais um amor verdadeiro vem de deus por isso que os meus amigos falavam que adora namorar só deus é bom tudo bem cada um pode pensar da maneira que quiser
nesse sentido não é então agostinho ele é um cara que ele tenta trabalhar isso aí essa idéia com a gente mas um negócio que eu mais gosto agostinho é a idéia da fé né a idéia da conversão pela fé ele não é uma pessoa que necessariamente exclui as outras pessoas porque ele tem que olhar para a sua própria história e dizendo que ele foi uma pessoa convertida então ele não pode falar assim mas sem a conversão é se você pecou se vai pro inferno alguma coisa do tipo tá então ele é um filósofo muito bacana
de se entender um filósofo que dá uma linha católica que dá uma linha cristã na idade média e até hoje ele é muito influente até hoje as idéias de agostinho ainda são muito influentes dentro do cristianismo ele ainda é muito lembrado eu acho muito legal tanto é que por conta dessas idéias que a gente está falando ele até mesmo é e até mesmo é considerado um dos reformadores do cristianismo tá lá no século 5 quando eu vi eu estudando na graduação na reforma protestante estudando até hoje o preparo as minhas aulas eu sempre lembro é
que eu já vi livros obras escritas por exemplo que as reformas religiosos começaram no século 5 com agostinho não necessariamente com o tempo de lutero era um monge agostiniano por conta dessas idéias da fé agora pra fechar e não só essa nossa aula de agostinho espero que vocês estejam aproveitando espero espero que estejam estejam gostando né aqui dá explicação entendendo a idéia do bem ou mal porque a gente falou na sua fase pré cristã sobre o maniqueísmo é que o o aluno agostinho ele não gostava muito dessa idéia de que é natural a nossa vida
né a bem eo mal agostinho ele não quer saber do mal tá então agostinho ele disse pra gente que eu acho muito interessante que o mal não pode ser obra de deus porque seria contra a história se ele falou que a criação do mundo do universo é uma obra de deus que é uma obra de bondade única e exclusivamente de bondade de deus não pode existir mal aí ele falou assim mas e quando a mal o mal é a ausência de deus tá onde deus não estiver o mal acaba se proliferando aí você fala mas
se ele criou tudo se ele é onipresente e não sei das quantas tem lugar que ele não está aí que entra o outro ponto o agostinho ele também é um defensor de uma espécie de livre arbítrio a pessoa quando ela não quer receber deus ela não recebe deus ela se fecha para deus se lembra que só através da conversão para atingir o reino dos céus há pessoas que não querem receber deus então agostinho dizia que era uma pessoa que não tinha deus na sua fase pré cristã então a pessoa que não se converte que não
quer receber deus ela está propensa a receber o mal então significa que o mal é a ausência de deus não é o fator natural por isso que ele se afasta do maniqueísmo e é por isso que é importante falar de correr é falar de novo aqui pra vocês reitero estudar o agostinho em sua obra né mas também a sua vida né esse ponto que eu falei pra vocês no mundo nada na sua fase pré cristã porque isso tem muito a ver a sua vivência tem muito a ver com a sua filosofia gente eu espero que
tenham gostado espero vocês têm entendido essa aula eu fiquei muito feliz fazer o que eu gosto muito desse filósofo santo agostinho ou agostinho de hipona ou hipona tá é deixem os comentários que vocês acham que vocês quiserem contribuir fiquem à vontade sempre com muito respeito é que é isso que move o nosso canal aqui e vocês sempre com muito respeito eu fico muito feliz com isso ok eu vou ficando por aqui grande beijo fui