em primeiro lugar o o brest sabe que a república de vai manter se com os sobre um banho de sangue esse banho de sangue foi o combate à revolução na alemanha ele sabe disso porque quando ele volta da primeira guerra mundial e sim se instala na alemanha o clima da revolução ele participa disso e participou da república dos conselhos de munique como deputado dos trabalhadores da área de saúde que ele tinha estudar medicina e servido na guerra como enfermeiro então ele é ele foi a ativista no sentido forte da palavra no processo revolucionário e ele
foi para berlim depois que a república dos conselhos de munique foi derrotada foi massacrada ele é testemunha desse massacre então pra começo de conversa o brest não tem nenhuma ilusão sobre o caráter da república de weimar ele é um crítico permanente da república de weinmann e já no final dos anos 20 em berlim ele percebe que os riscos do da ascensão do nazismo já estão muito claros estão perfeitamente dados na conjuntura esta percepção aparecem várias peças dele tanto nas que ele encena quanto nas que ele não conseguiu encenar e só pra acrescentar um dado em
1929 quando fez 10 de janeiro de 1929 quando fez 10 anos do assassinato da rosa luxemburgo ele custo vaio e outros companheiros ligados à militância política fizeram um programa de rádio de memória é a rosa para o qual ele compôs versos e o cut vai músicas é um trabalho absolutamente chocante chama-se justamente réquiem de berlim então esse 29 pra pra mostrar que o brest tendo participado do processo revolucionário que foi massacrado ele não perdeu o seu link com as atividades é mais propriamente militantes por outro lado quando ele chega em berlim e isto me faz
abreviá uma parte em berlim já se fazia teatro épico ea discussão sobre o teatro épico já estava na pauta simplificando brutalmente a questão a forma do teatro épico foi encontrada por aqueles artistas que não queriam mais tratar de assuntos da esfera doméstica romances intrigas familiares que irão tratar dos assuntos da pauta política e foram atrás dos recursos do gênero épico que é narrativo né o conceito de teatro épico pode ser perfeitamente traduzido como teatro narrativo é então todos os recursos que o romance por exemplo desenvolve o teatro pode desenvolver na cena seus equivalentes e é
por isso que desde logo já em 1924 25 quando ele começa a dirigir peças e encenar peças que escreveu ele usa dispositivos tanto os do cinema como projeções cenas filmadas que entram para dialogar com a cena ao vivo legendas como divisão em capítulos é o equivalente a divisão em capítulo do romance então todos os recursos do teatro dos do romance passam a sede explorados na cena que já está fazendo teatro épico como o assunto era basicamente da esfera política que para os alemães corresponde à esfera do épico que os alemães de dividem a experiência de
uma pessoa em três esferas da subjetividade a qual corresponde o gênero lírico a da vida doméstica da vida privada a qual corresponde o gênero dramático ea esfera época e corresponde aos assuntos que interessam a todo mundo do trabalho da política religião o que mais aparecer os assuntos que interessam a todos são da esfera do épico mas como essa discussão ainda não tinha sido porta nesses termos eles identificavam o que depois passou a fazer parte da história do teatro épico como teatro político então o brest é quando chega em berlim já se defronta com esta discussão
posta o companheiro dele que era ops cator se referia o que ele fazia ele escapa como teatro político então é da reflexão e das experiências neste ambiente em que posta à discussão e à prática que ele vai formular na segunda metade dos anos 20 o conceito de teatro épico por todas as razões e muitas outras mais então quando ele em cena a ópera de três vinténs é que ele parte para a militância teórica explicando que a ópera de três vinténs é é um é um primeiro grande experimento do gênero teatro épico então essa é a
primeira questão quanto à a ópera já no teatro ela teve vários aspectos que ele mesmo organizou depois é temos na no material que ele produziu durante as discussões depois da peça já estreado a respeito do ep ele faz uma tabela o gênero dramático tem tais tais características por oposição a isto é pico tem estas estas é então é só lá está ele fez a propósito da ópera de três vinténs e tem muitas notas dele espalhadas ao longo dos anos sobre o experimento o único que foi a ópera né porque chama ópera entre outras coisas por
dialogar com uma tradição que naquele momento na alemanha está considerada morta que a tradição da grande ópera pense no wagner por exemplo né para eles é um gênero completamente ultrapassado e tem dois outros gêneros que são da mesma família mas são vítimas de hierarquia tanto econômica quanto social então você tem o cabaré que seria o submundo quase clandestino aquilo que a gente bem não frequenta você tem a opereta que é diretamente ligada à prática cultural hamburguesa que burguesa e você tem a ópera propriamente dita que é o gênero da burguesia né então ea ópera de
três vinténs até porque tem o assunto que tem que são que é o submundo você tem um burguês propriamente dito que é o pitching e você tem o markit que é uma outra modalidade de empreendimento progresso da esfera burguesa é isto né então ele encena a partir da peça do joguei o que é propriamente de um ponto de vista crítico à exploração burguesa do mundo e da vida né por isso que ele gosta tanto da caracterização do pitching que é um no fim das contas é um homem ele só explora as pessoas no sentido que
são empregados dele essas pessoas são normais mas se caracterizam como mendigos ou com próteses né então eles aparecem na rua como aleijados e tau tau pedem mendigam recolhem o dinheiro e o pitching que é o patrão deles com uma parte do dinheiro ora esta imagem que tá na ópera é claramente uma imagem que chama as falas quem faz teatro e cinema na ou não então o o oeste tem essa característica já pelo assunto e pelo modo como ele produz a cena ele quer chamar as falas tanto os envolvidos isto é os trabalhadores quanto os que
vão consumir o trabalho né e para entender esta outra parte está o público é preciso conhecer também a história da cena alemã que começou a se esboçar no final do século 19 que é é um dos processos mais interessantes de prática do teatro pensado como uma intervenção na esfera pública e portanto uma atividade política que foi a organização de grupos atrás vou usar a palavra mais conhecida que a fux guiné traduzindo a cena do povo tem variantes e tudo mais foi uma organização que organizava o público também e os trabalhadores alemães envolveram com isso então
o público era sócio do grupo teatral o público participava da definição do espetáculo que ia ser produzido esse é um experimento que persistiu sobretudo na rfa e um amigo meu que esteve na alemanha que faz uns dois ou três anos ele ficou besta porque ele é diretor de um grupo de teatro em são paulo ao descobrir que ainda hoje na alemanha os sócios da fox do ine comparecem domingo às 9 horas da manhã para ouvir leituras leituras corridas de t e votar sobre o texto que vai ser em formato então o brest nos anos 20
tinha essa experiência isto é não era esse público um desconhecido a não ser dos que fazem pesquisas de mercado o público tinha nome endereço e telefone eles dialogavam muito diretamente com o que estava sendo produzido então era com este público que o brest estava habituado a lidar e por isso pra ele o exílio que que foi na figura da fuga propriamente dita em 1933 foi uma coisa mortal porque ele ficou privado deste público participante dos projetos como todo há há há o passo seguinte abreviando muitas coisas é a o espírito com o qual ele se
dispôs a transformar a ópera dos três vinténs em filme e qual é o horizonte dele horizontes de um militante um artista um estudioso um teórico que tinha o maior deles no desenvolvimento técnico no desenvolvimento da tecnologia e portanto na no horizonte quase inesgotável que um um instrumento de proteção como cinema abrirá para um artista que queria falar com a humanidade porque ôôô os fenômenos de de corrupção relação espúria entre bandido no último grau que é o caso do marketing ea polícia que ele como ele mostra peça isso não era um problema exclusivo nem da inglaterra
do século 18 em da alemanha a república tcheca é um problema que nós temos hoje ele tem um depoimento à da ele tem uma opinião sobre esse ponto se aspecto da vida no sistema capitalista então ele pensava e escreveu muito a respeito disso que um experimento teatral que possa ser transformado em filme e falar com o mundo inteiro sobre um problema isso é um ganho e não um empobrecimento como o povo do teatro até hoje diz né o teatro precisa buscar o que tem específico porque o cinema é transformou a nossa experiência artística em mercadoria
o brest não acreditava nessa conversa em primeiro lugar porque ele sabia que no mundo capitalista o que não é mercadoria não existe e mesmo no âmbito alternativo e depois da experiência dele com o levante é a prova cabal da tese que ele já tinha né a produção independente pode ou não se tornar é legítima no sentido de mercado que um dos riscos que a produção independente corre é o da invisibilidade ela é inútil ela vira perda de tempo o mesmo quando é filme ou então entrar na categoria da garrafa merda mensagem na garrafa fica lá
perdida uma hora alguém resgata o que não é desprezível considerando tudo o que nós perdemos ao longo do século mas o brest não acreditava no alcance dessas opções pois muito bem então por que ele acreditava firmemente no avanço que seria transformar a ópera dos três vinténs em filme porque esse filme teria um alcance mundial porque o alcance da indústria cinematográfica ele já sabia isso agora o que ele só aprendeu depois da experiência é que tal como é pautada segundo ou interesses do capitalismo os executivos da indústria cinematográfica não querem saber de experimentos foi isso que
ele descobriu então ele constatou que não seria possível fazer um filme com o mesmo nível de ambição experimental' que tinha acontecido na cena na verdade o estúdio só queria filmar a pés e transformar a peça em teatro musical enlatado e foi essa foi a briga dele com o estúdio mas quando ele abriu o processo contra o estudo esta parte ele sabia que estava perdida eu não tinha noção nenhuma de que o que já tinha acontecido isto é o filme congelar uma etapa do experimento esta parte é reversível o roteiro que tinha começado a escrever já
estava já era uma mensagem na garrafa né porque é para além do que eu já falei o fato de você dispor de câmeras a possibilidade do estúdio e todas todos os outros recursos filmar na rua pegar o depoimento das pessoas e incluir no processo é tudo isto é o desenvolvimento tecnológico faculta uma coisa que você não tem disponível no teatro anuncia hoje não tinha no tempo dele né o tempo dele quando muito se pode usar slide e pequenos trechos de coisa filmada mas eles já usavam isso ele imaginava o salto qualitativo no âmbito das experiências
e da pesquisa que podia ser dado se os equipamentos da produção cinematográfica estivessem na mão de gente como ele e tudo sempre marcado pela pauta pela concepção de arte e de teatro como um tipo de intervenção na esfera pública como uma atividade que não tem sentido se voltada só para sua subjetividade porque se é esse o ponto você faça poesia lá no seu escritório se você o seu motivo se o que leva a fazer a arte é a vontade de dizer alguma coisa que você considera relevante não importa o motivo você tem que pensar que
isto é uma intervenção na esfera pública não importa publicado em livro jornal/revista filme ou peça teatral é uma intervenção na esfera pública e portanto têm uma dimensão política que se você ignorar das duas uma ou a você inconsciente e o que você tem a dizer fiquei relevante ou você é hipócrita isto é se sabe que está fazendo uma intervenção na esfera pública mas você finge que não tem nada que ver com isso na verdade é esse o discurso liberal e o discurso da crítica também liberal né não há arte não tem nada a ver com
política ao contrário quanto mais você diz que não tem nada a ver com política mais político você está sempre no sentido conservador desonesto o brest não gostava dessas coisas ele sabia que com a intervenção dele tinha um caráter político e no caso dele uma posto posição política que já era clara pra ele e 1918 quando ele participou da república dos conselhos em munique ele nunca perdeu de vista essa experiência dele que é a experiência política mais radical que uma pessoa pode ter a saber ser deputado num conselho revolucionário então a retomando esse fio porque é
ele o fio é como o brest não perdeu nem por um segundo da sua trajetória na república de weimar o link com o movimento revolucionário deixou me explicar o movimento revolucionário significa estar em contato com todos os que estão participando da luta política seja partido comunista partido social democrata partido social democrata tinha uns 15 ele tenha contato com todos esses ele conversava com todos eles porque o breve por ter participado do soviete quer a palavra russa a concelho ele sabia que são muitos e muitas as organizações políticas propriamente ditas então ele acompanhava e colaborava com
o movimento cultural dos movimentos políticos organizados diálogo direto e justamente por haver esse diálogo é que ele foi capaz de junto com o do dov e outros amigos casais lhe parece já não me lembro mas enfim organizar um grupo que que filmar se já por conta da experiência que ele tinha tido com o estúdio na ópera que filmasse de maneira independente então ele teve pessoalmente a experiência de fazer cinema independente cinema independente para ele significava isto contar com o trabalho voluntário ele próprio trabalho em caráter voluntário todos os envolvidos então não tem dinheiro em jogo
pediu apoio apoio tanto pra fazer figuração em cenas planejada quanto para filmar atividades que os grupos políticos desenvolviam é só se pensar que ela parte final o acampamento é um acampamento de fim de semana né que têm atividades esportivas e uma cena que atrai o que ele filma aquilo é um grupo de teatro de agito próprio que deixou filmar isto é é um uma troca de de trabalhos e atividades que você vai documentando depois que você reúne material com o roteiro que eles tinham feito você desenvolve uma tese completa de avaliação sobre o que está
acontecendo na alemanha naquele momento o grupo de agente prop é ligado ao partido comunista alemão e aquele acampamento em um acampamento organizado pelo partido comunista alemão ou kpd mas lá no começo logo depois da sequência do desemprego e tal você tem uma cena de atividade militante que é do partido social democrata isto é ele está fazendo um levantamento do que se passa com os trabalhadores rifados pelo estado de um que combina no suicídio aqueles em circo que deu muito debate tanto na censura quando entre os os grupos organizados aqueles que incidia decorrência lógica do estado
de abandono em que se encontra a classe trabalhadora na alemanha naquela altura começo dos anos 30 você tem o modo como o partido social democrata não olha de verdade o que está acontecendo e ele mostra como o partido comunista em vez de preparar o pessoal pra de ter o acesso do nazismo que já está mais do que constatado durante a samcil mar fica patrocinando esportes dominicais com o entre uma coisa e outra você tem aqui a campanha que o cooler vamp propriamente dito né os trabalhadores estão sem moradia sem trabalho sem alimentação então da perspectiva
da concepção do projeto épico de fazer cinema aliás uma note uma pequena digressão para o brest que já tinha aderido à ao projeto do teatro épico o cinema era tudo o que ele precisava porque o cinema é por definição épico é só você prestar atenção nas etapas de produção planejamento roteiro filmagem e montagem a montagem por si só define o cinema como do gênero é mesmo quando ele é dramático no pior sentido da expressão então a confluência teatro épico com o cinema era a coisa mais natural desse mundo bom e claro que ele já tinha
visto os filmes do agente está em todas aqueles experimentos soviéticos ao longo dos anos 20 então um filme com o levante se não for pensado em sua estrutura épica em seu desdobramento cena a cena e em sua relação como um todo porque cada parte do filme diz muita coisa em si mesma mas é longa com todas as demais sempre entendi o filme então os que amam com o levante como é o meu caso passa por maluco porque as pessoas assistem de maneira fragmentada então ah eu acho a sequência que levou o menino suisse porque hoje
o requinte filme o relógio filme revela tal e de estão isto é uma maneira de fruição esteticista de um filme que não foi feito para ser fruído de maneira esteticista agora como já dizia o rego e o brest sabia disso a gente não pode garantir o modo como as pessoas vão receber uma obra mas também é bom saber que o grande público o desorganizado vai receber como eles subjetivamente chegou a questão ele nem está propriamente interessado em certos assuntos este não é o meu público diria o brest se fosse entrevistado ele diria o meu público
são os militantes do partido social democrata o partido comunista do do socialista independente são o o os sócios da folk do ine são as pessoas que estão tão interessadas nestas coisas após de participar delas quanto às outras se elas chegarem a esta discussão ótimo se ficar só nas discussões desse problema delas que eu vou fazer ao contrário do que todo mundo pensa os contatos do brest nos estados unidos já são reais e militantes desde o começo dos anos 30 entre outras coisas porque ele andou passeando por lá sobretudo em nova york e lá em nova
york ele se integrou o movimento teatral de esquerda também um dos mais importantes documentos das relações do brest com a esquerda norte americana está num pequeno texto que escreveu para um diretor de teatro em nova york chamado max gorelik que encenou em nova york a peça do brest a mãe que é uma adaptação do romance do golpe e na opinião do brest no campo das peças didáticas que ele fazia para militantes lá na alemanha é é a peça mais bem realizada essa é a opinião do best então ele ele escreve para esse max algumas ele
passar algumas instruções o que que é bom fazer com que ele não tem que se preocupar esta digressão é só para dizer que os contatos do brest com as pessoas é com os equivalentes do que estava acontecendo na alemanha existem desde os anos 30 então quando ele vai para os estados unidos para sair do continente europeu que está tomado pelo nazismo primeiro ele já tem uma grande avaliação do comportamento das classes dominantes européias de país a país esse é um ponto importantíssimo né pra dar o exemplo mais radical ele sabia e trata disso na peça
as visões de simone machar ele mostra como que a burguesia francesa abril era o exército de hitler é a tese da peça as visões de simone machado que faz o link com a história da joana d'arc as visões que simone tinha ela sonhava que ela era joana d'arc mas enfim então ele sai do continente europeu porque não tinha condição ele era um dos primeiros da lista do hitler se ele caísse na mão ou do exército ou de algum agente que está peças com ele seria executado ele não podia ficar no continente europeu então ele vai
para os estados unidos e vai atrás das pessoas que ele conhecia né na esquerda americana e é por este caminho que ele chega a hollywood onde naturalmente precisa trabalhar pra se manter e manter a família e tem o poema em que ele diz né com muita esperança eu também vou na fila dos que querem vender roteiros para os estúdios de hollywood ele foi pra fila e e conseguiu um outro trabalho mas o que acontecia é que lá funcionava o mecanismo pesado da indústria sob controle total então mesmo num caso como os carrascos também morrem o
roteiro que ele fez seria necessariamente alterado e por isso ele renegou o filme mas ele sabia que o roteiro seria alterado agora pra nós que somos do fã-clube total tem até um esporte que eu recomendo às pessoas que façam identificar falas que permaneceram inalteradas porque tem algumas lá que isto é best falando é o brest criando o texto desse personagem que é uma coisa impressionante então o que é o os carrascos também morrem é um filme inteiramente sintonizado koa política de esquerda que os próprios estúdios de hollywood encamparam que é a grande frente de resistência
ao nazismo para dar um nome a esse processo do qual o cinema de hollywood participou com o máximo empenho então é preciso fazer filmes para desmoralizar os nazistas para desmoralizar a política a ocupação filmes que estimulem no país estados unidos o ânimo para a população continuar apoiando o esforço de guerra isto não é pouca coisa você tem díli ares de filme nesta linha resistir resistência energia para continuar fazendo sacrifícios necessários para produzir avião bomba e 777 navios e mandar homens e mulheres pra luta e na europa os times eram pra passar na europa também frança
e outros lugares onde a libertação for sendo produzida porque a luta estava em andamento então os carrascos também morrem faz parte do esforço de propaganda anti nazista razão pela qual o roteiro do brest foi aprovado porém merecido e aí é é só ver o filme para você perceber que se tivesse sido filmado roteiro original porque eu aprendi um de nós ainda vamos descobrir seu roteiro original essa questão está na peça por isso que eu falei da peça visões de simone masha seguramente está no filme a saber há é na tchecoslováquia né a burguesia abriu os
braços para o twitter mais os trabalhadores e comunistas socialistas até é que fizeram a resistência não tem está no filme o fifa online também sabia de todas essas coisas ele manteve tanto quanto possível isto não é tão claro como tá nuno visões e tem uma outra peça que também é demais e seguramente ele é relator ou para fazer se esse roteiro chama vai que na segunda guerra mundial que se passa na tchecoslováquia uma peça do breve ninguém fala nela vai que na segunda guerra mundial é o tcheco diante da ocupação aliás é uma comédia divertidíssima
porque assim como no no ópera de três vinténs o o os espaços principais ações pelo lucas começando pela do pichón que é o teatro onde os as pessoas se caracterizam como mendigos no chile vai que é um boteco em boteco de quinta categoria e tem uma coisa meio restaurante no nos carrascos também mostrem o o os pessoas lá no fundo que é a resistência propriamente dita então eu eu nunca fiz exercício até porque só assisti duas vezes ao filme os carrascos também morre mas agora que vai estar em dvd eu vou fazer a leitura comparado
a peça sobre os vai pi e o filme eu tenho certeza que o brest aproveitou um monte de coisa dessa peça mas o ponto é este é político quem resistiu ao nazismo foram os trabalhadores e as organizações políticas dos trabalhadores com esses dois partidos à frente comunista em socialista sobre a atualidade do brest é eu prefiro é já que nós não falamos sobre o brest e sua participação na questão do cinema né porque infelizmente as circunstâncias não permitiram que ele virasse o cineasta que ele podia ter sido então já isso é um tema da atualidade
eu acho a saber como é que uma pessoa que se interessa por artes cênicas ou mesmo por cinema se coloca a questão que é a questão da relação do artista com os meios de produção sendo que hoje para além do cinema seu alcance existe a televisão ea produção de vídeos e então toda a experiência dele tem a máxima qualidade porque ele tem uma reflexão sobre o que acontece com os que tentam fazer produção independente mas não se coloca o desafio de entrar no mercado no sentido pesado está na esfera pública e ficam com a sua
obra perdida por aí a reflexão dele sobre o desastre que foi a a distribuição ea exibição do curta e vamp é fundamental então ver o filme e procurar saber o que aconteceu com ele porque é um filme que ficou seqüestrado durante quase 50 anos só se começou a falar em que o levante de novo que na década de 80 acho que depois que caiu o muro que nem sequer se fala o filme teve uma outra apresentação em berlim logo que ele ficou pronto e que nunca mais se falou nele então o que o levante é
um filme novinho ele mal saiu porque ele ficou seqüestrado e ficou seqüestrado também porque foi produção independente porque os produtores subestimaram o peso os distribuidores e do circuito de exibição eles não sabiam o que fazer cinema não era só fazer um filme fazer um cinema implica ter meios de distribuir e assegurar a exibição e entre essas esferas produção distribuição exibição tem a censura esta experiência do cinema independente tudo isso é para se pensar então só a experiência do levante já põe o brest na atualidade por causa do desenvolvimento tecnológico que viabilizou a construção de pequenos
estúdios a custo em menos de um décimo do que estava a fazer um estúdio em hollywood na década de 20 então hoje é possível ter um estúdio de cinema mas como é que você vai distribuir seu filme então esta é esse é um aspecto ou outro aspecto da atualidade no caso da ópera de três sentenças esta visão sem nenhuma ilusão ideológica sobre os negócios da burguesia a burguesia uma classe social que explora mão de obra não importa o que o explorado faz ele pode se fantasiado de mendigo e recolher dinheiro na rua pode ser prostituta
que é o principal ganha pão do marketing né ou então ele pode ser um delegado de polícia que vende seus serviços pra para as duas facções ali examinados na ele nunca aliás é um ponto é ele nunca trata exaustivamente nenhum assunto que não é possível é muito realista a esse respeito então é eu acho que a atualidade não apenas da exposição da questão mais da exposição meu moralista da questão ele não tem uma postura a porque isso é corrupção ele mostra que a corrupção é parte do d minha do funcionamento do capitalismo então não é
pela corrupção que você vai combater o capitalismo você precisa entender o mecanismo de funcionamento eu acho que é esta é uma questão que continua tão atual como na época em que ele fez a peça é bom e por último a presença do brest agora graças ao desenvolvimento tecnológico em dvd permite às pessoas conhecerem este outro lado do grande artista e teórico que ele foi e ficou no caso do brasil é restrito a duas ou três peças e as duas outras fórmulas de trabalho no palco e então pra terminar completamente o bressi o de ou o
filme ópera dos três vinténs eu já disse por que porque se limitou a documentar uma coisa que já estava feita vira a página exatamente o motivo pra ele o diário é o motivo para a gente ficar encantado porque o filme documentou a concepção de cena dele documentou a direção dele para cada ator e atriz então você tem se você prestar bastante atenção você vai perceber que cada ator tem um registro um é mais realista outra - sai do realista passa pro digamos épico né ah ah ah ah norte lenine cantando com a câmera anote helena
cantando para a câmera é a convenção de palco que é a atriz sai do papel e canta falando com o político então você vê isso isto é o pat é que para muitos brasileiros ortodoxos é uma besta na verdade ele foi absolutamente fiel ao trabalho do brasil o trabalho desta documentado no filme está uma maravilha para nós para nós que trabalhamos com coisa de teatro com todos esses desafios que estão postos então ele é não podia ser mais atual