e ao tema muito importante na filosofia de aristóteles e santo tomás de aquino que é que eu acho que eu tenho certeza que vale a pena comentar aqui já que estamos é preciso selecionar alguns temas né para fazer essa aula porque tudo que nós vamos ver de maneira mais ordenada nas próximas aulas no fundo e aristóteles e tomás de aquino em diálogo com a filosofia dos distintos tempos né também com a filosofia moderna e contemporânea mas eu queria dar como que uma pequena abertura para o tema do ato de existir nós vamos ver nós temos
voce né primeiro nosso percebemos que todas as coisas são que as elas não são elas são logo elas são então como elas são elas têm os e ou elas são os e e a gente percebe no segundo momento que as coisas que são elas elas não podem ser o ser porque elas são contingente elas não são necessárias elas pedem é a sua estrutura pede que existam seres o que as façam ser por exemplo para que eu fosse meus pais tiveram que ser antes de mim quer dizer a gente descobre na própria natureza que as coisas
que são elas não são necessárias elas são contingentes a gente descobre que a inclusive que há coisas que parecem que tem mais cedo que outras né sei lá você pega uma uma dessas a vizinha simpáticas né que ficam cantando pela manhã às vezes até aborrecendo pela manhã aí nesse caso não são aves simpáticas é que ficou aborrecendo o cantando pela manhã depende da perspectiva essas a vizinhas parecem ter menos tendo que do que do que um ser humano né tanto assim que quando a gente pega o estilingue mata uma dessas a vizinhos a gente não
tem um sentimento de culpa né mô não né agora se você pega uma o que dá na cabeça de um ser humano ele morre o sentimento de culpa é terrível né quer dizer o ato de ser eu tô falando você tem que matar os passarinhos evidentemente né mas estou falando aqui a gente percebe logo que o ser humano tem mais cedo que a vizinha que canta que que faz aqueles barulhos lá pela manhã né e a gente descobre que nem um nem outro é é necessário por ser que a existência desses seres vem de outros
oi e aí que a gente vai chegando nesse conceito de que como não somos os e na verdade nós temos você só que nesta petição de princípio quer dizer esses e não é necessário é contingente então ele pede que existam outros e para que ele exista mas por sua vez esses eh também não é necessário ela é contingente tu ele pede que existam outros e que eu faço existir e assim sucessivamente então se eu tô mais que não vai dizer olha se não existe um ser necessário o que não tenha ser mais seja os e
então não explico nenhuns e nessa corrente que se cegar a que se seguirá depois do ser humano vocês estão percebendo percebendo que isso aqui é uma das provas da existência de deus né enfim tem que existir um ser necessário para que existam seres contingentes e mas nós já tínhamos descobrido que esses seres contingentes eles têm se eles não são os e seria mais exato dizer que eles têm ser mas eles não são os e né então por isso essa questão do ato de existir é um tema muito importante na filosofia de tomás de aquino e
aristóteles né vou lê um pouquinho do etienne gilson da página 126 trata-se do fato de que todo ser que não trata-se do fato de que todos e que não que não deus seja ou não o composto de matéria e de forma é nesses o composto daquilo que é e descer o ato de existir oeste caso se trata de uma substância puramente espiritual ela comporta portanto ao menos uma composição que exatamente aquela última essência e ato de ser mas em todo caso sempre composição portanto elas existem elas não são né então deus é nós existimos bom
então a gente vê uma diferença entre você e o existir você é aquilo que é necessariamente é existir o ato de existir é o ato daquele seres não necessárias que tenho ser mas não são se e nos seres nesse seres que tem os e portanto que existem mas que não são eles existem e no caso desses seres que existem é nós dizemos que aí está o ato de existir não o ato de ser no seu sentido mais forte né que seria o ipt essa subsistens e nós existimos nós não somos e claro e nós existimos
porque nós somos porém somos de maneira a participar da nós somos porque temos você ah tá bom então é a questão de usar bem o palavreado o vocabulário tá bom então até os anjos né como vocês viram aqui até o nem os anjos escapou dessa composição é verdade que os anjos não são compostos de matéria e forma como nós o somos a matéria é o nosso corpo a forma é a nossa alma mas os anjos são compostos pelo menos de a essência ea tu descer e nós vamos ver depois o que que a essência de
maneira de maneira mais completa né agora é só tô anunciando temas dessa grande filosofia aristotélico-tomista né tá bom então para melhor compreender a posição de santo tomás consideraremos sobretudo os casos de composição dupla em que a natureza própria de cada um se define por oposição aquela que é própria do outro inicialmente é certo que santo tomás ensina essa dupla composição ex uma das fórmulas mais perfeitas dela que ele nos deu leio tomás de aquino e que está esse texto está no na sobre as substâncias separadas no capítulo sexto e na substância composta de matéria e
forma se encontra o modem dupla uma da própria matéria a sua forma outra da coisa já composta existir de que ela participa aliás ao tem hora do rei e amo composite aberta é participation com efeito o existido a coisa não é nem sua forma nem sua matéria mais uma algo que advém a coisa ou sua forma eu vou ler de novo esse texto de tomás de aquino para que se torne mais inteligível tá na substância composta de matéria e forma por exemplo eu se encontra uma ordem dupla primeira da própria matéria a sua forma quer
dizer o meu corpo se ordena minha alma outra da coisa já composta o existir de que ela participa é né quer dizer uma ordem a segunda ordem é eu mesmo enquanto já existo em relação aquilo que me fez existir e nem tão vocês estão observando que seria uma relação é uma relação dos existentes eu o que justamente por ser um existentes preciso do ser lembro da diferença entre que eu já vi isso lembrei aqui né a diferença que existe entre o existir eu existo com relação àquele que me fez existir você não quer dizer essa
é a segunda relação então a primeira relação aí é mais interna né são as causas material e formal a composição matéria e forma trazer o meu corpo está dependendo da minha alma porque a alma é a forma do corpo mas eu enquanto compósito enquanto composto de alma e corpo por sua vez estou ordenado ao ser uma vez que eu apenas exista é a minha resistência está ordenado ao ser porque deus ele é o y essa subsistência e eu sou a participação no seu seja eu tenho ser não sou o cê tá bom e com efeito
o existido a coisa não é nem sua forma nem sua matéria é mais um algo que adivinhar coisa ou sua forma quer dizer é santo tomás de aquino está já falando desse existir completo eu né eu é que venho de alguma outra coisa ea que me coloca em relação com o ipc-s subsistens com deus com cê tá então aqui nós já estamos na ordem das causas e fiz das causas finais eles eu ordenado ao ser supremo e da causa eficiente deus que me fez vocês viram aqui que nós acabamos de trabalhar com as causas quatro
causas ao falar do ato de ser do ato de existir né então a composição que existe em mim é a composição causa material meu corpo causa formal minha alma por sua vez essa junção corpo ea alma faz um c o rosto eu estes e composto está ordenado ao maxine incredible ou ao y essa subsistemas porradas que existe uma razão de causa final eu estou finalizado eu tenho uma finalidade eu tenho um objetivo toda minha existência está está finalizada né causa final e por sua vez eu posso contemplar causa eficiente dos e com relação a mim
do ser que é deus com relação a minha pessoa criatura que não é mas existe ou seja que não é ocê mas tem ser tá bom é bom então a gente poderia continuar aqui mas eu vou saltando algumas coisas porque não precisamos fala tudo né às vezes com poucas palavras a gente fala muito que logicamente o gilson a amplamente aqui e uma coisa interessante que ele diz aqui que é que ele diz na página 130 que eu queria ressaltar também a língua de aristóteles se recusa a forma a fornecer termos para uma relação ao teológica
tão estrangeira ao próprio aristotelismo e é por isso que santo tomás se acha tão frequentemente levado a qualificar com um koda modo de algum modo as únicas fórmulas das quais ele ainda pode fazer uso as formas ele diz estão de algum modo em potência respeito do existir de que elas participam é muito típico na edição do tomás de aquino como ele não usa né é ele não ele não querem momento alguma traiu pensamento de aristóteles ele os essa expressão frequentemente acordar modo de alguma maneira né então eu tô mais aqui e tu é muito é
muito correcto luso das palavras né na soma de teologia e nas obras de tomás de aquino em geral não existe uma palavra que esteja sobrando são tomás de aquino não se dedica a fazer poesia aí enfeitar o seu livro a sua mente pensa de maneira retilínea a sua mente pensa ele pensa de maneira muito reta cada coisa e tenta escrever de maneira ordenada inclusive as palavras que utiliza são precisas para expressar essa altamente ou mais exatamente possível aquilo que está na sua mente essa é a pareça de santo tomás de aquino e quando ele não
consegue né dizia aristóteles desistem pele os essa expressão cor da moda de alguma maneira então acho que interessante isso aqui também desculpe meu para o parênteses né mas isso aqui nos ajuda a ser pessoas muito e ponderada só falar né ao considerar as coisas ao apreciar as coisas né tem gente que diz assim ah fulano de tal foi o melhor professor que eu já tive calma lá será que foi o melhor mesmo então fulano de tal é eu o maior teólogo o maior teólogo de minas gerais calma calma exageros tá você pode dizer que fulano
de tal é um dos grandes teólogos de minas gerais por exemplo né eu não sei se minas gerais tem algum teólogo no momento né é o logo professores de teologia tem várias né eu mesmo sou um deles professores de teologia mais teólogo e filósofo mesmo né bom nós estamos nós temos uma carência enorme em brasil a fora né dessas pessoas que realmente filosofão né que realmente são teólogos né pois vem fulano de é o maior tela logo não falando digital é um dos maiores teólogos né então ele tá fórmulas absolutas né ele tá fórmulas que
você não tem como provar las né tomás de aquino evita essa essa maneira em precisa de falar né sei lá né essa pessoa é a pessoa mais alta da cidade né mais alta será mesmo talvez tem alguém mais alto você não conheceu todas as pessoas dessa cidade você pode ser plano que tal sem dúvida alguma é uma das pessoas mais altas dessa cidade então essa essa delicadeza na linguagem o que eu falar que foi foram apenas exemplos né mas quando eu tô mais que não tem vários né ele não joga uma palavra fora palavra de
santo tomás de aquino são muito exatas ele que realmente expressar aquilo que está na sua mente não lhe interessa brigar pela expressão linguística mais lhe interessa transmitir através da expressão linguística aqui e a sua mente no seu coração não é verdade que ele descobriu essa verdade é mental ele quer expressar arena bom por isso as vezes são tomás de aquino na leitura ele é um pouco seco um pouco árido né porque é parece que a nossa mente eu gosta que as verdades sejam ditas né de uma maneira ser muito simpática na especialmente se for brasileiro
né as coisas devem ser ditas de maneira muito simpáticas muito atrativas né com certa poesia com uma maneira assim agradável né a gente tá pedindo que são tomadas aqui não podemos esquecer não podemos pedir que são tomás de aquino sejam retórico que ele não é santo agostinho se era o retórico né muito sábio muito teólogo mas muito retórico então a poesia na expressão desejo de expressar bonita mais com santo agostinho do que com santo tomás de aquino e eu fiz esse parênteses para explicar esse cor da moto né e depois também olha o respeito de
tomar joaquina com toda a tradição que lhe precede né quando ele quando ele vai corrigir aristóteles ele faz com tanta delicadeza quando ele vai falar de averróis e avicena né deve esse desses grandes homens do judaísmo e do islamismo ele fala como eu tô respeito se eu não tomar joaquina aqui também tem outra consideração interessante para aprendermos tanto de aristóteles como de tomar joaquina né as pessoas que se dedicam uma vida intelectual elas não gostam da polêmica ela entra na polêmica apesar de tudo né quando eu tenho que entrar só não tô mais de quem
também participou de algumas polêmicas na vida dele tá especialmente porque os seculares da época diziam que os e as crianças não podiam entrar na vida religiosa né e vocês sabem que o próprio santo tomás aqui não tinha entrado na vida na vida religiosa aos cinco anos né naquele então essas coisas aconteciam né então são tomás de aquino diante nas observações dos seculares ou contra a como os seculares impugnar a vão lutavam contra a entrada dessas crianças na vida religiosa santo tomás de aquino entra na polêmica para defender a entrada daqueles meninos na vida religiosa ou
daquelas meninas na vida religiosa então como vocês veem são tomás de aq eu também participou de alguma polêmica e também costumava participar das famosas disputas na que se tinha novamente aos sábados né e e era um polêmicas essas disputas mas assim não tomava não tomava nem 10 por cento das da vida intelectual de santo tomás de aquino e a gente tem que saber também entender que a vida intelectual leva consigo um mais o estado de contemplação do que as discussões né então discussão tem que ser devem ser poucas né algumas é bom que existam porque
assim a gente compara um pouco nosso pensamento com o pensamento dos outros e aprende a pensar de acordo com as objeções dos outros né mas enfim se ficar só na polêmica não tem não tem filosofia profunda não tem teologia profunda de jeito nenhum tá bom então eles só que como a mente de tomás de aquino está preocupada em expressar bem as coisas né tá bom então poderia continuar um pouco mais aqui mas vamos falar que também da transcendência da insistência não se trata mais aqui de simplesmente escolher entre duas interpretações possíveis da ontologia tomista mas
entre duas concepções heterogêneas da própria filosofia todo mundo concorda com o fato de que não temos o conceito kwid tativo do s mas a dificuldade não está aí pessoal o que que é um conceito kwid tativo né então clique em latim um tem significa aquilo que uma coisa é né vou dar um exemplo para vocês que fica muito bom conta-se que santo tomás de aquino quando tinha com a letra no mosteiro bem novinho com seus 56 anos ele perguntou para o superior with an extra deus né ele não perguntou crie esta deus e o kiwi
coach para quem sabe latim já me entendeu que o clique aí significa o quê né que coisa significa mais bem quem né discuta we would né significa não crie aí tem mais significado de quem né o kwid é o neutro o neutro significa que coisa o quê que esta coisa né então se automático que não perguntou quis esta deus mas perguntou quem esta deus quer dizer que coisa deus qual é essência de deus está pergunta de um menino de seis anos claro que essa pegou só podia ser feita por um tomás de aquino né as
crianças de 6 anos realmente não estão pensando no cliente né então quer dizer na definição nada não conceito mais profundo do que uma coisa é por isso o que né é o atende gersson fala que todo mundo concorda com o fato de que não temos o conceito clínico evitativo do você porque é porque você não é definível né você fosse o mais universal que está por trás de todas essas coisas né mas não são universal transcendental deixa eu explicar para vocês a diferença entre universal e transcendental um conceito universal se aplica a muitas coisas mas
não a todas é um conceito transcendental se aplica a todas as coisas tá então essa é a diferença entre universal e o transcendental em filosofia metafísica em filosofia primeira tá bom tá universal se aplica muitas coisas mas não a todas já os conceitos transcendentais se aplicam a todas as realidades a todas as coisas quer dizer o conceito bondade se aplica tudo e o conceito unidade se aplica tudo verdade tudo é verdadeiro desde algum ponto de vista a cor da moda tá bom certo é costumeiramente e se diz para nós que aquilo que não é concebível
não é pensável e que aquilo que não é pensável não é hora talvez se der precisamente que a metafísica de santo tomás exija um método mais complexo que esse conceptualismo intransigente cuja nem por vezes parece querer instruir o intelecto do próprio deus e se antologia tomista de fato incorporar como diz temos é a de aristóteles ela teve com efeito ela teve ela deve com efeito reconhecer na estrutura de cada ser real a presença de uma causa do ser apresentado apreensiva por um conceito e ela é a essência mas se a ontologia tomista comporta além disso
esforço por ultrapassar a de aristóteles ao situar para além da essência um ato da própria essência ela obriga a reconhecer atualidade próprio de você que porque transcende a essência transcende também o conceito ah tá bom então eu vou tentar trocar em miúdos' isso aqui e aí nós vamos terminar essa aula e na trocar em miúdos' eu vou ler e comentar também tá e se antologia tomista de fato incorpora a filosofia de aristóteles a filosofia de santo tomás então deve reconhecer na estrutura de cada ser real a presença de uma causa dos e apreensível por um
conselho que é tudo que é real é tudo que é real é nós podemos dar um conceito porque as coisas tem sua essência então manifestar a essência nós então sabemos o conceito dessa coisa se eu falo mesa o senhor falou cadeira então eu sei qual é a essência da mesma ocorrência da cadeira eu queria tá dizendo aqui ó vejamos a presença de uma causa é preciso reconhecer na estrutura de cada ser real a presença de uma causa do ser apreensível por um conceito e ela é a essência ea essência me ajuda a definir ou pelo
menos a descrever as coisas o conceito chega a minha a minha mente né agora mas se a ontologia tomista ultrapassa filosofia de aristóteles isso é verdade porque situa para além da essência um ato da própria essência e quer dizer é para além da essência nós somos chamados a entender que existe um ser que sustenta as essências e por isso a filosofia de santo tomás de aquino nos obriga a reconhecer atualidade próprio de um seco e por que transcende a essência transcende também o conceito então quando a gente chega já no ser maximamente lidip né não
sei que é ipc-s subsistência nós já não podemos conceituá-la né por exemplo a famosa definição de definição não é uma definição a famosa diz cristão de alguma maneira que se dá êxodo 3 14 a 15 né que deus é aquilo que é aquele que é o fit a escritura disse que essa é a revelação do nome de deus né bom no fundo aí está falando aquilo que deus é e então como abarcar em um conceito o ipc-s é subsistência e se você não se define simplesmente por dizer o que que é você ao ser é
é bom colocar a própria palavra na definição é por acaso definir a palavra que se queria definir é como se eu perguntasse assim o que é uma cadeira tive resposta de criança né a cadeira é uma cadeira o seu definir o que que é uma cadeira não aí eu falo deus é o seu o que que é você você é aquele que é é uma definição de deus não é o nome de deus como vocês viram aqui uma dificuldade tipicamente filosófica né e é possível nomear a deus ou será que a revelação do nome de
deus não é mais bem a ocultação do nome de deus na palavra ser que para nós é suficiente a gente acaba dizendo que aquele é o nome de deus porque deus quis assim revelar ocultando né é mas você você é o nome o luiz fala os e nós estamos muito longe da realidade nome e quando a gente tudo tratado de trindade mais coerente dizer que o nome de deus é pai para a primeira pessoa filho para segunda pessoa espírito santo para a terceira pessoa do que dizer que o nome de deus javé é mas eu
deixo para o tratado de trindade tá porque aqui não tem tempo para ficar entrando em questões teológicas né sempre que a gente chegar no limite da filosofia e o remeto para um tratado de teologia tá bom e aqui ficou desejo de chegar um dia depois de superar todas as matérias da filosofia chegar as matérias da teologia depois de superar todas as matérias da teologia quem sabe já é e quando deus permitir né é já entrar nas matérias do céu né o conhecimento e visão né conhecimento de visão que o próprio deus nos concederá um dia
quando ele quiser e sem muita pressa né e até mais é