O Quadrilátero Wesleyano

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Ildo Mello
Palestra do Bispo Ildo Mello a respeito do Quadrilátero Wesleyano no encontro da Conexão Wesleyana d...
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é muito interessante essa comunhão que tá acontecendo esse movimento que é um momento de aproximação uma mediunidade principalmente em torno daquele nosso legado com 1 e em especial a mensagem santidades mensagem de confiança no poder da graça de deus pra desfazer as obras do diabo a graça de deus o porquê de deus pra sobrepuja o mal em todas as suas instâncias então a gente acredita que jesus da pena justifica mas ele regenera eles santifica ele transforma e se transforma em dívida ele transforma flu ele se transforma para mim ele transforma a vizinhança ea parte da
vizinhança ele impacta todo vai toda cidade é possível como aconteceu nos dias de neve e até um avivamento mover e que produz transformação social então não é apenas uma santidade virtual é algo aqui a partir do indivíduo se expande a ele ele confronta o mal onde quer que ele esteja por isso wesley como usou em seus dias num tá combater uma aumentar como a escravidão era interessante observar que wesley já proibia os metodistas de ter escalas e também fazia de cubo se o açúcar é produzido com mão de obra escrava não vamos consumir açúcar em
protestos estejam nessas ações sociais ea gente vai perder ir hoje sobre o quadrilátero wesleyana que seria como o que o método é penedo tipo a parelha de fazer estudos estudo bíblico que conhecera temos de conhecer a verdade que era utilizado por joão eça embora nunca silence desse título decidido que esse nome isso também posteriormente que a gente vai ver então vamos falar um pouquinho desse quadro lata é mais lento o problema dessa questão de falar do quadrilátero é que às vezes as pessoas entendem que as escrituras estão em pé de igualdade com a tradição razão
experiência o barco quase ele era um homem dá as escrituras tradição experiência vão interagir a gente vai levar em consideração aspectos ao estudarmos as escrituras aspectos da tradição como é que a gente não tá lendo a bíblia sozinho nós somos as primeiras pessoas a lerem amigos então temos toda uma história da greve principalmente nos primeiros quatro séculos como é que os pais da igreja como é que eles leram as recidivas é muito importante levar em consideração a razão o uso da razão do bom senso como é que nós vamos interpretar e da experiência ea gente
vai ter porque wesley fazia questão de levar em consideração a própria experiência então foi um pouco do pano de fundo de como é que surgisse a formação africana de wesley que o levou a considerar a autoridade da tradição como fonte secundária mais importância mas como decidir entre junho através do uso da razão que não foi totalmente destruído pelo pecado penso portanto existe de tão rara que se usar um bom senso a lógica pra chegar às com os olhos observando também que a experiência pessoal e coletiva exercício em si do processo de interpretação wesley nós sabemos
muito bem depois de 24 mais de mil 31 o que aconteceu com aquele órgão uma experiência passador aquele homem não foi mais leveza e espírito o encheu o pé e empatou e isso transformou inclusive a sua visão do ministério a sua visão de si mesmo a sua visão do mundo a sua missão então isso isso a experiência é muito importante e ela não pode ser ter sido considerado ele passa inclusive a ler a bíblia já com a mim como esse da sua própria experiência quando a gente fala da experiência que há pouca gente vai tocar
um pouco mais a assessora é claro que é perigoso a pm os agentes a gente não pode fazer com o treino a partir da nossa experiência por isso a tecnologia de web ninguém a partir da razão nunca é é a partir da previsão nunca é a partir da experiência mas leva em consideração esses fatores leva em consideração a tradição leva em consideração a razão faz uso dela e leva em consideração a experiência também só que quanto o orelhas lei começa a fazer cirurgia desta maneira se valendo da razão se valendo da tradição que se valendo
da experiência e fazendo essas coisas interagirem no estudo da bíblia tendo a base principal a bíblia moisés e começa com abib a menina com a vida é essa busca realmente opressão das escrituras é isso provocou uma reação contrária principalmente por parte dos comunistas que já tinha essa lei é um adversário porque wesley era menina então eles começaram a acusar o wesley de não seguir digamos assim a um dos pressupostos principais turno de episódio de carisma do protestantismo que é só as inscritas então eles começaram a wesley está se valendo da tradição essa coisa católica quais
ela está se valendo da razão essa coisa liberal mas não está sendo além do que ganhamos da experiência o dia tentei mostrar que você vai ver que eu estava fazendo coisa de de fanáticos e de pessoas que estão fugindo da bíblia amiga única fonte de saber de deus ó as escrituras são as escrituras que disseram que o amor deles em uma acusação contra o asa sobre se é verdade que lutero e calvino faziam teologia tendo única e tão somente as escrituras e ponto final é verdade que de fato na prática ninguém faz tecnologia sensível a
abrasão em que faz tecnologias em cima da tradição ninguém faz teologia sem levar em consideração sua experiência ninguém em sã consciência vai falar de conversão e vai procurar tudo quanto é versículo bíblico que fala de conversão e não vai levar em consideração na formulação das suas conclusões a sua própria experiência de conversão ea experiência de conversão daqueles que ele conheça o seu redor ou seja levar em consideração a experiência da conversão como nós experimentamos e como é experimentado em nosso contexto é algo eu diria sim inevitável como dizem então essa experiência que não tem nada
a ver com as minhas contra os olhos não há gente a nossa leitura da bíblia é de alguma maneira influenciada pela nossa própria experiência não quer dizer que a experiência determinante mas ela tem que roubar ela faz parte do processo e seria infantil e seria digamos assim a ingenuidade da nossa parte dizer que nossa tecnologia é por isso que ela é pura e simplesmente rica e acabou e as outras coisas estão completamente descartados como vê no caso de título então com essa confortável que as escrituras são base a fonte com conhecimento de dentro o ponto
de partida mas ele achava pouco realista não levar em consideração que a nossa mente a experiência influenciava a nossa interpretação e não podemos desconsiderar a tradição principalmente a compreensão dos primeiros 400 então vamos lá no hotel pra defender a salvação pela fé e pela graça ele não fez uso de um alce do santa cruz se ele não é fofoca porque disse santa no rio está fazendo com esse memorando a tradição ele está sem vazando a tradição então na bíblia somente porque queria a planta condição de uso apela para agostinho apela pra outros do passando para
sustentar a fortalecer posição eles assim entenderam eles assim entenderam então lutero tá fazendo porque o uso da tradição que ficar limpo ao vivo também usá acima da tradição ele se vale da razão ele vai muita filosofia grega irá formular os seus conselhos tecnológico nas instituições sua principal obra de calvino começa a falar sobre a bíblia mas na sessão seguinte ele fala da filosofia e na outra a próxima ainda ele vai falar sobre o valor da tradição portanto ao vivo no térreo é ver que estamos vendo todos consideram a bíblia como a fonte primária mas nenhum
deles negou a importância ea influência das outras e embora o discurso falar assim é só as escrituras só isso mas de fato na verdade não é tão só assim ela não tem tanto solitárias na verdade o wesley não estava apresentando nada novo apenas colocada em prática pelo que já era comum e aceitável então aquela crítica violenta contra o ela não fazia nenhum sentido todo mundo fazia da mesma forma a influência de outros fatores precisam ser mais realistas em como formamos o nosso conceito e loteou lógico não adianta negar a influência de outros fatores secundários como
a tradição a razão ea experiência a questão não é se você foi um pai se valente como os mais baladeiros é quanto deles você vai ter na sua formulação na sua interpretação da bíblia a idéia não é apelar para um ou outro mais promover interação às vezes fazemos isso de maneira tão natural que se quer a gente percebe que está fazendo é automático é tão natural do nosso pensamento passa tantas coisas a gente tá levando em consideração tanta coisa na hora de deleu de subir e nem tanta coisa tanta bagagem que ele está trazendo na
hora da leitura das escrituras sagradas por exemplo quando a gente escolhe louvores da igreja a igreja é sozinha sentimento gosto particular preocupação com um homem igual ou o coloco aqui para dar um pouco de idosos logo aqui pra cama ao lado de jovens ou seja tanta coisa que está ali presente na simples de liturgia ligações ddd e por aí vai a gente já falou da experiência de conversão o el heraldo que vai digamos assim apresentar esse método de fazer teologia de interpretação da bíblia nesse formato usando esse termo quatro latas experiência ele é que ia
até então sermos dias e wesley mas nunca nunca se valeu dessa nessa coisa mais sistematizada mostrando desse jeito então ele criou emprego de tecnologia baseado discutir o conceito entendendo que uma estrutura só que uma estrutura só é forte se ela embasada em quatro lados uma cadeira uma mesa uma uma torre e quatro colunas a essa idéia de algo muito forte muito sólido unido essa idéia dele pra não fazer para chegar essa digamos essa tecnologia usar o conceito de quatro lá pelo brasileiro a idéia de fortaleza mas no final da vida dele ele se arrependeu da
tecnologia quadrilátero porque ele viu que ela vai ajudar as pessoas estão trazendo mais confusão porque quando a gente vence quatro latas a gente pensa em uma forma geométrica e e eu pensar de uma forma geométrica sempre corremos o risco de colocar as escrituras como uma das pernas e da idéia de que as outras estão em equilíbrio com ela e ele dentro mesmo o poder na hora da consideração que nunca foi esse o propósito de wever é humano a idéia do quadrilátero mais lenta a ideia é apenas uma ferramenta da heurística eurídice que significa que é
como a gente vai ser como a gente a gente descobre as coisas como é que a gente corra chega ao conhecimento da verdade uma ferramenta da heurística é uma que possibilita a facilita a nossa compreensão da verdade na ciência então uso do metrô os copos para conhecer o mundo lyon e para conhecer o makro você tem um telescópio é então essa ideia é apenas uma ferramenta tem nada de sagrado é apenas uma ferramenta de bom senso pra conhecemos conhecemos a verdade para fazer cirurgia em casa então vamos falar dessa primeira na na primeira parte do
quadrilátero que é a base que é o fundamento que que são as escrituras sagradas é a fonte primária não apenas primária mas também final de autoridade doutrinária então ela é começo e fim o pastor eu não conversei com ele fazendo uma observação ele pegou dizendo vejam a sobre de pedro coral aí ele chegou à igreja de s se a sua sombra durante a blitz vou conversar com o então eu entendo que realmente isso aconteceu o pt mas eu pergunto quem mais do novo testamento isso aconteceu coisa parecida com paulo pedro e paulo demais fora pedro
paulo não temos outro excelente já na própria escritura sagrada a gente não vê que isso fosse algo pra todo mundo que isso fosse algo que todo mundo devia experimentar porque se não experimentar ser assinante que não era de deus é noiva do trigo isso a experiência de pedro como apóstolo como coluna do apóstolo para os mineiros e outro o apóstolo para objetivos se sabendo essa idéia de das escrituras sagradas da autoridade apostólica ali sendo defendida com sinais semelhantes aí eu pergunto na congregação do santos no novo testamento não se feito isso se repetisse então já
tem algo a considerar respeito das escritas à mão da tradição porque se isso que ele tem sido na verdade então a gente vai encontrar na tradição pessoas falando dependendo a mesma coisa olha aqui não tenho medo deve acontecer o que falou todo os sucessores dos apóstolos os bispos pastores aquele se inscrever série alguma coisa a respeito ou tenha um outro alguém que tenha essa experiência semelhante isso é realmente algo que a gente encontra na história da igreja na edição de repente a gente vai descobrir que não aí a gente vê e agora para a sua
experiência por acaso sempre pregou isso o jogo é realidade na sua vida meu pai com muita lógica nenhuma mas nem você experimenta isso você conhece alguém do nosso contexto e tem essa experiência porque você vai em bom isso sobre os fargo e até uma cobrança que é algo que pai seu sábado para deixar as pessoas sem dúvida confusas e talvez sentindo mal aí nós assim a razão eo bom senso volta sempre as escrituras e tem-se que é que estava acontecendo ali de uma maneira melhor então olha as escrituras o próprio deus se dignou mostraram também
para esse fim indefinido de seu ele o céu é só falar uma frase de wever ele escreveu no livro roda de qualquer que seja o preço da eo livro de deus ei-lo ex ac o conhecimento suficiente para mim que eu possa ser o homem de um só da expressão é o bem de um livro só falar no prefácio que wesley aos sermões para várias ocasiões deixa que o é seletiva consideração pelas escrituras que não era diferente daquilo derio que não era diferente do edital vino então as escrituras é uma base em fundamentos é o ponto
de partida com pedro e meio e o fim de todas as considerações ideológicas então vamos lá o próximo a tradição wesley a respeitar a tradição ea conseguinte as escrituras são a regra completa da fé e prática e são claras em todos os pontos necessários e com toda a sua clareza não prova que elas não precisam ser explicadas nem significa a sua clareza que elas não precisam ser postas em vigor valorizar os escritos dos primeiros três séculos não em pé de igualdade com as escrituras como fazem os católicos mas em combinação com elas jamais levou ninguém
aí nos perigosos nem provavelmente jamais levará muito interessante nunca a tradição é considerado pé de igualdade com as esquerdas mas é na série como manancial como uma fonte de o ex vice estavam pertos do cristão perto dos apóstolos em interpretar compreenderam aquelas palavras ser que de jogar isso fora e começar a ler a bíblia como se tivesse ido pra ele pra nós aqui agora que não leva em consideração o contexto e toda que toda aquela história e principalmente os primórdios da igreja igreja demitir então ele como fonte secundária valorizo a tradição nunca como fonte primária
mas como um objeto precioso de consideração para interagir nos para questionar para procurar pesquisar e nos ajudar a termos uma compreensão melhor do testamento ea experiência na tradição africana mais livre aprender o que a leitura das escrituras está intimamente relacionado ao raciocínio ea tradição mas a esses três elementos ele acrescentou 14 a experiencia final foi a sua experiência de quase-morte 1738 que modificou significativamente o seu modo de ver evidenciar a fé cristã o o o carlos wesley escreveu o seguinte aquilo que o seu espírito escreverem tank condizer com a veja experiência minha foi o espírito
santo preciosa mas essas experiências precisam passar pelo crivo das escrituras estão e devem sempre estar submissas às escrituras não é a minha experiência que julga as escrituras aos inscritos de junta minha experiência quais é claro as experiências são importantes e também o valor da experiência essa alegria firmemente na religião do coração pois alguém pode afirmar todos os credos e crer em todas as rotinas service ainda assim estar experi ecirc ritualmente muro a graça de deus tem que ser apropriada individualmente resultando em segurança em transformação de vida e coração então nesse sentido as lei era em
de postal brasileira ser poroso wesley era cheia do espírito santo wesley e em comunhão com deus que quase não tinha abertura para a ação do espírito santo ea razão wesley questiona uma fé que tinha muito entusiasmo mas como o segmento em ser mãe de wesley que só a esse respeito ele perseguia o fanatismo religioso o entusiasmo muitas vezes fácil desprovido de conteúdo estou vendo escritura desprovido desprovido de verdadeiro coração transformado que era o uol e aquele é o show é um espetáculo é esta se sem transformação de vida e ele entende o seguinte tanto culto
né não isopor são paulo romanos capítulo 12 que o nosso tem que ser culto racional pode ser uma multinacional como a própria tecnologia ela tem que ser racional porque afinal de contas a razão é com dom de deus da sabedoria é é um dom de deus bom deus é o autor da razão e não é preciso escolher entre deus ea lógica então existem inúmeras figuras para representar esse quadrilátero brasiliano algumas são melhores do que outras e algumas são terríveis mas de fato tem algumas que ajuda mas o que eu faço aqui temos a consumidores a
idéia é que a bíblia do centro é nesse treta entre os outros três lados como aaa assistentes né e seria a idéia porque quando você coloca nem tradição experiência escritura em razão da intendente e uma quarta parte é inscrito nos veja que não é tão feliz assim já a amiga eo apresentará já levanta dúvida já levanta aqueles que só escrito e coloca um dos pilares ainda que seja primeiras escrituras da intendente e os outros estão sendo levados em consideração no mesmo peso e não é essa verdade essa figura circular ela mostra as escrituras como que
aprendendo tudo né e dentro dela dentro da consideração das escrituras leva se já tem a sua existência da experiência tem assistência da razão têm assistência da tradição eu gosto bastante essa aqui também sou como quatro lentes quatro lentes além de olho humano e este olhar humano passa por essas quatro leites até a formulação da doutrina do conceito ideológico a experiência levada em consideração a tradição elevada consideração a razão também é utilizada para a compreensão das escrituras sagradas da então a interpretação das escrituras se dá através de nossa razão que é afetada por nossa tradição e
também em nossas experiências inclusive as experiências com espírito santo aqui eu faço uma comparação entre a teologia mas leandro ea teologia liberal veja que a teologia wesleyana na sua pasta parte maior fundamental na sua raiz as escrituras sagradas faz uso da razão da tradição e da experiência experiência tem um valor menor em todas essas considerações não há razão para edição e as experiências já na tecnologia liberal o contrário é verdadeiro então a anatel deliberou a base a experiência tem razão tem a tradição e as estruturas estão lá há a parte diminuta em breve servirá agora
vão ver um quadro desse quadro a gente mostra a sempre fazem os evangélicos em modo geral caras aqui é meio de nery que os pentecostais carismáticos agora também são evangélicos mas como bem a ideia é mais ou menos o que mostrar que são dn os evangélicos têm a sua ênfase nas escrituras sagradas os católicos obviamente na tradição os liberais e os carismáticos são todos é claro muitos o pentecostalismo carismáticos que tem uma fase muito filho e eles são muito das escrituras sagradas mas é claro que a experiência tá muito forte ali eu poderia seguir alguns
textos da bíblia em tomar primeiro os corintianos todos e 13 e 14 o pega pesado uma grande corrida respeito somos espirituais aí ele bota onde limpas no devido lugar toda a escalada que vamos em tom de línguas está lá embaixo e o capítulo 4 só trata do de línguas com para outras línguas com o dom de profecia que diz que eu prefiro falar é de enganos assim cinco palavras de incompreensíveis do que 10 mil em outras menos enquanto sem falar línguas e pipoca regras e dizer o espírito santo está mandando eu não estou dizendo isso
não é deus é o irmão que é assim fala em 3 a interpretação se você ficar aí pergunta num momento de depositar um modo geral essas coisas não são tão levadas a sério porque a experiência que a nossa experiência e ali e quando ele se pega experiências escrituras você vai ver a equipe para que lado está pesando mais com todo amor todo o carinho que a gente tem e e eu sou o tanto que o saldo 7 eu acredito que todos os leitores a livre por parte dos bens pastores farinhas tem 12 tudo então não
há nenhuma ou seja se liga cinco depreciativo em relação a isso mas o apóstolo como ele disse 'eu família vai por outros e aí ele é daquelas notas dizendo que se alguém entendeu saibam que eu estou dizendo que falou em nome do espírito então mas volta a pessoa se depara com aquilo e ele falando nessa porta prefiro ficar com minha experiência minha tradição anda por disenteria tradição pensando nesse a tradição de nome nacional é o que você aprendeu os seus antepassados o que você recebe então teve um peso sendo levado em consideração nesse ponto tá
bom isso aqui era um pouco só para dar uma idéia de como essas coisas a a até que todo mundo vai ter a bíblia que bebia mas na verdade cada um tem um pouquinho mais diz um pouco mais daquilo que é bobagem de entender e até mesmo a de repente rever alguns conceitos está a criação é aqui no brasil que alguns teólogos apresentaã ã o quadrilátero no atacado e se encontra agora na polícia a bíblia no centro ainda venceu 44 coisas quatro aspectos incluindo a criação e eu o deixei de rejeitar isso mas eu acho
isso uma grande sacada porque pra joão edson wesley o tema da criação sempre phone com o tema recorrente o que ele desde que deus está fazendo entre si e deus está refreando todas as coisas né não a consideração que deus tem para com um a via formará com o ser humano que deus está fazendo está nos recriando a sua imagem e sua semelhança então a criação aquilo que deus fez originalmente e que foi afetado o o tipo de de ser digamos assim sacudido maculado pelo pecado pela queda deus em cristo está restaurando nós somos novos
querido jesus de juízes que estou fazendo novas todas as coisas que nós falamos de novos céus e olha que de alguma maneira a terra será renovada que seja pelo fogo porque a ideia do fogo os elementos atendente fogo se desfarão a ideia de que eles façam experimenta uma espécie de morte como nosso corpo passa e experimenta uma espécie de morte mas passa para esse para experimentar o poder da instituição o poder da restauração é uma coisa interessante deus está fazendo novas todas as coisas mas ele não está descartada tanto totalmente velho ele está o dna
é preservar o amor que uma transformação a uma rede de atenção a uma vez se da oração de todas as coisas por isso a preocupação que wesley ficou com a vida com as crianças e os direitos humanos um bom ou como não se estão sendo tratados nos presídios presidiários como como o o o trabalho infantil que não deve acontecer a questão da escravidão a questão da terra a questão da ecologia tudo isso é muito importante porque tu senhor é deus é o piano isso pertence a deus tem um propósito pra essas coisas então essas considerações
são muito importante fazer teologia então a idéia da criação tem muito a ver também com o reino de deus deus está em cristo reconciliando consigo o mundo restaurando jesus veio para desfazer as obras do diabo ele deu aos seus discípulos poder para serem suas testemunhas esse poder eu poder pra viver uma nova bíblia para dar um testemunho te de vida nova transformada então a teologia da criação que tem a ver com essa questão do reino de deus com a nossa ação ação nesse mundo uma ação social uma ação política ou é você querer sem querer
o poder da política porque isso nós não aspiramos subiu muito mas não é o que a igreja a igreja atua na sociedade no sal e comuns da pele no salto e poder esse prazer parte da sabor mas ele deve passar desapercebido mesmo só não saí para chamar a atenção tanto o cliente o direito é chamar mais atenção do que jesus na verdade a nossa ação benéfica da nossa sociedade sem ser necessariamente uma ação está avaliada em us nação que de gente que quer aparecer a gente precisa de um presidente da república o evangelho a gente
precisa de ti o povo porque de dilma de marketing de conceitos e valores evangélicos dentro da nossa sociedade e seria mais importante do que ter um governante evangelho porque isso pode ser perigoso se ele botar o evangelho assim concorda a sede é mais pra lá do que pra cá então é melhor com uma luz você consiga assim no ambiente que nos limita não há luz normalmente ela chama atenção para as outras coisas ela está presente pois ela encheu a bola do do ambiente olha as flores que jardim lindo e ninguém está dizendo anos para justificar
um emmy e globo me mas é só por um caso que eles vão poder ter esse jogo de domingo a mas ela passou batido mas é ela falar isso é importante quanto os princípios cristãos e sim ser uma sociedade de alguma maneira nos pagamos beneficia para o é do conhecimento de deus encontra assim então revelado na bíblia e não é iluminado pela tradição é despertado pela experiência é compreendido pela razão e pode ser observado na criação vou falar um pouco da revelação geral isso então significa revelação geral os teólogos liberais vão fazer tipo de teologia
natural e pelo general quase também tomás de aquino teologia natural é mais ou menos o seguinte se é verdade que os céus proclamam a glória de deus eo firmamento anuncia as obras das suas mãos a baseado no que se pode conhecer deus através da criação através em nós mesmos um sexo oral em dose domingo o universo das estrelas na vida na biologia química física pessoas vão chegar à conclusão de que é do xi fazer teologia assim como se faz ciência eles estão tentando trazer a tecnologia no campo tarde demais se dizendo o seguinte a fiação
nós mesmo se tudo que existe é um ponto de partida para o conhecimento de deus se nós estudarmos bem adequadamente a criação chegaremos ao conhecimento do criador eles vão pela muito difícil é muito é apologética é puro génio é trazer a trazer a tecnologia para o campo das demais ciências encontrar um lugar ao sol a tecnologia no campo das demais ciências e aí a idéia é teologia na quinta quando a gente fala de wesley se valendo da criação pode ser que você chega à conclusão de que ele esteja fazendo teologia natural que ele tenha como
os jogos que fazem são calmas naturais digamos assim fazem uso do método da analogia todos e que compreende que como criação de deus com criaturas de deus nós trazemos em nós algo do ser de deus ao longo da sua essência de modo que deus está uma lente na criação de forma então isso é pesada acerba o conceito do que parente zico e mantido que deus está na criação então se você escutar a criação você vai conhecer o dna de deus você vai conhecer a deus por quê está a as suas digitais estão nós então natureza
tá entendendo mais ou menos isso é mais mais leite não pensava assim wesley entendia a criação contém informações importantes para o conhecimento de deus mas a partir das escrituras sagradas e nunca como uma base independente autónoma portanto quando se diz nas escrituras os céus proclamam a glória de deus quem desiste o disco como membro daqueles daquele povo que é objeto da revelação especificado é alguém do povo israel é um descendente abraão é alguém que tenha relação específica então a partir da revelação específicas nas escrituras sagradas é que nós podemos observar a maneira mais adequada apropriada
à natureza e tira dela ela lições preciosas porquê porque os seres humanos tendo única e tão somente a revelação geral normalmente costumeiramente não chegou sequer ao conceito de que deus é um ou seja a história antropologia citando os foals e pouco de história da religião você vai observar aqui os povos tribos línguas e nações que tiveram o nib tão somente contato com a revelação geral chegaram à conclusão de que deus é o deus é o sol ou deus é estrela ou é uma coisa mais ou menos assim somente o homem cara e tão somente entramos
motor mesmo nas religiões de origem de abraão é essa escritura sagrada revelações as três maiores né cristianismo e os interessantes só para se ter uma idéia de que fazendo uso única e exclusivamente como uma base autônoma a criação não se concebe não se chega ao cristo jamais ea expressão de deus para wesley nunca pelo para a criação como fonte o autor numa suficiente para o conhecimento de deus mas complementar tendo base e pelas empresas então os céus proclamam a glória de deus e declarar uma imensidão e a magnificência o poder ea sabedoria de seu criador
nós podemos contemplar as os trovões anos tempestades terremotos vulcões eles demonstram o terror da sua de alguma maneira de sentir lá a gente ser difícil só faltava a gente olha até o aterro faz oração nessa hora a fartura da terra acho as chuvas sazonais o primo do sol ea colheita de notas o de nota sua bondade assunto em evidência sucessivas em contínuo gerações e plantas e animais aponta para o caráter de terno de sua causa primária a vida substituindo subsistindo em milhões de distintas formas mostra partes da difusão e seu poder gerador de vida ea
morte aponta para infinita desproporção entre deus e as suas criaturas então teríamos esse quadro mostrando em quadrilátero que têm as escrituras no seu cérebro então em 4 em lá pelo o de apoio secundário de assistência estão no estudo das escrituras têm as escrituras com uma base de fruta fundamental ponto de partida nos valemos razão da experiência da tradição e da criação mas ele não era então até da teologia natural porque somente os iluminados pela revelação especial aqui podem verdadeiramente servir o que se pode de fato aprender de deus através de sua criação o conhecimento de
deus na natureza é escasso nebuloso conduzir o homem idolatria mas ele não faz uso do método da analogia do ser pois entende que a bíblia é o único ponto de partida para o conhecimento de deus ea teologia natural do meu livro 6 entende que é possível conhecer a deus através da relação geral tanto interna quanto externa e que existe um novo caminho para o conhecimento de deus em relação específica e revelação geral faz tecnologia de baixo para cima e tu geral para o particular no geral para o particular significa esse clã então essas utiliza um
método da analogia da fé é dada ele é um método protestante por excelência analogia da fé não tem o seu ponto de partida na razão humana mas até analogia da fé é a analogia da palavra a revelação específico analogia da revelação então especial sendo portanto analogia de cristo queremos conhecer a deus podemos para as escrituras em especial nos deus é decidido de sua criação a irmã estão apelando pra tomar um mate é deus é totalmente outro então essa ideia de deus está em má nem ti essa idéia do padem deles neto que vem do pandeirista
a idéia do túnel o dow o quadrinhista tudo não tem deus de alguma maneira para mesmo dirceu defendeu idéias isso também vai cuidar bem esse conceito de deus vem os avanços tecnológicos então o ponto de partida para essa essa concepção é é público que aconteceu é que a evolução na área da ciência se santo tomás de aquino faz no método analogia dos e chega a conclusões porque o seu mundo era 178 definido muito calmo tranquilo medieval ele chega e disse deus é impedir que deus é imutável deus é impassível e seus conceitos que a gente
vai encontrar tudo isso não tem necessariamente a fase bíblica o ponto de partida mas tem a filosofia é que não sou fã dele os gregos o que os gregos entender com perfeição então deus é perfeito nesse aspecto e tal perfeição tem que ser mutável que o conceito grego é de algo perfeito é algo que não pode ser aprimorada o que não pode ter qualquer espécie de evolução teu deus tem que ser imputável serei multado para ser montada tem que ser fácil então deus não tem sentimento então deus não sofre todas essas linguagens e sofrimento de
deus são linguagens andrópov um só e não tem compaixão então tudo isso thomaz de aquino vai concluir a partir da filosofia grega não é parte das escrituras a partir do seu conceito de perfeição que bem nos treinos que tem essa essa parte de alguma coisa imutável hora já nos dias de hoje o que a gente vê a gente vê que o próprio universo em movimento tá tudo em movimento os atos descobrimos que está tudo todo em ação tudo em transformação tudo um processo constante em tecnologia dá até a teoria da revolução então as coisas não
nasceram pronta tudo isso é um processo sucessivo de mutações então esse conselho científico traz agora uma outra observando esse biológico observando com o kikito observando o mundo físico como astronomia as leis da física de reais em tudo mais teoria da relatividade vamos chegar à conclusão de que deus não é uma exceção à regra tudo isso que está acontecendo denota bons que deus está em paz a constante deus está em evolução perto de lá deixar dan white 1080 e outros defendem a essa teologia do processo do processo tem um processo aos héteros o poderoso no seu
sem potencial mas facilitou na realidade ele precisou do mundo existe como uma necessidade de deus para expressar e para tornar o seu potencial em realização de deus ainda não acabou com algo que ainda não encontrou forças suficientes teologia do processo podem essa idéia do imanentes elogios leana ela é cristã ou center que não trocou cêntrica o homem não encontramos deus olhando para dentro de si mesmo mas olhando para a crise deus não está presente no mundo a ponto de se tornar um objeto passível de conhecido o conhecimento humano exceto quando ele mesmo e se torne
se revelar analogia da fé ao contrário da analogia dos e não é uma confiança nas aptidões naturais ou não poder punitivo do homem que vai se esse 30 mente na revelação de deus só relação pode fornecer o órgão conceituado de deus ea conclusão é essa seja a teologia mas lenda começa com as escrituras conta com auxílio do espírito santo fala-se da cidade das divinas da razão da experiência da tradição e da criação voltando se sempre para as escrituras para chegar à conclusão final eis aí o quadro que se desenha para mostrar esse processo as escrituras
tradição razão experiência criação e escrituras finalmente a consideração final e é só esse último quadro para mostrar que todas essas leis a partir começa pelas escrituras passe por todas essas lentes razão tradição experiência e criação para finalmente voltar mais para as escrituras e e demos a nossa conclusão que não a nossa tecnologia e esse é o veto do wesley é muito obrigado pela paciência 12 pólos obrigado
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