graça e paz irmãos Amém um excelente dia do Senhor a todos eh nós vamos então da continuidade a um trabalho que nós estamos desenvolvendo durante a pregação que nós entendemos que o culto como aprendemos na série cultuar O culto é o ministério de Deus à igreja tá eh eu me lembro em 2016 2015 2016 eu e o Leandro nós estávamos uma santa ção eh e ele ele ele disse para mim assim eu tô começando a estudar sobre doutrina da Ressurreição dos mortos e eu falei legal mas o que que isso tem a ver né pensei
comigo né Aí ele apresentou esse esse livro que ele indicou na semana passada do do bispo n w e mostrou algumas citações e eu li aquelas citações junto com ele eu falei cara a gente precisa interiorizar isso e comunicar isso pra igreja eu lemb que uma coisa que ele falou que me marcou bastante ele falou a gente precisa construir um caminho para chegar até lá que eu acho que a gente como comunidade ainda não tá pronto para isso eh e 8 anos depois a gente tá começando a começando a trabalhar algumas coisas relacionadas a isso
então sim tem um processo e e ao mesmo tempo essa série que nós estamos desenvolvendo cujo tema é Nova Era Eu acredito que ela vai de alguma forma promover darmos um passo não apenas numa mudança cutural mas ela vai promover darmos um passo em relação à Nossa vocação como igreja o nome do livro que foi indicado na semana passada é surpreendido pela Esperança mas quando você começa a ler o material e desenvolver uma pregação a luz das escrituras Com base no material como esse você vê que você pode dar até um segundo nome pro livro
porque é encurralado Pela Esperança porque a mesma esperança que nos surpreende é a esperança que vai nos encurralar e ao decorrer dessa série que nós já est est no terceiro sermão no terceiro capítulo nós vamos ver isso então Eh quem estava aqui no primeiro capítulo quando nós falamos sobre Reino de Deus depois foi falado sobre o poder da Ressurreição certo foi trazido então várias eh vários conceitos vários fundamentos e eu gostaria de relembrar pelo menos alguns porque eles vão servir de pressupostos iniciais para nós trabalharmos esse capítulo e esse sermão então enquanto o sermão isolado
eh ele vai ser com ele vai vai levar o título de o significado da Ressurreição corpórea de Jesus então através desse sermão isolado você vai ouvir o evangelho também mas ele é parte de um todo de uma série de sete semanas aonde nós estamos indo paraa terceira semana então então temos que lembrar de alguns pressupostos que foram estabelecidos para que a gente possa construir com base nesses fundamentos Então vamos lá o primeiro deles é que o reino de Deus se manifesta em pelo menos três perspectivas Quem lembra eterna pres presente e vindoura esse é o
primeiro pressuposto o segundo pressuposto é que a ressurreição consiste em vida após a vida após a morte glória a Deus ou seja é o Retorno à Vida corpórea após a morte física a terceira o terceiro pressuposto é que o reino de Deus em seu estado presente é inaugurado por meio da Ressurreição de Jesus depois nós também falamos que a ressurreição consiste na esperança central do Povo de Deus porque as escrituras nos asseguram que Deus irá nos ressuscitar no último dia tal como fez com seu filho Jesus Cristo que é a primícia da Ressurreição isso foi
trabalhado em primeira Coríntios 15 na semana passada e por último dessas desses pressupostos que nós vamos trabalhar é que as implicações decorrentes da Ressurreição corpórea do Povo de Deus nos levam a concluir que tempo espaço e matéria serão redimidos no porvir estamos junto até aqui então Eh isso deveria provocar em nós pelo menos dois questionamentos primeiro deles é qual a relevância da doutrina da Ressurreição para a vida e para a missão da igreja alguém nessas duas semanas se fez essa pergunta não precisa responder mas pense nisso eh a segunda pergunta é Qual Impacto que a
ressurreição Pascal de Jesus e a esperança na ressurreição Futura do Povo de Deus exercem ou devem exercer sobre a igreja nós precisamos entender o que essa essa visão de futuro ela vai trazer de impacto agora e na semana passada nós falamos sobre alguns desses impactos e no sermão de hoje nós temos como propósito eh fundamentar algumas coisas são que já foi dito embora não pretendamos gastar muito tempo nessa parte mais de fundamentação porque daí você vai poder pegar os textos que vai ser mencionado você vai poder olhar a série nas eh no YouTube depois de
novo vai ser gravado e anotar alguma outra coisa que que ficou faltando e ao mesmo tempo nós vamos falar não somente sobre as implicações mas eh sobre a fundamentação mas também sobre as implicações da doutrina da Ressurreição o que que ela significa Tá bom então é como se fosse um sermão de transição da parte de fundamentação paraa parte de aplicação na vida e missão da igreja então gostaria que você abrisse A sua Bíblia comigo para nós lermos juntos esse texto e orarmos ao Senhor e desenvolvermos o tema de hoje está em João Capítulo 20 do
verso 24 ao 28 eu vou ler Vamos lá eh ora Tomé um dos 12 chamado didimo não estava com eles quando veio Jesus disseram-lhe pois os outros discípulos vimos o senhor mas ele disse-lhes eu não se eu não vir o sinal dos Cravos em suas mãos e não puseram o meu dedo no lugar dos Cravos e não puseram a minha mão no seu lado de maneira nenhuma o crere e oito dias depois no domingo seguinte né Eh estavam outras outra vez os seus discípulos dentro e com eles Tomé Chegou Jesus estando às portas fechadas E
apresentou-se no meio e disse paz seja convosco depois disse a Tomé põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos e chega a tua mão e põe no meu lado e não sejas incrédulo mas crente aí o último verso que é o verso que vai ser base da nossa pregação hoje e Tomé respondeu e disse-lhe senhor meu e Deus meu vamos orar ao Senhor pai muito obrigado por termos a oportunidade de mais uma manhã celebrarmos o domingo da Ressurreição obrigado porque nesse momento nós estamos celebrando a invasão da era vindoura na era presente através
do corpo através da pessoa através da Ressurreição do seu filho Jesus Cristo obrigado Senhor Deus porque nele nós firmamos a nossa esperança obrigado Senhor Deus porque eh o Senhor tem nos dado através da pessoa de Jesus Cristo o Ministério do ensino e do Ministério da palavra E nós queremos nos apropriar da Promessa de que quando nos reunimos em teu nome o senhor está entre nós não tem a ver apenas com com o louvor ou com a qualidade das nossas orações Mas acima de tudo com a intenção do nosso ajuntamento Então esse ajuntamento que é em
teu nome ele te faz presente e nessa manhã nós queremos desfrutar da sua presença como nosso pastor como o nosso mestre que nos ensina palavras de vida eterna que nos dá um espírito de Sabedoria e de Revelação para que nós possamos conhecer o espírito da sua vontade para que nós possamos ter os nossos olhos abertos para Esperança da vocação para o qual o Senhor nos redimiu pai nós pedimos traga Paz sobre o nosso homem interior cessa toda a inquietação em mim senhor Deus cessa toda a ansiedade toda inquietação nos meus irmãos e leva Todo pensamento
cativo à obediência de Jesus Cristo para que possamos dar mais um passo em nosso processo de edificação como Igreja do Senhor que aguarda o seu retorno em nome de Jesus amém queridos normalmente as bíblias que nós temos elas carregam títulos títulos não são divinamente inspirados Mas eles servem ali para dar uma organizada em porções do texto e eu acredito que como a minim a maioria das bíblias de vocês eh vai carregar o título a incredulidade de Tomé ou algo nesse sentido se a tua Bíblia tiver um um um título diferente é até melhor se ela
não tiver título é melhor ainda tá porque na verdade assim muitas vezes o título ele vai encaixotar a nossa interpretação e às vees às vezes a gente vai achar que esse texto ele tá falando de Tomé mas Tomé ele não é o protagonista da cena o protagonista é Jesus e a gente pensa que tá falando que e eu não devo ser como Tomé eu não posso incrédulo e só que a gente tem que entender o que o que significa a presença de Jesus ali nesse texto e é interessante você ver que Tomé ele estava ele
era um discípulo ele era crente mas ele estava eh atrás de um argumento histórico físico material tangível da Ressurreição de Jesus eh e nós precisamos entender que a nossa fé ela é biblicamente Ela é historicamente comprovada porque a nossa fé age na história a Bíblia foi um livro escrito durante a história então a gente não precisa negar a história a ciência para explicar a nossa fé porém é interessante que Tomé ele aparentemente estava atrás apenas de uma evidência eh eh material corpórea histórica científica mas a confissão dele não foi eh eu creio agora eu acredito
a confissão de Tomé que deve ser o balizador para nós lermos esse texto ela basicamente traz a a maior confissão cristológica de todo o Novo Testamento porque os dois termos mais usados para se referir a Jesus na no nos escritos apostólicos é de que Jesus é o Senhor e de que Jesus é Deus então se Jesus é o Senhor César não era por isso ele se tornaram uma ameaça para todo o império e essa confissão levou Paulo perante as maiores as autoridades do mundo naquele tempo ao mesmo tempo a afirmação de que Jesus é Deus
como Nós aprendemos há três semanas atrás na nossa escola de terça-feira foi a razão pela qual os judeus perseguiram Jesus e consequentemente o seu povo porque a pregação de Pedro em Atos Capítulo 3 diz eh Pedro está dizendo vocês mataram Deus o autor da vida então quando Jesus eh ele se declara ou ele não nega que ele é Deus perante o sinédrio eh o sumo sacerdote diz a gente não precisa de prova nenhuma mais então o fato de que Jesus é Deus levou os judeus perseguirem Jesus e o seu povo e o fato de que
Jesus é o Senhor levou os gentios perseguirem Jesus e o seu povo e a gente acha que Jesus vem apenas apresentar uma prova científica para Tomé quando na verdade aquela confissão fez com que todos aqueles Apóstolos com exceção do apóstolo João se tornassem Mártires Então pergunta Será que a ressurreição corpórea de Jesus com prometeu a vida dos primeiros cristãos sim ou não eh então nós precisamos entender que as aparições de Jesus Cristo elas foram elas serviram sim como um elemento para trazer provas incontestáveis da Ressurreição porque Atos Capítulo 1 o próprio Lucas diz isso ele
deu provas incontestáveis infalíveis a gente acabou de ver que Ele atravessou uma porta e do nada aparece no meio eh a gente mas a gente acabou de ver que ele ele Tomé toca aqui ele comia o peixe O Peixe não atravessava ele só que ao mesmo tempo nós precisamos olhar e atentar pro fato de que Jesus ele não tá focado em fazer um grande milagre depois de ressurreto porque imagina cara se ele decide cara vou multiplicar pão para 20.000 agora se eu antes de morrer já queria me fazer rei e agora que eu terminei minha
obra eu posso ser rei então vamos fazer o seguinte vamos matar fome de todo mundo aqui eles vão ver que aqueles que eles mataram agora tá fazendo um grande sinal e el não fez por que Jesus apareceu somente pros seus discípulos eu no caso de Jesus teria feito diferente eu tinha marcado uma reunião com C Car eu ia chegar caif eu ia falar então conversa que a gente teve na sexta eu troue o irmão Miguel aqui testemunha então Pilatos então Herodes não fez então o que que ele fez ele pega um pescador desacreditado e reacende
no coração dele um senso de vocação Pedro vamos pescar gente tu me amas apenta meu povo não viva só para comer viva para dar vida ele pega dois discípulos que estão indo pro caminho de amaú e faz com que eles voltem para Jerusalém ele permite que uma mulher que até então é era conhecida como ex-prostituta passa a ser conhecida como primeira pregadora do Evangelho então Jesus Ele não está interessado em dar sinais incontestáveis da sua ressurreição isso é secundário o propósito Inicial dele é reafirmar a vocação no coração dos seus discípulos então ressurreição e vocação
são coisas que andam juntos irmãos para aguardar esse entendimento anote Jesus Está mais interessado em formar nos seus discípulos uma cosmovisão fundamentada na ressurreição do que assegurar que todos iriam crer que ele de fato ressuscitou ele não estava ali para provar Olha que eu tô vivo não ele estava formando nos seus discípulos uma cosmovisão à luz do que havia acontecido então para ele o significado era mais importante que o fato e nós olhamos fato da resi e não atentamos para seu significado por isso que a gente só celebra Páscoa uma vez por ano e do
jeito errado ainda porque a gente só celebra no domingo uma estação que começa no domingo de Ramos e termina em Pentecostes quem tá entendendo a ressurreição não é apenas um fato ela é um fato repleto de significado que fundamenta a vida da igreja avancemos primeira coros Capítulo 15 verso 19 Nós lemos isso na semana passada por isso vou passar bem rápido por cima disso diz assim se a nossa esperança em Cristo se resume somente essa vida nós somos os mais miseráveis dentre os homens estamos junto gente não é a nossa esperança na macumba não é
a nossa esperança num time de futebol não é a nossa esperança no Marxismo ou no Lula ou no bolsonaro é a nossa esperança no quê em Cristo Então se o evangelho só tem a dizer algo sobre essa vida ele é uma má notícia e muitas vezes eh a gente pensa que o evangelho ele está focado apenas na obra salvífica de Jesus em sua primeira vinda mas na verdade o evangelho ele é uma ele é mais uma mensagem que abrange uma meta narrativa que tem como ponto crucial A primeira é a segunda vinda de Jesus por
isso que ele é completamente escatológico que que é escatologia Bartô é o estudo das coisas do fim e às vezes Alguns irmãos ainda perguntam entre nós quando é que vocês vão pregar sobre escatologia a gente tá pregando há tanto tempo lê a questão aqui como Russel Shed diz o objetivo do estudo da escatologia não é matar a nossa curiosidade mas é Despertar a nossa responsabilidade então Sim é claro que a gente vai querer ter as respostas objetivas para algumas coisas mas às vezes a gente fica cara quem que é o anticristo daí o pessoal não
é o Lula não é o bolsonaro cara com todo o respeito a sua posição política mas o anticristo vai ser melhor que os dois não tem competência para ser anticristo tá o diabo pode dar mais dele fica tranquilo tá eh mas e o 666 o símbolo da besta é o neurolink é o celular gente estude fale sobre isso fique até 3 horas na manhã da casa dos irmãos conversando sobre isso mas o ponto é que o objetivo da escatologia é Despertar a nossa responsabilidade amém porque em Hebreus capítulo 6 é acerca dos princípios elementares da
Fé vai falar sobre ressurreição dos mortos e juízo eterno que na verdade ressurreição dos Mortos é todo o complemento da vinda de Jesus e juízo eterno é o momento da inauguração do novo céu e da Nova Terra logo em seguida Esse é o propósito Inicial por isso que se o que o evangelho tem a dizer ele diz apenas sobre essa vida ele não é uma boa nova Portanto o Evangelho se firma no que a Bíblia diz sobre a eternidade para ter o que dizer para o presente então Sabe por que o evangelho dá uma resposta
pra sociedade que o Marxismo não consegue porque ele tem um parâmetro excelente que é eternidade Sabe por que o Evangelho não precisa politizar causas ecológicas porque agora se eu falar sobre pensar na Amazônia parece que eu tô sendo Progressista porque o evangelho tá olhando para a eternidade Sabe por que que eu posso pensar nos pobres sem ser de esquerda Sabe por que que eu posso pensar em retidão sem necessariamente me adequar à direita ou qualquer ou qualquer outra ideologia política social sexual ou qualquer coisa nesse sentido porque o evangelho tem algo a dizer sobre cada
mazela situação e desafio da vida humana após queda porque ele contempla a eternidade porque se ele não contemplasse a eternidade ele seria só mais uma filosofia Fada ao fracasso Então porque a nossa fé faz ela pensa na ela tem a eternidade como parâmetro que ela consegue ser eficaz no presente estamos junto até aqui vamos avançar A grande questão é que nós podemos né dando um certo spoiler já pra semana que vem a gente não consegue não D spoiler mas por exemplo nós podemos ser como os discípulos no caminho de ú que gente eles estão dizendo
assim olha Jesus Ele veio ele falou que ele ia morrer ele falou e ele morreu ele falou que ele ia ressuscitar e estão dizendo que ele ressuscitou cara eles estavam tristes mas tudo Jesus tinha dito ele tinha cumprido e você vê que a confissão deles era adequada o que estava acontecendo só que o posicionamento deles estava distanciando eles do centro da vocação então não era um problema ortodoxo não era um problema confessional era um problema vocacional nós corremos o risco de transformar a doutrina da Ressurreição dos Mortos numa ortodoxia de bolso se nós não atentarmos
paraas suas implicações no que que a gente crê deixa eu pegar o catecismo nova cidade aqui Qual pergunta que você fez ah 47 Nós cremos gente eu não tô falando do catecismo aqui tá pelo amor de Deus não é isso mas a gente não tem a gente não pode pegar a nossa confissão e achar que ela só serve para explicarmos a nossa fé ela tem que criar raízes em nós uma das últimas citações do credo apostólico creio na ressurreição da carne na vida eterna Amém se nós não entendermos as implicações disso nós vamos transformar a
nossa ortodoxia numa Reza e não numa doxologia que a molda uma ortopraxia não numa adoração que nos compromete a viver de acordo com aquilo que nós cantamos quem tá entendendo a grande chave que Jesus vai mencionar tanto em em João Capítulo 20 quanto em Lucas Capítulo 24 ele diz assim eh João diz assim porque eles não entendiam o que a escritura dizia que era necessário que ele padecesse aí em Capítulo 24 de Lucas ele diz assim ó néscios olha o que que a Bíblia diz sobre mim e eu queria eu queria ter o esboço daquele
sermão cara porque Jesus começando desde Moisés e ele fez uma pregação expositiva cu cujo Capítulo era tipo a Bíblia não era um capítulo é a Bíblia toda e ele começou a explicar desde Moisés que era necessário que ele morresse e que ele ressuscitasse no terceiro dia mas eu fico em crise ler porque parece que a Bíblia não fala explicitamente sobre ess Ressurreição no terceiro dia a Bíblia fala muito pouco sobre ressurreição então Como Jesus Conseguiu ver que a palavra de Deus dizia sobre a sua ressurreição quando na verdade isso é um termo um pouco implícito
na na na Bíblia que Jesus Lia que não era o Novo Testamento Jesus não tinha Romanos mas ele tinha Deuteronômio ele não tinha Hebreus mas ele tinha Levítico então a grande chave não para nós replicarmos confissões eh de sermão Mas para que nós possamos entender é olhar a escritura como um todo tá E vamos passar um pouco breve sobre isso mas não podemos deixar de mencionar o lugar da Ressurreição eh no plano de redenção para que nós entendamos que ela não se trata apenas de uma confissão de fé no Novo Testamento veja bem irmão a
a doutrina da Ressurreição dos Mortos ela é parte essencial daquilo que podemos chamar de Teologia da nova criação Repita comigo Teologia da nova criação Teologia da nova criação eh em certo sentido a gente tem pelo menos duas dificuldades com a teologia da nova criação por isso que ela é pouco pensada e estudada primeiro porque nós temos medo de cair nesse esquema de especulações Eu lembro que um dia Estávamos falando sobre fim dos tempos acho que foi aqui em 2019 e no final da aula eh de durante a semana chega um irmão para mim e fala
assim Bartô vai entrar animal na nova Jerusalém cara aquilo Deus eu passei esse dia inteiro umas 13 horas só para organizar o sermão fora o que eu estudei para ele fazer esse tipo de pergunta aí Eu sinceramente eu queria que entrasse porque eu queria que o Nicodemos fosse meu pastor alemão para sempre os outros dois eu não gosto tanto filho a gente é amor incondicional cachorro a gente dá para escolher né mas eu não tenho uma resposta para uma uma coisa que a Bíblia não responde gente e aí a gente tem medo de entrar nessa
questão especulativa por isso que a gente fica meio longe aí em certo sentido concorda com aquela fala da vó não dá para ler Apocalipse muito senão a gente fica louco né E a outra questão é por causa do platonismo que já foi falado na semana passada não quero entrar nisso Porque a gente já tem uma uma uma uma visão que a gente acha que não precisa ser alterada veste batismal cabelinho enrolado igual meus gêmeos aleluia aleluia aleluia aleluia aleluia e pronto no entanto a doutrina da Ressurreição dos mortos que é parte da Teologia da nova
criação fundamenta a teologia da nov criação que é parte daquilo que nós podemos chamar de plano de Redenção ou como alguns teólogos dizem plano da Promessa ou como a família dos que creem insistentemente tem dito meta narrativa bíblica ou cristã ou do Evangelho Quais são os quatro pontos da Meta narrativa bíblica vamos lá glória a Deus então a a teologia da nova criação ela tá implícita nesses quatro pontos e basicamente eh a criação é o parâmetro da nova criação pois ecos de Gênesis 2 é estão em Apocalipse 21 e 22 você vê que é muito
parecido né muito semelhante e apontam para a reivindicação de Deus em relação à excelência e bondade da criação ele certamente não está interessado em desistir do seu plano inicial porque um dia ele disse é muito bom ele viu que era bom ninguém disse para ele ele viu Deus criou E chegou a essa conclusão eh a queda ela torna necessária uma nova criação pois ou Deus ignora o pecado e contradiz a sua santidade E aí a sua santidade é questionável porque um Deus que ignora um pecado ele tende a ser um deus leviano ou ele deixa
tudo ser destruído tornando claro que o pecado o diabo e a morte venceram se Deus acabasse com tudo o diabo ia falar tá vendo eu consigo te atrapalhar ou ele faz tudo de novo a partir do que já era tá eh a redenção ela viabiliza a nova criação pois Deus só pode fazer tudo de novo sem ter que descartar o que já havia criado se remover da atual criação o que fez com que ela caísse na corrupção anota Romanos 8 e leer esse capítulo por isso através da vida perfeita de Jesus ele vence o diabo
através do sacrifício F imaculado ele vence o pecado e Através da morte eh perdão e através da sua ressurreição corpórea ele vence a a morte então Jesus em Vida Venceu diabo em morte venceu o pecado em ressurreição venceu a morte os três grandes inimigos do homem e da criação eh a consumação estabelece a nova criação ou seja pois o retorno de Jesus Ele irá estabelecer o reino vindouro de Deus e remover da terra tudo que pode comprometer o bom funcionamento da criação o diabo pecado e a carne que já estão derrotados serão destruídos e lançados
no Lago de fogo e é o que diz lá em Apocalipse 22 Eis Que Eu Faço nova todas as então criação queda redenção e consumação apontam paraa Teologia da nova criação por isso a gente não pode descartar a doutrina da Ressurreição dos mortos e também dentro de alguns conceitos que fundamentam a nossa compreensão do Evangelho a redenção vai falar sobre o retorno do homem em sua posição original Romanos Capítulo 8 vai falar que a criação aguarda com expectação ou com expectativa a manifestação dos filhos de Deus e não do filho de Deus dos filhos então
entenda algo quem cai em Gênesis 3 o homem Gênesis 3:17 maldita é a terra por tua causa quem cai primeiro é o homem quem sofre com isso é o Cosmos Deus está redimindo o quê agora nesse exato momento o ministério de do espírito e da palavra estão dirigidos à Redenção do homem ou do Povo de Deus qual que é o próximo passo no relógio de Deus quando o homem for reposicionado restaurar a por isso que assim a parte mais legal do folheto dos testemunhos de Jeová é aquele desenho no final só que na verdade aquilo
não foi uma ideia deles Aquilo é Isaías 11 puro a raiz de Davi o rebento de Jessé aquele que vem antes de Davi mas aquele que vem de Gessé ou seja eternidade humanidade de Jesus Ele vai se assentar no trono como Deus e como homem e consequentemente toda a ordem criada vai ser renovada e não somente a criança vai colocar a mão na toca da serpente como eu vou deixar uma aranha subir em cima de mim e eu não vou ter medo porque homem diz que não tem medo de aranha ele não gosta né Eu
tenho medo mesmo irmão eu confesso eu tenho medo Aranha é uma coisa que misericórdia mas entende que toda a ordem criada depende do reposicionamento do homem consequentemente eh nós precisamos entender que a salvação pela graça ela é apenas um capítulo do Evangelho como um todo nós falamos né na no há duas semanas atrás que o evangelho do reino Romanos vai enfatizar o evangelho da graça tem uma série ouça ela evangelho completo tá eh que vai traduzir isso mas Apocalipse Capítulo 14 verso 8 diz assim vi outro anjo voar pelo céu e tinha um Evangelho Eterno
para proclamar aos que habitam sobre a terra e toda a nação tribo língua e povo dizendo com grande voz temei a Deus e dai-lhe glória porque é vinda a hora do seu juízo e adorai aquele que fez o céu a terra e o mar e a Fonte das Águas então o Evangelho Eterno mostra o que Deus está salvando enquanto o evangelho da Graça anuncia como Deus está salvando e enquanto o evangelho do reino anuncia o por Deus está salvando e a gente ainda acha que o interesse central de Deus é a salvação somente da Alma
dos pecadores de uma parte dos pecadores só Será que na nossa pregação do evangelho a gente inclui o amor de Deus pelo Cosmos ou a gente só pensa que Deus ama almas Olha o que eterno diz é uma salvação Universal isso tem a ver com a amplitude da salvação tá eh Apocalipse Capítulo 11 verso 18 depois você lê em casa vai falar sobre o propósito duplo da Redenção que diz assim iraram se as nações e vento A Ira e o tempo dos Mortos Para que sejam julgados e o tempo de dares o galardão os profetas
servos e Santos e aos que temem ao teu nome pequenos e grandes e o tempo de destruir os que destrem a terra Então Deus não vai destruir a Terra Deus vai destruir aquilo que destrói a terra então ele liberta ele redime mas ao mesmo tempo ele julga E como que Deus redime destruindo aquilo que destrói é por isso que por exemplo a redenção ela é como se fosse uma cirurgia para retirada de um câncer é como se fosse um ato de Redenção uma cirurgia assim porque você está destruindo aquilo que está destruindo a pessoa para
libertar a pessoa para Que ela possa voltar a viver normalmente mas a pessoa é destruída Coloca ela no incinerador para destruir o câncer hum hum da mesma forma Deus não vai destruir a sua criação para rede Mila Amém irmãos ela é ela ocorre por meio de processos naturais e Sobrenaturais por exemplo em Êxodo Quando você vê a libertação do Povo Deus liberando as pragas no Egito mas tudo aquilo era relacionado ao clima a geografia A biologia da daquela daquela região depois você vê lá em Apocalipse que selos taças e Trombetas que a gente tenta entender
o significado mas a coisa mais básica Deus está usando novamente questões climáticas questões ecológicas para liberar o seu juízo Ou seja natural e sobrenatural e a Santificação que é o estado presente aonde nós nos encontramos ela envolve a ação Sobrenatural do espírito e ações naturais da nossa parte agora Digamos que Deus não queira mudar de ideia e de princípio a nova criação ela vai ser fruto da ação natural e da ação sobrenatural de Deus ou seja nós temos muito trabalho pela frente tá avancemos eh eu quero ler essa citação sei que é uma citação grande
mas vale a pena porque o Bispo ele vai sintetizar muita coisa dentro dessa dessa citação por que receberemos novos corpos de acordo com os cristãos primitivos o propósito desse novo corpo será governar com sabedoria sobre o novo mundo de Deus esqueça Aquelas imagens de anjos tocando arpas perambulando para lá e para cá haverá trabalho a ser feito teremos satisfação em fazê-lo todos os talentos e habilidades que colocamos à disposição é que colocamos a serviço de Deus nessa vida presente e talvez também os interesses e gostos dos quais abrimos mão porque com conflitavam com a Nossa
vocação serão aperfeiçoados dignificado e devolvidos a nós para serem exercidos para a glória de Deus esse talvez seja o aspecto mais misterioso e menos explorado da Ressurreição e Há no entanto várias promessas do novo testamento sobre o povo de Deus reinando e certamente não se pode dizer que sejam apenas palavras vazias se como observamos a visão bíblica sobre o futuro inclui a renovação de todo o Cosmos Teremos muito trabalho pela frente novos projetos inteiros a serem assumidos em termos da Visão da criação original em Gênesis 1 e 2 o Jardim precisará de cuidados novamente e
os Animais deverão receber um novo nome essas são apenas imagens eh mas como toda a linguagem voltada para o futuro servem para sinalizar uma realidade mais abrangente uma realidade a qual a maioria dos cristãos dá pouca ou nenhuma atenção queridos peço licença poética agora não não há base teológica para isso mas vamos entender que a doutrina da da da nova da nova criação ela serve como placas no meio de um nevoeiro mas suponha cara por exemplo eu eu gostava de biologia eu abri mão da biologia acho que eu abri mão até demais porque pelo menos
no segundo grau podia ter terminado né É mas enfim e eu abri mão da da biologia por entender a vocação paraa teologia eh e eu amo a teologia Mas eu queria mesmo ia fazer biologia e imagina cara que abrir mão dessa vocação mas servir a Deus com fidelidade ensinando pregando a palavra eh ensinando essa doutrina me submetendo a ela dando exemplo dela e no reino vindouro de Deus eu tenho a oportunidade de aprender biologia com aquele que criou a Biologia Jesus olhar para mim e para mais um monte de pessoas e falar assim lembra daquelas
espécies que foram extintas por causa da corrupção humana por causa da poluição Queimados e tal vamos fazer de novo Imagina os advogados que hoje cara estão se empenhando por causas justas Jesus chamasse as pessoas para um encontro e de repente elas terem oportunidade de organizar organizar a ordem Justiça numa cidade cara imagine os médicos tendo a oportunidade de pegar as folhas da Árvore da Vida para fazer uma medicina que é cura pras Nações cara cara é uma poética Mas com todo respeito se isso não arde no teu coração eu oro para que Deus te dê
um novo coração porque aquilo que nós fazemos nessa vida tem valor justamente porque nós iremos morrer é justamente o fato de que nós iremos morrer estamos fadados à morte que tem valor porque numa uma perspectiva de vida eterna de um redimido e Nós não sabemos o que que é uma eternidade mensura para mim Amanda você não sabe mas a gente sabe que dentro desse ser eterno existem no máximo 120 anos aonde nós podemos amar o Senhor dessa forma com imperfeição no mundo cativo por causa do nosso pecado então é uma fração de segundos comparado se
a uma eternidade inteira É por isso que o apóstolo Paulo Quando encerra a sua exposição em primeira Coríntios Capítulo 15 ele não diz assim olha agora vocês já sabem no que vocês devem crer no que vocês devem crer Vamos só cantar Maranata e tá tudo certo ele diz assim portanto irmãos sede abundantes na obra do senhor porque em Cristo o vosso trabalho não é fão e se por alguma hipótese Paulo a Bíblia e Jesus estiverem corretos e o que nós estamos fazendo aqui tiver valor eterno cara eu não sei dar detalhes tema e fica esperto
com quem dá muito detalhe mas a gente tem alguns traços de indicação como que num nevoeiro essa é a nossa limitação mas algo me diz que o que a gente faz aqui tem valor eterno cara é por isso que a gente deve eh dar um passo a mais em relação à questão da salvação que não é por obra assim mas a nós temos entender que ah eu não sou salvo pelas obras mas isso isso deveria ser o primário da nossa Confissão de Fé e a gente deveria começar a pensar Qual é o papel das obras
na salvação Então porque se nós entendemos que não somos salvos pelas Nossas obras e não desenvolvemos boas obras nós somos tão pecadores e tão eh perdão nós somos tão equivocados quanto pessoas que estão sendo tentando ser salvas por obras Então beleza entendemos isso próximo passo lembra que lá no início eu falei sobre nós pensarmos como comunidade o próximo passo já temos pregado insistentemente o evangelho a salvação pela graça obra salvífica de Jesus há 6 anos e Voltaremos a uma exposição do livro de romanos com esse foco para que possamos eh anelar algumas coisas em relação
a tantos novos irmãos que estão entre nós mas depois de entendermos que não somos salvos pelas obras precisamos nos debruçar nas escrituras e entender Qual é Então o papel das obras Aleluia irmão vamos avançar ah Primeira João Capítulo 3 e vai dizer o seguinte amados agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que haveremos de ser sabemos que quando ele se manifestar não sai a música do faf da Jaque da minha cabeça quando eu lei esse texto é linda demais sabemos que quando ele se manifestar você já leem em ritmo né cara
é só não vou cantar porque a voz é ruim seremos semelhantes a ele porque o veremos como ele é e a si mesmo se purifica todo aquele que nele tem essa Esperança assim como ele é puro Nós já somos chamados de filhos de Deus mas o fato de sermos filhos não é o propósito final porque a gente ainda não é semelhante a ele ninguém aqui é exatamente igual a Jesus no sentido de caráter no sentido de de perfeição maturação mas sabemos que quando ele se manifestar Ou ele se der a conhecer a todo o Cosmos
ou a toda a terra como diz o livro de Apocalipse nós seremos semelhantes a ele essa é a nossa esperança futura e todo aquele que nele tem essa Esperança se purifica a si mesmo tempo presente assim como ele é puro por exemplo Suponha que alguém da Comunidade dos inconvenientes te liga e diz assim eu tô chegando na tua casa daqui 20 minutos Alves fez isso comigo ontem eu tava fazendo faxina em casa enquanto estava só eu e as Crianças e a Ju tava aqui com os adolescentes cara quando ele me falou eu pensei cara mas
mas quando antes da gente fazer a faxina a gente bagunça tudo tira tudo do lugar para depois né eu fui tirando as coisas mais explícita assim né a roupa vamos vamos dobrar isso aqui vamos agilizar isso aqui tirar os brinquedos das crianças e tal não deu para terminar tudo porque na verdade ele chegou e não me ajudou a varrer a casa tá eh mas ele falou de algo que acontecer no tempo futuro o que que eu comecei fazer no tempo presente me organizar em torno de uma esperança então o w ele resume isso de uma
forma muito magistral quando ele diz o seguinte a esperança que temos acerca do Futuro A molda a nossa vida no presente uau então é importante pensar em futuro não apenas como esperança e expectativa mas esperança referência esperança não é uma expectativa Esperança Cristã é uma referência por exemplo eu gosto de carro e eu gosto de Opala Opala para mim não é carro ele tá um nível A Mais ele é o Pelé do automóvel tá alguém me dá é um Opala mas em carcaça assim tipo projetinho né que fala né projetinho é projetinho nada é um
Pou velho né mas a gente Ch de projetinho né e fala assim olha você vai reformar esse carro e depois de reformar eu vou te dar um capacete dar um colete um cinto de quatro pontos tu vai acelerar ele vai socar ele num poste e d PT nele tá aí depois eu recebo um Opala né uma outra outro exemplo eu ganho um projetinho para mim reformar e a pessoa diz assim olha tudo vai vir de mim pega esse código Tá eu vou financiar essa obra todo recurso necessário vai ser vai vir de mim Tudo É
Dele por Ele para Ele né Eh e depois que você reformar tu vai num num posto de gasolina tu vai encher o tanque quem tem Opala sabe que tanque cheio ostentação mais do que ter Opala né e ainda vou pagar uma hospedagem para você um lugar bem longe assim para você passear com ele curtir uma BR ouvindo um Roque legal qual das em qual das duas situações eu iria eh me dedicar mais na reforma a primeira ou a segunda segunda é por isso que a gente não cuida da terra porque a gente acha que ela
vai ser destruída é por isso que a gente acha que é cuidar do meio ambiente é uma questão de Ecologia e não de responsabilidade Cristã E aí a gente deixa a esquerda pegar essa paa para ela agora eu fico pensando Dando um exemplo aqui para atacar direita também para não parecer que eu sou mas Vocês entenderam politiza no todo né a gente acha que cuidado ah glória a Deus né mas a gente pensa assim eh cuidado pobre do necessitado é uma é uma responsabilidade da do estado quando na verdade os primeiros cristãos em Roma Eles
chegaram eh pros órfãos e pra viúva e começaram a cumprir a vocação deles de modo que o império não precisava cuidar de órfão e de viúva detalhe era um império militar Então imagina a quantidade de homem Soldado Que morria na guerra o que tinha de órfão e vi você não consegue pensar não é igual hoje era muita gente a igreja falava deixa com nós uau cuidado com a criação depende da nossa perspectiva de criação porque nosso conceito de vida após a vida após a morte define a forma como vivemos a vida antes da morte então
não é para sair tipo Olha eu tenho uma nova aqui ressurreição é vida após a vida após a morte amém Mas a nosso conceito de vida após a vida após a morte precisa determinar a forma como a gente vive a vida antes de morrer então como é a nossa vida antes da morte define o que eu penso sobre vida após a vida após a morte não é a minha confissão é a minha posição o cumprimento da minha vocação de sorte que esperança não é expectativa esperança é é acabei de falar referência então a esperança Futura
é uma referência tal como a ressurreição de Jesus é uma referência paraa nossa ressurreição estamos junto vamos paraas partes práticas Então tá o culto começou 11:10 então para mim é meio-dia e 25 ali embora seja meio-dia e 35 já mas a gente vai vai ter um final assim sucinto mas ao mesmo tempo não quero perder o conteúdo daquilo que a gente tá trabalhando que é a construção de um entendimento Amém irmãos pega o código reserva frango no sábado é senão você vai chegar lá vai ter uma pombinha assada pequenininha que tá ressecada já vai por
mim nós precisamos pensar irmãos numa igreja remodelada para a missão Atos Capítulo 1 Jesus está dando provas incontestáveis da sua ressurreição enquanto ele está anunciando e falando coisas concernentes ao reino de Deus aí os discípulos dizem assim agora que o senhor vai restaurar o reino na Israel é claro que agora que gente tem atos da gente olha Nossa que pergunta né irmão tu fica com 40 dias Jesus come o peixe não fica pra sobremesa some daqui a pouco come de novo daqui a pouco toca nele abraça ele fala Cora fica incendiado a hora que olha
sumiu falando coisas concernentes ao reino que cristão fervoroso não ia pensar É agora só que olha o que que Jesus sua resposta ele diz assim não compete discern tempos e épocas então ele não nega ele só diz que não é agora Mas ele também não fala ó fica fazendo culto para mim aqui dia e noite até eu voltar ele diz assim mas sereis minhas testemunhas ó testemunhas em Jerusalém judéia Samaria e confins da terra e aí Olha o que que Pedro diz lá em 321 de Atos naqueles mesmos dias é necessário que o céu o
contenha até o tempo da restauração de todas as coisas mas em Atos 1 ele fez a pergunta sobre a restauração do reino de Israel Será que nesse tempo a visão de Pedro expandiu e ele viu que não era uma coisa apenas Nacional mas era uma obra cósmica porque é o Pedro sem o espírito e é o Pedro com o Espírito Santo já depois do Pentecostes então a visão dele se ela se expandiu por isso que a gente precisa entender que a primeira questão que ação deve ressignificar nas nossas vidas além da nossa visão de mundo
que é tudo né A primeira questão mais objetiva é a nossa visão sobre grande comissão porque veja bem a gente pensa grande comissão no seguinte que que é grande comissão Marcos Capítulo 16 Mateus Capítulo 18 pregar o evangelho a toda criatura e fazer discípulos de todas as nações e aí a gente começa a entrar naquele embate que eu digo Lê vou pegar essa fala que você falou na semana passada que eu achei Incrível a gente se assenta nas ilhas afortunadas e a gente começa a debater não mas vocação é ser não não vocação é ir
mas o que f Iza muito que vocação é ser ele não vai muito tá a verdade é essa e o que fala muito sobre ir tá anunciando algo que ele não tá se tornando quando na verdade você precisa se tornar um Cristo que tá indo que ele tá em missão o primeiro e o único missionário de Deus é Jesus só que ao mesmo tempo você precisa ir para anunciar um Deus que é tudo em todos porque na a gente pensa missão numa questão pragmática o que fazer o que não fazer mas ele diz sereis minhas
testemunhas Então você é alguém que viu algo isso é da testemunha Então antes de qualquer coisa se nós pensarmos missão como um departamento da igreja a missão em certo sentido ela não pode ser algo Central porque uma igreja que tem uma compreensão limitada sobre Grande missão e ela enfatiza a missão como algo Central ela tende a ser uma igreja ativista tá porém quero ler isso aqui para vocês se missão for fazer algo pautado numa necessidade podemos dizer que ela não é algo primário igreja agora se missão for o termo usado para traduzir como a igreja
vive o Reino vindouro no mundo presente logo podemos concluir que não existe Igreja Apostólica ou emiss sem o exercício da missão Cristã no tempo presente então a missão é Central A igreja se ela for compreendida corretamente ser testemunha estamos junto que era um Apóstolo um enviado como foi falado nas semanas anteriores isso é um um termo Romano por exemplo novamente quem assistiu o filme 300 lembra daquele homem que o Leônidas chuta para dentro daquele buraco que a impressão que dá que aquele buraco eterno e o cara parece tá Caino até hoje né O que que
aquele cara é de cherches é um Apóstolo ele é um emissário que vem com uma testemunha dos persas ou do rei dos persas e ele porventura possui uma mensagem então as duas coisas é você ser testemunha e você possuir uma mensagem por isso que uma igreja ela passa a ser missional na medida em que ela assume a sua identidade Apostólica as pessoas acham que a gente não crê em Apóstolo a gente crê demais em Apóstolo é que a gente não acredita no Apóstolo a gente acredita que todo mundo é apóstolo apóstolo apóstolo apóstolo apóstolo apóstolo
apóstolo apóstolo apóstolo todo Apóstolo todo mundo Apóstolo estão ordenado agora em nome de Jesus amém na verdade a nossa ordenação aconteceu em Atos 2 ID ou indo ou sejam testemunhas Nós cremos demais em Apóstolos Você tem que ver só que a questão que não é um apostolado pragmático no sentido de resumir grande comissão em apenas pregar o Evangelho porque até a a grande comissão voltada somente para pregar o Evangelho Ela é uma grande comissão interesseira ler eu vou com você se você se converter Se você não se converter e não ouvir Ah eu não quero
mais eu me aparto Então até evangelização ela ela tá focada apenas na salvação da alma da pessoa se aceitar Jesus Glória a Deus agora eu jogo para dentro da igreja e eu vou atrás de outro já tem mais um feixe de trigo ali não é isso gente a [Música] avancemos e Então precisamos pensarem apostolicidade da igreja tá precisamos pensar numa igreja que é enviada ao mundo uma igreja que é testemunha integral de uma salvação Universal então agora nós temos alguns pressupostos para nós trabalharmos em relação ao que nós construímos hoje e nas semanas anteriores a
criação será Renovada portanto precisamos trab para manifestar bondade beleza e justiça na criação enquanto redefinimos a nossa relação com tempo espaço e matéria que que isso quer dizer Bartô o uso da Graça comum o que que seria o uso da Graça comum para ressignificar matéria por exemplo veja bem irmão e um celular que é uma evolução tecnológica da humanidade que pode servir para sua perversão sexual ele também pode servir na mão de um médico para realizar uma vídeocirurgia a milhares de quilômetros de distância distância cara olha que coisa incrível então o que que é manifestar
bondade é potencializar a capacidade da criação de manifestar os atributos de Deus através da Graça comum ressignifique o uso das coisas ressignifique o seu tempo para que cada vez mais através da igreja a criação seja potencializada na sua capacidade de tornar manifestos os atributos de Deus a fim de que todos continuem sendo indesculpáveis estamos junto próximo ponto Justiça né Eh denunciar injustiça trabalhar pela justiça sem a necessidade de politizar essas questões nós precisamos começar a abraçar problemas era isso que os cristãos primitivos faziam William Wilber Force poderia deixar a questão da escravidão na mão dos
governantes britânicos ou ingleses e ele falou isso aqui é um problema nosso colhemos o fruto disso até hoje mas nós precisamos reconhecer que a escravidão É sim uma questão escritural perdão a o racismo é sim uma questão escultural e a gente não precisa se filiar nenhum partido para pensar em causas minoritárias para pensar em acessibilidade para pensar em Cuidado com o pobre com o óf e com a viúva para denunciar questões de injustiça e na medida do possível tentar repará-las Amém irmãos amém eh a ressurreição reivindica a nossa humanidade portanto veja bem Jesus voltou para
um corpo físico e ele subiu em corpo físico ele tá lá em corpo físico o que dá a entender que ele gosta de ser gente cara então o primeiro impacto na vida da igreja é aprender a ser humano de novo é reaprender a ser humano porque muitos de nós que estamos aqui na família grande parte eh que vem dienas de outros contextos denominacionais e às vezes até que mesmo se a gente não cuidar a gente pode se extrapolar e às vezes cair em ativismo religioso sem perceber o bom é que tem pastores fiéis que se
tiver perto de você vão puxar um pouquinho freio de mão e só que muitas vezes a gente acha que o papel da igreja é ensinar as pessoas a congregar e a servir quando na verdade o papel primordial da igreja é ensinar as pessoas a viver uma coisa al que ministrou muito o meu coração essa semana foi ficar vendo os teus History cara 19 anos de casamento e parecia que as fotos era tudo meio parecida assim né Mas se a Fran gostou das fotos tá tudo certo né importanto É isso porque quem aprova é ela mas
sabe o que que tocou no meu coração ali que mesmo Olha que legal podendo tirar um tempo de férias de descanso para Celebrar 19 anos de casamento no meio de um turbilhão de coisas acontecendo na igreja e a igreja não deixou de existir Olha que delícia cara como é bom congregar numa igreja assim e detalhe eu ficava vendo aquelas fotos e eu pensava assim cara meu pastor tá me ensinando a viver e nem sabe porque a Bíblia diz Digno de Honra seja o matrimônio e o leito sem mácula cara é 19 anos não é 19
dias não eu vou fazer 9 anos esse ano eu bato continência irmão Pupo fez 30 anos de casamento esse ano cara tá entendendo então assim eu tô aprendendo a viver então nós como igreja às vezes precisamos entender a necessidade de reaprender a viver cara por isso que muitas vezes a gente quer sentar na mesa para Pastoreio para apent momento para resolver coisa irmão vamos partir o pão nossa vida isso é um chute no nosso ativismo que ai um dia eu lei a Frã foram Acho que uns se se anos atrás lá na minha outra casa
aí eu pensei comigo não vai perguntar se eu aju Estamos bem nada né cara daí ele mano eu vim aqui pra gente viver Jesus cara aquilo curou eu cara há S anos atrás P um cara de visto era eu ensinar as pessoas a viver cara pelo amor de Deus a gente precisa isso e detalhe quando a gente entende que a salvação reivindica a humanidade das pessoas a gente não tá focado apenas na salvação da alma das pessoas Sabe por que tem pessoas que caem em ativismo religioso adoece destrói casamento saúde e tantas outras coisas dentro
da igreja porque quem está sobre essas pessoas está focado na produtividade e apenas na salvação da alma não percebe que a pessoa tá adoecendo não percebe que a forma de cumprimentar a esposa mudou não percebe que às vezes a forma forma como ele tá tratando Aquela irmã tá diferente E aí quando vai ver é um lar destruído a saúde das pessoas é importante sim o bem-estar das pessoas às vezes eu sento para ter um tempo mais intencional de pastoreio com os irmãos e a pauta não é teologia eu quero saber da carteira de motorista o
cara tem 28 anos não sabe dirigir se precisar se eu passar mal e precisar colocar todo mundo dentro do corço e levar eu para um hospital o irmão vai deixar eu morrer eu tô pensando em mim também né claro sabe irmão a gente tem que pensar no todo estamos junto se preocupa com a vida das pessoas na hora de paz sejar convosco aquela pessoa que você conhece tenta identificar se aquele olhar não é um pedido de socorro porque é melhor eh prever um dia de tristeza do que lamentar um suicídio cara e não tá de
brincadeira aqui a gente tem que voltar a olhar as pessoas como uma humanidade integral Amém irmãos Amém é cuidado com o corpo então misericórdia a gente precisa Começar a se cuidar a gente precisa se programar para ficar velho cara sabe não vou nem entrar nessa parte porque já tem muito assunto que fala sobre isso né procurem os médicos procurem os irmãos que eles vão trazer orientação e por último irmãos a ressurreição define a nossa eclesiologia pois a congregação Deixa de ser um ponto de fuga escapista para ser um ponto de encontro portanto precisamos trabalhar por
uma perspectiva de espiritual integral não apenas na ideia de um relacionamento com Deus pautado na devoção pessoal nó não vamos medir a saúde de espiritual de uma pessoa pelo quanto ela ora pelo quanto ela lê a Bíblia pelo quanto ela chama Deus de pai como é que tá o casamento como é que tá tua saúde como é que tá o teu trabalho é o todo novamente o todo tá se espaço tempo e matéria serão redimidos embora não devamos idolatrar templos feitos por mãos humanas precisamos trabalhar para que o espaço onde o povo de Deus se
reúne seja Belo pedagógico Ou seja que comunique a beleza da criação e nos ensine sobre o evangelho então assim a gente tá pensando num Novo Espaço luxo como Vieira falou não é nosso foco Mas beleza e pedagogia sim porque os nossos espaços são a tradução da nossa condição da condição da nossa alma a gente até brinca com com os jovens né que estão começando a a se relacional fala assim cara quer saber a condição da alma do teu futuro peça para conhecer o quarto dele se tiver uma zona irmão é aquilo ali que você vai
levar para dentro de casa essa alma tribul aqui porque o nosso quarto a nossa casa reflete a condição da nossa alma eu esses um tempo atrás eu queria dar uma melhorada na minha saúde em 2020 21 cara eu comecei cuidar do meu jardim cara lá de casa que pensa numa uma grama ruim de pegar ontem o Alves foi falou nossa cara a grama cresceu falei Pois é eu tô cuidando da saúde do todo sabe então a gente tem que pensar sim que as nossas arqu aretas elas falam a nosso respeito porque a Bíblia fala sobre
um homem e um jardim a Bíblia fala sobre um homem e uma cidade no tempo do fim sim temos que pensar nas nossas estruturas sim sua casa e principalmente o encontro onde a igreja o lugar onde a igreja se reúne porém se espaço e matéria serão redimidos o lugar de encontro deve estar a serviço da mobilização da igreja em direção ao mundo de modo que ele não deve ser o ponto final nem do trabalho nem da experiência Cristã Temos muita coisa a fazer na sociedade por isso o espaço deve demandar trabalho para ser Belo e
pedagógico mas não pode demandar todo o trabalho a ponto de se tornar o nosso lugar de escapismo falo em nome dos pastores dessa igreja local e de outros irmãos que estão envolvidos nessa como nós queremos terminar isso logo sem irresponsabilidade financeira sempre procurando os meios mais em contas custo benefício sempre pensando no no conforto na pedagogia na beleza mas como nós queremos terminar isso logo para que aquilo esteja a serviço da comunidade cara para que a gente possa de novo voltar a se dedicar cada vez mais integralmente a pessoas resolve o problema da estrutura logo
por isso que eu eu penso assim cara se o nosso problema hoje o problema não mas o nosso desafio é Finanças é mão de obra vamos dar esse passo logo cara eu não vejo a hora do Felipe bruel por exemplo eu já tô colocando ele na fogueira aqui às vezes sem ele saber Mas de repente ele reunir abrir um curso de Primeiros Socorros e chamar a comunidade cara qual que é o interesse disso é é você salvar teu filho numa situação de morte mas o evangelho a gente vai PR com o tempo tá tudo certo
sabe E tantas outras coisas que pode fazer de repente profissionais em área de saúde direito e tantas outras coisas um dia do seu mês se nós estamos levantando quase o nosso desafio e a gente vai conseguir levantar meio Milhão para reformar um espaço para ter condições básicas e a gente sabe que é caro mesmo por que uma por ano a igreja não pode juntar R 50.000 para reformar uma casa daquela Comunidade da parte do fan mesmo assim não só do água amarelada mas l no fiz a gente consegue e detalhe estamos trabalhando sim no Instituto
ser família mas a gente não vai terceirizar a nossa responsabilidade Apostólica para um instituto apenas a gente pode usar a estrutura jurídica a estrutura Civil do Instituto para comunicar essas coisas mas sim a gente precisa se envolver cara a gente precisa habitar naquele lugar presença fiel naquele lugar já tem um estacionamento a 200 m de distância para você ter tempo suficiente para preparar um bolo para algum vizinho eu ven aqui deixar aqui tá tudo bom prazer vocês estão protegidos de nós que a gente não quer nada de vocês a gente quer entregar vida para essa
comunidade traduz isso em outras palavras mais entendidas pro irmão tá vai construindo uma amizade leva teu filho um dia para brincar de Cadinha de rolemã que tem um monte de criança brincando aí na rua só que detalhe isso tudo é pedagógico nós adianta fazer só Ali no bairro onde nós vamos residir enquanto igreja isso precisa se expandir para qualquer lugar cara porque a nossa missão é é pautada na nossa esperança de ressurreição Amém irmãos portanto pastoreia e vocação Vamos trabalhar mais isso nos próximos dias não vão ser mais voltados para não podem ser voltados com
o interesse apenas de encontros terapêuticos para resolver problemas numa comunidade eh Model pra missão que a gente tem que entender que Jesus resolvia os problemas das Almas das pessoas Para quê Para vocacion lasas então assim a gente vai pastorear a gente vai gastar vida para servir as pessoas mas não para que elas estejam bem mas para que elas estejam cumprindo vocação entenda vocação não é fazer coisa no prédio irmão não estamos falando sobre escalas de serviço apenas Mas você viver com uma testemunha que Deus te criou para ser Amém tá eu gostaria que você ficasse
em pé por gentileza eu gostaria de concluir e com um desafio para repensarmos tá e pulei algumas partes eu sei que eu já excedi o tempo mas tem coisas que não deu para falar mas e Jesus não vai voltar hoje tá a gente vai ter tempo para trabalhar mas eu queria que a gente meditassem nisso aqui pessoal do louvor e se a gente puder ter uma canção logo em seguida partimos o pão pela fé peregrinou na terra da Promessa como em terra alheia habitando em tendas com Isaque e Jacó herdeiros com ele na mesma da
mesma promessa porque aguardava a Cidade de Deus que tem fundamentos da qual Deus é o arquiteto e edificador gente Abraão peregrinou aonde na terra da promessa mas por que que ele foi Peregrino numa terra que seria dele Porque apesar daquela Terra ser dele ele não encontrava uma Ou uma ou uma administra social que tradia aquilo que ele aguardava então nós vamos continuar na terra quem mora no Boqueirão Boqueirão vai ser teu para sempre noss para sempre f e a gente PR mais lugar só que detalhe A forma como os seres humanos Deus viv luga daremos
aqui mas por não ser a cidade que a gente aguarda som peregrinos porém é aqui que a esperança não apenas nos surpreende mas ela nos encurrala nós temos como referencial Esperança uma cidade cujo Deus é o edificador se nós temos uma referência Clara do que Deus vai fazer o que nos resta Para cumprirmos a Nossa vocação a luz da nossa esperança irmão nós temos Cristo como referência de homem nós temos a Nova Jerusalém como referência de Cosmos a pergunta que fica é o que nos falta sendo que o espírito foi dado para que possamos ter
testemunho com [Música] poder eu temo que essa série seja mais um nível de comprometimento de cal apertando que o senhor esteja trazendo sobre nós e o calçado vai começar a apertar cada vez mais Porque sim nós precisamos começar a pensar em vocação nós como comunidade vamos continuar pregando o evangelho tem irmãos chegando pessoas que estão vindo e precisam ser evangelizadas todo dia assim como nós mas a gente precisa dar um começar Pens vocação irmãos e assim não é relativizar mas vamos colocar a reforma de um espaço e uma mudança de prédio como algo pequeno uma
parte para começar a trabalhar cara Isso não é um grande trabalho a luz de de um trabalho para uma vida toda e a gente precisa começar a orar a jejuar a fomentar conversas e encontros de de casa em casa de mesas de comunhão sobre como nós podemos servir a nossa cidade porque assim como John disse o mundo é minha paróquia Ou seja é a jurisdição que está sobre a minha responsabilidade da qual Deus vai pedir quanta para mim antes de perguntar pro Lula como é que ele tá governando Brasil Amém irmãos