a já conseguimos entravam vez tensão não existe nada nesse vídeo calma vamos ver vamos ver aqui então já só tá bom você não esqueça de me avisar se o som pirata' não esqueçam de realizar então se um buraco já volto daqui a pouco tirar pra poder pra poder me concentrar mais no que eu vou falar tá então para quem está entrando agora eu sou patrícia de camargo e isso esse vídeo para uma parte de um projeto lendo arte de kim em que estou lendo com o pessoal que gosta de arte o livro mais vendido dessa
disciplina no mundo inteiro que é a história da arte do com bridge e hoje nós vamos conversar sobre os capítulos 21 e 22 que é nada mais nada menos do que o barroco mais de um jeito diferente vou fazer hoje vou fazer mais resumido e tentar consolidar mais alguns conteúdos que eu acho importante pra pra continuar essa leitura e também para que vocês possam assimilar mais ainda cada movimento que vai sendo tratado pelo convite boa noite pra quem ta ai ao vivo muito obrigado por vocês estarem comigo é matt vanessa flavya sul vamos ver se
vocês vão gostar desse estilo que eu vou fazer hoje aqui é um pouco diferente do que a gente tem feito tá não sei se vocês notaram que muitas vezes o com bridge eu li olá eu tenho é que eu trabalho eu leio olha que eu tô lendo os comentários lá é nada lá candida então por que dar uma parada a mais um lar já entrar direto nesse capítulo 21 e 22 não sei se vocês notaram mas o começo de muitas vezes começa falando de um momento pela arquitetura a gente já viu lá quando ele começou
a falar do barroco ele falou da arquitetura da primeira igreja que ele considerava é barroca e aqui nesse capítulo 21 e 22 ele faz novamente da mesma forma e ele o interessante é entender que ele vai apresentando as características do movimento as características desse estilo através da arquitetura e ele vai usar e eu também vou utilizar aqui pra gente tentar resgatar todos esses conteúdos que ele apresenta as obras de dois arquitetos muito importantes e que foram inimigos mortais na verdade começaram como amigos e terminaram como inimigos então não vê essas características do barroco através das
obras do benin que ao contrário do doronin missão mais ou menos assim da mesma idade tal unc mais é do que o outro mas como falei eles chegaram colaborar o boninho e chegou a colaborar com o bn mas tem um momento aí começará a disputar as encomendas e ficou tenso e brigaram assim for o mesmo não sei se vocês criaram esse essa historinha pra quem penso falar se deliciou se na verdade eles foram tão teen se enfrentaram tanto a ponto de serem considerados inimigos mortais e dentro dessa desse dessa arquitetura que a gente vai podendo
abordar as características não só da arquitetura mas da pintura e da escultura barroca a primeira característica que vou trazer pra vocês eu voltasse através da obra do boro mini mas já vamos dar uma olhada aqui é um movimento que o momento vai estar presente em todos realmente em toda a todo o movimento barroco não é uma questão só da arquitetura e que acontece na arquitetura renascentista que o movimento anterior tudo era bem plano super simétrico é assim que eles utilizavam mais eram as linhas de cascais horizontais mas aqui pra dar essa sensação de movimento o
que eles vão realmente utilizar não sei as minhas curvas espirais e essas linhas diagonais bom dá essa sensação tão grande de movimento pra gente mas como a gente vê essa sim tem essa sensação de movimento na arquitetura sim tem na arquitetura mostrava o proar pra vocês olha aqui essa fachada do bar o mini essa igreja ele tem muita dificuldade em projetar porque ele tinha um espaço mínimo tinha quatro fontes que ele tinha que aproveitar no seu projecto e por isso chama san carlo ale 4 fontani que as quatro fontes e olha que eu expliquei agora
acabei de falar pra vocês onde essas curvas olha essas fachada site ondulam e uma coisa que acho bem legal também que eles vão trabalhar o côncavo eo convexo tá vendo vou fazer vou mostrar que um detalhe dessa baixada precisa nem mais ácido com câmbio convexo também do que ela entra e sai então ela faz se com como e daí ela sai pra esse convexo eles vão trabalhando isso na arquitetura e também vão trabalhar isso muito na escultura a gente está vendo que essas características que vão mostrar agora pra vocês elas vão estar presentes em todas
as linguagens artísticas é que vão está que o em que o barroco vai ser apresentado é o que ele vai utilizar que o movimento vai utilizar então depois a gente vai ter uma outra que uma outra característica que também que acontece não sei se vocês lembram se eu tirar aqui que eu não quero que vocês vejam o filme não sei se vocês lembram que eu falei que eles vão começar a tirar elementos da igreja porque o que acontece o barroco lembro que a gente já comentou aqui ele é uma resposta à reforma protestante os fiéis
começam a ir embora sair pintando o protestantismo e eles têm que fazer alguma coisa então tem alguns elementos da arquitetura que eles vão eliminar porque eram elementos que fazem com que as pessoas ficassem dúvidas entraram na igreja o natal é que a gente já viu não começar a eliminar as naves laterais deixar uma nave central para que os fiéis sejam conduzidas por essa paz celestial que vai representar entrar nessa igreja então claro isso vai gerar uma outra característica que é o uso do espaço centralizado que a gente já tinha visto mas um espaço novo que
é os elementos essas plantas as igrejas vão usar elementos elíptico solvay a gente tinha antes retângulos ou dificilmente quadrado mas a maioria dos retângulos e aqui nós vamos ter esses elementos tanto que essa igreja que eu acabei de mostrar ela tem uma planta mucho louca quer ver olha isso a da esquerda é acabei de mostrar a fachada do romney olha como é a planta dessa igreja é que vocês estão vendo na direita é uma igreja que fica bem perto da da san carlo que é santo andré ao terminar e que foi projetada pelo bernini então
esses elementos condensam os fiéis para que eles estejam reunidos para essa é energia das pessoas esteja mais presente na época juntar mais pertos um perto uma das outras e vão todas ser conduzidas onde eles queriam que as suas em conduzidos que é esse altar em pelo menos não tão perto do altar que toda sua atenção esteja seja levada ao altar e olha aqui pra vocês terem uma idéia de voltar lá pra vocês verem então aqui está a planta da santo andré o plenário e agora vou mostrar a fachada a fachada gente presta atenção mesmo agora
na planta que mostrar o passado olha ele aí quando a gente vê e se você não vê no meio de lado essa foto foi tirada meio de lado você pensa nossa fachada super renascentista mas olha como sai essa elipse para formar essa planta né não é uma lista é mais um um elemento oval mesmo então essa é a diferença o boro mining ele faz uma fachada que são muito mais barrocas do que as fachadas do be mine mas tem elementos principalmente internos do bellini que são muito muito barro que a gente já vai ver daqui
a pouquinho só que não bastava a gente não bastava é esse essa que levará a atenção das pessoas com esses espaços mais centralizados esses movimentos assim que já lhe apela para a emoção das pessoas pensava mais precisava muito mais e daí a gente vai ter uma característica que vai ser forte em todo o barroco que é até a tranqüilidade porque essa é a qualidade ele não pensasse igrejas como cenários teatrais porque eles querem levar esses fiéis querem levar esses fiéis à transcendência espiritualidade então esse vai ser um elemento para conduzir a eles a esse lugar
onde eles vão encontrar as respostas porque quando as pessoas buscam a fé para buscar respostas né elas têm a fé porque tem um bispo tem perguntas que de difícil resposta e elas buscam a religião para essas respostas então eles vão conduzindo através de elementos teatrais tanto é na arquitetura quanto na pintura quanto na escultura vamos conduzindo esses fiéis por 11 uma sensação por um ambiente de espiritualidade tremendo transcendente da glória espiritual ali estavam as respostas não precisavam sair da igreja católica todas as respostas estavam contidas ali e ninguém podia duvidar depois de entrar numa igreja
dessas podem fazer perguntas estiverem está e branco nessa teatral idade quando tô falando essa tranqüilidade ela vai fazer com que muito da arquitetura que subir e ditada ela ou seja aqueles nem tenho que criar espaços pra que essa teatral unidade funcione e um desses espaços está numa igreja bem pertinho da estação término em roma para ver toda tudo mostrando até agora está em roma tá pra ela também partindo da estação de trem que a igreja de santa maria da vitória onde o bernie criou essa maravilha que na verdade não mais cultura um conjunto escultórico conhecido
como o êxtase de santa teresa é bom que ele cria uma iluminação como se fosse em si os raios de sol que estão atingindo a santa teresa e o anjo e na lateral ali na esquerda o que estão vendo é a família coordenar o que doou o que pagou pela obra então eles estão ali se permite até com essa questão central é muito forte que é como se estivesse num camarote de um teatro observando esse episódio bíblico esse episódio religioso um pouco mais detalhe pra vocês vêem nesse momento em que a flecha do anjo penetra
o peito da santa tereza e ela tem esse orgasmo religioso vamos chamar assim né ela é ela respeita uma beleza mais uma sensação tão forte que quase desmaia sim foi bem citava que a escultura foi polêmica foi muito polêmica porque realmente é a cara dela é de prazer total e por isso foi polêmica porque a igreja tinha muitos pudores eu acho que clara ou você não colocar você não colocar a vida real dentro de um discurso religioso as coisas começam a ficar complicadas né então por isso gera toda essa polêmica o tatp atualidade é que
em outro é outra é o do monumento que isto mostra essa tranqüilidade que exprime a sua teatralidade essa colunata questão bem adotar no vaticano diante da dor da basílica e é como se fosse o que é como se fosse a igreja abraçando o fiel que chega à tela isto é um abraço teatral alisados é uma coluna em que você tem uma do be coluna é uma dor de coluna em cada a ponto então vai criando é todo um ambiente antes mesmo do fiel entrar na igreja quem estava então vaticano além disso tudo eles vão começar
a utilizar um tipo de coluna que não tinha sido utilizado até agora pelo menos assim que a gente saiba mas eles vão ter tempo porque eles vão utilizá lá que é uma coluna que eles acreditavam que se encontrava num templo de salomão e porque eles achavam isso porque tem uma pintura e olha só como as coincidências da vida né tem uma pintura que a gente viu o último vídeo dez fatos a dilma um desenho na verdade quem realizada pelo laboratório ems é captar e tapes tapeçarias rafael sanzio que inspirou essa coluna que vai ser utilizada
pelo barroco que é a coluna salomônica imagina eles tiraram a ideia desse desenho de rafael sanzio de utilizar esse tipo de economia é barão para a vida real é muito fascinante e o primeiro que vai utilizar essa coluna que vai impactar depois inclusive nas colônias européias história da europa lança e colônia na pista nas colônias européias vai ser o vermelhinho olha só a coluna salomônica é uma coluna retorcida que tem folhas de de parra tem em ruas e é muito teatral na gente é muito muito teatral essa coluna e essa coluna ele utilizou para vencer
o que vai fazer o que estão vendo aí que o baldaquino que está dentro da basílica de são pedro que é gigantesco e é um lugar muito importante porque nele debaixo desse modo aquino se encontra a tumba de são pedro e nice bodoque no local que o papa reza as missas se alguém já viu aquela missa do galo tal já viu esse baldaquino porque aí desde desse local que ele que ele faz que ele realiza naquele ministra essas nisso e vou mostrar pra vocês pra quem não viu que não viu o vídeo do domingo aqui
a gente ver o desenho de rafael sanzio que teria inspirado a criação a utilização dessas colunas salomônicas mas ainda não bastava ainda não bastava porque pra criar essa peça teatral idade todas precisavam de muitos utilizar muitos elementos é como embriagá o fiel tá você não saber pra onde você olha e aquilo tudo vai te fazendo com que você perca até o sentido então para aqueles que eles vão utilizar a decoração não abusar da decoração de anjo pra todos os lados esculturas para todos os lados pinturas que vão enganar seus olhos e isso a gente também
não a rocco mineiro uma pintura que quando você entra assim na igreja você olha para cima e parece que você tá sendo convidado a entrar no céu nela esse céu celestial e quando você sai parece que eles estão de caminho tim de levando do céu na terra então ele tem ele se joga comida ações de ótica muito loucas e olha quando fala nessa banda de decoração olha o que eu tô falando eles vamos amar mulheres coloridos dons há também muitos é falso os marmanjos que esse falso mármore é um mármore é uma monique ele é
realizado na verdade ele é criado essa pedra com um pó de mármore essa estrutura alguns são verdadeiros soma um órgão dispõe cromados e outros não olha todos os afrescos você nem sabe para onde olha olha a quantidade dos anjos a questão das elites que nós tínhamos falado tudo pode que tudo cria uma unidade aqui é bonita está perguntando os seus cultores faziam estudos bíblicos para fazer essas obras a maioria desses cultores é tinham em seu poder livros que contavam em detalhes esses episódios bíblicos e depois claro cada interpretava né porque aí também vai um pouco
da interpretação de cada de cada artista o outro tento esse aqui é da igreja do domínio que a gente viu no começo e dentro dessa questão da abundância da decoração vai ser muito importante um artista um pintor que o comitê até traz que a o diovan nba batista gaulle que vai ficar muito conhecida pelos afrescos e vai ser grande colaborador do be mine e oh como de trás essa igreja esse teto da igreja de jesus que também está onde está onde em roma olha a abundância ea gente ele fazem uma ilusão de ótica que você
quando você está embaixo você tem dificuldade em saber o que é escultura que está pintado então isso podem ver aquilo que eu comentei que a arquitetura também vai estar sub tada essa decoração eles vão ter que criar nichos para que essa decoração funcione melhor relevos para que essa decoração funcione melhor e mais além além dessa pintura que vai estar relacionada com a igreja começa a surgir pinturas que não estão relacionadas com a igreja o mesmo nos países onde a igreja católica vai continuar firme forte e neste momento já está acontecendo é já faz mais ou
menos cem anos que está acontecendo uma coisa que vai ser conhecida como grantur começa com os britânicos que vão mandar seus filhos e suas filhas e filhos é para o sul da itália para a grécia para que eles estudem história em logo com uma viagem daqueles que mais finos porque eles têm uma cultura geral ampliada então nesse grantur vai começar a gerar as pessoas que viajam que fazem esse grampo só stokr atrás então tem dinheiro eles vão querer também comprar o que todo mundo quer quando viaja eles vão querer comprar recordações organismo o bom é
começar os pintores vão ter outro público pra levar suas obras pra distribuir essas obras que vão ser esses turistas e muitas das obras de cientista aqui do francesco guardi vão ser consumidas por esse turismo aristocrático não é o turismo como a gente conhece hoje o turismo de massas porque o turismo de aristocracia e e sigran mtur vai gerar muitos livros e é no grand turk que o estendal vai viajar para este grand tour e vai nascer ou síndrome de stendhal quando ele visita florença então tudo tá super interligado esse tipo de pinturas que o adn
vai fazer e que vão ser consumidas por esses aristocratas primeiro britânicos mas depois estender e outros visitantes é do norte da europa até franceses também espanhóis vão participar desse grand tour pode ver que são pinturas de veneza e aí começa surgir porque a gente já viu que as coisas não vão assim mudam a hoje é barroco hoje ontem renascimento hoje é barroco e começam repintou eles que vão começar a ir além do barroco que quer dizer ir além eles vão começar já não está tão focados na igreja montar mais focados numa área stokr a cia
depois eles não vão estar muito preocupados com como eles não vão estar focados na igreja encomendas da igreja eles vão estar mais focados não tanto na espiritualidade como barroco mas sim uma sensualidade elegante nós uma parte de um bairro onde é o legal é um dos heróis o santos e vamos prá cenas mais campestres cenas que vão misturar uma mitologia mais sedutora e onde vão estar colocados pessoas da época nessa dentro desse cenário mitológico do que estou falando estou falando do que vem depois que o rococó e vão ter pintores que vão começar neste barroco
e vão acabar sendo mais rococó e um desses pintores foi o tcheco lukas foi um dos maiores pintores da época da sua época na europa ele era super é requisitado para ir de um lugar para outro para pintar principalmente o que afrescos e quando falo que ele já é um pouco rococó a hora das pessoas só conseguem barroco mas eu considero é uma opinião minha depois minha ideia é não é assim talvez eu vou falar é uma opinião minha eu considero ele também o cocó porque ele já vai bate apesar das cenas religiosas que ele
vai pintar ele já vai partir para uma pintura - obra que o barroco porque pro pessoal o pessoal da época barroca era sobra por restauradas imagina então é uma pintura que vai ter essa sensualidade e vai gostar de colocados estão percebendo os personagens estão em nuvens então essa e vai ter essa coisa dos galãs a desta gala quem fala espanhol não sei que a gente podia usar bengala antena existe em português mas despachos a palavra muito bonita e ele vai ser um desses artistas que vai começara com as obras já que ele foi tão famoso
que vai começar com a sua obra a principalmente com seus afrescos a tem uma temática que já vai mudando um pouco pro rococó mas é importante falar que ele ainda ele vai inclusive levar ele vai pintar também a temática religiosa mas já com uma pegada assim mais como a vanessa está colocando aqui tons pastéis e cris mesmo e vai trabalhar o claro escuro não um contraste estão fortes na gente como o barroco e um dos grandes nomes agora a gente começa a ver também uma coisa muito interessante que vão ter nomes já que não vão
ser italiano e nem francesa e italiana isadora como a gente viu nos capítulos anteriores do 1 esse rococó vai fazer com que a arte comece já a mudar de exu a gente vai começar a sair da itália como centro de irradiação da arte com o rococó e um dos grandes artistas do rococó vai ser esse francês quanto ano button então que nasceu em 1604 e morreu em 1721 e ele fazia é mostrar que tipo de pintura de fazer isso é legítima para ficar mais fácil para entender essa daqui uma pintura que está no ventre e
com essa pintura que é o embarque ea cisterna os 16 times em português hoje o acento anos espera o ciclo não se terra não sei tá desculpe ela e ele com essa tela ele conseguiu entrar na academia real de pintura escultura francesa e essa pintura que acontece quando eles com segundo ele permitiu que o pintor entrasse na academia eles colocavam o pintor dentro de uma categoria de gênero que ele pintava e eles não conseguiam dizer assim ai meu deus mas que pintura é essa não é histórica não é só mitológica porque a gente vê um
tema dessa acesso até essa ilha sequer era a ilha do amor da da vênus então que é tem um tema mitológico mas são os personagens da época e eles estão indo ou vindo de praia e saía todo não é um tema mitológico perceber então eles inventaram vocês terem uma idéia eles inventaram um gênero que effect galante ou seja festas galantes pra denominar o tipo de pintura que o ator fazia e acredita criou um tipo de gênero de pintura esse homem e muito engraçado não é que uma das suas telas mais conhecidas fora essas das festas
galantes mas que vai marcar eu acho que você já pode até ter visto é essa daqui e que não tem nada a ver com que eles estão com que o que ele fazia na queda dessas festas galantes ele coloca em um personagem da comédia de latim é lançar essa tela chegou cedo inominada genes que é um outro personagem mas hoje a denominação dela é perrow e os personagens são parecidos ea gente vê os personagens que estão na parte inferior que estão como que gozando de sp who que tá com essa carinha assim como de cachorro
abandonado ele tem mais ou menos te vêem a dimensão dessa tela ele está quase em tamanho natural e uma tela que pode ver pelas cores pelo mesmo pelo tema não tem nada a ver com que ele costumava fazer tanto que eles eu essa tela até hoje ninguém sabe ao certo se foi uma encomenda e já chegaram a dizer que era um auto-retrato do ator ou um retrato de um amigo que era ator não se sabe quase nada uma coisa que já foi constatada que eles cortaram um pouco essa tela pouca coisa mas ela foi cortada
porque a parte de trás onde tem os marcos pra puxar é o tecido e enquadrar a tela ele eles não conseguem notar a onde estavam antes e como eles foram mexidos porque tem marcas então ele também precisa mesmo a marcha essa tela então eles sabem que ele foi cortada mas não se sabe muito mais olha só a gente como é muito diferente porque tem esse primeiro plano chocante assim não tinha nada a ver com quem fazia e super moderno se você pensar bem essa tela super moderno pré época ela foi realizada e aqui vou voltar
um pouco porque aço tava falando que para ela nessa tela eles estão é chegando tem gente que pensa que é que eles estão chegando e tem gente que pensa que estão saindo tem teoria pra tudo ea única coisa que eles crêem que pode ser que estejam saindo porque como se estivesse estado na ilha e agora tem aquele no quadro no meio tem um personagem que a mantém uma mulher vestida de amarelo e ele está com uma puxando pra que ela se vá e eles acham que eles estão aí ele não que estão indo pra ilha
porque que estão saindo já dessa ilha porque tem uma escultura de uma mulher né meio da lua que seria ver nos que dawn que era a amamos é assim há um que era a a dona da ilha é - adeus à venda você tem alguma pergunta me digam aí agora se vocês gostaram mais essa forma mais condensada mais resumida eu fiz um eixo através das características e fui trazendo é tudo os elementos que eu acho que são que a gente tem que a gente tem que assimilar bem para poder entender realmente o barroco e eu
quis fazer isso principalmente agora porque como vocês já perceberam a gente já está saindo do barroco já entramos no rococó e no próximo mês é tão em alto estilo em outro movimento então por isso quis trazer essa zona o que vocês acharam vocês preferem como estava fazendo acho que é assim e até que eu também percebi porque não sei se você sabe que no youtube o conseg e consigo ver o momento em que as pessoas saem do vídeo eu estava achando que os vídeos anteriores estavam ficando muito longos e pouquíssimas pessoas em até o final
então até pra vocês sabem que é importantíssimo tempo que cada pessoa fica no vídeo e também eu acho que se as pessoas estão deixando é porque elas perderam o interesse eu não to conseguindo manter essa atenção bati eles não tinham a que mais está perguntando como nice autodenominavam nessa época é o termo barroco e já começou a ser utilizado mas era de forma pejorativa então provavelmente eles não sei se eles utilizavam esse termo muitos não porque não termos de forma e é não ter uma pessoa ativa e rocco ainda assim mais pejorativo ainda porque vai
ser tipo ó do borogodó o o barroco levada ao extremo e aqui eu coloquei pra vocês também as datas dos nossos próximos encontros está no youtube nós vamos encontrar 16 às 18 horas [Música] a gente vai ler os capítulos e poucas páginas é é bem fácil é só 42 páginas capítulo 23 e 24 a vanessa perguntando de ro copas parte do barroco não não não faz parte e como um no outro estilo é como levar o barroco ao extremo ea palavra que eles usam tem relação com uma concha e tal por isso o rococó e
aí entram as perguntas me desconcentro então é não tem tanta gente não tem um não tem a ver mas é uma continuidade da mesma maneira porque a repense o seguinte no renascimento depois teve um maneirismo né esse tipo se tivesse chamado não sei diz nascimento a gente podia falar então seria uma continuidade do renascimento não era um outro momento e da mesma forma que o maneirismo era um outro movimento rococó também é outro movimento só que claro como tudo na vida nessas fases de transição nós vamos ver artistas que vão começar de repente como a
gente viu até hoje é tudo começa um barroco e vai acabar sendo muito mais o colo que só não vai perder tudo lembrou que até dia 30 de setembro com a compra o guia impresso pobre que ganha um pdf museu do prado protocolou hoje deverá shorts mais 100 dias com essa promoção quem quer comprar é só mandar pra com quem abordará a quem interessa falar de interesse primeiro contato bater uma guia pontocom para pai quase conseguiu foto só eu queria transferir para o país falhou muito não não é a já vem dando preferência o responsável
assim seu livro você i carol hathaway carreira o beijo é curioso a peça que voltou será que voltou aí talvez mesmo a gente estava falando quem quiser comprar alguém impresso do prado até dia 30 de setembro ganha o guia em pdf do museu do prado tá dizendo que pelo menos acho que tem que ser mais curto porque eu sou aguenta então como eu coloquei a resposta o versailles é barroco ea decoração posterior é rococó grammatin ainda bobo colocar aqui mas abel eu tô a sugestão pra fazer um vídeo do adversário está vou colocar aqui pra
pra você pra como sugestão beleza então hoje eu me despedindo de vocês aqui das canárias e não esqueçam próxima mês a gente tem um encontro com dois capítulos e claro vou deixando vocês com aquele beijo no coração de cada um obrigado por ter participado em