7 SINAIS INICIAIS de um AVC | Sintomas de um DERRAME CEREBRAL que você precisa conhecer

1.4M views2523 WordsCopy TextShare
Cardio DF — Cardiologia e saúde cardiovascular em Brasília (DF)
7 SINAIS de ALERTA 1 MÊS ANTES de um AVC | Sintomas INICIAIS de um DERRAME CEREBRAL Estes são os PRI...
Video Transcript:
SINAIS de um DERRAME CEREBRAL que você NUNCA pode IGNORAR (sintomas de AVC que pouca gente sabe Olá! Vou contar 3 casos que aconteceram de verdade Caso 1: Imagine perder a fala e a capacidade de andar de repente. Foi o que aconteceu com Jéssica 32 anos que tinha acabado de ganhar sua bebê fazia 4 dias.
. . .
. Enquanto cuidava de sua filha, Jéssica começou a sentir tonturas. Tentou se levantar da poltrona, mas não conseguiu.
Suas pernas estavam bambas. Ligou para o marido e ele logo percebeu que sua fala estava embolada. Em menos dez minutos ele pegou a esposa e levou para o hospital perto da casa deles.
Foi examinada na sala vermelha, feita uma tomografia e aplicada um trombolíticos na veia, recuperando, instantaneamente a fala e a força das pernas e resolvendo a tontura. Caso 2: Esse envolveu um homem de 62 anos, advogado, que vou chamar de Hugo. Estava estressado com as dívidas no cartão e estava trabalhando dobrado.
O problema que ele nunca cuidou da sua saúde. Tinha obesidade, diabetes, hipertensão, tudo mal controlado. Era 2 horas da manhã e ele debruçado em cima do computador sentiu uma dor de cabeça forte.
Era tão forte que ele logo soube que algo muito errado estava acontecendo. Ligou para sua irmã que era enfermeira, e desmaiou. Só acordou uma dez dias depois, na UTI.
Tinha sido operado e os médicos tinham acabado de retirar a sedação do coma induzido. Caso 3 Uma outra mulher, 58 anos, que vou chamar de Regina. Sofria de arritmias, mas fazia alguns anos que não passava no cardiologista.
Estava em uma festa de família quando começou a sentir formigamento no seu rosto. Sua filha falou que sua boca estava torta e ela confirmou olhando no espelho. Foi levada imediatamente ao hospital, mas no meio do caminho, a sua boca voltou ao normal, e o formigamento passou.
Mesmo assim ficou internada após a ressonäncia. O que esses três casos têm em comum? Os 3 tiveram um AVC.
E esse é o assunto do vídeo de hoje! Aqui você vai aprender a reconhecer os principais sinais e sintomas de um derrame. Se você quer se proteger ou alguém da sua família dessa doença que causa tantas incapacidades, assista até o fim.
Vou trazer muitas informações que você não sabe. O AVC ou derrame pode acontecer com qualquer um, inclusive pessoas jovens e saudáveis. E você sabia que o AVC é a principal causa de morte no Brasil?
A cada 2 minutos, um brasileiro sofre um AVC. E o mais assustador é que muitas pessoas não sabem reconhecer os sinais e sintomas a tempo. Mas antes, vá curtindo o vídeo, se inscreva no canal se não for inscrito.
E veja se ativou o sininho para receber as notificações Espalhe esse vídeo para as pessoas que você conhece. Tenho certeza que muita gente vai estar interessada no assunto. E me conta: você já teve um derrame?
Ou conhece alguém que teve? De que parte do Brasil ou do mundo você é? Escreva aí embaixo!
Vamos lá! O que é um AVC ou derrame cerebral? O AVC é uma emergência médica, porque o sangue, que seu coração está bombeando, não está conseguindo chegar em uma parte do seu cérebro.
E o que acontece quando não chega sangue? Aquela área do cérebro vai ficar sem receber oxigênio e nutrientes, matando milhares de neurônios por segundo. Por isso que falamos que tempo é cérebro!
Cada minuto é importante, cada minuto conta! Quando eu me formei, pouco mais de 20 anos atrás, quando chegava uma pessoa com AVC no pronto-socorro a gente não tinha muita coisa que a gente podia fazer. A gente fazia tomografia, não havendo sangramento a gente dava AAS e esperava pelas sequelas.
Hoje é muito diferente! Temos remédios eficazes para dissolver o coágulo e recuperar grande parte da função. E também temos procedimentos que podem abrir as artérias.
Eu já vi casos milagrosos, que entraram no pronto-socorro sem falar, sem conseguir andar, e após a infusão do remédio, a pessoa voltava a falar claramente, apertar a minha mão com força, parar a tontura de imediato, como um passe de mágica! Por isso que você ou algum de seus familiares estiverem tendo os sintomas que eu vou falar em breve, você não pode ficar parado, esperando o tempo resolver os sintomas! Não faça isso!
Leve a pessoa ao pronto-socorro, imediatamente! melhorar sozinho. Vou repetir: Tempo que passa é tecido cerebral que você está perdendo!
Tempo é cérebro! Quanto mais rápido você chegue ao hospital, mais rápido o médico vai te atender, mais rápido ele vai poder fazer o remédio, ou mesmo, fazer um tipo de cateterismo que vai abrir a artéria afetada lá no cérebro, ou sugar o trombo, e com isso, pode salvar memórias, a capacidade de andar, de falar, de reconhecer objetos e, sim, de salvar vidas! De novo, o AVC se tornou a principal causa de morte no Brasil, passando o infarto.
Não importa quantos anos você tenha, sem tem ou não problemas de saúde. Ah, e os derrames, estão ocorrendo cada vez mais em pessoas jovens, aparentemente saudáveis. Esperar para ver se melhora, pode ter um custo bem alto!
A pessoa pode morrer ou, ficar com sequelas que podem durar para o resto da vida. Então, não espere! Se você entendeu isso, já valeu o vídeo!
Quais são os sintomas de AVC que você tem que conhecer, que tem que estar na ponta da sua língua? Vamos lembrar dos casos que eu contei Dificuldade de venda de uma hora para outra tontura, perda de coordenação motora ou do equilíbrio Dor de cabeça intensa e repentina— a maior dor de cabeça que a pessoa já sentiu, como se fosse um trovão, Dormência ou formigamento em um dos braços ou perna, ou em um lado não corpo fraqueza nos braços ou pernas ou no rosto (especialmente em um dos lados do corpo) Dificuldade para falar, fala embolada, dificuldade de entender o que está falando confusão súbita problemas para enxergar em um ou ambos os olhos Desmaio Se você estiver com uma pessoa e ela estava normal e de repente começou a sentir algum desses sintomas, a primeira coisa que você tem que pensar, quase imediatamente, é de um AVC. Você vai aprender agora uma ferramenta muito poderosa que pode ajudá-lo a identificar um AVC e você poderá fazer rapidamente.
Lembre-se da palavra SAMU - DAQUELAS AMBULÂNCIAS, MESMO o S é de sorriso- Peça à pessoa lhe mostre um sorriso. Preste atenção o sorriso parece desequilibrado? Uma metade da boca se recusa em subir, fica caída.
Isso pode ser um sinal de alerta que algo está errado! A de Abraço: Prossiga para ela te dar um abraço ou simplesmente peça que a pessoa levante ambos os braços. Um dos braços está pesado, fraco ou mesmo incapaz de levantar?
Esse é um sinal preocupante que não deve ser ignorado. M de Música: Agora peça que a pessoa cante sua música favorita ou repita uma frase simples. A voz da pessoa se arrasta, tropeça nas palavras ou soa estranhamente distorcida, como se estivesse lutando para formar os sons?
Outro sinal de alerta! U de Urgência: Se você observar qualquer um dos sinais não hesite, não perca tempo se questionando. Aja agora!
Ligue para o SAMU ou serviço de emergência ou corra para o hospital mais próximo sem demora. Cada segundo conta na luta para minimizar os danos de um AVC. Quanto mais tempo você demorar, maior poderá ser a sequela!
Quais são os tipos de derrame? Existem tipos de AVC: O AVC isquêmico- que é o principal, cerca de 85 por cento dos casos, que acontece quando a artéria que irriga aquela parte do cérebro foi bloqueada, não deixando chegar sangue naquele lugar. Pode acontecer quando um coágulo se desprendeu de um lugar— do coração, da carótida e circulou pelas artérias, caindo no cérebro e obstruindo o fluxo de sangue daquela área.
Ou quando os vasos sanguíneos do cérebro ficam estreitos ou preenchidos por uma placa de gordura, causando uma trombose daquela área. E o segundo tipo de AVC é o AVCH ou o derrame hemorrágico, causado pela explosão de um aneurisma ou devido a um vaso sanguíneo que se rompeu, sangrando para dentro do cérebro. Existem dois tipos de AVC hemorrágico: A hemorragia intracerebral que é a causa mais comum de derrame hemorrágico, que acontece uma artéria no cérebro se rompe, inundando aquela parte com sangue ou A hemorragia subaracnóidea que há sangramento na área entre o cérebro e as meninges, cuja principal causa é a rotura de um aneurisma cerebral.
E uma pergunta que muita gente tem: O que é o aneurisma cerebral. Vou explicar: Um aneurisma cerebral, é como uma pequena bolha que se forma na parede de uma artéria que irriga o cérebro. Com a pressão alta, com o tempo, essa bolha pode crescer e, à medida que cresce, a parede vai ficando cada vez mais fina e frágil.
Que nem um balão que você está soprando antes você faz muita força para começar a encher. Mas com o tempo, você consegue mais rápido. A bexiga fica mais fina.
E aqui está a parte que realmente nos preocupa: se essa bolha estourar, ou seja, se o aneurisma se romper, aí temos o AVCH, causar um sangramento no cérebro, conhecido como hemorragia subaracnóidea. Como o segundo caso que eu contei, que ele ligou para a irmã e desmaiou. Ele ficou sem sequela, mas teve sorte!
O que é o AIT? O AIT é o ataque isquêmico transitório, um “mini derrame", é causado por uma obstrução temporária da artéria cerebral, que em poucos minutos ou horas se limpa totalmente, então, não causando danos permanentes. A pessoa faz a ressonância e não vê nada.
Então o que foram aqueles sintomas todos? Não foi um AVC mas foi um AIT. E aqui você tem que prestar atenção redobrada que é seu corpo mostrando que, se você não procurar ajuda rápido e identificar a causa desse avô, você pode ter, em breve um AVC.
Está soltando faíscas. Em breve vai pegar fogo! Por que o AVC pode dar tantos sintomas diferentes?
Por que uma pessoa pode não conseguir falar, enquanto outra pode ficar na cama para o resto da vida? Simples cérebro é o órgão mais complexo que a gente tem. E os sintomas são relacionadas à área do cérebro que o sangue foi bloqueado.
Por exemplo, o centro da fala da maioria das pessoas está localizado na metade esquerda do cérebro. Então um derrame que afetou o hemisfério esquerdo do cérebro vai causar dificuldade de fala e compreensão além de poder estar associado a fraqueza ou paralisia do lado direito do corpo. Já um derrame no hemisfério direito do corpo tornaria o lado esquerdo do corpo fraco ou paralisado.
E pode haver incapacidade de localizar ou reconhecer partes do corpo, problemas de memória e mudanças na personalidade e comportamento. Se o AVC for no cerebelo, pode acontecer problemas no equilíbrio, ao andar, problemas de coordenação, tontura, náusea e vomito E no tronco cerebral, a capacidade do cérebro de controlar a respiração, a pressão arterial e a deglutição pode ser perdida. Quais as causas principais de um derrame?
Primeiro lugar, disparado, pressão alta. Este é o principal fator de risco tanto para o AVC isquêmico quanto para o AVC hemorrágico. Por isso, se você tem pressão alta, trate bem da sua pressão!
Fumo- também- pode causar aneurismas cerebrais e também aumentar risco de trombose e coágulos. Arritmias cardíacas como Fibrilação atrial— já fiz um vídeo sobre fa, vou deixar nos cards finais— aumenta e até 6x o risco de ter um derrame! Doenças cardíacas como coração dilatado e problemas nas válvulas cardíacas, como estenose mitral, podem aumentar o risco de trombos intracavitários, que podem se soltar e cair no cérebro.
Diabetes — aumenta o risco de acidente vascular cerebral 2-4 vezes. Alcoolismo- que pode aumentar o risco de hipertensão, arritmia cardíaca e miocardiopatia alcoólica, colesterol alto que pode formar placas nas carótidas e nas artérias cerebrais , obesidade - o excesso de peso sobrecarrega todo o sistema circulatório. sedentarismo, dieta inadequada com muito sal, muita gordura, poucas frutas , abuso de drogas histórico familiar de um AVC (aqui, principalmente ave hemorrágico- se alguém da sua família teve um sangramento na cabeça- pesquise se você não tem um aneurisma que pode estar prestes a romper quem já teve um AIT que é aquele mini derrame, ou mesmo aquele que já teve um derrame.
Por que os derrames estão aumentando em jovens? Alguns fatores de risco, como hipertensão, diabetes, colesterol alto, obesidade, sedentarismo e arritmias cardíacas, estão cada vez mais presentes na população jovem. Pense um pouco: Quantas pessoas jovens você conhece que têm esses problemas?
Eu vejo no meu consultório! Está aumentando tudo. E o aumento dos derrames em jovens é preocupante porque: os jovens são provedores da família.
E Um derrame pode ter um impacto devastador em suas vidas, impedindo-os de trabalhar ou retornar com limitações. Quais são os tratamentos para derrame? Os tratamentos dependem do tipo de derrame, se é hemorrágico ou isquêmico.
E existem 2 etapas de tratamento: tentar interromper um derrame enquanto ele está acontecendo e em seguida tentar superar as sequelas causadas pelo derrame (e também, tentar evitar um outro derrame). Quais os tratamentos que temos para um derrame isquêmico- Como eu falei, evoluiu muito nesses últimos 20 anos. A pessoa pode receber na veia um trombolítico, o tPA, que serve para dissolver o coágulo, e, aqui de novo, entra a questão do tempo- a pessoa só pode receber este medicamento 4,5 horas após o início dos sintomas na maioria dos casos- em alguns casos pode ser alargado.
E, também há a opção de fazer trombectomia ou embolectomia, quando o médico introduz um catéter fino que chega até o cérebro e pode sugar o coágulo ou mesmo remover o trombo. E se teve um derrame hemorrágico? Se o sangramento for muito grande, e o paciente estiver comatoso ou muito sonolento, pode ser necessária uma neurocirurgia para para corrigir anomalias vasculares, como aneurismas ou malformações arteriovenosas, reduzir o hematoma drenar a pressão intracraniana.
Mas sempre é importante o controle rígido da pressão arterial, porque pode aumenta sangramento. Como você pode prevenir um derrame? Você deve reduzir aqueles fatores de risco que eu falei.
Ter uma pressão bem controlada Nunca fumar— se você fuma tem que parar Controlar bem o açúcar do seu sangue Comer direito- muitas frutas, verduras, grão integrais Ter o colesterol sempre na meta Ser fisicamente ativo Se você está com sobrepeso ou obeso, tente perder peso Quanto mais controlados os seus fatores de risco, menores serão suas chances de derrame. E você, o que está fazendo para prevenir o derrame? Gostou do vídeo?
Compartilhe aí com seus amigos e familiares para disseminar esse assunto tão importante! Juntos, podemos fazer a diferença! E se você chegou até aqui Vou deixar 3 recomendações aqui= Nossa playlist sobre hipertensão E nossa playlist sobre diabetes E meu vídeo sobre fibrilação atrial… Meu nome é André Wambier, cardiologista e esse é o Cardiodf.
com. br Lembre-se de se inscrever. E até o próximo vídeo.
Related Videos
7 SIGNS ON YOUR BODY THAT YOU MAY BE HAVING A MIND | HOW TO PREVENT A HEART ATTACK?
16:20
7 SIGNS ON YOUR BODY THAT YOU MAY BE HAVIN...
Cardio DF — Cardiologia e saúde cardiovascular em Brasília (DF)
1,654,143 views
7 MORNING HABITS that can SAVE you from a stroke | Neurologists' Secrets Against Strokes
15:17
7 MORNING HABITS that can SAVE you from a ...
Cardio DF — Cardiologia e saúde cardiovascular em Brasília (DF)
820,847 views
3 sinais de um AVC silencioso que são ignorados (descubra esses PERIGOS agora)
10:50
3 sinais de um AVC silencioso que são igno...
Dr Paulo Abner
242,329 views
6 MOST DANGEROUS Supplements for your LIVER! | They may be destroying your health
13:29
6 MOST DANGEROUS Supplements for your LIVE...
Cardio DF — Cardiologia e saúde cardiovascular em Brasília (DF)
1,196,164 views
12 ERROS MORTAIS ao MEDIR a PRESSÃO ARTERIAL que Você Provavelmente Está Cometendo!
19:49
12 ERROS MORTAIS ao MEDIR a PRESSÃO ARTERI...
Dr. João Sório Endocrinologista
174,374 views
The REAL reason to DRINK WATER ON AN EMPTY STOMACH EVERY DAY (that no one tells you)!
15:18
The REAL reason to DRINK WATER ON AN EMPTY...
Cardio DF — Cardiologia e saúde cardiovascular em Brasília (DF)
1,525,463 views
7 SIGNS 1 MONTH BEFORE A STROKE OCCURS | STROKE.
15:55
7 SIGNS 1 MONTH BEFORE A STROKE OCCURS | S...
Dr. Roberto Yano
3,167,961 views
Discover the TEST that can save your heart – Are your arteries at RISK? (unclog your arteries)
18:52
Discover the TEST that can save your heart...
Cardio DF — Cardiologia e saúde cardiovascular em Brasília (DF)
2,213,860 views
Por trás do sorriso... uma assassina impiedosa | SEDUÇÃO FATAL | Detetive - Filmes EXCLUSIVOS
3:07:19
Por trás do sorriso... uma assassina impie...
Detetive - Filmes EXCLUSIVOS
480,120 views
6 INITIAL SIGNS OF DEMENTIA YOU CAN NEVER IGNORE! ALZHEIMER'S SILENT SYMPTOMS
18:19
6 INITIAL SIGNS OF DEMENTIA YOU CAN NEVER ...
Cardio DF — Cardiologia e saúde cardiovascular em Brasília (DF)
3,906,695 views
5 things that can SAVE YOUR LIFE during a HEART ATTACK (ALONE)!
17:29
5 things that can SAVE YOUR LIFE during a ...
Cardio DF — Cardiologia e saúde cardiovascular em Brasília (DF)
2,633,331 views
The BEST foods to CLEAN YOUR ARTERIES! Supplements and vitamins that improve CIRCULATION!
19:35
The BEST foods to CLEAN YOUR ARTERIES! Sup...
Cardio DF — Cardiologia e saúde cardiovascular em Brasília (DF)
665,650 views
7 SINAIS VISÍVEIS NA PELE DE UM CORAÇÃO DOENTE!
10:25
7 SINAIS VISÍVEIS NA PELE DE UM CORAÇÃO DO...
Dr. Roberto Yano
957,209 views
O outro CÉREBRO escondido no seu CORPO
12:48
O outro CÉREBRO escondido no seu CORPO
Ciência Todo Dia
84,001 views
5 Things Nobody EVER Told You About MENOPAUSE Symptoms!
18:30
5 Things Nobody EVER Told You About MENOPA...
Cardio DF — Cardiologia e saúde cardiovascular em Brasília (DF)
2,227,574 views
7 SIGNS of HIGH CORTISOL in the body | How to LOWER CORTISOL NATURALLY (best foods)
20:05
7 SIGNS of HIGH CORTISOL in the body | How...
Cardio DF — Cardiologia e saúde cardiovascular em Brasília (DF)
294,824 views
8 Sinais de Alerta de DERRAME CEREBRAL (AVC) Um Mês Antes + 9 Dicas Poderosas para Evitar
26:17
8 Sinais de Alerta de DERRAME CEREBRAL (AV...
Dr. João Sório Endocrinologista
264,054 views
12 SECRETS TO MAKE YOUR BRAIN YOUNGER (exercise, diet and vitamins for memory)!
18:05
12 SECRETS TO MAKE YOUR BRAIN YOUNGER (exe...
Cardio DF — Cardiologia e saúde cardiovascular em Brasília (DF)
1,158,953 views
ASSIM É A DOR DO INFARTO!
9:24
ASSIM É A DOR DO INFARTO!
O Seu Cardiologista - Dr. Mozar Suzigan
1,461,489 views
7 BOWEL CANCER ALERT SYMPTOMS: SILENT SIGNS YOU CANNOT IGNORE!
17:10
7 BOWEL CANCER ALERT SYMPTOMS: SILENT SIGN...
Cardio DF — Cardiologia e saúde cardiovascular em Brasília (DF)
10,537,247 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com