Oi e aí galera beleza sejam todos muito bem vindos ao narradores narrados eu sou André greenbag hoje a gente começa a nossa jornada narrativa todo mundo começa do zero qual é o zero para alguém começar a narrar na na agora vamos criar nossa primeira aventura ela vai ser de Lobisomem O Apocalipse mas tudo que eu passar aqui todo passo a passo de que essa aventura pode ser levado para qualquer RPG é uma estrutura narrativa básica só vou usar o Lobisomem O Apocalipse como plano de fundo para conseguir sempre ficar mas dá para usar para d&d
para gurps para sistemas mais contemporâneos como Apocalypse ending como Faith inventa para usar para qualquer um Beleza então a gente vai criar uma pequena Aventura Seguindo os passos muito básicos para vocês verem como não é um bicho de sete cabeças da Rafa a primeira coisa quando vocês tentar entrar narrar quando vocês decidirem narrar é pensar em uma coisa chamada argumento O que é o argumento o argumento Em poucas linhas que vão descrever com a sua história e importante que nessas poucas linhas vocês respondam cinco perguntas Normalmente quando a gente pensa numa história de RPG essas
perguntas já vem automaticamente respondidas na nossa cabeça é interessante que a gente faça isso de forma consciente porque isso Vai facilitar quando a gente for narrar e Vai facilitar o desenrolar do jogo quais são essas perguntas onde quando quem Porque como cinco perguntinhas onde quando quem porque e como o como é legal a gente prestar atenção ele que difere em muito a narrativa de RPG de narrativas de outras mídias como teatro séries filmes livros como é um capítulo à parte mas vamos pensar nessas cinco perguntas ok o nosso argumento tem que responder às cinco perguntas
vamos passar um argumento eu vou Oi e para o argumento muito muito básico no argumentou até que chegou o básico do básico e vocês vão ver que mesmo básico seguindo alguns parâmetros pode ficar uma coisa muito interessante e inesquecível vão ser uma língua algumas linhas eu responder às cinco perguntas tem onde quando e por quê Prontinho argumento pronto gente vai usar para toda essa sequência de vídeos de criar nossa primeira aventura vai ser pessoas estão sendo raptados informações dizem que foram levadas para um laboratório da pentex no centro da cidade lá um cientista foi mor
está fazendo experimentos para transformá-las em monstros uma matilha precisa invadir o lugar e salvá-las é bem o básico de Lobisomem O Apocalipse Quem quiser saber mais sobre o cenário vai lá Ouviu garoucast que a galera muito e descreve todos os detalhes do cenário esse é o nosso argumento vamos ver se ele responde as perguntas onde Tá respondido o laboratório da pentax e na cidade quando eu não especifiquei muito claramente o quando mas dá para entender que hoje em dia tem uma cidade tem um laboratório A mas poderia ser na década de 70 na década de
50 poderia se vocês quiserem especifiquem Exatamente esse quando mais detalhadamente quem vários as pessoas habitadas o cientista formou e a matilha todos esses tensão aí porque bom o cientista tá apitando porque ele quer transformar em monstros e a matilha tá entrando porque eu senti isso é um fomor é Dalmir me pessoas estão sendo adaptadas também tá explicado como tirando o que é invadir e salvar a pessoa eu me especifiquei muito porque eu como por mais que a gente tem controle e consiga bolar vários cômodos é os jogadores vão fazer normalmente o certo é isso tá
na mão deles eles que tem que decidir como fazer então a gente usa se preocupar tanto com como Oi gente tem umas cartas na manga mas no geral a responsabilidade do como é do jogadores isso é muito importante tem narrador que escolhe o como não deixa na mão dos jogadores e quando a gente for falar de tipos de narradores a gente vai falar nesse tipo de narrador que é um narrador que você não deve ser temos o nosso argumento o argumento responde todas as perguntas e com ele agora a gente vai criar outras duas coisas
a premissa Evidente e a premissa o Conta as premissas elas estão dentro do argumento Mas você vai separar o argumento em dois e coisas que você vai contar para os jogadores pode até uma sinopse que você vai passar para ele e coisas que você não vai contar para os jogadores que eles não saberão que eles irão descobrir no decorrer do jogo é muito importante e os narradores pensem nas premissas Evidente e o conta um jogo sempre Miss oculta e é sem graça o jogo sempre me ser vidente faz os jogadores não saberem que personagens criarem
e vai atrapalhar o desenvolvimento da narrativa as nossas premissas são a premissa Evidente uma pessoa desapareceu informações dizem que ela foi levada para um laboratório clínico no centro da cidade uma matilha precisa invadir o local para resgatá-la preparem que em comparação o argumento o argumento dizia pessoas estão sendo adaptadas a premissa de uma pessoa desapareceu a gente João contou que são várias e ela foi levada para o laboratório clínico no centro da cidade já contamos tem um laboratório na plantec os jogadores mais experientes vão até suspeitar que é um laboratório da pentax mas mais na
frente a gente vai quebrar isso com eles vai quebrar essa expectativa eu não sei da cidade de uma matilha precisa invadir um lugar local e resgatar essa pessoa temos uma premissa Evidente a premissa oculta as coisas que a gente tirou do dessa premissa Evidente em cientista fur os jogadores não sabem disso bem rápido dando pessoas e levando para um laboratório da pentax onde ele faz experiências para transformá-las em monstros Esse é o básico você consegue pensar isso em 10 minutos mais três minutos anotando É sim você começa a criar sua história sua aventura inesquecível mesmo
nesse formato bem Clichê bem old-school de Lobisomem O Apocalipse vamos fazer o seguinte cria o seu argumento Cristo é evidente oculta mande nos comentários e vamos debater elas vamos ver o que que dá para deixar elas mais interessantes mais legais no próximo vídeo usando elas a gente vai começar a criar a estrutura da Aventura XP renome para todo mundo Beijos até já