Irmãos vamos agora para o livro de Gênesis Capítulo 16 ouçamos a leitura de todo o capítulo é um capítulo curto são 16 Versículos Embora tenha um conteúdo muito importante para nossa sequência e compreensão do desenrolar da história da Redenção conforme temos no Antigo Testamento Gênesis Capítulo 16 hora sarai mulher de Abraão não lhe dava filhos mas tinha uma serra egípcia chamada Agar Então sarai disse Abraão Eis que o senhor me impediu de dar a luz filhos tome pois a minha serva Talvez assim eu possa ter filhos por meio dela e Abraão concordou com o plano
de sarai então sarai mulher de Abraão tomou Agar sua serva egípcia e a deu por mulher Abraão seu marido depois que ele já estava morando durante 10 anos na terra de cana ele teve relações com H E ela ficou grávida ao saber que estava grávida Agar começou a olhar com desprezo para sua senhora então sarai e disse Abraão seja sobre você afronta que é feita a mim eu mesma pois a minha serva em seus braços ela porém vendo que engravidou me olhou com desprezo que o senhor julgue entre mim e você Abraão respondeu a sarai
você continua a ter controle sobre a sua serva faça com ela o que melhor lhe parecer então sarai a humilhou e h fugiu da presença dela quando o anjo do Senhor encontrou junto a uma fonte de água no deserto junto à fonte no caminho de Sul perguntou-lhe Agar serva de sarai De onde você vem para onde vai ela respondeu fujo da presença de sarai minha senhora então hoje do Senhor lhe disse volte para sua senhora e sujeite-se a ela e o anjo do Senhor disse também aumentarei muito a sua descendência de maneira que de tão
numerosa não poderá ser contada e o anjo do Senhor continua você está grávida e dará luz um filho a quem chamará Ismael porque o Senhor ouviu o seu grito de aflição ele será entre os homens como um jumento selvagem a sua mão será contra todos e a mão de todos será contra ele e habitará diante de todos os seus irmãos então Agar deu ao senhor que havia falado com ela o nome de tu és o Deus que me vê porque ela dizia nesse lugar eu olhei para aquele que me vê por isso aquele poço se
chama Bear Roy fica entre cádes e beretti a gardeu a luz um filho Abraão e Abraão chamou de Ismael filho que Agar lhe deu Abraão tinha 86 anos quando Agar lhe deu a luz Ismael tem aqui a leitura da palavra de Deus Oremos mais uma vez pedindo a iluminação do Senhor ó Deus nós pedimos que o Senhor nos ajude a entender essa passagem qual o papel dela na história da Redenção e que lições nós podemos tirar para nós hoje dessa forma instrui o teu povo e o consola conforta corrige edifica tudo de acordo com a
necessidade que o Senhor conhece tão bem Dame Graças vigor forças para expor a tua palavra é o que peço em nome do Senhor Jesus amém tudo bem queridos O que é que Deus havia deixado Claro até agora com respeito aquela descendência que ele havia prometido Abraão desde que o tirou da Terra da Mesopotâmia da cidade de ur dos caldeus são pelo menos três coisas que no desenrolar dos eventos a partir do capítulo 12 ficam claras com respeito a descendência de Abraão primeiro que essa descendência seria muito numerosa Deus deixou isso claro mais ainda na última
mensagem na penúltima mensagem quando nós vimos que Deus fez uma aliança com Abraão e essa nessa aliança Deus o leva para contar as estrelas do céu e fazer uma analogia entre as estrelas que eram tão numerosas que não poderiam ser contadas e a descendência de Abraão e antes Deus já tinha dito que essa descendência seria tão numerosa como o pó da terra Então essa é a primeira coisa que a gente sabe que Deus prometeu Abraão uma descendência muito numerosa a segunda coisa que agora ficou Clara depois também do capítulo 15 é que essa descendência viria
através de um filho natural de Abraão e não de alguém adotado como Abraão tinha pensado que já que ele não tinha filhos o seu herdeiro seria o Damasceno Eliéser que era o servo de confiança dele e o que eram costume daquela época uma vez que o patriarca não tinha herdeiros ele podia nomear adotar um servo Seu como sendo o seu herdeiro legítimo e legal Abraão chegou a pensar que Deus iria cumprir a promessa através de Eliéser mas Deus disse não não vai vai ser através de um filho natural seu um filho que virá de você
Então essa é a segunda coisa que já ficou Clara e uma terceira coisa que parecia Clara o que está implícita embora não tenha sido declarado ainda é que esse filho que seria um filho natural e de quem viria uma descendência numerosa seria da legítima esposa de Abraão sarai então isso não foi dito até agora né que seria através de sarai que era a esposa dele mas é óbvio né se Abraão é casado e ele vai ter um filho natural se pressupõe que recom com a sua própria esposa sua mulher legítima entretanto parece que isso não
estava muito Claro não para o casal que se vê a coçado pelo tempo que passa pelas dificuldades naturais de Sara e o herdeiro não vem aqui nós precisamos fazer uma segunda observação para também entender o que é que vai acontecer aqui fazia parte da cultura do antigo Oriente dos povos daquela época uma mulher casada porém estéreo obter filhos através do que nós vamos chamar aqui de uma esposa secundária isso era um costume que tá bem atestado naquele famoso código de hamurabi onde existe sessões inteiras a respeito disso quais seriam os deveres dessa esposa secundária o
que deveria ser feito com os filhos o que que se deveria fazer no caso delas brigarem a esposa principal com a esposa secundária isso tá no código famoso código de hamurabi e tá também em alguns textos de nuzi e outros uma carta egípcia existe uma série de documentos que mostram com clareza que esse eram costume do antigo Oriente a mulher casada ela não tinha filhos mas ela tinha uma serva Então ela poderia promover aquela serva ao Status de esposa secundária através de quem então ela teria filhos o seu marido seria relações com essa essa esposa
secundária e ela então os filhos que nascessem daquela relação seriam por direito da esposa principal tira da esposa principal só que isso só poderia acontecer com consentimento da esposa principal né Se ela tomasse essa decisão e fizesse esse consentimento o fato de que isso era uma prática antiga atestada por outros documentos além da Bíblia não quer dizer que é certa Espero que os irmãos estejam entendendo isso estou apenas dizendo que no contexto daquela época era visto como sendo uma prática normal do ponto de vista da Revelação total de Deus e do projeto do Senhor quando
ele fez o homem e a mulher e do casamento monogâmico que é o padrão de Deus é óbvio que tá errado mas era assim que as coisas eram feitas no antigo Oriente e nessa a essa altura da história com tudo isso em mente nós vamos examinar agora o conteúdo do Capítulo 16 o que nós temos aqui são fatos que se deram depois de Deus ter feito uma aliança com Abraão e que ele fez para fortalecer a fé do Seu servo Abraão tinha pedido a Deus Deus como é que eu vou saber que eu vou herdar
essa terra e que a minha descendência de fato vai habitar nela e Deus se compromete Deus empenha a sua própria vida por assim dizer naquele Ritual em que ele passa entre as duas metades dos animais e com isso confirmando a sua palavra como que dissesse que eu morra se eu não cumprir a minha palavra que eu estou dando a você Abraão e Deus fez isso na sua misericórdia para fortalecer a fé do Seu servo com relação às promessas da descendência e da terra contudo Apesar de todas as reafirmações de Deus apesar de e tudo que
ele vinha dito vinha dizendo até agora e feito Abraão e sua esposa sarai vacilão mais uma vez diante do desafio de confiar e esperar a intervenção sobrenatural de Deus que certamente seria necessária dadas condições de sarai e aqui eles tentam tomar em suas próprias mãos o cumprimento da Promessa com resultado desastroso como nós iremos ver Apesar de que Deus na sua misericórdia vem salvar a situação no final da história Vamos então ver cada parte dessa narrativa na expectativa que nosso Deus nos ajude a compreendê-la e que possamos tirar lições preciosas para nós Lembrando que tudo
que antes foi escrito para o nosso ensino foi escrito e que através da escritura nós podemos ter esperança conforto e orientação primeira parte da narrativa tá aí do verso primeiro até metade inicial do verso 4 é o relato de como sarai entrega Agar como esposa secundária para Abraão e Moisés introduz esse episódio narrando dois fatos importantes para aquilo que vai acontecer primeiro que sarai não dava filhos Abraão tá indo verso primeiro sarai mulher de Abraão não lhe dava filhos isso já tinha sido dito lá no capítulo 12 aliás no Capítulo 11 quando sarai é mencionada
como uma mulher de Abraão pela primeira vez e lá Moisés já antecipa e ela estéreo ela era estéril e agora Moisés repete isso aqui porque essa informação vai ser importante para os fatos que vão se desenrolar em seguida ela continuava estéril depois dos 10 anos em que eles haviam saído da cidade de ur fazia 10 anos do chamado de Abraão e ela continuava na mesma situação quando o chamado aconteceu ou seja ela não dava filhos Abraão Sara devia ter agora cerca de 75 anos sarai devia ter cerca de 75 anos talvez a menopausa já tinha
chegado não é muita probabilidade e ela contudo era a legítima esposa de Abraão veja como Moisés introduz sarai mulher de Abraão chamando atenção para esse fato de que ela era a esposa legítima esposa de Abraão ela não lhe dava filhos sarai deveria ter esperado pacientemente pela intervenção de Deus confiando de que se Deus prometeu ele haveria de atender ele com seu poder extraordinário faria com que a promessa se cumprisse Apesar dela ter 75 anos e continuar Ester era isso que Deus queria que estará e fizesse que aguardasse o tempo de Deus em fé e expectativa
perseverando na fé perseverando ali em oração e embora que não seja dito é evidente que a proposta que ela vai fazer ao seu marido nasce dessa falta de confiança em Deus e do desejo ou da disposição de aguardar em Fé o que Deus vai fazer a segunda informação que Moisés Nos dá aqui preparando para o que vai acontecer é que sarai tinha uma serva era uma serva egípcia chamada H isso aí tá no final do verso Primeiro ela talvez foi adquirida durante aquele tempo que Abraão e sarai ficaram no Egito Logo no início da nossa
narrativa aqui no capítulo 12 nós vemos que durante uma fome intensa que teve em Canaã Abraão acabou junto com sarai indo para o Egito para poder ali sobreviver e lá durante o tempo em que estiveram foram muito agraciados pelo Faraó por causa de sarai e ganharam muito gado muitas riquezas e diz lá o texto do capítulo 12 verso 16 que também adquiriram muitos servos E servas então é provável que foi nessa ocasião que Agar foi comprada ou foi dada pelo Faraó para Abraão e sarai particularmente para sarai e se tornou parte do clã de Abraão
como serva de sarai Isso aqui é bom lembrar né porque o termo serva que é usado aqui no hebraico não significa escrava mas uma serva pessoal como Eliéser era o servo pessoal de Abraão então H era aquela de sarai a serva pessoal de sarai então esses são os dois fatos 75 anos continuava estéreo já fazia 10 anos do chamado situação permanecia a mesma ela não dava filhos Abraão mas ela tinha uma serva chamada Agar sua serva pessoal e que havia sido adquirida no Egito então juntando esses dois fatos Então sarai faz uma proposta para o
seu marido proposta tá aí no verso 2 será e disse Abraão Eis que o senhor me pediu de dar a luz filhos tome pois a minha serva Talvez assim eu possa ter filhos por meio dela ela usa a sua esterilidade em vez de usar como um desafio para fé ela usa como indicação de Deus de que ela deveria fazer alguma coisa Deus me impediu de dar à luz filhos Então se Deus me impediu de dar a luz filhos ela entendeu que esse entendimento já fazia 10 anos então ela imaginou que seria para sempre né ela
nunca poderia ter filhos Então Deus me impediu de ter filhos ela usa isso como indicação de que ela teria que então fazer alguma coisa para que a promessa se cumprisse Então ela tinha uma serra tão um mais um somou tudo era um costume daquela época e ela entendeu que esse talvez fosse o caminho vamos dar uma ajuda né a Deus para que Deus possa fazer a sua vontade para que as coisas aconteçam conforme ele prometeu e assim voluntariamente ele ela propõe entregar a sua serva para ser a segunda esposa de Abraão e diz aqui o
texto quem sabe eu possa ter filhos talvez eu possa ter filhos por meio dela no hebraico a expressão que foi traduzida como ter filhos Talvez eu seja edificada através dela né edificada ali você tem que lembrar que era muito importante para uma mulher ter filhos e ter uma família então ela queria ser edificada nesse sentido ela queria ter uma família como ela não podia de forma natural então agora quem sabe através daquele recurso daquela época ela viesse a ser edificada né porque os filhos que nascessem de H seriam os filhos dela por direito seria um
filhos dela e então ela faz essa proposta assim tirando das mãos de Deus o processo de solução e a condução das suas promessas e é muito similar ao que o casal tinha feito algum tempo antes quando veio a fome em Canaã eu já mencionei e eles em vez de terem confiado em Deus que Deus disse peregrine aqui na terra de Canaã eles deram um jeitinho não vão para o Egito né ali nós vamos ali nós vamos salvar o nosso ali nós teremos alimentos e tudo o casal já tinha tirado das mãos de Deus o a
administração das promessas e com resultados desastrosos também conforme nós já vimos aqui no verso 2 Nós lemos que Abraão concorda com o plano da sua mulher final do verso 2 e Abraão concordou com o plano de sarai impressionante como isso aqui nos lembra né dá um déjà vu né onde foi que eu já vi isso um homem Ouvindo a Voz da sua mulher para fazer o que é errado onde é que eu vi isso nós ouvimos isso lá no capítulo 3 de Gênesis quando a Adão deu ouvidos a sua mulher para fazer o que não
devia diante de Deus fazer o que não devia essa displicência de Abraão reflete um momento de vacilação em sua fé e a sua confiança no Senhor talvez imaginando aquilo que nós dissemos no início né que não tinha ficado específico através de que mulher ele teria filhos Tava claro que seria numerosa Tava claro que seria dele mas não tinha dito Ainda nenhuma palavra que seria da sua legítima esposa talvez tudo isso misturou na cabeça de Abraão e ele é quem sabe esse seja o plano de Deus quando esse plano significaria não confiar na providência e no
poder Extraordinário de Deus então passamos por verso 3 Onde sarai entrega Agar a Abraão sarai mulher de Abraão tomou Agar sua serva egípcia e a deu por mulher Abraão seu marido não podemos deixar de ver mais uma vez a semelhança na sequência né tomou deu ao marido Gênesis vendo o fruto tomou deu ao marido e ele comeu fruto é a mesma sequência que nós encontramos aqui e aqui diz o texto né que ele já estava em Canaã fazia 10 anos tá aí no final do verso 3 10 anos de peregrinação 10 anos de experiências com
Deus mas mesmo assim eles ainda não haviam crescido suficiente a sua fé não era forte o suficiente para confiar na providência de Deus e os estratagemas humanos as soluções humanas então aparecem tudo bem agora essa foi a primeira parte agora vamos ver os resultados desastrosos dessa escolha dessa proposta de sarar e aqui essência de Abraão que tá aí da metade do capítulo metade do verso 4 até o verso 6 nós vamos ver aqui que decisões erradas movidas pela carne e não pelo Espírito elas sempre trazem consequências desastrosas e vamos ver essas consequências depois que sarar
e Abraão tomarem suas mãos o cumprimento da Promessa de um herdeiro a primeira consequência é que Agar Quando fica grávida ela passa desprezar sarai e sair não esperava quando fez o plano né mas agora é já começa a sentir as consequências da Escolha Errada Lemos aí no início do verso 4 que Abraão teve relações com H E ela ficou grávida ao saber que estava grávida Agar começou a olhar com desprezo para a sua senhora Como eu disse ter filhos era algo extremamente desejado pelas mulheres no antigo Oriente e não ter filhos às vezes era visto
como sendo um castigo de Deus e Agar agora grávida do Patriarca ela começa a se sentir superior a sua patroa sarai ela era uma serva e agora tinha passado a posição de esposa secundária ela era fértil e sarai não era ela agora ia dar um filho Abraão e sarai não tinha dado filhos a ele e ela deve ter demonstrado essa arrogância esse sentimento de superioridade contra a sua patroa através de palavras e ações e assim afrontando que é o termo né que é usado aqui afrontando sarai e desprezando a sua senhora a palavra desprezar que
é usada aqui no verso final do verso 4 começou a olhar com desprezo é a mesma palavra que é traduzida como amaldiçoar lá no capítulo 12 verso 3 quando chamou Abraão e disse amaldiçoarei os que te amaldiçoarem Então pode esse desprezo pode ter sido tão forte a ponto de HT amaldiçoado sarai não é dizendo você é maldita de Deus você é castigada por Deus porque você não tem filhos Então ela de fato afrontou a sua senhora desprezou a sua senhora através de palavras e através de atitudes e aqui a gente vê a veracidade da palavra
de Deus Olha o que que diz o livro de provérbios Capítulo 30 de 21 a 23 Diz Que Tem três coisas que Deus não suporta e que tem quatro que fazem estremecer a terra adivinha qual é a número 4 a Escrava que se torna herdeira da sua senhora a Escrava que se torna herdeira da sua senhora é uma das quatro coisas que fazem com que a terra estremeça ou seja ela se enche de orgulho se enche de arrogância né pensando que é alguma coisa e faz uma série de bobagens que foi exatamente o que Agar
começou a fazer contra Sara primeira consequência é essa Sara começa a sentir provar do seu próprio remédio ela sente e experimenta agora o desprezo da sua escrava que ela voluntariamente da sua serva que ela voluntariamente te entregar ao seu marido para ser a segunda esposa segunda consequência é que agora o casal parte para o Paulo né a briga agora sarai responsabiliza Abraão pelo acontecido ela ela vai botar a culpa agora em Abraão tá aí no verso 5 seja sobre você afronta que é feita a mim eu mesma pois a minha serva em seus braços ela
porém vê no que engravidou me olha quando desprezo que o senhor julgue entre mim e você aqui ela quer que Deus faça cair sobre Abraão afronta que ela tá passando da parte de hagar e ela acusa Abraão de ser o responsável por aquela situação talvez realmente Abraão não tem não seja Totalmente Inocente nesse Episódio talvez ela passou a tratar ele passou a tratar H com mais favor com mais deferência afinal ela agora era a segunda esposa afinal ela tinha engravidado afinal ela haveria de lidar um filho e naturalmente isso provocou deu asa cobra né encorajou
Agar e provocou Zelos e ciúmes em sarai não é obviamente é por isso que bigamia e poligamia nunca dava certo no antigo testamento e por isso que Deus também nunca provou esse tipo de coisa e ela inclusive invoca Deus e diz que Deus seja o juiz entre mim e você para ver quem de nós dois está certo em toda essa situação aqui terceira consequência já Vimos a primeira H afronta sarai já Vimos a segunda sarai agora afronta o marido e agora vemos Abraão aqui resolvendo problemas simplesmente entregando H debaixo da autoridade de Sara no verso
6 Abraão respondeu a Saraiva você continua ter controle sobre a sua serva faça com ela o que melhor lhe parecer teria sido a oportunidade para o patriarca homem de Deus resolver a situação reconciliar a situação por um fim aquilo aí aquilo ali mas ele simplesmente é diz que mesmo grávida ela continua sendo escrava de sarai Não está errado mas ele já deveria saber o que ele queria acontecer não é sarai poderia fazer o que bem quisesse com H diz Abraão e aqui a gente vê aquele mesmo padrão da queda não é verdade lá de Gênesis
3 Gênesis 3 é o parad de todos os pecados que aconteceram daquele dia em diante é sempre a mesma coisa sarai culpa o marido e o marido se livra da culpa passando a culpa para cá então Eva colocou a culpa em Abrão aliás Adão colocou a culpa em EVA que colocou a culpa na Serpente ninguém assumiu culpa de ninguém até agora né ninguém aqui é culpado todos são e ninguém é é a mesma coisa lá do Jardim é a mesma coisa nos dias de hoje as pessoas não assumem a responsabilidade pelos seus erros não assume
responsabilidade pelos seus pecados transfere a responsabilidade para os outros e assim vai até que Deus intervém vemos agora a quarta consequência no final do verso 6 quando sarai agora se vinga ela agora com autorização do marido não é ela não tinha feito até agora nada porque ela era H era a segunda esposa né agora Abraão liberou faça com ela o que ela quiser e ela agora vem com toda a vingança né vem com gosto de sangue na boca vem com a faca nos dentes como a gente diz aí em cima de H Diz aí final
do verso 6 então sarai a humilhou começou a maltratar submeteu a serviços e humilhantes você agora vai lavar todos os banheiros é só você que vai fazer as outras servas não você agora vai lavar banheiro aqui o dia todo humilhou com palavras deve ter insultado talvez até maltratos físicos como bofetada chute o código de hamurabi diz que quando uma serva se rebela contra a sua senhora a sua senhora poderia e marcar a ferro e fazer com que ela volte a ser escrava aquela que é serva pessoal né se insultar a senhora se revelar contra a
senhora podia ser marcada com ferro quente e devolvida ao hall de escrava né humilhado Dessa forma não creio que ou chegou a esse ponto aqui mas que sarai humilhou é H brutalmente não não temos a menor dúvida disso e agora a última consequência tá aí no final do verso seis H foge da presença da sua senhora o que temos aqui é uma patroa cruel e vingativa e uma serva arrogante em submissa a tempestade perfeita né a receita perfeita aqui para confusão Exatamente isso um dia agardicide que ela não vai mais aguentar os maus tratos da
patroa que não vai mais se submeter tá tudo aquilo e ela foge do clã de Abraão levando o filho do Patriarca no seu ventre e assim ela se aliena da família da Bênção da família da Promessa queridos quantos danos dores e tristezas acontecem quando nós tomamos nossas vidas em nossas mãos e paramos de depender de Deus quando nós lançamos mão de estratagemas humanos estratagemas dúbios que não são claros que não refletem fielmente a vontade de Deus E nós queremos nos adiantar às vezes porque demora muito às vezes porque o tempo passa e a gente não
consegue perseverar a guardar pacientemente o tempo do Senhor o momento de Deus e aí nós seguimos caminhos que não são os caminhos corretos que não são os caminhos prescritos por Deus e os resultados nós colheremos sempre mais adiante porque aquilo que o homem plantar ele certamente colherá decisões erradas e precipitadas elas trazem consequências como nós vimos aqui mas nosso Deus é misericordioso louvado seja Deus aqui do verso 7 a 14 Moisés registra misericórdia de Deus para com aquela serva arrogante insubordinada e Rebelde Lemos do verso 7 em diante que o anjo do Senhor encontrou Agar
na sua fuga falou com ela mandou que ela voltasse e se submetesse a sua senhora é a primeira vez que na Bíblia aparece a expressão anjo do Senhor anjo do Senhor tá aí no verso 7 quando o anjo do Senhor a encontrou existem depois disso aqui existem dezenas de referências ao anjo do Senhor também no livro de Gênesis Abraão ainda vai encontrar o anjo do Senhor pelo menos mais duas vezes no desenrolar da sua história Quem é esse anjo do Senhor sobre isso existe polêmica não existe unanimidade entre os estudiosos alguns acham que eram um
Anjo um anjo mesmo que Deus enviava em ocasiões especiais um anjo que eram representante autorizado de Deus que podia falar no nome de Deus outros acham que é o próprio Deus que era o próprio Deus por alguns motivos primeiro o anjo do Senhor quando ele aparece nos relatos bíblicos ele fala como se fosse Deus e ele age como se fosse Deus e ele tem poderes para fazer determinadas coisas que só Deus teria e aqui mesmo por exemplo depois de ser mencionado no verso 7 o anjo do Senhor no verso 13 quando Agar vai relatar aquilo
que ela viu ela diz assim agardeu ao senhor que havia falado com ela o nome tu és o Deus que me vê porque ela dizia nesse lugar eu olhei para aquele que me vê percebe a identificação de Deus com o anjo do Senhor aqui e não só aqui mas em várias outras passagens o anjo do Senhor é identificado como sendo o próprio Deus é claro que pode se dizer que uma vez que ele era um representante de Deus essa identificação é válida mas também não é impossível que o próprio Deus como ele vai fazer milhares
de anos depois quando ele assume uma natureza humana e mora aqui entre nós embora a Encarnação é diferente de uma teofania mas Deus vai fazer isso de maneira defin quando ele vem entre nós na pessoa do seu filho Jesus Cristo Deus antes pode ter aparecido em forma humana se manifestado em forma humana como vai ficar claro quando chegarmos no episódio de Sodoma e Gomorra não é que Deus de fato apareceu como na forma de uma pessoa assumir uma forma humana para conversar com Abraão quem sabe foi esse caso aqui também não podemos ter certeza absoluta
Mas eu sou um dos que entende que o anjo do Senhor era o próprio Deus é vindo em forma humana atender as necessidades do seu povo embora eu com certeza não posso fazer isso uma afirmação definitiva de uma forma ou de outra o anjo do Senhor é a expressão e a manifestação do próprio Deus O anjo do Senhor então aparece encontra diz o texto aqui que ele encontra ele encontra H ele encontra h Lemos ela estava no caminho para é uma localização que fica as margens ou nos limites do Egito então o que que isso
significa que ela tava fugindo de volta para casa ela era egípcia ela era do Egito ela fugiu do clã de Abraão que morava em Hebrom ao norte e agora ela tá descendo O Caminho do Sul o caminho que vai de Canaã para o Egito e nessa localidade nesse lugar chamado sur que significa Muralha já indicando os quase os limites do Egito havia um poço à beira da estrada e foi ali que H foi encontrada pelo anjo encontrar dava a ideia de que o anjo do Senhor vinha procurando ela não é maneira humana de falar porque
porque o texto vai sugerir mais adiante que Agar vinha clamando ao Senhor agarvinha buscando a Deus e invocando o nome de Deus na sua angústia e na sua aflição como egípcia ela tinha adorado muitos Deuses lá no Egito mas depois que ela veio para o clã de Abraão como escrava como serva ela veio a conhecer o verdadeiro Deus o Deus de Abraão e como e isso aconteceu com muitos dos servos de Abraão exemplo ele é Zé que já foi mencionado no capítulo anterior então muitos dos servos de Abraão foram convertidos através do Ministério do Patriarca
muita gente que estava no clã dele E aparentemente H era uma dessas e ela clamou ao Senhor e na sua aflição e na sua angústia o anjo do Senhor veio ao seu encontro e a encontrou lá naquele poço onde ela desfalecida cansada angustiada sem saber o que fazer da vida é encontrada pela misericórdia de Deus O anjo então ordena que H era não era isso que queria ouvir com certeza né mas o anjo do Senhor ordena Que ela volte e se sujeite a sarai verso 8 perguntou-lhe o anjo do Senhor h a serva de sarai
De onde você vem para onde vai ela respondeu fujo da presença de sarai minha senhora então o anjo do Senhor lhe disse volte para sua senhora e sujeite-se a ela note como o Anjo se refere a sarai no verso 8 H serva de sarai o Anjo diz você é serva você é já começa Despertando sarai para o seu real status quem você é você é uma serva você é uma escrava é isso que você é e isso serve também para despertar para o pecado que ela havia cometido de afrontar a sua senhora e de fugir
de debaixo da sua autoridade em seguida o Anjo pergunta De onde você vem para onde você vai e sarai perdão e Agar naquele momento ali onde eu disse sarai aqui por favor leia como h e e agora então lembra que ela saiu estava vindo da casa de Abraão onde tinha sido abençoado e recebeu o privilégios estava indo para o Egito talvez voltando para os seus Deuses e a resposta dela o Anjo é muito Franca honesto e verdadeira talvez já provocada pela própria pergunta ela disse no verso final do verso 8 Eu Tô fugindo da presença
de sarai minha senhora então ela reconhece aqui aqui você já percebe um mostras do quebrantamento do reconhecimento do que é que ela havia feito resposta Frank e honesta que ela reconhece que Sara é sua senhora que não deveria ter afrontado e revela a intenção que era fugir dela o anjo do Senhor então como eu disse disse que ela volte para casa volte para sua senhora que se sujeite autoridade dela que era isso que ela devia ter feito em vez de afrontar e fugir e com isso que se humilhasse diante dela Pelos Pecados cometidos em seguida
hoje do Senhor conforte e anima Agar com uma promessa tá aí do verso 10 ao verso 12 ela terá Primeiro ela terá uma descendência numerosa impossível de contar e essa promessa é feita em termos daquela que foi feita Abraão no verso 10 aumentarei muito a sua descendência de maneira tão numerosa não poderá ser contada aquela mesma promessa que foi feita Abraão agora é feita a ela a sua descendência vai ser inumerável só faltou dizer como o pó da terra e como as estrelas do céu mas a sua descendência vai ser enumerável é claro que isso
aqui não é por causa dela mas porque o filho dela era filho de Abraão aquele portador das promessas aquele a quem Deus disse que a descendência dele seria tão numerosa como as estrelas do céu se eu seu filho segunda coisa que o Anjo lhe disse deve ser chamado de Ismael tá aí no verso 11 porque significa em hebraico Deus ouve e o nome de Ismael reflete aquela situação em que H tem um encontro com Deus Deus ouve Deus ouviu a aflição dela Deus ouviu o seu clamor o seu gemido e Deus atendeu terceira coisa que
o anjo do Senhor diz é que o filho que ela vai ter de quem viria uma descendência numerosa que seria chamado Ismael que significa Deus vê entretanto ele seria uma pessoa dura e dócil e de difícil relacionamento no verso 12 ele vai ser como jumento selvagem em domito solitário e Indomável como a sua mãe que preferiu fugir a se sujeitar segundo a mão dele vai ser contra todos e a mão de todos contra ele mostrando que Ismael e a sua descendência seria um povo sempre cercado por conflitos e terceiro ele vai viver diante de todos
os seus irmãos o que pressupõe né vejo aqui a sutileza que Abraão teria ainda outros filhos teria outros filhos aí então ele viverá em conflito e oposição constante contra seus irmãos ou vai viver longe dos seus irmãos o hebraico permite essas duas interpretações essa profecia a respeito de Ismael o filho de Abraão com a Escrava h vai se cumprir literalmente a medida que a vida de Abraão e demais Patriarca se Desenrola no livro de Gênesis e através da história no conflito histórico entre os árabes que são descendentes de Ismael e os judeus que são descendentes
do filho que virá de sarai nós vamos ver isso com mais clareza mais adiante Quando chegarmos no Nascimento de Isaque mas aqui já está o primeiro ponto a primeira menção desse conflito que haverá entre essas duas descendências embora ambas tenham vindo do mesmo pai do mesmo Patriarca agarra então terminando né ela já no fim do episódio ela dá um nome ao poço daí do verso 13 até o verso 14 Primeiro ela chama Deus por outro nome é a única vez que esse nome de Deus aparece aqui na Bíblia ela se refere a Deus e a
primeira vez que aparece alguém nomeando Deus é uma mulher nomeando Deus isso não tem e nenhum desses textos código de hamurabi os documentos de de nuvem vários outros textos nunca aparece isso de uma mulher se dirigir a Deus e dá nome a Deus aqui é um caso único né que nós temos aqui agardeu ao senhor que havia falado com ela o nome de tu és o Deus que me vê e a razão ela diz porque ela dizia nesse lugar eu olhei para aquele que me vê ali foi o local do encontro de com Deus ela
olhou Ela viu o que pressupõe a forma humana não é Deus apareceu em forma humana para ela e ela viu ela olhou ela reconheceu que era Deus e deu o nome então de o Deus que me vê e aí ela chama o poço por esse nome lá ai a perdão BR lai roi e que significa literalmente eu peguei aqui o o nome que significa literalmente fonte daquele que vive e me vê e esse era o nome do poço até a época em que Moisés escreveu esse livro a localização é dada aqui mas a gente hoje
não sabe mais Onde está cádes e não sabe onde está a berede portanto a localização é incerta mas apenas para mostrar é um detalhezinho para mostrar a historicidade do texto né como Moisés procurava sempre amarrar a narrativa a um local a uma data a uma pessoa para mostrar a sua veracidade e a sua aqui nós vemos queridos Como Nosso Deus é compassivo e misericordioso como ele veio atrás dessa mulher em submissa e Rebelde ouviu a sua aflição e abençoa e manda Que ela volte com essa promessa de uma numerosa descendência através de Abraão o texto
termina falando do nascimento da criança versus 15:16 ela retorna para o clã de Abraão e lhe dá a luz um filho que Abraão chama de Ismael ele tinha 86 anos quando isso aconteceu quando Ismael nasceu e não há dúvida de que Abraão aqui tá pensando é esse não é porque depois do que Deus disse para Agar que ela teria através de Ismael uma descendência numerosa que foi a mesma coisa que ele disse para mim não tenho dúvida que Ismael vai ser o herdeiro e aqui a gente percebe mais uma vez como a gente se engana
com Deus né vai ficar claro de que não é Ismael não é Ismael Abraão Mas vai ser o filho da tua esposa legítima filho da tua esposa legítima o cumprimento da promessa tudo bem gente chegamos ao final vamos partir já para conclusão eu queria trazer algumas lições para nós aqui o texto nos dá a origem dos ismaelitas e a razão pela qual mesmo que eles sejam filhos de Abraão eles não vão fazer parte do Povo de Deus e nem herdar a terra prometida os ismaelitas Os descendentes de H descendentes de Israel eles eram filhos de
Abraão mas eles não vão fazer parte dos descendentes de Abraão que vão herdar a promessa e a terra isso mostra porque porque Ismael nasceu segundo a carne e não segundo o espírito Ele nasceu de uma ação humana e não da promessa de Deus que é um ponto que o apóstolo Paulo vai fazer em romanos capítulo 9 ele vai dizer que nem por serem filhos biológicos Eles são filhos da Promessa mostrando que a eleição de Deus não é de acordo com a genética mas de acordo com a sua soberania é esse argumento que Paulo vai usar
em romanos 9 segunda coisa a gente aprende mais um pouco a respeito do Deus de Israel ele tem o seu tempo para cumprir a promessa mas ele também escuta o clamor do Aflito do desesperado daqueles que fizeram decisões erradas e que estão cuidando os resultados trágicos disso Deus na sua misericórdia transforma efeitos negativos das nossas escolhas erradas em coisas de bem para o seu povo esse é o nosso Deus isso nos encoraja buscá-lo quanto a poligamia desses servos de Deus do Antigo Testamento o fato de que Abraão tomou uma segunda esposa não quer dizer que
Deus sanciona a bigamia veja os resultados toda vez que são casos são mencionados assim de poligamia dos servos de Deus os resultados trágicos vem em seguida a ideia não partiu de Deus fique claro e nem ele pediu que Abraão fizesse isso no Novo Testamento o padrão já fica muito claro de Deus o casamento é monogâmico poligamia era alguma coisa que pecaminosa que virou costume no antigo Oriente Deus tolerou na sua muita misericórdia e paciência mas a medida que a revelação prossegue ele volta ao padrão original lá do Jardim do Éden que Deus fez um homem
e uma mulher esse é o padrão de Deus mas uma lição aqui fica claro né que nem sempre nós podemos conseguir discernir claramente de uma vez a vontade de Deus para nossa vida Abraão chegou a pensar que poderia ter a promessa através daquele estratagema depois ele vai pensar que Ismael seria o filho prometido mas o plano de Deus é outro o plano de Deus é outro queridos Deus nunca mostra qual o final do livro da nossa vida de uma vez ele passa uma página por dia a gente queria muito saber todo mundo que já leu
um romance né que fica interessado a gente Queria muito passar página seguinte logo para saber o fim né do drama Especialmente quando é uma atenção vai criando uma atenção no leitor e às vezes a gente faz isso né a gente simplesmente pula vai lá para o final para ver como é que vai ser Deus nunca faz isso é uma página por dia por isso você não sabe por isso você não sabe nós temos que viver um dia por vez na esperança de que Deus vai nos conduzir basta cada dia o seu mal vocês não sabem
o que que vai acontecer amanhã então sempre depender de Deus sempre descansar nele não tentar tomar em suas mãos aquilo que pertence a Deus fazendo assim atitudes impensadas por último esse texto Deixa claro a seriedade do que aconteceu lá em Gênesis Capítulo 3 como a queda afetou de fato a raça humana a ponto de que nem homens de fé como Abraão que se tornaram pai da fé que se tornou O Pai da Fé o pai do Povo de Deus ele escapou dos efeitos do pecado A ideia é de sarai ela coloca a culpa em Abraão
Abraão se mostra displicente deixa H sofrer as consequências H foge de casa é um texto cheio de manifestações da dureza do coração humano da corrupção do Pecado em nossa mente e em nossas faculdades mas é também um texto cheio de manifestações da Graça de Deus e da Misericórdia desse Deus bondoso amoroso e que tem compaixão do seu povo Espero que nessa manhã essa palavra fale ao seu coração alertando você que você para que você persevere para que você descanse que você aguarde acalme o seu coração na presença de Deus não tome decisões precipitadas a ira
do homem não produz a justiça de Deus aguarde o tempo de Deus e Deus certamente haverá te abençoar e no tempo dele fazer a coisa certa a