atribui se admite a seguinte frase quem tem um porquê para viver pode suportar qualquer como podemos traduzir quem tem um motivo uma razão para viver pode suportar quaisquer tipos quaisquer maneiras de vida qualquer forma qualquer quaisquer problemas que a vida é mostrar para nós muito bem mas e se morrerem os porquês e se morrerem os motivos e se tivermos um sentimento de falta de sentido de corrosão de valores muito bem geralmente nós associamos este sentimento mais associamos esse acontecimento ao assim chamado lulismo nesta aula nós veremos o que é o lulismo ou melhor dizendo o
que são os niilistas teremos nessa aula que não existe apenas um tipo de nanismo queremos que existem várias abordagens para as maneiras de ser lista vemos que podemos falar em um mesmo negativo na corrosão dos valores na substituição dos antigos pilares que sustentavam a nossa existência mas existe também um lirismo positivo niilismo como oportunidade quer dizer esta crise de valores como uma oportunidade para a construção de novos valores ou de uma nova maneira de viver nesta aula então paramos uma abordagem sobre o que é o realismo e falaremos sobre os principais filósofos listas vamos lá
[Música] [Música] olha a palavra lhe smo deriva do latim e rio que significa nada se fosse nos traduzir literalmente niilismo significaria nadismo bom muitos são os precursores do niilismo emanuelle serino um filósofo italiano chega a dizer que o primeiro na lista da história foi o filósofo pré socráticos heráclito de éfeso como assim heráclito de éfeso tem aquela famosa frase não é você não pode entrar duas vezes no mesmo rio porque novas águas correm sempre sobre ti heráclito de éfeso o famoso filósofo pré socráticos dizia que a essência do universo é a mudança tudo passa tudo
é passageiro nas palavras gratuito panta rei tudo futuro flui o que é não será o que foi não é o que será não será depois para heráclito de éfeso a essência do universo é a mudança é a transformação pois bem este filósofo italiano severino ao analisar o heráclito diz assim ora se lembrar porque está dizendo que tudo o que existe não existirá que a essência de todas as coisas é a mudança era curto está dizendo que tudo veio do nada e tudo irá para o nada heráclito está dizendo que a essência do universo é nada
porque tudo desaparecerá e tudo que existe no passado não foi ora diz este filósofo italiano em sua interpretação sobre heráclito a essência da própria civilização europeia a essência da nossa filosofia ocidental esta crença de que tudo passará nós vivemos pensando dessa forma de que tudo foi de que nós não éramos nada antes de sermos o que nós somos hoje então a primeira visão de niilismo essa de que a essência da filosofia ocidental é acreditar que tudo veio do nada e tudo vai para o nada e assim o lirismo teria começado com os pré socráticos há
quem diga também que o primeiro filósofo niilista é um filósofo chamado górgias gorges é um grande sonho estão os surfistas eram filósofos de atenas quando teoricamente sócrates se opôs aos surfistas e tudo mais lojas dizia que como a nossa vida é breve como nós humanos vivemos um pouco nós não temos tempo para conhecer as verdades universais mesmo que elas existissem quer dizer mesmo que haja uma verdade universal e absoluta a vida humana é muito curta muito breve para conhecermos dessa verdade universal olha a frase do borges górgias dias diz assim nada existe que possa ser
conhecido e se pudesse ser conhecido não poderia ser comunicado e se pudesse ser comunicado não poderia ser compreendido corja que muitos depois chamaram de olho em lista está dizendo a compreensão da realidade é impossível para o ser humano e mesmo que ele compreendesse a realidade os outros não poderiam entender o que ele compreendeu veja só o borges está dizendo que não existe nenhum valor absoluto que o que nós chamamos de deus de amor de verdade são conceitos e por trás desses conceitos não há nada então cabe ao ser humano criar os seus valores e criar
os seus conceitos já que eles variam conforme a época veja os surfistas foram na grécia antiga os primeiros filósofos relativista da história um outro surfista chamado protágoras da terra que não era tão radical assim contra rochas mais protagonismo dizia já que não há uma verdade absoluta que possamos conhecer o homem sábio é o homem que sabe qual verdade mais adequada para a nossa época não existe uma verdade absoluta mas o ser humano necessita de verdade os provisórias e tão bom filósofo escolhe o sábio escolhe qual verdade mais adequada quais conceitos são mais adequados para esse
momento veja gorges os surfistas comer aflitos são por muitos considerados precursores antecessores do pensamento lista há outros que vão colocar outros filósofos nesse contexto até mesmo a aibs já foi associado a isso muito bem apesar de podemos enumerar incontáveis precursores lulismo não há dúvidas que o como movimento filosófico data do final do século 18 e do início do século 19 é lá que o niilismo surge que a palavra niilismo inclusive surge como o movimento filosófico associado à crise da modernidade associado a todas as crises do mundo contemporâneo não é à toa que é na verdade
durante a revolução francesa que pela primeira vez se usa a palavra niilismo então veja os primeiros homens da história a se dizer em listas são homens da revolução francesa e quem eram as listas da revolução francesa eram pessoas que diziam que não eram nem contra nem a favor da revolução francesa os listas da revolução francesa eram pessoas que não se colocavam nem favoráveis ao processo revolucionário nem contrários ao processo revolucionário eram pessoas que se colocavam de uma maneira provisória suspensa depois alguns críticos da revolução francesa usaram também o termo niilismo então os reacionários todos os
derivados de joseph mestre nos filósofos contrários à revolução francesa que eram chamados de reacionários eles vão chamar de milícias todos aqueles que criticavam os antigos valores as antigas tradições chamaram de listas os protestantes porque na visão deles os protestantes ao criticarem a igreja católica ao criticarem o papa foram os primeiros listas por que derrubaram as verdades da igreja derrubar as verdades do papa e abrir um caminho para as revoluções abrir um caminho para os radicalismos ao fazer isso eles teriam aberto um caminho que depois os franceses radicalizado na revolução então veja o que os primeiros
uso da palavra niilismo são na revolução francesa mas ainda não há na palavra nem mesmo conteúdo filosófico a palavra niilismo será usada pela primeira vez pelos filósofos numa crítica que jacoby o filósofo jacoby fará kant vamos ver então no campo filosófico então a primeira vez que a palavra niilismo será usada será nas críticas contra o pensamento de kant jacoby chamará o pensamento de kant ele vai usar esse termo de maneira de litério de maneira negativa chamará o pensamento de kant de lista porque é bom pra falar de uma maneira simplificada e resumida na visão de
kant tudo o que o ser humano é capaz de conhecer é o que a sua razão é capaz de conhecer na visão de gante nós somos limitados na visão de kant só conhecemos o que a nossa mente é capaz de conhecer na visão de kant a realidade pura a realidade última a realidade verdadeira que ele vai chamar de realidade numérica os números é inacessível ao homem na visão de kant tudo o que somos capazes de conhecer são os fenômenos quer dizer que a nossa razão é capaz de conhecer e é claro que eu cante na
sua obra crítica da razão pura explica como é que funciona o nosso conhecimento como é que funciona a nossa razão muito bem jacoby dirá que esta posição de kant é realista porque o cante está dizendo que todo mundo que a gente vive que tudo que a gente conhece é apenas o que a nossa razão é capaz de conhecer de alguma maneira de irajá cup o cante está dizendo que tudo aquilo que é externo a nossa razão deus as tradições as escrituras é inacessível jacoby jacoby dirá quando kant faz isso ele abre caminho é para que
as pessoas caiam subjetivismo exagerado de achar que tudo é criação da sua cabeça claro que não era esse o objetivo de kant claro que cante não queria isso mas quem te abre caminho para que as pessoas caiam no ateísmo e no niilismo acreditar que nada existe a não ser aquilo que nossa cabeça criou acreditar que nós vivemos numa subjetividade extrema jacoby que era um homem religioso acreditava que nós devemos abraçar a fé é abraçar deus abraçar coisas aceitar coisas acreditar em coisas que estão para além da nossa razão nosso pensamento nossa subjetividade então jacoby chamar
atacante deni lista de uma maneira negativa de uma maneira de prestar toda a área porque canta está dizendo que o que existe fora de nós é o nada é inacessível então é esse é o primeiro uso filosófico da palavra do conceito da ideia de niilismo outro filósofo alemão que usará o conceito de niilismo é max stiller em famoso precursor do anarquismo é mais um anarquismo como será dito depois individualista e o estilo num livro famoso que vai aparecer aí pra você um livro chamado o único ea sua propriedade nesse livro ele diz que tudo o
que existe é um indivíduo que a realidade mais importante que a realidade que mais sustenta nossa existência é um indivíduo e tudo aquilo que está para além do indivíduo todas as utopias as idéias coletivistas transcendentes de colocar coisas acima do indivíduo de fazer o indivíduo servir grandes idéias a grandes movimentos tudo isso seria lista tudo isso seria baseado no nada seria errado seria equivocado o estilo também usa um lirismo de maneira e depreciativa então na obra destina 'ele está equivocado é baseado no nada é vão você tentar colocar coisas para além do indivíduo fazer o
indivíduo servir a grandes forças serviram estado servir as revoluções há coisas muito acima dele seja alexander rezem um filósofo russo no caso já vai falar de uma maneira diferente à palavra conceitualismo que o caso vai dizer o seguinte não é que o lulismo transforma as coisas em nada é que o mesmo revela o nada mostram nada das coisas onde você achava que existe ao mostram nada que está por trás dos nossos conceitos o vazio que está por trás de nossas idéias então jacoby regras em macs stiller já usa uma palavra niilismo filosoficamente como reggae usará
também e vários outros filósofos no século 19 no pós revolução francesa ela entra em curso mas é na rússia que a idéia deles não vai ganhar força é na rússia que aqui o conceito de niilismo mais a impactar o mundo vamos ver lembrando que a rússia no século 19 uma sociedade absolutista que usar está durante boa parte do século 19 durante toda a primeira metade do século 19 ainda havia servidão na rússia então lembrando do atraso dos problemas autoritarismo ela procurasse a da rússia czarista é lá que a palavra mim mesmo que o zune listas
serão os grupos que se revoltaram contra ordem estabelecida se revoltaram contra os poderosos aí que aparece a figura de voto de neve um escritor russo que no poema pais e filhos popularizou o termo nismo rc o terrorismo passa a ser conhecido romance tem um protagonista que é um médico chamado bazar off que vai visitar uma casa no campo amigos eu arcádio um aristocrata e lá em uma das conversas no momento do livro aparece uma definição dele mesmo os lesionados por lévy defende que lhe lista é um homem que não se curva diante de nenhuma autoridade
que não admite como artigo de fé nenhum princípio por maior que seja o efeito que o envolve é curioso que nesta obra o autor o escritor não queria defender os analistas como ele próprio admitiu depois ele só queria dar um nome pra algo que ele estava vendo um movimento que ele estava vendo na rússia bom nem sempre as consequências do que a gente faz é exatamente são exatamente aquilo que a gente esperava o que acontece é que o termo niilismo é popularizado o próprio dos poetas que fica muito preocupado com assassinatos que começa a acontecer
cometidos por esses grupos chamados de os listas e é nesse contexto que dostoiévski e escreve um romance chamado os demônios que eu recomendo a leitura para quem puder para quem tiver tempo interesse e nesse romance gosto é que vai denunciar aqueles que aqueles listas que em nome de ideais em nome de princípios em nome do combate ao autoritarismo ea opressão czarista acabou matando pessoas acaba cometendo assassinatos o próprio texto dos swaps que os demônios é motivado exatamente por um assassinato de um estudante cometido aí por esses grupos e listas percebi aqui nesse nessa polêmica em
torno do nome na lista e das revoltas da época já tal contexto que vai levar a revolução russa o romance de dostoiévski é escrito 45 anos antes da revolução socialista da revolução dos bolcheviques na rússia então olha que curioso dostoiévski já faz uma crítica àqueles que buscando a igualdade ea justiça acabam cometendo assassinatos opressões o mesmo erro daqueles que visavam combater muito bem então o termo se popularizou na rússia mas como todos que estão assistindo o vídeo sabem muito bem quem dá ao termalismo densidade filosófica quem conceitua quem de fato torna lhes um conceito filosófico
fundamental do qual nós não podemos escapar hoje em dia gostemos ou não quem faz isso em mente é mit que dá o conceito da o termo niilismo uma densidade filosófica então faremos agora do organismo admite como sabemos então emitir quem dá ao conceito de niilismo tem cidade filosófica a primeira vez na vida que lhe tio usa o termo niilismo em 1880 já aí com uma idade avançada 20 anos antes de morrer entretanto apesar deles há o conceito a idéia depois a noção de niilismo já está presente em várias das suas obras então vamos lá o
niilismo emitir tem dois aspectos unionista it tem duas faces por um lado o niilismo emitir vamos dizer tem uma face negativa como assim a nossa sociedade seria uma sociedade decadente seria uma sociedade mista devido a duas coisas primeiro devido à racionalidade científica que começa com sócrates depois vem com platão então a racionalidade científica valoriza lógica valorizar movimentação valoriza a discussão valoriza razão e deixa de lado como se fossem coisas ruins o excesso o prazer a criatividade o jogo a vida um pouco de loucura olha só quando a gente fala que só quem traz o caos
dentro de si pode dar à luz a estrela bailarina ninguém está dizendo que para criarmos para sermos felizes é preciso um pouco de loucura é preciso um pouco de criatividade é um pouco de um pouco de espírito de criança vamos dizer assim esse excesso de racionalidade científica teria causado em nós a decadência disso veja quando o platão o cante diziam que a verdade é inacessível a nós que é verdade no caso de platão reside no mundo das idéias que só os filósofos alcançam ou no caso de kant a verdade reside no mundo domenico como já
falamos nesse vídeo em alcançável para nós todos esses caras todos esses filósofos colocam a verdade coloca a essência das coisas para além dessa vida coloco as coisas importantes colocam a vida fora de si próprio quer dizer a verdade está no mundo das idéias a verdade está no mundo inalcançável são filósofos que negam a vida e ajudaram a criar seres que somos nós decadentes que colocam o progresso que colocam o sucesso que colocam a verdade as frente da sua vida à frente da sua pulsão da existência por isso iremos decadentes paralítico além desta nossa cultura que
ele chama de a polícia ligada apolo o deus da razão conta denísio neckel era o deus grego do excesso do vinho do jogo então por um lado a nossa cultura ser e decadente por esses motivos em contrapartida outra coisa que também deixaria a nossa cultura decadente é o cristianismo para mim que aliás lhe chama o cristianismo que o platonismo das massas o platonismo do povo uma versão popular simplificada da filosofia de platão para mim porque o cristianismo nos torna decadentes mais ou menos por motivos parecidos os cristãos diz o limite são pessoas ressentidas e medrosos
e na visão do limite os cristãos inventaram o inferno fictício para o qual eles jogam escola tocam todos aqueles que existem médio então quando um cristão ver uma pessoa corajosa forte viva feliz inteligente o cristão chama essa pessoa de orgulhosa chama essa pessoa arrogante chama essa pessoa de ousada de pé de pretensiosa outra coisa do tipo e assim os cristãos negam os cristãos reprimem os nossos instintos vitais os cristãos reprime a loucura os cristãos reprime a alegria os cristãos reprimem a vida e querem que nós sejamos amigos na visão do limite o cristianismo ea razão
científica juntos nos tornar pessoas decadentes por isso nossa cultura deveria de maneira ilícita louvando falsos deuses quer dizer nesse sentido que você entende a idéia de uma morte de deus quer dizer de uma morte de um ídolo que nós inventamos que subjuga nossa vida que nos deixa viver vivemos em função de um outro mundo seja este outro mundo um paraíso seja esse outro mundo um progresso vivemos em função de um lugar que não está aqui o estado a religião deus são falsos conceitos que apagam a nossa vida conceitos mentirosos ou seja por trás dos conceitos
ao nada por isso que são conceitos nem listas que abafa nossa vida essa seria a dimensão negativa do organismo admite a crítica e silos a crítica a estas forças a essas funções que reprime a nossa vida mas haveria também o niilismo de elite um niilismo positivo como assim veja se existe então mesmo negativo que é muito mais crítico aí existe também um lirismo positivo como assim para ele então devemos nos livrar dessas muletas metafísicas dessas invenções nossa cabeça dessas coisas que a gente queria pra sustentar nossa existência desses motivos para fora da vida que subjugou
nossa vida nos livrando dessas coisas o filósofo pode ser como um artista um legislador o filósofo pode ser como um artista alguém que nos ajuda a criar novas verdades novos mitos novas novas fábulas para a região pra guiar nossa vida mas veja essas verdades estas fábulas estas ideias que o filósofo pode criar não são verdades absolutas para nietzsche quando a gente se livrar daquelas muletas metafísicas deus estado revolução razão a gente pode se tornar livre delas e assim nos tornarmos super-homens néa além homem como alguns preferem traduzir superar a antiga unidade superar o antigo homem
assim podemos criar novos valores mas não valores absolutos porque o super homem o allen homem se livrou dos sentimentos se livrou do medo e se livrou dessa 30 dessa pretensão da mente humana de criar verdades absolutas no assim falou zaratrusta para explicar isso o nit fala em três fases ele fala que primeiros anos como cabelos quer dizer sufocados tendo que carregar nas costas o peso de todas as tradições de todos esses conceitos que acabam abafando acabam sufocando a vida estátua razão todos esses conceitos criados pelo ocidente acabam se tornando cabelos submissos é preciso como um
leão ea segunda fase o leão se revoltar contra essas coisas a primeira fase o cabelo segunda fase o leão o leão se revolta mas é preciso depois que haja uma terceira fase que é a fase da criança depois de seus cabelos nos tornamos leões nos voltamos contra a sociedade e por fim nos tornamos crianças ou seja livres livres para criar novos valores para criar novos conceitos para viver a vida por ela própria e não por qualquer coisa que esteja que seja externa a vida como crianças absolutamente livres vão ser um aforismo admite que está presente
no texto para além do bem e do mal pra você entendesse no ponto no aforismo 94 de para além do bem numa ao limite diz a maturidade do homem isto significa ter reencontrado a seriedade que se tinha ao brincar quando era criança veja depois desceram os cabelos animais de carga escravos respeitadores que vivem em função de noções abstratas nos tornamos leões todos contra a tradição por fim nos tornando crianças livres capazes de enxergar o mundo com outros olhos criar novos valores sem se comprometer com noções como verdade absoluta redenção imagina se você estudar se com
a mesma concentração que você brincava quando era criança se você estudar filosofia se eu estudar filosofia com a mesma concentração que brincava quando era criança se eu fizesse isso com certeza seria melhor filósofo todo mundo quer dizer esta ideia ocidental de que a criança inferior e o adulto superior ao que o limite está invertendo peraí mas a criança leva as coisas que ela faz mais a sério a criança se concentra nas suas brincadeiras sem pensar em nada que está fora dela sem pensar em salvação e sucesso em recompensa imagina se os adultos aprenderem com a
liberdade e com a criatividade das crianças então veja é preciso depois de um lirismo mais negativo crítico um niilismo mais ativo criativo que cria novos valores sem comprometimento com a verdade absoluta sem comprometimento com nada disso se fossemos esquematizar faremos assim ela vai aparecer na tela para você diremos que a primeiro lugar um mesmo passivo apareceu aí pra você e eles um passivo uma reação contra todos os valores depois um mesmo ativo uma destruição desses valores depois um niilismo extremo que assume a não necessidade de um deus nos dê uma verdade absoluta para vivermos e
por fim um niilismo completo afirmação da vida e daquilo que ele chama de vontade de potência então veja que o niilismo emitir assim uma complexidade maravilhosa poderíamos falar muitas e muitas horas a mais sobre isso mas continuando a história do niilismo quando chega o século 20 passando século 19 quando chega o século 20 chegam às guerras mundiais chega a crise de 29 e outras crises econômicas que assola o mundo depois o fascismo eo nazismo as bombas atômicas o século 20 na filosofia é por muitos chamados de o século do niilismo porque muito filósofo se dão
conta de que os antigos valores entrarão em erosão os antigos valores foram destruídos o século 20 o conceito deles é muito forte podemos encontrar a força do turismo por exemplo nos filósofos existencialistas quando jantou satre na obra clássica o existencialismo é um humanismo diz que a existência precede a essência sato está dizendo primeiro ser humano existe depois a sua essência criado numa essência anterior ao ser humano que o determine veja o site escreve esse texto lá no contexto das guerras mundiais a segunda guerra mundial então veja o ser humano é livre para construir seus valores
o ser humano nas palavras de sartre está condenado a ser livre não há nada que determine é claro você nasce no mundo pronto cheio de problemas e cheio de contradições mas mesmo assim você tem a liberdade de criar os seus conceitos criar os seus valores e quem sabe revolucionar este mundo revolucionário esse contexto o existencialismo de sartre caronista como uma coisa positiva pois no meio deste nada que a resistência outra frase do site o ser humano é algo por meio do qual nada a ver o mundo frase famosa de search bom saber que está a
dizer nessa frase que nós nascemos como nada e somos condenados a ser livres para criarmos quem somos nós veja outros filósofos niilista os famosos existencialistas como alberto mincarone já discordando dos atos em várias questões sobretudo em questões políticas o caminho fica conhecido como filósofo do absurdo quer dizer o absurdo a sensação de absurdo é quando você sente uma sensação de divórcio entre você e o mundo quando você começa a se sentir um estranho um estrangeiro nesse mundo o estrangeiro é um dos romances mais famosos do caminho ele aliás um nobel de literatura teremos aqui no
canal outro vídeo mais específico mais longo sobre o caminho mas eu queria colocar que ele e os acre como outra existencialista famoso senhor han estão nesse contexto do existencialismo me lista diante do nada da nossa assistência o que fazer para sartre construir os valores para cá me encarar nada assumir nada assumir o absurdo da nossa existência veja não é que a nossa existência absurda por caminhos nem que o universo é absurdo pelo caminho o absurdo nasce das nossas relações com o universo quer dizer quando a gente percebe que o universo resistir às nossas tentações de
dar um sentido pra tudo quer dizer a gente percebe que a gente não consegue dar um sentido pra tudo que muitas coisas são sem sentido são absurdas e aí que nasce a nossa ideia de que tudo é absurdo na visão do caminho ora no caso da frança na década de 60 quando veio aos movimentos de maio de 68 se o bombas tradições se opondo aos antigos costumes o conceito de niilismo como séria como é óbvio entre ganha força na filosofia de beleza vai escrever um texto clássico chamado meet ea filosofia de vida junto com belezas
serão os pontas-de-lança os líderes ou pelo menos os mais conhecidos nessa época lidando com a erosão de valores lidando com a questão sobretudo se inspirando no limite como também fará e claro todos sabem focou então na segunda metade do século 20 na frança mit eo niilismo são estudados com muitas pessoas a uma verdadeira limite renna santos um renascimento de emitir como diziam os franceses na alemanha o grande filósofo martin heidegger vai dizer rayner disse a nossa época vive sob o signo do turismo quer dizer niilismo acabou se tornando a condição normal da nossa época como
assim à condição normal como a simbolismo porque quer dizer com isso que a nossa época naturalmente faz parte do espírito da nossa época essa coisa da erosão dos valores da destruição das antigas tradições só que o rali disse que isso vai chegar um ponto zero isso vai chegar o esgotamento quer dizer existe uma um signo um movimento milita no nosso mundo e isso não vai durar para sempre isso terá um esgotamento esperar um fim ea partir daí podemos construir um novo mundo de uma maneira e cinismo da nossa época sensação de que os valores estão
se destruindo sandro é uma coisa absolutamente positiva para a entrega porque assim podemos construir novos valores ora as sociedades as outras épocas tinham vários problemas por que será que temos que lamentar tanto a destruição dos valores das tradições muito bem é uma outra visão é das coisas o lugar onde o niilismo é tão forte ou mais forte que na frança na alemanha e na itália a itália reconheceu grandes filósofos listas e algumas bibliotecas e italianas você chega de sessões só de filósofos italianas mil listas até os dias de hoje aliás noite parasse um alberto caracciolo
e vários outros pilotos italianos por dizer que a nossa época de fato é marcada pelo mesmo ea maneira como nós iremos lidar com isso com a destruição dos valores com a mudança do mundo com os antigos conceitos não fazendo mais sentido a maneira como lidaremos com essa sensação com essas coisas determinará o nosso futuro determinará o futuro das nossas sociedades da nossa civilização muito bem então nesta aula fizemos uma passagem rápida por vários teóricos por vários intérpretes por vários pensadores que lidam com a questão do lulismo espero que você tenha percebido que o niilismo não
é uma coisa estática não é um conceito único ele pode ser visto interpretados de diversas maneiras eu citei um monte de pilotos nessa aula ea vários outros ainda que eu deixei de fora por uma questão de tempo e é claro poderíamos falar mais tempo de tudo que eu falei todos os autores pensadores que eu falei aqui nesse vídeo eu poderia falar mais uma duas horas sobre cada um deles é bom caso você queira se aprofunda então busque a obra desses autores eu deixarei aqui embaixo no link um texto complementar um texto extra pra você e
ler sobre essa aula se aprofundar em busca dos autores leia o texto extra e nós faremos outros vídeos depois desse canal aprofundando alguns desses autores listas sobretudo em primeiro lugar o próprio caminho a noção de absurdismo de absurdo dele depois tentaremos de outros autores então este vídeo é pra te dar uma noção geral panorâmica aérea do turismo e que então o que você pensa sobre os gremistas para você estão corretos esses autores que foi no finalzinho em dizer que a nossa era é uma era nem lista o que você acha que devemos fazer em relação
a isso uma atitude mais passiva deixar isso acontecer sempre ser uma atitude ativa quer dizer criar novos valores será que eles não é ruim como alguns autores colocam será que o lirismo é bom é uma oportunidade para criarmos um mundo muito melhor do que os nossos avós tinham que você pensa que você acha eu vou como sempre ler os seus comentários muito obrigado um grande abraço e até a próxima [Música]