Caridade e Filantropia: a verdade e o engodo | Chave Católica com Luciano Pires #19

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Centro Dom Bosco
Caridade e Filantropia são a mesma coisa? Um erro nos princípios, ainda que pequeno, acaba por alar...
Video Transcript:
o amor de Deus é para todos até para aqueles que nós não gostamos em Brasília no Rio de Janeiro um um um grupo chamado centro Dom Bosco que é de extrema extrema direita e que hoje manipula de maneir fantástica as as redes digitais e tem ganhado espaço e tem ganhado espaço enquanto isso apedrejam os outros né apedrejam O Padre Júlio porque tá atendendo aos moradores de rua de São Paulo como pede o Papa Francisco a igreja não é uma Alfândega nem uma delegacia a igreja hospital de campanha Caros Amigos do centro dombosco sejam bem-vindos mais
uma vez ao chave Católica Eu sou Luciano Pires e hoje os convido a tratarmos do tema caridade e filantropia são a mesma coisa começamos este Episódio lançando a você prezado espectador a seguinte pergunta qual tipo de morte convém mais ao Cristão uma morte anunciada miserável e sofrida mas na graça de Deus ou uma morte repentina confortável e indolor mas em Pecado Mortal contrariamente ao Espírito moderno e sua tola aversão à morte a doutrina de sempre da santa igreja nos ensina que o católico deve examinar-se e meditar diariamente sobre a morte de modo a estar sempre
pronta ao encontro com o nosso senhor Jesus Cristo em seu juízo particular a suma importância dessa orientação está refletida numa das rogações da antiga ladinha de todos os santos bem como ao fim da oração Ave Maria da Morte repentina e imprevista livrai-nos senhor Santa Maria mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte ora mas se o espírito do nosso tempo avesso a todo tipo de sofrimento nos faz desejar uma morte breve em dolor Por que devemos pedir em oração que sejamos Livres da Morte repentina e ainda por que devemos
pedir a nossa senhora que interceda por nós na hora da morte fato é que se assim o fazemos é porque cremos na revelação de que é na morte que recebemos a sentença Divina de nossa alma Isto é de que é no momento da separação entre a alma e o corpo que seremos julgados quanto ao tipo de eternidade que nos aguarda após a vida terrena se as alegrias invisíveis na glória eterna do céu ou se os tormentos Sem Fim no inferno o católico bem instruído sabe portanto que a surpresa de uma morte repentina pode ser uma
grande desgraça o sonho que muitos acalentam de morrer dormindo por exemplo sem qualquer sofrimento sensível pode significar a condenação eterna de uma alma que se fez inimiga de Deus pela falta do arrependimento e da absolvição de seus pecados Mortais não confessados uma vez que tal morte não nos permite o tempo necessário à Reconciliação sacramental com Deus ao contrário para o espanto do supersticioso Espírito moderno a consciência de que o momento provável da morte se aproxima é uma grande graça e deve ser recebido como um gesto da misericórdia divina pela possibilidade de restabelecermos em nós o
verdadeiro amor a Deus mediante a preparação sacramental para uma boa morte e ainda que mais calafrios abalem aquele mesmo espírito moderno enfraquecido pelas ilusões de felicidade neste mundo devemos acrescentar que o eventual sofrimento associado à morte também deve ser recebido como misericórdia de Deus se oferecida a Cristo como participação em seus tormentos na cruz a Penitência passiva de uma morte marcada pelo sofrimento se converte em oportunidade de santificação logo retomando a pergunta que lançamos a você que nos assiste Claro está que ao Cristão convém antes a morte anunciada e sofrida mas em estado de graça
do que a morte rápida indolor porém no pecado nosso objetivo com esta breve exposição Inicial É apresentar os parâmetros pelos quais o homem deve se guiar no que diz respeito ao que mais importa que é a salvação e a vida eterna da Alma portanto não há bem maior a se desejar ao próximo que a sua salvação eterna de tal modo que como veremos qualquer auxílio material ou psicológico que o desvie dessa finalidade apesar dos confortos momentâneos que possa proporcionar não manifesta a verdadeira caridade e melhor seria até que não ocorresse é nosso o senhor mesmo
quem nos exorta no Evangelho se alguém quer vir após mim renegue isse a si mesmo tome cada dia sua cruz e siga-me porque quem quiser salvar a sua vida irá perdê-la Mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim irá salvá-la pois que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro se vem a perder-se a si mesmo e se causa sua própria ruína notemos que Cristo aponta como caminho da Salvação O abandono de si mesmo em favor de Deus e o acolhimento da as privações desta vida com resignação o mesmo se pode notar na repreensão
de Jesus ajudas Iscariotes seu futuro traidor quando de sua visita a Lázaro e suas irmãs Marta e Maria em Betânia tomando Maria uma libra de bálsamo de Nardo puro de grande preço ungiu os pés de Jesus e enxugou-as com seus cabelos a casa encheu-se de perfume do Bálsamo mas Judas Iscariotes um dos seus discípulos aquele que o havia de trair disse Por que não se vendeu este B por 300 denários e não se deu aos pobres dizia isso não porque ele se interessasse pelos pobres mas porque era ladrão e tendo a bolsa furtava o que
nela lançavam Jesus disse deixai-a Ela guardou este perfume para o dia da minha Sepultura pois sempre tereis convosco os pobres mas a mim nem sempre me tereis ao contrário do que sugere a teologia da libertação em sua materialista opção preferencial pelos pobres nosso o senhor expõe que em primeiro lugar é seu santo nome que deve ser honrado e servido Santo Afonso de ligório em suas meditações para todos os dias do ano editadas pelo Centro dombosco ensina-nos Que mesmas ações boas em si mesmas quando feitas para conquistar louvores humos para satisfazer ao amor próprio ou por
qualquer motivo humano são como que postas num saco furado ao contrário a pureza de intenção torna preciosas as ações mais insignificantes pois toda a obra para Deus é verdadeiro Ato de Amor Divino Santo Afonso nos ensina ainda que a pureza de intenção consiste em fazer todas as ações com o único intuito de agradar a Deus Jesus Cristo disse se o teu olho for simples todo o teu corpo será luminoso mas se o teu olho for mal todo o teu corpo estará em trevas segundo Santo Agostinho o olho simples aqui significa a intenção pura de dar
Gosto a Deus já o olho Tenebroso significa a intenção má como quando fazemos algo por vaidade ou para nossa própria satisfação de onde se segue que conforme seja a intenção boa ou má a obra será também boa ou má aos olhos de Deus toda a ação por insignificante que seja se é feita para o agrado de Deus tem muito mais valor do que as obras grandiosas feitas sem reta intenção por exemplo Lemos no Evangelho de São Marcos que a viúva pobre depositou no cofre das oferendas do templo apenas duas pequenas mo mas o salvador disse
a seu respeito esta viúva pobre deu mais do que todos os outros segundo São Cipriano a doação da pobre viúva foi maior que a de todos os outros porque suas moedas foram depositadas com a intenção pura de agradar a Deus a intenção de adquirirmos uma glória mais alta no céu com Nossas ações é boa mas a intenção mais perfeita É a de agradar ao senhor é esta intenção que fere o coração de Deus de amor para conosco pelo que São Paulo apó nos diz em sua primeira carta aos Coríntios quer comais quer bebais ou façais
qualquer outra coisa fazei tudo para a glória de Deus por isso nos recomenda o mesmo Santo Afonso de ligório que desde o início da manhã dirijamos a deus todas as ações do nosso dia bem Como que renovemos essa intenção ao menos no começo das ações mais importantes como por exemplo a oração comunhão a leitura espiritual as atividades de trabalho os estudos e o auxílio ao próximo e aqui chegamos ao momento oportuno para a distinção fundamental entre caridade e filantropia tantas vezes confundidas no entendimento e no uso Popular mas que de modo algum significam a mesma
coisa o que até aqui expusemos especialmente apoiados nas escrituras e no ensinamento de Santo Afonso de ligório ilustra bem o que é a caridade termo que corresponde a Caritas no latim eap no grego trata-se sobretudo do amor vertical e transcendente entre Deus e o homem no qual amamos verdadeiramente ao próximo e a nós mesmos em outras palavras trata--se de um amor que tem origem no próprio Deus e que é portanto impossível de ser praticado fora da fé que faz a comunhão dos Santos livre do pecado que aflige o coração humano de modo que segundo o
catecismo Romano ou catecismo de Trento que acaba de receber nova especial edição pelo Centro Dom Bosco as verdadeiras obras de caridade são aquelas que comprovam a fé que professamos pela boca ademais as autênticas obras de caridade manifestam a consciência profunda de uma comunhão Universal em Deus entre todos os homens como registra o mesmo catecismo Romano ao tratar do nono artigo do credo o verdadeiro Cristão nada tem Afinal que não deva considerar comum para si e para todos os outros Por conseguinte Todos devem estar prontos e dispostos a mitigar as privações dos indigentes se alguém que
dispõe de Tais Bens Materiais vê seu irmão na penúria e não lhe presta auxílio com isso uma prova Cabal de que não tem amor a Deus sendo assim é evidente que já gozam de certa bem-aventurança todos aqueles que pertencem a esta Santa comunhão notemos A centralidade que Deus ocupa nas autênticas obras de caridade é sempre por amor a ele que as obras de Misericórdia dirigidas ao próximo se tornam efetivamente meritórias podemos ainda mencionar o Papa São Pio X que nos ensina sobre a caridade em seu catecismo maior de 1905 que é a caridade a caridade
é uma virtude Sobrenatural infundida por Deus em nossa alma pela qual amamos a Deus por si mesmo sobre todas as coisas e amamos o próximo como a nós mesmos por amor de Deus por que devemos amar o próximo devemos amar o próximo por amor de Deus porque ele o manda e porque todo e qualquer homem é imagem de Deus como se perde a caridade perde-se a caridade com qualquer Pecado Mortal como recuperamos a caridade recuperamos a caridade fazendo atos de amor a Deus arrependendo-se não pode haver verdadeira obra de caridade sem a disposição espiritual de
se crer naquilo que a santa igreja nos propõe a crer para a nossa salvação e para a salvação do próximo por outro lado Diferentemente da caridade que como vimos designa aquele amor transcendente vertical entre Deus e o homem a filantropia termo de origem grega que significa amor ao homem ou amor à humanidade designa um amor horizontal natural e terreno entre os homens ao contrário da perfeição caritativa vinculada à oração e aos sacramentos a ação filantrópica emancipada de Deus em sua pretensa autossuficiência entre os homens abre-se às imperfeições humanas e mesmo ao pecado ainda que sob
a aparência de boas ações servindo frequentemente ao desencaminham que é a salvação da alma dito de outro modo quando a filantropia se Vale do auxílio material a pessoas necessitadas para infundir lhes doutrinas contrárias à lei natural e a Lei Divina Isto é doutrinas que as afastem da fé e da caridade de que todos precisamos para atingir aquela felicidade Celestial superior a todas as privações temporárias deste mundo tais ações se tornam absolutamente ir reprováveis para que tenhamos melhor noção dessa distinção entre caridade e filantropia convém resgatarmos uma rádi mensagem de outubro de 1947 proferida pelo Papa
Pio 12 na qual o Santo Padre esclarece caridade é a palavra às vezes usada livremente para significar uma espécie qualquer de atividade benévola ou filantrópica mas caridade tem um significado sacro e consagrado a caridade é diversa de qualquer outro amor humano porque é uma réplica do amor de Cristo para com o homem dou-vos Um Novo Mandamento que vos ameis uns aos outros que vos ameis um ao outro como eu vos Amei Isto é caridade amar-vos eis uns aos outros disse Cristo como eu vos Amei a vós não como amam aqueles que corrompem a inocência ou
a fé comenta o imortal Agostinho leigos do mundinhos deste grande inválido e enquanto levais para ele o pão para nutrir o corpo tentai gentilmente aliviar suas feridas e verter sobre elas o óleo da mensagem consoladora de Cristo sussurra no ouvido de há muito talvez surdo ao conselho sacerdotal palavras de encorajamento de esperança e de paz e o exemplo do vosso amor Cristão apressará o dia em que uma vítima amargurada pela dor ou pelo insucesso ou pela injustiça retornará aqueles que Deus constituiu Guardiões e médicos das almas se pois a caridade se Vale do alívio prestado
aos corpos dos necessitados como missão de conversão e salvação das almas em muitos casos a filantropia se Vale do mesmo expediente para perverter os corações e obscurecer o entendimento de seus Assis afastando-os de Deus e da União salvífica que são chamados a ter com ele por exemplo a plataforma confluentes criada para potencializar a filantropia individual no Brasil reúne doadores individuais e hges qualificadas buscando gerar melhores resultados no combate às desigualdades sociais em sua página na internet encontra-se uma notável distinção entre filantropia e caridade filantropia e caridade tem muito em comum mas não são exatamente a
mesma coisa enquanto a caridade está muito conectada às religiões Principalmente ao cristianismo relacionada à ideia de fazer o bem a filantropia tem uma visão social podemos dizer que o conceito de filantropia é em si uma variação do de caridade porém destituído da carga religiosa no mundo contemporâneo as duas palavras se afastaram ainda mais a filantropia estratégica mais do que simplesmente ajudar o próximo quer resolver os problemas sociais do presente para construir um futuro mais igualitário e desenvolvido para todos e mais adiante na mesma página pode-se ler um trecho ainda mais revelador a filantropia como ação
foi consolidada durante o império romano dedicado a retomar o paganismo Em substituição ao cristianismo o Imperador Flávio Cláudio Juliano utilizou o termo como um equivalente à ideia de caridade conceito que por sua vez já vinha sendo difundido como uma das Grandes Virtudes humanas pela então nova religião cristã não por acaso Vale notar que o referido imperador passou a história como Juliano o apóstata que traiu a fé de seu batismo e perseguiu cristãos em outros pontos da mesma página encontram-se reconhecimentos pelos bons serviços sociais prestados no passado pela caridade Cristã nomeadamente pelas santas casas de Misericórdia
estabelecidas no Brasil pelos portugueses desde 1543 mas no movimento repag Aniz similar ao do Imperador Juliano assinala-se que é fundamental promover melhorias que no médio e no longo prazo possam diminuir as desigualdades e fortalecer a democracia ora não há dúvidas de que a democracia que se refere a plataforma confluentes é a democracia Liberal ou moderna laica e anticristã igualitarista fundada no falso Dogma revolucionário de que Todo poder emana do povo e já tratada por nós em Episódio os anteriores do programa ocorre que um erro nos princípios ainda que pequeno acaba por alargar-se com o tempo
em danos terríveis de modo que abaixo da aparência altruísta de boas ações filantrópicas ocultam-se agendas profundamente antium e portanto antif filantrópicas E antic caritativas então esta é uma visão do cristianismo do evangelho que é da compaixão que é da Solidariedade não é que de se colocar no lugar do outro e e da Misericórdia né que é uma das características do Deus Cristão fundamental A misericórdia a capacidade de acolher no coração o sofrimento do outro o Chico e eh ajudou a escancarar muito a hipocrisia dessas pessoas mas com todo respeito aos católicos progressistas que assistem este
programa a opinião da CNBB sobre aborto me importa tanto quanto a opinião de Mateus e Cauan sobre física quântica não me importa nada eh a separação entre igreja e estado aconteceu lá atrás na Constituição da repú brasileira acho que a igreja tem todo o direito de ser contra o aborto de falar para quem é fiel da igreja católica que aborto é pecado acho que a igreja tem todo o direito de ser contra ou a favor do queem quiser e cada um vai na igreja se quiser também a porta tá aberta entra quem quiser agora eu
acho que a igreja não deve pautar a política pública em especial política pública que fala sobre direito à vida das mulheres direito à saúde reprodutiva prova disso nos dá a lista de financiadores e curadores da plataforma confluentes em maior ou menor grau entusiastas da agenda dos aleg ados direitos sexuais e reprodutivos leia-se organizações que promovem a imoralidade sexual e o aborto no fim das contas como Oak foundation e Open society foundations Ora se é este o Fim da Linha que conduzem iniciativas como esta Claro está que a diminuição de desigualdades e o fortalecimento da Democracia
que pretendem realizar não são mais que pretextos para a sujeição do gênero humano a escravidão autoquad das próprias paixões que converte o povo em massa de manobra e aparta os indivíduos dos desígnios de Deus sumo bem e suma felicidade dos homens assim retomando o questionamento com que abrimos este vídeo ao católico deve ser claríssima a diferença entre caridade e filantropia Especialmente nos tempos atuais em que sob o bom mocismo da filantropia emancipada da verdadeira religião potencialmente esconde-se o fomento ao flagelo do genocídio intrauterino que seifa mais de 40 milhões de vidas inocentes ao ano em
todo o mundo conforme demonstramos em vídeo nosso anterior prova do vigor Demoníaco por trás de uma pauta de direitos tão flagrantemente anti humana é a Furiosa reação Progressista frente ao projeto de lei que felizmente pretende equiparar penalmente a abominação do aborto ao homicídio infelizmente não é difícil notar naquela reação que uma incontida sede de sangue pulsa sobre corações corrompidos e espíritos obscurecidos Por Um Estranho Amor a humanidade irracionalmente fundado numa cultura de morte por que que uma menina é obrigada a ter um filho de um cara que estrupou ela que monstro vai sair do ventre
dessa menina Então essa discussão um pouco mais madura não é banal como se faz hoje cuidemos pois de prestigiarmos não a filantropia do mundo mas a caridade de Deus e sua igreja que nossas esmolas ainda que modestas sejam dadas sob a humildade do Espírito evangélico em que a mão esquerda não sabe o que faz à mão direita Isto é sem buscar o reconhecimento do mundo por nossas boas ações para que seus méritos aos olhos de Deus não escorram do saco furado de que nos falava Santo Afonso de Ligor mas para além dos necessitados individuais que
se nos apresentam todos os dias nas cidades que tais esmolas encontram instituições efetivamente caritativas preferencialmente associadas a comunidades católicas tradicionais nas quais vigore ainda o magistério de sempre da santa igreja anterior a Encíclica fratel tú em que uma caridade puramente natural uma espécie de filantropia vagamente Cristã alimenta a ilusão maçônica de que possa haver uma verdadeira Fraternidade Universal sem qualquer referência a Cristo e sua igreja enfim rezemos pela conversão pela Santificação e pelo aumento do nosso clero na intenção de que a tradição católica volte a orientar maciçamente nossos legítimos pastores gostou deste vídeo então então
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