A MENTE REDIMIDA - JONAS MADUREIRA

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Igreja Batista da Palavra
Série: O TESOURO DA IGREJA Romanos 8.1-17 Sermão realizado no dia 24.03.2019
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toda essa história que um dia o agente percebeu uma será um prêmio pelas teorias críticas sentado especial teoria da relatividade depois que ele terminou de das palavras de agradecimento pelo prêmio recebido então ele passou os cumprimentos de uma velhinha no meio da fila quando chega diante deles assim doutorais tem como sua incrível olha parabéns pelo seu prêmio mas cá entre nós aqui eu entendi nada do negócio teoria da relatividade isso poderia explicar de uma maneira mais simples do que eu posso entender então a senhora ele começa a explicar de maneira mais simples para que a
velhinha possa entender então terminada a explicação ele pergunta e agora minha senhora de si ela diz o que ainda não está muito difícil de entender ele solta da gravata eles assim é o seguinte a senhora papá ponto é isso agora só entendeu não de novo começa a explicar aquela mulher e ele está exaurido quando ele termina de dar a última palavra e pergunta de agora a senhora se entendeu ela entende ela ficou tão feliz e foi embora um amigo do einstein olhou pra ele viu que ele tinha feito todo aquele esforço para ver e entender
e quando ele entendeu ele o plástico o atentado assim desolado angustiado sabe aquele olhar perdido sem sentido na vida ele chega perto assim o bicho se gastou eu vim aqui tanto tempo pressionava a linha dura da atividade seu pai desse jeito assim meu filho depois de tanta simplificação uma duas três quatro a última simplificação era tudo menos a teoria da relatividade o que significa que tem hora que a gente pode simplificar simplificar simplificar simplificar simplificar mas tem coisa que não é tão simples assim nós estamos diante de uma grandeza dessas três passagens romanos 6 7
e 8 se você como eu senti como aquela velhinha querendo entrar na fila para um dia falar com o apóstolo paulo e perguntar pra ele paulo isso poderia explicar de maneira mais simples o que eu quis dizer com o mano 6 7 e 8 talvez a gente esteja diante de um texto realmente complexo mas o fato dele ser complexo não significa que não seja claro se existe uma das doutrinas que os reformadores empenharam inclusive os seus esforços para que ela fosse propagada a doutrina antigamente se chamava de doutrina da perspectiva de idade aí o pessoal
não é senão ninguém tem que perceber qualidade então que doutrina essa doutrina da clareza as escrituras são a palavra de deus entregue ao homem de forma clara e quando você lê romanos em 78 você fala ah sim claro veja quando a doutrina da clareza das escrituras diz que deus comunicou as suas verdades de forma clara o que ela está dizendo é que o significado do texto está ali ela não está dizendo que você facilmente vai poder de repente se nutrir daquele significado mas pelo contrário de que talvez a gente encontre textos que vão demandar um
esforço muito maior do que outros textos pra gente acessar o seu significado mas é essa doutrina está dizendo para vocês o seguinte se você continuar a não desistir e continuar lendo o texto bíblico continuar meditando no texto bíblico você vai chegar um significado então tenha paciência com romanos porque romanos é uma dessas e pistolas que não só são capazes de mudar a nossa maneira de viver o evangelho elas nos ensinam romanos nos ensina a ler ler o texto e esse texto que a gente vá ler hoje não faria sentido sem pressupomos tudo aquilo que a
gente trabalhou primeiro no capítulo 5 do versículo 12 é o versículo 21 capítulo 6 inteiro capítulo set inteiro para isso proponho que a gente primeiro lugar tem em mente de maneira bem geral aquilo que paulo trabalhou nesse momento todo que vai do capítulo 5 versículo 12 até o último versículo do capítulo 7 no capítulo 5 do versículo 12 em diante paulo vai contrastar aqueles que estão em adam com aqueles que estão em cristo no capítulo 6 o tópico será exatamente toda a discussão em torno daquilo que jesus realizou na cruz e que portanto exige que
não só os homens compreendam as verdades da cruz mas tenho consciência de que aquilo que a cruz fez foi libertar escravos mas libertar escravos para torná-los escravos de deus então se de um lado eles são escravos do pecado porque eles estão em adam como a gente viu no capítulo 5 12 a 21 agora com a obra de cristo capítulo 6 está dizendo para você que aqueles que estão em cristo estão livres da escravidão do pecado não vivem sob o domínio do pecado mas agora vivem debaixo do domingo de deus do reino de deus da palavra
de deus do senhorio de cristo e se submetem portanto ao senhorio de cristo então temos dois escravos o escravo do pecado e o escravo de deus o escravo dom que está debaixo do domínio do pecado do governo do pecado e um escravo que está debaixo do domínio do governo de deus isso de forma alguma significa que não haja luta do cristão contra o domínio do pecado mas agora ele luta contra o domínio do pecado não mais como escravo do pecado mas como escravo de deus e ele permanece lutando e ele permanece lutando e ele continua
lutando o tempo todo lutando contra exatamente o domínio do pecado não sendo dominado pelo pecado não sendo governado pelo pecado é isso do capítulo 6 ensinou pra gente e que a grande novidade é que isso só é possível por causa de cristo jesus e se estamos unidos a ele se estamos em cristo jesus então nós somos livres livres do domínio do pecado mas não livres da luta contra o pecado o capítulo 7 ele é importantíssimo para a nossa história porque depois de falar exatamente daqueles que estão em adam e aqueles que estão em cristo e
falar das consequências daqueles que estão em adam e daqueles que estão em cristo paulo então chama atenção para a figura do miserável é o momento em que o texto do capítulo 7 ganha tudo uma indigitação porque depois de tudo que paulo disse principalmente observando os versículos importantes de romanos 6 14 e 7 14 as coisas ganham outra com outro colorido ganhou outra implicação ea implicação que a gente se faz é estaria paulo ao se referir a si mesmo como miserável se referindo a ele como também adão ou a ele como estando em cristo de quem
paulo está falando quando ele disse miserável o homem que sou quem levará o corpo desta morte então nós vimos ao longo de todo o nosso percurso que paulo escreve a sair pistola para uma igreja de judeus e cristãos que converteram que foram convertidos pelo evangelho o evangelho da graça de cristo jesus e nós vemos que em determinados momentos isso acontece principalmente nos capítulos 1 2 e 3 quando o paulo faz questão de dirigir o seu discurso numa numa multiplicidade de vozes em que ele se dirige ora ao pagam hora o gentil que tem à sua
disposição mental voltada para as suas paixões para o seu próprio ventre ele inverte todas as coisas transforma a verdade de deus em mentira e transforma a mentira do pecado em verdade ele inverte as ordens ele inverte o padrão da criação inverte mundo de deus os valores os domínios estabelecidos por deus mas nós vimos que todos os pagãos tem uma lei uma lei natural uma lei de deus plantado em seu coração vimos que uma das vozes é a voz do judeu e aí nós temos dois judeus o judeu que meramente a nacionalista aquele que simplesmente foi
circuncidado aquele que se aproveita do fato de fazer parte do povo que recebeu as leis de deus então julga ser a por isso merecedor de algum benefício salvífico e paulo se dirige a ele tanto quanto ao judeu que cumpre à risca os mandamentos da lei de deus porque ama a lei de deus porque tem consciência da lei de deus porque tem consciência do que a lei de deus representa para o homem então paulo se dirige aos dois as duas classes de judeus ensinando exatamente que eles estão ao mesmo tempo que lutando contra o pecado eles
lutam contra o pecado de uma forma que eles não com seguem se servir ao mesmo tempo a deus de forma livre eles estão escravos exatamente aquilo que eles lutam então paulo diz que eles têm a lei de deus diferente dos pagãos que têm a lei natural plantado em seus corações eles têm a lei de deus eles têm um mandamento de deus escrito pelo dedo de deus na mão deles então eles acham que se olharem os mandamentos observarem as leis de deus então eles eram pessoas boas vão vencer o pecado vão vencer a maldade nem piedade
de seus corações e aqui há uma diferença abissal entre o gentil pagam esses judeus só pelo fato de eles receberem a lei de deus eles têm algo que o uso dos gentios' não têm consciência um jogo não gentil ele é um miserável que não tem consciência de sua miséria ele apenas tem a lei natural de deus plantada no seu coração e suspeita de que alguma coisa está errada ele sente a culpa ele sabe que algo está fora da ordem ele sabe que alguma coisa no mundo não faz sentido que as coisas não se conectam mas
ele não tem consciência da sua miséria mas judeu tenha palavra de deus que o torna consciente de sua miséria ele sabe de sua miserabilidade ele sabe da sua da sua situação desde adão ele sabe o que significou o pecado de adão eli sabiá luta que lhes que ele sofre para vencer os pecados e ele recorre à lei de deus ele recorre à lei de deus pra se livrar do pecado ele recorre à lei de deus para lutar contra o pecado mas paulo não se dirige só gentios' a judeus mas ele também se dirija cristãos e
quando digo cristãos agora já não importa se é judeu ou seja gentil aqueles que foram regenerados aqueles que estão em cristo jesus não importa se foram os judeus no passado se foram gentis no passado ele se refere àqueles que agora estão em cristo e esses que agora estão em cristo diferente do pagam que só tem a lei natural diferente do judeu que só tem a lei divina e alê natural em seu coração o povo de deus natural tem a lei divina e tem o evangelho e o evangelho que faz toda a diferença na vida do
cristão seja ele judeu o gentil de origem é o evangelho que faz a diferença porque o evangelho a notícia dada este homem que tenta lidar com as os pecados que tenta lidar lutar com todas as suas forças contra aquilo que lhes agrada a deus contra contra iniqüidade simplesmente acreditando que se ele obedecer ele vai conseguir então nós vemos paulo se esforçando o tempo todo para mostrar que de todas as formas possíveis que a salvação de deus que a graça de deus é derramada por intermédio do sacrifício de jesus como a gente viu e romanos capítulo
3 o sacrifício de jesus é suficiente ele se torna propício para os eleitos de deus ele se torna o sangue que cobre o povo de deus que lava o povo de deus dos seus pecados e que apresenta o povo de deus diante deles santo e puro a grande pergunta que a gente se faz é como poderia paulo agora depois de tamanha obra dizer com todas essas letras poderia eu ser um miserável como poderia paulo por exemplo no versículo de número 14 do capítulo 7 dizer o que diz porque sabemos que a lei espiritual mas eu
sou limitado pela cara eu sou carnal eu sou de carne ou segundo a carne pedido como scavo para o pecado ao que tudo indica está se referindo aqueles que se julgam capazes de identificar a unidade do seu coração por causa da lei de deus mas ao mesmo tempo acreditam que se obedecerem às leis de deus vão conseguir se livrar da condenação divina e aí ele se desesperam romanos capítulo 7 o desespero não do infantil não do pagam mas aquele que conhece a lei de deus aquele que sabe a lei de deus e que conhece a
lei de deus conhece o caráter de deus que conhece a lei de deus sabe quem é deus conhece deus sabe a palavra de deus mas tenta de todas as formas pela lei de deus mudará somente há um descompasso a sua mente quer fazer o que a lei de deus diz porque ele ama além de deus mas o seu corpo não obedece da carne a sua carne não obedece então ele se sente aflito ele tem medo da condenação divina então todas as alternativas que lhe sobram é obedecer a deus para que quem sabe no dia do
juízo ele possa chegar diante de deus e dizer olha aqui senhor eu fiz isso isso isso isso e aquilo eu não posso ser condenado eu não posso ser lançado a condenação porque eu realmente fiz aquilo que o que a lei mandar fazer então ele busca de todas as formas se livrar dessa culpa essa culpa que atravessa seu coração o homem será viável é um homem desesperado é um homem ocupado é um homem que disse agora quem vai me salvar tudo isso encontra em repouso no capítulo 8 quando na transição dos 7 para 8 paulo diz
expressamente graças a deus por jesus cristo nosso senhor então paulo agora tem motivos de louvor ele diz não essa não é nossa luta nós não podemos dizer miserável um homem que sou que me levará do laço dessa morte nós temos tinham libertador nós temos sim alguém que nos livrou nós temos o espírito santo de deus mas não estamos alheios à obra do espírito não estamos alheios aquilo que o espírito santo está fazendo é por isso meus irmãos que no capítulo 8 espírito santo aparece tantas tantas vezes 21 vezes aparece o espírito santo cintado mencionado por
paulo nesse capítulo o que paulo está querendo dizer existe uma obra do espírito na vida daquele que foi regenerado por cristo jesus e que o transforma numa nova criatura que faz um novo ser que o coloca num novo estado não você não luta como alguém dominado pelo pecado você luta se encontra o pecado mas não como um escravo do pecado mas com escarro de cristo jesus como um escravo de deus então paulo dias graças a deus por jesus cristo nosso senhor desse modo com a mente omissivo da lei de deus mas com a carne além
do pecado e aí paulo abre a discussão entre a dualidade entre aquilo que a carne e aquilo que é o espírito veja o que diz a palavra de deus a partir do versículo 1º do capítulo 8 portanto agora já não há condenação o que nós vamos ver agora é paulo construiu o raciocínio para responder exatamente essa questão como ele vai responder toda essa questão que foi elaborada até então esse texto é dividido em três partes importantes três partes importantes a primeira parte vai do versículo um versículo 4 que visa dar conta exatamente dessa afirmação agora
já não há mais nenhuma condenação do versículo 5 o versículo 13 ele vai confrontar exatamente a carne o espírito nação e na obra que o espírito faz na vida do crente isso vai dos 5 aos 13 e termina no versículo 14 o versículo 17 mostrando como aqueles que são escravos de deus não são apenas escravos mas são filhos a primeira parte é aquela em que falou das duas notícias não há condenação e não à escravidão veja o que diz os versículos 14 diz assim a palavra de deus agora já não há condenação alguma para os
que estão em cristo jesus porque a lei do espírito da vida em cristo jesus se livrou da lei do pecado e da morte pois o que para a lei era impossível visto que se achava fraca por causa da carne deus o fez da carne condenando o pecado e enviando o seu próprio filho em semelhança da carne do pecado e como sacrifício pelo pecado para que a justa exigência da lei se cumpre se em nós que não andamos segundo a carne mas segundo o espírito então se de um lado nós temos um gentil que não ama
a lei de deus e não sabe o que é ser um miserável mesmo sendo um miserável do outro lado temos o judeu que ama a lei de deus sabe que a miserável mas não consegue vencer as armadilhas que a sua carga ele impõe justamente porque ele ainda não teve a sua mente renovada transformada o que é que torna alguém diferente será apenas o reconhecimento da sua miséria seria apenas a consciência da miséria aquilo que nos transformaria seria que seria apenas o conhecimento da lei de deus aquilo que nos transformaria de uma vez por todas parece
que o texto bíblico nos diz mais do que isso é o que paulo vai mostrar nos textos a seguir no versículo o versículo 2 paulo diz expressamente não há condenação seja próprio magnano que significa isso todos aqui que são cristãos regenerados e foram salvos com cristo jesus que tem o testemunho do espírito santo em seus corações não há condenação ao kumar o que passou na sua cabeça agora caramba não há coordenação alguma posso viver a vida adoidado posso fazer tudo que eu quero posso dar vazão a todas as minhas vontades mesmo que o pec mesmo
que afronte o senhor mesmo que eu faça tudo errado é verdade isso não seria condenado sim não será condenado sérgio é das coisas mais absurdas você poderia fazer agora certo se você é um cristão regenerado não há nenhuma condenação sobre você e seu par a mensagem agora eu não quero ver o que vai acontecer nesse mundo talvez a babilônia que aconteceu alguns dias atrás aqui mas imagine você que esta pergunta já diz tanta coisa ela não está dizendo que você não é salvo não ela não está dizendo que você não for regenerado não ela só
está dizendo que na sua luta contra o pecado você ainda não entendeu o que significa ser liberto de toda a condenação do intermédio de cristo jesus significa que qualquer coisa que você faça para tentar diminuir mas aquela cicatriz sentimento de culpa de que aquilo que você fez de errado no final vai ser julgado condenado e se eu fizer alguma coisa certinha agora vai amenizar não vale este jogo não vale no vale tipo eu to culpado pelas coisas que eu fiz eu preciso fazer alguma coisa na igreja deve servir a deus fiz tanta coisa errado que
agora precisa acertar as contas com ele se há um culpado você anda livre o suficiente para entender o que significa não há mais a condenação alguma o culpado é aquele que de alguma forma ele tem que fazer sempre alguma coisa ela não tem aquela sensação de que pelo menos se eu fizer isso você aceito pelo menos eu fizer isso ele não vai rejeitar se eu fizer isso ele não vai me dar um toco não vai me colocar escantear você fizer alguma coisa tá compensar todos os dias estou fazendo todas as coisas que está fazendo de
errado sendo cristão seja e saiba do que a lei de deus diz mas fazer pelos alguma coisinha pra não ficar chateado comigo ele não ficar olhando bravo pra mim o problema de ficar com o meu coração está pensado tendo uma culpa que você não poderia ter eu já te perdoou mais condenação se você está pecando meu irmão saiba disso não há condenação alguma você não vai ser lançado no inferno pelos pecados que está cometendo não está dizendo literalmente não há coordenação alguma mas a pergunta é por que você quer ficar por que então você queria
fazer alguma coisa pra deus poder olhar pra você e fala assim não tudo bem cada um pode participar aqui do culto você pode participar da ceia e muito bravo com você não me parece meus irmãos que nós estamos diante do clímax da revelação do que o evangelho significa que você já percebeu como palavras é visto lá ele se apresenta ele gastar tempo para se apresentar mas se você prestou atenção na abertura de comando você vai ver que ele começa dizendo paulo cravo do senhor e escravo de cristo jesus esse escravo que abre a epístola não
está ali à toa ele está concluindo todo o raciocínio de paulo que começou com essa frase é exatamente agora somos escravos de cristo quais são as implicações disso a primeira delas não há condenação alguma você pode cometer qualquer pecado agora imagine você que este pecado já foi transpassado pela ira de deus em cristo jesus a pergunta é por que você faria segundo o que você deveria achar que teria que fazer alguma coisa pra deus te perdoar deste pecado não há condenação alguma diz a palavra de deus para os que estão em cristo a minha pergunta
é o que significa estar em cristo eu te pergunto hoje não é se você crê que não há mais condenação alguma mas se você crê que você está em cristo que você está em cristo e cristo e você em deus minha pergunta é se tudo aquilo que você faz diante de você se encontra sempre jesus como aquele a quem você tem que sempre que olhar como o seu salvador e senhor os irmãos paulo não está dizendo assim o pessoal pode agora fazer o que vocês quiserem não há mais condenação pode ligar aí as luzes pode
abrir toda a porteira tudo que não há mais condenação não está invertendo falou tá dizendo agora sim vocês vão descobrir o que é obedecer não para não ser condenado a descer tamar e agradecer o senhor agora sim vocês vão entender o que é que deus 15 planejou desde o éden ele não planejou a obediência para que você não fosse condenado ele planejou obediência para que você pudesse saber que há sim uma forma de agradecer ao senhor pelo que ele fez com você na cruz que há sim uma forma de demonstrar a sua alegria e o
seu amor por tudo que ele realizou na cruz do calvário assim uma forma de você demonstrar o quanto a cruz de cristo jesus não foi o sacrifício em vão a obediência está aí e não como meio para tirar você da sua culpa e não pra ele pra você da sua culpa das intrigas daquela pública que está enorme atrás da orelha não ela está aí pra dizer a você é possível servir a deus sem culpa minha pergunta hoje é se você tem servido a deus para acalmar a ira de deus o que você acha que ele
está irado o seu motivo que alimenta o seu serviço a deus é somente a alegria não se eu pudesse resumir neste sermão serem apenas uma palavra alegria é a prova da alegria a notícia de que não há mais contar não há mais condenação alguma festa sim ela deveria provocar celebração sim devemos levantar as nossas mãos e adorar a deus e cultuar a deus e agradecer a deus botão grande obra não porque agora a gente sabe que não importa o que a gente faça não seremos condenados não porque agora não precisamos mais trabalhar com o mecanismo
da culpa não precisamos mais colocar a culpa com uma fonte que alimenta a nossa obediência ea minha pergunta é uma só o quanto têm alimentado a tua piedade o quanto têm alimentado a sua busca do senhor é o medo é a culpa ou é alegria queria convidar você para se fazer não se permite um auto-exame e perguntar quais as razões do seu serviço quais as razões que você servir a deus se a fonte não for a alegria que você está fazendo a sua vida se tudo que você tá dando o reino de deus se tudo
que você está oferecendo pra ele é fonte de medo e pavor que boa notícia essa que você ainda não recebeu e não ouviu a alegria que nos move é a alegria que deve trazer aqui no domingo é a alegria que deve ser o chão do nosso culto a alegria nos irmãos que deve fazer a gente chorar de alegria que deve fazer de dobrar os joelhos a alegria no senhor que deve fazer a gente glorificar a deus é a alegria do senhor que deve fazer a gente tornar um corpo unido aqui nesse lugar nessa igreja é
alegria e não a culpa é alegria e não medo da condenação é alegria pela salvação dele que deve nos reunir novamente e nos fazer a adorá lo e servi lo com toda alegria do mundo por que você está tão triste por causa dos seus pecados porque deus ficou magoado não existe algo que deve nos incomodar com os nossos pecados não é deus se não é ele é você a vergonha ele já passou a humilhação ele já sofreu o sangue já correu o sangue foi derramado a inspiração já aconteceu e foi absoluta não há espaço para
a falha não há espaço para insuficiência ele é suficiente na sua obra é pleno na sua obra o problema não está nele o problema não está no sacrifício de jesus o problema não está na inspiração de jesus o problema está em mim você somos nós que não conseguimos levar a sério o evangelho de cristo jesus porque não conseguimos entender o tamanho a proporção do que ele significa ele não significa que você está livre meus irmãos de servi lo ele significa que você está livre de servi lo por culpa o evangelho significa que agora você pode
ser vê lo com alegria você pode ser vivido por gratidão você pode ser veneno por amor e não preocupa quando a gente observa os versículos seguintes tudo isso que a gente falou é o do versículo 14 paulo apresenta não há condenação alguma vez foram libertos por causa de cristo jesus e por causa do seu das veja o que ele vai dizer por causa do sacrifício de jesus que condena assim não o pecador mas o pecado é o pecado que é condenado pela obra de jesus do jesus que assume a carne humana que não assume as
vicissitudes humanas que não tenha disposição mental que os pagãos tem mas que assume a natureza humana que padece que sofre que sangra e o seu sacrifício ele é pleno eficaz e suficiente é isso que paulo diz no primeiro momento no segundo ele vai levantar nossa discussão importante que vai do versículo 5 diante veja o que ele vai dizer os que vivem segundo a carne penso nas coisas da carne mas os que vivem segundo espírito nas coisas do espírito ou seja paulo diz o seguinte não dá pra você ter os dois se você vive sob o
domínio da carne as coisas que ocupam há somente são as coisas da carne se você vive no domínio do espírito as coisas do espírito são aquelas que dominam a sua mente não a sua mente não foi feita para ser autônoma sua mente não pode ser neutra ou era da carne ou é do espírito ou somente será que escrava da carne a obra do espírito o que ela nunca será é autônoma você nunca será só você e você apenas você sempre será você ea história de cristo jesus ea história do evangelho não é sobre você não
é sobre mim não é sobre essa igreja a história do evangelho é sobre jesus cristo sobre sobra e o que ele fez sobre mim se por mim e por você para louvor e glória do pai é sobre isso que o evangelho então não há espaço pra gente tipo boneco de olinda né agora é a hora do outro a outras palavras já disse isso existe um canal só ficção que pode existir é um crente que pode até viver semelhante como um canal mas não pode ser canal a sua mente não pode ser uma mente derrotada a
sua mente não pode ser uma mente escravo do pecado que conhece então a derrota e que dizem tão miserável homem que sou não tem como sair disso acabou não dá mais não a sua mente é a mente que ao reconhecer a miséria ela pode dizer no final mas graças a deus pelo nosso senhor jesus cristo que libertou a nossa mente e agora a gente pode querer fazer o bem ea gente pode fazer o bem não porque a gente tem o poder de fazer o bem mas porquê agora paulo vai dizer aquilo que mais falta na
vida de um miserável é o poder do espírito santo é a graça de deus que vai fazer você cumprir aquilo que a sua carne por si só não cumprir é sob a graça de deus que nós andamos é sob a graça de deus que nós vivemos em santidade não a santidade não é uma obra das suas mãos a santidade é obra do espírito de deus é ele que opera em sua vida é por isso os irmãos que às vezes a gente se pergunta por que ele permite que a gente experimente as conseqüências daquele que se
achando corajoso o suficiente para lutar contra o pecado sozinho resolve lutar contra o pecado como o gaiato que entra na jaula do leão para fazer bilu bilu na cara dele achando que ele vai dizer olá seja bem vindo você quer alguma coisa o que você procura a santidade é uma obra de deus mediada pelo poder do espírito santo vejo que paulo diz pois a mentalidade da carne a mente segundo a carne ela é inimiga de deus pois não está sujeita à lei de deus nem pode estar os que vivem na carne não pode agradar a
deus por isso versículo 14 do capítulo 7 estranho como poderia paulo está falando de si mesmo convertido dizendo versículo 14 porque sabemos que ela é espiritual mas eu sou limitado eu sou segundo a carne como vendido como escravo do pecado se você é um escravo do pecado você desagrada deus você não faz o que agrada a deus os que vivem na carne não podem agradar a deus é isso que o texto está dizendo mas o versículo 9 diz voz porém não estais sob o domínio da carne sobre o qual domínio nós estamos o domínio do
espírito santo se tem algo que a gente principalmente aqueles que vieram para o movimento reformado depois de terem tido uma experiência no universo tenta encostar o neopentecostal a primeira coisa que senti é vocês não falam sobre o espírito não só reformado nutella que não fala do espírito tá certo reformado que conhece a palavra de deus que é uma palavra de deus ele sabe muito bem a importância eo papel do espírito santo na obra de cristo jesus em sua igreja o papel do espírito santo é central meus irmãos eu não disse que é o centro eu
disse que a central como seu coração é central quando digo que seu coração é central quando eu digo que é obra do espírito santo é central eu não estou dizendo que estas coisas são centro mas estou dizendo que todas elas apontam para um centro o espírito santo foi comissionado por jesus cristo que disse eu enviarei o consolador e ele não falará de si mas falará daquele que o enviou de é packer no livro na dinâmica do espírito ele chega a dizer com todas as letras se alguém vier até o espírito santo de sérgio espírito santo
e começar uma oração dizendo o espírito santo de ataques assim é como se naquela hora o espírito santos precisando assim pra ele não está fazendo bem não não ele olha pra ele não é pra mim tem que ouvir olé para ele parar de olhar pra ele pra de pidão página pra mim e olha pra ele essa é a obra do espírito a obra daquele que vai o tempo todo fazer a igreja já olhar para o que jesus fez na cruz do calvário por isso você tem que questionar qualquer obra dita do espírito que faz as
pessoas olhar para qualquer coisa menos para cruz - o evangelho qualquer movimento que se diga do espírito mas que não olhe pra jesus não faça de jesus sua obra o centro é espúrio é espúrio o espírito santo tem uma só missão ea missão dele é fazer com que cristo seja visto tempo todo ele é como um holofote vai dizer onde errei packer holofote não traz luz sobre si mesmo mas ilumina jesus e faz com que todos olhem pra jesus e quando você vê jesus você sabe que o espírito santo está ali você sabe que o
espírito santo está atuando ali aqueles que anda no espírito são aqueles que andam centrados em jesus centrados na obra de jesus vejo que paulo vai dizer se cristo está em vós embora o vosso corpo seja mortal por causa do pecado o espírita vida por causa da justiça esse é o espírito daquele que ressuscitou jesus dentre os mortos habita em vós aquele que ressuscitou cristo jesus dentre os mortos a dia da vida também aos corpos mortais pelo seu espírito que vós habita portanto irmãos somos devedores não há carne para vivermos segundo a carne porque se viver
de segunda carne morrereis mas se pelo espírito modificar diz as práticas do corpo devereis pois todos os que são guiados pelo espírito de deus são filhos de deus meus irmãos veja como paulo faz todo tratou do trajeto no segundo momento contratou aqueles que vivem segundo a carne daqueles que vivem segundo o espírito e ele faz questão de dizer o seguinte aqueles que vivem segundo a carne são exatamente aqueles que não tiveram uma experiência poderosa que a experiência de ser habitado pelo espírito santo haja mas o que isso significa significa exatamente tudo o que paulo vai
dizer no desfecho a eu quero saber então como se faz para viver sobre o espírito como se faz para andar no espírito como se faz para viver a obra do espírito e paulo vai concluir seu raciocínio dizendo como se faz isso em primeiro lugar não é você o que eu poderia fazer não não é você o versículo de número 14 diz que todos os que são guiados pelo espírito são filhos de deus porque não receber estes um espírito de escravidão mais uma vez lembrando de tudo aquilo que ele está falando se você é escravo do
pecado você então não pode ser escravo de cristo jesus você não pode ser escravo de deus ou você escravo do pecado ou você é escravo da justiça ou você é escravo do das trevas ou você escravo da luz ponto final só que olha o que acontece a seguir porque não receber estes o espírito de escravidão para os conduzir ao temor a culpa ao medo da condenação não vocês não vão ser condenados não há mais nenhuma condenação contra vocês vocês não precisam viver sob o temor da morte não a morte não vai representar o fim eu
sei que a carne é mortal eu sei que a carne vai colocar deus a colocar um ponto final com a morte mas o espírito é o que dá vida o espírito que mostra que a carne não dá sua palavra final no entanto observa que paulo vai dizer mas o espírito de adoção pelo qual clamamos a babá pai sim meus irmãos não há possibilidade de sermos livres ao ponto de termos o senhorio da nossa mente garantido por nós mesmos não o nos curvamos diante do pecado ou nos curvamos diante de deus se a gente se curva
diante do pecado a gente vira escravo do pecado e só isso mas aquele que se curvam diante de deus se tornam escravos de deus mas não são só os casos o espírito santo sua obra poderosa cela uma das digamos vivências do cristão mais importante de toda a sua vida a sua união com cristo é expressa pela adoção nos tornamos filho de deus somos filhos de escravos não somos apenas escravos então veja como ele conclui mas o espírito de adoção pelo qual chamamos a apae o próprio espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de deus
meu irmão aqui você teria que puxar o freio de mão e como a gente não tem mais três horas pra refletir aqui não dá pra gente continuar o que seria maravilhoso fazer agora mas eu queria convidar você ale lucas depois 3 quando chegar a sua casa sabendo que lucas andava com paulo sabendo que boa parte da tecnologia de lucas é fruto da experiência dele com paulo é impressionante como lucas no dia do batismo de jesus diz que o espírito santo desce dos céus mas ele não fala ele não diz ele só está presente ali como
testemunha de uma voz que rompe o céu é a voz do pai dizendo você é meu filho que me dá prazer e por que por que jesus estava obedecendo a voz de deus não porque ele tinha medo mas porque a alegria alimentou jesus desde o dia que ele veio ao mundo até o dia que ele ascendeu aos céus e essa alegria permanece até hoje na ação não só de cristo pai o pai o filho eo espírito mas na ação do espírito na vida da igreja fazendo a igreja não esquecer de forma alguma o que a
obra de cristo significou para ela não significou apenas que não há condenação não você não vai ser condenado mas mais do que isso não só você não vai ser condenado mas você é filho você filho faz parte da família real faz parte da família do rei do universo é filho do rei a meu irmão se a gente entender que ser filho do rei não é apenas um adesivo para dizer pra todo mundo que você não é vai ser rico e poderoso mas ser filho do rei esse filho daquele que deu tudo que mesmo sendo deus
não jogou por usurpação ser igual a deus mas assim mesmo se entregou por amor nós nós entenderíamos que ser filho de deus é mais do que uma honra é o motivo da nossa alegria veja só porque a honra ninguém pode merecer mas a alegria de deus nos deu pra ter e essa alegria ela fica expressa exatamente quando a gente percebe que assim como o espírito santo testemunha a declaração de deus de que jesus seu filho amado meus irmãos é esse mesmo espírito que dá testemunho no nosso espírito que somos filhos de deus não são argumentos
não é lógica não é evidência é o espírito santo de deus agora você entende porque a tecnologia que se pautou nas escrituras e que moveu o coração de tantos homens na época da reforma protestante se concentrou e se preocupou tanto com o testemunho interno do espírito porque se você não tem esse testemunho do espírito qualquer dúvida qualquer medo vai colocar voz em frangalhos vai deixar você vulnerável para os questionamentos é o testemunho do espírito que vai manter você em pé na hora da tentação é o testemunho do espírito que vai fazer você lembrar que você
é filho de deus de que pela obra de cristo jesus você se tornou filho é pela obra do espírito que nós descobrimos que se somos filhos como disse paulo no versículo 17 também somos herdeiros de deus e co herdeiros de cristo é certo que sofremos com ele para que também com ele sejamos glorificados talvez você tenha se perguntando jonas quando eu penso na obra da cruz e na obra o evangelho eu penso quanto tempo eu perdi eu poderia ter feito tantas coisas meus irmãos o evangelho de regime até o tempo perdido o evangelho é a
boa notícia de deus de que aqueles que podem ouvir a voz de deus e se arrepender dos seus pecados eles não somente terão seus pecados perdoados mas eles terão livre acesso como filhos de deus a deus não há mais condenação por isso não faz sentido viver uma vida culpada faz sentido é você diante de todo o teu serviço perceber que ele não é um meio de você lidar com a culpa mas é uma maneira de você expressar sua alegria e seu amor a deus você pode escolher hoje entre a agir como alguém que sabe que
não há mais condenação alguma e diante dos pecados continuar servindo a deus pra poder se sentir menos culpado por causa dos seus pecados e entrar no sistema e inconscientemente você vai pecar mais para poder servir mais a deus você pode virar o jogo [Música] você pode simplesmente se apropriar daquilo que a palavra de deus está dizendo que a boa notícia para aqueles que têm o testemunho do espírito em seus corações e que são filhos de deus não há mais condenação isso significa que a nossa luta contra o pecado já não é mais uma luta simplesmente
pra fazer a nossa vontade é a luta a gente fazer a vontade daquele que nos salvou da morte é uma maneira de vencer o pecado olhando lembrando sempre de jesus a palavra pra você nesta noite é está em tentação olha o que jesus fez na cruz se lembra da cruz de jesus ela vai te dá a boa notícia de que ele pegou os teus pecados mas ela também vai te dar a fonte da alegria que você precisa para servir a deus não pra você se aceito mas pra você demonstrar gratidão pelo que ele fez mas
talvez você esteja dizendo jonas como cristão e um filho de deus eu não sou escravo do pecado eu sou escrava do senhor nasceu escrava do senhor isso explica por que eu não me sinto bem pecando é isso mesmo é porque você não é mais e não pertence mais ao domínio do pecado que o pecado ele é tão estranho a luta contra o pecado ela revela uma das coisas mais preciosas que o cristão não pode deixar de lado nunca na sua vida a consciência de que o pecado lhe é estranho eu queria morar com você nessa
hora que deus mais uma vez vêm até nós a sua misericórdia e nos convencer de que os nossos pecados foram perdoados pela boa graça de cristo jesus pelos méritos dele não pelos nossos méritos oração é para que deus nos dá alegria os irmãos alegria para trabalharmos nessa igreja alegria para servirmos o senhor nessa igreja local servimos o reino de deus não porque somos um bando de culpados tentando lidar com os nossos pecados não demonstrar o máximo que pudermos em gratidão a deus por tudo que ele fez gastarmos nossa vida para agradecer a deus em alegria
pela grande obra que ele fez eu queria morar com você pra que ele traga segurança daqueles irmãos que por causa da multidão dos pecados não perderam a salvação mas perderam a segurança da salvação em oração é que o espírito santo é o testemunho a dor de deus a testemunha de deus aquele que dá o testemunho de deus o tempo todo possa testemunhar no seu coração hoje sempre a boa obra que deus fez não o que você fez mas o que ele fez
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