Código Penal da Vida Futura - 7ª parte

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Simão Pedro de Lima
Estudo do livro O Céu e o Inferno.
Video Transcript:
Olá boa noite boa noite vamos começar nossa acho que o nosso sétimo encontro do estudo do Capítulo 7 do livro céu e inferno Código Penal da vida futura então sejam todas todos todos bem-vindos bem-vindos para esse nosso estudo hoje nós daremos sequência começando no artigo 21 na última Live nós falamos o artigo Até nós comentamos até o artigo 20 e agora vamos até o artigo 21 Dessa vez estou transmitindo apenas pelo Instagram não consegui a conexão da forma que eu gostaria no YouTube mas eu vou postar depois no YouTube estou gravando e vou colocar depois
no YouTube mas hoje vamos só que no Instagram e eu peço desculpas Já faz mais de dois meses ou quase dois meses que eu estou tossindo melhor e e tô até com uma certa dificuldade para falar mas vamos tentando né Vamos trabalhando aqui Então vamos para o artigo 21 que é um dos artigos porque eu repulto bem bem profundos ou bem profundo né um dos artigos mais de maior profundidade vejo que está escrito aqui no artigo 21 a responsabilidade das faltas é toda pessoal ninguém sofre por erros alheios salvo se a eles deu origem quer
provocando-os pelo exemplo quer não os impedido quando poderia fazer então aqui é algo bem delicado bem delicado na primeira frase a gente vê claramente a responsabilidade das faltas é toda pessoal nós já vimos isso né Já estudamos nos artigos que precederam a esse artigo 21 e nós vimos que a responsabilidade das faltas Sem dúvida é toda pessoal entretanto aí vem a conjunção adversativa Entretanto a casos que outras pessoas responsabilizam-se por erros alheios vejamos em qual quais os dois casos ele é diz aqui ninguém sofre por erros alheios salvo se a eles deu origem a eles
deu origem deu causa quer provocando-os pelo exemplo quer não os impedido impedindo quando poderia fazer então observamos isso se nós erramos a responsabilidade é Nossa se alguém erra a responsabilidade é desse alguém mas se ele seguiu o meu exemplo errou copiando de mim a responsabilidade também é minha Esse é o ponto que está colocado aqui se a pessoa erra seguindo o exemplo de outro ou de outra a responsabilidade da falta daquela pessoa também é daquela outra pessoa e a outra condição é quando não impediu quando podia fazer quando podia impedir não impediu então houve uma
omissão poderia impedir e esse poderia não é uma questão só de circunstância poderia no aspecto de sei que eu posso evitar e não evito Então não é um poderia no aspecto só da circunstância obviamente é um poderia eu tendo consciência que poderia evitar e não fiz nada para evitar não quer dizer que evitarei mas emvidarei em esforços para evitar Pode ser que a pessoa seja inamovível no seu intento mas é preciso que nós façamos da nossa parte para tentar evitar Então nesse aspecto é importante nós percebemos a responsabilidade das faltas é toda pessoal ninguém sofre
para os erros por erros alheios A não ser que os tenha gerado pelo exemplo ou não tenha impedido quando podia fazer agora nós podemos observar a responsabilidade por exemplo da educação natural o que é educação natural a educação do Lar a educação de casa essa educação natural e a educação natural ela é feita não de forma cognitiva totalmente cognitiva a educação natural a educação no lar ela é feita por observação retenção repetição na maioria das vezes na maioria de vezes observa retém replica observa retém replica Essa é a ideia então não adianta o educador doméstico
pai e mãe de dizer para criança não minta não minta não minta e à noite toca o telefone a criança atende e fala pai ou mãe é para o senhor é para senhora e eles dizem fala que o papai não está não adianta ensinar não mentir se na hora da verdade foi feito uma mentira foi praticado uma mentira fala que o papai não está fala que a mamãe não está E aí vamos mais no outro dia toca o telefone a criança atende Já pergunta pai ou mãe a senhora está o senhor está ou não perceberam
então a exemplificação é o elemento Fundamental e quando o educando repete a conduta do educador e essa conduta é deletéria a responsabilidade também é do educador é uma responsabilidade porque ele copiou por ele por ele ter copiado certa vez e esse certa vez tem muitos anos já faz já faz anos anos mesmo e eu estava no local e com uma uma criança né conhecida familiar e a criança observou uma uma moça dançando em cima de uma mesa lá do clube uma uma dança assim Tanto etílica estava dançando e quando a criança olhou Ela disse assim
para mim eu não sabia que a minha professora ele até disse a minha tia tinha irmã gêmea porque ele não conseguia entender aquela conduta para ele era uma irmã gêmea não poderia ser aquela professora que que na sala de aula Ela era tão perfeita que ele achava que ela nem andava ela vomitava né de tão de tão perfeita Então são esses pontos que nós temos que observar pessoas amadoras de opinião as pessoas formadoras de opinião elas respondem pelos seus próprios atos pelos seus erros e respondem pelos erros das pessoas que copiaram que seguiram exemplo dessa
pessoa outra pessoa formadora de opinião Então veja a importância a seriedade a responsabilidade de pessoas que são por assim dizer é referências sociais porque essas pessoas podem levar outras a cometer atos que são danosos que não são corretos que são erros e se essas pessoas seguiram um exemplo daquele ou daquela formador de opinião veja como a responsabilidade também vai para aquele que gerou o exemplo a responsabilidade o melhor dizendo há uma corresponsabilidade por isso é importante as pessoas que são formadoras de opinião paz educadores olharem bem o que eles fazem o que eles estão fazendo
o que nós estamos fazendo a condição de educadores e pais ou mesmo pessoas que são referências é preciso observar porque ninguém é responsável pelo erro alheio A não ser que o tenha gerado pelo exemplo ou não tenha impedido quando podia fazer é o que está no artigo 21 é o que está no artigo 21 então é importante observarmos isso Óbvio nós temos que consubstanciar o artigo 11 porque o artigo 11 fala das atenuantes e agravantes então é nós não podemos dissociar esses dois artigos o 21 fala da corresponsabilidade mas também a que se ter em
mente a questão dagravante ou atenuante que está lá no artigo 11 como eu eu disse é preciso observar que a pessoas que também não tem consciência do que estão fazendo e acabam sendo corresponsáveis no nível da consciência mas em grande maioria as pessoas sabem o que estão fazendo e quase que não se importam com o que os outros vão fazer se a gente diz a pessoa olha cuidado como você faz você é formador de opinião as pessoas podem copiar o seu exemplo e ele dizer eu não sou responsável por ninguém eu faço o que eu
quiser e que se o outro copiar o problema é dele e aqui o artigo 21 está dizendo que o problema não é somente dele é também daquela pessoa que gerou o exemplo então por isso que eu disse que esse artigo 21 ele precisa ser muito meditado com relação aos pais há uma há uma trovazinha a um verso psicografado pelo Chico editado pelo Espírito Casimiro Cunha e nesse verso aplicável aos pais educadores ele diz assim resguarda os teus pequeninos onde estejas e onde vai pois a criança no futuro é a foto viva dos pais então é
importante nós percebemos Esse aspecto não é uma lição moralista não é isso é pois simples uma reflexão uma reflexão natural tranquila de observarmos isso então eu vejo hoje pessoas como é que se influência os os oás sei lá como é que artigo que se utilizaria as pessoas influências a responsabilidade que elas carregam talvez elas não tenham pensado nisso a responsabilidade por falas fúteis por falas agressivas por comportamentos porque são responsáveis por aquilo que gerar na mente das outras pessoas e nas ações das outras pessoas Então eu imagino que quem se lança a essa ideia de
ser influência digital né acho que é assim que se fala eu eu não conheço muito bem a linguagem de hoje deve observar muito isso o grau de influência que gera nas outras pessoas imagina adolescentes crianças que copiam aqueles comportamentos eu chamaria de não não agradáveis comportamentos digamos errôneos e aqui não vamos entrar no mérito do ponto de vista errado segundo qual ponto de vista não o certo é sempre certo mesmo que ninguém faça ou errado é sempre errado mesmo que todo mundo faça então não há relatividade tão absoluta não é uma relatividade é imperiosa nessa
questão não a questões que que não há relatividade algumas questões que sim ligada costumes sociais costumes culturas de povos numa Regra geral o que é certo é certo mesmo que ninguém faça o que é errado é errado mesmo que todo mundo faça então é um ponto a observar Não estou radicando não estou radicalizando não não sou radical pelo contrário eu sou uma pessoa que relativiza muita muito as coisas flexibilizo Muitas coisas mas acerta os pontos que são errados não são adequados eu não vou dizer errado então vamos dizer convenientes né não são convenientes não são
adequados não são educativos então é preciso observarmos isso e aqui eu me detenho muito Nesse artigo 21 porque ele me chamou muita atenção desde a primeira vez que eu li esse capítulo 7 como eu já disse aqui em outra Live há 30 anos que eu escuto esse código penal aqui já até quase que decorei os 33 artigos de tanto Lemos para tentar entender a filosofia moral contida neles e olha não há nenhum moralismo contidos contido nessas nesses 33 artigos nenhum moralismo há uma reflexão sobre a moralidade e moralidade não no aspecto volta a dizer moralista
impositivo mas no aspecto reflexivo então esses 33 artigos tem para mim alta frequência filosófica alta frequência ética e é importante nós pensarmos isso nós vivemos no mundo cuja ética tem ficado tem sido relegada a planos menores nós temos vivido no mundo em que os interesses pessoais sobrepujam as necessidades coletivas não é nem aos interesses coletivos sobrepujam os interesses pessoais sobrepujam as necessidades coletivas eu fico pensando pessoas que detém o poder por exemplo e tomam medidas que atendem aos seus interesses em detrimento das necessidades várias das outras pessoas Então nós estamos no mundo cuja ética foi
muito relativizada a relativização ela não pode chegar a extremos a relativização não pode ser absolutista aparentemente é um paradoxo uma relativização absolutista é paradoxal uma dúvida mas é importante nós observarmos esse aparente paradoxo porque relativiza-se relativizam-se tantas coisas que nós não sabemos mais o que é conveniente daquilo que não é conveniente O que é educativo daquilo que não é educativo o que nos faz o que nos edifica daquilo que não nos edifica e aqui não é crítica A B ou C é apenas uma reflexão dessa relativização e é importante então nós percebemos e volto a
dizer Vocês que são formadores de opinião que são influências pessoas que têm os seus milhões de seguidores nas redes sociais ou milhares de seguidores na redes nas redes sociais deveriam pensar bem antes do comportamento antes da atitude para que não Gere exemplificações deletérias é isso que eu puder é apenas uma reflexão apenas uma reflexão e aqui então Leiam novamente o artigo a responsabilidade das faltas é toda pessoal ninguém sofre por erros alheios salvos de origem quer provocando-os pelo exemplo quer não os impedido quando poderia fazer e aqui não ter impedido quando poderia fazer vai também
um recado para os pais que na relativização educativa do Lar acabam se omitindo a responsabilidade diretiva a responsabilidade orientativa dos seus filhos muitas vezes dizem não mas eu preciso Respeitar a opinião dele mas uma opinião de alguém que não tem maturidade para tanto opinião de alguém que de manhã está com um temperamento à tarde está com outro a opinião daquele que se apaixona pelo maior amor da vida todos os dias da sua vida cada dia um amor diferente Ou seja é preciso respeitar as pessoas sem dúvida mas é preciso perceber que a educação não pode
abrir espaço para imaturidade o respeito humano é inegociável o respeito humano é inalienável o respeito humano é algo insubstituível mas a função educativa dos Pais também também é também é preciso que os pais observem isso não é invasivo pergunta aos filhos Onde estão indo perguntar aos filhos com quem estão saindo para que haja referência estabelecer horários não há nada errado nisso obviamente gradativamente ao nível de consciência ao nível de maturidade de cada filho e também a personalidade de cada filho porque cada filho é um filho diferente cada um é um espírito diferente cada um tem
uma personalidade diferente mesmo que pareçam em alguns traços personalísticos mas não tem a mesma personalidade então é preciso tomar um cuidado para que não haja omissão e também não haja omissão ao educador que muitas vezes diz não adianta não querem aprender não vou continuar ensinando o apóstolo Paulo numa das suas cartas eu posso estar enganado posso estar enganado sim creio que sua carta aos Filipenses não sei mas de qualquer forma Leiam todas as cartas dele que você se encontrarão isso ele diz se a tua tarefa é ensinar haja dedicação ao ensino se a tua tarefa
é ensinar haja dedicação ao ensino é importante percebermos isso e olha que um conselho do apóstolo Paulo talvez mil anos atrás há quase dois mil anos o apóstolo Paulo disse isso se situa tarefa é ensinar haja dedicação ao ensino e ensinar é também corrigir é também impedir algumas atitudes errôneas então aqui está um artigo que eu creio se nós aplicarmos em todos os meios em quaisquer meios Nos quais nós estejamos ou nos quais estivermos nós teremos ganhos teremos ganhos imaginemos esse artigo aplicado na família esse artigo aplicado na escola esse artigo aplicado nos nossos trabalhos
profissionais a vida social até mesmo nos divertimentos se nós aplicassemos esse artigo Talvez nós teríamos momentos mais Salutaris momentos melhores talvez talvez então fica aqui essa reflexão do artigo 21 E aí ele encerra o artigo dizendo assim O Suicida é sempre punido mas aquele por maldade que por maldade Império ou outra cometê-lo esse sofre pena ainda maior e até do nosso código penal há também a figura da do tipo penal né Há um tipo penal estabelecido para a indução ao suicídio a indução ao sair suicídio é possível É um tipo penal né e há uma
há uma combinação de pena para a indução então aqui eu creio que Kardec quando coloca aqui ele não está tratando do suicídio no conjunto dos artigos mas eu acho que pesou um pouco essa esse ponto para ele e ele colocou essa essa frase aqui aparentemente descontextualizada Mas eu vejo como exemplificativa talvez na época dele tem acontecido diversos e até hoje até hoje países evoluídos países tecnificados as pessoas desvalorizam tanto a vida países com alto índice de IDH né o alto IDH melhor dizendo porque o ID é um alto IDH países com uma excelente educação com
desenvolvimento tecnológico invejável como a saúde perfeita em termos de atendimento e jovens existem na vida da vida física então talvez isso seja um bom exemplo para nós falarmos um pouco mais do valor da vida porque aí é um outro elemento do artigo 21 o exemplo benéfico nós podemos ver agora para o outro lado o exemplo benéfico o exemplo que só erguer o exemplo que edifica o exemplo que muitas pessoas nos dão ao longo das suas existências exemplos de pessoas que se dedicam ao trabalho em prol do seu rendimento humano pessoas que dedicam suas vidas para
serem úteis a sociedade então por outro lado Considerando o artigo 6º que nós Já estudamos aqui do código penal por outro lado o ato benevolo também terá recompensa meritória então também seremos meritóriamente responsáveis pelos acertos alheios se copiados de nós também então existe o outro lado existe A outra forma de observar bem isso pessoas que têm boas palavras palavras de bom ânimo palavras que que levam as outras a crescerem a entusiasmarem não palavras vazias não aqueles chavões dos coachs de auto-ajuda nem todos Óbvio mas a maioria deles trabalha com chavões e mais chavões palavras fáceis
mas aqueles que realmente nos incentivam aqueles que realmente trazem palavras que esclarecem palavras que edificam palavras que acalmam que dão atenção efetivamente a com quem se está então é importante nós pensarmos pelo outro lado que os bons exemplos também são importantes e são tributados aqueles aqueles que exemplificaram então pelo outro lado o formador de opinião ou influência que traz bons exemplos edifica os demais então é algo a pensarmos Nesse artigo 21 estou a 24 minutos Nesse artigo mas eu falo para vocês esse código penal da vida futura se nós comentarmos artigo artigo por artigo dá
para escrever um livro dá para escrever um livro sobre cada um desses pontos um livro com 33 capítulos e ali com umas 10 ou mais páginas em cada capítulo para analisar cada um desses artigos Então é isso no artigo 21 Desculpe meu volta a dizer o pessoal que entrou depois eu estou com dificuldade de fala a voz fica difícil para sair aquela tosse que vocês acompanharam o início dela até hoje não foi embora são dois meses então assim tem uns edemas zinhos aqui para resolver e vamos lá uns refluxos para resolver né então hoje especificamente
o farol tá baixo então a voz não tá muito muito potente para eu poder falar da forma que eu sempre gosto mas então me desculpem por essa forma assim um pouco mais baixa né vocês depois aumentam o volume aí né mas para mim ficar mais difícil o artigo 22 com quanto infinita a diversidade de punições algumas há inerentes à inferioridade dos Espíritos E cujas consequências salvo por menores são pouco mais ou menos idênticas a punição mais imediata sobretudo entre os que se acham ligados à vida material em detrimento do Progresso espiritual faça sentir pela lentidão
do desprendimento da Alma nas angústias que acompanham a morte e o despertar na outra vida na consequente perturbação que pode dilatar-se por meses e anos naqueles que ao contrário tem pura consciência e na vida material já se acham identificados com a vida espiritual o transpasse é rápido sem abalos quase nula a perturbação de um Pacífico despertar esse 22 aqui é interessante é um indicativo né da conveniência ou não conveniência das a atitudes colocou que achou que a minha voz mais baixa era por causa do soninho da netinha não ela tinha fica na casa dos dela
né na casa lá com os pais então ela não tá aqui conosco hoje não se tivesse eu estaria mostrando ela aqui com todo o meu o meu processo de avô dando a minha vovozada né ou a Rosada né já estaria colocando aqui Você sabem disso mas vamos lá aqui esse 22 é interessante está nos falando aqui o artigo 22 que há uma infinidade de consequências consequências de consequências devidas a inferioridade nossa e eles dizem aqui que salvo por menores ou seja salvo detalhes são mais ou menos idênticas é aquilo que numa das lives creio que
na penúltima nós comentamos a respeito que o que se olha não é o fato em si se olha é o nível de inferioridade da prática daquele que praticou o ato o nível é esse ponto né então aqui está dizendo que salvo por menores salvo detalhes as consequências são mais ou menos idênticas Por isso que eu gosto sempre de dizer que a gente quando lesa alguém a gente não leva aquele alguém somente a gente lesa aquela situação aquele determinado fato reverbera e pode ser que a reparação já vimos isso no capítulo no capítulo desculpe no item
17 Pode ser que a Re Não se dê em relação ao fato e não necessariamente a pessoa principalmente se a pessoa já evoluiu já está em outros pródros né evolutivos então não é o que está dizendo aqui nessa primeira nesse primeiro parágrafo E aí no segundo eu achei interessante que ele disse que a punição mais imediata aquela que se dá sobretudo aos que se acham encarnados é a perturbação pós-morte é perturbação pós-morte porque nós sabemos que havendo a morte física o espírito se desliga gradativamente da sua relação corporal gradativamente ele pode levar de minutos pode
pode levar porque depende do seu grau de vinculação com a vida material o quanto os valores materiais pulavam o quanto que a vida era efetivamente materializada então quanto mais materializada uma vida maior o estado de perturbação então quando se leva uma vida me permitam usar esse termo inútil uma vida das sensualidades inúteis uma vida dos dos Prazeres puro e simplesmente materiais mesmo que em detrimento das alegrias alheias mesmo não principalmente em detrimento das alegrias alheias é natural que a perturbação pós-morte seja maior E é isso que Kardec está dizendo aqui nesse segundo parágrafo ele diz
a punição mais imediata sobretudo entre os que se acham ligados a vida material em detrimento do Progresso espiritual faz-se sentir pela lentidão do desprendimento da Alma nas angústias que acompanham a morte e o despertar na outra vida na consequência e perturbação que pode dilatar-se por meses e anos nesse mesmo livro na segunda parte nós temos Aqui Nós Temos nessa segunda parte a dissertação dos espíritos e Kardec coloca nessa segunda parte essas dissertações dos espíritos e eles separa esses espíritos por dinaticamente apenas por um grau de eu chamaria de natureza Ele separa os Felizes os medianamente
felizes um sofredores então ele separa e numa das Comunicações dos Espíritos felizes É temos uma de Sansão sansom era um companheiro de Kardec da sociedade parisiense de estudos espíritas e eles haviam conversado entre eles que havendo a morte né o falecimento de algum deles eles evocariam o espírito para avaliar o nível desencarnatório e aconteceu então o falecimento de Sansão e diz Kardec diz aqui nesse segunda parte que mais ou menos 8 horas depois do seu falecimento ele foi evocado e ele estava o corpo ainda estava sendo velado e eles perguntam ao espírito que encarnado chamava-se
Sansão perguntou a ele que impressão lhe causava ver o corpo ali sendo velado e ele diz meu corpo Ah sim eu tive um oito horas depois ele já não tinha nenhuma relação com o corpo o que fize ssem com o corpo dele ele mal saberia e nada sentiria porque já havia um preparo um experimento para esse fim por outro lado lá no grupo dos Espíritos sofredores temos a comunicação de um espírito aqui chamado na terra e ele esse espírito essa pessoa diz que por 150 anos 150 anos sofreu as dores da desencarnação acompanhou toda a
decomposição do corpo e as dores nas entranhas nas dores viscerais dessa decomposição porque ela se dizia uma pessoa muito voltada aos Prazeres materiais a sensualidade A beleza não aceitava a ideia da velhice e assim iria ter assim foi Então veja que um espírito levou 150 anos o outro algumas horas então é importante percebermos isso E aí vem um detalhe não quer dizer que o conhecimento no espiritismo diminua diminua esse período de perturbação significa que o conhecimento de uma realidade espiritual permite nos enxergar ela mais rapidamente mas é conduta é a índole que determina a questão
ali do elemento consciencial Então pode aclarar de entender que está desencarnado mas ainda sentir certas angústias do processo da frustração né do retorno ao mundo espiritual sem uma tarefa sem a tarefa bem cumprida então há também o aspecto consciencial E aí na última parte no último parágrafo do artigo 22 ele diz assim naqueles ao contrário tem pura consciência e na vida material já se chamam achavam ou se acham identificados com a vida espiritual o transpasse é rápido sem abalos quase nula a perturbação é de um Pacífico despertar quase Lula não é lula quase nua então
é algo interessante para que nós observemos melhor o nosso o nosso jeito de viver né a nossa maneira de viver para que observamos melhor os nossos conceitos sobre a vida sobre pessoas sobre coisas sobre coisas Posses propriedades tudo isso nós precisamos repensar tudo isso precisamos repensar porque muitas vezes nós nos escravizamos aquilo que possuímos ou seja somos possuídos por aquilo que achamos possuir ficamos escravos do relógio escravos do ganhar do ter e muitas vezes vamos perdendo algumas questões do ser Então acho válido Que Nós pensamos melhor sobre isso que nós avaliemos melhor essa questão existencial
a um filósofo eu não me lembro o nome é filósofo contemporâneo ele diz assim uma vida nada vale mas nada vale uma vida ou seja Aparentemente o viver aqui é corriqueiro é passageiro mas ele é determinante porque é aqui que é o nosso aqui na terra é que é o nosso Laboratório das nossas experiências evolutivas a Terra é o laboratório das nossas experiências evolutivas aqui é que testamos o conhecimento que dizemos ter então é importante né Nós pensarmos nesse nesse sentido e percebemos que a reentrada no mundo espiritual ela não é assim cheguei é um
gerúndio Estou chegando esse chegando pode demorar pode ser rápido mas há um período de chegando Ou seja de gerúndio há um período em que estamos no três passe né ali ainda mudando baixo um pecado um outro lá e é importante percebermos isso o que nos permite inferir que morte pode se afirmar o acontecimento desencarnação para nós que aqui estamos não dá para afirmar o que nos leva também a entender que morte e desencarnação em termos um reflexivos mais profundos não são as mesmas coisas morte que estão 68 do Livro dos Espíritos morte lá Pergunta se
Qual a causa da morte nos seres orgânicos e eles respondem cessação dos órgãos físicos Então existe a morte cessam-se os órgãos físicos e a desencarnação é isso que está no artigo 22 é o desprendimento completo da estrutura digamos até mesmo mental psíquica mental do espírito então nós podemos dizer Fulano Morreu Morreu desencarnou ainda não sabemos não dá para afirmar não existe uma parede que você coloca ali chamado desencarnometro para você dizer se desencarnou ou não então embora na linguagem corrente no dia a dia nós usamos desencarnar como sinônimo da morte mais profundamente mais digamos criteriosamente
seria desencarnar um processo e morte um fato Ou seja fato decorrido morreu um processo gradativo de desligamento desprendimento das relações corporais vamos dizer assim então é isso que nós vemos aqui no artigo 21 no artigo 22 E aí o 23 tem uma relação e vamos ler veja é um fenômeno muito frequente entre os espíritos de certa inferioridade moral o acreditar em si ainda vivos podendo Essa ilusão prolongar-se por muitos anos durante os quais eles experimentarão todas as necessidades todos os tormentos e perplexidades da vida Interessante não é isso quem lida nas reuniões mediúnicas quem trabalha
nas regiões mediúnicas tem esse essa experiência quantas vezes espírito se manifestam dizendo-se vivos vivos no sentido corporal da palavra dizendo se ainda na terra encarnados tão encarnados não no corpo mas mentalmente estão ainda ligados a estrutura corporal é o que Kardec coloca aqui acreditem acreditam ainda está vivos no sentido corporal dessa palavra e é muito comum isso o espírito se manifesta e fala assim eu estou vivo que que é isso eu estou na minha casa ninguém me atende ninguém me ouve eu converso ninguém me responde estou me ignorando e vários outras falas frases e são
e o Espírito está ali consciente que está vivo no sentido corporal dessa palavra mas na verdade já houve a morte do corpo e aí a toda uma uma habilidade para conversar com esse espírito imaginamos dar a notícia da morte de alguém para um ser querido desse alguém não é fácil agora imagina contar para o próprio alguém que ele morreu primeiro há uma ironia dizer como morri estou aqui conversando com vocês e outra vez pode haver uma situação até um pouco traumática então é preciso uma certa habilidade no trato nosso assunto aqui não é sobre mediunidade
não é sobre reunião mediúnica eu não vou me aprofundar nisso mas há uma certa habilidade para dizer que aquele espírito já não está mais no corpo e aí a forma diversas de mostrar a ele pessoas conhecidas dele que já estão no mundo espiritual e mas diversas várias outras outros meios que nós temos para tanto mas vejam é natural isso acontecer e quanto mais materializado estiveram no espírito Quanto mais a sua vida material foi uma vida fechada as questões as questões espirituais e voltada para as questões materiais a tendência a probabilidade desse espírito ainda se ver
vivo no sentido material é muito grande e aqui há um detalhe colocado no finalzinho aqui da frase por Kardec que ele diz assim os quais né quer dizer durante os quais quer dizer o período que acha que ainda está vivo durante os quais eles experimentarão todas as necessidades todos os tormentos e perplexidade da vida também quem está acostumado a lidar com as reuniões nas reuniões mediúnicas com esses tipos de espíritos eles falam muito isso sentem dores sentem as agruras físicas sentem fome sede falam tudo isso por quê Porque ainda estão mentalmente ligados a uma estrutura
corporal o seu campo digamos a psicosfera não é não lhe é ainda entendida como no mundo espiritual mas no mundo material e eu já várias vezes dialogando com esses espíritos eles ficavam bravos dizendo que que achava um absurdo a sua esposa a sua o seu marido seu sua mãe seu filho não não dá retorno eu chego na minha casa conversa as pessoas me ignoram como se não existisse eu sento em uma cadeira e eles vêm sentam se eu não levantar sentam sobre mim E aí vai né Isso mostra uma contração dessa estrutura mental do espírito
E é isso que está dizendo aqui nesse artigo 23 do Código Penal da vida Futura do Capítulo 7 do livro céu e inferno então a gente percebe que não é só uma questão lá no mundo espiritual também é preciso que os que atuam os que trabalham nas reuniões mediúnicas tenham conhecimento disso tenha um conhecimento dessa realidade saibam como lidar com esses espíritos como dialogar com esses espíritos pode acontecer de mais de uma vez ou duas três quatro esses espíritos se manifesta e ainda não vai ser dito a ele da sua situação E então aqui a
Espírito estão cristalizados a décadas a décadas achando que ainda estão vivo eu vejo aqui a Delma coloca né espírito que morreu na guerra vem com sede fome e dor da guerra é comum isso acontecer porque a realidade espiritual ela não tem uma ela não tem uma cronologia como nós temos aqui no mundo material espaço e tempo São Aí sim um tanto relativos no mundo espiritual então eu chamo atenção para esse outro aspecto principalmente para as pessoas que atuam nas reuniões mediúnicas né eu vejo que é preciso um preparo um pouco maior até de sensibilidade para
lidar com essas situações então nós pararemos aqui no 23 eu tenho feito no White Live de uma hora mas hoje sinceramente não estou conseguindo a garganta tá meio complicada do aqui para mim então vou fechar aqui os 45 minutos Nesse artigo 23 Espero que esteja um pouco melhor né para para falar que tá mas nós fomos Então hoje até o 23 Tá certo muito obrigado pela pela presença de vocês Muito obrigado pela pela pelo companheirismo de vocês né de acompanhar hoje à noite esse nosso estudo desculpem-se por ventura não não atendi a expectativa de vocês
me desculpe mas vamos tentando vamos tentando e agradeço aqui os votos de melhora de melhoras eu eu espero sim melhorar já fiz os exames fiz lá umas vídeos laringo e etc coisas e tem que cuidar um pouquinho aqui dessa dessa questão amanhã eu retorno ao médico então vamos cuidar porque nós não podemos é deixar de servir deixar de trabalhar então vamos trabalhando Tentando cuidar aqui da voz porque eu preciso muito de uso dela não só aqui mas no próprio trabalho profissional também né exijo muito da voz bom até o próximo dia creio que domingo que
vem como eu sempre falo postarei avisando né o horário espero que consiga fazer pela manhã espero e a gente volta a conversar Paramos no artigo 23 gravem isso porque na próxima semana se eu perguntar vai que eu me esqueço eu vim para o artigo 24 Tá certo boa noite para vocês Um bom resto de semana e todos estejamos sob as bençãos de Deus Deus despague pela atenção Deus lhe espalho pelo carinho fiquem com Deus e até domingo se Deus quiser
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