Relativismo Cultural e seus Problemas

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Será o moralmente correto (ou incorreto) relativo à cultura? Devemos interferir e coibir comunidades...
Video Transcript:
e aí gente também saudade de mim também estava com saudade de vocês já vão se começarmos o vídeo hoje eu quero fazer algumas perguntas para você ir pensando em um vídeo a primeira pergunta seguinte vocês achariam normal ou menos correcto a comer os restos mortais de seus parentes pergunta estranhar a vamos pra próxima se você tivesse um monte de filhos e não sei se uma menina você acharia correto abandoná lá pra morte ou então abandona a fazer a mesma coisa com os doentes ou pessoas mais idosas uma pergunta sobre uma outra então você acharia correto
mutilar - as genitais e meninas de até 14 anos pra que ela jamais em prazeres sexuais ao longo de sua vida ou apedrejar mulheres adultas bom acredito que você tal como eu participo de uma mesma comunidade que vai responder com um forte não porque nós consideramos isso moralmente errado todas as três práticas nas várias culturas do mundo tudo isso como correto com uma prática cultural normal por exemplo algumas tribos considera normal a alimentar se alimentar dos restos dos parentes mortos há nos umas regiões e mortas o uso esquimós consideram normal cometer infanticídio de meninas ou
mesmo abandonar pessoas doentes ou idosos governo bom algumas regiões da áfrica do oriente médio e do sudeste asiático a teoria da economia ea mutilação do clitóris ou mesmo planejamento apedrejamento de mulheres adúlteras uma prática cultural como eles consideram correto aquilo a questão é será que se o fato e moralmente correto ou melhor podemos interferir nas outras culturas se nós consideramos essas práticas erradas ao menos na nossa cultura o que nós vamos discutir hoje o relativismo cultural será que em que quer certo moralmente correto ou errado depende de cultura para cultura ou é universal é bom
preparar a filosofia eu sou querer graxa e este é o site filho já dá pra ter uma idéia que vamos discutir aqui hoje um tópico em filosofia moral se você não está fazendo na área clique aqui do lado que você vai ser relacionado pelo 20 que eu fiz sobre filosofia moral ou ética eu disse anteriormente que vamos discutir o relativismo cultural existe na filosofia moral uma tese que é chamado de relativismo moral essa tese defende que não há um critério universal que determine o que é o normalmente correto ou um dever moral deste modo para
qualquer ação x a diversos sistemas o códigos morais quem não considerar o correto como verão outros sistemas que é considerado moralmente correta de acordo com relativismo moral nenhum desses sistemas tem qualidades e universal assim toda ação será correta ou incorreta de acordo com o sistema moral que avalia mas não vai ser tomado como certo e errado universalmente o relativismo cultural por sua vez aceito relativismo moral e afirma que para cada sociedade e cultura a um sistema moral diferente e como não há um sistema moral universal não podemos fazer julgamentos morais acerca de outras culturas basicamente
o relativismo cultural afirma que para cada cultura nós teremos então um sistema moral diferente nós devemos votar uma coisa o relativismo cultural um click no relativismo moral é uma tese no relativismo cultural o relativismo moral o outro lado o relativismo moral não implica o relativismo cultural que isso quer dizer bom alguém pode ser relativo esta moral eu não defender o relativismo cultural essa pessoa pode defender por exemplo que cada sistema moral não depende de uma cultura específica mas depende dos fatores para termos uma ideia do que é o relativismo cultural até então mas vamos ver
6 teses importantes que aparentemente o relativismo cultural equipe sociedades diferentes têm códigos morais diferentes essa tese é uma verdade aparentemente da sociologia e da filosofia qualquer pessoa que entra em contato com culturas e sociedades diferentes melhorar isso os casos que citei anteriormente são apenas alguns exemplos 2 o código moral de uma sociedade determina o que é neto no seio da sociedade isto é se o código moral da sociedade afirma concertação é correta então essa ação é correta pelo menos nessa sociedade essa tese trata do modo como as ações serão avaliadas conforme as diferentes sociedades e
culturas por um exemplo citado a prática da krypton e detectou linha é tomada como correta por aquelas sociedades uma vez que elas avaliam de acordo com o código moral aceito por eles nós condenamos essa mesma prática pois avaliamos de acordo com o código moral aceito por nós estamos inseridos em uma sociedade que aceita o código moral diferente 3 não há qualquer padrão objetivo que se possa usar para agilizar o código social como melhor do que outro 4 o código moral da nossa própria sociedade não tem estatuto especial é apenas um entre muitos e circo não
a verdade universal e ética isto é não há verdades morais universais aceitas por todos os povos em todos os tempos o nosso ponto código ao se ligar à nossa cultura é apenas ontem muitas uma vez que existe uma pluralidade de culturas se nós afirmamos que a nossa nosso código moral da nossa sociedade é melhor que o outro tem idéia quando a gente afirmou por exemplo que a nossa sociedade tem práticas morais milhares de outras bom nós precisamos então evidenciar deixar claro quanto ao padrão de comparação o que permite fazer essa comparação entre dois códigos morais
mas se nós assumimos isso estamos assumindo então que existe um padrão universal que a bahia diferentes da sociedade diferentes códigos morais o relativismo cultural nega a idéia então existe sim um padrão esse sistema moral universal se é assim então nós não podemos afirmar então que o nosso código moral é melhor que outras a comparação não pode ser de vida 6 é uma mera arrogância nossa tentar julgar a conduta de outros povos deveremos adotar uma atitude de tolerância face às práticas de outras culturas por fim essa sexta tese afirma sobre a posição de tolerância que devemos
ter para contas públicas como não podemos avaliar outras culturas a não ser que adotemos o nosso código moral como padrão e não há justificativas para isso argumentou relativista então devemos ser tolerantes para com elas pois no ponto de vista de outra cultura a nossa própria sociedade segue padrões de estranhos assim do mesmo modo que nós olhamos para que as culturas que apedrejam mulheres e coisas do tipo nós olhamos com ar de estranhamento para eles eles também olha com olhos treinamento para nós que não praticamos e não aceitamos os mesmos códigos morais mas além da constatação
óbvia da existência de várias culturas com seria outro um ponto motivador para aceitar no relativismo cultural acredita-se que se nós assentados a existência de um código moral universal aceita por todos vocês ou seja se nós rejeitaram o relativismo moral então nós temos que condenar o pluralismo religioso por além do sexual etc ou seja para termos uma sociedade de fato plural prós precisamos então rejeitar a existência de valores universais será que é assim vamos ver alguns desafios para o relativismo cultural uma vez exposto aparentemente quais seriam os 6 10 gerais do relativismo cultural agora nós podemos
então apresentar os desafios que essa tese enfrenta vou apresentar cinco desafios o primeiro é o seguinte esse é até quilômetros muito comuns utilizados com os ativistas a esse elemento tenha sido estrutura mais ou menos a presença mostra que certas práticas sociais ações são tomadas por algumas sociedades como certas ou moralmente corretas no entanto que outras sociedades essa mesma ação é condenada considerado moralmente correta desses exemplos mais recentes exemplos ele se referiu a uma conclusão que afirma que não existe objetividade na moralidade que não existe um código moral universal mas que a própria moral é menos
que uma questão de opinião que divergem de cultura para cultura a gente pode fazer uma exposição desse argumento mais ou menos o seguinte móvel a permissão é nós tomamos como errado com menos mortos enquanto que algumas tribos acreditam que é certo os esquimós acham moralmente princípio o infanticídio enquanto que na cultura ocidental acredita que isso é imoral sociedade na áfrica eo oriente médio tomam como moralmente repreensível acreditou na economia o apedrejamento das mulheres adultos enquanto que nós condenamos essa prática e etc assim diferentes culturas posições diferentes códigos morais a conclusão seria 2 logo nenhuma dessas
práticas podem ser consideradas objectivamente corretas e incorretas certo ou errado são questões de opiniões que variam de cultura para cultura de modo que não há um padrão moral universal mas será que esse é um bom argumento será que a verdade da premissa garante a verdade a conclusão vamos analisar com cuidado segundo a premissa o afirma sobre algo como as pessoas acreditam ou seja e certas sociedades algumas pessoas acreditem x é verdadeiro enquanto em outras cidades as pessoas à sociedade a comunidade toma x como falso já a conclusão dos dois é falar sobre como as coisas
são efetivamente como as coisas são um vamos analisar esse argumento agora com a mesma estrutura mas vamos mudar o caso e ver o que fica é que segundo tempo em algumas sociedades as pessoas acreditam que a terra é plana e outras sociedades pessoas acredito que até esférica logo não é verdade que a terra é plana tão pouco que é esférica pois o fato as pessoas discordarem não há então verdade objetiva e geografia esse segundo argumento como vocês podem ver que a mesma estrutura que o primeiro argumento as premissas fala sobre as pessoas acreditam que a
conclusão sobre o que é o caso o quinto de fato é algum mas vendo agora estrutura desse argumento o segundo caso nós percebemos que parece foi muito bom no fato as pessoas discordarem sobre o formato da terra ou sobre certas questões de moralidade parece que o disco não podemos inferir que não existem verdades objetivas seja na geografia ou seja na modalidade se você achou que a apresentação foi muito boa dá uma olhada nas inscrições a vítima que tem alguns textos que você pode achar interessante é analisar com mais cuidado fundamental que todos com o segundo
desafio esse desafio afirma que não podemos então criticar práticas de outras sociedades essa é a primeira consequência prática do relativismo cultural nós não podemos mais criticar sociedades que agem de modo que nós não consideramos correto mente pode criticar mas nós temos que perceber então se nós aceitamos relativismo cultural se as práticas que nós consideramos erradas de acordo com que eles acreditam nós não podemos falar nada é o direito de apresentar ao agente desse modo mas esse bem peguei o seguinte exemplo imagine uma sociedade extremamente antissemita que considera perseguição a prisão ea tortura sumária de judeus
como algum formalmente correto é algo muito parecido com isso ocorreu na língua na alemanha os primeira guerra mundial com a seleção brasileira em volta nós jogamos para isso escreva em troca consideramos que a perseguição a morte a cultura dos judeus não foi algo correto nós tendemos a rechaçar saia proíbe tais indivíduos agem assim nosso sistema educativo cultural teremos um problema então porque se a ação deles foi de fato aceita pela sociedade alemã a perseguição dos judeus à prisão no confisco de bens ele está notificado moralmente fazer aquilo estranho poder mais crítica e agora lá mesmo
em consequência que saibam vejamos um novo desafio o terceiro desafio afirma que acabou se as discussões sobre moralidade os principais debates hoje filosofia moral tendem a ser discussões acerca da ética prática como por exemplo está na ásia a morto até mesmo o editorialista do que esses debates basicamente escutem essas ações são normalmente corretas e há excelentes argumentos para todos os lados do debate aqueles que defendem que são moralmente corretas ou não agora se nós aceitarmos o relativismo cultural então temos que considerar isso como pseudo problemas já como o relativismo cultural toda avaliação moral isto é
a avaliação se uma ação é moralmente correta ou incorreta é feita apenas recorrendo aos padrões culturais da sociedade deste modo não seria mais necessário três debates em filosofia moral deveria restringir suas investigações para observar a cultura e dizer se ao é aceitou por essa cultura a nossa sociedade aceita de modo geral é o tazio o aborto eo vegetarianismo é muito correto agora sim a ser sociedade rejeita a eutanásia eo aborto e também o vegetarianismo então a pra essas práticas são erradas mas tendemos a acreditar que o nosso sistema moral é perfeito seja lá o que
as pessoas praticam isso está correto parece que existe um certo padrão de mortalidade nós podemos falar quando achamos que alguém morar ou não mas não se aceitava o relativismo esse é um padrão social e as pessoas agem assim e fala cultura então estou correta de fazer distraí la como próximo desafio o quarto desafio não existe mais progresso moral agora a presidente progresso moral é posta em dúvida algumas práticas que para nós podem ser consideradas erradas mas que foram praticadas antigamente celas tinham respaldo moral pois antigamente na sociedade de antigamente as pessoas consideravam que ele como
moralmente correto e se as pessoas era uma parte da cultura delas aceitarem aquilo e toca na prática correta ainda que hoje em dia nós olhamos pra elas o olhar do nosso cenário de hoje com os nossos sistemas lá e falei isso não aquela prática está errada e suponho tão xeque a idéia de progresso moral da nossa própria sociedade teve por exemplo a escravidão era uma prática cultural socialmente aceita até meados do século 19 no brasil abolição da escravatura e um declínio de trabalho escravo que ainda existe em alguns lugares do país infelizmente poderia ser encarado
como um progresso social aparentemente houve um progresso moral e nossa sociedade um ativista cultural entanto deve recusar a noção de progresso moral como não existe um padrão universal que possa avaliar então as diferentes culturas nós não podemos dizer que as práticas sociais ações tomadas como corretas de uma sociedade brasileira no século 19 que são piores ou melhores do que a nossa sociedade atual que aceita aqui por exemplo de campanha correta porque do mesmo modo que não existe um padrão universal para avaliar a nossa cultura para outra de outro país nós não podemos agora avaliar a
nossa própria cultura de hoje com a cultura de uma sociedade anterior nossa ainda que seja sociedade brasileira e bons parece estranho é que o google nós acreditamos que existiu de fato um progresso oral abolição da escravatura parece um progresso moral mas o relativismo cultural na plataforma b isso vejamos um outro desafio que te desafio a diferença cultural é menor que imaginamos de um modo geral relativismo cultural advoga que existem diferenças substanciais como cada sociedade cada pintura toma o que é certo e errado ou seja colocar a moralidade esse próximo desafio nem atacar essa tese visa
mostrar então que as diferenças tomadas como substanciais são muito menores do que imaginamos para entendermos isso vamos pegar um exemplo a cultura indiana tem seu código moral que é errado comer carne de vaca ainda que seja uma sociedade extremamente pobres regiões da população passa fome as vacas são tomadas como intocáveis elas têm de acordo com essa cultura um estatuto sagrado na maior parte da cultura ocidental por outro lado não há tabus contra o consumo de carne vermelha especialmente o consumo de carne bovina muito pelo contrário o consumo da carne em vaca é tradicional para alguns
de nós como para os argentinos alguns aparentemente então existe uma diferença substancial quanto aos valores morais que cada um da sociedade da nota mas até que ponto existe diferença até que ponto essa diferença é tão substancial como defende o relativismo moral para isso vamos entender o porquê os indianos não comentar é uma crença religiosa deles que quando nós morremos a nossa aula em casa em outros animais como por exemplo em bois mas agora se isso acontece de acordo com ele essas crenças deles como é o boi é o mesmo comer uma pessoa que ali viva
a uma pessoa de dentro talvez o algodão será então que a diferença está nos valores morais parece que grande diferença está nas crenças religiosas ou seja a grande diferença pelo sistema de crenças que diferentes culturas aceitou e não talvez nos valores morais isso é bem diferente do formato rita mor pra festa cultural defende tanto nós como os indianos aceitamos que não devemos comer a carne de nossos parentes nossos avós por exemplo principalmente não estiverem rios a diferença é que nosso sistema de crença entende que nossos avós não sobreviveu à morte de nossos corpos e reencarnou
animais enquanto que eles acreditam que não só sobrevivem como também hábito e outros animais certo nós vemos então os cinco desafios mas enquanto aquela outro ponto que motivou a aceitar o relativismo cultural e pluralismo aparentemente o pluralismo é benéfico ao meio de apoio da sociedade liberal mas você lembra do segundo desafio se não aceitar o relativismo cultural nós não podemos criticar então outras culturas certo mas agora imagino tão uma pintura que defende uma supremacia daquela própria cultura sobre todas as outras culturas recusa então de modo limite muralista se nós aceitarmos então relativismo cultural pró devemos
respeitar aquela cultura mesmo que ela defenda o novo organismo ou seja aquele que nós devemos matar e estimular todas as outras culturas achei estranho porque agora o relativismo cultural estava defendendo o organismo vai ter que aceitar até aquela cultura que rejeita o organismo considerar as ações corretas pelo correto de acordo com eles por outro lado o relativismo cultural fizer isso falar que nós devemos respeitar as outras culturas defender o organismo de modo veemente até com essas culturas é esse um cachorro que o copo pluralismo agora não é um valor universal que todas as culturas deveriam
aí tomar um pouco complicado né como eu disse no começo do vídeo eu vou apresentar alguns desafios que em relativista cultural alguém que defende o ativo total vai ter que enfrentar espero que vocês tenham gostado bom se inscreva no canal não esquece de curtir e compartilhar e entra na página no facebook também está pra curtir além da própria ela
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