o Olá pessoal nós vamos trabalhar hoje os concílios cristológicos SP já terceira aula do nosso curso de cristologia e nesse tipo de curso a gente tem que ir um pouquinho mais rápido né do que o habitual no entanto nós podemos sublinhar aí os famosos concílios o primeiro na verdade todos os primeiros concílios do todos os concílios do primeiro Milênio são cristológicos de uma maneira ou de outra só que a gente vai excluir aqui o Concílio de nicéia nós vamos falar muito mais dele que é o conselho do ano 325 bom por dois motivos um porque
de alguma maneira ele já saiu anteriormente quando falamos da perfeita divindade do filho consequentemente a prefeita a divindade de Jesus Cristo e esse tema é do Conselho de incêndio no entanto quando o Concílio de iniciar afirmou a divindade do filho não é só uma questão que histológica Principalmente trinitária uma vez que é desde toda a eternidade o pai tem um filho e mas esse filho Nem sempre foi Jesus Cristo quer dizer o pai gerou o seu filho eterno na sua eternidade esse filho em determinado momento da história ele se encarnou e quando ele se encarna
quando ele se encarnou ele recebeu o nome de Jesus Cristo então Jesus Cristo é o nome Jesus Cristo aplica-se ao filho de Deus enquanto que já encarnado né e não enquanto na eternidade antes da Encarnação certamente depois da Encarnação quem está no céu é Jesus Cristo o filho de Deus aí sim a gente pode afirmar Tá bom então a gente tirando um pouco essa questão do Concílio de nicéia do ano 400 e perdão do ano 325 a gente tem que ir então para o primeiro Concílio estritamente cristológico que é o Concílio de Éfeso o Concílio
do ano 431 e ao Concílio da da União hipostática o Concílio da que define que a uma única pessoa em Jesus Cristo em e que essa única pessoa ela é em duas naturezas né Depois do ano 431 Concílio de Éfeso aqui também proclamar a maternidade Divina de Maria xeltox né o Dogma da Maternidade Divina Então o próximo Concílio seria o Concílio de calcedônia no ano 451 que é o Concílio que trabalha mais a questão da União Na verdade eu diria que o Dogma da união e postais que é fruto desses dois concílios do Concílio de
Éfeso do ano 431 porque o Concílio de Éfeso trabalho a noção de pessoa e o Concílio de calcedônia trabalhou a noção de natureza então o Concílio de calcedônia vai falar que essas duas naturezas estão intimamente Unidas na única pessoa do filho se o Concílio de Éfeso viu tudo Deus viu a subiu a Jesus Cristo desde o ponto de vista da sua pessoa o Concílio de calcedônia vai ver as coisas desde o ponto de vista das naturezas Tá bom depois do ano 451 que é calcedônia nós temos então os outros concílios a saber o Concílio de
o segundo Concílio de Constantinopla é porque o primeiro Concílio de Constantinopla na verdade fui lá na 381 que foi aquele que falou sobre o Espírito Santo sobre a divindade do Espírito Santo por isso eu nem mencionei aqui mas é no ano 553 ouvir o chamado o Concílio de Constantinopla segunda E também é cristológico porque nele se Condena é três obras e Álcool de nessas três obras e se está afirmando doutrinas é sobre Jesus Cristo por isso a gente inclui entre os concílios cristológicos depois desse Concílio o próximo então vai ser o terceiro Concílio de Constantinopla
que vai que vai combater o erro do chamados monoteístas e monarquistas e vai acabar trazendo para nós a verdade de fé das duas vontades de Cristo das duas operações essa é de verdade de fé é são proclamados no Concílio de Constantinopla o terceiro que aconteceu nos anos 680 681 e finalmente o último Concílio do primeiro milênio e o último e o que também pega o último conselho do primeiro Milênio que também é cristológico é o conselho segundo de nicéia lembra que o primeiro foi no ano 325 segundo foi no ano 787 Que olhando para o
mistério da Encarnação defendeu a factura EA veneração das sagradas imagens especialmente de Jesus Cristo nosso senhor é isso né É em torno é esses concílios da antiguidade que nós podemos trabalhar aspectos os diversos aspectos da cristologia nós vamos repassar e esses concílios a começar pelo DF Sodoma 431 terei que fazer resumos aqui quem quiser mais quem quiser ler mais sobre esses temas têm em vários livros de livros de cristologia especialmente aí enfim falo do meu porque eu conheço bem né Mas se eu não me engano tá aí a partir da página 90 esse tema no
livro tá bom bom então ao Concílio de Éfeso foi um Concílio que enfrenta a chamada crise nestoriana na história ele era Patriarca de Constantinopla e ele pensava que é cada natureza em Cristo era uma pessoa Ora se Jesus Cristo tem duas naturezas então Jesus Cristo consequentemente teria duas pessoas na história não consegue entender essas relações em Cristo de natureza e pessoa E aí se você pergunta como se unem a pessoa divina e a pessoa humana de Jesus nesta hora responderia que através de uma terceira pessoa O Chamado prósopon de União ou pessoa de União ou
seja na história e coloca em Cristo três pessoas Jesus Cristo seria três pessoas em uma só né algo semelhante a como acontece no mistério da Santíssima Trindade na Trindade nós temos três pessoas em um só Deus né eu ou um só Deus em três pessoas o pai e o filho e o Espírito Santo então na história chega a afirmar que Jesus Cristo seria então três pessoas a pessoa Divina a pessoa humana e aquela pessoa que unir essas duas anteriores seria a pessoa de União tem protestou contra isso no primeiro momento foi um sacerdote o padre
próculo que inclusive conta-se que foi um protesto público durante uma missa depois e conta-se também que estavam os monges nesta missa e Foram levar todas essas histórias para o Bispo vizinho vizinho aqui entre aspas que era o Bispo de Alexandria que é que era dom Cirilo o nosso são Cirilo de Alexandria ambos começaram a trocar cartas e disputando esse ponto doutrinal e então o o são Cirilo reagiu contra depois acabou reagindo claramente contra a doutrina de do Bispo de Constantinopla ou seja do dono história ambos se esse comungar ão né ou seja nesse histórias como
seriam as Íris como na história e então o Imperador Teodósio segundo convocou o Concílio de Éfeso para o ano 431 no qual Concílio foi presidida por Dom Cirilo são Cirilo e nesse a rotina de nestório foi condenada o próprio na história quando não aceitou a doutrina do Concílio de Éfeso foi deposto de sua sede com a aprovação do Papa Celestino e foi recolhido no Mosteiro ou então resumidamente segundo Concílio de Éfeso Cristo é uma pessoa e ele é perfeito Deus ele é perfeito o homem é E essas duas naturezas A Natureza Humana EA natureza Divina
estão Unidas a única pessoa do verbo Então não é correto falar que Jesus Cristo tem uma pessoa humana ele só é pessoa Divina não é pessoa humana Jesus Cristo não é pessoa humana ele tem a natureza não tá então E aí vamos eu a distinção entre natureza e pessoa é a distinção mais ou menos entre o geral eo particular vejamos é eu faço parte da natureza humana eu Padre Françoa faço parte da natureza humana mas eu não sou toda a natureza humana eu faço parte da natureza humana só parte de um todo o todo é
a natureza humana então a natureza humana é participada pelo padre Françoa pelo João pelo André pela Maria pela Antônia todos os seres humanos fazem parte da natureza humana nenhum ser humano pode arrogar-se o direito de dizer eu sou a natureza humana em está plenitude da natureza humana a gente sabe que não é assim quer dizer cada um de nós participa da natureza humana certo agora o que que acontece a a pessoa O que que é uma pessoa da natureza humana por exemplo Quem Sou Eu como pessoa eu e como pessoa um sujeito que faz parte
desse tipo de natureza que a natureza humana Quais são as características da natureza humana pois bem esse é um animal racional bebê ou seja você composto de corpo e alma cuja alma seja espiritual intelectiva que seja capaz de raciocínio seja capaz de operações como inteligência e vontade isso é a natureza humana Então quer dizer que a natureza é aquilo que A coisa deve ser com os seus princípios de operação é isso e a pessoa é o sujeito concreto dessa natureza então quer dizer em Deus há uma única natureza natureza divina e o filho é uma
das pessoas da natureza claro que no caso de Deus não é uma participação na natureza Divina porque não é assim que o pai tem um pedaço da natureza Divina o filho tem outro pedaço e o Espírito Santo tem um pedaço não é participação mas o pai é toda a natureza Divina o filha toda natureza Divino Espírito Santo é toda a natureza divina como cada uma dessas pessoas é toda a natureza devia Então existe um só Deus certo agora em cristologia é já que em Deus a três pessoas e somente a segunda pessoa se encarnou então
nós temos que afirmar que por ser pessoa Divina Jesus que isso já era natureza divina e ao assumir a natureza humana ele então tem ele tem também a natureza humana tá porque que a natureza humana de Cristo não pode ser pessoal por dois motivos o primeiro porque se a natureza humana de Cristo por pessoa quando Oi para o céu no dia da Ascensão então a gente pode concluir que em Deus já não existe mistério da Santíssima Trindade existiria O Mistério da Santíssima quadrad coisa que não é católica né e em segundo lugar porque o ato
de ser é que que faz existir a a natureza humana de Jesus não é um ato de ser participado Mas é o mesmo ato de ser da pessoa do verbo com qual isso é nobrece a natureza humana de Jesus deixa a natureza humana de Jesus totalmente entocado no sentido de que é verdadeiramente homem com todas as características humanas mas ao mesmo tempo não se pode dizer que esta natureza humana concreta seja uma pessoa porque lhe falta o ato de ser participar de uma vez que o ato de ser da natureza humana de Cristo é o
ato de ser do próprio Deus que a gente da segunda pessoa da Santíssima Trindade e quem aprofundou nessa nessa questão do ato de ser da natureza da pessoa humana de a pessoa Divina né e consequentemente o ato dizer que nós pessoas humanas nós temos o participamos foi são Leôncio de bizâncio E então e que deixou mais claro isso aí é o trabalhar a questão do ato de seco relação as pessoas sejam elas divinas ou sejam elas humanas e deu a solução para a questão Tá bom então não se pode afirmar que em Cristo A pessoa
humana Jesus Cristo tem personalidade humana isso sim mais uma pessoa humana ele não é ruim a pessoa Divina em duas naturezas e o Dogma da nossa fé uma única pessoa em duas naturezas A saber a natureza Divina EA natureza humana e consequentemente como as mães são mais das pessoas e não existe a mãe da natureza eu não conheço a mãe da natureza humana Eu conheço a mãe do françoar Você conhece a mãe do Thiago do João da Maria etc então não existe a mãe da natureza humana existe a mãe de determinada pessoa então como a
pessoa de a pessoa é é como em Cristo A pessoa é somente a pessoa Divina Maria só pode ser mãe da pessoa Divina enquanto que essa pessoa divina se encarnam entrar é mãe de Deus segundo a humanidade de Jesus Cristo não é mãe de Deus segundo a divindade porque cara atividade é desde toda a eternidade E no entanto Maria teve Jesus Cristo no tempo então Maria a mãe de Deus segundo a humanidade e não segundo a divindade E no entanto é mãe da pessoa segundo a humanidade tá então por isso ela é céu tóxicos ou
o genetrix ou geradora de Deus ou Mãe de Deus tá bom bom então é quem quiser ler depois no meu livro acho que lá pela página quase sentem a segunda carta de São Cirilo a na história que explica essas coisas que eu acabei de dizer aqui tá bom e a carta do São Cirilo ao nestório combatendo na história muito interessante depois já que ficou Claro não consigo de Éfeso do ano 431 quem Jesus Cristo lá uma pessoa que as e que a uma pessoa em duas naturezas estava saber então como se um nessas duas naturezas
na única pessoa do verbo Então esse é o problema que vai resolver o Concílio de calcedônia porque a segundo monge chamado eu te quis ele pensava ele ele pensava que é um e ele pensava que a natureza Divina EA natureza humana de Cristo se uniam na única pessoa do verbo de tal maneira que como a natureza Divina é mais forte que a humana a unirem-se a fusão era tão grande que praticamente já não existia natureza humana só a divina então por isso né segundo eu te quis antes da Encarnação sim são duas naturezas depois da
Encarnação seria uma única natureza do verbo divino encarnado minha fiz do seu logo cessar comer né Como dizia em grego essa famosa frase a vou dizer mais devagarzinho porque senão não pega na minha fiz isto seu logo cessar comer é grego e significa isso né uma única natureza do Deus verbo encarnado que seria a doutrina errada na mente de eu te quiser essa doutrina uma doutrina errada tá bom para ele é certa né mas gente sabe que é uma doutrina o que eu quero dizer eu te que o herege do chamado monofisismo porque ele ele
acreditava que existe um mono uma Isis natureza né então uma única natureza por quê Porque na fusão para ele era uma espécie de fusão entre o humano eo Divino eo humano ficava como que consumida E só ficaria o Divino por isso minha fiz uma única natureza para ele né Concílio de calcedônia combateu esse erro do eu te de eu te quis e os grandes campeões da ortodoxia católica ou seja da do acerto o católico da verdade de fé católica foram são Flaviano e o são Flaviano o patriarca de Constantinopla dessa vez e São Leão Magno
Papa São Leão Magno Papa em que morava em Roma então o papa e o Padre o Papa e o patriarca de Constantinopla Constantinopla trocaram-se cartas e a trocaram e eles é a carta mais famosa foi a de São Leão Magno chamada Alex de lecciones tu é que a do ano 449 ou toma de São Leão esse texto foi lido no Concílio de calcedônia no ano 451 e praticamente foi aprovado e pronto e não tinha mais o que discutir né então basicamente nesse texto de São Leão Magno do ano 449 aprovado no Concílio no ano 451
não Concílio de calcedônia se diz que Jesus Quem Jesus Cristo a uma só pessoa como já tinha afirmado o Concílio de Éfeso e e diz que é uma só pessoa e uma só subsistência em duas naturezas que se o nem que seja humano eo divino se o nem Crista de sem confusão sem votação sem divisão essência para São sons famosos advérbios de calcedônia em português não parece advérbio né mais enfim em latim fica claro a empresa se unem em grego também em confusa e mutabile ter indivisa inseparabile ter então isso são advérbios os quatro advérbios
de calcedônia em confusa e imutabilidade ou seja sem confusão e sem mutação são esses dois advérbios defendem a distinção das naturezas que Zé cada natureza é cada natureza elas não se fundem de tal maneira que elas desaparecem Não por isso afirma-se sem confusão quer dizer humano não se confunde com o Divino meu divina com humano e sem mutação quer dizer o Divino não se muda do humano nenhum humano no Divino o que nós temos não é uma mutação nós temos é o mistério da Encarnação seja o verbo assumindo tá não verbo mudando-se em homem no
verbo não se não sofre uma não é uma uma uma metamorfose do verbo em homem deixando esse verbo não é que o verbo o verbo E assumir parasse em si uma natureza humana e depois os outros dois advérbios indivisa inseparability ou seja sem divisão e sem separação servem para sublinhar a união quer dizer a união é tão intensa que é tão profunda a união que existe entre o Divino eo humano em crista que essa união é sem divisão e sem separação essa ideia ficou claro então o Dogma da união hipostática entre esses dois concílios se
resolve e é e então depois desse Concílio de calcedônia a passe a ouvir um tempo assim de se respirar um pouco o ar católico né Eh também ficou claro que cada uma das naturezas em Cristo atuam de acordo com as suas propriedades né então assim como existe uma uma inteira assim como cada natureza humana tem uma em Ah mano então Jesus Cristo tema inteligência humana como compete a natureza Divina uma inteligência de vir então Jesus Cristo tem uma inteligência Divina Claro que tem como compete a cada natureza uma vontade humana Jesus Cristo tem uma vontade
humana e como compete a natureza Divina vontade de vir nele tem a Vontade Divina também e como a natureza humana pensando a natureza Divina tem uma maneira própria de agir então nós podemos falar das ações divinas do velo e como a natureza humana tem uma maneira própria de agir nós podemos falar das ações humanas é do velo é o como vocês veem o humano eo divino se unem é sem confusão e sem divisão e o caos Evania deixar muito claro isso salva a propriedade de as propriedades de cada uma das das das naturezas certa bom
então eu já dei até a resposta dos próximos concílios que vão vai ser o Concílio de cons E aí e o conselho dois de Constantinopla plano 553 que vai condenar Como eu disse o material e ao condenar esse material é esse Concílio acaba defendendo a fé católica sobre esses temas né então vamos ver que material foi esse que o conseguiu condenou então são três três três três textos é um de Teodoro de As queridas o Bispo de cesareia e Adi adicto al monofisismo é outro foi textos de Bom dia Teodoreto de Ciro e outro de
ipas dia dezza tá bom então são inscritos que na verdade já tinham sido condenados merecidamente mas ressuscitar o assunto ainda mais tendo em conta que teu Teodoreto de Ciro Ribas jeza se tinham retratado no conselho de calcedônia gerou a controvérsia dos chamados três capítulos E é isso que que vai dar uma confusão toda mas enfim Quero só dizer que condenaram esses textos é afirmar a doutrina católica não vou entrar aqui no mérito e nas confusões que esse conselho deu porque em ferrou poupar parte histórica que vocês podem depois pesquisar por si mesmos se quiser e
já o Concílio terceiro de Constantinopla combateu a heresia de do Patriarca de Constantinopla Sérgio cês tão vendo que as heresias aqui são feitas ou por padres ou por monges ou por bispos né porque era enfim eram os homens estudados na época na importante em que para fazer uma heresia Não basta dizer qualquer bobagem né tem que dizer uma bobagem só que muito bem estruturada a comentar muito bem né saber filosofia sabe a teologia entrar na escritura e precisou homens sabiam fazer isso não faziam com a intenção fazer uma pensando que estava acertando é que estavam
dando glória a Deus então o patriarca Sérgio de Constantinopla é disse que Jesus Cristo mesmo tendo as duas naturezas ele dizia que é um só tipo de operação e uma única vontade ele não conseguiu extrair as consequências de Jesus Cristo ter as e as duas naturezas né ele dizia que em Jesus Cristão só tipo de Oi e aí produzir o erro do mon egoísmo e uma única fantasia então ver o erro do monoteísmo e dessa vez o Santos que entram Santos e doutos que entram para combater esses erros foram são sofrônio e são máximo o
confessor que defender a fé católica contra esses novos erros e tudo isso Acabou no Concílio de Constantinopla terceiro que aconteceu no ano 680 e681 que afirmou que em Cristo as duas vontades naturais e duas operações igualmente naturais Quando eu digo naturais quer dizer uma vontade da natureza humana e uma vontade da natureza Divina uma inteligência da natureza humana e uma da Inteligência divina e um e uma inteligência divina e uma operação humana e uma operação Divina Tá bom então isso é consequência de em Jesus Cristo ES e de maneira profundamente unida duas naturezas Então se
tem duas naturezas então tem duas inteligências duas vontades e duas maneiras de agir ou seja aquelas aquela inteligência EA vontade e operação segundo a natureza divina e aquela inteligência EA vontade de operação segundo a natureza humana é lógica como se une tudo isso em Cristo dessa maneira misteriosa Como já tinha explicado o Concílio de Constantinopla então a gente aplica os quatro advérbios de Constantinopla que já tínhamos aplicado para as naturezas aplicamos também para as inteligências as vontades e as operações Unidas mais de maneira a não causar nem confusão nem separação É verdade que o conselho
no explica demasiado esses assuntos né mas e acaba entrando um pouco nas chamada a gente acaba entrando um pouco nas chamadas ações de Andreas um conceito importante em cristologia que estuda as operações Divino humana né ou seja quanto ao atuar de Cristo é preciso dizer que há nele ações exclusivamente divinas né ou seja todas as que Deus realize que são comuns as divinas as três pessoas da Santíssima Trindade é e ações humanas com essas ações humanas como são realizadas pela pessoa Divina mediante a sua natureza humana podem ser chamadas ações nem Drica situações teóricas só
aquelas ações realizadas por Jesus Cristo mas mediante a sua natureza humana a expressão ações pedras Fica mais reservada normalmente somente para aquelas ações humanas de Jesus enquanto são instrumentos do seu atuar Divino para produzir efeitos que transcendem a capacidade humana porque poderia com essa definição que são ações realizadas pela pessoa Divina mediante a sua natureza humana poderia parecer que comer é uma ação termogênica porque segundo a definição dada então comecei a ação tem Drica mais não porque nós reservamos a expressão ações tendo icas somente para essas ações que que são instrumentos do ato a dívida
que produzem efeitos que transcendem a capacidade humana por exemplo é sobre as águas ressuscitar um morto isso sim são ações pedras e finalmente o conselho dor de nicéia Que olhando para o mistério da para o mistério da Encarnação ou seja o filho de Deus se fez homem para nos salvar e ele é uma única pessoa em duas naturezas olhando então para o mistério da Encarnação diz que é diz que realmente nós podemos ter as sagradas imagens porque o próprio Jesus Cristo é a imagem do Deus invisível Como diz a escritura né Jesus Cristo é a
imagem do Deus invisível Além do mais cada ser humano é criado À imagem e semelhança de Deus então as imagens Estão aprovadas sim o chamado o Concílio Concílio de nicéia vai dizer que entre que que realmente nós estamos sempre falando do Mistério de Cristo de Jesus Cristo que deve ser adorado adorado em si o e adorado nas suas imagens uma vez que a nossa mente a olhar para uma imagem de Cristo não fica na imagem mas vai ao seu arquétipo né mas vai ao próprio Cristo a nossa mente quando olho uma cruz não fica na
materialidade da Cruz mas ela vai ao próprio Cristo Então nesse sentido as sagradas imagens são a douradas as sagradas imagens de Cristo são adorados por causa dessa referência que a nossa mente dirige logo a própria pessoa do verbo encarnado Tá bom mais detalhes aí vocês podem ver nos livros praticamente nós tratamos os grandes conceitos que essa aula pedia nessa aula segundo o nosso programa que e bom se eu fui um pouco rápido em algum momento desculpem Mas é por causa do tempo também e qualquer coisa volta ao vídeo assistir mais vezes né E depois também
estão os livros né tá bom pessoal então até a próxima se Deus quiser E aí