Filosofia da Arte #6: a estética em Schiller e Hegel [A educação estética e o sistema das artes]

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Mateus Salvadori
A Estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da art...
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o Olá pessoal no início do século 19 no próprio quadro da autonomia da estética o papel e o status da arte são modificados duas tendências aparecem a filósofos como schelin e poetas como Holden que destaca uma vocação Religiosa e metafísica por meio da arte segundo eles nós estamos o ser Deus a verdade e o absoluto por outro lado há também hoje é da secularização da archy que atribui a ela uma tarefa temporal pedagógica social e política sacralização e secularização nem sempre são antagônicos em alguns momentos Como encher limite eles podem conviver Mas uma coisa é
certa a estética atingiu a sua autonomia se libertando das tutelas metafísicas e religiosas e Morais e consequentemente houve o reconhecimento do status do artista a estética Kantiana representa o momento em que a autonomia das sete a conhecer com a autonomia da arte abordarei agora a visão de Schiller e de reggae o sobre a estética Schiller teve consciência do perigo de abstração na estética Kantiana sendo menos otimista que kvsh ele destaca que o seu período estava entregue às leis do utilitarismo às vezes no mercado da técnica e da ciência a utilidade era o grande ídolo da
época ela faz com que todas as forças sejam escravas dela e lhe renderam homenagens neste viés utilitarista arte acabaria ficando no segundo plano mas thinner destaca que a arte possui a sua utilidade em a arte segundo ele pode servir aos desígnios a humanidade tanto num plano particular dos indivíduos como também na coletividade para chiller sendo um Pensador do Iluminismo não há projeto educativo sem pensar a ideia de progresso do indivíduo e da Humanidade para ele tanto a visão senso a lista como a intelectualista de o indicante elas cometem erros porque elas preferiam apenas um aspecto
da realidade entregue a pulsão sensível o homem é Prisioneiro de sua natureza de suas necessidades físicas já colocado sob o jugo da pulsão formal ele é coagido pela razão portanto é por meio do jogo da Razão da sensibilidade que ele encontra uma saída da servidão hora que outra forma representa melhor essa liberdade senão por meio da atividade da arte que é uma ação entre forma e conteúdo assim a educação pela beleza permite ao indivíduo escapar do Estado sensível atingir o estado estético onde a razão comanda as paixões e consequentemente atingir assim o estado político portanto
Aqui nós temos três estados no estado sensível ao estético e do Estado estético ou político e nessa experiência da ultrapassagem de um estado ao outro a experiência do Belo é fundamental o o congresso e moralmente esse Progresso da moralidade representa um progresso da razão A Iniciação às Artes a pintura a música EA poesia favorecem o desabrochar dos indivíduos e o papel do estado é desenvolver as condições que permitam a todos os beneficiários se deste privilégio mas thinner por sua visão pessimista sabe que o período do século 19 o período da ciência e da técnica não
é favorável para o desenvolvimento do Estado estético ex nas suas palavras a crítica que ele fez ao estado moderno diz ele o homem que em sua atividade profissional está ligado somente à um pequeno fragmento isolado do todo adquire apenas uma formação fragmentária tendo eternamente nos ouvidos só o ruído monótono da roda que faz girar nunca desenvolve a harmonia do seu ser em lugar de imprimir em sua natureza a marca da humanidade ele é somente um reflexo de sua profissão de sua ciência e continua bom estado estético todo mundo mesmo servente que é apenas um instrumento
é um cidadão livre cujos direitos são iguais aos da maior nobreza por fim destaco a seguinte pergunta ter a arte um papel a desempenhar no progresso do homem da Humanidade para Kant não para chiller sim destacarei agora um segundo o autor importante o filósofo reagiu que desenvolve na sua obra estética as suas conclusões sobre a arte cada momento histórico segundo reino possui a sua arte privilegiada a arte assim faz parte do espírito de um povo do Ethos de um povo ela traduz esse espírito do Povo o conteúdo da arte acaba se confundindo com a história
das religiões que se confunde com a história do mundo passamos então agora a primeira forma de arte a arte simbólica a arte indo é uma forma rudimentar da arte simbólica já arte egípcia é o seu exemplo perfeito a arte privilegiada aqui na arte simbólica é a arquitetura que é uma matéria inerte e opaca reino chamar simbólica de pré artística porque ela não se separou ainda da sua intuição sensível exemplos são as pirâmides do Egito que eram ofertas aos deuses e uma espécie de imortalização dos Reis passamos agora a arte clássica que é a arte grega
a forma privilegiada aqui é A escultura que não é Apenas matéria Como era na arquitetura mas agora é matéria e forma Desligue o que na escultura a uma perfeita adequação entre forma e conteúdo Disney no seu curso de estética enquanto a arte simbólica é balançada entre Mil Formas a arte grega determina livremente sua forma em função da ideia no conceito das intenções que animam o artista a técnica é tão perfeita que domina perfeitamente a matéria sensível mas esse equilíbrio entre forma e e é frágil e já a partir do momento que Platão viveu a arte
clássica entra em declínio por fim chegamos a arte romântica é importante frisar que arte romântica para rádio não é romantismo arte romântica arte cristã da idade média até o século 19 da idade moderna Aqui nós temos três formas de artes privilegiadas a pintura a música EA poesia pintura para Rio é a aparência visual em duas dimensões a música é a interioridade subjetiva ligada ao tempo EA poesia é a subjetividade exteriorizada nas palavras e aqui é o momento em que o espiritual predomina sobre o material portanto é o apogeu da arte é o cume da espiritualidade
é quando o espírito se volta a si mesmo e ao citar essas três artes reggae está falando do que quando ele fala sobre a pintura ele trata desde a pintura medieval até o período em que ele estava dizendo mas é para a pintura Rei Oi e ele frequentemente dirige ainda que posteriormente exalta também a pintura holandesa do seu tempo já sobre a música ele trata do que ela é inserida da mesma maneira com ênfase na transição da Renascença ao romantismo ou seja com a transição de um mundo voltado ideologicamente para a religião em direção ao
reconhecimento do homem diante de seus sentimentos e paixões direcionadas para o mundo em que vive no estado em que vive com a preocupação de sua condição no mundo em que está inserido já sobre a poesia ela é especialmente trabalhada e seu delineamento acontece desde o Período Clássico até a poesia contemporânea arreio ele dedica a maior parte desse momento a poesia do seu tempo ao mesmo tempo em que delimita a historicamente essa forma de arte diante de três gêneros da Poesia o épico lírico e a poesia dramática então Vimos que há cinco oi Jade arquitetura que
é arte privilegiada da arte simbólica A escultura que arte privilegiada da arte clássica e por fim da arte romântica nós temos a pintura a música EA poesia EA poesia ocupa o lugar mais alto porque a poesia é a síntese entre a pintura EA música E por que a poesia reino diz o seguinte a coerência de um sistema que Visa alcançar o conceito Universal obriga a conceber um privilégio a arte que supera a sua subjetividade para exteriorizar-se no mundo e quem consegue isso é a poesia sobre o fim da arte Disney o que nenhum Homero Shakespeare
sófocles ou deixe podem ser reproduzidos o seu tempo cada um é filho do seu tempo segundo reino e assim ele está retratando a decadência da arte romântica de sua época Lembrando que a arte romântica é arte cristã na Idade Média além de moderna até o período em que rei do viveu e ao atingir o seu auge ela também entrou em decadência e essa decadência é vista claramente no século 19 quando a arte não representa mais o absoluto e conheço ocorre o nascimento da estética moderna da estética que se desenvolve a partir do século 19 a
estética moderna segundo o rego prega a liberdade do artista autonomia da estética e uma tábula rasa do passado e desta forma ele está prevendo o futuro porque Reggio está apontando aqui o fim da arte do seu tempo e está prevendo que um futuro a arte terá uma autonomia bem maior direcionada ao artista e de fato é isso que ocorre com as vanguardas do século 20 isso se vê claramente essa autonomia gigante do artista por fim destacarei aqui quatro teses centrais do pensamento revelando sobre a arte a primeira tese a idade do Belo artístico sobre o
belo natural o belo criado pela arte é superior ao Belo produzido pela natureza tudo o que vem do espírito é superior a natureza segundo Hegel o belo natural só existe pelo e para o ser humano que o contempla já o artístico é o trabalho da mediação do espírito que toma consciência de si mesmo a segunda tese é que a arte não tem por finalidade imitar A Natureza Contra a tradição aristotélica da poética e do próprio senso comum a arte não tem como objetivo a mimesis a imitação da natureza a arte não representa os objetos exteriores
mas ela representa os objetos interiores as ideias produzidos pelo pensamento portanto a arte não é o espelho do mundo mas é o reflexo do pensamento do Espírito a terceira tese é que a arte não é uma ilusão para Platão a arte era uma ilusão porque a arte era apenas uma imitação uma uma das ideias no mundo das ideias carregar arte apresenta a verdade ela não é uma ilusão e ela apresenta essa verdade pela forma sensível e a quarta tese é que o absoluto se manifesta nas formas culturais mais elevadas e uma das formas culturais mais
elevadas e Hart além da religião e da filosofia tanto Schiller como reggae são dois autores importantíssimos para entendermos a questão do Belo da arte e da estética até mais
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