há alguns dias eu postei um vídeo aqui no canal falando sobre o leviatan e perguntei se vocês queriam também um vídeo sobre o berr remot Né que é outro monstro bíblico famoso e vocês disseram que sim então hoje a gente vai falar sobre o beremote e eu vou dividir esse vídeo aqui em cinco perguntas né primeira como que a bíblia descreve o beremote segunda o que que textos mais antigos ainda dizem sobre ele se é que dizem alguma coisa terceiro qual animal real é o beremote se é que é algum quarto como textos posteriores ao
livro de Jó como o livro de Enoque o livro do apocalipse Por exemplo interpretam essa criatura e quinta como que ela aparece também na cultura islâmica medieval então para começar vamos lá pra Bíblia né para ver como que a bíblia descreve o beremote então a única passagem que faz uma referência explícita a essa criatura é o Capítulo 40 do Livro de Jó a palavra beremote Até aparece em outras passagens mas de forma mais genérica como a gente vai ver da daqui a pouco é só no Livro de Jó mesmo que ela é usada como nome
de uma criatura específica né uma criatura extraordinária inclusive que é descrita nas seguintes palavras e aqui é Deus falando com Jó né vê o berremo que eu criei igual a ti alimenta-se de erva como boi vê a força de suas ancas o vigor de seu ventre musculoso quando ergue sua cauda como um Cedro trançando os nervos de suas coxas seus ossos são tubos de bronze sua Car caça barras de ferro é a obra prima de Deus o seu Criador o ameaça com a espada proíbe lhe as regiões montanhosas onde as feras se divertem deita-se debaixo
do lottus esconde-se entre o Junco do Pântano dão-lhe sombra os lotos e cobrem os Salgueiros da torrente ainda que o rio se desencadeie não se assusta Fica tranquilo mesmo que o Jordão borbulhe até sua guela quem poderá agarrá-lo de frente ou atravessar-se muitos cristãos antigos interpretaram esse trecho como uma referência a primeira criatura de Deus né o primeiro ser Celestial que caiu e se tornou o diabo e a gente vai voltar a essa interpretação mais para frente mas antes né voltando à descrição do berremo outra parte do texto diz que ele é proibido de ir
até as montanhas mas outra tradução também é possível aí e diria que as montanhas oferecem comida a ele então ele estaria sim presente nas montanhas e tem até um texto mais tardio como como a gente vai ver também que se refere ao berrote como a besta das Mil montanhas e por último né o berrote é descrito como um ser que vive em meios aquáticos ou aquosos né como rios e pântanos e ele é até situado no rio Jordão O que é um detalhe também interessante para guardar aí no fundo da cabeça pra discussão sobre qual
animal real que é o berremo se é que ele é algum Ah e no final do texto também é sugerido que ele é Indomável né Assim como Leviatã que vai ser citado na sequência aí desse Capítulo de Jó mas Então beleza né Essa é a descrição Bíblica do beremote e a segunda pergunta então que a gente pode colocar aqui é de onde que o autor do Livro de Jó tirou essa criatura né Será que ela tem algum precedente na literatura próximo ali Cananeia por exemplo então no vídeo sobre o leviatan a gente viu que as
descrições bíblicas do Leviatã T precedentes muito claros nos textos ugaritic e mesopotâmicos né mas o caso do berremo é bem diferente até então a gente não tem nenhum candidato muito forte em outras culturas antigas que possa ter inspirado o berremo no Livro de Jó agora isso não significa que nenhum paralelo tenha sido proposto nesse sentido o John Day por exemplo que é um especialista em religiões cananeias chegou a sugerir que o beremote pode ter alguma relação com o touro furioso de El que é uma figura que aparece no ciclo de Baal próxima a uma menção
a litan que é o precedente cananeu do Leviatã como a gente viu lá no vídeo sobre O Leviatã outro especialista em Literatura semítica antiga que é o professor Marvin pop também apostou ainda que timidamente no touro de L como precedente do berremo ou então no touro do céu né O Touro de anu que é um personagem que aparece lá na hpop de gugames quem Assistiu o vídeo da hpop gilgames aqui no canal sabe do que que eu tô falando bom mas seja como for né esses dois palpites t em comum o fato de reconhecerem no
berremo a figura de um bovino e isso casa relativamente bem não só com a descrição da criatura lá no Livro de Jó mas também com o nome dela Como eu disse agora a pouco a palavra beremote aparece outras vezes na Bíblia e ela se refere geralmente a rebanhos principalmente gado berremo é a forma plural na verdade de berema que significa animal mas no Livro de Jó apesar de a palavra Suá como plural ela é utilizada no singular né os verbos ligados a ela estão todos no singular então a principal hipótese aqui é a de que
o nome beremote é um caso de plural de excelência né Ou seja é uma palavra que remete a uma única coisa singular mas que foi colocada a palavra né foi colocada no plural para intensificar o sentido dessa coisa beremote nesse caso seria algo como o animal por Excelência a besta por Excelência a grande besta ou coisa do tipo e de novo né como berremo no plural normalmente significa gado a gente poderia também traduzir o berremo no plural de excelência como OB bovino por ex excelência ou o grande bovino agora Talvez você esteja pensando né E
aquele detalhe de que o beremote vive nos pântanos e nos rios isso não eliminaria a possibilidade dessa criatura ter sido inspirada num bovino Então na verdade não né Pelo contrário talvez até possa dificultar a interpretação do berremo como sendo um boi doméstico mas um bovino muito comum na Ásia de forma geral e que poderia ser visto até no rio Jordão né onde o Livro de Jó situa especificamente o beremote é o chamado búfalo d'água Esse é um animal que pode ser visto tanto em terra seca quanto em pântanos e rios e ele se alimenta de
erva como boi como diz lá o texto e tem uma cauda longa que pode ter inspirado a comparação com o Cedro do líbano né e certamente não é um animal fácil também de se enfrentar o que pode ter inspirado essa questão de ninguém poder pegar ele de frente ou passar um gancho no Seu focinho mas calma né Eu não tô falando aqui que o berremo é simplesmente um búfalo eu tô só considerando a possibilidade dessa descrição ter sido inspirada em um búfalo né da mesma forma que o King Kong por exemplo não é simplesmente um
gorila Mas ele foi claramente inspirado no gorila mas a verdade é que historicamente outros animais reais né não bovinos também foram associados ao beremote e aqui então a gente entra na terceira pergunta do vídeo que é qual é o animal real por trás do beremote se é que há algum mas antes só um recadinho rápido né esse vídeo tá sendo patrocinado pela insider que vem apoiando de forma muito importante o canal aqui nos últimos meses e a insider nesse mês de março tá com descontos adicionais né você usar o cupom estranha 15 em vez de
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enquanto vamos voltar lá para o assunto do vídeo né para o beremote e o primeiro candidato animal né o primeiro animal candidato a inspiração do berremo é o mais popular entre cristãos na Idade Média foi o elefante no seu comentário sobre o livro de Jó Tomás dequino escreveu o seguinte Entre todos os animais terrestres o elefante se destaca em tamanho e força e entre os animais aquáticos a baleia né a baleia que se destaca assim o senhor descreve o diabo usando a metáfora de um elefante e uma baleia Portanto o nome berremo que significa animal
é atribuído ao elefante que entre outros animais terrestres que são mais comumente chamados de animais tem uma certa proeminência por causa do tamanho do seu corpo aqui então Tomás ja Aquino não só associa o berremo ao elefante como também associa O Leviatã à baleia e diz que esses dois são metáforas usadas para descrever o diabo inclusive vale a pena aqui voltar naquela diferença que eu apontei entre o texto hebraico e a tradução grega do livro de Jó o que acontece é que o texto massorético que a gente tem né o texto hebraico diz que o
beremote é o começo dos caminhos de Deus aquele que o fez pode trazer a sua espada né literalmente é isso que o texto diz já a versão grega a septuaginta diz que o beremote é o princípio da criação do Senhor feito para ser zombado por seus anjos né então tem uma diferença radical aqui entre os textos e essa diferença radical Claro acabou induzindo interpretações radicalmente diferentes também ao longo da história e nos primeiros séculos de desenvolvimento do cristianismo a versão grega foi a versão mais lida pelos cristãos né por isso a compreensão do berremo como
um ser antagônico aos anjos né um demônio portanto acabou se estabelecendo fora aquela referência ao beremote como sendo a primeira criatura de Deus que levou muitos cristãos a interpretar que o beremote havia sido uma criatura Celestial né o próprio diabo Talvez o príncipe dos Anjos Caídos Mas voltando àquela questão da Identificação do beremote com o elefante essa ideia foi muito popular ao longo de toda Idade Média né como eu disse e até João Calvino no início do período moderno aderiu a essa ideia né Ele diz isso lá num texto de 1584 foi só no século
X que outro animal acabou tomando o posto do elefante aí como o principal candidato a qual animal o beremote é de verdade isso aconteceu quando um filólogo protestante francês chamado Samuel bcha publicou um livro chamado hiero zoic con né os animais sagrados e nesse livro ele argumentou que as criaturas do Livro de Jó tinha tinam sido inspiradas na verdade em animais egípcios né Mais especificamente em animais do Rio Nilo O Leviatã seria então segundo esse autor o crocodilo e não a baleia e o berrote seria o hipopótamo e não o elefante essa é uma ideia
interessante que traz um animal mais extraordinário do que o búfalo né pelo menos mais extraordinário na perspectiva de alguém que mora na Judeia e não costuma ver hipopótamos e que também casa relativamente bem com a descrição do Livro de Jó né de um grande quadr que vive na terra e vive nos rios O problema é que a comparação da cauda minúscula de um hipopótamo com um Cedro né soa bem fora de proporção mas seja como for o fato é que essa interpretação se tornou realmente muito popular e até hoje ela é bem presente nos estudos
acadêmicos sobre o livro de Jó eu pessoalmente se é que importa a minha opinião aqui né mas eu penso que o búfalo é um candidato mais forte mas é só meu palpite também e mais importante né Independente de qual animal seja por trás do berremo o que me parece certo é que o beremote no fim das contas não é nenhum deles né não é exatamente nenhum deles como eu argumentei lá no vídeo sobre O Leviatã a menção a essas criaturas no Livro de Jó tem um objetivo retórico muito claro que é dizer que a criação
é tão complexa e Indomável que só o criador é que pode realmente entendê-la E controlá-la então a pergunta quem poderá agarrar o berremo pela frente ou atravessar lhe o focinho com um gancho sugere que a resposta seja ninguém né só Deus assim como no caso lá da pergunta sobre quem poderia pescar O Leviatã com um anzol e por mais fortes que sejam O Búfalo o elefante ou o hipopótamo todos esses animais foram controlados na antiguidade né os hipopótamos particularmente eram caçados no antigo Egito por comida e por esporte então se o beremote fosse simplesmente um
hipopótamo a resposta a pergunta quem poderá agarrar o berremo pela frente ou atravessar lhe o focinho com o gancho poderia ser os egípcios né O que não favorece muito o ponto retórico do texto quer dizer você pode até pensar que o autor do texto desconhecia esse fato que não conhecia é muito o Egito e consequentemente não sabia dessa prática de caa de hipopótamo Mas de qualquer forma o fato de que a criatura seguinte né O Leviatã é capaz de cuspir fogo é sugestivo o suficiente pelo menos para mim de que a gente tá aqui diante
de criaturas fantásticas né que são irredutíveis a qualquer animal comum e é assim aliás né como criaturas fantásticas que o beremote e O Leviatã aparecem em outros textos judaicos diga-se de passagem então aqui a gente entra na quarta pergunta do vídeo que é como textos posteriores ao livro de Jó interpretaram o beremote bom há três livros Apócrifos judaicos que citam o berremo Né o primeiro livro de Enoque o segundo livro de baru e o quarto livro de ESA esses dois últimos livros inclusive são provavelmente contemporâneos do livro do apocalipse que tá na Bíblia que também
talvez faça uma alusão ao berrote como a gente vai ver daqui a pouco inclusive na verdade a gente poderia classificar todos esses livros como livros Apocalípticos né e o berrote é citado justamente em passagens escatológicas desse texto né passagens que se referem às últimas coisas ao fim dos tempos o livro de eno por exemplo diz o seguinte e naquele dia dois monstros foram separados o monstro cujo nome é Leviatã Para habitar nas profundezas do mar Acima das fontes das águas mas o nome do macho é berremo que ocupa com seu peito o deserto intransitável chamado
dudaim a leste do Jardim onde os escolhidos e justos habitam e eu pedi a outro anjo para me mostrar o poder desses Monstros como eles foram separados em um dia e foram lançados um nas profundezas do mar e outro no terreno seco do deserto e ele disse disse para mim aqui filho do homem você deseja saber o que está escondido e o anjo da Paz que estava comigo disse esses dois monstros preparados de acordo com a grandeza do Senhor fornecerão comida para os eleitos e os justos esse texto é bem enigmático como todo o livro
de Enoque mas a imagem superficial aqui é relativamente simples né Deus criou dois monstros uma fêmea e um macho né al Leviatã e u berrote e cada um deles foi colocado em um espaço que representa o inóspito o caótico o Indomável que é o mar e o deserto inicialmente Parece que eles viviam juntos inclusive pelo texto Mas eles acabaram sendo separados para novos lugares e no fim dos tempos ainda segundo o texto esses Monstros serão servidos no banquete dos eleitos e dos justos bom o segundo livro de Baruk que é datado por volta ali do
período da queda do segundo Templo de Jerusalém depois do ano 70 diz uma coisa muito parecida também ele diz o seguinte que no dia do juízo beremote se revelará de seu lugar e Leviatã virá do mar os dois grandes monstros que criei no quinto dia da criação e que terei mantido até aquele tempo e serão alimento para todos os que restarem e o quarto livro de esra outro apócrifo da mesma época repete essa história então tu Deus preservaste Dois seres viventes que criaste o nome de um chamaste de beremote e o outro Leviatã E tu
o separaste um do outro pois a sétima parte onde a água tinha sido reunida não podia contê-los ambos e tu deste a berrote uma das partes que tinha secado no terceiro dia para viver nela Onde existem 1 montanhas mas a Leviatã deste a sétima parte das águas e tu os mantivesse para serem comidos por quem tu quiseres e quando quiseres repare então que esses textos situam a criação do Levi e do beremote no quinto dia da criação e dizem que eles foram separados um do outro porque eram grandes demais para dividirem o mesmo espaço perceba
também que essa referência a dois monstros ou duas bestas que serão reveladas no fim dos tempos uma que vem da terra e outra que sobe do mar lembra muito outro texto apocalíptico que é o apocalipse de João o livro do apocalipse mesmo que tá lá no final da Bíblia lá também né no livro do apocalipse aparece a imagem de uma besta que sobe do mar que por sua vez é seguida por uma besta que vem da terra é bem possível que essas criaturas simbólicas do Apocalipse tenham sido inspiradas por esse tema das duas bestas do
Livro de Jó né que como a gente tá vendo era um tema que vinha se desenvolvendo bastante no período em que o Apocalipse foi escrito É verdade né que no Apocalipse de João essas bestas não recebem nomes próprios né não são chamadas de Leviatã e berrote e nem são servidas no banquete final né aliás sobre a questão de de serem servidas num banquete elas quase são até né mas a cena é diferente é que no livro do apocalipse Tem uma parte em que um anjo convoca as aves do céu para O Grande Banquete de Deus
para comer carne de Reis carne de capitães carne de poderosos carne de cavalos e Cavaleiros carnes de todos os homens livres e escravos pequenos e grandes a imagem aqui né É a de Corpos expostos num campo de batalha sendo comidos por aves carniceiras né esse aqui é o banquete referido aqui e como essa imagem faz referência à derrota dos adversários de Deus no combate escatológico e como a besta que sobe do mar e o falso profeta que corresponde à besta que vem da terra são vencidas né Essas duas bestas nesse combate a gente poderia imaginar
aqui que essas bestas estariam sendo servidas sim no Banquete de Deus do livro do apocalipse mas na verdade o que o texto diz é que essas bestas serão lançadas no Lago de fogo logo depois da Batalha então só os outros vencidos é que serão servidos de fato nesse tal Banquete de Deus oferecido às aves do céu bom mas de qualquer forma os Paralelos entre o Imaginário do apocalipse de João e dos Apócrifos judaicos né Com todas essas imagens de reversão de poderoso sucumbindo de vencedores sendo vencidos e de devoradores sendo devorados ainda parecem bem significativos
né esses Paralelos Entre esses diferentes livros Apocalípticos Mas vai ser realmente na tradição Judaica e não na tradição Cristã tá que essa imagem do banquete do beremote e do Leviatã vai continuar se desenvolvendo se vocês assistiram lá o vídeo sobre o leviatan né que eu recomendo fortemente porque eu tô fazendo várias alusões aqui pressupondo que vocês assistiram esse vídeo mas eu comentei lá naquele vídeo que o tal Mudes né o principal conjunto de textos ali da tradição rabínica fala dos justos comendo a carne salgada da fêmea do Leviatã no final dos tempos e essa é
só uma de várias referências sobre esse tema nos textos rabínicos Há outras passagens ainda também bem curiosas né Por exemplo segundo alguns rabinos o abate do Leviatã e do beremote vai acontecer com um enfrentando o outro o texto diz que os judeus que não podiam assistir aos combates de animais que eram muito comuns ali no mundo Romano vão poder sim assistir ao maior combate de animais de todos que vai acontecer no mundo vindouro que é justamente a luta entre o beremote e O Leviatã e essa luta vai acabar com com um animal matando o outro
né A partir dessa da do cadáver então desses dois animais é que serão servidas as carnes lá escatológicas e essa ideia de que o beremote e O Leviatã vão compensar de certa forma né no mundo vindouro certas restrições que os judeus tiveram que seguir neste mundo também pode ser vista em outro texto que diz que como compensação pela proibição de comer certos peixes O Leviatã poderá ser comido no mundo vindouro como compensação pela proibição de de comer certas carnes vermelhas o beremote poderá ser comido e como compensação pela proibição de comer certas aves o zis
poderá ser comido Pois é né Tem outra criatura ainda uma terceira criatura que se junta ao berremo e ao leviatan na tradição rabínica que é o tal do zis a ave gigante mas a gente vai deixar essa aí para outro vídeo bom e por fim né uma última coisa sobre o berremo que vale a pena mencionar aqui nesse vídeo é que ele acabou entrando também na Cultura islâmica medieval né juntamente com o Leviatã em alguns tratados persas e árabes de cosmografia a Terra é descrita como sendo suportada por um anjo que é suportado por um
boi que é suportado por uma baleia esse esquema tem algumas variações mas são basicamente esses mesmo os elementos e o boi é chamado de kibut e a baleia é chamada de bahamut então assim sor muito familiar né O que provavelmente aconteceu aqui foi uma corruptela né uma uma transformação ali uma corrupção do nome é no processo ali de transmissão histórica desses nomes e uma inversão desses nomes também das bestas que aparecem lá no Livro de Jó né o kibut é provavelmente O Leviatã e o bahamut é provavelmente o behemot Aliás o contrário né o kibut
é o berr remot o bovino e o bahamut é O Leviatã a baleia e só para dar um exemplo de um texto que traz essa ideia a gente poderia citar o histórias dos Profetas que é um texto árabe do século X que diz o seguinte Deus criou um peixe enorme o qual ninguém pode contemplar porque é gigantesco e tem muitos olhos Disse até que se todos os mares fossem colocados em uma de suas guras seria como uma semente de Mostarda no deserto esse peixe Deus ordenou que fosse um apoio para o touro e assim foi
feito o nome do peixe é bahamut então ele Deus fez como seu lugar de Apoio às águas abaixo Onde está o ar e abaixo do ar está a escuridão que é para todas as terras lá sob a escuridão termina o conhecimento das coisas criadas então o esquema aqui é a terra em cima do touro que tá em cima do peixe que tá em cima das águas que tá acima do ar que tá acima da escuridão que tá acima de algo que ninguém mais sabe o que é né essa imagem inclusive lembra bastante aquele tema indiano
do mundo em cima de elefantes né que por sua vez estão em cima de uma tartaruga e por aí vai né turtles all the way down né Como diz no jargão da filosofia bom mas beleza né Essas são algumas coisas então sobre o beremote em resumo então inicialmente essa criatura apareceu ali no Livro de Jó como uma espécie de monstro quadrúpede Indomável que foi interpretado como sendo inspirado em um bovino um elefante e um hipopótamo durante respectivamente a antiguidade a idade de média o período moderno e entre cristãos ele foi visto muitas vezes como um
símbolo que representava o diabo né ou suas forças auxiliares de forma mais abstrata e no judaísmo rabínico ele foi uma criatura associada principalmente às esperanças escatológicas do mundo vindouro e depois alguns autores árabes também incorporaram essa criatura a sua imaginação do mundo e por aí foi né porque a História Continua Como eu disse lá no outro vídeo até chegar então a banda de metal né BMF a Invocação mais poderosa do Final Fantasy também o ramut passando Claro pelo livro do Thomas hobes complementar o leviatan que é o berr remot Mas enfim né aí já são
fenômenos mais modernos eu preferi focar nesse vídeo na tradição principalmente antiga e medieval e ficou faltando falar só sobre a ave gigante agora né que é o zis mas por enquanto é isso né vamos fechar aqui no berr remot como sempre as referências consultadas estão aí na descrição do vídeo para quem quiser se aprofundar nesse assunto muito obrigado por assistir e até a próxima falou l