Retiro com Dom Henrique Soares - 10ª Palestra: O encontro com a pecadora

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Cardeal Newman
Exercícios espirituais de 2013 no Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil. Pregador: Dom Henrique ...
Video Transcript:
e aí o santo o vinde espírito santo enviai senhor o vosso espírito e tudo será criado oh oh maria concebida sem pecado é em nome do pai do filho do espírito santo e aí e aí e aí e aí bom então esse cara eu somos para mais um encontro de jesus estamos terminando esse é o décimo só falta mais dois e o encontro com a pecadora o poder regenerador do amor a essência do evangelho de são joão até agora eu tomei os sinóticos tão encontro só pra vocês saberem esse texto ele não foi escrito por
joão e ao que tudo indica veja como são as coisas esse texto pertence o evangelho de lucas é o estilo o vocabulário a teologia o modo de escrever é de são lucas e como foi parar em são joão ninguém sabe é o papo é que todos os manuscritos que nós temos e trazem esse texto no evangelho de joão foi assim que a igreja reconheceu como canônico então evangelho segundo joão ah mas é um texto na verdade do evangelho de lucas é interessante que esse texto no evangelho de joão ele quebra o esquema do evangelho de
joão é totalmente que o evangelho de joão se divide em três partes o prólogo que é como uma montanha você vê a paisagem toda para depois descer e caminhar ela o prólogo depois até o capítulo 12 o livro dos sinais é porque para joão jesus é um revelador do pai por isso jesus em joão fala tanto bom então já já o revelador e revela um pai em sete sinais os 7 sinais veja o número certo o número foi feito então todo o evangelho de joão jesus revela o pai através de sete sinais e alguns senão
não quer dizer milagre e por exemplo a expulsar os vendedores do templo não é milagre mas é um sinal ah está certo semeiam um sinal um sinal de que ele é o revelador do pai é um sinal de que ele vem de deus um sinal de que ele é o messias bom então sete sinais depois dos 7 sinais terminado o livro dos sinais em joão 13 um começa o livro da glória o pai chegou a hora e começa joão sabe-se solene viu o que tem marcos esse cru tem joão de soleme né veja como joão
começa a bonita e antes da festa da páscoa veja como é bonito sabendo jesus que chegar a sua hora tempo todinho joão diz a hora ainda não chegou a hora não chegou não chegou agora sabendo jesus que chegar a sua hora de passar de fazer a páscoa deste mundo para o pai tendo amado os seus que estavam no mundo amou-os até o fim é a hora da glória de nosso senhor para joão a glória acontece na cruz e na ressurreição uma coisa só para joão não são duas coisas se é levado é ser levado na
cruz e na ressurreição então esse texto não cabe no livro você mais em e esse texto bizarro uma mas apaga como é bonito veja como entenda eu tô dizendo isso você a igreja a igreja recebeu o evangelho de joão assim com esse texto foi com esse texto que a igreja proclamou o evangelho de joão canônico então que este texto é palavra de deus segundo são joão e acabou-se a festa não interessa o que o que o exegeta descobre depois o compreendem é um outro exemplo é isso para os que já já fazem já fizeram bíblia
e já sabe disso tudo capítulo 16 de são marcos não é de são marcos e de quem é quem é que sabe lá e o evangelho de são marcos terminava com o sepulcro vazio correram lá e encontraram o sepulcro face ali terminar o evangelho de marcos e depois alguém alguém da comunidade cristã escreveu o capítulo 16 que resume um pouco os outros evangélicos pode olhar é muito bem o que marcos pessoa evangelho dele como que assumo o evangelho de marcos começa no deserto lugar da solidão dos demônios começa com joão batista e termina no século
folgado a solidão dos demônios veja depois a pregação de jesus na galileia depois a pregação de jesus na judeia e no meio o caminho da galileia para jerusalém o miolo é o caminho então ser cristão é caminhar e depois alguém sem nem olhar esse quiabo não tão bonitinho de marcos colocou o capítulo 16 muito bem a igreja os manuscritos todinhos trás e o capítulo 16 de marcos marco o capítulos excede marcos é palavra de deus é inspirado e a segundo são marcos e acabou-se a festa bom então nos interessa estou dizendo isso porque quando menos
uns 10 a jéssica tudo aperriado não nos interessa o texto bíblico veja bem a palavra de deus esse é um texto bíblico como ele se encontra agora ah tá certo a palavra de deus é o texto bíblico sincrônico quer dizer como ele está com a igreja o reconheceu como inspirada em bom então é esta que a palavra de deus de modo que o texto que vamos ver agora é um trecho do evangelho segundo joão no trecho que não é deixa eu amo mas é segundo joão e acabou se então vamos lá a jesus foi para
o monte das oliveiras e antes do nascer do solo já se achava outra vez no tempo e todo o povo vinha ele e sentando-se os ensinava e os escribas e os fariseus trazem então a mulher surpreendida em adultério o e colocando-a no meio dizem mestre esta mulher foi surpreendida em flagrante delito de adultério e na lei moisés nos ordena apedrejar tais mulheres e tu pois que dizes e eles assim diziam para polo a prova a fim de terem matéria para cruzá-la ah mas jesus inclinando-se escrevia na terra com o dedo como persistir sem interrogá-lo ergueu-se
ele disse quem dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro a lhe atirar uma pedra é inclinando-se de novo escrevia na terra se eles forem ouvindo isso saíram um após outro a começar pelos mais velhos e ele ficou sozinho e a mulher permanecia lá no meio bom então é erguendo-se jesus lhe disse mulher onde estão eles ninguém te condenou eu disse ela ninguém senhor eu disse então jesus nem eu te condenando vai e de agora em diante não peques mais bom primeiramente aqui uma questão meus irmãos o que a lei de deus o que a
tora a lei de moisés dizia sobre uma mulher apanhada em adultério é para que a certinho aqui é os fariseus pega mulher na cama ainda e deu pessoal não dava moleza não tava vigiando as de olho aqui é cedinho tá certo o dia começa cedo nós escutamos o que diz a lei é o homem que cometera adultério com a mulher do seu próximo deverá morrer tanto ele como a sua cúmplice e se um homem for pego em flagrante deitado com a mulher casada ambos eram mortos o homem que se deitou com uma mulher e a
mulher e deste modo este paraíso mal de israel essa mulher que era casada em era casada o problema não é a mulher tá com homem casado na sociedade patriarcal veja o problema é a mulher você é casada aqui é que está o negócio que você tá prejudicando o outro homem e o homem é o dono entre aspas da esposa verifica desonrado pois bem deste modo extirpar as o mal de israel se houver uma jovem virgem prometida a um homem e um homem a encontra na cidade se deita com ela trareis ambos a porta da cidade
e uns apedrejar eis até que morra a jovem por não ter gritado por socorro na cidade e o homem por ter abusado da mulher do seu próximo deste modo este paraíso mal do teu meio o único jeito de um homem violar uma mulher e ela não morrer é se ele a violasse no campo tá na roça o que é isso ela gritasse ninguém ouvia passou para ajudá-la então por isso só morri homem mas se ele se ele havia lá se na cidade ela também tinha que morrer porque ela podia ter gritado e não gritou oi
tá na torá tá na lei bom se a lei de deus e determina isto para uma adúltera porque então condenar a atitude dos escribas e fariseus e e eles estavam querendo cumprir a lei e com a lei de deus não se brinca é uma lei de deus não tem negócio de eu acho eu devo cumprir ali então qual é o qual é o problema final dos fariseus e dos escribas deve sim ou não cumprir a lei do senhor e veja os inimigos de jesus são condenáveis aqui por vários motivos e ao analisá-los vamos olhar para
gente cuidemos também de nós e para que vejamos até que ponto nossos sentimentos e movimentos interiores não são semelhantes aos deles primeiramente o espírito mau o mau zelo dos acusadores da mulher esses fariseus têm um selo mal pela lei existiam judeus zelosos da lei jesus tinha um discípulo chamado zelote a é a tradução é ruim o certo seria dizer zeloso tanto que alguns dias está vendo esse simão era do partido dos era do grupo dos zelotes impossível por uma razão simples no tempo de jesus não tinha cê lota se você lota as vão surgir uns
20 anos depois de jesus bom jesus morre no ano trinta no ano 44 depois de cristo morreu o rei herodes agripa no qual os judeus tinham uma grande esperança de recompor uma certa independência de israel quando agripa morreu os romanos não deixaram que o filho dele assumisse é isso levou a uma rebelião e isso foi o caldo para primeira revolta judaica e aí surgiu o surgem os zelotas como partido político brasileiro no tempo de jesus não existia ser ó tá então esses simão josé lota discípulo de jesus é zé lota no sentido de zeloso de
alguém que tem zelo pela lei um judeu observante que talvez estivesse certa simpatia com a violência e para defender o reino a independência de israel a simpatia mas não era violento tá certo tinha a tendência de justificar uma revolta armada contra os romanos mas em si não existe ainda o partido dos lopes bom então o zelo aqui desses fariseus é um mau zelo não existe meus irmãos um bom zelo pelas coisas de deus um sincero cuidado pelas coisas do senhor um zelo que nasce do nosso amor ao senhor e transborda no amor na misericórdia e
no cuidado pelos irmãos e o bom zelo de são bento aos monges do capítulo 72 da santa regra o bom zelo aproxima de deus e dos irmãos e o bom zelo nas coisas de deus o bom zelo religioso é suave é doce é caridoso é compreensível compreensivo é misericordioso e se bom zelo é um sinal forte do verdadeiro e genuíno espírito religioso cristão e por outro lado a máo zelo olá seja bem então não basta ser veloso por deus é preciso ver que espécie que tipo de zelo me move me com dois é preciso um
discernimento sobre que espírito que espírito alimenta o meu celu o mau zelo é um gelo feito de dureza e exigência sem caridade seco que sente prazer pela dor e pela queda dos outros e esse mal zelo afasta de deus e dos irmãos e conduz a perdição mesmo que tem a capa de piedade e o moço aqueles muçulmanos que é cometer aqueles atentados nos estados unidos eram zelosos pela lei e não a lei de deus mas o corante eram zelosos é mais um zelo triste um mau zelo que de forma a ideia de deus de forma
o sentido de religião e de piedade e eu não sei nosso e talvez mais zelosos pelas coisas do corão do que nós pelas coisas de cristo a ponto de dar vida a ficha ah mas é um gelo mal esse é um zelo que não reinado a deus em nada então vamos lá olhando para gente esse é o caso desses crimes e fariseus e eles não trazem essa pecadora por amor ou zelo pela lei de deus mas por um gosto mórbido de condenar de justificarem se a partir das fraquezas dos outros cuidado com essa dinâmica maldita
eu me justificar eu me senti tranquilo bem me comparando com os outros eu nunca se comparem com os outros é porque deus não olha você comparando você com ninguém é só existe uma pessoa com quem a gente pode ser comprar uma que a nossa forma através de quem e para quem nós existimos jesus nosso senhor bom e quando a gente se compara com jesus coitado da gente a gente sempre vai se descobrir deficitário insuficiente e e eu não posso me comparar com ele não é irreal é loucura meu irmão tem uma história diferente de mim
características diferente de mim temperamento diferente de mim eu não sei as intenções do meu irmão não sei as lutas que ele lutou eu vi quando ele caiu mas não vi quando ele venceu as vezes que ele venceu eu não sei quase nada de profundo sobre o meu irmão eu não posso me comparar com meu irmão e é simplesmente absurdo eu me julgar superior ou inferior a meu irmão esse é o exercício maluco que vai me levar ou a depressão do desânimo e o a soberba e o engano da sofia da soberba é então que esses
fariseus veja se justificam a partir da miséria dos outros como aquele da parábola senhor eu te dou graças porque não sou como os outros homens repare que miséria que oração mais mizera a ver eu não sou adúltero não sou ladrão eu pago o dízimo e não só o dízimo que tu mandas mas ainda o que indo tu não mandas do cominho da hortelã veja e eu não sou nem como aquele publicano observe o fariseu se mede pelo outro agora repare o publicano e de joelho cabeça baixa tem piedade de mim senhor se mede por deus
e se mede por deus oi e aí se vê como é pecador mais amado por isso dessa justificado bom e o outro que tava lá em pé na frente nem sequer encontrou deus porque o tempo todinho o diálogo era consigo mesmo a alto complacency ou seja o alto elogio porque se compara com os outros e veja atenção para essa dinâmica porque ela ela rodei a gente ela certa gente e se a gente não descobre essas coisas não tá tendo que a desmontar esses mecanismos e aí a gente pode sim daqui a pouco tá fazendo essas
coisas tá com esse tipo de comportamento claro como é na igreja tudo com a capa de santidade na igreja ou bacana aí frente mata o outro mas para glória de deus então cuidado ah é então além de matar a gente hipócrita e além de assassinos do irmão hipócritas ah tá certo e quando eu digo isso eu digo pensando em mim e em mim eu sei de mim e veja se perigo em mim de verdade é né não sei de você e vocês cada um sabe então eu sei de mim ah pois bem escuta o sol
né então você tem aqui esses homens que trazem a pecadora por esse gosto mórbido de condenar de justificar em si e se sentirem justos e cumpridores da lei o santos olhando a miséria dos outros e sente-se nas palavras deles um desprezo pela mulher é uma frieza terrível ao anunciar publicamente sem nenhum traço de misericórdia ou pena o pecado da adulta coisa triste deve ter vindo arrastando essa mulher pelo meio da rua e manhã cedo pense na atitude de jesus comemorou isso mulher fica curada deste teu mal nem diz qual é pense na descrição jesus e
no poodle de jesus o respeito pela dignidade das pessoas a ver a diferença da atitude desse aqui só faltava gritar pelo meio da voi adúltera venham ver veja o gosto o gosto mórbido doentio e ou será que a gente não faz isso e comentando os defeitos e as quedas dos nossos irmãos em quantas vezes para o clero e quantas vezes aquele gostinho de comentar a falha do meu irmã o pecado a fraqueza do meu irmão é mas é fraqueza se ninguém tá dizendo que não é e se você puder ajudar ajude e reze por ele
porque você pode rezar mas não mas é o gosto de difamar mas é verdade sim se é verdade você está dizendo comentando então você não está caluniando eu estaria caluniando se estivesse inventando não é calúnia parabéns mas é difamação um e você está tirando a boa fama qual o outro tem direito e ele também a difamação também é pecado e a crime mas não quero falar de quem interessa deus não a lei dos homens é difamação eu tenho direito a minha boa fama é um dos modos mais belos de a gente demonstrar amor pelo irmão
o mais belo é cobrir o irmão com o manto do silêncio e eu vi a fraqueza do meu irmão posso ajudar posso ir lá dar uma palavra eu posso talvez conversar com alguém que possa ajudá-lo não posso não posso' rezei pensando qual o melhor a fazer não posso então eu me calo e rece é porque eu tenho que combinar comentar com meu colega de quarto porque tenho que pagar para o outro mas fulano olha daqui a pouco tá uns 11 olá tudo com a capa de piedade o hipócrita hipócrita fariseu desgraçado esse é o gosto
o gostinho né dizer veja de derrubar o outro porque o gosto de derrubar o outro porque no fundo eu tô dizendo eu não sou como ele a gente não faz isso quando escuta o evangelho do fariseu e do publicano eo fariseu dizer eu te dou graças porque não sou como este publicano aí a gente disse glória a vós senhor e eu te dou graça porque não sou como esse fariseu veja a mesma coisa é a mesma coisa jesus não contou a parábola para identificar a gente com publicando jesus contou a parábola para desmascarar o fariseu
que tá na gente aqui tá acreditando e então como vocês veem meus queridos irmãos o evangelho desmoraliza a gente o evangelho mostra o que a gente é o ou se a gente não foi isso o que a gente pode ser se não tiver cuidado é o que a gente pode ser eu posso fazer isso eu posso ser isso e você pode nós podemos ser isso aqui bom então a justiça sem a misericórdia não é de deus nunca foi deus é justo porque justifica o pecador deixa deus não justifica o pecado nunca mas deus justifica o
pecador ama acolhe vendem do profeta oseias o que deus diz o meu coração as minhas entranhas se contorce em dentro de mim como poderia eu te condenar é para ir e como poderia eu te destruir e como poderia eu sou deus e não o homem é para que coisa mais linda eu sou deus e não homem meu coração não é com meu coração do homem e eu não virei com ira a voz e vejam que coisa a ira de deus a ira de deus bento 16 tem que ter uma frase linda comentando a passagem de
jesus na sinagoga de nazaré o espírito do senhor repousa sobre mim aquela que a gente já me ligou ontem ele diz veja aqui são lucas quando cita tira uma frase do profeta isaías esse piso do senhor está sobre mim para a proclamar um ano da vingança do senhor um ano do tempo da graça do senhor o ano da graça o seu o tempo da vingança do nosso deus e são lucas tira marca isaías está aí dentro 16 que gosta de botar o dedo na ferida de 100 e o messias vem proclamar vingança de deus contra
o pecado quem não é contra o pecador como é que deus se vinga do pecado o meu se vinga do pecado morrendo da grossa a deus se vinga do pecado amando-a é só o amor mata o pecado o sol bem só o amor mata bobbio e se eu me vingo do ódio odiando bom então o áudio que estava fora de mim entra em mim também e entra em mim também só o amor só a capacidade de perdoar de teimar em amar mesmo quando a gente não teria mais motivo humano para amar pode destruir a força
do pecado que pode destruir o espiral de ódio de desamor e veja bem e pensem bem disso pois bem repito deus é justo porque justifica o pecador são paulo vezes isso na carta aos romanos e este é o erro fundamental daqueles lá esquece o filme coração da torá são o amor ea misericórdia esquecem que deus sofre quando nos funis e não é com prazer que nos castiga olha só aquele texto eu citei aqui já uma vez de miqueias qual deus é com motor quer dizer qual deus é tão grande como tu agora veja qual é
a grandeza qual deus é como tu que tira a culpa e perdoa o crime que não guarda para sempre a sua ira porque prefere o amor se manifesta novamente a tua misericórdia por nós calca aos pés as nossas faltas e lança no fundo do mar todos os nossos pecados esse é o deus da lei e este é o deus de israel e este é o deus que falou a moisés e olha ainda esse texto que é um texto é um dos textos mais belos do antigo testamento esse texto do livro da sabedoria pois tem um
grande poder está sempre a teu serviço e quem pode resistir a força do teu braço o mundo inteiro é diante de ti como o grão de areia na balança como a gota de orvalho que de manhã cai sobre a terra que deus tão grande repare mas exatamente porque é grande tem compadece-se de todos pois tudo podes fechas os olhos diante dos pecados dos homens para que se arrependam sem tu amas tudo que criaste não aborreces com nada do que fizeste e se alguma coisa tivesses o diado não atire as feito e como poderia subsistir alguma
coisa se não a tivesse escolhido como conservaria sua resistência se não a tivesse chamado mas a todos perdas porque são teus o senhor amigo da vida o vídeo aqui texto e o senhor amigo da vida o que não quer a morte que não se alegra com o nosso produto que não se comprar isso com nossa miséria com nossa queda com nossa fraqueza ninja e assim portanto esses escriba cê fariseus apegam-se a letra da lei mas não ligam para o seu real espírito não se interessa pelo coração de deus coração da lei a lei mostra o
coração de deus e os escribas e os fariseus estão pouco ligando para esse coração e aqui algumas perguntas em qual o coração da sua vivência religiosa e o espírito de amor que é o espírito santo em e o a dureza da minha lei não é da lei de deus da minha ali seja uma visão legalista uma visão legalista ou uma motivação que brota do amor de deus e do amor a deus transbordante do amor e na compreensão pelos irmãos e repare que coisa interessante hoje pela manhã na meditação eu cobrava de vocês isso zelo pelas
coisas de deus cuidado com as coisas de deus leva a sério as coisas de deus não fazer deus de compadre e agora é o outro lado da moeda fazer isso sem hipocrisia fazer isso sem endurecer o coração fazer isso sem ser se escravizar por algo simplesmente externo beijo vou fazer sim é mas contei coraçã eu pesei luz e piedoso cê disciplinado nas coisas de deus te atenção para a dimensão asséptica da nossa fé mas com qual com qual espírito e com qual o zelo não compreendi é porque no cristianismo é o amor que dá sentido
a todas as coisas é o amor é o critério o outro mas não é um amor qualquer não esse amor flor de laranja que se fala hoje esse amor invertebrado não é aquele amor que a gente viu na cruz é aquele amor bom e que se pode concretizar em pequenos gestos eu me lembro quando eu vivia na praça eu tive que fazer um tratamento dentário teve que fazer uma cirurgia meio delicada e eu tinha que ir a curitiba quinzenalmente para fazer o controle então os monges me levavam da trapa até campo do tenente lá eu
tomava um ônibus e ia para curitiba duas horas de viagem e quando eu voltava voltava à tarde eram chegava em campo do tenente e umas nove da noite os mãos já estavam dormindo a gente se a se deitar rezava a completa 7:15 7:30 acabava festa então e quando o tinha um rapaz que trabalhava no mosteiro acho na agricultura e ele então ia porque ele vai haver em campo do tenente ele me pegar você me trazia no mosteiro então quando eu chegava já estava todo mundo dormindo oi e o certo era eu chegar na cozinha fazer
o meu lanche ele deixar para merenda né ir dormir porque depois de os trapiches nunca fala e depois de completas então é o grande silêncio aí não tem por nada nesse mundo ah pois bem quando eu chegava isso aconteceu todas as vezes e quando eu chegava que ia para cozinha estava lá sentado devia tá dormindo tava lá sentado esperando irmão barnabé era um monge mais velho da casa manda barnabé tinha sido é tenha sido soldado na segunda guerra mundial né já bem velhinho era croata era um croata manso bom mas disse que quando era jovem
era diabo de bravo e valente é mas vejo o tempo que foi fazendo com que de longe né e então era um grande silêncio para pista não deve estar falando pois bem então barnabé que tava sentado na cozinha e eu chegava ele se levantava e ia botar a minha refeição e quando acabar sentava do meu lado e aí chegar ele tinha a voz bem rouca aí o meu nome na trata era agostinho e dizer irmão agostinho foi tudo bem eu fiz boa viagem e veio tranquilo o dente está bem pronto depois ficava e ficava lá
e quando eu terminar dizer vá dormir que eu levo e esse é o bom zelo oi pera e o período chegasse poderia dizer irmão barnabé está desobedecendo grande silêncio não seria besta isso é porque o espírito do irmão barnabé li e veja estava muito acima de qualquer lei o que a lei da caridade fraterna do amor desinteressado e veja o monge mais velho com cuidado como dos mais novos eu sabia que o nosso instinto para rua sabe lá o que viu sabe lá o que fez sabe lá como voltou esse cuidado e esse cuidado e
esse cuidado que é tudo de cristo e esse cuidado que é movido pelo espírito de deus o cuidado de um homem não que faz pouco caso da norma não que faz pouco caso da regra o mike de tal modo entrou gettle a regra de tal modo viver uma regra que chegou ao coração da regra é o amor o amor dizem interessado é o amor que lava os pés do irmão todas as vezes que eu fui à curitiba quando eu voltei encontrei no barnabé em todas as horas o irmão barbeque fazia raiva gente ele não barnabé
era não de vaca a gente ir lavando lavando as panelas na cozinha irmão barnabé não trocava o bombril até aí o bombril já um tiquinho de nada que a gente quando esfregava e chegava com as unhas o adesivo não bernadese não não ainda tem meu irmão vai saber não tem não mas eu ofereço essa pela conversão da rússia foi por isso eu acho que o comunismo caiu por causa das mãos da gente na praça é uma madeira era assim não de vaca mas mais este amor e compreendi meus irmãos esta delicadeza fraterna esta delicadeza que
vocês vão ter que ter tanto na vida de padre tanto me dá medo porque diz assim o senhor tá em cima das de desobedecer a lei não não eu tô ensinando a vocês aí ao coração da lei é muito diferente não é o fazer pouco caso não é o relativizar na na é o amor desinteressado é o amor castro é o amor que faz o irmão crescer é outra coisa não é a malandragem não é malandragem do imaturo é a liberdade do do maduro para o justo não há mais play e não porque se coloca
acima mas por que chegou no coração cumprir o tanto viveu tanto que chegou no coração da lei e veja é a isso que jesus quer levar os seus discípulos é porque aqui o espírito santo foi derramado no dia de pentecostes pentecostes era festa da lei e em pentecostes odeia o celular dela duas coisas eu celebrava a colheita as primícias se lembrava o dom da lei então olha a lei no novo testamento não é uma lei escrita é o espírito é por isso que o cristianismo é tão perigoso para se viver tão perigoso nosso senhor não
deixou nenhuma andamento só um a mais repare que mandamento bom então não é que tem agora once mandamentos 10 do antigo testamento + o de jesus nada disso só tem um eu só tenho amado agora amai como como eu tá pensando que ela enrolar i e a nai como eu e a mãe como eu até onde eu amei o pai a mais assim até onde eu amei vocês amém assim um beijo jesus é o critério é a norma do amor como ele nunca manda sem dar o que manda nos dá o seu espírito que amou
o seu espírito de amor e daqui a gente possa amar e desejar não sou eu quem ama é cristo que amanhã porque o espírito de amor de cristo que me move ou seja o amor de deus foi derramado nos nossos corações pelo espírito que nos foi dado romanos 5 a ficha e compreende então e por isso a pergunta aqui qual o coração da sua vivência religiosa e o espírito de amor ou a dureza da minha lei numa visão legalista né uma visão legalista ou uma motivação que brota do amor de deus e do amor a
deus do amor de deus e do amor a deus transbordante no amor e na compreensão pelos outros pelos irmãos como é o meu zelo pelas coisas de deus é um gelo segundo o coração de cristo ou zelo duro sem amor nem misericórdia e o recorde advertência da palavra do senhor é amor que eu quero não sacrifícios o reconhecimento de deus mais do que o local você já se perguntaram por que é que o sacrifício de cristo salva a humanidade porque deus gosta de sangue é porque deus tem uma síndrome de vampirismo e porque é que
o sacrifício de cristo salva a humanidade se deus não quer o sacrifício e é que o sacrifício de cristo esse é o mais belo mais radical mais livre gesto de amor e eu me entrego pai loucamente amorosamente nas tuas mãos o mundo saberá que eu amo pai o e quando a gente disse que o sangue de jesus nos salva não é aquela matéria que tu não são aquelas moléculas pmsal é o que o sangue significa o sangue derramado quer dizer a vida dada é a vida gasta a vida entregue a gente em português ao invés
de sangue de suor eu suei e por isso aqui eu molhei eu suei a camisa eu me gastei eu derramei meu sangue e é isso que é o amor que salva e veja o sacrifício de cristo salva porque é esse expressão máxima absoluta diamo e não é o sacrifício pelo sacrifício se fosse sacrifício pelo sacrifício o sacrifício de cordeiro salvar e porque é que os sacrifícios do antigo testamento são insuficientes porque os cordeiros cabritos os bois que se matavam na mama e eram ao era algo exterior material esse é o sacrifício de cristo que se
entrega e se cristo tivesse simplesmente sido preso e assassinado na marra e o sacrifício dele não valia nada do ponto de vista salvífico e o sacrifício de cristo nos salva porque foi por amor ninguém tira minha vida e eu adoro livremente esse é o que a gente disse na missa na na na na na na consagração e abraçando livremente a paixão é e veja é um ato de liberdade total e como foi um ato de liberdade o ato de bento 16 total é em beja e é como aquela cena do romance as sandálias do pescador
morris west vale a pena ler para distrair-se um pouquinho um bom livro me lembre o bispo cirilo kirill em russo que está preso ele que vai ser papa depois né ele está preso oi e um acordo com o vaticano e faz com que ele seja solto e o carrasco dele o carcereiro o chefe do presídio e vai soltá-lo eu esqueci agora o nome dele de ser desse chefe do presídio ele vai soltá-lo faz questão de pessoalmente e só tá querendo ele que torturou emocionalmente não sei quantos anos o bispo kiril e agora vai ter que
soltar aí chega lá na prisão na cela e diz muito bem e tu agora kill tu estás livre podes ir embora e o bispo kirill olha para ele e diz eu nunca estive preso e eu sempre fui livre quem está aí eu quero ver você nunca conseguiu me prender como cardeal van thuan e o cardeal van thuan que passou anos naquela prisão ver aqui na é né nunca teve para isso é porque nunca do mesmo modo jesus ninguém tira minha vida ninguém tira e eu adoro a ester na mente ele tá preso externamente levado à
força estrela e externamente violentado internamente é um homem livre e internamente ele transforma aquilo no ato de amor de entrega o pai o mundo saberá que eu amo pai e veja meus irmãos essa capacidade de transformar as coisas da vida as mais adversas no ato de amor g1 e no ato de liberdade e veja eu era seminarista o e morava no seminário já velhinho um dos maiores as hibiscus que maceió tinha tido dom adelmo cavalcante machado o anel episcopal com qual o melhor de lei e que uso quando vou nas paróquias é o anel dele
que é da arquidiocese mas o arcebispo atual para minha surpresa na manhã da ordenação quando eu fui almoçar na ele disse você queria se a renata com anel de dedo anel por cento de eu nem nem sonhava uma coisa dessa ah e eles então está aqui eu digo tá bom amanhã eu trago de volta para os senhores não é até você morrer quando você morrer você devolve parque de acesso pois bem então adelmo era um homem de deus um homem santo era um bispo daqueles bispos príncipes nobres dona delma fazer a refeição não se recostava
na cadeira não era aqui pô a série e por acesso né o apelido dele mas era filho do homem porque quando os padres escutar os passos dele no primeiro andar no seminário corri lá vem o filho do homem é quando o filho do homem vier aqui ó há mais de uma delmo quer um bispo assim e muito bonito muito bonito fisicamente dom adelmo com 80 85 anos e conserva ainda o rosto um rosto lindo ah pois bem e ele teve uma depois adoeceu teve várias thrombosis uma doença muito humilhante muito milhão aquele bicho do tão
nobre tão foi decaindo e quando ele faleceu o arcebispo de maceió me chamou sabia que eu gostava dele eu cuidava dele disse você henrique pegue as coisas de dona delma a peça a secretária de do diário dele leia tudo e tire umas frases para fazer o santinho dele e e e foi a sua experiência muito bonita muito emocionante para mim porque via alma daquele homem via letra dele decaindo aos poucos e lá tinha uma frase assim mais ou menos assim foi uma das frases que eu tirei quando ele começou a ver a decadência dele que
já que poderia morrer a qualquer hora que estava perdendo a lucidez ele tinha momentos que ele perdia ele colocou assim né é meu jesus e é quero que meu último ato de consciência nesta vida olá seja um ato de amor a ti e de entrega total na tua presença e pronto isso isso veja fazer da vida e faz aqui venha o que vier ele percebe que está decaindo ele não sabe o que será dele e realmente ele passou por tanta situações vexatórias ou humilhantes é humilhante às vezes até detergente que ficar suave aqui zombava veja
mas veja veja o que é que esse homem faz enquanto ainda é lúcido ele diz eu te ofereço isso em total liberdade e a virgem eu me entrego totalmente e é como deixar sua isso ninguém tira minha vida eu adoro livre e isso é um sacerdote esse é um homem que quer dizer que uniu seu coração ao coração de jesus e isso é sacerdote e ele foi realmente um sacerdote um sacerdote e e então meus caros irmãos veja oi aqui é por isso que deus diz eu não quero o sacrifício eu quero a misericórdia é
um sacrifício é sim amor a rigidez pela rigidez a norma pela norma se não é cristão e a caridade a plenitude da lei que repito que não é o desprezo vulgar e responsável rebelde e maturo pela norma é mas é de tal modo compreender o sentido da norma que a transforma entrega de amor e de aprender o que significa de jesus misericórdia quero e não sacrifício que são paulo a ninguém fiqueis devendo coisa alguma a não ser o amor recíproco porque aquele que ama o seu próximo cumpriu a lei tá vendo o amor é o
amor ágape o amor entrega é a plenitude da lei bom então esses fariseus não entendiam nada disso o e disso decorre outro erro desses escritas e fariseus usam a lei e usam a miséria da mulher simplesmente para colocar em jesus a prova para prepararem lhe um armadilha é e reparem que miséria eu não disse interessam as pessoas mas os seus planos seus ardis passam por cima da vida da mulher dos seus sentimentos e dignidade passam por cima da santidade da lei com o único fim de conseguir um objetivo um objetivo torpe coloca a jesus em
maus lençóis e na igreja nos meios eclesiásticos e infelizmente e isso acontece também e para não ir muito longe vamos dizer diferente na comunidade seminaristica do matereclese isso acontece também e a gente não ir longe para não pensar na cúria romana no clero da gente que tá bem longe pensa um pouquinho mais perto e eu posso usar o nome de deus e eu posso usar motivos santos entre aspas para detonar o meu irmão a hipocrisia pura pura ou seja para fazer jogo de prestígio é de poder vejam bem um o cuidado para que o coração
de vocês não morra para o reino de deus o cuidado e se examine se examine diante de nosso senhor é um se examine porque o diabo não dorme e nos enganar né e é sempre assim quando não temos o senhor diante dos olhos corremos o seríssimo risco de utilizar até mesmo as coisas santas e o próprio nome de deus em nosso interesse e até para fazer o mal e nenhum de nós eu digo isso com franqueza digo isso pensando em mim não estou acusando vocês pelo amor de deus eu tô dizendo o primeiro para mim
para mim nenhum de nós está livre do risco de manipular o senhor e os outros de usá-los o senhor e os outros em benefício de nossos propósitos mesmo sob a capa de bem e da glória de deus e sobretudo aqueles que têm alguma autoridade na igreja olá hoje nós temos e amanhã você espera e terão autoridade na igreja e aqueles que têm alguma autoridade na igreja que se examine atentamente no modo como usam tal autoridade e é porque quando o critério não é o amor manifestado em cristo a glória de deus eo bem dos irmãos
essa autoridade torna-se diabólica a autoridade mais perigosa que existe é a comunidade religiosa e é autoridade mais ambígua que existe é porque ela pode dar vida e ela pode ser caminho para deus ou ela pode destruir uma consciência a autoridade lá fora é exterior à autoridade no quartel um sargento um comandante ele pode me ferir é extremamente é mas a autoridade religiosa ela pode violar violentar a minha consciência e o meu coração a minha relação com deus o e autoridade na igreja o que é sacramento da autoridade de cristo desse cristo que da vida desse
cristo que respeita o outro desse cristo que morre na cruz para não matar desse cristo que se cala diante de pilatos para não acusar a autoridade na igreja é serviço music é serviço nosso senhor jesus cristo instituiu o nosso sacerdócio depois que lavou os pés de cada um dos doces bom e depois de instituiu o sacerdócio se quebrou na eucaristia é aquele gesto de partir o pão da eucaristia na hora do cordeiro de deus não é primeiramente não significa primeiramente partilha não é esse o significado o gesto de partir o corpo consagrado do senhor na
missa é um gesto sacrifical há que recordar quer fazer memória é de que o senhor se quebrou todinho na cruz eu busco a de morte e só porque se quebrou e pode ser nosso alimento se a gente pudesse se alimentar de jesus se a gente puder encontrar nele consolo refúgio descanso é porque primeiro ele se quebrou todinho o e morreu por nós é por isso que é um gesto sacerdotal um diácono não deve na missa ajudar o sacerdote o bispo a fracionar o pão eucarístico por exemplo na missa presidida pelo bispo com outros sacerdotes se
são muitas as hostes quem deve ajudar o bispo a fragmentá-los são os padres não os diáconos esse é um gesto sacerdotal tá esse é um gesto sacrificada e é o senhor que se quebra é por nós para ser nosso alimento e daqui a gente viva e veja a palavra da segunda carta aos coríntios capítulo quinto e a morte trabalho e nós e para que a vida trabalho em voz isso sim é só esta autoridade a segunda o evangelho só esta autoridade da vida é só esta autoridade e autoridade de um ministro de cristo vocês vão
receber autoridade o poder de morrer e vocês vão receber autoridade o poder não é pouco não de dar a vida pelos irmãos e como cristo e por cristo e essa autoridade de vocês é essa é esta se lembre que nosso ministério foi instituído na noite em que o senhor se deus entregou se entregou o não convém que nos detenhamos um pouco mais natureza daqueles homens em relação a pecadora e a falta de caridade a incapacidade de ouvir de ter compaixão certamente pegar aquela mulher nem perguntaram nada nem o nome dela nem por que fez aquilo
nada imagine o medo da mulher o pavor imagino o número daquele o outro homem com que ela tava deve ter fugido ou seja quem é a mulher a parte mais fraca presa e aqueles homens duros carrancudos cheios descer os fiscais da lei hoje tenta imaginar isso e no mundo brutalizado como o nosso é tão fácil cair uma atitude assim um bandido um assassino um irmão que é recorrente no erro merece e numa visão era mente humana sem merecer a misericórdia nem a compreensão a gente fica olhando esses repórteres de porta de cadeia parece uns urubus
atrás da miséria humana se sentir prazer o que você fez isso aquele datena bando de hipócritas um prazer com a miséria dos outros como se fossem melhores mas santos mais justos mais íntegras eu não sei se se lembra uma coisa que me chocou profundamente aquele casal nardoni é aquela menina que foi jogada é a coisa que mais um escandalizou mas me machucou naquele tudinho não foi o casal ter matado a criança aqui nunca foi uma coisa miserável mas foi ver quando eles foram preso as pessoas dançando e soltando fogos na rua é uma coisa é
a justiça outra coisa é a vingança o ódio e não era para se dançar não era para se alegrar com a prisão e eles viviam ser preso teria é e devem cumprir a pena todinha é mais era para gente tá triste é porque em cada ser humano que caem é humanidade que caiu um pouco porque não existe pecado nem crime que um ser humano faz que um outro não possa fazer também essa é a minha carne e é carro e da minha carne nós somos todos vindos da mesma fábrica somos todos do mesmo bairro é
mas vocês podem ver quanto menos uma sociedade tem deus menos ela entende o que é a misericórdia ea justiça e eu fiquei a vingança e se tornar hipócrita bom e isso pode acontecer na igreja e com as pessoas de igreja é o que a gente pode ser de igreja e não viver na presença de deus e eu não tenho os olhos fixos no crucificado ah pois bem o senhor certamente não pede que a gente não veja o erro se não ele vai para ser visto devemos ter senso clipe se o senhor não pede que a
gente deixe de chamar as coisas pelo nome e não se deve nunca é em nome de certo tipo de bondade cair num relativismo moral e confundiu o bem com o mal e o certo o que é errado com errado não valerá sempre plenamente advertência do senhor ai dos que ao mal chamam bem e ao bem mal dos que transforma as trevas em luz ea luz em trevas dos que mudam amargo em doce e o doce em amargo ai dos que são sábios a seus próprios olhos e inteligentes na sua própria opinião e é o certo
é certo errado errado é a virtude ea virtude o pecado é pecado e não confundam misericórdia com relativity i e não confunda beija agora nada nos autoriza mesmo vendo que o irmão levou mesmo vendo que vão cair nada me autoriza de se respeitar a dignidade dos outros nada nos permite sob qualquer pretexto que seja defamar denegrir destruir a dignidade ea boa fama dos irmãos lembrem disso quando forem pagas lembrem disso corrigir sim punir quando preciso sim mas agredir a dignidade do outro alegrar-se com sua fraqueza em sua queda nunca absolutamente e por exemplo eu soube
isto isso aqui é uma coisa que eu devo pensar todo dia o padre rua padre tá com uma vida eu tenho dever de chamar posso passar a mão na cabeça não tem o dever de chamar meu filho venha cá beleza quando eu faço isso é né meu filho aí eu falei o último que eu fiz eu fico olhando assim é disse meu filho como é que tá a paróquia não é como é que tá a vida pastoral e me respondendo e olhando ele se o meu filho venha cá olha eu escutei se eu sabia eu
sabia que você ia chegar depois cheguei escuta olha eu escutei isso isso isso recebi queixa assim assim não me diga isso é verdade eu quero ouvir de você e tem que chama e com atitude de pai de carinho tem que chamar bom e se for preciso tem que fugir bully e dói viu dói eu nunca senti alegria por poder padre é mas já puxei e já dei umas punições e pesadas e o remédio depende da doença é mas sempre com essa intenção que aquele outro se salvar que aquele outro cai em si com amor é
por amor por amor é por amor então pony quando é preciso sim senhor sim senhor eu não sou melhor do que deus deus corre judeus fume para que se converta e tem a vida e deus é amor agora repito não é sem nunca nunca denegrir a dignidade da a passar carão' no outro né desmoralizar você não serve para nada você é um cabra safado vocês não sair mas chegaram na reunião do clero dizer deixar fazer do outro lixo a repreender publicamente de modo que o outro se acabe se não não isso nunca nunca o outro
é sagrado outra imagem de deus o outro tem o sacrário inviolável da consciência ou seja eu recebi a autoridade de cristo para da vida e não tá destruir feliz o padre feliz o bispo o que não gosta de corrigir nem de repreender nem de castigar fazem porque é o jeito não sofre melhor fazer porque é o jeito do que fazer gostando porque aí se torna mórbido doentio aquele prazer de dizer o posso te dizer assim repare que coisa satânica a sua vida tá na minha mão viu e minha nossa senhora é é satânico a deus
me livre de ter na minha mão a vida de ninguém e a não ser para da vida ou seja é imagine um bico pegar a caneta eficaz olho e aqui ó ai posso transferir posso dar a vida ea morte é e é só que ele se lembre que acima dele e está aquele que pode matar não só o corpo mas mandar alma para o inferno já escutei isso agora como são condução seminaristas que depois quando for em cardeais pata ninguém pode dizer mais isso não tem que dizer logo agora tá certo então aquela mulher era
pecadora deveria ser corrigido assim aquela mulher viu poderia até ser apedrejada mas nunca poderia ter sua dignidade e jogada na lama eu nunca eu nunca nunca percamos de vista que deus odeia o pecado e o erro mais ama apaixonadamente profundamente o pecador e o errado e além do mais aqui a hipocrisia dos acusadores da mulher que não são capazes de perceber e reconhecer seus próprios pecados e é muito perigoso nos pensarmos justos diante de deus mas que perigoso é falso é mentiroso e se fazes conta das culpa senhor senhor quem poderá salvar quem poderá se
manter somos todos pecadores somos membros da mesma humanidade enferma e redimida por cristo jesus a queda de cada irmão deveria ser sentida por mim como a minha queda a queda da minha carne pois somos todos do mesmo bairro vindos do mesmo pó devemos fazer como cristo não sei se você já prestaram atenção e nessa palavra da carta aos romanos olha que conselho lindo são paulo daí olha a motivação cristã lógica nós os fortes só os fortes os mais observantes os mais piedosos os mais virtuosos os melhores ótimo que seja um ótimo ótimo devemos carregar as
debilidades dos fracos e não buscar nossa própria satisfação dizer coitadinho esse não consegue coitadinho veja eu sou melhor do que ele na carregar a debilidade do irmão pensar o que é que eu posso ajudá-la a pensar ele faz acenda que ter os motivos talvez se eu tivesse lugar ele quisesse pior isso se veja e são paulo ordem cada um de nós procure agradar o próximo em vista do bem para edificar e aí são paulo dá a motivação pois também cristo não buscou a sua própria satisfação ele único santo ele o único sem pecado não se
comparou com a gente é mas conforme está escrito os insultos dos quente injuriaram caíram sobre mim e ele entra na fila dos pecadores para ser batizado por joão ele toma sobre si os nossos pecados ele que não tinha pecado então estejamos bem atentos para o nosso sentimento de antes da queda e dos males dos irmãos recordemos a advertência do apóstolo aquele que julga está em pé tome cuidado para não cair pois bem com veemência o senhor jesus desmascara aquela tremenda hipocrisia dos acusadores da mulher e com isso jesus está também querendo salvar aqueles homens cegos
pela prepotência pelo orgulho pela autossuficiência jesus deseja mostrar mês que também eles são pecadores e como tais necessitados da misericórdia de deus é só pra terminar eu não vou tratar muito longo isso aqui veja depois que jesus disse máscara aqueles lá porque fica escrevendo no chão querendo dizer não tô nem aí para vocês eu já fiz discreta e com sentido de descaso é porque a questão que eles colocaram é falso que é que tu dizes devemos ou não apedrejar e eles não estão preocupados com ele eles não estão preocupados com deus jesus deixa para lá
e depois homens que não tiver pecado pode começar e assim jesus quer salvar os quer fazer-nos cair em si no fim está somente jesus o inocente ea pecadora o único que podia apedrejá-la e ele pergunta ninguém te condenou eu não fico com demo é mas olha o que ele diz que vai e não peques mais a atenção vai e muda de vida tu pegaste e o que fizeste é um erro e eu te perdoo vai e não peques mais e o nosso auxílio está no nome do senhor um e aí
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