e o la luna La Luna tudo bem Hoje a gente vai falar um pouquinho sobre camada de rede como que acontece para os dados passaram de um computador para o outro a gente já sabe que isso acontece por meio de comunicação ou não guiado por em qualquer regra o que que acontece exatamente para definir que esses bikes sejam transferidos de um lugar pro outro nós vamos começar a relembrar um pouquinho sobre o modelo osi e modelos TCP quando a gente fala de modelo osi a gente fala de sete camadas que começa na camada física camada
de enlace e camada de rede transporte sessão apresentação e aplicação mas quando a gente fala de modelo TCP IP que é o que acontece na prática a gente está falando de 4 ou 5 camadas porque quatro ou cinco É depende do autor que você tá utilizando como referência tem autor que especifica a camada de enlace a camada física como uma camada só por isso que que eu deixei elas o colorido para poder facilitar o entendimento então quando a gente compara modelo osi modelo de CP a gente tem uma diferença no número de camadas e a
gente tem a diferença que modelo osi é o modelo de referência e o modelo TCP é um modelo no qual a internet está baseada e quando a gente fala de chamada física a gente está falando de dispositivo nos meios de comunicação guiados e não criados e quando a gente fala de camada de enlace a gente tá falando das regras que existem para poder fazer essa conexão ponto a ponto bom então Com base no modelo interceptei nos mesmos slides na mesma ideia daquele vídeo do modelo osi a gente tem que quando vai fazer um pinguinho computador
para o outro esse ping começa a ser encapsulado a partir daí da camada de aplicação e a cada camada ele vai recebendo um cabeçalho isso vai acrescentando informação sobre aquela camada que aquela informação tá passando isso acontece na aplicação transporte rede não mas então quando excisado chega do outro lado ele começa a ser desempacotado ou seja ele é desencapsulado então com base nessa dinâmica de encapsulado E desencapsular conforme conforme a camada que aquele da tá passando nós temos a comunicação ponto-a-ponto entre dois dispositivos e quando a gente fala em camada de enlace a gente sempre
fala de detecção e correção de erros e controle de fluxo só que antes da gente começar a falar de isso de correção de erros identificar onde é que tem um Ah e dessa questão de controle de fluxo como que esses Beats vão trafegar como é que quem vai primeiro quem vai depois qual que é essa frequência qualquer velocidade a gente precisa falar de enquadramento então aqui nesse vídeo A gente não vai falar de detecção de erro e controle de fluxo a gente vai falar de enquadramento Então o que acontece a gente tem a cama as
camadas do nosso modelo TCP IP e a camada de rede Ela Vai forçar os seus dados para a camada de um laço no momento que informação talento na hora que a informação tá vindo ela vai sair da camada física vai ser entregue a camada tem laço e dessa camada vai subir para poder para a camada de rede ou internet detalhe importante tem autor que chama a camada de rede de camada de internet É só uma questão de nomenclatura Então o que acontece esses bichos trafegam pelo meu físico e quando ele tá na camada de enlace
a gente chama ele de quadro e quando tá na camada de rede a gente chama de bom então nós temos os nossos dados e ele sempre vai estar acompanhado de um cabeçalho e de um final e para facilitar a ideia dessa questão do enlace de dados vamos visualizar comunicação acontecendo de uma maneira direto de camada de enlace para a camada de Inácio e esses quadros eles contém Beats ou seja aquela informação que você quer transmitir de um lugar para o outro e a ideia de enquadrar de colocar em quadro a gente pode colocar como aquilo
que está pensando mesmo quadros a ideia a gente dividir essa informação para poder facilitar esse processo de entrega facilitar tanto entrega quanto me entrega confiável Como identificar corretamente ordem de desses Quadros bom então esse processo de colocar esse limite de dividir a gente chama de enquadramento e se algumas formas de enquadrar os dados mas como que a gente definir qual que é Essa ordem quantos bits vão ficar enquadra em cada quadro qual comecei essa divisão como é que a gente pode isso a primeira reforma que tem é a contagem de caracteres é que eu coloquei
entre parentes bate porque quando a gente fala contagem de caracteres tem a ver com baixa é porque um caractere é armazenado em baixo então acontece da seguinte maneira essa imagem que imagem clássica lá do grupo do carnaval aqui a gente tem todos os nossos bytes usados e ele está dividido em quatro vamos ver o que que acontece essa primeira informação vai ser Justamente a contagem aqui é o número que vem falando para gente quantos watts que tem naquele quadro e as número faz parte Então você tá falando que tem cinco vamos contar 1 2 3
4 5 não esse espaço aqui é o quadro um e ele tá ocupando cinco vezes o próximo também é cinco 12345 esse espaço tá com quadro dois contando também com cinco bikes o terceiro 8 1 2 3 4 5 6 7 8 e esse espaço quadro 38 watts e assim também acontece no quadro 4 que também tem oito bytes e esse esquema aqui tá correto a gente tem o número que identifica Quantos bytes que vem pela frente naquele quadro aquele espaço aquele tanto de baixo e beleza temos o nosso enquadramento conseguimos dividir a informação em
diferentes partes mas o que que acontece durante a transmissão podem ocorrer erros e nesse caso aqui se gente vai ver um erro aqui aquele início cinco um dois três quatro cinco 415 bate beleza igual assim mas no segundo eu tenho o número 7 Era para ser 15 durante a transmissão ocorreu um erro e esse informação que era para ser cinco Agora é sete e o que que vai acontecer vai acontecer que a camada de enlace vai identificar ó Eu tenho 7 bikes nesse quadro e vai contar um dois três quatro cinco seis sete tá ok
E aí com essa aqui de novo a uma vou ter só um então aí ele assim por diante só que era para ser o cinco quadro era para ele terminar aquilo não vi eu não diferença que dá Então pode acontecer que com erros de transmissões as informações se perca ou se alterem e isso faz com que faz com que tenhamos perdi dados faz com que tem que um dado possa ser perdido ou corrompido então o que que acontece nesse cenário não é o ideal e por conta desse tipo de a gente tem outras opções de
fazer enquadramentos Então o próximo que a gente vai ver é utilize Flag Bandeira isso mesmo que você pensou flagrou em responder e coloquei a ideia das baixas de Félix com inserção de várias a gente vai ter os nossos dados cabeçalho e final e a gente vai ter um baixo específico para determinar uma sinalização de que ele começa e termina então vai ser uma sequência ou sejam baixe específico que a gente sempre utilizar ele é uma bandeira para poder delimitar o espaço daquele quadro então a gente sabe quando começa e termina o quadro quando a gente
encontra aquele bike aquela segue aquela Bandeira aquela identificação e na sequência de quadros a gente sabe quando começa e termina um porque a gente vai ter duas bandeiras seguidas uma da outra então começa com uma bandeira eu sei que aqui vem um quadro Ou acha e que a minha bandeira de novo e em seguida tem outra então aqui tá terminando e Aqui começa o próximo e assim sucessivamente mas existe um problema nessa história que problema é esse imagina que você tem os seus dados e no meio dos dados você tem aquela Bandeira Lembrando que a
bandeira só uma representação de algumas sequência de ibit cê vai deles então se aqui no meio você tem aquela mesa especificação como que ele vai saber que esse aqui não é especificação de início e fim do quatro bom então nós temos aqui os nossos dados com a bandeira não vem o cabeçalho final eu a nossa bandeira de início e final quebre para contornar essa situação a gente vai o algoritmo vai utilizar um caractere de escape para poder finalizar que aquela Bandeirantes não é uma bandeira de início ou seja não é a delimitação do quadro Então
esse caracter vai ocupar um baile E aí nós temos então cabeçalho final e o nosso baixo de início e final com isso na hora que os dados chega para a camada de enlace ele vai identificar onde é que você tem aquela Bandeira para poder adicionar é esse caractere quando vai ler esses dados esse caracter vai ser removido e os dados vão poder ser reduz normal só que sempre existe um só que nem sua situação Qual que é o problema nem sempre a gente vai ter caracteres de 8 bits porque o subs aqui a gente tem
um byte em byte são muito meses Então a gente tem uma outra o poder lidar convites que que acontece gente vai ter de novo leves só que agora debates e também teremos inserção de vídeos para poder lidar com aquela situação de que pode acontecer de que ele lá no meio dos dados Você tem uma representação igual a sua Bandeira e qualquer delimitação nesse bicho reflexo a nossa bandeira de início sempre vai ser essa 016 10 a gente vai ter os bichos os nossos sapos em seguida a bandeira foi mal zero e seis anos ok então
aqui não temos o início Aqui nós temos o fim aqui no meio nós temos a informação que queremos transmitir de um lugar a outro então se nós temos esses dados aqui que vai ser 10 e um de qualquer informação que você tá passando de um lado para outro exemplo apenas que que ele vai acontecer quando eles criar o quadro ele vai ter lá o início do quadro e lá no meio do quarto tem as informações e ele vai começar a ler os dados e de repente ele se depara com 01 do e três quatro cinco
um quando ele encontra 51 se ele vai ter que adicionar 10 na frente porque pode acontecer de a sequência da exatamente aquela Fleck essa Flag aqui fica lá onde transmitir os dados ele vai transmitir com 10 aqui é mais então Aqui nós temos os mesmos cinco uns daqui de cima 10 adicional cópia 10 e aí continua então Aqui nós temos 0 1 2 3 4 5 6 10 olha só essa sequência é exatamente a nossa Flag o que que ele faz para não pensar que aqui que termina o quadro sendo que aqui é o mês
dos gatos e ele vai inserir vai copiar os cinco uns vai ser em 110 novo e vai continuar a Copa então 1000 até terminar Então dessa forma ele consegue fazer essa inserção de vez para que a lente que a leitura de início e fim dos fatos continuem as continue a mesma no início no final do processo e quanto vai ler esses dados esses Eros aqui eles não podem alterar aquela informação então quando ele identifica cinco uns e 10 na frente ele sempre vai remover aquele zero na frente dos cinco uns porque supostamente quando esses cinco
uns a gente série 10 na frente na hora de mandar os dados Então esse zero vai ser retirado e informação vai voltar ao seu estado original Então dessa forma a gente consegue enquadrar os dados são algumas alternativas de algoritmos que faz fazem essa divisão uma vez que esses dados estão enquadrados É pô é tratar cada quadro de maneira independente conforme a sua informação para poder realizar percepção correção de erros e controle de fluxo da transmissão desses dados mas esse conteúdo é conteúdo para outro vídeo Então pessoal até o próximo vídeo de correção e detecção de
erros e