tá bom semana passada não teve vídeo algumas questões pessoais e impediram de fazê-lo a mais agora estamos de volta e o tempo atrás eu escrevi na comunidade do youtube perguntando se você tinha algum tipo de vídeo que vocês queriam ver em particular e alex almeida e o marlon medeiros pediram para que eu falasse sobre dicas para iniciantes então eu pensei em falar sobre coisas que eu queria que tivesse me contado quando eu estava começando que a primeira delas é tocar sempre afinado e isso pode parecer uma coisa meio redundante de falar mas tem uma coisa
aqui para te pegar a questão aqui quando a gente se acostuma a tocar sempre afinado a gente também é costume os nossos ouvidos ao referencial da guitarra afinada a gente acaba se treinando a é aquele tipo personalidade da guitarra dos acordes que a gente faz é tudo mais a gente fica mais capaz de perceber desafinações quando elas acontecem e hoje em dia tantos recursos é para gente ficar se a afinação tá bem feita desde os pedais que mostra afinação a esse afinadores em formato de clipe né que a gente a cópula aqui ao toque da
guitarra e mostram-se afinação tá bem feita ou não aos aplicativos de celular então a menos desculpas hoje em dia para que a gente toque afinal eu tô com essa qual que é muito feio né sua casa final de gravações tão cheque sempre verifique sempre e quando você pode pegar guitarra primeira coisa a fini né sempre se acostume a tocar com ela afinada para você ter sem referencial forte a segunda coisa que eu queria que tivesse me contado desde o início que eu tenho a ver com as pestanas porque as pessoas são um pouco complicadas mas
uma coisa que eu não sabia no início pelo menos é que a gente não precisa pressionar todas as cordas com a pestana a gente pressiona as suas cordas necessárias pois eu não acorde comum como só o maior e apesar de parecer que está sendo usada para pressionar todas as seis cordas nesse caso aqui eu tô pressionando as suas cordas 126 né metade das cordas as outras três estão sendo pressionadas pelos outros dedos e é uma questão realmente de consciência corporal perceber como é que você vai dispor o seu indicador ao longo das seis cordas mas
estabelecer pressão somente em alguns pontos que o que eu faço aqui é realmente pensar em impressionar com a voz do indicador as cordas vai 2 e ficou pronta a 6ª corda o que eu estou sugerindo aqui é que você não procura estabelecer um sistema de base de conceder tem que ficar completamente reto aqui pressionando tudo e sendo que você não precisa esse esforço todo já que os dedos restantes pressionam metade das cordas né porque tava pensando a pode ser muito mais simples acordes menores você vai ter um dedo a menos pelo menos dessa disposição né
eu pensava acaba sendo responsável por quatro das seis notas mais de qualquer modo raramente você vai precisar de uma pestana aqui pressione todas as seis cordas de modo que o esforço provavelmente a menor do que você imagina que pode ser tão vendo que eu imaginava ninguém só fala que já coleciona tudo um dedo estilo tábua muito ruim não é muito difícil fazer outra coisa para você ter em mente com relação pestanas também é não sobrecarregar o polegar né com esse movimento de pinça recorrer somente essa musculatura frágil aqui da pinça entre o polegar eo indicador
para fazer a pressão das cordas pode ser pro se você tem uma música com muitas pestana sou isso pode ser poder mágico a longo prazo você começa a ter dores e tudo mais dores nas juntas alguma coisa assim melhor evitar porque eu recomendo que você considere que a gente pode usar música os maiores para executar trabalhos mais simples usar musculatura das costas e do braço para fazer esse movimento de puxar a guitarra em direção ao próprio corpo se você tá sentado ou em pé né mas em vez de simplesmente deixar com que esse trabalho seja
feito por essa pressão você puxa aqui tava para trás para que as notas sejam bem impressionada e o contrapeso fica por parte do outro braço né tem excelente também uma outra coisa que eu só descobri bem depois e aliás eu tive aulas no mês da minha vida mas eu não tive professores assim então a escritos esse temáticos então tchau professores um pouco flexíveis demais que não me falaram sobre a importância de pensar no ritmo então a dica é tenha cuidado com o ritmo pode não ser natural problema que não é natural que as pessoas nasçam
com a capacidade de tocar metronomica mente que elas tenham essa é inata de ter uma pulsação estável quando toca o instrumento mais isso é uma coisa que a gente consegue trabalhar eu acho que é o caso de todo mundo não sei se existe alguém que nasceu enfim essa outra discussão mas a questão é tocar como você é capaz de tocar com uma cotação estável é uma habilidade essencial para o músico e para isso a gente usa claro o recurso do metrônomo para gente se treinar para treinar a habilidade de tocar de maneira estável com a
pulsação ea vários metrônomo online você consegue encontrar e essa grátis a vários aplicativos de celular para esse propósito também mas na maior parte das vezes opto por não usar o metrônomo esse usar uma bateria eletrônica a tenda a preferir a bateria eletrônica porque ela geralmente me traz uma sensação de que eu tô trocando alguma coisa realmente musical aí o motor numa nem sempre aliás tem um aplicativo legal que eu uso que eu queria recomendar pra você se chama no whats aí ó pz aliás um aplicativo que eu descobri no canal do povo daí aparentemente ele
contribuiu no desenvolvimento do aplicativo enfim é um cara legal aliás uma outra coisa que acontece bastante com iniciantes tem a ver com uma e a gente passar de um shape de acorde para outro quando esse cheque ainda não tão bem memorizados que acontece às vezes que a música sou assim o a passagem sou e sem 11 e aí o que se acorde de cordas soltas apareça ali no meio sem realmente pertence a música porque a pessoa ainda não está muito habituado a fazer uma passagem rápida entre os dois shapes né eu trabalho com o metrônomo
pode ajudar nesse combater eletrônica também pode ajudar nisso porque você começa bem devagar e vai fazer essa transição gradual em vez de ter que tocar uma música no andamento que ela já existe né então outra coisa para você trabalhar rápido assim não é e aí e não algo assim a última dica de hoje tem a ver com saber encontrar as notas no braço da guitarra a princípio pode parecer um pouco desafiador um pouco desesperador também porque tantas notas para serem descobertas no braço aqui tá que as pessoas nem sempre se sentem encorajados em começar mas
a minha recomendação é começa aos poucos a primeira coisa realmente seria memorizar as notas correspondentes das cordas soltas né me primeira sim segunda sol terceira é o quarta lá quinta me sexta e depois disso você pode mapear uma região pequenininha do braço por exemplo as três primeiras casas e descubra onde estão os doces que a gente encontra nessas três primeiras casas só nessa região aqui por exemplo a dois doces né quinta corda terceira casa segunda corda como era a casa dois ossos encontre os dois resto também né 4ª corda solta em cima da corda terceira
casa os dois reis que a gente tem os micos por exemplo você tem que 3 tem a primeira coisa é só outra quarta corda segunda casa e a 6ª corda solta né que só nessa região você pode fazer isso com todas as notas e aí a partir daí você pode ampliar um pouquinho esse espaço não só as três primeiras casas mas as quintas onde estão todos os dons aqui vai descobrir que eu tenho a mais a tem um blog eu dou aqui tem um toque né esse aqui é a terceira corda 5ª casa é você
tem esse aqui ele tem aqui esse aqui e assim todas as outras notas e não se aprende usar algum recurso como um mapa de todas as notas no braço que você acha online tudo bem eu só não ficaria dependente dele né usa aquilo para verificar mas procura fazer um trabalho muito de memória não é procure memorizar e depois usa esses mapas para chegar se você está realmente certo em vez de usar sempre o mapa para saber que nota que é não é isso viu uma muleta nesse trabalho essa provavelmente vai descobrir alguns padrões você pode
usar para facilitar o trabalho né por exemplo padrões oitavas nessa descobrir celular gente tá em fa por exemplo sem esse falar aqui esse aqui e esse aqui né agora seis cada um agora com a casa três e esse aqui um casa um isso aqui é um shape de oitava ou seja a gente tem uma nota de referência com indicador aqui duas casas para frente e duas cordas para baixo você nem tem outro fato tem esse aqui também é um shape de oitava também estão três casas olha as duas casas para traçar três cordas para baixo
então chega de oitava também então é e você pode usar isso como recurso para lembrar onde estão as notas por exemplo se você lembra aqui isso aqui é um fala mas não lembra desse aqui não sei que eu estava eu te resolvi enfim e tem isso também é sequência padrão das notas né dó ré mi fá sol lá assim se você sabe por exemplo que aqui você tem um mim e a próxima nota aguda né tenho fa duas casas para frente um sol você pode usar isso aqui uma referência você tem que manter em mente
também que as notas não tem sempre as mesmas distâncias entre sim ou seja cada caso nesse momento corresponder você me tão esse o meio então né e as notas em geral se dispõe a em variações de tons e semitons antes a memorizar qual é a distância de um galpão hair de um tão né por exemplo um hair corresponde duas casas é um tom de um reprimir duas casas então também do meio pro vai meio tão uma casa só em frente essa sequência pode ajudar porque se você ainda não está tão sólido e todas as memorizações
mais você sabia que tem um like você vai saber problema é que aqui é um reino que eu falar o quê que é um ré e que tem um sol enfim isso pode ajudar também esse pode tirar um tempinho para cidade distâncias os intervalos entre as notas descobrir o que a gente tem então de ré para mim a gente tem então de mim para fazer um semitom e de cobrir esses intervalos onde é que encontram-se os imitamos por exemplo na escala natural escala natural que não tem sustenidos ou bemóis né ou seja de dó si
dó ré mi fá sol lá si eu descobri que de mim para ele se para dó a gente tem que ser então em todos os outros casos a gente tem que tons e corrente começa a trabalhar com sustenidos menores as coisas vão se rando e isso pode ficar por uma outra aula uma coisa que eu acho importante falar é vá com calma não tente memorizar o braço interna do instrumento em 20 minutos por se assistir à sessão de que você não vai realmente memorizar isso aí no dia seguinte vai ser um embaralhamento de memórias uma
bagunça ou seja mais sistematicamente faço mais calma desse um tempo para você memorizar isso né vai de dia em dia por exemplo três casas um dia acrescenta mais duas no outro mais duas no outro mas hoje o outro em uma semana você já consegue fazer trabalhos já memorizou praticamente o braço inteiro né uma semana pouco tempo né não precisa de pressa para isso porque assim você não sei a memória fica mais sólida eu trabalho ficar mais bem feito bom e por hoje é isso e se você gosta de vídeos assim não deixa de se inscrever
no canal eu posto toda semana você pode acionar o sininho das notificações para receber sempre notificações assim você gostou do vídeo deixa um like se você tem alguma pergunta um comentário pode deixar que eu respondo e é isso a gente se vê no próximo vídeo beleza então tchau