Bom, irmãos e irmãs… prazer, privilégio estarmos juntos nesta noite! Como já foi dito, essa é a lição 96: O papel dos cônjuges. Mas eu quero iniciar essa minha participação com algumas perguntas, que certamente serão respondidas ao longo desta “live”.
Vamos lá! A primeira: 1ª) Qual o papel que Deus determina ao marido e à esposa no casamento? 2ª) Quais são as responsabilidades do marido como cabeça e da esposa como ajudadora?
3ª) Por que o discípulo deve rejeitar as ideias de que o homem e mulher são iguais e têm o mesmo papel no casamento? Para a nossa meditação inicial: Deus criou o homem e a mulher com estrutura física, emocional, psíquicas diferentes, dando papéis bem definidos a cada um. Portanto, a ideia de que o homem e mulher são iguais e têm o mesmo papel é diabólica e está destruindo a família.
Essa mentalidade tem produzido homens egoístas, dominadores, omissos e covardes. E mulheres atrevidas e levianas, independentes e frustradas. Homem e mulher são diferentes em muitas coisas e por isso se complementam.
Um não é maior ou melhor do que o outro, ambos têm o mesmo valor, mas características e funções diferentes, como as três pessoas da Trindade: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Não devemos ignorar as diferenças, nem competir, mas admirar a graça, delicadeza e capacidade que Deus deu à mulher. E a visão, fortaleza e atitudes que Deus deu ao homem.
Certamente, muitos problemas no casamento são causados pela falta de conhecimento do papel de cada cônjuge. Para que haja harmonia na vida familiar, é necessário que marido e mulher conheçam e aceitem o seu próprio papel e o de seu cônjuge. Pois bem, então, quais são os papéis do marido e da esposa?
Indo ao nosso assunto diretamente agora. O homem é o cabeça da mulher, e a esposa é sua ajudadora idônea. Vamos ler dois textos juntos aqui: 1ª Coríntios 11:3 e Gênesis 2:18.
1ª Coríntios 11:3, falando ao homem, fala: Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem o cabeça da mulher, e Deus o cabeça de Cristo. E agora Gênesis 2:18, quanto às mulheres: Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. Que benção a palavra de Deus!
Em Sua sabedoria e amor infinitos o Senhor Deus designou o homem para ser o cabeça e a mulher para ser a sua ajudadora idônea. Falando um pouco agora a todos nós, o papel do cabeça. O que significa ser o cabeça?
Ser cabeça significa assumir a responsabilidade geral, entendam, geral pela família diante de Deus. O marido prestará contas a Deus por tudo o que acontece em sua casa, ele deve esforçar-se para que a família seja encaminhada para o propósito de Deus. Portanto, diante disso, podemos dizer que o homem é responsável por, primeiro: Governar o lar, governar com Graça e amor.
Dar direção , liderar e ser o representante de Jesus para a família, expressar o caráter de Cristo em sua conduta, e não usar de sua autoridade para impor os seus próprios caprichos. Também, trabalhar para prover o sustento familiar, como diz Gênesis 3: 19 “ No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela fostes formado, porque tu és pó, e ao pó tornarás. ” Também, amparar, cuidar e proteger a família.
Solucionar todas as dificuldades que surjam, com a ajuda do Senhor. Guiar a família a uma convivência amorosa e feliz. Efésios 5:29 o apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, diz: “Porque ninguém jamais odiou a própria carne, e diz: antes a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja.
” Mais um: ser sacerdote para a família, ensinar a palavra de Deus, instruir, animar, edificar, repreender e corrigir. Importante: ensinar, principalmente, com o exemplo. Gênesis 18, versículo 19, vejamos o que diz: “Porque eu o escolhi, para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do SENHOR e pratiquem a justiça e o juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito.
” Ou seja: o homem ser o sacerdote da família, também suprir e atender às necessidades da esposa. Também é importante destacar que ele tem que assumir a responsabilidade principal no ensino e disciplina dos filhos, isto está em 1ª Samuel, capítulo 3, versículos 12 e 13, vamos ler esse texto, aliás, um texto que traz muito temor, muito temor: “Naquele dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado com respeito à sua casa; começarei e o cumprirei, porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, (abomináveis) e ele os não repreendeu. ” Amados, isso é muito sério, quanto ao fato de nós sermos o sacerdote em nossa casa.
Ter o papel principal na formação dos filhos homens, afirmar os valores de sua masculinidade, também ensinar-lhe habilidades e trabalhos, orientá-los na área profissional, praticar esportes, dar educação sexual e etc. É importantíssima a presença e participação do pai na formação do caráter do menino, pois é ele que ensina o menino a ser homem. Ser presente e atencioso com as filhas mulheres, a educação das filhas, não é responsabilidade exclusiva da mãe.
A presença, carinho, afeto e proteção do pai, são muito importantes na formação das emoções e caráter das filhas. Uma filha bem suprida pelo pai, ficará mais resguardada de investidas de homens inescrupulosos. Ainda, ocupar funções de liderança na igreja, isto está em 1ªTimóteo, capítulo 2, versículos 8 e 12, que diz o seguinte: “Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade, contenda.
E não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem, esteja porém, em silêncio. ” Destacando o que falamos no início: que ser cabeça significa governar, suprir e proteger com graça e amor. É ser o responsável pela família diante de Deus.
Falamos um pouco sobre o papel do homem, agora vamos falar um pouquinho sobre o papel da ajudadora idônea. Ser ajudadora idônea significa colocar-se ao lado, estar pronta para cooperar com o cumprimento da missão que Deus confiou ao marido. Ela deve reconhecer que o marido tem autoridade principal no lar, não competir com ele, mas ajudá-lo.
Interessante, Deus a fez idônea, ou seja, ela é competente e capaz para cooperar e não para governar. Quando a mulher governa, traz graves danos. Quanta benção e alegria o marido e os filhos recebem de uma esposa e mãe sábia e graciosa.
Pois bem, em seu papel, a mulher é responsável por, primeiro: Ocupar-se mais na criação dos filhos, ser mãe é sua principal missão. Como diz 1ª Timóteo 2:15, e também 1ª Timóteo 5:14, já vamos ler os dois textos: “Todavia, será preservada (salva) através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com bom senso. ” Também 1ª Timóteo 5:14 “Quero, portanto, que as viúvas mais novas se casem, criem filhos, sejam boas donas de casa e não deem ao adversário ocasião favorável de maledicência.
” Ainda como responsabilidade da mulher, da ajudadora idônea, atender à família e cuidar da alimentação. Quero lembrar aqui juntos Provérbios 31: 15, que fala: “É ainda noite e já se levanta, ela dá mantimento à sua casa e a tarefa à sua serva”. Ainda, cuidar do vestuário da família, “No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate, faz para si cobertas, veste-se de linho fino, e de púrpura”.
Isto está em Provérbios, também capítulo 31, versículos 21 e 22. Também a cuidar da casa, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa. Tito 2: 5.
Se necessário, ajudar no sustento financeiro, mas é importante destacar, isso somente, se for necessário e possível, evitando sair do lar. Ensinar as escrituras e também cuidar da disciplina dos filhos, conforme Paulo fala em Timóteo, em 2ª Timóteo 1:5, ele diz: “Pela recordação que guardo de tua fé, sem fingimento, a mesma que primeiramente habitou em tua avó, Lóide, e em tua mãe, Eunice, estou certo de que também em ti. Vemos que, dia após dia, o Senhor quer levantar muitas Lóides e muitas Eunices na igreja dele, do Senhor.
Cuidar da formação integral das filhas, ensinar-lhes sobre caráter, feminilidade, comportamento social, tarefas domésticas, habilidades manuais, conduta com rapazes, educação sexual e etc. Porque a mãe tem o papel fundamental na formação do caráter da menina. Ainda, ser presente e atenciosa com os filhos homens, a criação dos filhos não é responsabilidade exclusiva do pai.
Instruir as mulheres jovens a respeito do desempenho do seu papel de esposa e mãe, isto está em Tito, capítulo 2 , versículos 3 a 5, que diz: “Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho, sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém casadas a amarem o marido e seus filhos. A serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido para que a palavra de Deus não seja difamada. Essa é a doutrina apostólica.
Agora vamos aqui a algumas atitudes erradas do homem e também da mulher. Quanto ao homem: Não assumir seu papel como cabeça, quando é assim, a casa fica desamparada e a esposa pode ultrapassar o seu papel e ficar sobrecarregada pelo tanto de tantas obrigações, pelo peso de tantas obrigações familiares. Anular a mulher, alguns querem fazer tudo sozinhos, não conversam com suas esposas e nem buscam a opinião delas.
A mulher fica prostrada e amargurada. Agora também atitudes erradas da mulher: Tomar o lugar do marido, algumas mulheres assumem a liderança da família e anulam o marido, a mulher não foi feita por Deus para levar essa carga, pois assim, ela quebra a ordem de Deus, quando toma o lugar do marido. Ser independente do marido, há mulheres que tomam decisões em sua vida, em sua casa, e as tomam independentes de seus maridos.
Algumas buscam a própria realização e dão prioridade à sua profissão. É importante nós também falarmos, dentro deste tema, quanto ao sustento da casa e o trabalho da mulher, isso está em Gênesis 3: 17 e também em 1ª Timóteo 2:15, parte a. Gênesis 3:17: “E a Adão disse: .
. . em fadigas obterás da terra o sustento durante os dias de tua vida.
” 1ª Timóteo 2: 15 a “Todavia, (a mulher) será preservada (salva) através de sua missão de mãe(. . .
). ” Desde a criação no Éden, o homem recebeu o encargo de prover o sustento e proteção, depois da queda do homem o juízo de Deus não alterou essas funções. O homem continua sendo o provedor e sua mulher sendo mãe e ajudadora.
Ou seja, nada mudou. Qualquer profissão que a mulher tenha, deve estar subordinada ao seu papel de mãe, isso é muito sério. Há situações extremas nas quais o marido não está conseguindo suprir o sustento da casa.
Mas é importante destacar que os casos em que a mulher precisa sair para trabalhar, devem ser vistos como um mal necessário, e nunca como um padrão. Quando a mulher for mãe, deve priorizar o seu lugar, que é o lar. Há famílias em que esposas têm cometido o erro de trocar o cuidado e a atenção aos seus filhos, por um padrão de vida mais elevado como, por exemplo, moradia, carro, escola e etc .
A ausência da mãe é muito prejudicial para o desenvolvimento dos filhos e para o bem estar da família. Agora, queridos e queridas - os apóstolos - é importante destacar que os apóstolos não estabeleceram um mandamento quanto à possibilidade da mulher trabalhar fora. Isso porque eles já reconheciam que elas trabalhavam, e ainda trabalham muito, atendendo ao dia a dia de uma casa.
Apenas indicaram qual era o seu trabalho prioritário, ou seja, o lar. Se não tiverem filhos, a mulher terá mais liberdade para sair, trabalhar e ajudar economicamente, mas quando ela for mãe, o seu lugar é o lar e nunca tercerizar o cuidado dos filhos. É importante que as mães saibam que a maternidade é a grande missão que Deus deu à mulher, ela deve consagrar-se, dedicar-se a esta tarefa de criar filhos.
Quero aqui lembrar de 2 textos: Miquéias 2:9, que eu tenho aqui em 2 versões, tanto na “A Mensagem”, como na “Linguagem de hoje”, olha o que diz: “Vocês expulsam as mulheres do meu povo das suas casas confortáveis. Vocês fazem das crianças vítimas e as deixam expostas à violência e à maldade. ” Muito sério.
Na linguagem de hoje: “Vocês expulsam dos seus lares queridos, as mulheres do meu povo, e assim os filhos delas perdem para sempre as bênçãos que prometi. ” Também vamos ler juntos Salmos 128, versículo 3: “Sua mulher gera filhos, como a vinha produz uvas. Seu lar será próspero.
Os filhos em volta da mesa, saudáveis e promissores como brotos de oliveira. ” Agora é importante que cada um, deve conhecer e assumir seu papel. A palavra do Senhor é muito clara, quanto à conduta que Deus espera de cada cônjuge.
É importante destacar, irmãos e irmãs, não são papéis opcionais, são determinações do Senhor. O marido é cabeça da esposa, e a esposa é sua ajudadora idônea. Muitos cônjuges leem a carta do outro, vivem cobrando o seu cumprimento, mas não cumprem os seus próprios deveres.
Dentro do casamento, cada um deve assumir a sua responsabilidade, independente do comportamento do outro. Se colocarmos em prática os princípios do reino de Deus no lar, haverá paz, harmonia e bom exemplo para os filhos e suas futuras famílias. Queridos irmãos e irmãs, eu quero concluir aqui essa minha fala dizendo que os valores espirituais, eles não são somente ensinados, mas também assimilados, através de uma vida de exemplo e responsabilidade, todos nós temos.
O Senhor continue nos conduzindo, a nós homens, às mulheres, para que saibamos e cada vez mais conheçamos os nossos papéis e com isso o reino de Deus avance, casas sejam edificadas no nome de Jesus. Irmãos, irmãs, vamos agora considerar atentamente. Temos algumas perguntas aqui para que depois vocês possam responder, quer seja individualmente, nas juntas, nos encontros da igreja nas casas, vamos lá então?
1ª) Qual o papel que Deus determina ao marido e à esposa no casamento? Vamos à segunda: 2ª) Quais são as responsabilidades do marido como cabeça e da esposa como ajudadora? Sigamos: 3ª) Por que o discípulo deve rejeitar as ideias de que homem e mulher são iguais e têm o mesmo papel no casamento?
4ª) Quais são as duas atitudes erradas do homem? E agora a quinta e última: 5ª) Quais são as duas atitudes erradas da mulher? Que o Espírito Santo, irmãos e irmãs, possa nos conduzir a viver essas verdades das Escrituras.
Que o Senhor siga nos abençoando!