bom Olá sejam todos muito bem-vindos hoje nós finalmente vamos conversar sobre o top 10 livros mais pedidos aqui do canal que é o abolição do homem do CS lwis Eu tenho esse livro já faz um tempo considerável assim desde o início do canal na verdade e eu preciso confessar que eu já tentei fazer a leitura dele várias vezes e simplesmente eu não conseguia passar das primeiras páginas porque eu realmente não tinha o estofo a bagagem necessária para entender do que o CS LS estava falando eu começava a ler entrava naquela história de gaio e Tito
na história desse livro aí de gramática que ele tenta analisar eu não conseguia entender o fundamento não conseguia entender onde que o Luis queria chegar com aquele blá blá blá todo mas eu tinha plena consciência que o problema estava em mim e não no livro assim como o Luis tem plena consciência que ele não gostar de crianças é uma característica dele ele não gostar de bebês é uma característica dele tem algo errado com ele tem algo errado comigo e não com o livro propriamente né o problema tá entre a o livro e a cadeira e
não na própria escrita do Luiz e tem algumas literaturas tem alguns livros que realmente eles demanda um certo tipo de conhecimento prévio assim de um um mínimo necessário e não não não estou falando galera que o abolição do homem é um livro difícil pelo contrário se você tá acompanhando as discussões aqui do canal há algum tempo é muito provável que essa leitura será muito tranquila para você mas isso não significa também que é possível chegar na abolição do homem de cara limpa assim sabe sem saber de nada que é foi o que eu tentei fazer
e depois de várias tentativas de leitura o Flávio morgans tem publicou um podcast dedicado exclusivamente ao abolição do homem eu sou apaixonada pelo Gut and Morgan consumo avidamente todos os podcasts fiquei triste inclusive por causa da temporada que o guten morg não era produzido escutei obviamente o podcast de cabar rabo e finalizando eu pensei cara se o abolição do homem for sobre o que o Flávio está falando que é então eu acredito que a agora eu já posso enfrentar o chefão final da CS luz eu já posso enfrentar este livrinho que apesar de ser muito
pequeno é desafiador certo e de fato e de fato funcionou fui enfrentar esse Chefão final e realmente eu consegui entendeu a abolição do homem e o meu objetivo hoje é deixar o caminho de leitura mais fácil para aqueles que ah vão tentar fazer a leitura ou já tentaram e também acharam difícil para você que achou fácil aí aí segue a sua vida né você tá num patamar acima de nós simples bocós mas para você que é também ficou ali travado ali nas primeiras páginas o meu objetivo é destravar essa leitura para você é pegar na
sua mãozinha e fazer o que eu gostaria que tivessem Feito comigo né inclusive um dos objetivos desse canal de forma geral é realmente dar um caminho que eu gostaria que tivessem me dado então assim se a Débora do Futuro voltasse e Pudesse Conversar com a Débora do passado as coisas ficariam muito mais simples na minha vida então pegue o seu café o seu vinho o seu whisky já ia me esquecendo de fazer a nossa chamada para o chazinho conjunto que não pode faltar neste canal Hoje eu estou tomando um chazinho na minha caneca do monstro
da SA e bora lá ah o vídeo de hoje também vai ser mais ou menos um podcast se quiser fechar o vídeo e só me escutar porque também né muitas anotações eu fico aqui consultando o meu caderno Então não é lá o vídeo mais bem organizado do universo assim como o nosso vídeo sobre o Renê Geraldo também não foi então bora lá quente quente Olha eu geralmente deixo para ver as resenhas dos livros depois de já ter feito a minha resenha Só que no caso da abolição do homem foi o contrário porque eu queria saber
se eu realmente tinha entendido o livro e assisti assim muita resenha sobre este livro e como este é um livro muito famoso na extrema direita e quando eu falo extrema direita o pessoal se horroriza Nossa meu Deus do céu você tá usando esse termo extrema direita e galera assim hoje em dia ser de extrema direita significa simplesmente que você é heterossexual né se você for hétero Você já é de extrema direito então vamos superar esses rótulos assim vamos passar paraas discussões mais importantes e este é sim um livro muito famoso na extrema direita a janela
já foi empurrada para cá mesmo então vamos abraçá-la e de assim cara de todos os espectos possíveis liberais conservadores católicos e protestantes né Luiz é um cara que une todas as tribos os católicos que geralmente estão tentando ah brigar e com os protestantes e vice-versa os dois concordam que a teologia do Luiz é uma teologia meio assim né ecumênica se é que eu posso usar essa palavra tem muita resenha muita resenha mesmo eu assisti muitas muitas e eu acabei percebendo o seguinte a maioria e era de se esperar não Ah entendeu o objeto principal do
livro O assunto principal do livro e era desesperar porque realmente a neste livro aqui o Luis não escreve da forma que ele está acostumado a escrever e é uma forma que eu gosto muito porque é uma forma didática todos os livros do Luis que que eu já li até hoje são livros Claros transparentes e e assim o cristianismo pura e simples dele que eu inclusive tô devendo uma resenha mais né olha vamos falar única e exclusivamente do cristianismo por simples é um livro que eu recomendo para todos os meus pupilos do direito assim né todo
mundo que chega para me perguntar onde começar a ler sobre direito eu falo cara primeiro você precisa ler o a primeira parte não precisa ler o resto não ler a primeira parte do Cristian ismo puro e simples do cess para você entender o conceito do que a gente chama de direito natural de lei natural sem ler isso aqui sem entender esse conceito sem conseguir pegar isso aqui que é o básico básico não tem para onde correr não tem para onde você ir a tentativa de ler Platão e Aristóteles vai ficar toda pelas metades porque ninguém
aqui é super dotado para conseguir compreender logo de cara uma filosofia grega e sempre recomenda exatamente por causa desse didatismo E também os livros de ficção não só nos livros de não ficção nos livros de ficção a crítica mais comum feita a ele feita pelo T quem todo mundo conhece é que ele usa os símbolos de uma forma muito escrachada assim então fica muito claro que ele tá falando sobre uma que tá usando alegorias cristãs né E aqui no a abolição do homem não a prosa que ele escolheu foi uma prosa mais próxima à prosa
do chesterton e não qualquer prosa do chesterton está mais próxima da prosa do chesterton em ortodoxia que é um dos livros mais complexos assim do chesterton né e tem um motivo pelo qual ele faz isso não é à toa que do nada o cara vai e muda o estilo dele de escrita sabe e este estilo de escrita está relacionado com o próprio assunto do livro então é meio o que que nasceu primeiro né o ou ou a galinha o estilo de escrita tá relacionado com assunto se você não entender o estilo de escrita você não
entende o assunto se você não entendeu o assunto você não entende o estilo de escrita e o resultado é o que eu acabei de dizer a maior parte das resenhas claramente a pessoa lê o livro nem é aqueles casos de livros famosos que a maioria nem leu né ou nem tentou ler a pessoa leu Dá para ver que a pessoa leu mas fugiu sabe o assunto principal o o cerne da questão não a a pessoa simplesmente não conseguiu capturar tá tudo bem sabe eu também não consegui capturar durante muito tempo agora eu acho que eu
fiz um bom trabalho a partir daqui e o segundo tipo de resenha é aquela resenha da pessoa que leu o livro obviamente ela entendeu o livro obviamente ela entendeu só que ela resolve fazer a resenha de qualquer coisa que não o livro e daí eu nunca entendo esse tipo de coisa porque tá entendo sim tipo fiqu A vontade sabe porque a gente sempre sai dessas resenhas Ah um pouquinho melhor do que a gente entrou porque a gente adquire conhecimentos mais amplos mais vastos do que o próprio livro mas sobre o próprio livro mesmo fica faltando
então quando a gente procura uma resenha para tentar usá-la como auxílio como uma muletinha ali durante as nossas leituras esse tipo de resenha também deixa a desejar aí especificamente a resenha do Guilherme Freire sobre a abolição do homem é exatamente assim ele fala sobre muitas coisas e é muito difícil relacionar todas as coisas que ele fala com o livro do CS luz especificamente e assim eu achei uma resenha muito interessante que para mim foi uma um tipo de resenha inédita eu nunca tinha visto isso no YouTube no Youtube br sabe que é um professor ele
chama Elton Luis ele é muito famoso parece nas redes sociais né Todos nós somos quem não é famoso nas redes sociais no di de hoje e ele faz uma resenha que pretende analisar profundamente a obra inclusive elea dividir em três partes né referente a cada um dos Capítulos eu pensei Opa vamos lá né arregaçando as mangas Olá José monir Nasser vão passar pelo livro completo só que o que ele faz é simplesmente ler o livro em voz alta e ele lê o livro em voz alta e fala Olha só essa frase aqui é uma frase
muito interessante e não explica Por que a frase é interessante às vezes chega em determinados pontos do texto que ele precisaria dar explicações mais profundas né desenvolver um negócio mais didático assim ele simplesmente repete o que o cess Luiz disse e Vida que Segue eu realmente não entendi o objetivo desse tipo de resenha porque se eu quisesse alguém para ler o livro em voz alta para mim eu ia direto no audiobook mas é aquilo que a gente conversou na nossa última Live né a demanda para tudo gosto para tudo certamente algumas pessoas se aproveitam tem
interesse em fazer essa leitura em voz alta acompanhada aí de alguém ainda que seja para ser feito de uma de uma forma mais pausada ou algo do tipo né então assim de todas essas resenhas possíveis eu encontrei poucas boas poucas que eu realmente recomendo e eu vou deixá-las aqui na descrição desse vídeo A resenha da Bia a resenha do Oliver toka a resenha do do Luciano eu sempre chamo ele de Oliver tolka enfim as resenhas que eu achei bacana vou deixar aqui na Bim e Ah eu gostaria de conversar sobre o abolição do homem com
vocês também seguindo a mesma ideia do sess Luis que é uma ideia de conversar aqui de construir esse argumento em três partes e começando com o entendendo o que que é de fato o assunto do livro antes de começar a ler o livro assim antes de mergulhar no livro você precisa entender o assunto porque a prosa mais próxima da prosa do chesterton ela é uma prosa que exige que você se deixe levar pela maré não é o tipo de livro que você pode sofrer muito que você pode ficar tentando estruturar os argumentos ficar tentando e
fazer uma premissa maior uma premissa menor uma conclusão Aquela nossa tentativa incansável de categorizar de colocar em caixinhas de fazer resumo esse tipo de escrita e se você tentar fazer isso com esse tipo de escrita você estará fadado ao fracasso porque o objetivo desta escrita é exatamente evitar este tipo de racionalização porque a crítica do livro é um uma crítica A racionalização feita de uma forma equivocada feita de uma forma errônea assim como lá no ortodoxia do chesterton a tentativa do C Luis aqui é de reacender dentro de nós o exercício da Imaginação o exercício
de deixar aqui a nossa mente solta aberta a novas possibilidades e fazer isso num ritmo fluido então é entrar ali no Barquinho mesmo colocar o chapeuzinho a High Captain e seguir aí neste oceano neste marzinho né neste laguinho que é o abolição do homem não tente frear a sua leitura não tente resistir a sua leitura tem uma referência ali que você não entendeu não entendeu sabe amanhã você vai atrás dela P Bora passou por uma tempestade Zinha ali já consertou a vela e e Vida Que Segue porque Ah o assunto do livro é uma crítica
a formação do homem no Século XX e esta formação do homem ela estaria se dando com base em uma moral racionalista e é uma moral racionalista cientificista ah simplificada é uma moral racionalista mais próxima a moral racionalista de um ah Iluminista ruim então é uma moral que mesmo dentro dos padrões Nos quais ela foi criada que é ali dentro do contexto da França Iluminista você teria que pegar o pior filósofo Iluminista o pior O mais burro dentre os iluministas o mais tapado o mais jumento pegá-lo e deixá-lo a cargo da educação dos jovens ah Ingleses
ali especificamente do início do século XX compreendendo que estamos falando primeiro de formação humana de como eu posso construir um sistema de educação e um sistema de educação não só pública mas também um sistema da Educação do seu próprio filho que não tente capáo né que não tente te castrar a sua imaginação a sua inteligência verdadeira a sua verdadeira razão natural em prol de transformá-lo em um robozinho que precisa enquadrar tudo dentro de um método científico ou seja como nós poderíamos pensar a educação dos nossos filhos mais dentro de um padrão da educação clássica e
menos dentro de um padrão da Educação a bncc da vida MEC da vida isso foi construído do dia pra noite isso vem sendo construído ah durante séculos como a gente pode perceber estamos falando de um livro ali que tem quase 100 anos e ele já está identificando este problema que é o problema do cientificismo na educação dos jovens então pra gente começar a construir esse argumento e começar a entender Qual que é o problema de fato porque para você conseguir resolver um problema primeiro você precisa identificá-lo né se você não for capaz de identificar o
problema na formação na educação do seu filho de nada adianta você conferir o material dele de nada adianta você acompanhá-lo de perto o problema será apresentada a ele ele vai consumir aquela informação e você como forma ador você como pai nem vai se tocar de que aquilo ali um dia passou pela percepção do seu filho como o próprio cess Luiz diz isso não é feito de uma forma muito aberta os piores tipos de a destruição da alma humana não são feitos de uma forma muito escrachada apesar de hoje em dia ah algumas coisas já estarem
bastante Claras assim é só bater o olho você percebe mas assim as piores formas elas não estão muito Claras elas não estão os objetivos não estão muito abertos o que a gente precisa primeiro então é saber identificar esse problema e é por isso que ele usa no primeiro capítulo um livro de gramática que lhe foi oferecido ali para ser feito um tipo de revisão enfim o que esse livro realmente tem ele existe de fato e eu tive até curiosidade de baixá-lo aqui para ver mas é um livro de crítica literária é um livro de gramática
inglês do da década de 40 assim se a gente comparar com que a gente tem hoje nem é um livro tão ruim assim o que tem nesse livro não importa o que importa são as duas questões que o Luis trabalha com a gente aqui no Abolição do homem no primeiro capítulo a primeira questão é o fato dos escritores desse livro estarem se pautando claramente na ideia de que tudo aquilo que não existe no mundo das coisas tudo aquilo que não pode ser cientificamente aprendido através de um método científico através de uma categorização de uma medição
de uma de um acesso material a este objeto tudo aquilo que não é matéria que não tá aqui dentro do mundo sensível é falso e olha o problemão desta afirmação Olha o buraco Olha o poço sem fundo que esta afirmação nos joga e pior ainda este é um poço sem fundo que todos nós do ocidente estamos atolados dos pés à cabeça não é só os alunos de inglês ali de literatura inglesa que estão ferrados por causa desse livro todos nós fomos criados nos últimos séculos dentro desta concepção de que o mundo material é o mundo
que verdadeiramente existe este mundo profano o o o nível profano da vida como a gente já conversou no sagrado e o profano do merc eliad já tem resenha aqui no canal a parte profana da vida é a parte que existe de verdade é a parte que deve ser levada em consideração é a parte verdadeira tudo aquilo que foge do profano e entra no sagrado Ou então entra no mundo dos Sentimentos ou como o chama o Jordan Peterson e como eu prefiro chamá-lo tudo aquilo que entra dentro do palco de ação Então você deve descartar como
sendo falso como sendo subjetivo como sendo relativo as únicas coisas que são verdadeiras são as coisas que podem ser capturadas por esta razão simplificada tá nem é a razão de fato porque a razão de fato é uma coisa muito diferente a razão de fato ela consegue obviamente capturar a coisas que estão muito além do mundo sensível se não fosse o caso Platão não existiria para nos brindar com a sua a sua teoria né na verdade com a sua filosofia do mundo das ideias dos princípios universais da ideia de bem absoluto e tudo mais então esses
caras esses dois autores tão ali tentando forçar O el abaixo nas crianças nos jovens essa ideia de simplesmente descartar tudo aquilo que não é científico né que não é racional entre muitas aspas e eles o fazem de uma forma Sutil porque toda essa filosofia ela é Sutil porque às vezes os próprios caras que estão escrevendo o livro eles não percebem que estão perpetuando esse tipo de Filosofia é uma coisa que tá tão incutida dentro da cabeça deles que foge foge ali do do nível do consciente já tá no nível do subconsciente E você vai no
automático caso você queira entender essa distinção entre o mundo das coisas e o mundo dos Sentimentos de uma forma mais didática eu sempre sempre Recomendo o primeiro capítulo do livro maps of meaning do jordan Peterson eu adoro esse livro sou apaixonada porque é nesse livro que tá toda a filosofia do jordan Peterson depois desse livro ele só fez uma espécie de propaganda ele só deixou o maps of min mais simplificado aí pro povão conseguir entender o o duro ali do que ele pensou do que ele concatenou tá no maps of me e no primeiro capítulo
a gente tem uma explicação tão didática sobre esse dilema entre o mundo das coisas e o mundo dos sentimentos e ele diz basicamente o seguinte olha esta realidade que nós vivemos ela é uma realidade realmente Dupla ela é uma realidade Dual eu de fato tenho aquilo que é matéria mas por outro lado eu tenho uma infinidade de coisas que não são matéria eu tenho valores eu tenho sentimentos eu tenho a fenômenos religiosos eu tenho os mitos ah Pense aí na sua caixola aí a quantidade de de trem que você tem na sua vida para usar
um bom iner de uma trenhada de coisa que tem na sua vida que simplesmente não se manifesta no mundo material e até muito pouco tempo os nossos ancestrais eles sequer se preocupavam em fazer uma distinção entre esses dois mundos e a gente já foi tão treinado dentro desse pensamento racionalista que às vezes é até difícil a gente imaginar um mundo onde o sagrado e o profano estavam convivendo estavam misturados hoje o mais o o cara mais religioso do universo ainda assim ele tem um nível de divisão entre sagrado e profano que os nossos ancestrais não
tinham porque os nossos ancestrais eles de fato enxergavam o mundo como se o mundo fosse mágico como se os objetos tivessem uma magia própria os cientistas né da época Os alquimistas os magos deixam isso muito claro nos seus escritos as substâncias tinham características sentimentais né então os raios de sol eram maus desam raiva enfim o Jordan Peterson dá assim uma infinidade de exemplos que nos esses exemplos nos chamam a refletir um pouquinho sobre a o abismo que foi criado né entre este mundo antigo onde essas duas realidades estavam convivendo Jun e este mundo atual onde
supostamente essas duas realidades foram separadas onde o pauco de ação né o mundo dos Sentimentos foi taxado como falso Então os mitos são falsos falsos porque eles não aconteceram da forma que a o método científico pudesse provar que eles são verdadeiros né então os milagres são falsos porque as contrariam as leis da natureza entre muitas aspas Porque não são leis coisíssima nenhuma e sendo criados neste Neste contexto racionalista o resgate deste mundo dos sentimentos o resgate deste palco de ação na nossa própria vida eu nem tô falando de um nível Educacional muito alto não eu
tô falando assim você e eu eu e você é uma tarefa árdua é uma tarefa difícil para caramba voltar a encontrar Magia no mundo em que nós vivemos é uma tarefa realmente que a gente precisa dos nossos melhores guerreiros para nos acompanhar e um deles além do C Luis com suas incríveis histórias de não ficção de ficção é o próprio chesterton que eu acabo mencionando várias vezes nessa resenha porque são são livros muito parecidos e eu acredito que o Luis ficou tão indignado com esse livro assim eh porque eles usaram uma história envolvendo colorid que
é um poeta britânico romântico para tentar forçar essa filosofia racionalista de novo guela abaixo dos jovens porque as crianças elas não nascem com essa divisão tá as crianças são fascinadas pelo mundo porque elas continuam achando que o mundo é mágico essa divisão racionalista ela precisa ser ensinada e nós precisamos ser condicionados a espamento racionalista e não é ã Um Milagre né não é tão absurdo o fato do método científico como nós o conhecemos ter surgido somente no ocidente porque a maior parte dos povos em todas as épocas possíveis não conseguiu desenvolver esse método científico que
precisa pro seu desenvolvimento desta separação absoluta Entre esses dois mundos Mas enfim o Luis fica tão indignado assim ao ponto dele resolver escrever um livro A partir da pataquada desses dois autores porque eles usam o colorate para fazer isso e o colorate ele é um poeta romântico e os poetas românticos tudo que eles mais odiavam na vida era o racionalismo Iluminista Eles escrevem eles criam o Color o woodsworth Ah e enfim o Byron o Pensa aí no no o Shirley nos poetas românticos Ingleses nos poetas românticos alemães Eles escrevem com muita força com muito ódio
sobre sentimentos sobre mitos eles criam novas mitologias Eles escrevem de uma forma não racional não estagnada não deixada ali em quadradinhos Porque eles estão lutando contra esta onda racionalista vinda da França é uma espécie de reação ao racionalismo francês que os poetas românticos fazem e daí o cara pega um poeta romântico para doutrinar as crianças vamos usar essa essa palavra na filosofia racionalista dele Daí obviamente o Luis fica absurdamente indignado a mesma coisa que alguém pegar dostoyevski para fazer p flagem ateísta Eu também ficaria profundamente indignada Eu também escreveria um livro inteiro dedicado a falar
mal desse sujos mundos aí que estão contaminando a obra de caras que obviamente tinham um objetivo ali muito específico e também obviamente não é coincidência o fato do Luis usar vários outros poetas românticos para dar outros exemplos dentro do abolição do homem então o romantismo impregna o abolição do homem como referência literária porque estamos sendo conduzidos neste mar neste mar onde estamos ali enfrentando uma crítica ao racionalismo burro e a melhor ferramenta o melhor escudo contra este racionalismo burro é o movimento romântico apesar do movimento romântico ter aí os seus poris né obviamente mas assim
se estamos falando simplesmente de resgatar o pau cuja ação e colocá-lo em contraposição a ao mundo das coisas chamem aí o Batalhão chame aí o Batalhão dos Poetas românticos que eles farão o seu trabalho de uma forma muito ilustre o o segundo porém né utilizado ali pelo Luis a outra questão relativa à propaganda é também no mesmo sentido que nós acabamos de conversar é o fato de tentar e tirar toda a magia possível de um negócio para tentar decantar ali cavalos são só cavalos cavalos não são nada além de cavalos eh eu não posso atribuir
Ah eu não posso atribuir valor sentimento eu não cavalos não participam dos mitos o Pegasus é uma uma mitologia é falso Veja Bem não existe cavalo que fala os cavalos de Troia não eram cavalos divinos Até porque não existem Deuses Óbvio pegando uma propaganda que é uma propaganda ruim mas ao invés de contrapô a um Imaginário a algo bem escrito e o Luiz dá vários exemplos sobre mitologias sobre literatura que envolvem cavalos que envolvem viagens que envolvem aventuras eles querem decantar essa propaganda para trazê-la de novo ao material em síntese estamos falando aqui de uma
criação de uma educação cujo objetivo é manter os jovens presos dentro da caverna O que é muito grave principalmente considerando o contexto Ah no qual o Luiz está inserido e agora Considerando o nosso contexto assim né Século XX e considerando o contexto geral da abolição do homem que a gente já chega lá na segunda parte o Luiz continua ali desenvolvendo esse argumento racionalista mas no seguinte sentido estes racionalistas eles Muito provavelmente sequer um dia pensaram estruturaram ali a sua Filosofia de uma forma razoável então é muito provável que eles não percebam as próprias contradições do
seu modo de vida por quê um verdadeiro racionalista é um cara que precisa descartar qualquer tipo de juízo de valor porque juízos de valores são falsos são simples sentimentos cada um sente o seu cada um vive da forma que quiser eles não podem ter juízos de valores absolutos porque esses juízos não podem ser capturados pela razão Vamos deixar a discussão de cant de lado aqui tá Depois a gente entra n esse ninho de rato aí porque senão a gente vai ficar aquiet amanhã então esses sensacionalistas eles necessariamente precisariam descartar qualquer tipo de juízo de valor
eles precisam se ater ao mundo das coisas e eles estão muito lascados caso eles tentem fazer isso porque não é possível extrair juízo de valor do mundo material é impossível fazer isso todo mundo que já tem se estrupou e o fato das pessoas ah acharem que são Racionais e que já descartaram qualquer tipo de superstição de sentimento simplesmente ah existe ess fato existe porque essas mesmas pessoas não pararam um segundo para pensar e estruturar as suas próprias opiniões os seus próprios valores morais é tão impossível viver esta filosofia racionalista que o dosto escreve um livrinho
também muito pequeno chamado memórias do subsolo e neste livrinho o homem do subsolo personagem principal ele é um cara que ele sim de fato abraçou esta ideia de uma forma verdadeira não de uma forma superficial como a maioria dos racionalistas abraça e ali a acompanha o que acontece na vida de um cara que realmente se desprendeu de qualquer juízo moral de qualquer juízo moral inclusive aqueles dados como óbvios como autoevidentes pelos racionalistas e ao acompanhar a vida desse cara a gente percebe que a vida desse cara ela ela não é uma vida esse cara ele
não não é um ser humano ele é algo ali mas ele não é ele não pode ser de fato considerado um ser humano e depois da leitura do memórias do subsolo compreender aqui a crítica que o cess Luiz faz a ética racionalista é uma tarefa muito simples porque é uma reflexão que o próprio homem do subsolo faz com a gente na primeira parte do livro e ele vai discutir as opções dentro do mundo material as opções existentes de criar uma uma moral de tentar tirar conceitos de do que é certo do que é errado somente
a partir do mundo das coisas somente a partir do mundo sensível a maioria vai dizer que o que é certo ou o que é errado a gente sabe a partir dos nossos instintos e e essa é uma afirmação muito engraçada porque primeiro nem a gente sabe direito o que são esses instintos e segundo os instintos eles são contraditórios então ah você pode se ver em determinada situação em que o instinto de sobrevivência individual esteja sendo colocado em contraposição ao instinto de sobrevivência do grupo é o exemplo que o CS Luiz dá como que eu vou
decidir se este instinto de autopreservação deve se sobrepor ao instinto do grupo ou vice-versa é impossível fazer isso porque se eu estou me baseando em uma moralidade instintiva ah os instintos eles não tem categorização não tem como eu falar que o instinto é melhor do que o outro porque para eu definir se o instinto é melhor do que o outro eu preciso ter uma régua do que é melhor melhor para quê melhor para quem e o que é pior pior para quê pior para quem a natureza ela não tem moralidade a natureza simplesmente é as
coisas da natureza são como elas são e não dá para falar que quando o leão come a zebra ele tá sendo mal ou bom a a natureza não faz juízo de valor quem faz juízo de valor é o homem homem então derivar uma moral dos instintos da natureza é simplesmente impossível a outra possível dedução é a dedução utilitarista Ou seja eu preciso fazer o que é melhor pro maior número de pessoas e essa saída além de ser contraditória em seus próprios princípios porque quem disse que fazer o que é melhor para maior número de pessoas
é o que é certo veja bem quem que disse isso em qual momento com qual autoridade você me diz isso ah Além Deste problema dessa contradição intrínseca os resultados da ética utilitarista são terríveis Porque de fato eu posso justificar massacres de populações inteiras porque isso estaria favorecendo ali determinado grupo ou determinada Elite ou até um número maior de pessoas mas enfim é uma ética que tem consequência tenebrosas assim né e por fim você também pode dizer que o que é certo ou o que é errado é simplesmente uma convenção social e olha só essa ideia
de que o certo e o errado vem das leis daquela sociedade ou vem daquela moral daquela sociedade em específico Então é assim que nós somos é assim que nós nos organizamos ao longo do tempo fazemos isso ao longo de muitos anos Isto foi se criando dentro dessa sociedade ao longo desses anos ao longo dessa tradição e a partir disso nós temos as nossas leis e cada estado cada cidade tem a sua própria lei e é isso cada cidade cada estado manda em si mesmo o que eles fizerem ali dentro das quatro paredes é o certo
é o justo eu não posso julgar uma convenção com base na minha própria convenção Esta é uma ideia muito recorrente até nos dias de hoje pelos multiculturalistas então não tem uma cultura melhor do que a outra eu não posso julgar as tribos os países que fazem circuncisão em meninas porque aquilo é a cultura deles eu não posso julgar as tribos indígenas que cometem infanticídio de crianças deficientes porque a a cultura deles foi assim que eles cresceram foi assim que eles se estruturaram e isso já é um problema por si só mas ah Isto é um
problema ainda mais grave caso a gente considere o contexto da Segunda Guerra Mundial que é o contexto que o CS Lewis Ah está escrevendo uma geração de meninos criados com base neste nesta filosofia racionalista que tenta extrair esta ética de princípios mundanos de coisas mundanas que acaba desaguando nestas opções que eu acabei de dizer para vocês Ah vamos seguir os instintos uma opção muito ruim que geralmente termina em Eugenia vamos seguir esta ética utilitária uma opção também muito ruim que geralmente termina em genocídio ou vamos seguir aqui essa opção de que cada um faz o
que quer vamos seguir a nossa própria convenção e os outros que sigam a suas respectivas Convenções essa opção aqui também vai dar muito ruim porque como que eu justifico uma um batalhão um exército de jovens de 18 anos darem as suas vidas em uma guerra contra um outro estado se eu estou dizendo que este outro estado pode fazer o que ele está fazendo porque aquilo tá dentro da convenção social dele meu filho acordou agora vou precisar falar ainda mais baixo então Estávamos falando das consequências tenebrosas desta ética racionalista né deduzindo aí uma moralidade do mundo
material como sendo uma simples convenção social e sobre como isso esvazia o próprio sentido da luta do bem contra o mal né porque bom Os nacionais socialistas não estão estão fazendo nada demais eles estão seguindo a sua própria convenção para que eu possa julgar a convenção deles e julgar a minha própria convenção eu preciso ter um padrão superior um padrão moral superior que obviamente não pode estar neste mundo aqui neste mundo material e é um padrão superior que este tipo de filosofia sempre esteve tentando excluir da sociedade humana mas que basicamente nunca conseguiu na poré
o que a gente consegue observar é que realmente este na prática porém o que a gente consegue observar é que esse tipo de formação humana esse tipo de criação que extirpa do homem a sua própria alma porque da alma é natural que se espere busca de coisas mais elevadas a Alma Anseia aquilo que é Divino a alma quer ela se agarra aquilo que é eterno mas uma criação que corta que simplesmente impede que a alma desta criança se desenvolva da forma que ela deveria se desenvolver as consequências dessa criação são geralmente você geralmente encontra um
padrão que é a devolução deste homem à sua esfera instintiva Então aquela galera ali que queria tirar uma ideia do que é certo e do que é errado dos instintos no final da no final das contas essa galera acaba ganhando por é muito mais fácil pro homem se agarrar a sua parte mais baixa da alma a sua parte animalesca e pensar somente n satisfação das suas próprias necessidades custe o que custar Ou seja é muito mais simples pro homem abraçar o hedonismo abraçar a ética materialista muito mais fácil pro homem pensar que realmente não existe
uma um mundo sagrado não existe um mundo transcendente tudo isso aí é falso tudo isso é é mentira é sentimentalismo barato é superstição viverei a minha vida aqui somente preocupado em conseguir o máximo de felicidade carnal que eu consigo obter e o que vier de resto é lucro inclusive se você fizer uma pergunta bem assim bem rápida aí entre os seus amigos que não são religiosos vi de regra porque geralmente esse valor aqui transcendente ele se mantém nos dias de hoje somente com os homens religiosos É muito difícil você achar um cara não religioso que
está pensando nesse sentido ainda está preocupado com esses aspectos mais elevados tá eh É raro e é só dentro da bolha Por exemplo essa bolha aqui que a gente tá tem vários aí materialistas tentando criar eh éticas éticas filosóficas a partir da matéria e enfim mas é é realmente concentrado na bola se você fizer uma pergunta aí pros seus amigos ou seja se você perguntar pra massa de pessoas que já foi educada dentro desse sistema educacional do qual o cés Luiz está falando e de novo não é algo que nasceu do dia paraa noite é
algo que se perpetua durante gerações então o estrago não é feito assim destes últimos filhos nascidos ali na década de 80 90 não longe disso os próprios pais que estavam criando esses filhos na década de 80 90 já receberam esse tipo de educação e muito provavelmente caso Seus avós tenham recebido eh eles também já passaram essa educação esta filosofia cientificista racionalista pros pros próprios filhos e é por isso que tanto o chesterton quanto o o cerso Luis estão aqui dizendo que eles preferem confiar em um homem que não ten uma educação formal do que um
homem que foi criado dentro desta educação formal da qual nós estamos falando porque é necessário uma lavagem cerebral para condicionar o homem a pensar dessa forma o homem em seu estado natural digamos assim seu estado selvagem ele naturalmente exerce esta razão prática ele naturalmente exerce essa razão natural e ele naturalmente sabe que existem juízos de valor moral que são absolutos o homem simples o homem que não foi condicionado dentro da caixinha dentro do sistema ele naturalmente sabe que certos valores como honra como coragem enfim como caridade eles estão acima de quaisquer leis de quaisquer autoridade
de qualquer instinto e o que quer que o Valha ele não sabe racionalizar isso ele provavelmente não sabe colocar isso em palavras até porque ele não precisa porque não é algo que precisa ser eh racionalizado nesse sentido mas enfim ah se você fizer essa pergunta aí por esse círculo de amigos que Eu mencionei e você perguntar para eles assim cara o que que o que que te guia sabe o que que te move o que que te faz acordar todos os dias e pensar eu vou viver entendeu qual que é o seu objetivo Então a
partir de qual modelo você tira ali o seu guia pra ação porque você está hoje aqui neste lugar Obviamente você quer estar em um lugar diferente no futuro mas como é que você faz porque né Assim você não vai falar isso para el mas você não tem valor moral absoluto você não acredita em transcendência como é que você vai fazer ele muito provavelmente vai te responder coisas do tipo ah eu quero me aprimorar eu quero melhorar o meu corpo ou melhorar a minha mente mas não no sentido de pô eu vou levar a minha mente
em direção à Busca da Verdade mas não vou ler muitos livros de autoajuda e esses livros de autoajuda vão ajudar a minha performance a minha produtividade ou então eu quero ganhar dinheiro muito comum Ah eu quero comprar uma casa grande enfim coisas materiais de forma geral né associadas ao dinheiro ou então muita gente vai falar assim eu vou eu vou viver pela minha família eu vivo pela minha família e se você perguntar por que a família entendeu por que a família seria um valor para você por que que a sua família seria uma referência Ah
porque sim porque sim vai ser a resposta mais comum porque desenvolver essa resposta necessariamente a a pessoa precisaria invocar algo maior um compromisso maior um sentimento de amor fraternal maior amor amor é o sentimento é subjetivo tá no palco da de ação não é algo que eu possa contabilizar categorizar colocar em caixinhas científicas veja bem então ou você joga essa pessoa pro edonismo completo que é o que geralmente acontece ou os poucos que sobraram estão se agarrando ali num resquício no resquício de de lei natural que ele encontra na família as consequências disso as consequências
dessa ética hedonista são muito bem explicadas delimitadas montadas no livro Admirável Mundo Novo do Huxley um livro que todo mundo já conhece provavelmente um livro que todo mundo já leu se não leu deveria ler e Ali temos uma Utopia racionalista perfeita baseada no hedonismo perfeito na maximização da Felicidade a Qualquer Custo e esta Utopia pensada pelo Huxley que é uma Utopia pra qual nós estamos caminhando numa velocidade muito rápida é exatamente a abolição do homem da qual fala o sxo Luis nesse livro a abolição do homem pro sess Luis é o momento no qual a
gente chega no Admirável Mundo Novo do Huxley porque aí sim estamos falando em um homem que foi quebrado desde a primeira infância ele está literalmente preso a satisfação dos seus instintos mais básicos dos seus instintos mais animalescos ele não tem acesso a qualquer tipo de fração do mundo sensível do do mundo não sensível ele não tem acesso sequer à arte do mundo não sensível sequer ele poderia compreender a arte do mundo não sensível ah Shakespeare se fosse apresentado a este novo homem este homem que foi abolido ele não faria sentido da mesma forma que o
mundo dos nossos antepassados que era mágico não faz sentido pra gente Shakespeare não fará sentido para este homem que foi abolido porque este homem que foi abolido ele já não é mais homem ele foi reduzido à categoria animal mesmo e eu nem digo que ele foi reduzido a categoria de um primata muito bem desenvolvido às vezes os primatas bem desenvolvidos teriam mais civilidade do que este homem que foi abolido e se embora a gente caminhe para este mundo para esse Admirável Mundo Novo numa velocidade muito rápida alguns setores algumas partes da nossa sociedade já vive
já vive essa abolição do homem que o cess luz está nos alertando aqui basta que você assista a qualquer vídeo da ngb News Nossa referência maravilhosa para perceber que ali nós temos ah simplesmente um estudo antropológico local de condicionamento do homem a esta moralidade hedonista mais baixa impossível não há qualquer resquício do que diferencia o homem do animal ali porque não há qualquer resquício da do uso da razão da razão superior paraa busca deste mundo transcendente é como se estando presos tanto tempo dentro do mundo da caverna este homem fosse definhando ali dentro até o
ponto de ah ser até o ponto de de de chegar a ser impossível para ele sair da caverna ainda que ele quisesse assim o o no Admirável Mundo Novo é uma impossibilidade não só mental parece que é uma impossibilidade material existe uma impossibilidade completa de saída da caverna eh é preocupante e um pouco assustador tá a solução deste incrível problema apresentado de forma tão rápida pelo Luis em tão pouco tempo é um retorno ao transcendente é um retorno é um resgate do Sagrado ele não usa essas palavras porque obviamente ele está tentando conversar com uma
plateia cética né ele tá tentando conversar com uma plateia não necessariamente [Música] religiosa mas em outras linhas a saída para esse problema é o resgate da Lei natural é o resgate do direito natural o resgate desses valores absolutos universais que estão acima de qualquer convenção social acima de qualquer ah instinto individual acima de qualquer instinto ainda que coletivo e que são compartilhados por todos os povos por porque o simples exercício da Razão faz com que Esses povos consigam identificar estas verdades universais e é por isso que Aqui Nós Temos vários exemplos de várias máximas que
a gente consegue encontrar em várias religiões diferentes ao longo do tempo ao longo das civilizações distintas que aproximam-se umas das outras porque estas religiões esses filósofos eles eles conseguiram chegar perto eles conseguiram tocar ali esta lei natural eles conseguiram deduzir a partir da Razão eles não alguns não precisaram sequer de qualquer Revelação religiosa de qualquer Revelação Sagrada maior exemplo disso será sempre sempre o Platão somente a partir do exercício da Razão Eles já conseguem chegar à existência dessas verdades universais resgatar a lei natural resgatar o direito natural não é somente uma questão de evitar a
abolição do homem ou resgatá-lo para que a gente chegue no caminho que é um caminho mais ah correto do ponto de vista dos religiosos digamos assim resgatar a lei natural ela é um imperativo nosso é um dever meu e seu é é um dever seu que inclusive tá me ouvindo aqui estudar um pouco mais sobre a Lei natural estudar um pouco mais sobre o direito natural conversar com as pessoas que estão à sua volta sobre a existência desse direito principalmente se você estiver numa universidade se você estiver fazendo direito abrir um grupo de Estudos em
Direito natural não se meu amigo se vira dá dá seu jeito dá seus pulos mas ah é é algo que precisamos fazer urgentemente por a inexistência do direito natural é um retorno ao Bárbaro a abolição do homem é o retorno ao Bárbaro e percebam que eu dei o exemplo do do Admirável Mundo Novo que é perfeito porque é um apocalipse que é um apocalipse Progressista é uma um apocalipse que o progresso encontra o seu ápice absoluto o retorno ao Bárbaro não significa necessariamente um colapso civilizacional tecnológico ou algo do tipo porque na cabeça de alguns
isso está sem sempre associado né se eu dispenso o progressismo eu necessariamente preciso dispensar as inovações tecnológicas ou um desenvolvimento melhor do homem está liado ao desenvolvimento dos instrumentos tecnológicos que também é algo trabalhado pelo Luis neste livrinho a o Admirável Mundo Novo é a abolição do homem dentro deste milagre tecnológico perfeito então falamos de um retorno ao bárbaro que não significa voltar necessariamente à idade da pedra inclusive talvez a idade da pedra não é o melhor exemplo de de bárbaro que a gente esteja falando Talvez é um retorno ao neandertal mesmo ao Homem Primata
ou algo ainda pior porque o direito natural a lei natural ela só surge quando existe o questionamento do status quo dentro de uma comunidade Porque durante muito tempo isso não aconteceu durante muito tempo vivendo dentro de certa comunidade as regras Morais dessa comunidade são tidas como verdadeiras em absoluto porque elas derivam de uma tradição e essa tradição geralmente tem o seu Pezinho no Divino então em algum dia certo Deus disse que isto deveria ser feito dessa forma e dessa forma E essas Regras São seguidas de forma cega sem quaisquer questionamentos um dia certo Deus disse
que a gente tinha que enterrar a criança aqui que nasceu com deformidade Jamais questionaremos isso porque foi uma regra Divina Esse é o poder da convenção social Esse é o poder da lei que ela está ali por causa de uma autoridade e neste caso uma Autoridade Divina a lei natural ela surge exatamente quando duas Convenções sociais são colocadas em contraposição quando duas sociedades se encontram percebem que tem costumes diferentes que tem ideias do que é certo e do que é errado diferentes e precisam se entender ali para saber o que é de fato a verdade
o que dentro dessas convenções sociais corresponde a essa lei natural que tá acima dessas duas dessas duas civilizações que estamos conversando o direito natural ele surge junto com a filosofia porque ele surge junto com a pergunta de onde vem isso pera mas por que que a gente tá seguindo isso pera Alguém disse que era sim quando que alguém disse que era sim Será que a autoridade dos Deuses é uma autoridade que deve ser seguida de forma incontestável será que esse cara aqui que tá dizendo que é um enviado dos Deuses será que ele é um
enviado dos Deuses mesmo Os questionamentos que o Platão faz sobre Homero na República que são blasfêmico na sua época na sua própria época Esse é o da filosofia o retorno ao Bárbaro e a o virar as costas pro direito natural é o fim da filosofia é o fim da possibilidade da busca por questões eternas por perguntas que às vezes têm respostas diferentes mas que essas perguntas são imutáveis estão ali perpassando a a humanidade de forma geral a abolição do homem então ah não não está concentrada somente na abolição de cada homem de forma individual a
abolição do homem está Ah a a consequência dela é a abolição da civilização como nós a conhecemos desde que o mundo é mundo é um retorno ao Bárbaro mas é um Bárbaro anterior ao Bárbaro do qual nós estamos acostumados a conversar e é uma abolição do homem que de novo vem sendo empurrada a galope olha só é um livro de 100 páginas que está condensando tudo isso que eu acabei de falar e eu com certeza não consegui abordar com uma profundidade ideal cada passagen Zinha e cada discussãozinha que existe aqui então de novo é só
um guia ali para tentar ajudar a sua leitura para tentar fazer com que a sua leitura fique mais fácil e caso esse guia tenha ajudado me dá o feedback aqui nos comentários que eu sempre gosto de escutar eu espero que vocês tenham gostado e até o próximo vídeo