A INTERNET É O NOVO ÓPIO DO POVO? | Café Bolchevique #18, com Mauro Iasi

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No #CaféBolchevique, Mauro Iasi discute conceitos-chave da tradição marxista a partir de reflexões s...
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é tão preocupados em entender o capitalismo de vigilância as pessoas têm que primeiro entendeu que é o capitalismo nossa tem interessante a ideia de um capitalismo de vigilância mas ele entendeu que o capitalismo vai entender o que é ele na sua forma de vigilância bem-vindos a mais um café bolchevique o que discutir com vocês hoje o dilema das redes documentário que está sendo defendido agora recentemente que trata das empresas que operam na internet do seu papel um documentário bastante interessante tajra aconselha todo mundo de pronto assistir o que me chama atenção nesse documentário é a
natureza do dilema mas é Acontece muito muito frequente isso não documentários porque o que se espera do comentário aquele trago uma série de informações de dados denúncias né registros e só isso já tem insisto importância agora não é não é raro que os documentários apresente essa situação mas não consigo entender o conjunto daqueles elementos que uma vez concatenadas um outro num determinado contexto é para ir direto ao assunto me parece que os protagonistas não entendem muito de Leme em que estão inseridos e daí aparente inocência das propostas ao final né ou inverter um pouco a
ordem aqui que se propõe diante do Peso dessas empresas de internet do aparentemente é do papel que elas ocupam a função que elas passam a desempenhar os riscos estão envolvidos Pois por um lado uma regulação não é uma série de regulamentos normas padrões legais jurídicos para delimitar a ação dessas entidades dessas empresas Ou por lá tu um boicote ameaça suspeita que as duas posições aparentemente tão diferentes irmã não é esse ser humano exatamente na incompreensão do fenômeno que elas querem denunciar que são as redes estão lá vamos começar pelo óbvio né quer dizer a e
apresentadas são soluções que vão no sentido de regulamentação ou de boicote e regulamentação você não lembrar a felizes pressão lista mesários quando ele disse que o capitalismo é um modo de produção um sociometabolismo incontrolável das tentativas de controle de um sócio metabolismo incontrolável só pode gerar fracasso né isso ele tem várias áreas não seria nesse segmento da internet que seria diferente a ilusão que que está presente nessa proposta de regulamentação é a tentativa de separar dois elementos que ao meu ver são constitutivas do fenômeno e que portanto são inseparáveis e tá na raiz da crise
ética Mas não é por acaso que o dilema das redes apresenta-se na forma de um dilema ético é um pessoas que participaram ativamente no papel de é um centrais que elaboraram os algoritmos contribuíram com aspectos técnicos essenciais para o funcionamento das empresas e que agora se espantam com o resultado diante da dimensão manipulatória e dos efeitos que isso produz nessa sociedade em que vivemos então dilema ético nesse sentido que se achamos que estávamos contribuindo para algo que era do bem e ela se mostra algo do mal né de forma rústica é mais ou menos assim
que parece ser o espanto dos protagonistas do documentário Por que que ela seria algo bom é uma tecnologia e tem um litro também já está embutido aí o mito que o próprio mesários ajuda a entender no Poder da ideologia que é o mito da neutralidade da tecnologia então a tecnologia ser um instrumento que pode ser usado para o bem ou para o mal da Inclusive a ideia de chamar essas essas empresas de ferramentas elas não são ferramentas próprio documentário e carrega-se de retirar isso da pauta né ela só empresas e como empresas têm como intencionalidade
o lucro a gente poderia pensar bom mais aí tá então a dimensão moral achei que tava fazer uma coisa para entretenimento ele estava ele estava ali tendo Não não é isso que tira o sono desses empresários desses desses protagonistas né O que tira o sono deles é outra coisa o seu negócio e vender algo não usa susto até as preocupações começam quando a indagação vem no sentido de se perguntar o que é que se vende o documentário corretamente Afasta a primeira percepção de que aquilo que se vende são os nossos dados né então a minha
individualidade vai estar lá exposta e o morador da Rua tal tal tal RG tal tá fazendo isso tá fazendo aquilo né É bem isso porque aquilo vai ser fundido pelos algoritmos e vai ser produzido uma coisa que a gente poderia chamar de um mapeamento né de perfil de comportamento de hábitos é que vai determinar qual anúncio deve ser dirigido para qual desses segmentos que as plataformas tão atingido então a plataforma funcionaria nos termos ali dos documentaristas é como uma uma armadilha de captura de atenção para você ficar o maior tempo eu li para que isso
possa gerar dados suficientes para vender né nichos de mercado aonde seria mais adequado é o anúncio de um produto com a quase certeza de consumo alguma dos entrevistados chega a utilizar a expressão que o que se vende a certeza né o espanto dos protagonistas ao dizer bom então fique claro que está sendo vendido ali são Dados capturados da nossa atenção é portanto nós mesmos né nosso perfil nosso somos o produto que é vendido para alguém né e veja ela não tem como a gente não assumir uma posição até condescendente diante de pessoas tão inteligentes expert
em suas Áreas né que se conhece categoricamente a sociedade em que vive os seus fundamentos né quer dizer para quem conhece minimamente do que é o funcionamento da cidade capitalista sabe que ela se fundamenta na mercadoria né e o reino da mercadoria é esse tudo se transforma em mercadoria dizer que os seres humanos se tornaram mercadorias só pode receber da gente uma indicação de leitura né Pega o livro do markus capital de Bruno tem quatro do primeiro capítulo fetiches uma mercadoria que ninguém tem o direito de se espantar né Mais de Um século depois com
o fato de que as mercadorias assumem o protagonismo e os seres humanos se coisa e ficam né que o fetichismo tá ligado a reificação e a nossa sequência se descreve não é um processo no qual aqueles que trabalho e geram os elementos necessários para o funcionamento das redes perdem o controle daquele processo muitas vezes é falado no documentário que ele sequer conhece integralmente o produto que eles estão contribuindo para colocar em movimento nós teremos também que eu sumi uma cara de espanto fala pois sim então nós temos uma divisão social do trabalho que cada Elo
particular dessa cadeia contribuir com uma parte desconhece a totalidade e que Portanto o produto que daí resulta um produto estranhado que foge ao controle dos sujeitos que criam Não é só isso depois do taylorismo depois de todas as análises de bravan função não podem gerar nenhum tipo de espanto para quem tem as categorias corretas da crítica da economia política mas ele se espanta eles aí eu dele aí Aí sim esse é o culpado o e os parece ser ocupado por um dilema ético como é na verdade é um espanto diante de um resultado que para
nós parece ser mais ou menos compreendido as suas determinações não é essa portanto a pergunta então se o que é vendido é esse conjunto de mapeamento realizado para os algoritmos Quem compra Quem compra o sujeito oculto documentários né o dilema é das redes o dilema das Ferramentas o dilema é da dimensão manipulatória que daí deriva Mas quem compra isso deve se fala muito da enormidade de recursos que essas empresas auferiram aí é verdade faturamento delas é bilionário o Google aí na casa de 29 milhões o Facebook na casa de 14 bilhões portanto são empresas que
auferem que que objetivam o lucro e que vendem um serviço esse serviço parece ser rei e a captura da nossa atenção para mapear comportamentos predisposições né que sirvam para vender com certo grau de certeza anúncios portanto é incrível né porque assim por trás da sofisticação da coisa nós estamos falando de uma companhia de Publicidade a publicidade que surgiu aí 1841 primeira empresa publicitária se propunha exatamente a vender produtos né E para isso quem conhece minimamente de Marketing e de propaganda sabe que são feitos pesquisas ou eram feitas pesquisas né para poder descobrir nichos que chamada
e nichos de mercado não é população de tal idade de sexo de padrão de consumo para poder oferecer seu produto todo mundo sabe que não adianta oferecer né no horário nobre tem adultos né assistindo televisão produtos para criança se vê anunciar isso nas horas da manhã hoje as crianças assistir os desenhos animados isso o feijão com arroz de qualquer companhia publicitária isso foi elevada a sofisticação de um algoritmo que oferece no âmbito muito maior virtualmente a população do mundo né com uma multidão de dados e uma um cruzamento desses dados para dizer agora é a
hora de mostrar a imagem do tênis agora é hora de mostrar a imagem é de um é de um Centauro de louça que que descascar batatas sei lá né então você tem aí as maiores elucubrações possíveis para dizer que são grandes empresas monopolistas pagando fortunas para essa ferramenta que na verdade serve para vender seus produtos é isso não é os aeroportos estão fora portanto a crise ética é uma crise de regular isso para que isso não se desvirtue vejo vender produtos enquanto a gente fica postando meme cê fazendo avatares da nossa cara tudo bem mas
esse isso disse é uma manipulação saiu documentário entra numa forma meio visível né cômica se não fosse trágica que é o risco da utilização desses desses procedimentos para indução de comportamento ora a propaganda do ponto de vista do consumo capitalista sempre induziu comportamento de compra e mais do que isso comportamentos valores você pega a classe média norte-americana dos anos 50/60 ela sumiu no padrão de ter casinha com cerquinha branca com carro na garagem né se você ver as pessoas ali aquilo que o que modernamente hoje né se chama de indicações neurolinguística na mensagens subliminares para
induzir certos comportamentos tá em tudo quanto é filme de Hollywood por exemplo como hábito de fumar né que os clientes assinaram contrato obrigando o personagem a fumar para poder induzir o curso o fato de ter carros bonitos e grandes consumo consumir carros né o estilo da roupa o cabelo lá que tudo que vem junto com essas para finaliz do daquilo que o que a escola de Frankfurt analisou também na sua crítica à indústria cultural né ou no CAT na sua obra madura no conceito na categoria de manipulação de uma sociedade que está envolvida mas envolvida
para que subordinada para que para a produção e reprodução do valor e essa é a ferramenta analítica que faltam aos protagonistas do filme né então aqui nós gostamos muito Mateus ele falou se você não deve se liga se não vai entender não o problema é que falta mesmo falta falta isso acaba induzindo a uma solução que nos parece ingênua no final agradar uma bifurcação de posições com a gente vai ver E por que que falta porque veja é tão preocupados em entender o capitalismo de vigilância as pessoas têm que primeiro entendeu que é o capitalismo
nossa tem interessante a ideia de um captador de vigilância você não entendeu o que é o capitalismo vai entender o que é ele na sua forma de vigilância o capitalismo enquanto modo de produção é um sistema cuja totalidade EA unidade entre produção e circulação tá lá no livro dois do Capital né enquanto unidade entre produção e circulação e tem dois momentos de circulação no começo e outro no fim um metro de produção no meio portanto a produção a mediação entre a circulação e o dilema não da rede mas da valorização do capital é que o
valor tem que ser produzido na Esfera da produção mas só pode ser realizado na circulação ele tem que se dar na circulação mas não pode se dar na circulação nos termos em nos termos em que Marques apresenta um dilema ainda não Livro 1 e essa unidade entre fundamental é o ciclo do capital e o momento onde o capital produz o valor é o momento da mediação da profissão é na produção que se dá o consumo da fruta trabalho que a única que pode gerar mais valor do que seu próprio valor Por que que essa compreensão
da economia política nos ajudaria a entender o fenômeno o dilema em questão porque as redes as empresas estão vulto rosas e brilhantes né não geram o valor que acumula esse valor é gerado fora delas ela se apropriam de parte do valor gerado na produção elas são empresas da esfera da circulação e a circulação não gera valor não agrega valor novo portanto por mais brilhante que possa parecer essa esfera por mais que o volume de recursos seja vultuoso na dimensão que é ela é a jusante no programa Na verdade nós temos um momento do Capital que
é essencial que Marx escreve muito bem no livro 2 em que se dá a diferença entre o tempo de produção e o tempo da realização na circulação e esse é um hiato que é uma contradição é um dos problemas do Capital que enquanto o capital enquanto valor novo produzido na produção ainda não se realizou na venda Ele está na sua forma na imagem poética de Max de crisálida e ainda não pode ser assumido como um valor novo ele precisa passar por uma nova metamorfose metamorfose da mercadoria grávida de um valor novo no a realização dinheiro
para o fluxo do Capital possa se dar novamente e o valor EA processo de valorização seguir né portanto realizar a mercadoria é essencial por isso que os grandes monopólios pagam fortunas para E aí Gi esse consumo e realizar uma massa de lucro muito grande agora porque isso ganhou dimensão que ganhou nos dias de hoje porque o capital não é o mesmo do de 1841 quando surgiu a primeira empresa publicitária hoje o capital está mundializado mais do que isso monopolizado e ao câncer no seu pleno desenvolvimento 1° brutal de concentração e centralização que gerou os monopólios
e os monopólios transformaram-se imperialismo É nesse momento do ser do Capital o capital super acumulado apresenta uma doença crônica e mata o seu do Capital que Pouco a Pouco desproporcionalmente de pioneiro não proporcional investe mais em capital constante do tempo tal variado mais em máquinas Tecnologias do que em for trabalho alterando a composição orgânica do Capital gerando uma desproporção isso como sabemos o pelo menos é aquele que que ler o capital e compreendi da economia política e da sua crítica isso gera queda na taxa de lucro Portanto o capital na sua forma plenamente madura e
desenvolvida tem que realizar uma massa de lucro monumental pra poder cada vez mais atingir taxas de lucros menores que ele só compensa queda na taxa de lucro pela massa de lucro né de forma monumental E para isso ele precisa de uma velocidade de realização as empresas que trabalham nessa área vendem esse serviço nos prometem encurtar o tempo improdutivo na de realização da mercadoria por isso elas são essenciais a ordem do Capital no seu movimento mas elas não são sujeitos principal ação no máximo importante coadjuvantes nessa tela né agora porque eu tô falando isso porque você
coloca essa dimensão a luz dessas categorias analíticas a ser do capital e volta as propostas apresentadas se demonstra sua ingenuidade você vai querer controlar através de mediações jurídicas a velocidade com que essas empresas conseguiram alcançar a realização como na ah não vamos tentar separar isso os seus aspectos deletérios nós vamos separar isso da manipulação política poder mas elas estão ligadas que quem tá por trás da manipulação política e aí se mostra claramente né se mostra claramente a ingenuidade da que o enfermidade sei lá o quê daqueles que produzem o vídeo é porque a manipulação viram
um ato sem sujeito né tem que manipula porque se manipula e essa manipulação chegou a ponta derrubada de governo interferência em processos eleitorais como nós vimos o Brasil e outros países e quem tá por trás disso né nem sequer isso está sendo colocado no espectro como devia o Demonstra extrema-direita o filme resolveu criar uma imagem estranho cima que é o extremo centro para ocultar exatamente o fato de que não é nem a esquerda em outro segmento político que têm optado por esse tipo de média de expediente político como a gente tem visto né Então nesse
sentido extremo centro é um negócio que inconsciente existe é poderoso né O filme é de extrema o centro ele é o extremo centro ele é um segmento médio e Carol normatizar eticamente o capital para que ele possa continuar vendendo suas mercadorias mas não manipulando é do tipo de postura que falaria o capitalismo se desenvolveu no mundo e foi ótimo infelizmente teve aquele três constrangimentos chamado escravismo né se ele puder tirar o escravismo Né o capitalismo Seria maravilhoso no seu primeiro a fase não dá para tirar para ele faz parte de a manipulação e seus expressões
políticas fazem parte do capitalismo em crise do capitalismo a duro no capitalismo parasitário e com taxas de looks da crescente que precisa realizar uma massa de mercadorias cada vez maior né E que para isso de lapidada recursos naturais é populações inteiras explora mulheres e crianças para Isso faz parte do Capital altamente desenvolvido e civilizador ela se Lisa para poder subordinar tudo ao processo de valorização pois que é absolutamente ineficaz qualquer medida de controle das vezes a segunda ordem soluções é dado por um simpático Rastafari né que é de longe a pessoa mais simpática do documentário
que vai propor um boicote às vezes né parece uma posição oposta né a gente vai regularizar isso é uma coisa pequena burguesia ilusória Vamos fazer uma pessoa radical vamos boicotar a vida mas é um outro lado da pequena burguesia porque não burguesia o que salva o mundo a golpes de normatização jurídica ou ela quer destruir ao sabor da sua vontade né a idade aparente do boicote é uma ilusão também porque que Primeiro ela acredita na premissa de consumidor é o centro do sistema capitalista o que nosso Deus não é segundo que ela acredita que é
possível né produzir um comportamento que não é uma resposta sistêmica um erro sistêmico não é o sistema que tá errado é a minha atitude diante dele então vamos dar minha atitude invés de usar as redes Eu deleto as redes vou fazer outra coisa problema dessa postura é que o capital mercantilizou tudo e a mercadoria precisa de um valor de uso para ser veículo de valor de troca é a precisa Então aquilo que tá mercantilizado que assumiu a forma de mercadoria que você só tem acesso mediante pagamento de uma forma de equivalente monetário para ter acesso
ao valor de uso é coisas que nós precisamos para viver necessidades do estômago ou da fantasia né então você diante da utilização desses valores de uso na forma Mercantil se propõe a abolição zonas de uso quando seria mais fácil propor a sua não subordinação ao valor de troca como veículo de valor para que as coisas pode se tornar novamente objetos que satisfazem necessidades e a gente pode decidir sua necessidade de reais necessários urgente estratégicas ou não mas isso é outra coisa a gente pode escolher entre valor de uso né a posição de negar as redes
e sair delas é uma posição de legal o valor de uso independente da forma do valor de troca nós propomos né uma forma um pouco diferente né e a nossa alternativa radical é alternativa das pessoas se associarem livremente não a divisão social do trabalho estranhado como a nós para produzir o que é necessário uma divisão social do trabalho onde desapareça a divisão entre trabalho intelectual e trabalho manual e que os indivíduos possam desenvolver em todos os sentidos é até que cada um possa trabalhar de acordo com suas capacidades e receber de acordo com suas necessidades
Lógico que há problema de distribuição Lógico que a pouco mas não de realização de valor que o valores aparecem nessa fórmula tá isso nosso irmão de Comunismo como é que eu posso saber do que se trata você pode ir lá no Google e você vai receber páginas e páginas propaganda anti comunista ou Você pode ler livros com a ajuda poderia né Eu acredito firmemente que certos livros ajudariam muito aos protagonistas desse documentário para entender o dilema de fato em que eles estão metidos até o nosso próximo café bolchevique um grande abraço beijão e se cuidem
eu sou mauriase e esse é o nosso café bolchevique todos os meses nós vamos pegar o certos conceitos categorias frases da teoria marxista e pensar sobre eles a luz dos acontecimentos no Brasil do novo na nossa conjuntura atual se inscreva no canal e nem a tomar esse café com a gente no Café encorpado four
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