[Música] [Música] [Música] está começando pela tv novo tempo mais uma vez o programa evidências na busca de fatos que comprovem a veracidade histórica da bíblia sagrada comumente a palavra evangelho é usada para se referir às boas novas da palavra de deus o que de modo algum errado principalmente levando se em conta que o termo grego eu andei um evidentemente significa uma notícia esta era uma palavra comum no passado mesmo antes de surgir do mundo o movimento cristão a inscrição de pn datada do ano 9 antes de cristo encontrada na ásia menor celebra o nascimento de
augusto como sendo as boas novas eu mandaria da história da humanidade portanto evangelho é ferisse tecnicamente um acontecimento histórico de grandes proporções e não há um mito uma lenda em termos de ciências bíblicas evangelho é um gênero literário marcado caracterizado por estilos que precisam ser anotados para a boa compreensão do seu conteúdo mas ainda que se trate de um gênero literário cada autor manifestou a sua peculiaridade o seu objetivo e o seu enfoque pessoal conforme as necessidades dos seus destinatários não eram por em meras biografias de jesus cristo os evangelistas não tentavam escrever pormenores da
vida de jesus determinando que ele fez em certa época do calendário de cada ano de sua vida note que em várias ocasiões as indicações geográficas ou temporais das narrativas são muitas vezes genéricas na cidade num alto monte na casa no caminho naquele tempo naquela hora assim os evangelhos não são necessariamente relatos biográficos de jesus no sentido atual da palavra são antes o anúncio do kerigma isto é da mensagem proclamada por aqueles que foram as primeiras testemunhas do evento ea seguir pela igreja que de um modo geral também testemunhou o evento de jesus a intenção dos
evangelhos portanto é apresentar jesus de nazaré como o messias o filho de deus salvador seu conteúdo portanto não pode ser lido de modo diferente trata se de quatro testemunhas mas de um mesmo convite a graça manifestada na história da humanidade agora o que percebo no mundo acadêmico especialmente o mundo teológico é que há certos autores especialistas em tecnologia do novo testamento que tomou determinados textos aparentemente divergentes dos evangelhos e assumem que estes seriam contradições nunca harmonizáveis que indicam o sua vez uma falta de coerência na produção de cada um deles ou seja as contradições e
de carinho que não se trata de uma história real de um relato autêntico que realmente aconteceu no passado mas estas mesmas divergências podem também de modo acadêmico ser lida sob outro prisma legitimamente válido tanto à luz da lógica quanto da crítica literária ea igualmente muitos especialistas que concordam com o que vou apresentar aqui quer ver mateus por exemplo acentua muito mais as polêmicas entre jesus e os fariseus do que o faz lucas este último chega a sugerir com uma amizade entre jesus e alguns fariseus no início do seu mistério algo totalmente inexistente no relato de
mateus compare a pregação agressiva de joão batista segundo o evangelho de lucas endereçada à multidão que ouvia já de acordo com o evangelho de mateus esta mesma pregação voltava-se especificamente para os fariseus você pode ver esse mateus capítulo 3 versículo 5 a 10 e lucas capítulo três pessos 7 a 9 estes são apenas alguns exemplos que mostram que cada evangelista apresentou a sua própria caracterização do cristo sem contudo mentir mas seria isso uma contradição real é lógico que não veja por exemplo esse quadro ilustrativo imaginemos dois livros escritos sobre a vida de martin lutero por
dois autores católicos 1 em 1901 outro em 1980 digamos que o primeiro modo lamentoso escreverá sobre lutero nesses termos ele diria lutero esse monge que abandonou o hábito que desprezo ou uma religião que levou por seu próprio orgulho a igreja ea europa ao fogo e ao sangue o segundo autor católico por sua vez já diria um pouco diferente ele escreveria mais ou menos assim lutero teve sua fraqueza como qualquer um de nós mas devemos considerar que é que estamos diante de um monge tremendamente religioso apaixonado por deus e preocupado com a salvação dos homens ele
percebeu que a igreja deveria reformar se em vários pontos voltar se para as escrituras ea igreja por sua recusa o expulsou de seu seio ora nenhum historiador sensato questionaria a historicidade da vida de martinho lutero com base nesses dois depoimentos tão diferentes nem poderia dizer que embora diferentes eles seriam de fato contraditórios ambos os textos que eu mencionei fazem uma leitura do mesmo fato lutero rompeu com o catolicismo a diferença é que um assento ou a responsabilidade do monge no processo enquanto o outro acrescentou a intolerância como também responsável por muito do que aconteceu possivelmente
houve entre ambos os autores o concílio vaticano 2º que tornou os católicos mais otimistas e de boa vontade em relação ao protestantismo sendo assim aquele que viveu antes do concílio vaticano 2º esgotou e bom som em seu livro as características do ambiente menos tolerante álcool viveiro enquanto o segundo apenas recuou os ares mais tolerantes da sua própria época essa mesma analogia que acabei de fazer pode servir para explicar as peculiaridades de cada evangelho ao descreverem a vida de jesus de nazaré mesmo que pareçam a princípio contraditórias cada evangelista na rua vida de cristo com colorido
próprio de personalidade ambiente contexto e propósitos contudo eu pra você não há nada de dramático à mente sério que coloque em dúvida a reputação historiográfica daqueles que produziram estes textos sagrados afinal pequenos erros ainda que ocorram são peculiares mesmo nos mais exímios historiadores modernos e também na atividade e tem mais diferente do que muitos imaginam as aparentes incongruências dos evangelistas atestam a sua legitimidade isto mesmo veja o que disse a doutora suzana camargo desembargadora e escorredor a do tribunal regional federal da 3ª região a testemunha não é uma máquina fotográfica ou filmadora pelo que diante
dos fatos variáveis e complexos que lhes são impostos é natural que selecione aqueles que mais lhe interessam e após essa seleção a informação passada para o campo afetivo onde sofre as interferências dos valores e opiniões do receptor que permitem a qualificação dos fatos como bons ou maus para só então aflorar no campo operacional mediante a exterminação do que foi visto ou ouvido assim o depoimento das testemunhas que presenciaram os mesmos fatos podem ter colorações diferentes enfoques díspares sem que estas discrepâncias indiquem a ocorrência de inverdades nas declarações pois cada pessoa vê a situação sob uma
perspectiva própria percebeu viu muito bem pois justamente o fato de os evangelhos possuírem certas peculiaridades diferentes entre si como disse a desembargadora demonstra que os textos não foram editados para convencer o leitor de um relato falso se não essas contradições desapareceriam ou em linguagem jurídica as testemunhas teriam sido contratadas elas não seriam sido espontâneas teria havido uma orientação do advogado mas como não houve orientação nem saio para que todos dessem a mesma versão este colorido diferente nos evangelhos aponta para a honestidade do testemunho que dela mas eu sei que você dirá e como faremos para
saber em detalhes o que realmente aconteceu quando o evangelista por exemplo diz que jesus estava entrando em jericó para curar um cego enquanto o outro fala que ele estava saindo da cidade e que curou dois cegos ambos os relatos não podem estar certos um deles deve ter se equivocado o que fazer em situações como esta de fato para os que advogam a doutrina da herança isto é que a bíblia não poderia conter nenhum mínimo erro para então ser inspirada por deus isto realmente é um problema mas para aqueles que entendem que a inspiração de deus
é dinâmica que a inspiração é deus falando com sotaque humano e por isto deixando que as pequenas incongruências da linguagem humana estejam presentes na revelação sem afetar o conteúdo principal da mensagem isto não será um problema o profeta pode ter errado num outro detalhe mas na essência da mensagem ele acertou sabe porque o que foi inspirado por deus tudo bem vir alguém mas como decidir nos casos de incongruência dos relatos bom eu acho que nesse caso aquela pista dada pelos juízes na área do direito seria válida então o que o leitor deve fazer é atentar
para os pontos de convergência dos diversos depoimentos para então selecionar aqueles elementos comuns que poderão embasar a convicção um mínimo sempre se manter a cor dominante no caso de serem verdadeiras as informações prestadas isso deverá ocorrer e é justamente nesse ponto que o eleitor deve procurar para conseguir aferir a respeito das semelhanças dos fatos narrados outros aspectos relevantes que devem ser considerados para efeito de aferição da credibilidade do depoimento dizem respeito ao tempo em que a testemunha esteve frente aos fatos frente o objeto do relato bem como a respeito da freqüência e da reiteração de
sua ocorrência ou seja uma testemunha que esteve por mais tempo frente aos fatos que está testemunhando tem mais condições de captar maiores detalhes do que outra que presenciou os fatos apenas de modo rápido além de que se a situação é vista com freqüência por exemplo todo dia ele vê um assalto pode ser que ao testemunhar um latrocínio específico pode se dar o caso dele confundir algo que viu num assalto anterior e atribuir erroneamente a esse segundo são coisas assim que o leitor deve ter em mente ao comparar textos como por exemplo os evangelhos temos por
exemplo o caso de matheus que diz que o sermão da montanha como o próprio nome indica foi pregado numa montanha da galiléia para os discípulos em particular está em mateus capítulo 5 vez um agora quando você vai para o mesmo texto em lucas lucas coloca o mesmo sermão pregado numa planície e inclui entre os ouvintes tanto os discípulos como toda a multidão comparem sua bíblia e lucas capítulo seis versos 17 agora uma maneira de resolver esse dilema seria imaginando que jesus tenha pregado o mesmo sermão em duas ocasiões diferentes sendo que mateus se lembrou de
uma em que ele mesmo esteve presente e lucas se informou a respeito de outra pois ele mesmo não fazia parte do círculo inicial de discípulos ou ainda também podemos supor que um dos dois tenha se equivocado nesse pormenor que como eu disse não ameaça em nada a centralidade do discurso que quiseram transmitir a respeito de jesus cristo mas outra pergunta que alguns podem fazer é como surgiram esses quatro evangelhos quem teve a idéia de escrevê los e por quê bom este assunto nós trataremos depois do intervalo então não sai daí que evidências volta já [Música]
estamos de volta com o programa evidências hoje conversando um pouco sobre a origem e propósito dos evangelhos segundo as conclusões mais atualizadas sobre a história da produção dos evangelhos uma grande parte dos estudiosos têm chegado às seguintes ponderações primeiro por conterem uma grande quantidade de histórias comuns e na mesma sequência e algumas vezes utilizando a mesma estrutura de palavras os evangelhos de mateus marcos e lucas são chamados de sinóticos isto é possuidores de uma mesma visão conjunta joão por sua vez pertence a uma tradição independente formada na ásia menor no final do primeiro século em
segundo lugar cronologicamente falando tudo indica que marcos é o evangelho mais antigo que serviu de fonte informativa para mateus e lucas e joão foi o último evangelho produzido de modo independente e finalmente em terceiro lugar há uma probabilidade mas não a certeza absoluta que houve um tempo anterior aos evangelhos canônicos um ou mais documentos chamados de ágrafa que continham as chamadas no guia de jesus ou sentenças ditas provavelmente em aramaico por cristo esses documentos em especial o livro que os exegetas chamam de que serviram de fonte para os hipnóticos agora como se chegou a estas
três conclusões tudo começou com este homem cal lightman em 1835 ele percebeu que mateus e lucas coincidem na ordem dos seus relatos apenas quando seguem o enredo de marcos quando um deles refere um outro sempre concorda com marcos além disto as passagens que apareciam em mateus e que marcos não trazia eram via de regra frases ditas por jesus que quase não existem no texto de marcos era apenas uma hipótese mas que foi aceita e abraçada por muitos estudiosos da época três anos mais tarde cristiano ver o outro estudioso alemão defendeu uma tese de que pelas
coerentes observar sons de larman deve se concluir três coisas primeiro que marcos precedia a lucas e mateus segundo que mateus e lucas utilizaram se de marcos da produção dos seus evangelhos e terceiro que haveria outro documento anterior a marcos que possuía uma coletânea de ditos do senhor esta coletânea que seria posteriormente chamada de fonte que o documento que que vem do alemão com l que significa fonte naquele idioma sobre esse ponto os acadêmicos são divididos aos que afirmam com veemência a existência da chamada fonte que e até procuram reconstruir o seu conteúdo por outro lado
aqueles que são mais céticos afirmando que tudo não passa de especulação sem provas e temos também os mais moderados que se limitam a afirmar que existiu provavelmente uma fonte que e que talvez sejam ditos originais de cristo mas que não poderíamos ir muito além disso uma coisa interessante nesse sentido é que em relação ao evangelho de mateus alguns entendiam que ele seria uma tradução grega de um original hebraico ou seja mateus não teria escrito seu evangelho em grego mas na língua sagrada dos judeus contudo os mais conceituados filólogos têm concluído que o texto matei ano
conforme aparece na bíblia hoje não tem característica de ter sido uma tradução grega de um suposto original hebraico ele foi sim escrito em grego mesmo o problema é que para pias gerar polis um escritor cristão do segundo século que segundo a tradição teria sido secretário do apóstolo joão e que escreveu o evangelho sobre o seu ditado afirma que mateus ajuntou os oráculos do senhor em língua hebraica e cada um os interpretou o melhor que pode uma forma de entender esse dito do antigo autor cristão seria compreender que ele esteja falando justamente daquela suposta coletânea de
ditos de jesus que os acadêmicos chamam de monte que de fato note que o clamor de cristo meu deus meu deus por que me dizem para assistir é apresentado em marcos no maico enquanto em mateus o mesmo texto aparecem língua hebraica compare sua bíblia e mateus 27 46 com marcos 1534 a pias também nos fala do evangelho de marcos e dá uma importante informação a seu respeito veja o que ele diz marcos tendo se tornado intérprete de pedro escreveu acuradamente tudo o que ele lembrava contudo não foi na ordem exata que marcos relatou os ditos
ou feitos de cristo pois ele nem ouviu o senhor nem o acompanhou pessoalmente por outro lado porém como eu disse ele acompanhou pedro que proveu as instruções necessárias para os seus destinatário mas não com a intenção de oferecer uma regular narrativa dos ditos do senhor de qualquer forma deve ser dito que marcos não cometeu erros ao escrever as coisas como ele as lembrava o curioso é que ele não menciona lucas nem joão embora este último pareça aludido uma informação final que ele apresenta no texto ele diz há também uma história de uma mulher que foi
acusada de muitos pecados perante o senhor e que pode ser encontrada no evangelho segundo de brews há quem diga que esse evangelho segundo o cebr els seria outra forma de chamar o evangelho de joão ou também que se trata de um evangelho perdido que a história da mulher adúltera de joão faria parte originalmente desse outro evangelho mas estas são apenas hipóteses ainda não confirmadas a alguns também que pensam que esse evangelho poderia ser a fonte que existe ainda outro documento que merece ser mencionado segundo alguns ele também teria sido escrito no segundo século e infelizmente
encontra se em completo em muitas partes trata-se do cano muratore ano a copa é mais antiga que temos dos livros do novo testamento com fome há entendimento da igreja ele foi descoberto na biblioteca ambrosiana de milão por ludovico antônio moratória e foi publicado portanto em 1740 na lista figuram os nomes dos livros o autor daquela época considerava admissíveis com alguns comentários a lista está escrita em latim e encontra-se infelizmente incompleta da isso é chamado de fragmento muratore ano em homenagem ao seu descobridor com todo esse documento é importante e ele leva a entender que o
cânon aceitava os quatro evangelhos dos quais dois são os evangelhos de lucas e de joão os outros poderiam ser mateus e marcos mas falta o princípio do banco escrito portanto é ali que provavelmente estariam o nome dos dois primeiros evangelhos o texto diz assim na continuação temos esta declaração o terceiro evangelho é o de lucas lucas era médico por profissão mas depois da ascensão de cristo paulo tomou consigo porque era um estudante de leis jurista lucas escreveu sua narrativa a partir de opiniões pesquisadas e afirmou em seu próprio nome mesmo sem ter tido contato com
o senhor pessoalmente se aplicou começando seu relato pelo nascimento de joão batista o quarto evangelho é o de joão um dos discípulos o fato importante de se mencionar é que muitos negam a autoria tradicional dos evangelhos supondo que a escolha dos atuais nomes se deu para legitimar o conteúdo que outras pessoas menos conhecidas havia escrito seria isto verdade veja que além da falta de documentos históricos que confirmem essa crítica o que faz da idéia mera especulação as evidências que temos apontam noutra direção por exemplo note que lucas só é mencionado poucas vezes pelo nome no
novo testamento marcos era um rapaz anônimo que provavelmente abandonou paulo como vemos em atos capítulo 15 mateus era um apóstolo pouco destacado e marcado pelo passado sombrio de cobrador de impostos com isso em mente raciocine comigo se a intenção fosse da autoridade o documento evangélico o ideal seria que escolhessem nomes como dp apolo paulo thiago e que deixassem bem explícita autoridades daquele que escreve o próprio fato do nome dos autores não aparecer no texto interno dos evangelhos demonstra que tal teoria não se sustenta à luz da evidência literária por isso até que se prove o
contrário à tradição que aponta mateus marcos lucas e joão como os autores dos quatro evangelhos parece ser o caminho mais lúcido mais lógico se seguir a tradição reconhece como oficiais quatro evangelhos que contém a vida e as obras de jesus nazaré como eu disse são eles mateus marcos lucas e joão apenas dois mateus e joão teriam sido discípulos de jesus ao passo que os demais marcos e lucas pt seriam possivelmente uma segunda geração de crentes ambientado num tempo de pregação apostólica ocorrida após a morte e ressurreição de jesus embora uma tradição antiga a ponte marcus
como presente nos eventos últimos da santa ceia e da morte da ressurreição de jesus em jerusalém ao que tudo indica ele não fazia parte do primeiro ciclo de crentes na iconografia medieval os evangelistas costumam aparecer em quatro diferentes símbolos extraídos de uma visão de ezequiel o capítulo 11 esta está refletida também no livro de apocalipse capítulo 4 as imagens normalmente aparecem com asas e formas que misturam a face humana ea face de animais o sentido desses ícones é completamente poético não se pode dizer que o perfil que ele tem é realmente o significado de cada
um dos evangelhos o que é intenção original das visões do apocalipse e de ezequiel fosse representar ele os evangelhos ademais a sua explicação para o rol de tempo em tempo desde que apareceu numa das primeiras sugestões feitas por são jerônimo no quarto século o seu valor hoje portanto é apenas artístico e não teológico eu não posso dizer que cada um daqueles animais representam especificamente mateus marcos no lucas e joão contudo permanece uma certeza os evangelhos são visões diferentes porém não contraditórias elas são complementares e harmoniosas do todo da vida do filho de deus são quatro
etapas descrevendo de maneira diferente porém em harmonia a vida e as obras de jesus de nazaré agora o mais interessante dessas quatro visões é que você pode ler os evangelhos identificar talvez mais com um do que com outro olha como deus foi sábio o evangelho de marcos é o evangelho com uma característica quase infantil ele fala de jesus usando os diminutivos usando detalhes que os outros apresentam é um evangelho mais simples é um evangelho quase para iniciantes quando você vai para o evangelho de mateus ele já é mais a detalhado mais numérico talvez pelo perfil
do seu próprio escritor que era cobrador de impostos lucas é o mais historiográfico de todos e joão o mais filosófico quatro versões diferentes de um mesmo evento histórico o evento da nossa salvação o evento da nossa redenção o evidências de hoje fica por aqui uma semana que vem temos um novo encontro na tv novo tempo o canal da esperança um abraço e até lá [Música]