E aí o futebol jamaicano nasceu em Kingston em 1932 e faleceu em Londres em 2014 e foi de uma família de classe média negra na Jamaica e como classe média ele frequentou colégios importantes e qualidade na Jamaica nessa condição ele com 19 anos vai completar seus estudos na Inglaterra ele me dá pra Inglaterra para terminar a dona da cidade e ali embora a sua origem seja de classe média na Jamaica ele é colocado no gueto como negro jamaicano terceiro mundo de uma chega a colônia da Inglaterra ele vai vivenciar então uma situação muito diferente do
que ele estava acostumado vivenciar na sua terra natal em Kingston por conta disso futebol Vai sentir-se um eterno deslocado é apesar de ser considerado um grande aluno ele vai fazer uma carreira acadêmica brilhante ele fez foi deslocado e vai perceber que isso é uma realidade comum e entre todos os imigrantes que vivem é no império britânico por conta disso a sua teoria os seus conceitos as suas obras expressam não só uma proposta academia intelectual mas também são dilemas da sua própria vivência e sua tia ao se aproximar da corrente conhecida como estudos culturais britânicos a
preocupação desse flexlife discutir a cultura na Perspectiva marxista e real Então se aproxima desse círculo intelectual paralelamente a isso parte desse intelectuais da escola de birmingham descontentes com os rumos que estavam sendo tomados pelo partido trabalhista inglês pela esquerda britânico a tradicional é lança o movimento chamado meu lift o nova esquerda Inclusive essa movimento ainda tem uma revista que circula New left review é no qual a preocupação é pensar eco a essas questões ligadas à esquerda o pensamento marxista ao pensamento socialista devem super uma revisão em função de temáticas historicamente no abordadas por essa corrente
como por exemplo as dinâmicas culturais a grande novidade que o estou de folga trazer nesse estudos por Justamente não vai pensar que as dinâmicas João pressão a questão da cultura enfim todo esse Panorama aqui faltavam os debates entre os intelectuais da escola de birmingham está vinculado a o que vai chamar de dinâmicas relacionais e o que é muito interessante que é isso tchau embora e se aproxime dessa tradição marxista ele vai trazer uma certa originalidade na sua forma de interpretação é que hoje é essa tradicional mente quando se pensa na dialética marxista é a ideia
Central é que a tese antítese síntese ou seja das contradições e são inerentes aos processos históricos que chegam assim cima resultante que geram novas concepções para o Sport Hall a Confecções existentes no campo cultural não gera um simples enfim deslocamentos para ações originárias dessas dessas conflitos são deslocados a partir dos conflitos com seus antagonismos por isso quando ele fala que ele fez um deslocado significa que a sua origem histórica a sua tradição cultural jamaicana à medida que vai ficou deve ser colocada nesse nova situação nesse novo contexto de imigrante na Inglaterra ela não vai chegar
em uma síntese na contraposição com a Cultura hegemônica Britânica Mas quem vai ver deslocamentos tanto da Sua percepção quanto o negro caribenho jamaicano como também da própria cultura hegemônica e esse debate vai estar muito presente no estúdio Hall particularmente dessa obra da diáspora Infelizmente o seu derrota em Bauru é muito rica mas tem poucas coisas traduzidas em português nessa coletânea de artigos eu destaco é um texto que ele fala sobre o multiculturalismo é um texto chamado a questão multicultural nesse texto ele vai dizer que há uma diferença entre multicultural e multiculturalismo segundo o sol multicultural
é a qualidade da sociedade contemporânea no qual em função de uma série de processos históricos os panoramas dessa sociedades elas são multiculturais a diversidade que dá mais presente e multiculturalismo segundo o seu tio Val é a forma que você gerencia esse Panorama multicultural como é que você vai então gestionar Justamente esse Panorama suas dimensões culturais que são inerentes a essas sociedades contemporâneas Então primeiramente o que ele fala né que atualmente esse Panorama multicultural está mais presente na sociedade contemporânea ou elenca Três fatos históricos que levaram a isso A primeira é a decadência dos históricos impérios
europeus evidentemente destacando aí o próprio Império britânico as antigas colônias desse impérios europeus tornaram-se Nações Independentes países do continente africano países do Oriente Médio que eram colônias após Jamaica né conquistam sua dependência tão metida que essas Nações antigas colônias conquistam a sua independência constroem seus projetos estado-nação junto com isso vem também uma narrativa de uma identidade cultural Nacional ele vai acontecer né mais identidades culturais nacionais começam a ser consolidadas em como narrativas e função dessa mudança na própria configuração do mundo com as independências dessas Nações antigas colônias o segundo fax O que é o Raul
fita é o fim da guerra fria conflito já político não é construído após a Segunda Guerra Mundial que o punha nos Estados Unidos EA antiga União Soviética tem um conflito que reduzia todos os conflitos internacionais a essa bipolaridade entre o que se chamou né comunismo do bloco liberada pela antiga União Soviética e capitalismo do bloco liderado pelos Estados Unidos né para mim aba todos os debates ponto de ideológicos quando se acaba a Guerra Fria outras dilemas e conflitos que eram subordinados a essa de se conflito já político da Guerra Fria passa a ter mais visibilidade
entre ele as dinâmicas aí dos conflitos culturais e o terceiro é fato histórico e a globalização globalização é essa consolidada contratualismo capital ele vai ser transformação alisando em níveis muito maiores e somente os contatos entre povos a si mesmo certinho não seus territórios a própria concentração maior de riquezas né com essa nova o padrão de acumulação do Capital gera migrações forçadas de países mais pobres para os países mais ricos é o próprio capital à medida que ele vai expandindo suas fronteiras vai para vendo também que esses operadores do gerenciamento do Capital também viajam para vários
outros países e e somente Então os contatos culturais Então os panoramas a diversidade cultural vão se querer bom se tornando mais presentes mais intensos E aí então traz para essas esses arranjos institucionais da Democracia Liberal desafios de como você vai gerenciar é esse Panorama multiculturais que são produtos e justamente desses processos históricos e o Raul Então vai curtir multiculturalismo a partir disso ele elenca 15 Tem vários tipos de multiculturalistas existe o multiculturalismo comercial que é a tendência de e essa diversidade cultural em nichos de mercado de consumo são apropriadas como formas de produção de mercadorias
segmentadas existe o multiculturalismo conservador no qual independe a ideia de que é essa diversidade cultural tem que ser tratada pela retificação a gente pode ser como exemplo é a própria lógica do apartheid na África do Sul é o que ocorre por exemplo hoje é Israel com os palestinos a intolerância leva muros né você vai identificando essas diversidades culturais mas o que é interessante nesse texto é do real é quando ele vai dizer que ao mesmo tempo que existe uma Concentração monopolização da produção cultural nas grandes plataformas ele não fala isso né isso mais recente Mas
a gente pode falar atualizando concerto dele nessas durante plataformas de streaming e dá uma concentração global é desse processo distribuição dos bens culturais Ele disse que é a a operação subalternada diferença a globalização ela confere poderes conceda recursos é a desigualdade social forma imigrações mais esses grupos migratórios subalternos busca uma expressão justamente reivindicando essa sua singularidade cultural então a diferença que vai se proliferando de Formação moderna que tem esses potenciais críticos e transformadores é emprestando um conceito também de outro Pensador importante que é o rouba o seu tirou ele apresenta o conceito de tempo liminar
das minorias que quer dizer com isso que essas melhorias Vet nega vem do dia culturais tem momentos pontuais por isso o tempo liminar que vão estressando essa diversidade e se por um lado essas ações dessas minorias liminarmente não conseguem por exemplo enfrentar a contento esse poder Global Avassalador por outro e pede que responder global ou homogenize totalmente a perspectiva cultural então segundo ele foram os essas constantes de deslocamentos tanto por Parte dessas melhorias que estão imersas nesse poder global que tende que porta uma certa uma organização mas também no próprio poder global que tenta homogenizar
Mas obrigado articular se é dialogar com essa e tempo liminar das minorias e isso vai criando então esses as circularidades essas modificações que vão correndo no terreno da cultura o que eles observar então é que os futebol com essas discussões ele vai esfriar essa tradição marxista mas vai destacar na sua tradição justamente um feto Campo da tradição marxista que prioriza a dimensão relacional com a Inovação que o Raul vai ter dentro da tradição marxista e no outro terço da é chamado o Marxismo sem garantias ele vai definir bem isso é justamente que ele vai fazer
uma crítica a uma certa apropriação do pensamento marxista que pensa a infraestrutura ou base econômica como determinante em última instância de todas as dimensões da vida social é o que é ver isso né aí foi estrutura a base econômica é Instância que determina EA superestrutura anos a cultura política os arranjos funcionais são meros reflexos dessa base econômica o rabo a procurou então uma releitura dessa visão é do Max dizendo então que é a infraestrutura determina em primeira instância a uma primeira determinação por parte da mais econômica mas a autonomia relativa ao processo próprio dessa super
é sutura portanto a cultura ela tem uma dinâmica própria autonomia relativa embora ela se origina e é dessa base econômica voltando à discussão do multiculturalismo desse tempo liminar das minorias têm tá dizendo pra gente ora essas minorias expressam a diversidade evidentemente como ação reativa a esse poder hegemônico mas ao mesmo tempo que ela expressa diversidade além do que podemos ver Mônico se consolide ela também não chega a ser algo que vai derrubar mas poder hegemônico é uma contradição permanente segundo o futebol Exatamente esse elemento que ele vai então pensar na construção dessas teorias sobre cultura
o que esse interessante né quando nós vamos pensar na importância do pensamento Bial a independente aí das concordâncias né ou divergências o rauá contrário dos seus anteriores na escola de bíblica ele veio da ciência a linguagem né da literatura os demais pensadores Raymond Williams Eduardo Thompson é o Richa rugas são das em sociais bom e o que interessante né é uma festa pendência né dos pensadores dessa área das em sociais de pensar categorias mais fechadas e o hall pensa sempre categorias mais abertas mais excluídas é mais transitórias e no próprio estilo do texto dele nós
vamos pegar os ensaios da diáspora e a própria a própria obra dele identidade cultural da pós-modernidade isso percebe que ele não tem uma preocupação de concluir processo ele vai né construído narrativas observando Justamente esse fenômenos culturais e isso é extremamente gigante Stuart Hall concordando ou não com ele vai apresentando dinâmicas que muitas vezes passam ser percebidas quando nós ficamos presos a categorias mais fechadas e esse é o alimento mais redutor da obra do seu tchau eu vejo assim um Pensador extremamente interessante instigante é que traz é questões importantes para pensarmos os dilemas dessa diversidade cultural
no mundo de hoje no qual esses trânsito suturais a bença para ver a pensar como é que a gente entende explica por exemplo uma plataforma translacional com a Netflix né transnacional vidente né então poder hegemônico só que ao mesmo tempo nessa plataforma para Nacional você tem a presença de seriados como a sintonia né o feriado produzido é por Brasileiro né O Conde Vila que produz né vários clipes vídeos é de funk hip hop que ela contou de Periferia né contou de Periferia minorias por tanto tempo liminar das melhorias que tenha uma produção audivisual que têm
uma repercussão internacional graças ao plataforma do Poder hegemônico então é muito interessantes essa possibilidade de análise Aqui o rapaz inventa e inclusive né no outro livro dele a identidade cultural na pós-modernidade se vai dizer o seguinte essa ideia de um sujeito centrado um sujeito único com uma perspectiva direito o que está presente nos projetos por exemplo de identidade nacional ele está em xeque estava em cheque já muito tempo segundo ele o que ele vai dizer então a vidente dades são narrativas que estão vinculados a projetos nacionais projetos políticos projeto de emancipação só que proferi narrativas
elas são constantemente reconstruídas são constantemente re-significados e está mente as relações os seus conflitos você não antagonismos é que mostram como é que esse processo vão acontecendo aí o que que vai conhecer mais to the real o livro né é principal isso aqui mesmo da diáspora nessa um ensaio são artigos são muito organizados pela professora livros o Vick interessante a da diáspora né ele sai deslocamento aliás também deslocamento deslocamento pessoal de pensamento e percepção de para pensar primeiro né O que é diáspora o que que é você pensar Terra no exterior é a questão multicultural
que esse texto que eu falei bastante aqui né totalmente oposta colonial e depois vai fazer uma excursão sobre estudos culturais são corrente no qual ele faz parte da cultura popular e identidade recepção e depois no final tem uma entrevista na estante rápido futebol uma entrevista É aquele da sobre a sua trajetória pessoal e acadêmica e esse livrinho aqui né o livrinho é que interessante que ele faz uma reflexão sobre como é que se dá o que é esse lado cultural neste momento nós chamamos de pós-moderno tá sempre que eu lembro mais ensaístico né É Uma
Super Matte e é mas também interessante e tem uma obra interessante o pessoal da PUC São Paulo organizou o projeto história aí não é São textos refletindo senhor tchau é porque essa história sorte real e aqui interessante nesse livro 2018 que eles vão fazendo uma série de reflexões da aplicação das teorias os conceitos de sorte Hall em fenômenos contemporâneos que o momento hip hop né Movimento Funk O Samba Aí fim expressões culturais periféricas populares no Brasil como é que as podem ser estudadas refletidas a partir dos conceitos do futebol E aí