E se eu te dissesse que tem umas paradas muito loucas que só quem tem a primeira versão do GTA V, aquela de 360 e Play 3, tem o benefício de ver? Sério mesmo, galera! Tem muita gente que joga a versão de PS4, PS5 e PC e acha que tem coisas exclusivas, que não têm na geração antiga, mas eu vou te falar uma coisa: existem coisas que você só consegue ver na primeira versão lançada de Play 3 e 360, sem nenhuma atualização, sem nada; coisas completamente exclusivas.
E é isso que eu vou estar mostrando para você no vídeo de hoje. Vou estar mostrando para vocês um compilado de coisas que têm apenas na primeira versão do game, sem atualizações, ainda porque algumas, no próprio PS3 e 360, já foram mexidas, outras só foram mexidas nas próximas versões, que são PS4, PS5 pra frente. Sabendo disso, já deixa o seu like clicando aqui embaixo e se inscreve no canal.
E bora começar! Bom, vamos por partes aqui para que você não se perca, tá? Existem algumas coisas que eu vou estar mostrando aqui que, somente se você estiver jogando realmente a primeira versão, tipo a 1.
00 do Play 3 e do 360, você vai conseguir ver. Como que você, que tem um Play 3 ou um 360, consegue ver isso? B) Você remove todas as atualizações que têm instaladas no seu GTA; desinstala o GTA e reinstala ele novamente.
Não coloca nenhuma atualização nele, nem mesmo as gratuitas, nem de correção de patch, nem nada, e você vai conseguir ver todas as paradas que eu vou mostrar aqui. Algumas aparecem mesmo depois dos patches de correção, entre outras coisas, só que outras só têm exatamente nessa primeira versão. Dito isso, vamos lá!
Primeira parada que a gente tem aqui no 360 e no Play 3, que muita gente não sabia que era diferente, é o tiro da arma de choque. Na verdade, não é o tiro exatamente, né? Não é ele, tanto que é diferente, e sim a contagem dele.
Se a gente olhar na nova geração, a gente vê que lá em cima, no canto superior direito, a gente tem uma barra que recarrega toda vez que a gente dá um tiro com a arma de choque. Só que quando você joga na primeira geração de consoles, a gente vê que ali é uma barra de porcentagem. Inclusive, quando a gente está jogando na nova geração, que a gente joga em primeira pessoa, é possível ver essa mesma barrinha direto na arma de choque, né, carregando ali na parte de trás da arma e tal.
E quando a gente joga na primeira versão de consoles, na versão ali de Play 3 e 360, mesmo na última versão do Play 3 e 360, você não tem essa opção, né? Você vê que ele é completamente diferente. Conta aí para mim: você já sabia dessa outra parada, que foi muito misteriosa na época que saiu?
Isso daqui se manteve até o final da geração do Play 3 e 360. Isso aqui foi muito, muito, tipo, mega misterioso mesmo. É o seguinte: vindo nessa parte aqui do mapa, pertinho do Fort Zancudo, existia uma lápide misteriosa na montanha.
E galera, muito se teorizava sobre isso, tá? O ano de 2013, 2014 foi um bagulho de louco, né, em cima de mistérios, e esse daqui também era um dos mistérios. Muita gente já naquela época mesmo suspeitava de que aquele túmulo, né, naquela localização, não passava de um erro do jogo.
Na verdade, tipo, ele não seria nenhum mistério nem nada, apenas um erro de algum desenvolvedor ou algo do tipo. E aí, isso acabou sendo meio que confirmado quando saiu a primeira versão de PlayStation 4, porque nas versões que vieram em seguida, né, Play 4, Xbox One, PC, Play 5, nenhuma dessas versões tem essa lápide. O que quer dizer que realmente se tratava de um erro, né, de desenvolvimento ou algo do tipo.
Só que os caras não removeram isso daí, mesmo com diversos patches na versão de Play 3 e 360. Outra coisa muito bacana que tinha, velho, na primeira versão ali do GTA, que isso só durou até o 360 e o Play 3, de verdade, são as atualizações que a gente tinha do online pro história. Para quem não pegou essa época, tá?
Começou a jogar GTA V ali depois de 2015, 2016. Quando você jogava na antiga geração e saia uma DLC no GTA Online, essa DLC normalmente continha veículos, como aviões, carros, entre outras coisas. E qual que é a parada aqui que é muito louca?
Velho, todos esses veículos também vinham pro GTA offline, a gente poderia usufruir deles, né? Veículos como Zentorno ou mesmo os aviões Deluxo, entre outros. Todos esses veículos saíram em patches depois, né?
Eles não vieram com o game original, porém, eles foram incrementados no jogo. E quando saiu a versão de GTA V, por exemplo, de Play 4 ou de Play 5, eles já vêm com esses games que saíram com atualizações no Play 3 e no 360. Mas se você jogar a primeira versão de todas, você vai ver essa tela aqui com a quantidade extremamente limitada de veículos, velho.
E aí, à medida que foram saindo atualizações — que eu acho que no 360 e no Play 3 foi até a 1. 27 — a cada atualização eram adicionados novos veículos, tanto no online quanto no modo história. Porém, essa ideia acabou se corrompendo com o tempo e hoje em dia a gente não tem mais nada disso, né?
Existem milhares de veículos no GTA Online, enquanto a gente tem uma quantidade extremamente limitada no modo história. Agora vou soltar uma pedrada aqui que, mano, quase ninguém percebeu, tá? É muito parecido também com o da arma de choque, mas mesmo as pessoas que jogaram lá em 2003, eu duvido muito que sabiam disso.
Quando a gente pegava um Buzzard de ataque. . .
Né que é aquele helicóptero que contém mísseis? O modo de mira dele, sem ser o da metralhadora e sim o de mísseis, era um ponto simples, tá? Tipo como se fosse a mira de uma arma simples.
Então, quando você mirava em alguém, né, você não tinha aquele quadrado. Mesmo quando você estava usando os mísseis guiados, ele era apenas um pontinho. Isso já foi arrumado na própria versão de PlayStation 3, depois de alguns patches, né?
Quando você está jogando ali o patch 1. 27, você já consegue ver que essa parte já foi corrigida e a gente passa a ter uma mira quadrada, ali, como o uso normal, né? Saindo daquele pontinho, que ficava extremamente difícil de enxergar, caso você estivesse com um helicóptero tentando derrubar outro helicóptero.
Mas mesmo na primeira versão do GTA V, né, sem atualização nenhuma, sem nenhuma DLC, você já conseguia trocar aquela mira, né? Do pontinho para aquela parte quadrada. Bastava você entrar em configurações e trocar a mira de simples para complexa.
Isso eu costumo fazer muito por causa das armas do GTA V, né? Cada um tem uma mira diferente quando você usa a mira complexa. E aí, se você ativasse essa função dentro do GTA V, na sua primeira versão, a mira do helicóptero também trocaria e ficaria como a gente conhece hoje.
A diferença é que, hoje em dia, essa mira já vem por padrão nos helicópteros e naquela época ela não vinha, né? Era somente aquele ponto extremamente difícil de enxergar. Uma outra parada que foi removida com o tempo, tá, foi a facilidade de abrir as portas traseiras de aviões.
Isso seria o Cargo Bob e o Cargo Plane, eu acho que é Cargo Plane o nome do outro, é o Titan, lá do Forte Zancudo, né? Não é o Cargo Bob. O Cargo Plane e o Titan do Forte Zancudo eram muito fáceis de abrir as portas desses aviões na primeira versão do GTA V.
Era um bagulho de louco! Mas bastava, ali, no GTA Online, mesmo você dar uma bicuda, ali, que aquelas portas acabavam abrindo com muita facilidade. E isso foi removido pela Rockstar e corrigido bem no começo, porque isso fazia com que as pessoas conseguissem duplicar veículos no GTA Online com muita facilidade.
Com esse esquema de duplicação de veículos, o pessoal ficava rico muito rápido, não precisava fazer golpes, missões, nem nada. E aí a Rockstar bloqueou isso rapidamente. Velho, foi muito rápido!
Em seguida, nós temos aqui a remoção de uma bandeira confederada. Existe uma bandeira confederada, que inclusive é vista também no trailer do personagem Trevor, né? E a gente consegue ver essa bandeira no meio do game, dentro aqui do game mesmo, ali no acampamento dos Lost, onde o Trevor explode aquele monte de trailer, etc.
Se você vier bem nessa parte aqui do mapa, você vai conseguir ver a bandeira, aqui. Porém, essa bandeira só está aqui na versão de 360 e Play 3, na versão 1. 00.
Depois de alguns patches, por razões políticas, a Rockstar acabou removendo essa bandeira daqui e deixou completamente sem nada nas versões de 360 e Play 3. E realmente tá sem nada, tá? Dá para você ver ali que tem tipo uma marca, ali, né?
Onde seria a bandeira e tal, e ali a Rockstar acabou removendo. Quando a gente passa agora para a versão de Play 4 para frente, né? Play 4, PC, Play 5, etc.
, você vê que agora tem uma bandeira dos Estados Unidos ali, ao invés de, de fato, ter a bandeira confederada ou qualquer outra coisa do tipo, por razões políticas. Eu não sei qual é a treta que envolve ter aquela bandeira ali ou não. Estamos falando apenas de um game, mas vai saber, né?
A Rockstar removeu. E quando a gente tá falando de GTA, né, a gente tá falando de uma paródia da vida real em tudo. Tudo no GTA é paródia de alguma coisa, né?
Seja o observatório, a cidade, os carros, não importa. Tudo, de fato, é uma paródia e muita gente aceita isso com perfeita facilidade, né? Isso é algo bem tranquilo, pelo menos do meu ponto de vista, de se interpretar.
Mas, apesar disso, a gente acaba vendo que existem alguns problemas, né? Existem algumas pessoas que não gostam de ver os seus trabalhos replicados dentro de um game. Um exemplo disso é uma escultura que tem aqui na praia de Los Santos, que na vida real é uma escultura de Mark di Suvero, eu acho que é essa a pronúncia correta.
Ela é uma escultura baseada no trabalho de um artista real mesmo, que é esse cara, né? Mark di Suvero. E ela foi removida do jogo e substituída por uma parede oxidada.
Depois de o cara entrar com processo contra a Rockstar, para você conseguir ver essa daqui, você tem que estar jogando a versão 1. 00 do jogo. E aí você vem nessa parte aqui do mapa, bem aqui na praia de Los Santos, e chegando aqui você vai ver essa escultura, né?
Com vários ferros e tal. Porém, se você vier aqui depois de aplicar alguns patches dentro do seu GTA V de Play 3 ou mesmo de 360, você já vai ver que isso daqui foi removido e substituído por uma parede oxidada. Eu não sei se eu poderia dizer isso, né?
Mas é um negócio aqui muito maior, muito mais robusto que você não tem na versão original do game. E aí, nas versões subsequentes, né? Obviamente Play 4, Play 5, XBOX ONE, PC, etc.
, todos são dessa forma, aqui. Mas se você tem um Play 3 ou 360, você consegue ver a escultura original que tinha nesse game. Além dessa pedrada que eu acabei de soltar aqui, tem uma muito louca que você também só pode ver na versão de 360 e Play 3, independente do patch, tá?
Até no. . .
Último Pet, ele tá lá. É um rosto na montanha que faz referência a um personagem do Breaking Bad. Na verdade, eu não tenho certeza se ele faz referência ao cara do Breaking Bad ou não, porque, sei lá, pode ser outro rosto, né?
Enfim, porém, dentro do GTA V, de novas versões, né? O GTA V de nova geração, a gente vê que, no lugar desse rosto aqui, foi substituído por uma calinha completamente bizarra, né? Muito estranha, um desenho todo feio, todo horroroso.
Mas, enfim, foi completamente substituído, o que prova que aquilo ali não deveria estar ali da primeira vez, né? Não era um "steg" que a Rockstar criou, provavelmente. Foi algo que algum desenvolvedor colocou ali para sacanear a galera e deixar como "steg" e etc.
Outra coisa que também tinha dentro do GTA V, na primeira versão dele, que era muito comum e que a galera fazia muito, e que a Rockstar se apressou demais em resolver, era um glitch que permitia explorar North Anton. North Anton é a cidade do prólogo, a cidade da missão Águas Passadas, que é a cidade congelada que todo mundo quer acesso dentro do game, e a Rockstar nunca libera essa porcaria. Mas, enfim, na primeira versão do game existia um glitch muito fácil que fazia com que as pessoas pudessem viajar para lá no modo livre, né?
Se eu não me engano, pelo que eu pesquisei e entendi, basicamente, a pessoa precisava entrar num serviço depois de ter passado dessa missão, né? Depois de ter passado da missão Águas Passadas, ela só precisava entrar num serviço do GTA Online e sair. E, depois disso, o mapa de North Anton ficava ali liberado.
Bastava você pegar um carro—não, desculpa, um helicóptero—e ir até lá que o mapa estaria desbloqueado para você. Por ser um glitch muito fácil e rápido de se fazer, quando a galera descobriu, a Rockstar acabou corrigindo com muita velocidade, porque a Rockstar, de fato, não quer que você explore essa cidade. Apesar de hoje ter métodos para isso, né?
Tem um vídeo aqui em cima, vou deixar aqui no card com três métodos para você explorar North Anton, que inclusive funcionam na antiga e nova geração de GTA V. A Rockstar sempre tenta corrigir esses bugs, só que alguns, né? Ou ela não tá buscando mais corrigir, ou talvez sejam incorrigíveis.
Uma última coisa que a gente teria aqui na versão de 360 de Play 3, que a gente não tem mais hoje em dia no GTA V, é o GTA Online original. O que seria o GTA Online original, galera? O GTA Online, eu penso, né?
Ele nasceu como uma forma de conectar os jogadores e manter a galera jogando. E isso, né? Eu acho que era muito visível ali nas primeiras versões, nas primeiras DLCs do GTA V, tanto que o foco era realmente que fosse um multiplayer ali, né?
Não tinha praticamente missões solo, não tinha golpe solo. Então, a ideia era que a comunidade se conectasse e crescesse ali. Porém, com o fim da geração de 360 de Play 3, acabou morrendo também o GTA Online original.
E, dali pra frente, veio um novo estilo de GTA Online, onde, hoje em dia, o GTA Online é muito mais sobre fazer você ganhar dinheiro dentro do game, né? Para você comprar diversos veículos que são super inflacionados no preço, enquanto a Rockstar vai dificultando cada vez mais os golpes e golpes e golpes, para que você possa, cada vez mais, ficar comprando Shark Cards e etc. , o que vai render muito para a Rockstar, ou benefícios como GTA Plus e por aí vai.
Então, o foco do GTA Online original era conectar uma comunidade e, hoje, o foco do GTA Online é sustentar a Rockstar enquanto ela não lança novos games. Além de todas essas coisas removidas da versão de PS3, tá? E eu não tava falando de versão Beta ou nada, eu tava falando ali depois do lançamento.
Existem coisas que foram removidas da versão Beta que vão aparecer aqui na tela final para você, como quatro finais desconhecidos que você muito provavelmente não sabia e que são incríveis. Clica aqui na tela final e já vê esses finais exclusivos que você provavelmente só vai ver aqui. Até o próximo vídeo, então.
Um abração e falou!