[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [MARIA] BEM-VINDOS, PESSOAL, PARA NOSSA ÚLTIMA AULA, QUE VAI TRATAR ESPECIFICAMENTE DE UMA UNIDADE TEMÁTICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA. NÓS TEREMOS OUTRAS AULAS QUE ABORDARAM AS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ENTÃO A TEMÁTICA A SER TRATADA HOJE É PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, DENTRE AQUELAS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS, NÓS JÁ TRABALHAMOS COM NÚMEROS, COM GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDAS E ÁLGEBRA.
ENTÃO HOJE NOSSA QUINTA E ÚLTIMA TEMÁTICA DE CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA. BOM, ENTÃO O TRABALHO COM PROBABILIDADE ESTATÍSTICA CONFORME NOSSO DOCUMENTO OFICIAL, QUE É O NOSSO DOCUMENTO DE REFERÊNCIA "BNCC", ELA TRATA DE INCERTEZA E DE TRATAMENTO DE DADOS, ESSE CAMPO PROBABILIDADE ESTATÍSTICA TEM A VER COM ESSES DOIS ELEMENTOS. TRATA DE ABORDAGENS DE CONCEITOS, FATOS E PROCEDIMENTOS PRESENTES EM MUITAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO QUE ENVOLVE A PROBABILIDADE, QUE ENVOLVE ESTATÍSTICA.
PRESSUPÕE-SE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA COLETAR, ORGANIZAR, REPRESENTAR, INTERPRETAR E ANALISAR DADOS E DIVULGAR ESSES DADOS EM UMA VARIEDADE DE CONTEXTOS, DE MANEIRA FAZER JULGAMENTOS BEM FUNDAMENTADOS E TOMAR DECISÕES MAIS ADEQUADAS. ENTÃO VEJAM QUE TAMBÉM AQUI NO DESENVOLVIMENTO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA A CONTRIBUIÇÃO DA MATEMÁTICA PARA O LETRAMENTO. AINDA NESSA UNIDADE TEMÁTICA, BUSCA-SE LEVAR OS ALUNOS A RACIOCINAR E UTILIZAR CONCEITOS, REPRESENTAÇÕES E ÍNDICES ESTATÍSTICOS PARA DESCREVER, EXPLICAR E PREDIZER FENÔMENOS.
E COM DESTAQUE AQUI PARA OS USOS DAS TECNOLOGIAS, COMO, CALCULADORAS PARA AVALIAR E COMPARAR RESULTADOS, PLANILHAS ELETRÔNICAS DISPONÍVEIS AÍ NOS SOFTWARES QUE AJUDAM NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E NOS CÁLCULOS DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA, COMO MODA MEDIANA QUE DAÍ JÁ SÃO ELEMENTOS MAIS ESPECÍFICOS DENTRO DA ESTATÍSTICA. ENVOLVE O CONSULTO DE PÁGINAS DE INSTITUTOS DE PESQUISA, COMO POR EXEMPLO, A PÁGINA DO "IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA", ENTÃO AGORA UMA BOA CONEXÃO CAMPO DA GEOGRAFIA MAIS BASICAMENTE. ESSAS CONSULTAS ELAS PODEM OFERECER CONTEXTOS POTENCIAIS, NÃO APENAS PARA APRENDER CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PRÓPRIOS DA ESTATÍSTICA, MAS TAMBÉM PARA UTILIZAR COM O INTUITO DE COMPREENDER A REALIDADE.
ENTÃO ESSES DADOS QUE ESTÃO EM SITES DE INSTITUTOS DE PESQUISA COMO IBGE, PODE NOS AJUDAR A AJUDAR OS ESTUDANTES A DESENVOLVER COMPREENSÕES DA REALIDADE. O TRABALHO COM PROBABILIDADE ESTATÍSTICA TAMBÉM PROMOVEM A COMPREENSÃO DE QUE NEM TODOS OS FENÔMENOS SÃO DETERMINÍSTICOS, OU SEJA, TEM UMA NOÇÃO DE COISAS QUE ACONTECEM ALEATORIAMENTE. E A EVENTOS CERTOS, A EVENTOS IMPOSSÍVEIS E A EVENTOS QUE TEM UMA CERTA PROBABILIDADE, OU SEJA, SÃO PROVÁVEIS DE ACONTECEREM.
ENTÃO O QUE É ESTATÍSTICA? ELA NÃO É APENAS UMA FERRAMENTA ÚTIL E NECESSÁRIA NA FORMAÇÃO CIDADÃ, MAS TAMBÉM ELA É UM INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO. ENTÃO ESTATÍSTICA TÁ NESSES DOIS VIESES, TANTO DO PONTO DE VISTA DA CONSTRUÇÃO DO QUE É CIÊNCIA, QUANTO PARA FORMAR O CIDADÃO.
ENTÃO É NECESSÁRIO UM PROCESSO EFICIENTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA, QUE ENVOLVE O QUÊ? DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS EM TRÊS DIMENSÕES, MAS DE MODO INTEGRADO; A DOS CONCEITOS RELACIONADOS AO CAMPO DA ESTATÍSTICA; A ORGANIZAÇÃO DE SITUAÇÕES DIDÁTICAS, ENVOLVENDO A TEMÁTICA ESTATÍSTICA; E A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS ESTATÍSTICOS PELOS ALUNOS, COMO É QUE OS ALUNOS ESTÃO APRENDENDO ESSES ELEMENTOS DA ESTATÍSTICA. ENTÃO A ESTATÍSTICA ELA PODE SER VISTA COMO UMA CIÊNCIA, QUE É UM CONJUNTO DE FERRAMENTAS PARA OBTER, RESUMIR E EXTRAIR INFORMAÇÕES RELEVANTES DE DADOS.
ELA É UMA CIÊNCIA PARA ENCONTRAR E AVALIAR PADRÕES MOSTRADOS PELOS MESMOS DADOS. PLANEJAR LEVANTAMENTOS DE DADOS OU DELINEAR EXPERIMENTOS E COMUNICAR RESULTADOS DE PESQUISAS QUANTITATIVAS. ENTÃO BASICAMENTE ISSO É O QUE A CIÊNCIA ESTATÍSTICA FAZ.
ENTÃO ELA É A CIÊNCIA DO SIGNIFICADO E DO USO DOS DADOS. E O QUE É UMA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA? ENTÃO O QUE É PREVISTO PARA ACONTECER NAS SÉRIES INICIAIS OU NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO UM TODO?
É O ESTUDO DA COMPREENSÃO DE COMO AS PESSOAS APRENDEM ESTÁTICA. ENTÃO A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA COMO UM CAMPO DE PESQUISA, ELA SE PREOCUPA EM SE PERGUNTAR COMO É QUE AS PESSOAS ESTÃO APRENDENDO ESTATÍSTICA, E ISSO ENVOLVE OS ASPECTOS COGNITIVOS E AFETIVOS E O DESENVOLVIMENTO DE ABORDAGENS DIDÁTICAS E DE MATERIAIS DE ENSINO. ENTÃO A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DA PSICOLOGIA, DA PEDAGOGIA, DA FILOSOFIA, DA PRÓPRIA MATEMÁTICA, ALÉM DA PRÓPRIA ESTATÍSTICA PARA ACONTECER A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA.
E A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA ELA TÁ MAIS BEM COLOCADA DENTRO DO CAMPO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, EMBORA OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, OUTRAS DISCIPLINAS TAMBÉM POSSAM TRABALHAR COM CONEXÃO COM A MATEMÁTICA. ENTÃO TAL COMO ACONTECEU COM O PENSAMENTO ALGÉBRICO, COM UM PENSAMENTO GEOMÉTRICO, A IDEIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA É A GENTE TRABALHAR O PENSAMENTO ESTATÍSTICO, QUE ELE É: A CAPACIDADE DE UTILIZAR OU INTERPRETAR ADEQUADAMENTE AS FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS NA SITUAÇÃO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, NA HORA QUE ESTÁ RESOLVENDO PROBLEMAS. O PENSAMENTO ESTÁTICO ELE ENVOLVE O ENTENDIMENTO DA ESSÊNCIA DOS DADOS E DA POSSIBILIDADE DE SE FAZER INFERÊNCIAS E RECONHECIMENTOS E COMPREENSÕES DO VALOR DA ESTATÍSTICA COMO UMA DISPOSIÇÃO PARA PENSAR NUMA PERSPECTIVA DA INCERTEZA.
O DADO ESTATÍSTICO ELE NÃO É O DADO REAL, ELE É O DADO QUE DÁ PARA VOCÊ PENSAR EM PERSPECTIVA APENAS. A ESTATÍSTICA NA ESCOLA BÁSICA ENTÃO, REQUER QUE SE TRABALHE COM FORMULAÇÃO DE QUESTÕES PERTINENTES PARA UM CONJUNTO DE DADOS, TENDO UM DADO, VOCÊ TEM QUE SABER PERGUNTAR AS COISAS PARA O DADO. VOCÊ TEM QUE DESENVOLVER NA ESCOLA BÁSICA O RESUMO DE ESTATÍSTICAS.
TEM QUE FAVORECER A ELABORAÇÃO DE CONJETURAS E COMUNICAÇÕES DE INFORMAÇÕES DE MODO CONVINCENTE E CONVENIENTE, NÃO NECESSARIAMENTE USANDO AINDA UMA LINGUAGEM FORMAL DA MATEMÁTICA. TEM QUE FAVORECER A INTERPRETAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE DIAGRAMAS E FLUXOGRAMAS. ALÉM DE DESENHAR EXPERIMENTOS E SÍMBOLOS SIMULAÇÕES PARA FAZER PREVISÕES.
ENTÃO IMPORTANTE TAMBÉM A ATIVIDADE DE PESQUISA EM ESTATÍSTICA, DENTRO DAS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ENTÃO PARA PODER TRABALHAR COM ESTATÍSTICA OU NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA COM CRIANÇA, A PROPOSTA É QUE VOCÊ TRABALHE TAMBÉM COM INVESTIGAÇÕES, COM SITUAÇÕES INVESTIGATIVAS. NAS QUAIS OS ALUNOS TÊM UM PAPEL ATIVO, COMO A GENTE VEM DISCUTINDO LÁ JÁ DESDE A AULA DE SOBRE CONCEPÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.
A PROBLEMATIZAÇÃO DE UMA PESQUISA DE MODO PARTICULAR, ENTÃO ESCOLHER O QUE É O TEMA, EM GERAL UM TEMA QUE TEM A VER COM UM PROBLEMA ATUAL E ESSE TEMA DEVE POSSIBILITAR UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE PREFERÊNCIA. NESSE MOMENTO DA PROBLEMATIZAÇÃO DA PESQUISA QUE VAI SE DEFINIR QUAIS SÃO AS PERGUNTAS QUE SE QUER DESENVOLVER DENTRO DE UMA PERSPECTIVA DE INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA. DEPOIS TEM UMA FASE DE PLANEJAMENTO DA PESQUISA, QUE É A DEFINIÇÃO DA POPULAÇÃO OU AMOSTRA QUE VAI SER INVESTIGADA.
A ESCOLHA ADEQUADA DAS VARIÁVEIS, QUAL A CARACTERÍSTICA DA POPULAÇÃO OU DA AMOSTRA QUE VAI SER AVALIADA, VISANDO TORNAR POSSÍVEL A CRIAÇÃO E O TRATAMENTO ESTATÍSTICO QUE VAI SER UTILIZADO, ENTÃO NESSE MOMENTO DO PLANEJAMENTO DA PESQUISA, TAMBÉM ELABORA-SE OS INSTRUMENTOS PARA COLETAR DADOS. VAI SER UM QUESTIONÁRIO? VAI SER UMA ENTREVISTA?
VAI SER UM FORMULÁRIO ONLINE? A GENTE VAI PESQUISAR ESSES DADOS NUM SITE OU EM ALGUM LUGAR QUE JÁ ESTEJA DISPONÍVEL A INFORMAÇÃO, NÉ, COMO QUE VAI SER. E AÍ, POR FIM A EXECUÇÃO DA PESQUISA, ENTÃO QUE É COLOCAR EM PRÁTICA O QUE FOI PLANEJADO, NÉ.
FAZER A COLETA DOS DADOS DE MODO UNIFORME, PARA QUE TODOS COLETEM DE UM JEITO PARECIDO. O TRATAMENTO E ORGANIZAÇÃO DESSES DADOS QUE ENVOLVEM CLASSIFICAR, SEGUNDO ALGUM CRITÉRIO. E CLASSIFICAR ENTÃO É UM PONTO INICIAL NA ORGANIZAÇÃO DOS DADOS, DEPOIS QUE OS DADOS ESTÃO CLASSIFICADOS, ENTÃO VAI DAR UM TRATAMENTO CRÍTICO E ANALÍTICO A ESSE MATERIAL.
A INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA NA ESCOLA ENTÃO ENVOLVE A INTERPRETAÇÃO E A COMUNICAÇÃO DE RESULTADOS QUE NÃO SÃO MERAS REPETIÇÕES DAS INFORMAÇÕES JÁ CONTIDAS NAS PRÓPRIAS MEDIDAS OU NA HORA QUE COLETOU O DADO, MAS É RETOMADA A PARTIR DAS PERGUNTAS DE PESQUISA. ENTÃO CONFORME O QUE ESTÁ SENDO PROPOSTO COMO PESQUISA PARA SER REALIZADA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA É QUE VAI SER FEITA ESSA REINTERPRETAÇÃO DOS DADOS COLETADOS. ENTÃO NÃO BASTA COLETAR O DADO E TER UM NÚMERO PARA SER COMUNICADO, TEM QUE SER COMUNICADO O RESULTADO DESSA PESQUISA A PARTIR DAQUILO QUE FOI PERGUNTADO.
ENTÃO HÁ DIFERENTES TIPOS DE ORGANIZAR OS DADOS, POR GRÁFICOS, POR EXEMPLO, CADA TIPO DE GRÁFICO DESTACA UM CERTO ASPECTO DO DADO. O QUE SÃO AS ESTATÍSTICAS, ENTÃO? ELAS SÃO MEDIDAS QUE DESCREVEM OS DADOS.
OS GRÁFICOS E ESSAS MEDIDAS QUE DESCREVE OS DADOS, OU SEJA, OS GRÁFICOS E AS ESTATÍSTICAS ELAS FORNECEM UM SENSO SOBRE A FORMA DOS DADOS, UM PANORAMA GERAL DOS DADOS E NÃO É APENAS UMA COLEÇÃO DE NÚMEROS, PORQUE SE ELA FOR UMA COLEÇÃO DE NÚMEROS, ELA NÃO TÁ PASSANDO AÍ POR ESSA PARTE DA CRITICIDADE. ENTÃO A FORMA DOS DADOS É UMA IDEIA DE COMO OS DADOS ESTÃO DISPERSOS OU COMO ELES ESTÃO AGRUPADOS E QUAIS CARACTERÍSTICAS SOBRE O CONJUNTO DE DADOS PODEM SER DESCRITAS. ENTÃO AQUI TROUXE ALGUNS EXEMPLOS DE COMO QUE A GENTE PODE PENSAR AS REPRESENTAÇÕES DOS DADOS A PARTIR DE GRÁFICOS E ESSES AQUI SÃO GRÁFICOS PICTÓRICOS, GRÁFICOS AGLOMERADOS, OU SEJA, SÃO REPRESENTAÇÕES USANDO OS PRÓPRIOS OBJETOS.
AQUI SÃO INSETOS CLASSIFICADOS ENTRE O QUE VOA E QUE NÃO VOA. ENTÃO DE OLHADA PARA SABER SE TEM MAIS OU SE TEM A MESMA QUANTIDADE NOS DOIS CONJUNTOS E QUAIS SÃO OS ANIMAIS EM CADA UM DOS CONJUNTOS, QUE VOA OU QUE NÃO VOA. ESSE AQUI É UM OUTRO GRÁFICO DE AGLOMERADO, TIRADO AGORA RECENTEMENTE DA INTERNET MOSTRANDO COMO TÁ SE ESPALHANDO O VÍRUS, CORONAVÍRUS.
A LEGENDA VERMELHA ALI, A MARCA VERMELHA ONDE TEM A MAIOR PARTE DOS CASOS, ENTÃO ELE É UM GRÁFICO DE AGLOMERADO, QUE ELE MOSTRA ONDE ESTÁ O FOCO E AONDE TEM MENOS, NÉ. AQUI POR EXEMPLO TEM ALGUNS PONTINHOS, MAS SÃO PONTINHOS DISPERSOS, O AGLOMERADO MESMO TÁ AQUI NA ÁSIA. OUTRAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS, O GRÁFICO DE BARRAS OU GRÁFICO DE COLUNAS, ESSES SÃO INTERESSANTES PARA A GENTE VER AO LONGO DO TEMPO, POR EXEMPLO, ESSE PRIMEIRO GRÁFICO AQUI AO LONGO DO TEMPO DE 1940 À 2010, COMO FOI A EVOLUÇÃO DE HABITANTES PARA TRABALHAR COM A DENSIDADE DEMOGRÁFICA.
NAQUELE LÁ USANDO O GRÁFICO AGORA DE BARRAS PARA REPRESENTAR O RANKING DA PRODUÇÃO DE LEITE EM LITROS NOS DIFERENTES ESTADOS, EM ALGUNS DIFERENTES ESTADOS DO PAÍS E NO PRÓPRIO BRASIL. ESSE GRÁFICO AQUI DE CÍRCULOS OU SETORES OU PIZZA, ASSIM QUE SÃO DENOMINADOS, ELES SÃO MUITO INTERESSANTES PARA A GENTE PERCEBER O TODO E A PROPORÇÃO DE CADA PARTE EM RELAÇÃO AO TODO, ENTÃO UMA RELAÇÃO INTERESSANTE COM O CAMPO DOS NÚMEROS. AQUI É PARA TRABALHAR COM A PARTICIPAÇÃO DOS GRUPOS DE PEIXES NA PRODUÇÃO DA PISCICULTURA, ENTÃO AQUI TEM OS TIPOS TILÁPIA, TAMBAQUI E O QUANTO QUE ELES REPRESENTAM NESSA CADEIA DE PRODUÇÃO.
O GRÁFICO DE LINHAS EM GERAL ELE É USADO PARA MOSTRAR EVOLUÇÃO DE UM DETERMINADO ATRIBUTO QUE ESTÁ SENDO ANALISADO. ENTÃO AQUI ESSE GRÁFICO DE LINHA TÁ VENDO COMO TEM ACONTECIDO O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA ENTRE 2000 E 2014, ENTÃO A GENTE COMEÇA AQUI EM 2000 PERTO DE 20 MIL QUILÔMETROS QUADRADOS E ISSO CHEGA NO ÁPICE AQUI EM 2005, DEPOIS VAI DIMINUINDO, DEPOIS TEM UM CERTO AUMENTO E DIMINUIÇÃO DE NOVO, TERMINANDO EM 2014 COM CERCA DE 5 MIL. ENTÃO ELE MOSTRA A EVOLUÇÃO DO PRÓPRIO ITEM QUE ESTÁ SENDO ANALISADO, QUE É O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA.
CONEXÕES POSSÍVEIS DA ESTATÍSTICA COM OUTROS TEMAS DA MATEMÁTICA, NÚMEROS, MEDIDAS E ÁLGEBRA. JÁ A PROBABILIDADE QUE É UM OUTRO TEMA DENTRO DA UNIDADE TEMÁTICA PROBABILIDADE ESTATÍSTICA, ELA ESTÁ MUITO PRESENTE NO NOSSO COTIDIANO, ELA ESTÁ VINCULADA A PREVISÃO METEOROLÓGICA, POR EXEMPLO, COM A CHANCE DE CHOVER; QUAL É A CHANCE DE FAZER SOL; QUAL A CHANCE DE UMA TEMPESTADE. CHANCE DE RECUPERAÇÃO EM UMA CIRURGIA NA LINGUAGEM MÉDICA; CHANCE DE GANHAR PRÊMIOS DA LOTERIA E TAMBÉM MUITO VINCULADA AS PESQUISAS ELEITORAIS, QUE FAZEM PARTE DE UM UNIVERSO DA MAIOR PARTE DAS CRIANÇAS.
A PROBABILIDADE ELA TRABALHA COM A CHANCE DE ALGO ACONTECER E ESSA CHANCE ELA NÃO TEM MEMÓRIA, ENTÃO NÃO É PORQUE ACONTECEU ISSO NESSA SITUAÇÃO QUE NA PRÓXIMA SITUAÇÃO A MESMA COISA VAI ACONTECER, ENTÃO ELA NÃO DEPENDE DOS RESULTADOS ANTERIORES. A PROBABILIDADE DE ALGUMA COISA ACONTECER É 0, OU SEJA, IMPOSSÍVEL QUE ELA ACONTEÇA OU 1 É A CERTEZA DE QUE ELA VAI ACONTECER. QUANTO MAIS TESTES SE FIZER EM RELAÇÃO A ALGUMA COISA ACONTECER, MELHOR SERÁ ESTIMATIVA DE ALGO ACONTECER OU NÃO, MAS NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ VAI TER CERTEZA QUE AQUILO VAI ACONTECER OU NÃO.
A SIMULAÇÕES TAMBÉM ESTÃO DENTRO DO ESTUDO DAS PROBABILIDADES E ELAS SÃO TÉCNICAS PARA RESPONDER A QUESTÕES REAIS A PARTIR DE UM MODELO PROJETADO. ENTÃO A SIMULAÇÃO NÃO É AGIR DIRETAMENTE NA SITUAÇÃO COTIDIANA, NA SITUAÇÃO REAL, MAS É PROJETAR UM MODELO QUE REPRESENTE ESSE COTIDIANO, TRABALHAR LÁ DENTRO DESSE MODELO SIMULADO PARA A PARTIR DELE DÁ RESPOSTAS PARA O FENÔMENO REAL. CONEXÕES POSSÍVEIS DE PROBABILIDADE COM OUTROS TEMAS DA MATEMÁTICA, NÚMEROS PARA TRABALHAR AS PORCENTAGENS, RAZÃO E PROPORÇÃO, ESTÃO VINCULADO COM AS FRAÇÕES.
E COM O CAMPO DA ESTATÍSTICA PARA TRABALHAR COM AS AMOSTRAS, OS RESULTADOS DE EXPERIÊNCIA DE PROBABILIDADE PARA CITAR ESSAS DUAS CONEXÕES AQUI NA AULA DE HOJE. A PROBABILIDADE ENTÃO PARA SÉRIES INICIAIS É A PROPOSTA QUE SE TRABALHE COM UMA ABORDAGEM MAIS EXPERIMENTAL E NÃO MUITO TÉCNICA, NEM MUITO TEÓRICA, COMO JÁ PREVISTO TAMBÉM PARA AS OUTRAS TEMÁTICAS. ENTÃO TRABALHAR COM A INTUIÇÃO, TRABALHAR COM CONTAGEM OU DETERMINAÇÃO DE ELEMENTOS DE UMA AMOSTRA, É BEM DIFÍCIL SEM A INTUIÇÃO, ENTÃO É BASTANTE IMPORTANTE TRABALHAR ESSA QUESTÃO INTUITIVA COM OS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS.
TRABALHAR COM BASE EXPERIMENTAL PARA MODELOS TEÓRICOS QUE VÃO SER VISTO EM ETAPAS POSTERIORES DE ANÁLISE COMBINATÓRIA LÁ JÁ NO ENSINO MÉDIO. PERCEPÇÕES DE QUE A RAZÃO ENTRE O RESULTADO PARTICULAR E O NÚMERO TOTAL DE TESTES ACABA INDO PARA UM CERTO LIMITE FIXO. ENTÃO QUAL A CHANCE DE TAL COISA ACONTECER QUANDO VOCÊ FAZ TANTAS VEZES A REPETIÇÃO DESSE EVENTO, NÉ.
ENTÃO QUANTO MAIS VOCÊ FIZER ISSO, VOCÊ PERCEBE QUE TENDE ALI, SEI LÁ, 50% POR 50% DE ACONTECER OU DE NÃO ACONTECER, OU 70% DE ACONTECER E 30% DO EVENTO NÃO ACONTECER. APRECIAÇÃO PELA ABORDAGEM DA SIMULAÇÃO QUE AUXILIA RESOLVER PROBLEMAS REAIS, NÉ. ENTÃO AQUI É TRABALHAR COM VARIAÇÕES IMAGINATIVAS COM QUE A GENTE JÁ TAMBÉM TRABALHOU AQUI NA DISCIPLINA.
TROUXE AQUI UM EXEMPLO PRA GENTE VER, É UM TRABALHO COM PROBABILIDADE COM CRIANÇAS PEQUENAS. ENTÃO EM UM GRUPO DE. .
. EM GRUPOS DE CINCO PESSOAS O PROFESSOR FEZ O SEGUINTE JOGO, ENTÃO AQUI JÁ É UM RESULTADO DE ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR COLEGAS PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO SÉRIES INICIAIS. ENTÃO O OBJETIVO DO JOGO ERA SOMAR A MAIOR QUANTIDADE DE PONTOS E OS PONTOS ERAM OBTIDOS AO ACERTAR O RESULTADO DO SORTEIO DE TAMPINHAS.
ENTÃO COMO É QUE ERA O MATERIAL? DENTRO DE UM SAQUINHO NÃO TRANSPARENTE, TINHA 10 TAMPINHAS, 6 ERAM AZUIS E 4 ERAM VERMELHAS. ENTÃO PARA COMEÇAR ISSO AQUI, TODOS OS ALUNOS VIRAM QUAL ERA A QUANTIDADE DE CADA COR QUE ESTAVA SENDO COLOCADA LÁ, 6 AZUIS E 4 VERMELHAS.
CADA PARTICIPANTE ANOTAVA NUMA TABELA A PREVISÃO QUE ELE ACHAVA. . .
A TAMPINHA QUE ELE ACHAVA QUE IA SAIR, QUE IA SER SORTEADO. ENTÃO AQUI NA PÁGINA DA FRENTE, A GENTE JÁ CONSEGUE VER UMA TABELA QUE ERA PARA SER FORMULADA PELOS ALUNOS. NA PRIMEIRA COLUNA JOGADAS DE UMA QUINTA.
A SEGUNDA COLUNA PARA TRAZER OS RESULTADOS, O QUE ELES ACHAVAM QUE IA SAIR, SE ERA VERMELHA OU SE ERA AZUL. A TERCEIRA COLUNA PARA INDICAR O RESULTADO DO QUE REALMENTE FOI SORTEADO, SE ALI NA PRÓXIMA COLUNA INDICAR SE O ALUNO ACERTOU OU NÃO ACERTOU E CONFORME AS REGRAS DESSE JOGO GANHAVA UM PONTO PARA CADA ACERTO. ENTÃO VOLTANDO AQUI, REGISTRAVA A SUA PONTUAÇÃO.
0 SE ERROU E 1 PARA ACERTO, JÁ VINCULADO COM AQUELA NOÇÃO. 0 É A CERTEZA, 0 É A IMPOSSIBILIDADE E 1 É A CERTEZA. ESSES PROCEDIMENTOS VÃO SE REPETIR ATÉ A QUINTA RODADA E AS TAMPINHAS SORTEADAS NÃO VOLTAM PARA O SAQUINHO, SORTEOU ELAS FICAM FORA.
ENTÃO AO FINAL DE UMA RODADA EM QUE TODO SORTEIO OS PONTOS OBTIDOS SÃO SOMADOS E VÊ QUEM GANHOU O JOGO. ENTÃO UMA ATIVIDADE SIMPLES, QUE TAMBÉM ENVOLVE AQUI A ORGANIZAÇÃO EM TABELAS, QUE É UMA ATIVIDADE IMPORTANTE EM ESTATÍSTICA, COM QUAL PROBABILIDADE TEM UMA GRANDE CONEXÃO. AQUI É UM EXEMPLO DE UMA ATIVIDADE DE COMO É QUE A MENINA MARIANA PREENCHEU, ELA COLOCOU QUE SAIRIA AZUL EM TODAS AS JOGADAS.
AÍ SAIU AZUL, AZUL NA PRIMEIRA E NA SEGUNDA E VERMELHA E VERMELHA. E PERGUNTA AQUI PARA GENTE O QUE SERIA INTERESSANTE ELA COLOCAR NA QUINTA. TEM MAIS CHANCE DE SAIR AZUL OU MAIS CHANCE DE SAIR VERMELHA?
! A OUTRA TABELA ANTERIOR É UMA TABELA PARA DISCUTIR ESSA PERCEPÇÃO QUE OS ALUNOS VÃO TER, NÉ. QUAL É A CHANCE DE SAIR AZUL NA PRIMEIRA JOGADA?
6 DE 10. QUAL A CHANCE DE SAIR VERMELHA NA PRIMEIRA JOGADA? 4 EM 10.
BOM, SAIU A PRIMEIRA, SOBRARÃO 9 NO SAQUINHO, ENTÃO QUAL É A CHANCE DE SAIR AZUL EM 9 TAMPINHAS QUE EU TENHO NO SACO, SABENDO QUE A PRIMEIRA QUE SAIU É AZUL OU VERMELHA. ENTÃO VAI DEPENDER DO QUE ACONTECEU LÁ NO JOGO QUE ESTÁ SENDO PROPOSTO. ENTÃO AQUI É O QUE A MARIANA FEZ E AÍ VER SE A MARIANA FEZ UMA BOA PERSPECTIVA DO QUE PODERIA ACONTECER.
TAMBÉM COM OUTRO ALUNO AQUI O CAIO, ELE JOGOU VERMELHA, VERMELHA, AZUL E AZUL E AÍ DISSE SER MAIS FÁCIL ELE ACERTAR O QUE VAI SAIR NA QUINTA, DO QUE ACONTECEU POR EXEMPLO COM A MARIANA, QUAL DOS DOIS TEM MAIS CHANCES DE ACERTAR NA QUINTA JOGADA. ENTÃO SÃO EXEMPLOS DE ATIVIDADES POSSÍVEIS DE SE TRABALHAR O QUE É PEDIDO DA TEMÁTICA PROBABILIDADE ESTATÍSTICA, COM AS SÉRIES INICIAIS. AQUI ESTÃO AS REFERÊNCIAS UTILIZADAS PARA ESSA AULA E COM ESTA AULA A GENTE ENCERRA AS AULAS QUE TRATAM ESPECIFICAMENTE DE UMA TEMÁTICA, CONFORME PREVISTO NA BNCC.
ENTÃO ATÉ A PRÓXIMA AULA, QUANDO NÓS COMEÇAMOS A TRABALHAR COM AS TENDÊNCIAS E ENSINO DE MATEMÁTICA.