E aí E aí Oi boa noite no centro do Roda Viva especial de hoje está o arquiteto Oscar Niemeyer o carioca nascido em 1907 Oscar Niemeyer ensaiavam sonho de ser arquitetos ainda na infância traçando com o dedo forma soltas no espaço entrou para a escola de belas-artes com 20 anos comprei ao dividir um atelier com seu amigo o arquiteto Lúcio Costa surgiu o primeiro trabalho da dupla o projeto do antigo Ministério da Educação no Rio de Janeiro em 1940 conhecer o Juscelino Kubitschek então prefeito de Belo Horizonte que encomendou da noite para o dia o
projeto do conjunto da Pampulha não época em que a fantasia não saia dos conceitos Niemeyer mergulhou no mundo de novas formas lirismo e liberdade criadora abrindo caminho para arquitetura moderna no Brasil dos anos 50 ainda não tinham chegado e Neymar e já participava do planejamento da sede das Nações Unidas em Nova York e pro o Parque Ibirapuera e o Edifício Copan em São Paulo em 56 um novo encontro com Kubitschek e mais uma encomenda os palácios de Brasília a Nova Capital Federal morou por três anos da Nova Cap onde concebeu uma das suas principais marcas
as colunas do Palácio da Alvorada e os arcos do Palácio do Itamaraty o nome Neymar ele Já correu mudo em 63 recebe o prêmio Lenin da Paz e no ano seguinte estava na Europa quando soube do golpe militar no Brasil foi então para Israel onde elaborou diversos projetos de volta ao Brasil projetou o memorial da América Latina em São Paulo é homenageado como grande-oficial da ordem de Rio Branco em 88 dos Estados Unidos recebe o prémio pritzker de arquitetura dos anos 90 Espalhe ainda mais a sua marca pelo Brasil no ano passado em maio receber
o prêmio o ouro da Bienal de Veneza e projetou o monumento eudorado memória oferecido ao movimento dos Trabalhadores Rurais sem terra monumentos Torres prédios o mundo dennemeyer criou uma marca única de cúpulas e atos um desenho próprio e inconfundível que por linhas retas e tortas conta por inteiro a história da moderna arquitetura brasileira vem para entrevistar o arquiteto Oscar Niemeyer nós convidamos essa noite o jornalista e escritor Fernando Morais e o poeta e jornalista Ferreira Gullar o embaixador José Aparecido de Oliveira presidente da Fundação Oscar Niemeyer Engenheiro José Carlos sussekind o jornalista Silvio cioffi editor
de turismo da Folha de São Paulo o Benedito Lima de Toledo professor de história da arquitetura da faculdade de arquitetura e urbanismo da USP e o arquiteto Paulo Mendes da Rocha O Roda Viva é transmitido em rede nacional com 48 outras emissoras de 17 estados brasileiros além de Brasília Nós lembramos que você também pode participar desse programa fazendo perguntas pelo telefone 011 2526 525252 1525 se você preferir a sua pergunta por fax use o número 01 18743 4054 01 18743 454 nós Ainda temos o nosso endereço na internet no qual nós recebemos as perguntas que
é Roda Viva@tvcultura.com.br Roda Viva@tvcultura.com.br Boa noite Oscar Niemeyer e há dez anos que esse programa espera e por esse momento que nesse momento de entrevistá-lo e nós agradecemos muito a Socorro agradece previsto é muito seguida a gente começa a repetir as coisas que a senhora não muda conversa sempre a mesmo mas eu estou aqui com prazer com esse programa de você é muito bom tá muito obrigado como é que foi a viagem do Rio de Janeiro de carro é velho vai ficar tá acho que o é uma coisa aqui que me perguntaram muito a Laura
Pergunte ao Neymar tem muita Neymar e eu notei que é uma certa curiosidade meio geral é a respeito da sua avaliação de Brasília hoje O que que você vê o que que na sua opinião é foi desvirtuado do projeto Será que foi desvirtuado o que que modificou que tá escrito falar de Brasília com ela começou a TV falar das minhas te tortura tambem como é que eu comecei a minha Meu Trabalho DF perto depois a gente fala disso ele Brasília foi preciso saber o trabalho que ela deu para poder avaliar o que hoje ela corresponde
o desejo de Juscelino de todos trabalhava com ele mas o meu trabalho começou do meu trabalho de arquiteto começou em Pampulha E por coincidência foi o primeiro a obra que o Juscelino realizou pela primeira obra que o Marco Paulo cabelo que a como a roupa e os o tempo todo também acompanhou e prendeu trabalho de arquitetos de mal nessa obra de ti Pampulha nós nos conhecemos melhor criou-se um clima de amizade de confiança e por isso que depois ele do chamou a minha o Marco Paulo para trabalharmos em Brasília mas foi pura foi muito importante
para mim foi importante por se constituir o início da arquitetura e que eu faço até hoje sem muita modificação o espírito é sempre o mesmo é fazer uma arquitetura mais ligada ao país um pouco ligado até as regras da igreja de Minas Gerais não é criativa como deve ser arquitetura e como sempre procurando a beleza dentro das nossas possibilidades de modo que a minha arquitetura começou realmente com a palavra invenção no dia que eu compreendi que o propósito e o povo dizer foi um grande arquiteto que era fazer uma arquitetura nova fazer umas e ativa
arquitetura criastes pronto aí eu ingressei aí nesse caminho e Pampulha Eu por exemplo a chave aqui arquitetura que fazia aquela época era uma arquitetura um pouco fora da escala de concreto armado que é textura evoluiu muito o atleta amador mudou tudo e ofereceu para os arquitetos o novo campo de diversão e fantasia né e foi então arquitetura não seguir esse caminho é mais estrutura repetida nota né que não tinha grande interesse eu queria fazer um arquitetura nova eu tinha saído da escola quando eu olho para trás acho que o meu Senhor do trabalho me agrada
sentir que eu tinha coragem de fazer as coisas eu por exemplo quando fui falar conseguindo Eu fui o Rodrigo Melo Franco de Andrade que era meu amigo para ele me dar o programa de Pampulha ele me disse olha cá você vai fazer uma igreja para fazer o cassino para fazer um clube para fazer um restaurante para si o bairro Novo para Belo Horizonte e Quero projeto Cassino para ganhar eu de saber eu fui para o hotel Trabalhando o dia inteiro fiz o projeto com a sim entreguei a ele no dia seguinte e ao castigo foi
construído de modo que eu tiver coragem eu mal saía da escola de ingressar um tipo de arquitetura que era diferente eu tava começando a fazer essa textura nós tiver coragem de aceitar o desafio e fazer de corrida isso então foi o primeiro contato que nós tivemos e ele sentiu Com certeza quero um homem que podia trabalhar com ele com aquela pressa que o caracterizava né de modo que dá e Diva Pampulha eu fui trabalhar Dá para o surgiu Brasília e ele foi e Pampulha foi uma assunto novo assim parte de tudo eu me lembro Quando
surge Pampulha seus que está sendo aquela que textura antiga racionalista né eles tiveram um susto e se sentir qualquer coisa diferente estava surgindo Então os de início uma com é um pouco contém Pampulha contra a liberdade de formas que a gente tentava não é e nós resistimos e sabia que tava certo é que tudo tem que estar com aquela ideia prefeitura invenção tem que ser uma coisa nova tem que ligar surpresa depois eu lembro um pouco Inclusive eu me lembro Às vezes o se tu não gosta desse tanto adoro mas é é a frase que
nem o jogador eu lendo um poeta francês moderno né é disse que é que eu quero é que ter isso beleza é o espanto É a coisa nova Quando sei torna uma coisa inocente aí você sabor assim de novidade é que agora coisa repetida João tem maior interesse eu mostro procure foi muito importante para mim o sentir que ela corresponde ao nosso clima era mais velha pela calçada e não podia ser em outros países e tinha um certo sabor assim de ficar um pouco outras coisas antigas do Brasil não dou muita importância à nossa arquitetura
antiga Não porquê nós temos os prédios mais importantes falasse ficaram na matriz mas não sabe tua mais antiga daqueles países não sente o mesmo entusiasmo quando eu vou Ouro Preto por exemplo Minas Gerais e o modo que eu sei ler só sei sambar na Brasília você vai ler porque não falasse Alvorada alma influência da arquitetura Colonial a varanda circundando prédio a varanda se vindo de ampliação das salas né E aquela ter escritura horizontal a pequena Capela tudo isso que modo que eu vejo por exemplo estou mudando porque as coisas mais baixas eu eu tô falando
assim da arquitetura Colonial era importante fazendo algo diferente parte de um prédio de 20 andares Mas eles são ficou o debate Pampulha foi o início meu trabalho permite a obra mais importante eu fiz com muito empenho tempo todo não é pro meus companheiros Juscelino também tendo problema já naquele tempo eu tinha problemas de ideia com essa coisa toda né Mas ele tinha aquele entusiasmo que se repetiu e aumentou em Brasília muitos anos retorno de modo que isso é que me levou para Brasília e como eu já tava me sentindo assim seguro da arquitetura que fazer
eu cheguei em Brasília o pé corretamente a vontade planta fazer o que eu vi entendi ele for na minha casa das canoas me buscar e trouxe para a cidade no caminho de sério preciso de você ao vamos construir a Nova Capital se alguém que eu tenho nada você logo no começo da entrevista quando batinas te fez a primeira pergunta você disse que gostaria em vez de falar de Brasília e agora falar do começo de Brasília um pouco no começo do seu trabalho como arquiteto eu queria te perguntar de um outro começo que você tá tendo
agora eu tive o prazer de ler semanas atrás uns originais e um romance que você acabou de escrever não não Romanos iam livrinho não é um romano e aqui só por ser um arquiteto que se interessa pelas coisas eu queria saber a rama das coisas né Eu gosto de escrever porque acho que tem que defender a minha que textura quando eu faço o projeto ele aceito mais pela explicação do que ter acredito que ninguém entende arquitetura toda conversa fiada textura cheio de nuances de cor gente acredita não é que essa Ótica muito bom mas a
expectorar se você Explica explica bem mano linguagem despretensiosa corrida por hei de ler você defende melhor seu trabalho Essa sua primeira brigada uma sexta né em Essa sua primeira experiência como romancista né Eu gosto de sair da escola eu vou hoje por exemplo da escola e o que eu sempre defendi essa história dentro do possível cheia de se informar se formado achou mesmo com Joaquim Cardoso como eu gostava de conversar com ele depois com Bira sobre o cosmo né tá coisa fantástica do corpo né é coisas tudo você tem que saber ter uma noção da
chuva mesmo você sentir a vida com ela é eu não vou fazer o conversar com a Bozo vão Cardoso sobre você é uma estrela exterior não esteja vermelho e tudo mais eu buscando pequenininha eu levei ação foi feito para nossa nós fazemos parte do universo nós somos como os bichos da terra e os peixes do mar mais nada que isso vou entregar você vou ficar louco lá lá atrás de você se você puder ir lá tá dizendo que eu vou entregar você tá lendo esse texto aí do quase romance é você uma vez me mandou
um poema anda só 1962 eu tentei 16263 próprio publicado no violão de rua lembra aquele dia não é obrigado não não é engraçado porque ela falava em Cuba Então você sabe que eu procurei esse violão de rua para ver se chegou a ser publicada não me deu na cara foi publicado no primeiro violão de vou no meio você vê aqui olha só tava lá poeta publicado eu já ia perguntar para ele qual era a emoção de estrear como ficcionista aos 90 anos pelo jeito a estreia foi há muito tempo atrás né curioso que a chave
que é a posição do escritor em muito mais fácil que faz o projeto ele tem que lidar com prefeitura com com proprietário com a construção desenhar uma coisa mais completa eu lembrava sempre do Jorge Amado com medo de ver se vestir bem é um amigo que o preço muito grande escritor né e eu ficava imaginando ele tinha toda manhã e fazia lá em mim a personagem criada aqueles casos todos né quer dizer que trabalhar vai se divertindo né aí que eu fiquei com vontade de contar uma historinha mas você não tem essa alegria também quando
você desenha eu acho que ainda que eu não queria faz parte tiver coisa no papel e depois veio a realizado né e sente que foi bem imaginado mas é prefeitura essa Pampulha tudo isso não é também uma narrativa não tenta não sentido narrativa essa obra de tempo todo mas espécies uma coisa que a gente vai fazendo vai melhorando e vai estudando coisas novas né porque o arquiteto depois de 50 anos trabalho ele queria hoje é um sistema de trabalho dele a série de normas já em que ele acha que deve atender agora um animal de
que é formidável de fazer no papel bem a coisa pronta né agora eu fiz por exemplo museu de Niterói a Museu assim é a melhor assim né é o museu que tu tá dentro da água na deve ter fechado de água né é uma natureza fantástica e passar pelo museu tem a vista do rio o museu é bem estudado ele é segurar para pessoa poder olhar a Dias trabalhar a gente tem a folga que a pasta adequada para o museu depois fiz uma rampa que vem dar uma volta passa por cima da água e volta
tudo isso a gente faz e recriação da muito entusiasmo e fazer e quando a gente vê que ficou pronto ficou bom aí realmente é um sonho realizado né que a arquitetura também dá muito prazer agora o arquiteto franco-suíço Le Corbusier disse que só tinha as montanhas do Rio nos olhos com importante foram as observações dele para que a sua arquitetura se transformasse na altura de injeção a terra porque ele que me deu essa ideia de arquitetura inglesa eu irei fazer o Marquito o que nós time quando ele chegou aqui nós estamos na periferia da arquitetura
de fazer isso eu aprendi não foi do convívio dele que a gente liga quando a conversa com ele indica preocupação era preocupação da beleza que o prédio para seu uma obra de arquitetura assim exemplar e não basta funcionar a perna e tem que ser bonito Então tem que ser diferente tem que dar surpresa né de modo que os pais foi muito importante também e dos agora foi engraçado que eu vou dizer nós tivemos mais grande influência dele mas depois ele nunca desprezou a nossa arquitetura e sempre sua surpreendeu e o dia disse para mim Nova
York puxar você faz o Barroco muito bem não era uma crítica não porque 20 anos depois o seu escritório de Paris ele me disse tá vendo aquela Marquise do prédio incendiado congresso e dizem que eu faço o Barroco mas não é qualquer um que fazia faz aquilo então a gente sofreu um pouco de influência dele então se a nossa criatura vamos discípulos dele teve o valor de influenciar um pouco do mestre isso é sinal que não por baixo era mais literatura que representa o pensamento uma ideia de arquiteto de modo que ia eu estou muito
satisfeito com a minha profissão beijo pelos seus passos e na Europa a gente considera arquitetura muito boa eu me lembro quando eu fui pra Europa eu sair daqui porque não podia trabalhar no tempo da ditadura não é tinha um general tá esse pronome de tô brigando para ele não se o Neto né que ele mandou fazer um desenho do Ministério do Palácio Alvorada com as colunas do Alvorada mandou tirar cofres não sei quem que ele arranjou para desenhar as dizendo que eu tinha copiado ficou quizer e ele dava aqui no em todos os Ministérios modo
campanha companhia mais forte eu fui farofa com as águas MRP Mas eles queriam ficar lá e deram oportunidade de mostrar meu trabalho no exterior eu quando cheguei no exterior eu não queria apenas mostrar a minha futura eu queria mostrar o valor da nossa engenharia na eu sei que a gente tá aí deve tá ouvindo de bordo que eu cheguei lá que não te espantar eles não é como eu trabalho eu trabalho também não sou i***** não mas também o valor da engenharia brasileira e o primeiro prédio fiz era um primeiro era um prédio de 300
metros eu fiz o encosto para as colunas passadas 50 50 metros e um balanço e 25 e o escritório Francesca aprovava andou já foi para o projeto sempre que achar muito bom mas que Lembrava que essa parede em cima das colunas constitui efeito uma dica viram del que pediu 1,50 de profundidade de espessura e nós temos com 30 centímetros então nós passamos pela Europa a preocupação mas tá aqui nós somos vizinhos não gente sabe das coisas não temos nada que aprender lá até alguma coisa é que o Luigi Engenheiros brasileiros não é então basta endereçados
como é que ficou assim de vencer grandes vãos eles fazem por exemplo eu fiz um projeto por lá que o efeito discutido tudo mais fez o projeto mas é que o último eu sei que depois vamos curtir nada não se ele é um projeto de um banco de mil metros ele faz a influência da arquitetura francesa porque na época do rabo que tava te falar lá a revista conexão ao público o trabalho do Pierre bergé que leva a presidente lá dos teatros tal e ele usa a seguinte expressão que ele acha criatura moderno uma coisa
admirável mas o que se vê em Paris é uma é horrível pense pensando nas Torres do 15º arrondissement na Amazon da Radio France Sem falar na torre mão para nascer nessa coisa horrorosa que se passou no usado e ele conclui essas coisas são assim mas é necessário ir ao partido comunista entende a nova sede da Humanidade para descobrir Niemeyer e ver o que é arquitetura digna desse nome não é o globo quando esteve em Paris em Brasília né Ele disse que acha de Brasília eram as mais bonitas depois de como na Grécia eu achei simpático
Mas não é isso é porque ele é o pastor e sem exageros nas quintas obras que o seu favor essa aula com a mãe que mais agrada dos carros 500 obras que o seu Face da Pampulha as obras de Brasília eu gosto lá me permitem quando alguém vai a Brasília você vai você vai gostar ou não mas você não vai poder dizer que o bom então para seu congresso por exemplo né falasse congresso e eu nunca vi um Palácio assim limpar não gostar eu achei que foi inteligente vou interessado no assunto e ele vai procurar
saber porque ele é assim ele vai ver só uma coisa muito pesada melhor do que um dia o Cardoso Jardim Cardoso que foi o calculista ele telefonou para mim tu vim a chamar os olhos carro encontrei até gente e vai permitir que a culpa o da cama parece apenas para usar isso não passa pela cabeça de ninguém eu vou te explicar também que o palácio está sendo uma placa É porque eu queria que a vista de quem chega faz acertar as curvas até a Praça dos Três Poderes né que é textura precisa sempre uma explicação
e como é fácil criticar sujeito sai criticando sem saber nada por exemplo 1 milhão então com a imprensa é fogo né porque há pouco tempo de São Paulo mesmo uma uma bolsa veio falar comigo pelo entrevista seus olhos Cássio fala muito Informa a nossa como é Olá seja bandeja as colunas do Palácio anal parecem do corpo do supremo entendeu que foi proposital e também é a água dele chegou para mim isso é Como vou deixar você se não fui para lá sabe já não Memorial da América Latina então na Praça dos Três Poderes a gente
pouco inteligente pouco sensível e que nunca viajou e se não tinha visto na Europa faça sentido mas se você é a praça de Veneza praça de São Marcos cheio de áudio é conhece as Praças o importante é ressaltar o edifício é função delas é dar mais importância e você poder ver 12 difícil ao mesmo tempo você sentisse harmonia na praça se você separar com muito mas você tem um Claro que a tentar porque a vontade escute mas é que às vezes é bom e fez o museu foi me dava aqui ó aqui atrás de mim
para a caixa completo do seu negócio de marketing de uma coisa que eu acho bom que o importante é intuição com ou sem intuição Thiago Carvalho e aí pode ter muito conhecimento das coisas mas tem que saber bem para estar bêbado as coisas ter bom gosto eu fiz uma vez uma casa para o amigo meu e a casa ficou pronto a casa deu trabalho na casa bem estudada agradável tinha uma rampa e ele no dia de chamou para almoçar na casa e disse eu quero te mostrar a casa tronco que eu fui e a senhora
dele tava lá me esperando que ele demorou é a minha instrutor Oscar nossa vida mudou mudou tanto que eu resolver o mesmo fazer a decoração que bota que não dá para compreender então é 15 metros Doutor acabou o arquiteto Roberto Fialho Kids on Paulo imagino diz tem muitas vezes senhor acha que os arquitetos da atualidade estão se afastando cada vez mais o desenho como Seu principal forma de expressão e como isto se reflete na atual produção da arquitetura brasileira e eu sempre digo que o desenho a base deve ter suja né a Basta fazer a
cabeça da mas em todo caso é fundamental eu te amo fiz um estudo lá para não ver a cidade radial-g né e a primeira coisa para desenhar para desenhar figurativa prender a uma figura não é para fazer uma figura para desembaraçar não é feito o pintor que não fez não frequentou O atelier e não fez desenho figurativo clicar nesses quadradinhos coisas que não sabe fazer uma figura simpática essa parte do desenho quando eu fiz uma exposição e agora que eu vou fazer eu tô pensando fazer uma sala só mostrando problema do desenho eu desenho a
mais importante não é você tem que saber desenhar o arquiteto e compreender o desenho é uma coisa fundamental para arquitetura né os baixadores dá para você quer fazer uma pergunta como é que sai o povo é o mais importante é importante a miséria pelo mundo então eu queria perguntar na resistência ao longo de anos e anos o que que ele tá achando dessa Essa realidade do Brasil da Vale do Rio Doce partidos políticos que é revolução espanhola Mas quem está me pediu para mim o show Brasil já estava lá ao lado de frango né eu
te mato' Tchau coisa que compensa o riso eu fiz um pouco no Brasil cimeira vale os primeiros primeiras vítimas da Vale com seres creditar o petróleo é nosso e João queriam só o petróleo a nossa não estiver nossas riquezas modo que eu não gosto de discutir problemas técnicos da tarde que isso devendo a 90 fiquei na minha função é uma coisa toda sentimental comigo quando o por exemplo nosso colega meu escritório os dois anos preso anos depois veio o golpe de 64 né ele suicidou-se esses doce Ele pensou podia voltar essa luta de petróleo é
nosso' ele ser preso outra vez de modo que as vítimas da Vale Mas você todos vamos seus próximos se vender vão ser Alguns de nós Com certeza que nós vamos sair para rua né ou em a vocês que já foram vistos mas conquistam petróleo nosso e não adianta discutir sem vacilar uma coisa a gente atrás no peito a gente encontra isso né É muito difícil é a questão da política porque tem uns que estão satisfeitos até hoje que estão satisfeitos com as pequenas pequenos favores super física o governo dá melhorando um pouco Marcos a outra
mas os que querem mundo sem classes e só podem pensar é meio chato a gente falar isso que eu pensava Logo para me segue pensar na Revolução tem Abolição não mandar nada disso revolução portuguesa feita sem sangue né Agora faça alguma revolução que atingiu a distribuição do dinheiro né a coisa que te começar todos iguais né e isso vai ser Os que trabalham no governo que representou o congresso a coisa toda que vão concordar com uma coisa dessa eu fiquei sendo uma lendária uma coisa pequena que e assim como o favor que é a coisa
continua mesmo então vamos vamos lá para Brasília você sabe que o Brasil e continua ameaçada pela especulação imobiliária nós que conhecemos Belo Horizonte conhecemos Goiânia e foram também duas cidades planejadas para capitais e hoje basta dizer elas estão inteiramente segurados tanto uma quanto outra eu acho que Brasília apesar de tomar dentro da Unesco Apesar que tomar dentro do que o próprio usando de ser Federal do tombamento Federal ela continua gravemente ameaçada usar Mas você quando você conseguiu o tombamento né na Unesco e tudo você deu defesa que Brasília precisava né Agora é mais difícil mexer
acabamento está tão babado momento universal está coisa toda e mato questão de Regina a velocidade de edifício Mantena cidade cresce de gravar na qual que é a cidade cresceu na América Latina não funciona mais pena não tem solução que que vai fazer o seu faz de um projeto de uma cidade eu acho que ainda é possível fazer o projeto essa Utopia de criação de uma cidade ela ainda existe ela representa acho que a cidade gente pensa é uma cidade foi uma sociedade regime socialista vai ser uma cidade diferente porque os programas serão diferentes então programa
e visando o povo legitimidade não interesses particulares mas gasto não existe nenhuma cidade essa possa dizer que a cidade do futuro tem inúmeros projetos cidade todos os feitiços cidade vertical estado de visão ao finalidade mandou ficar você mesmo eu gostaria de fazer uma pergunta sobre Brasília ainda eu eu me lembro que quando o projeto o Plano Piloto foi feito quando o e ganhou o Plano Piloto projeto do Lúcio Costa né que ela é feito um pedaço de papel de quase rabiscado uma coisa do uma singeleza extraordinário mas o texto que apresenta vou falar uma coisa
assim o tóxicas com relação à maneira como a população dessa cidade e a viver nela então e as pessoas criticam muito até certo idealismo que havia nesse projeto né agora nós sabemos que é impossível alguém projetar uma cidade que não seja a cidade ideal porque ninguém vai projetar uma sempre vai ser injusta Mas a vida não quero de alça da realidade não políticas e justas não é claro como Você projeta Você projeta cidade justa quer dizer alimentos você um c****** completo né que não é o caso Evidente mas eu pergunto o seguinte com toda a
diferença que se tem que dar do projeto a realidade Brasília hoje é como é que você vê quer dizer ela apresenta muita diferença com relação ao não texto escrito o que você queria que fosse não faço crítica de colega não tô falando da arquitetura da cidade mas acho que a cidade tem coisas muito boas aquela parte habitação a partir monumental né é um plano inteligente né Eu acho que foi feito com conserto carinho é sempre muita boa intenção mas é a vida muda muito não não sei lá mas o desenho original a qualquer ideia tem
que ser ideal você cidades você fez negev por exemplo Gracie Eu talvez velocidade do deserto pois verdade pequena compacta com prédios muito altos era ideia ao contrário era uma cidade que o homem dominava né Foi um amplo podia passear a pé pela cidade atravessar ela de volta outro do automóvel estaria sempre da Periferia né era uma cidade multiplicável não é na cidade que que não ia crescer quando eu chegava determinado o ponto ela se Olhava O normal outro outro alimento né e assim Olá tudo porque eu fiz que depois da coisa feita cidade é muito
complexa né fazer um quando existe ainda a diferença de classe zona de pobre zonas de rico isso tudo é difícil enxergar uma cidade dela tem que fazer revolução porque eu queria chegar desculpa mas é porque até uma cidade submarina eu vi uma vez um croqui que você fez são fantasias Mas você desenhou você lembra disso Eu vi pouco uma vez só um plano para Copacabana depois de crescido o Aterro uma as torres na areia aqui não era tão bonito são ideias idealizações sobre a cidade Você lembra desse projeto de Copacabana Você sabe o meu pai
quando era rapazinho laranjeiros mas no verão mesmo lugar para uma casa em Copacabana 12 14 20 m de areia não é a Pitangueira Branca se andava e chaveiro pena arrebentação na lá fora você ficar fundava na recitação tinha bem aonde até a praia tudo acabou não é o problema da Integração das Artes na arquitetura do passado tinha esculturas pinturas e quando arquitetura moderna nasceu se falavam muito nessa integração mas foram poucos os arquitetos modernos que me fato tentaram ou puseram nas suas obras previram o mural A escultura Como como é que que você vê isso
na tua obra eu acho integração é indispensável Não é não eu não quero uma coisa ideal tempo glorioso de renascença né gente pintava o teto parede tudo eu me lembro se o Juscelino continuar assim de Prince vai Renascer a palavra do que ele queria fazer não é ele teria feito isso e eu tirei colaborado pintar os tetos fazer tudo né É fantástico né mas não havia tempo e não havia dinheiro para certas veicular sozinho mas eu acho que essa modificação surgiu foi pouco a pouco com quando começaram fará cidade maquinista cobrene e e falar que
arquitetura tinha que ser mais simples e o Bauhaus então foram querer da arquitetura no sentido mais funcional então qualquer coisa qualquer coisa fora disso já era uma excrescência né e aí e aí flor de peça por peça porque quando é um prédio grande e João por uma pintura mas para um material mais caro que a pintura Eu acho que eu débitos das minhas possibilidades que eu tô aqui esperando por vocês chamei chamei o Paulo ver né mano eu vou dirigir agora o museu Memorial da América e nós chamamos tanto já artistas fizemos um livro sobre
este te bato que acender coração acha uma coisa tão humana é tão natural entre arquitetos e artistas né acho uma coisa devia prevalecer devia ser obrigatório existe parece uma lei que prendeu uma percentagem aí para obra de arte né Deus quiser mas não agora eu vou na verdade passam lá que o estudante me fez outro dia aquele entusiasmo Sudeste perguntou se o Oscar deixou a sua marca em São Paulo e eu respondi como o professor Vilanova Artigas responde eu falei você o que que acha ele tem que desenvolver a sua capacidade crítica também e ele
pensou um pouco falou no Copan eu lembrei que era um terreno extremamente difícil mas poligonal da mesma forma com o limite também o terreno para ser difícil o quanto mais difícil terreno melhor sair o projeto mas depois ele passou para o Ibirapuera e eu falei bem que havia duas fases a de 54 né foi realizada parcialmente e 93 foi convocado a dar uma uma uma nova contribuição o que me deixou muito contente porque por exemplo a na Marquise adotar um pouquinho aquela solução que o sem-teto adota no viaduto que se fecham a Marquise e coloca
uma instituição dentro aproveita uma cobertura e fecha do lado agora eu queria saber uma coisa do outro lado ali da Avenida Pedro Álvares Cabral tem aquele prédio do Detran que foi muito sacrificado mexendo todas as formas tal mas como o volume ele se mantém e atrás tem um imenso terreno vazio que serve para coisa de lacração de automóvel essa coisa e lá no fundo tem um prédio azul é sempre interessante bom eu queria saber do seu projeto quando você propõe a liberação de toda área envoltória você nunca pensou no tratamento naquele integração naquela faz né
de vezes que a cidade me deram cê deve agradar sozinhas a cidade antiga por exemplo Paris eles conseguiram conservar um pouco mantém Os meus já os meus pés os meios de gabaritos e seis provenientes mesmo tipo de janela e tudo isso dá uma unidade que as cidades modernas e desapareceu agora sou muito esperto você vê por exemplo você falar cidade vertical olho que exemplo que eu vejo e cidade vertical seu ponto de Visa ser uma coisa bonita ela é de France Paris eles fazem prédios grandes na sua horizontal como é tão negócio do do espaço
Brasil então horizontal bonito espero estão soltos é um perto do outro é uma disposição rosca e tudo é claro que essas coisas todas e não para de criticar beber da vertical se a gente pensar porque a gente conhece desespere do próximo e sem um jogo de decomposição de sente a gente fica conta mas se for lá no de fã é monumental talvez a pergunta é que a sua proposta de liberação do PAC que é muito bonita né e eu novo eu acho que o parque o principal de um parque assim que chegar no parque e
se sentir fora da cidade a descansar à vontade perto dele isso é o princípio que eu acho que é e tirar os diversos pontos de acesso proporção natural por entender como eu propus agora fazer entrada pela Marquesa é para assumir a escala que nós devia ter que tá certo o falamos falamos um pouco do Rio de Janeiro começamos a falar um pouco do Parque do Ibirapuera e também São Paulo mas o Rogério Abreu daqui de Vila Congonhas perguntando se você vê alguma maneira de melhorar a urbanização e arquitetura de São Paulo será que São Paulo
e que podem responder mas Conheço poucas idade para isso são muito bons eles na cidade é difícil você faz por exemplo um viaduto né é adulto bonito você faz resolver o problema de circulação essa cicatriz Chico porque ele tá entre blocos entre prédio já te bato que é muito difícil milh É verdade e vai pode aos pouquinhos vai fazer uma praça derrubar medo meia dúzia de de quadro de fazer uma grande praça e baixo fazer estacionamento tudo isso é possível mas são operações na época do prefeito você estudou uma intervenção até forte que era o
Parque do Tietê Você lembra quero uma mexida forte na cidade agora cheguei para ele o teatro lá do Ibirapuera mas ele é inteligente né eu não posso me queixar com as pessoas que eu trabalho não eu trabalhei com Juscelino e ela meus amigos e ele acreditava na minha arquitetura temática fazia o que bem entendia depois eu trabalhei com Aparecido para o governador foi uma continuação feitos o segredo pelo qual não é problema é que ele tinha de verbas ele fez para tendo tivemos muita coisa eu tinha essa sensibilidade de saber o que cozinha fez a
casa dos cantadores agora ninguém tinha pensado você chegava compartilhar bilhete na Oscar em Brasília pois trabalhei com Quércia não é e também foi bom foi muito bom vamos que mais me deu toda Liberdade quando eu sentir que a coluna no meio da ponte era uma coisa que eu combinava com o resto que os bancos eram grandes e achar que todo vou deixar o gasto eu queria tirar aquilo que eles não se sentir eu tirei por um o teu corpo fora pela direita ficou melhor o problema do arquiteto eu dei e assim radical e fora de
tempo é que prova que a ideia tá certa e correu muito bem os carros eu acho que a minha relação com esse pessoal nunca tive problema eu acho que o Juscelino com os outros não quero eu quero meu trabalho começou a Brasília eu fui chamado da polícia política e eu falei com ele o presidente todos os outros sabem também os políticos e Oi gente volta daqui a pouquinho com a segunda parte da entrevista com o arquiteto Oscar Niemayer até já a bola hoje nós voltamos com o Roda Viva especial peça noite' entrevista o arquiteto Oscar
Niemeyer você pode participar enviando essas perguntas pelo telefone 011 125 250 250 125 2505 o fax o número é 011 874 três quatro cinco 4874 3454 e o nosso e-mail é Roda Viva@tvcultura.com.br Roda Viva@tvcultura.com.br eu peço desculpas antecipadas eu não vou conseguir dar vazão a quantidade de perguntas que está chegando pelo pelos três canais que eu recebo aqui mas eu prometo encaminhar todas as perguntas que porventura não conseguiu fazer o teto Oscar me ama por falar em perguntas estão chegando do Neymar a ao pergunta aqui de São Paulo no nosso e-mail dizendo perguntando o que
que o senhor acha do Cingapura dos projetos de habitação Popular que a prefeitura de São Paulo desenvolveu acho que aquele problema ali é mais simples do que no Rio que é um terreno plano e acho uma ideia lógica não achou ruim não porque não dizer a loja as pessoas da loja temporariamente Eles voltam para ocupar o mesmo lugar é muito melhor do que chutar para longe pesar em Brasília quiser acabar com algumas cadelas então criaram as áreas prioritárias as piores possíveis muito piores que as favelas e longe do legado de trabalho e modo aqui que
eu acho também se você você falou a pouco no bloco anterior sobre perseguição da polícia aborrecimento com a polícia em Brasília é a uma uma das muitas lendas que correm seu respeito e quando você for interrogado por um PM no Rio de Janeiro é bobagem eu acho que se você respondeu respondeu com uma deboche o Coronel desmanchou acho que eu fui chamado e que eu fiquei falando aí eu cheio de perguntou o que é que vocês comunistas pretende eu disse mudar a sociedade então nós estávamos numa Sala fechada com sistema de sono ele disse que
o jeito vai tirar mais escreve aí vai dar celeridade eu XEI virou-se para mim filho lindo fazer passo é difícil hein vou te mandar será melhorado em uma família católica e no Partido Comunista de 45 a 90 e um depois desse furacão como é que se definiu de logicamente segunda pergunta que que você acha arquitetura feita no período da União Soviética na União Soviética a morada de Laranjeiras Já a família católica e Fiquei ajudando Socorro vermelho então eu conheci o quê oi oi pediu que fosse Líder a pergunta dele carro tá que já ele diz
o seguinte Luiz Carlos Prestes filho Carlos canena em dezembro do ano passado na cidade de Santo Ângelo Rio Grande do Sul foi inaugurado o mapa de 15 m de altura e de 30 toneladas pessoa projetor em homenagem a coluna Prestes EA prefeitura daquela cidade que fica 400 km de Porto Alegre com certeza um trevo curso para realizar essa obra sem a sua colaboração esse seu despreendimento vem da Amizade cultivada ao longo de anos com o cavaleiro da Esperança ou vem da identificação ideológica comunista e revolucionária que tem com Luiz Carlos Prestes o relógio de que
a figura do prédio sempre entusiasmo não era jovem nós ver aquele homem dedicado assim a luta política não é pobres em outro preocupação senão Dede lutar pela igualdade das pessoas eu fiz este monumento é um monumento que é engraçado porque ele é muito fácil de fazer eu fiz no chão bota que eu fiz usou de forma nem nada e pronto o monumento e nós com sistema estamos o monumento também e manda um tempo fogo nem falou nada eu agora fiz um monumento para luta dos sem-terra e vai ser assim também é no chão e aí
eu passo aí o monumento de 30 aberto não custa nada concreto é no chão e depois se hospede então eu fiz eu fiz até hoje pra dar para outra dos sem-terra que é um negócio assim nós estamos segurando um ano o mapa elemento de trabalho uma força né Ah é assim né e aqui tem escrito a terra também a nossa deixa Marota fã taxas E nem pode se queixar muito que o poder está a tomar outra coisa uma gente queria mais pressa só mas é uma luta horrível porque todos os países já fizeram reforma agrária
não é porque é que ainda não fizeram para cima no continente Fantástico desse pegou mais pobres um partiu pesar cita os animais que essa luta vai crescer os monumentos seus hoje é porque Memorial da América Latina é mesmo tempo que ela vão tirando fiz a mão é o protesto a América Latina consegue escorrendo pela mão né a ofendida invadida na tem Volta Redonda negócio da América Latina é uma coisa horrível né como é que a gente que ainda a gente aceita a conversa com o departamento status né só que só que ela então só só
fizeram intervir na nossa cultura na nossa terra né é um negócio Fantástico o teu tem também vou dormir aqui em Volta Redonda que eu fiz são todos os monumentos protesto primeiro que eu fiz foi um alimento assim E aí E aí é o Doutor Newton renna forma assim os 30 metros por 30 metros Não é com a figura humana transpassado aqui era a força do Laura o outro que eu fiz essa altura né contra a tortura Tortura Nunca Mais e depois eu fiz um monumento para Volta Redonda era os três Operários foram assassinados pelos militares
do mesmo então voltei lá e combinamos reto fazer de novo no metro aproveitar Deixando as cicatrizes dessa violência né e ele tá lá durante três dias os operários que estavam em volta do monumento nos baixado agora fizeste do sem terra e faço com muito prazer agora fiz jogar para o museu de Paris um mostrando que a guerra grande Guerra Começou na Espanha para outros republicanos contra a forma que já naquele momento de uma em Julho perguntar uma coisa o cara é quem escreve cotidianamente em geral maioria dos autores escreve joga fora escreve jogar fora já
escreve 200 vezes você falou aqui no comecinho do programa que quando Juscelino te pediu o projeto do Cassino que você foi para o hotel ficou durante a noite trabalhando no dia seguinte você levou para já tô Cassino quem a gente eu tinha que saber eu queria fazer o projeto tinha que fazer uma exposição dele que eu fiz quando com essa chamou você para fazer o Parlamento latino-americano eu me lembro estava do lado Ele explicou o que queria qual era a concepção que ele tinha e você pegou uma folha de papel grande uma folha como essa
enorme e fez a senhora já tava imaginando uma coisa desse jeito projetor e aquilo ali você deixou a folha que eu tomei o cuidado de catar igual a e já era um projeto do palatino Quem pegar aquilo tá na parede da minha casa e trouxer aqui e olhar o Parlamento latino-americano deixa eu falar com ele eu já tinha pensado é isso que eu queria saber como é que esse processo e Santo baixa na sua cabeça Deus o diabo tem que fazer o problema projeto né você primeiro para saber o terreno as condições de possibilidade 59
fazer uma coisa mágica ambiciosa ou não né que você começa a estudar fazer os croquis de sempre pensando na utilização lá que quando chega uma solução aí eu começo a desenhar se eu tenho estudo preliminar feito eu aí faça o texto para esse me falta o metros no texto eu devo voltar a prancheta né e depois faz a maquete e a maquiagem aqui no seu processo de criação a noite é boa conselheira sonha com forma só acorda de manhã com uma solução no próprio alguma coisa que quando eu fizer a Mesquita de Israel Já tá
deitado tá dormindo uma peçonha tá deitado e pensando na mexida eu fui pensando e achei uma instrução levantei desenho ele só acontece Às vezes que é brilhante tá sonhando tá fazendo o hospital então eu comecei a pensar hospital e achei uma ideia que o serviço do hospital dessa interior no corredor interno os visitantes a volta e depois comecei a pensar que o elevador aquela ideia de operação tem que ser rotativa né no Hospital Pequeno ela deve ser fácil de manobrar sem tirar a gente sair e a parte de segurança também de volta que eu penso
em uma espécie de um elevador que tinha umas três salas de operação e elas caminhavam sem parar vai mandar tinha para todos limpeza da sala subia no tava esperando a nossa naquela móvel aquela possíveis formas de linguagem Você tá estudando agora pois é eu fiz o projeto de Niterói não sei porque o lugar é bonito muito sucesso nunca te vi nunca tive um projeto tivesse tanta gente gente que vai ver que o prefeito ficou muito satisfeito e agora o prefeito novamente Então tá querendo fazer uma espécie do caminho da arquitetura de Oscar Niemeyer Niterói então
tem o pontos as barcas né o negócio assim tem um pouco das barcas o a costa continua a praia não é tem um terreno aqui que seria o bar praça que eu ia estudar na praça com teatro com o diversas coisas restaurando e depois continuava para mim eu tinha outro lugar com outro projeto meu até o Museu de batom que ele chamava o caminho deve ter tudo e E aí foi lá no escritório fiz a maquete dos quatro lugares né E hoje estou muito longe aqui para Silveira e ela interessante mesmo que ela sente tá
vendo aqui o negócio das barcas o caminho vinha aqui eu tinha uma praça que ela passa assim o teatro assim é pois é e é por cima igrejinha sair aqui dentro da água a igrejinha outra Pampulha depois que o centro de convenções é negócio assim então depois de uma parte aqui essa parte aqui era uma grande mas grande estação de barcas não é aí onde está só de Barca já que tinha três prédios Altos de 20 andares para facilitar o entendimento sei lá e tinha garagem da embaixo e ele é muito animado com em fazer
esse programa me interessa muito que essa Praça aqui o seguinte viu a praça é fácil de realizar né É claro que não é porque os elementos não são muito alguma coisa interessante fazer arquitetura Duas cartas as pessoas pensam na sempre na mão no mentalidade ele conseguiu fazer joias de arquitetura com áreas que compõem o restaurante tem 300 metros quadrados e aqui coisas muito pequenas e com isso são joias Então acho que é um Capelinha que você fez dentro da água ficaram me leva a capa e três então é uma obra maravilhosa e o que o
custo é quase nenhum Mas visto é assim não é tão vendo tem aqui o teatro que é um teatro meio aberto desde o teatro grego protegido com o palco de volta possa se prestar respeitar que se na praça postei o restaurante solto assim no ar Depois tinha igrejinha que aparece dentro da igrejinha pequenina que o em um projeto que me interessa muito que eu tenho certeza que eu juro espaços vivos são bem negócio é monumental e os pés são pequenos vai difícil de fazer e agora estou fazendo projeto eu não quero deixar de falar que
o projeto lá para a para Brasília e conseguindo também tem comido né da da Cruz do cálculo né é um projeto eu posso dizer isso que nós vai trabalho meu eu de sugestão Mas ele diz ele vai fazer o carro mais importante isso pode fazer no mundo hoje e nada advogado formado pode ser mais avançado que isso é um bom de 80 - compreende e eu comecei a fazer isso na Europa eu fiz o projeto e me interessei pelo projeto mas sabia se mandasse para o Rio e um sacanear você 80 metros é muita coisa
então eu eu fui mulher eu tenho medo de avião de avião falar com ele mas ele já está muito velho desse busca Você devia ter dez anos é mas depois ele deu o esquema proposto que os tirantes fossem dentário e puxa não é para aliviar estudo não foi possível fazer agora rever eu projeto voltou à tona mas voltou na macho publicado que eu dei para você tinha de fazer eu discutir o rappi 15 dias tinha pronta a ideia mas agora ele que tinha a solução era assim ele que tinha os dois atores não é tá
chegando em cima ele tinha chapéu de sol assim e o prédio em será grudado News eu agora solteiro prédio a temática o prédio vai ficar funcionantes congruentes mas pendurado nos ser antes aqui porque aqui eu previa um jardim agora como obra de engenharia Eu gostaria de falar porque não é É difícil fazer uma coisa tão bom então você já falou tudo Neca Você pensou no fundo alguma coisa que simbolizar se que no museu de Brasília da cidade que as mais modernas mais nova do país um testemunho do avanço tecnológico nesse momento eu acho que só
tem igual no próprio Memorial da América Latina aquele prédio da biblioteca é hoje o recorde mundial vigente e vai ser transferido para essa obra de Brasília se for feita uma certa maneira isso e Luz trás cole muita clareza preocupação do Oscar de integrar de fazer que a arquitetura seja a expressão da evolução da nossa Engenharia em cada obra em cada momento em cada curso você sabe que a gente antigamente trabalho do arquiteto é muito reduzida né as coisas pequenas quiser azia eles curtir a vida te pedir uma coisa mas o nosso trabalho deu até outra
importância da engenharia então por exemplo em Brasília engenharia petróleo engenharia nascem juntas Os Pequenos Detalhes apareceram receber um projeto feito do congresso por exemplo não é feito de bom grado por exemplo não é acabou já estrutura é que tu não é presente né Então esse é muito presentinho esse deu uma muito mais importância e unificou a coisa de modo que que esse projeto nós fazemos agora e tudo nesse sentido quando o tema permite agora cima vai fazer que a chuva acabou tá feio o negócio do piso o Palácio do Planalto ou fala só Alvorada uma
noite eu tava com os amigos conversando vamos ver a estrutura e tá pronto se formos já né eu vou integrar textura pareciam umas turma escultura né a soltar aquele Planalto está dizendo eu disse para ele você está dentro parece uma estrutura né mas daqui a pouco menos poder acho que proteções os dias para virar o é difícil mas esse é um momento importante da temperatura no momento em que surge a ideia é que o arquiteto chega é que nasce arquitetura na é que você para nós o renascimento fosse agora o que descobriu a América nós
estamos em pleno Renascimento e aqui foi editada a miséria do colonialismo agora nós vamos começar de novo fazer América que devia ser feito eu acho que as suas voltas e apresentou isso problema é o a Olivia Fernandes de Oliveira e arquiteta da Universidade Federal de Brasília pergunta o seguinte na sua opinião Qual o papel do estado frente arquitetura sobretudo hoje no Brasil onde é que te tura cada vez mais se privatiza É sério arquitetura não sei que quer dizer com isso o estado aquilo que até hoje o estado é que tem feito as grandes obras
né Eu por exemplo muita pouca obra triste e para explorar vastamente os as coisas eu nunca fiz nem me comigo e convoca muito feliz olhos assim repetir já não dá grande boa né que bate nas obras maiores são os governos que fazem mesmo para a França se ver qual é o mal Hulk cuidou disso né Depois do já que lembro fez diversos edifícios né é desejos compreendem muito bem que cidade vocês enriquecida né às vezes é uma obra se pode dizer não a obra podia ser feita outra coisa Prefeito escolas né mas quando a beleza
existe ela é importante para o povo também quando você vai lá por exemplo no Egito e vejo que iremos o senhor esquece que aquilo formou um pretexto meu uma coisa Qualquer que não tinha sente o meu trabalho escravo que fica espetado essa beleza né de modo que o importante é isso é o caminho da Beleza quer que o povo sente o povo gosta de mesma coisa bonita o povo gosta de um Palácio de Brasília ele acha diferente e e esse perfeito na pintura abstrata coisa que o buraco pode pegar muito melhor que eu velho tem
esse negócio sujeito que não tem uma formação errada ele gosta das coisas bonitas geralmente agora quando da formação Ferrari ele criança que essa pequenina faz um mural Fantástico e depois ficar com os seus corre oito anos eu não faço minhas coisas não é a educação tem que botar o cara para aprender aprender alguma coisa Às vezes as pessoas não sei o que é é mas eu acho sim que eu vou dizer você é chato falar essas coisas mas eu vou dizer eu acho que cada estado do Brasil devia ter uma obra sua é verdade é
verdade gostei imaginou se vai encalha tudo quanto é cidade da Itália tivesse uma obra do Leonardo da Vinci show do violência sinceramente é uma roupa Henrique quer subir aí então essa coisa não é concurso não é para ficar me desculpa mas não é não pode reclamar que não tem porque se tratava de uma outra coisa não é verdade eu acho que eu trabalho eu trabalho muito em Brasília mas eu vejo um sentido de continuar trabalhando lá não tinha nada não fiquei no rio não é a corrente comando 13 anos você sabe quem não é apesar
da pressa a gente tinha muito interesse em chegar uma solução melhor Eu Me apresento para as colunas do Alvorada eu fiz as colunas da Alvorada mas é construção foi feita no chão primeiros ficava bem para ver se o seu mármore com esse dia bem com os dirigíveis que eu velho mas a gente vai usava uma procurar gente uma preocupação de apuro que é pressa não devia permitir a gente fazia isso eu volto que agora por exemplo tem o eixo monumental e felizmente o Aparecido preservou Jesus fez o nós fizemos estudos preliminares do eixo monumental porque
o eixo monumental importante para ele ele não pode ter ali um prédio diferente é vendido seja pior melhor nos manter as características da arquitetura e da falta fazer o museu falta fazer a a biblioteca volta trazer alguns benefícios que finaliza o texto mas é importante na Nova Capital esse o espírito que ali pelo menos é que textura seja conduzida ao mesmo com ativistas Tá certo que você dá para os paulistas do Teatro rubinstein e da do memorial Jânio Quadros projetados lá para o Parque do Ibirapuera a gente peca então eu Gero você sabe trabalho que
nós fizemos efeito outros colegas aqui de só que São Paulo mas é uma obra engraçada porque você tem a Marquise você tenho uma cultura tem lá e aqui vem teatro então teatro ele tem uma forma assim e quando eu espetáculo são posterior essa parte aqui para minha para trás Então vamos 60 metros e metade da culpa tem tempo metálica se encaixa na outra é uma coisa nova como espetáculo como parte vick para 30 40 mil pessoas ou então dentro para 2000 pessoas ficava obra em a Laura assim que pede para o cálculo por exemplo né
da parte de funcionamento viu é uma coisa caprichado quando deve ser sempre reclamo isso eu acho que quando é uma obra pública eu já tive os períodos pode fazer né agora Que pé que tá a ideia de sempre projeto está pronto ainda não entregamos sei eu achei agora depende do Peter não conheço pizza mas o Maluf era um pano muito compreensivo e o memorial já no quadro é ideia fazer mas o desenho Tá feito já tá pronto para o memorial eu tô ficando especialista o eu já tô com um pouco nessa questão sobre a necessidade
da presença da beleza da arquitetura que ela se mostre mas eu tenho aqui três perguntas mais ou menos a mesma direção de pessoas que mora em São Paulo Fernando alcoragi que é estudante da FAAP o lixo ele quer dizer que elas essa advogado Evaldo Rocha que ele tá perto da tua fé todos eles acham que aqui que o memorial da América Latina é um pouco árido que eles acham que ele é uma tentação Já respondeu a então eu poderia responder mais uma vez justamente ele para gente poder muito bem lá no dizer o que ele
fez que é muito bonito é deixou comer uma coisa que ele quer arquitetura tem que ser assim esse pessoal apenas às vezes é e não é ver com ela é assim quando ela função dela é recebeu o povo Certos Dias ou então barulhos altos edifícios que estão contidos na frase a essas perguntas é que a canção deitar calmas encontrar dizer que não tem sentido e no Rio de Janeiro o que é que falta esse projeto da Praça 15 gostava muito da próxima vez que a Praça Praça e tem um prédio antigo Palácio e ao lado
então então a ideia era criar um ambiente e o resto é O que é preciso é difícil chinelo jogado aí já começa o sujeito a manchar mais tempo dar eu tenho que explicar dentro da Japão querendo fazer uma cidade dentro da água não tem nenhuma pública problema o nosso amigo tá aí pra dentro importante aliás Fundações tubulão pneumático né que a gente quer perder tempo diferente eu não tenho nada contra o governo fez uma coisa muito boa né criar um tipo de arquitetura faz um pouco diferente faz é fácil que bem gosta quando você vai
falar nega escola gravada disso as arquitetura que me atrai o outro fazer o que gosta e assim às vezes uma coisa simplesinho mas também é feito um quadro de debate seu tipo de caso não vou ser Qual a melhor lua para mim são Fantástico Então as coisas antes tá bem bonito também é importante olhar e não é e Todas têm buscado muito bem mas Giovana uma coisa é um cadim cima agora assim eu estou bebendo conversando a cachaça sincera eu acho que é a personalidade a coisa decisiva na arte é a personalidade sem a personalidade
não existe alguma agora a personalidade sintetiza de acordo com as suas características as coisas da época dessa naquele as peças e tal então você tem não gosto de galinha mais você tem uma Lina bobardí você tenta então cada um Gabriela época expressa também qual é a sua maneira a partir da sua excentricidade quando jeito escreve em geral a gente sente como ele ar e é bom quando isso acontece por exemplo quando for me formei em baixo do Mal Hulk achei Fantástico escritor O Aventureiro feito com 21 anos que disse para eu não sei para onde
para tu dar o jornal né participou de guerra os arquivos também achei interessado por tudo foi a Cuba escreveu sobretudo agora acha que a vida não é um é um fracasso e sempre por tudo bem Não é mesmo era nisto é nada disso né isso é importante ele é sua irmã tem um livro assim tal qual né ela fala uma coisa assim do por exemplo o livro do bosque não é ali aquela recomendo conhecia a história dele era um jeito progressiva né 1970 se eu for convidado para fazer parte do colégio de França é porque
você não aceitou como foi essa coisa e a segunda parte da pergunta só Aceitaria ir para Academia Brasileira de Letras em 1 e ele é muito interessado na última vez ele me disse olha você agora já falei você procura lá o secretário ele bate dá o endereço aí para gente conversar com os outros presos aí eu não fui sabe que a gente chegou batata Poxa você esqueceu não tivesse eu não mandava eu não sei se eu vou fazer uma pergunta Inconveniente só vou se for eu tudo bem Você me desculpa arquitetura moderna arquitetura dos representantes
mais significativos também é e eu pergunto o seguinte o pós-modernos pressupõe e o que era moderno que o que caracterizava aquela frase que nós Nacional Acabou terminou Qual é a perspectiva que você vê para textura hoje a partir desse mundo de loja com essas características que ele tem não gosta de criticar mas é o nunca que faria isso né textura invenção dos mínimos detalhes eles começa a copiar as coisas antes escrever sendo certas regras não tem nada de sério o negócio acho que isso não vai para que já já está passando Vai lavar armários e
presta seu Augusto e à pergunta da academia na sua última visita lá isso em outras faculdades de carro sabendo chegar de ônibus Nós temos tivermos aquele espetáculo muito bonito e 800 900 estudantes lá no salão caramelo e durante uma hora que você produziu 21 desenhos o que deu uma média de um desenho a cada 3 minutos falando isso porque a participam a guarda do acervo da nossa biblioteca da FAU teu primo lugar Esse aspecto da criação da forma de expressão livre no no sentimento que sai que Brota de um dele assim de quase de uma
transpiração da ideia agora eu tô vendo que tem uma coleção de dezembro que então entre parentes eu queria consultar você pode ir junto juntar-se aos demais usando a biblioteca na forma mas aqui antes desenho também dá jeito Ah pois é mas está se eu gosto desenhar porque acho que desenho português então eu acho que dessa gosta de um desenho bem feito dezembro simplificado não é um desenho realista né mas vamos coloquei bonita até naquela ocasião alguns alunos perguntar sobre o problema da plasticidade se você acha a questão do primário primado da forma sobre os demais
valores eu acho que tudo nasce junto Antigamente eu fazer um desenho em antigamente quando você acabava uma estrutura né você vê apenas diga Lages e apoio né o e arquitetura venha depois você não sabia como as vezes era boa para fizeram ruim agora não quando ele fica para outra uma estrutura o concreto armado atingiu a importância tão grande que é que te tura estrutura alguma coisa só Já está pronto o resto é um pequeno detalhe e tal mas a coisa mudou que eu trabalho de engenheiro cresceu a forma ficou mais unificada né o que eu
quero travado permite soluções mais homogêneos E aí o que é que anda dizendo por aí que eu vou te contar em vez de perguntar aqui a força da prefeitura vem do fato de ser eminentemente popular popular no sentido de posto da cultura popular saber mas eu acho que é só rende mais fácil a Denise outra pessoa que foi mal formada né porque tem menos preconceito Nossa Às vezes a coisa assim eu sei que perguntar um negócio eu fui lá tive lá uma semana e me chamaram na universidade então não dois velhinhos como eu hoje não
é e esse prédio é muito mal feito as colunas são muito próximas tão grossa gerada é sistema de circulação mal fez o prédio é feio não representa qualquer pagar depois porque ele deve shortinho isso aí então porque que você não disse só ou arquiteto que fez você não está aqui eu tô beijando excesso para não ser indelicado com ele Engraçado que eu tinha ido lá no meu hotel e me deu um quadro que ele fez eu viver às vezes Ana Luiza nobre que arquiteta também do Rio de Janeiro pergunta o seguinte e você falou dos
vários projetos que o seu Face mas sua fez intervenções importantes também em cidades históricas como Ouro Preto e Diamantina é como se houve a intervenção e centros históricos hoje e de que forma os horários que cidades históricas devem ser incorporadas à Vida contemporânea eu sair da escola eu fui trabalhar no patrimônio com o Rodrigo ele me chamou e eu te vi fiquei sempre com mal respeito aí para nós que Rodrigo fez a vida dele é a defesa do patrimônio olhar um escritor escrever um livro é muito bom nos velórios né eu tinha muita boa posição
diante no meio dos amigos dele mas ele deixou de Andrade foi a vida dele é e me acorda curou defender o patrimônio não tem dinheiro eu me lembro que antigamente Odeio ficar desesperado que eu tinha medo que as casas Rio Preto deve ser tão bar feito baralho de cartas já e te mato' que é dificuldade é de patrimônio é muito grande é o acervo foi muito grande que modo que não há verba para atender tudo que é preciso arranjar um serviço exemplar mas o como é que sobre essa questão da intervenção de obras modernas essa
coisa toda é quando piso Preto tenho duas soluções uma educados Leão que era um meio termo um prédio um pouco moderno mas com as janelas antigas Passos antigas e a minha era uma coisa mais calma e ur urso inclusive o pessoal lá pois ela escolheu o meu projeto que achava que tem criar o contrato por exemplo em Ouro Preto tem uma um prédios caminho engraçado né porque ele é parece um difícil né a todos com Bongo Mas é uma caixa d'água mas vou ter girado isso a função com a forma do edifício ele é um
prisma assim tão certo tão bem feito ele faz o contraste contraste com a igreja que tem de trote de modo que até hoje não sei se vai mudar a ideia de criar o contrato e não copiar Você tem uma um beijo uma obra antiga do prazo com a obra nova ser feito aperta é procurada fazer coisa normal o médico deve ser hoje o Prefeito Municipal de Itabira manda um pacto aqui o nosso programa perguntando para o senhor a comunidade da cidade de Itabira aguarda com expectativa a construção da nossa cidade do meu do memorial Carlos
Drummond de Andrade É eu tô estudando Vai estudar vai estudar tô cansado fazer Memorial normal quero fazer quero uma Cheio da importância da as crianças e nós temos também até de notícia aqui que eu acho que é importante é o Ferreira Gullar que é do Maranhão que o Fernando Pedreira que o representante do Brasil na Unesco ele falou esta semana passada e já foi aprovado na UNESCO O tombamento São Luís do Maranhão o patrimônio cultural da humanidade a primeira etapa que a no e como já frio aqui agora apenas a formalização disso no plenário da
Unesco contente de ouvir essa notícia aqui por duas razões primeiro porque São Luís é minha cidade e merece e necessita disso e segundo porque quem fez isso é um amigo meu tá o pedreiro e quero mandar um abraço o bebê poder o homem que tá salvando eu só sabe que aqui no seu caso você tem aqui também ou Fernando Morais que é de Mariana e o primeiro bicho Oi Mariana o dom Frei Manoel da Cruz levou três anos e meio de chegar aqui em São Luís a Mariana pego você já que está virando a conversa
de compadres ou quer dizer o seguinte que só botar e José Aparecido pelo governador de Minas e levar o Oscar para fazer uma obra e Mariana tá dentro da minha vida toda a cidade brasileira nosso tempo infelizmente está esgotando e eu gostaria de fazer uma última pergunta é uma curiosidade pessoal se eu fica à vontade o senhor vai fazer completar 90 anos esse ano cara ainda é o Senhor tem alguma fórmula para tá tão bem assim produzir você só sempre pergunta que meu trabalho da minha vida o que ele ficou assim de que me agrada
não foi arquitetura eu tenho olhado a vida é uma maneira mais humana que ficar do lado dos mais pobres ter entrado o pedido tá pronto é protestar Quando é Preciso né Any situado bem sentir-me bem comigo mesmo né isso que eu digo estudante quando eu falo com ele eu já sempre que é que textura Não essa parte mais importante é a vida só os amigos né é a família e a gente aquele tentar ser cordial com todo mundo porque a vida não tem muito cinco festivo Não há razão para gente tá brigando E aí eu
agradeço muito a sua presença aqui essa noite Agradeço Roda Viva especial Agradeço também bastante a nossa bancada de entrevistadores hoje com pessoas bastante lustres e que se deslocarem inclusive de outras cidades para poder participar desse programa agradeço a sua atenção é só participação a gente recebeu o fax telefonemas e e-mails demais eu vou encaminhar os toda Oscar que não sei o que pode fazer não sei se vou vou atribular mais a vida dele mas nós vamos encaminhar todas as perguntas que só chegaram a para o doutor as carne é mais gostaria então de agradecer mais
uma vez a sua atenção ele andava que eu rodava em volta na próxima segunda-feira às dez e meia da noite até lá uma boa semana para todos e uma boa noite tá G1 E aí