fala pessoal tudo bem beleza Professor João Gabriel na área pra gente discutir um pouquinho hoje sobre o tema da modernidade Na verdade essa aula vai ser um pouco mais transdisciplinar interdisciplinar vamos tentar fazer um debate aqui um diálogo com o campo da história com o campo da filosofia com alguns autores beleza vamos tentar entender o que que é o mundo moderno mas antes de começar minha aula eu quero me certificar você é inscrito no nosso canal se não é inscrito se inscreva deixa o Sininho ativado para receber nossas notificações vamos lá o que que é
modernidade [Música] bom modernidade sem sombra de dúvidas essa temática ela envolve inúmeras questões a gente pode estar falando aqui de autores variados de filósofos de sociólogos que trataram dessa questão desse tema de variadas maneiras a gente pode pensar modernidade como um tema na verdade que vigora um conjunto de mudanças de um período histórico ou alguns autores vão entender modernidade de modo mais tradicional que seria a modernidade apenas como um período né de transição na era medieval para era contemporânea Na verdade nós vamos buscar para entender o que que é modernidade aqui dois autores da sociologia
dois teóricos que são de de tradições né sociológicas metodológicas diferentes entre o primeiro deles seria o Max Weber autor que nós já trabalhamos em inúmeras aulas aqui no nosso canal e também um segundo autor que seria o Sigmund balman também que já foi objeto de nossas reflexões aqui dentro vamos começar em primeiro lugar no Weber né vamos entender o pensamento weberiano e a noção de modernidade Primeiro é preciso considerar que o Weber foi um dos sociólogos clássicos que buscou a e contribuiu na verdade paraa formação da sociologia como uma ciência autônoma separando a sociologia das
outras áreas do conhecimento e foi justamente a partir desta ideia né de separar a sociologia das outras áreas que o Weber Trouxe dois conceitos que são fundamentais pra gente entender o que que é o mundo moderno o que que seria a modernidade em primeiro lugar a sociologia ela é a ciência da modernidade sem sombra de dúvidas né A sociologia é uma ciência que nasce no século XIX como objeto de reflexão o mundo moderno e as transformações dessa sociedade sociedade Industrial sociedade Urbana e tal entendendo a metodologia weberiana para pensar a modernidade nós temos que entender
a modernidade como um lugar favorável do encantamento do mundo esse inclusive é um tema específico do pensamento weberiano o que que é o desencantamento do mundo desencantamento do mundo nada mais nada menos do que o processo de desmagificação da realidade de crenças Sobrenaturais Weber vai entender a desmagificação como uma quebra do sentido mágico que vigorava a mentalidade dos seres humanos e aí da sociedade de modo geral até o fim da Idade Média a modernidade seria caracterizada pela racionalidade pelo uso da técnica da ciência para resolver as questões que a humanidade Tem Diante de si então
por exemplo diante de uma grande epidemia de uma grande doença a humanidade ao in vez de se agarrar naquelas crenças tradicionais principalmente no campo da religião começaria a se agarrar em outras formas e outros fenômenos para entender o mundo principalmente através da ciência e é justamente a partir do século X 15 16 que nó nós vimos uma mudança drástica e profunda nesse sentido racionalizado e dessa desmagificação dessa diminuição dessa crença mágica de mundo de acordo com Max Weber a revolução científica de Kepler de Newton de Copérnico de Galileu teria trazido essa nova forma de entender
a natureza como um objeto e é justamente essa perda de sentido mágico a onde a natureza não tem força própria e para lidar Ou pelo menos para dar o destino da humanidade mas mas o contrário a humanidade que quer construir né a natureza como objeto que é uma característica fundamental da modernidade Então essa perda de sentido mágico essa mudança Inclusive essa alteração né na forma tradicional para uma forma mais racional racional e mais racionalizada é a principal característica do mundo moderno na leitura do Weber isso ficou muito claro numa obra famosa dele A Ética Protestante
o Espírito do Capitalismo que é sem dúvida O livro mais famoso do V no qual ele analisa a religião Protestante e principalmente os puritanos os calvinistas ingleses como eu diria o exemplo maior né como a maior característica desse mundo racional desse mundo eh desmagificação também concomitante junto a esta ideia de desencantamento do mundo né desse processo de desmagificação é aquilo que Weber chamou da crescente burocracia do mundo moderno a modernidade através do Estado seria a expressão Direta do mundo da burocracia e o que que seria essa burocracia burocracia na verdade na teoria weberiana nada mais
nada menos do que é um um poder das regras o que que seria essas regras né o Weber vai entender que no mundo moderno o estado e a orientação no qual os indivíduos agem estão voltadas antes de tudo ou sobretudo a respeito de uma hierarquia de funções nós teríamos na modernidade eh juntamente esse desencantamento do mundo esse excesso de racionalidade um processo de criação de regras rígidas que organizaria toda a nossa vida cotidiana não só no emprego no trabalho mas no mundo Educacional no mundo até mesmo formalizado extremamente formalizado as nossas relações interpessoais relações afetivas
teríamos substituído um modelo mais tradicional de mundo para uma forma né que a modernidade traria que seria uma forma um pouco mais impessoal pouco mais não altamente impessoal porque vber vai entender que as regras da burocracia não são regras que servem pessoalmente para um indivíduo em detrimento de outro mas uma noção de generalidade de funções que estariam dado a essa impessoalidade então dentro dessa hierarquia desse conjunto de regras escritas desta formalidade que é uma característica típica do mundo burocrático nós teremos o exemplo maior da modernidade pensa o estado né o Estado Moderno Diferentemente da política
na idade média do Estado medieval ele está estruturado simplesmente em torno dessa racionalidade desse excesso de racionalidade regras extremamente formais regras escritas impessoalidade no tratamento das funções hierarquias né princípio da meritocracia né atribuída às funções e aos trabalhos e tudo isso é característica do mundo moderno característica essa dada por um tipo de realidade extremamente formalizada veja que a a leitura weberiana pra gente já dialogar com outro autor aqui é que que a perspectiva weberiana é de que a modernidade ela não traria apenas avanços como era típico daquela visão Iluminista e positivista na verdade a modernidade
de um lado ela cria um avanço racional e técnico mas do outro lado ela cria um tipo de realidade completamente ou dominada pelo discurso racional e técnico que traria a esse desencantamento do mundo e a perda do seu sentido mágico uma segunda contribuição importante para falar também né dessas questões da modernidade estaria no sociólogo polonês Sigmund bman sociólogo esse importante por ter trazido pra sociologia uma gama de de intelectualidade muito grande né um na verdade um sociólogo que viveu grande parte da vida dele né no século XX no meio dos grandes conflitos que o século
XX trou e o bman numa obra dele clssica modernidade líquida né vai tratar a o mundo moderno so um prisma comparativo de dois grandes sistemas de modernidade um típico do início da modernidade que seria o grande projeto Iluminista e racional que V que que o que o balman na verdade né utilizando aí uma metáfora né com a química utilizará a ideia de modernidade sólida para entender o que que seria esse sólido é só pra gente pegar aqui um pressuposto bem básico né de que o sólido ele demora mais tempo para mudar de forma do que
um líquido ou seja a característica do sólido seria muito mais a sua característica de ser cristalizado rígido Por que que balman tá usando essa expressão para ele o século XVII principalmente o século das luzes do Iluminismo construiu um grande projeto da racionalidade da ciência um projeto da técnica e esse projeto moderno está associado a esse caminho que a humanidade trilhar ruma a um progresso Irreversível ruma a um tipo de sociedade a um padrão né de sociedade pautada nessa característica extremamente tecnicista extremamente organizada e e um modelo na verdade de estrutura completamente pautada no projeto Iluminista
racional capitalista e burguês no entanto A grande questão do bma é que essa modernidade ela não teria sido superada mas a modernidade sólida teria se transformado E aí a tese fundamental dele numa modernidade líquida diferente de outros autores do período de balman filósofos inclusive como lipovetsky como outros intelectuais que falavam de uma modernidade que teria sido superada por uma pós-modernidade ou por uma modernidade tardia né como os pós-modernos mesmo que haviam dito que a modernidade teria sido superada né Por uma era da crise dos paradigmas o bman trouxe uma outra contribuição na verdade a modernidade
ela se Lico fez o projeto moderno na crença na na racionalidade e na ciência se desestruturou para uma modernidade líquida uma modernidade da fluidez da mudança com constante da Vida em rede que seria essa vida interconectada onde os laços de permanência eles duram menos do que os laços de descontinuidade de desconexão quer dizer seria o mundo de mais mudança do que permanência e essa é uma característica do mundo contemporâneo Então veja que a perspectiva do balman é que a modernidade não teria sido superada que a modernidade na sua crença da Razão da técnica agora se
sobressaiu para uma modernidade que crê nisso mas crê de modo líquido frágil e fluido que seria melhor expressão para pensar o pensamento para pensar o pensamento para organizar o pensamento de Sigmund balman uma terceira parte pra gente contribuir e entender melhor o que seria modernidade seria uma visão mais tradicional de modernidade Com certeza se você sair pesquisando aí de modo mais amplo a modernidade vai ser pensada apenas como um período histórico um período que tava associado ali entre o século XV e o século XVI né seria um período de transição entre o mundo medieval e
o mundo contemporâneo Na verdade essa visão ela foi construída e esse nome moderno foi dado pelos autores do Iluminismo os autores Como o próprio Kant Como o próprio Voltaire como montesquie que seriam teóricos clássicos do Iluminismo que estaram associando a ideia de que o Iluminismo seria essa modernidade o período de transição de uma época eh antiga ou que supostamente seria das Trevas um mundo antepassado que seria eh baseado naquela visão obscura de realidade para uma realidade superior moderna e nova que sairia ou que abriria na verdade os caminhos e Horizonte para algo novo ou algo
radicalmente novo é interessante que esta visão apesar de ser uma visão tradicional ela tem em si alguns elementos concretos que seria os princípios de pensar a modernidade como uma espécie de período transicional né de uma era por exemplo medieval feudal para uma era contemporânea capitalista só uma visão que carrega muito otimismo em relação à modernidade ela não olha de modo crítico Quais são as consequências e problemas que o mundo moderno teria constituído quais são por exemplo o as grandes entraves que a modernidade construiu pro bom desenvolvimento à humanidade para amarrarmos aqui finalizarmos nossa aula acredito
que pensar a modernidade a partir desses dois autores é importante mas tem inúmeros outros teóricos também que a gente poderia ficar aqui a refletindo sobre eles mas a priori a modernidade no seu sentido desencantado no seu sentido burocrático expressão weberiana a modernidade no seu sentido líquido ou sólido expressão de balman que traria na verdade consequências mais fundamentais do mundo moderno e até mesmo essa visão tradicional de que a modernidade é um período de transição do mundo medieval pro mundo contemporâneo baseado nesse suposto otimismo de que a modernidade iria levar a humanidade rumo a um progresso
e reversível bom galera foi essa a nossa aula sobre modernidade Se gostou um like para mim um comentário Generoso aqui embaixo não se esqueça também de acompanhar os links que estão aqui na descrição do vídeo para você aprofundar um pouquinho sobre o que nós trabalhamos nesse encontro beleza Muito obrigado pela sua audiência e até o próximo [Música] encontro