A Oração I Catequese Tradicional #017

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Centro Dom Bosco
Na catequese de hoje, o prof. Marco Antônio apresenta, "A Oração". Acompanhe o curso com o "Catecism...
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[Música] [Música] muito bem sejam todos bem-vindos para mais uma um episódio dessa jornada Nossa bem lenta né mas eh vamos dizer assim que torna-se agradável pelo assunto pelos assuntos que nós tratamos vamos continuar em então Mais uma etapa dessa jornada do estudo do catecismo de São p x catecismo tradicional da igreja né e depois de um preâmbulo né que foi o estudo do credo os seus artigos e depois um desfecho dos grandes momentos do credo nós agora vamos passar para uma segunda etapa do catecismo de São p x eu diria que é uma ponte uma
ponte bastante importante para nós darmos continuidade ao grande oceano que vem depois né isso então né Eh grande oceano que surge logo à nossa frente é o estudo dos sacramentos Mas entre o credo e os sacramentos catecismo de São Pio X traz uma análise sobre a oração né Por qu né porque a partir de agora nós não vamos mais nos deter e em símbolos em eh princípios que norteiam a fé do Cristão e que ele deve crer agora nós vamos começar a entrar nos meios de viver essa fé cada artigo daqu ele que nós pronunciamos
na oração do terço do Rosário nós Eh vamos ver agora como fazer para vivê-los né aquele que recebe a fé precisa viver conforme a fé né e o passo importante antes do grande Manancial de graças que foi dado a nós por Nosso Senhor que são os sacramentos a gente precisa entender um pouquinho a oração a oração nesse momento é fundamental pra gente aprender como rezar né isso para nós então será o objeto nós vamos ver não será tão longo quanto os o credo e nem pensar tão longo quanto os sacramentos mas é um estudo que
vai trazer pra gente um esclarecimento muito bom bom a respeito desse ato que para muitos que são inimigos dele nós vamos ver quem são esses inimigos eh para muitos deles é considerado um ato inútil nós vamos ver isso hoje tá mas nós passaremos a entender quais são a a eficácia e os tipos de oração que a igreja nos propõe Tá bom então a primeira grande divisão da oração que nós observ vamos é justamente a sua definição que que é a oração meramente um hábito de falar não a oração segundo o catecismo tradicional da igreja é
uma elevação da alma a Deus né esse gesto eh tão simples eh ele tem que estar desse desse levantar-se e erguer-se vamos dizer assim perante o criador a alma é um gesto da Alma ela se eleva para atingir o criador né para chegar até ele então a oração é vamos dizer assim conceitualmente isso elevação da alma a Deus para quê é a pergunta que vai né O que que nos lucra a oração por que que nós temos que rezar né Já já nós vamos ver essa oração ela pode ser de dois tipos nós vamos ter
uma oração eh como é que eu vou dizer pros senhores vamos dizer uma oração vocal né e uma oração eu diria mental tá existem esses dois tipos de oração a oração vocal e a oração mental Essa oração mental ela não se utiliza de artifícios da língua ela Brota do coração do interior do indivíduo na qual ele vai expressar ele vai fazer uma espécie E aí que entra uma palavrinha perigosa ele vai fazer uma meditação de Deus só que essa meditação aqui nós vamos entender não tem nada a ver com a ideia comum de meditação que
muitas vezes hoje as pessoas trazem das religiões orientais nós vamos ver o que que é uma meditação e o que que é uma contemplação tá isso tudo está presente na oração mental na oração interior na oração sem palavras tá e a oração vocal é aquela que é expressa através da oralidade da fala e ela se subdivide também nós vamos ver o que é cada uma delas perfeito Então vamos lá essa elevação da alma a Deus tem na verdade três objetivos na hora que a gente se dirige para Deus nós nos dirigimos para Deus primeiro para
adorá-lo é Primeiramente um gesto de adoração esse gesto de adoração tem que estar presente em toda a oração e eu diria que é uma condição necessária toda condição é é uma condição lá usando expressão do direito né sinequanon sem a qual você não tem o que você pretende né então a adoração já está implícita mas não importa mesmo estando implícita é uma das primeiras eh movimentos da Alma querendo adorar o criador o segundo objetivo da oração é dar Graças ou seja nós Recebemos estudo do Criador adoramos por quem ele é e Damos graças por aquilo
que ele nos deu né segundo passo da oração e terceiro para pedir o que nós precisamos E aí que entra muitas controvérsias da oração ué mas Deus já não sabe que a gente precisa por que que a gente vai pedir é porque faz parte do gesto meritório do homem de buscar o criador porque se nós olharmos sobre essa Ótica dá a impressão que eu estou informando a Deus o que ele não sabe não Exatamente isso ele já sabe mas o meu gesto é para tirar dele aquilo que eu preciso ele quer ver esse movimento da
Alma justamente para nos dar o que nós precisamos então é adoração Toda a oração é assim Toda a oração bem feita né adoração ação de graças e pedidos daquilo que nós precisamos essa hora sempre vem a pergunta posso pedir qualquer coisa não ó nossos pedidos primordiais é sempre as graças para a nossa salvação e esse pedido nosso Senhor nunca nega não vai negar quero Graças para cumprir meus deveres quero Graças para vencer um pecado quero Graças para vencer uma tentação quero Graças para melhorar em tal atitude de minha vida ou para vencer algum obstáculo espiritual
isso nunca é negado tá agora eu posso pedir coisas materiais pode CL que pode só que só será dado se realmente aquelas coisas forem para o bem último nosso que é nossa salvação tá o primeiro caso sempre vai ser ouvido e sempre vai ser atendido né Isso é nosso senhor que fala pedi recebereis ele tá falando da das Graças necessárias para a salvação da alma essa nunca vai ser negada agora os bens materiais podem ser pedidos sim mas nem sempre serão atendidos porque em Muitas vezes o nosso pedido o que nós pedimos trará para nós
um impecílio à salvação aí Deus não vai dar tá ou até mesmo a certas Graças materiais lícitas ele demora para dar nós vamos ver porquê mas quando quando é lícito o pedido e contribui para sua salvação ele em algum momento vai te dar aquilo mesmo sendo um pedido material mas essas três coisas ela tem que ela tem que ser vamos dizer assim o esqueleto da oração adoração ação de graças e pedido Pelas nossas necessidades as necessidades da alma e também e em circunstancialmente as necessidades do corpo porque nós não somos puro espírito precisamos também termos
eh precisamos adquirir Bens Materiais pra nossa existência tudo isso é lícito Tá mas agora o que que eu não posso pedir a Deus é tudo aquilo por exemplo que se remete à maldade pedir pela desgraça de alguém por exemplo Deus não vai atender né pedir vamos vamos pedir para por exemplo ganhar na loteria eu posso jogar na loteria posso V jogar como um jogo de sorte assim mas eu não vou pedir isso a Deus para ganhar na loteria tá porque já seria uma coisa meio imoral né e agora o o fato em si de você
fazer um joguinho tem problema tá mas nunca pedir isso né e ess disposições esses pedidos que que a alma faz a Deus é sempre obedecendo essa regrinha pedir alguma coisa material posso ser atendido posso mas não Obrigatoriamente agora pediu para se livrar de uma tentação para se livrar de um pecado dominante para se livrar de uma de de um de um de um erro que persegue a sua existência Ah isso aí Deus atende Sempre porque se aquilo ali é um impecílio para sua salvação ele vai te dar os meios Professor a gente pode pedir para
Deus nos livrar da Tentação desde que a gente não se submeta a uma ocasião de Pecado voluntariamente exatamente quando a gente aí seria tentar a Deus né eu pedir a Deus por exemplo para para me para vamos supor para não cair numa na tentação de furto vamos exemp né E tá eu vou pedir a Deus para não cair isso mas eu vou me posicionar por exemplo no meu trabalho de uma maneira que vai me facilitar fazer isso e olha eu não vou fazer não mas eu tô encaminhando para esse sentido aí você pode perder a
graça e cair porque você criou os meios para cometer o pecado na verdade você quer cometer mas tá esperando Deus tirar você daquilo ali sem esforço próprio aí você tá tentando a Deus né então tem que ter o esforço e tem que ter a graça né aí as duas coisas você vence o pecado mas veja bem vencer o pecado não quer dizer que você nunca mais vai ser tentado não tem gente que acha assim ah vou vencer o pecado nunca mais vou sentir essa tentação vai sentir o que vai acontecer é que você com a
graça ficará mais forte para resistir à tentação tá eh a gente olhando por exemplo a vida dos padres do deserto Não sei se vocês já ouviram falar disso né os primeiros monges né Santo Antão são pacômio Santa Maria egipcíaca eh São ai agora não vou lembrar o nome de de de todos Santo Onofre né esses grandes Santos da da chamados padres do deserto eh diziam que eles atingiam um grau de de de domínio tão alto que o pecado já não as tentações já não incomodavam mais eles mas não incomodavam em certas ordens mas por exemplo
tentações Morais tentações interiores eles tinham o tempo todo só que eles venciam aquilo ali com a graça com a oração que nós estamos vendo com a Penitência né então eles venciam isso né os casos dos grandes padres da igreja dos grandes monges os coretas os padres do deserto Eles são um exemplo dessas vitórias mas essa vitória significa Olha eu nunca mais você ser tentado não a tentação pode acontecer até porque a vitória sobre a tentação vai te dar méritos para sua vida espiritual e pra vida futura também tá então nunca esperar que vai chegar um
momento da sua vida que você não vai ter mais tentação nenhuma vai sempre tem alguma coisa né Sempre tem alguma maneira de suscitar o pecado em nós é por isso que a gente tem que estar vigilante e orando e rezando né para que isso não aconteça bom Quais são os fins da oração a oração tem seus fins né Eh na verdade é uma finalidade né um navio pretende sair de um porto e chegar em outro o para que que serve a oração para que que serve a oração Qual é o fim dela né Para que
que ela existe né ela existe para duas coisas para preencher um dever de culto que nós estamos que nós temos perante o criador esse dever de culto eh nós temos que devolver a Deus tudo aquilo que ele nos deu então a oração primeiramente é um dever de culto né E esse dever de culto é um dos fins da oração por isso que nós temos que rezar né né e o segundo é justamente as necessidades da Alma então eu rezo porque é devido a Deus esse culto e porque eu preciso tá essas coisas sempre andam juntas
é eu tenho que dar a ele o culto é um culto aqui no sentido particular tá não é o culto né o sacrifício né que é a Santa Missa mas eu digo um culto particular devido ao criador né E aqui as necessidades então tem dois fins muito bem estabelecidos em relação à oração que é justamente o culto a Deus devido e as necessidades da Alma só da gente beber um pouco nessa nesse conhecimento já dá vontade de rezar logo se dá vontade de rezar pelo conhecimento é porque existe algo relacionado com a vontade e com
a racionalidade Ou seja eu conheço a coisa imediatamente a minha alma se move a fazer por causa daquele conhecimento então importante nós sabermos por o que estamos fazendo ao fazer nossas orações ao rezar as nossas orações tá muito bem vamos adiante a oração ela pode ser né no caso da oração vocal ela pode ser pública e pode ser também privada tá essa daqui é claro né É sempre privada porque ela vai acontecer no interior da Alma né o interior nosso dentro de nós né Eh meditar nas coisas de Deus é conhecer as coisas de Deus
contemplar meditar é sempre conhecer quando eu sei o que é uma coisa eu contemplo eu medito meditar é isso é conhecer saber o que a coisa é né E isso de alguma maneira traz para nós um certo prazer né quando eu descubro por exemplo um exemplo simp como quando eu descubro por exemplo como uma caneta é feita como ela eu posso ser usado aquilo traz para mim um contentamento não traz Puxa que legal não é por que esse contentamento esse contentamento é a contemplação é exatamente o que vai acontecer nessa oração interior na oração mental
né Eu conheço o ser de Deus e aquilo me traz um alento maravilhoso internamente por conhecer as maravilhas que ele me oferece né isso na oração mental na oração vocal você já tem uma outra situação você expressa a oração Então existe esses dois tipos Essa oração privada vamos começar por ela é a oração que a gente faz pronunciando a oração O Pai Nosso Ave Maria a Salve Rainha o lembrai-vos né Nós pronunciamos essas orações botamos verbalmente oralmente eh realizamos essas orações elas são privadas quando feitas particularmente e esse particular envolve também a minha família então
quando a minha família tá rezando o terço na sala é uma oração privada Ah mas mesmo que chegue um monte de gente mesmo que chegue um monte de gente a oração é privada agora a oração pública Essa é a mais elevada que é a oração da igreja a missa ário dos religiosos e padres e seminaristas e os as orações públicas da igreja como terço na igreja rezado pelas pessoas as procissões tá tudo isso é oração pública da igreja Ah então tem hora que eu participo da oração pública é tem e tem a oração pública e
tem a oração privada tá então são os dois tipos de orações que nós observamos né Eh a das orações públicas é claro a mais excelente de todas é a santa missa né e depois vem o breviário que são as horas canônicas as horas litúrgicas rezadas pelos religiosos e pelos padres e pelos seminaristas né Essas orações e pelas pelas ordens eh árias também fazem algumas dessas orações e do breviário e depois vem as orações como o Rosário a via sacra as procissões tudo isso são orações públicas então estão ligadas diretamente à autoridade da Igreja então portanto
essas orações públicas Elas têm que ter sempre a presença de uma autoridade da Igreja ou alguém delegado por ela para fazer hã então a missa você vai ter o padre né A Via Sacra feita na paróquia lá na hora da Via Sacra você vai ter o padre também né agora por exemplo o padre pode delegar o poder a um Fiel de puxar o terço da Paróquia pode né claro que pode tá fazendo uma oração pública tá com delegação dada pela autoridade da Igreja então oração pública tem a ver com a autoridade da Igreja a oração
privada somos nós tá é a nossa oração da manhã Nossa oração do terço em família por exemplo nossas devoções pessoais a oração da noite a oração antes de comer agradecendo o alimento uma essas orações é claro elas variam tá você pode ter grandes orações orais né vocais e pequenas orações que a Igreja Chama de e jaculatórias né O que não pode faltar Nessas orações é o movimento interior essa elevação ao criador E aí que entra um pouquinho a dificuldade né porque às vezes nós fazemos a coisa tão mecanicamente mas é é a existe mérito sim
mas a oração é mais perfeita quando ela é feita com você Sabendo exatamente o que você tá rezando ali não precisa ser uma oração gigante né Eh como por exemplo a oração de São José né Tem uma oração de São José que é enorme que se reza depois do terço né Agora você tem as pequenas jaculatórias que se você recitadas também com essa motivação interior com esse amor brotando do coração Elas têm um valor muito grande Tá mas procurar sempre rezar fazer as nossas orações eh sempre nesse espírito já já a gente vai ver como
como é o ambiente pra gente rezar né que vai variar conforme as disposições da local onde a pessoa vive bom lembrando sempre né que a oração ela sempre tem algo de adoração é impossível fazer qualquer oração sem isso é o reconhecimento de Deus perante a a tudo que ele criou então ele tá sendo adorado então não dá para imaginar uma oração sem adoração a Deus tá é impossível tá porque isso já está implícito naquele ato de rezar né naquele ato de recitar uma oração vocal ou uma oração mental né uma oração interior Ok vamos lá
então a oração mental parece uma coisa assim meio eh como é que eu vou dizer meio Mística num sentido equivocado mas não existe um é TR ISO você lembrou bem um sentido assim meio oriental transcendental não Essa oração mental ela possui dois elementos que provam que não tem nada a ver com isso que elementos são esses a inteligência e a vontade tá inteligência e vontade isso aqui é a estrutura de toda a vida interior Cristã não tem nada no cristianismo que seja uma coisa assim meio eu tô eu tô eu não tô achando a palavra
exata e não tem nada no cristianismo que seja assim meio mágico agora achei a palavra boa uma coisa meio mágica não tem mágica nenhuma essa essa esse movimento interior do coração ele envolve a inteligência e a vontade mesma história que eu falei da caneta aqui né conheci me movi amar aquilo e aquilo me deu uma satisfação tá então isso vai acontecer na oração mental e vai acontecer também na oração vocal também tá então essa essa estrutura da oração não tem nada a ver Por que que eu tô frisando tanto isso porque muita gente confunde eh
O que por exemplo o budismo faz é uma coisa assim meio vou me anular e ficar ali entregue a uma contemplação não pelo contrário a contemplação chama o conhecimento de um ser é aí que nasce a contemplação vou contemplar alguma coisa entendeu o que que eu vou contemplar aquilo que eu estou conhecendo tá então isso é que é a verdadeira meditação fala assim ah você tem que meditar Pô vou meditar vou pegar o catecismo para ler Existe maneira melhor de meditar nas verdades eternas do que estudar a revelação de Deus não você tá meditando aquil
ali aquilo ali é a verdadeira meditação conhecer o objeto isso é meditar uma conversa também seria meditar Sim claro por exemplo um exemplo que veio logo à minha cabeça o diálogo entre São Bento e Santa Escolástica né São Bento vai visitar a irmã dele e ela já estava próximo da Morte providencialmente ele foi até lá e na hora e os coló eles tiveram vários colóquios espirituais e na hora que são Bento vai embora derruba uma tempestade São Bento fica preso no Mosteiro e eles ficam lá falando horas e horas e horas e horas e horas
sobre essas coisas isso foi uma meditação perfeita né mas eles estão falando de alguma coisa é um objeto é um ser você tá é degustando aquilo acho que eu posso falar assim você tá degustando aquele ser nessa nesse nesse diálogo tá isso é a verdadeira meditação tá então agora quando a gente dobrar os nossos joelhos né lembrar sempre disso tem Tem um ditado Zinho italiano que eu não sei se eu já falei dele aqui é muito espirituoso Zinho né típico dos Italianos um tanto até brincalhão né mas muito ver veradeiro né que o italiano diz
assim eh a oração Como deve ser a oração assim como deve ser a vida do Cristão a vida né Não só a oração Mas a vida ele fala assim numa brincadeira oração curta e bem feita e um salame bem grande italianos né são assim então o que que acontece o que ele quer dizer com isso na hora de rezar Reze bem que as benesses virão é mais ou menos isso tá então eh a oração bem feita ela tem méritos mais elevados agora às vezes acontece gente fazer aquela oração rapidinha né se realmente ali o tempo
for curto para tal já existe um mérito Nisso porque você tá lutando contra um adversário que tá te atrapalhando mas se você faz a oração com pressa porque tá com preguiça de rezar aí já é outra situação tá é um pouquinho diferente pois muito bem né Eh a necessidade da oração né agora é o assunto já já vai envolver o desenvolvimento humano a oração é necessária para os adultos Ah mas não é para as crianças não criancinha muito pequenininha não vai tem nem como rezar mas a moral Cristã a prática da vida da educação cristã
faz com que você ensine aquela criança a ter gestos de oração desde a mais Terra infância né mas sabendo que ela não compreende muito bem aquilo ali ainda então eh o o dever a obrigação de rezar ela vai muito mais para aqueles que já atingiram a idade da razão atinge-se com 6 7 8 anos varia de criança então já existe uma necessidade conforme a vida adulta vai chegando a necessidade vai aumentando Tá mas na verdade Regra geral Todos nós temos que fazer as nossas orações mas isso torna-se uma obrigação imperiosa para os adultos H criança
você vai educar ela rezar mas ela não reza com perfeição né repete lá o sinalzinho da Cruz que às vezes o pai faz junta a mãozinha mas ela ainda está começando a perceber o que que é aquilo dali na sua caminhada de vida tá bom essa vem a necessidade da oração né ora a igreja como tudo na sua caminhada secular para ensinar as coisas ela precisou combater seus inimigos impressionante é só a igreja ensinar alguma coisa aparecem objeções ao que a igreja tá ensinando né então há objeções contra a oração sim Quais são as mais
pesadas eu não vou citar eu vou citar cinco grupos sendo que três eh existe uma um como que di uma uma uma uma coisa vamos dizer assim A negação da oração por parte dele deles é estruturalmente ligado ao que eles professam e os outros dois acreditam na oração mas de maneira equivocada né primeiro grupo são os kieti tá vocês já ouviram falar deles é um grupo Místico eh católicos eram católicos né viveram no século na figura de eh de Molina eu esqueci o primeiro nome dele eu acho que é Miguel Molina Se não me engano
em que dizia que professava toda a fé católica mas dizia que a oração era um se deixar levar por Deus era como se assim olha ninguém reza perfeitamente se ninguém reza perfeitamente é melhor não rezar ou então a nossa oração tem que ser um deixar se levar pela Providência sem que haja o gesto de oração propriamente dito é mais ou menos isso ele deu deu origem a uma espécie de heresia que a igreja condena e chama-se quietismo tá ou seja como se eu não precisasse rezar porque a nossa oração é imperfeita né Não então a
igreja vai dizer olha só se nosso senhor mandou que nós rezássemos sabendo das nossas imperfeições os apóstolos repetiram isso os padres da igreja incentivaram os místicos também então precisa rezar Como assim nosso senhor manda nós realizarmos algo que é impossível não né orai né vigiai nosso senhor fala isso o tempo todo né então eh eh esse esse esse quietismo foi o um um do dos desafios da igreja em relação a isso o outro são os racionalistas tá os racionalistas vão dizer assim a oração é uma tolice porque se Deus já instituiu toda a ordem do
universo se Deus Já construiu tudo o que vai ser a a causa primeira das coisas e deu a inteligência ao homem paraas causas segundas tal que que vai adiantar minha oração eu vou mover Deus Deus eu vou ter poder minha oração vai ter poder de mover a Deus em alguma coisa eles se esquecem que a oração na verdade não é para ensinar nada a Deus é para tirar de Deus o que nós precisamos esse movimento não é para para para fazer Deus fazer o que nós queremos pelo contrário é para fazer a vontade dele e
não a nossa então há O equívoco dos racionalistas e outros grupos também que combatem oração são os agnósticos Por uma questão lógica se se eh não é possível eh entender que Deus existe ou não ou para que que eu vou rezar e os ateus Claro os ateus não vão rezar porque não acreditam em Deus é óbvio né então esses grupos eles são foram durante os séculos Inimigos da Igreja Católica o outro grupo também que eu acabei não citando são os panteístas panteísta ele confunde todos os seres com o criador então não há uma personalidade Divina
Deus tá espalhado aí nas coisas então não faz sentido eu pedir alguma coisa para quem não existe de forma personalizada vamos dizer sim tá então esses grupos foram os grandes Inimigos da oração durante os séculos sendo que os dois primeiros os dois primeiros o o os quieti se diziam católicos compreenderam mal a oração a igreja os corrigiu tá eh os eh racionalistas se diziam também cristãos né mas tinham esse problema de achar que a oração era uma tolice e esses três grupos pela própria estrutura do que eles acreditam eles rejeitam piamente a oração piamente não
eles rejeitam totalmente a oração tá bom pois muito bem senhores a oração ela vai produzir três coisas na nossa vida a oração produz coisa produz o que que a gente consegue com a oração né a gente reza da maneira correta e ela vai conseguir ela vai produzir três coisas para nossa vida a primeira coisa que ela vai produzir é o chamado mérito da Graça santificante através da oração a gente consegue as graças para nossa Santificação então a gente obtém méritos então é uma conquista de mérit a oração com a oração eu consigo produzir méritos para
minha vida é a primeira conquista da do ato de oração a segunda é um uma atitude impeta nome é difícil né atitude impeta que que significa essa atitude impeta né ela vai conseguir arrancar de Deus graças especiais né o a expressão ela é até usada pelo direito né mas o o a atitude impeta é essa segunda coisa e e a outra é satisfatória porque através da oração nós vamos conseguir ter o perdão dos nossos pecados nossos pecados serão satisfeitos por isso satisfatória então é sempre meritória impetrar e satisfatória tá Diga boa pergunta maravilhosa como é
que o nome do senhor Leonardo Uma Alma em estado de graça consegue todas as graças inerentes à sua oração naquilo que ele precisa o estado de graça é é pré-requisito para que Deus Ouça as nossas orações no entanto Deus ouve a oração dos pecadores como por causa dos méritos das orações das pessoas santíssimas mas que eu posso dar esse exemplo né vamos supor eu eu eu estou em Pecado Mortal né A minha oração em tese eu não estou com a disposição de alma necessária para conseguir nada de Deus Deus por quê Porque eu só consigo
favores de quem é meu amigo concorda comigo é uma lógica natural quem não é meu amigo vai me dar coisas por causa de quê não vai dar então se eu se eu não estou na amizade de Deus eu não vou conseguir nada dele no entanto sabe-se que os pecadores recebem Graças então a oração do pecador pode ser ouvida Claro que pode mas ele não vai receber as mesmas Graças que algém em estado de graça pedir e acontece também de por exemplo uma uma uma freira Carmelita que se dedica entrega sua vida à oração e ao
sacrifício pela conversão dos pecadores a oração dela atinge aquele pecador ela ela conseguiu pela oração desa dela que aquele pecador tivesse a sua oração atendida é a comunhão dos Santos hã Então é assim então o pecador pode ser escutado lembra da parábola do do publicano e do do fariseu né o o o publicano se reconhece eu sou pecador minha vida é horrível aquele sau justificado uué Então Deus escutou a oração do pecador Escutou né mas veja bem uma alma em estado de graça ela está plenamente apta a receber de Deus as graças tá na amizade
de Deus então Deus é seu amigo ali no sentido humano né é um figurado humano Deus é amizade de Deus é assim não dá nem pra gente poder comparar mas Deus se você está na amizade de Deus você consegue as coisas daquele que é seu amigo entendeu muito melhor então mas no caso do publicano penso eu assim que a oração dele foi meritória porque ele teve uma Sim foi uma graça contrição restaura o estado de graça né embora não é Ô mas mas mas teve houve algum momento em que ele não tinha aquela graça né
ele passou a ter né houve até o ato de alguém ter uma contrição perfeita é uma graça que ele recebeu podia não ter né ele recebeu como é que aquela graça chegou até ele provavelmente por conta dos méritos de uma alma Santa que se sacrificou ou realizou algo pela conversão dos pecadores né Por exemplo a o uma das do dos apan do do Carmelo restaurado de santa é rezar e se sacrificar pelos pecadores para que eles recebam as graças para se converter então isso pode acontecer tá E então é a pergunta do senhor foi muito
interessante realmente pois muito bem eh e aí providencial hein Porque agora nós vamos ver justamente nós vamos entrar no assunto que vai tratar do estado de graça nós vamos falar para que uma oração tenha eficácia plena você conseguir arrancar da oração tudo o que Deus pode te dar através dela existem Claros Claro alguns requisitos né que requisitos são esses estado de graça né o estado de graça e ele é o primeiro dos requisitos para oração ter eficácia plena e a nessa hora a per do Senhor C como uma luva né os pecadores podem ser ouvidos
tá Deus ouve os pecadores eles só não tá não D as graças que TZ el certamente receberia se tivesse em estado de graça outro pré-requisito PR oração além do Estado de graça é a atenção você tem que tá atento no momento em que você estiver rezando Atento ao quê ao que você tá fazendo nessa hora os católicos levam uma vantagem absurda em relação às outras religiões porque nós usamos as imagens as imagens sagradas ajudam demais essa atenção você quer ver uma coisa que ajuda muita gente a ter atenção na hora de rezar acender uma vela
o fato de ter aquela luzinha acesa sendo oferecida ali com uma cera aquilo ali um é um mini sacrifício sabia vocês estão queimando estão derretendo a cera na oração aquela luzinha acesa ali que pode parecer boba ela nos remete a atenção na hora da oração ajuda muito facilita a nossa natureza cheia de inclinações mais a rezar melhor não é à toa que a igreja Claro existe outros motivos também mas não é à toa que a igreja nos seus atos públicos nas suas orações públicas ela acende as velas é claro que não teve uma função de
iluminar também Claro sem dúvida mas a o fogo a vela ela ajuda a nossa atenção na hora de rezar experimenta só rezar o terço em casa né como é que é a nossa oração de terço em casa você tá cansado chega do trabalho é difícil juntar a família tá com a cabeça 1000 por hora por causa da da das coisas que nos afing giram durante o dia e aí você tem que faz aquela respirada não agora eu tenho que rezar o terço e aí vem toda a tentação para que você não Reze né hoje eu
não vou rezar nãoé mas se você vai lá e reza você acendeu uma vela na mesma hora Você já já tá concentrado ali para rezar o terço ajuda bastante então a atenção é uma das coisas que a gente deve ter também na nossa oração tá eh essa atenção ela ela ela é interior e exterior tá a atenção interior é mover os nossos os pensamentos para Deus impedindo na medida do possível que os pensamentos os problemas e as coisas que nos afligem internamente atrapalhem aquela tensão isso aí é uma é uma luta particular da pessoa tá
Às vezes você tá com uma pessoa doente com um problema sério uma preocupação Então você tá rezando e aquele pensamento tá voltando à sua cabeça né você tem que procurar ter essa oração essa atenção interior e a atenção exterior é procurar o ambiente mais propício possível para uma oração né você não vai botar música na hora da oração porque vai atrapalhar você vai res daqui a pouco você vai você vai pensar você vai ficar pensando na letra da música ou no na melodia da música e não vai tá atento à oração pois é a música
A a música ela ela bem aplicada a oração pública da igreja é perfeita isso que a igreja consagrou o canto chão que a gente chama de canto gregoriano né Por quê Porque aquilo ali aquele canto ali senhores está completamente vazio de sentimentalismo é uma música feita para rezar consagrada pela igreja porque todo canto gregoriano ele é racionalmente pensado quando nós pegamos por exemplo um canto do stabat Por Exemplo né pega-se o stabat Mater e na hora que fala da da na hora que fala da Cruz as notas serão colocadas ali a trazer um certo desconforto
uma certa dor na hora de cantar porque para lembrar Cruz é dor na hora que eu falo por exemplo do céu as notas vão lá em cima para lembrar o qu Olha eu tô falando de coisas muito elevadas tá E aí o que que acontece o canto chão canto gregoriano ele não tem emoção nenhuma é quase um uma equação aquilo por isso que a igreja o consagrou por isso que a igreja não permite nenhum tipo de instrumento de percussão na missa Por que que não pode porque o tambor ele mexe a alma tanto é que
ele é usado para quê paraa guerra ah na guerra sim na guerra eu preciso inflamar a vontade para perder o medo da morte mas na missa a alma tem que tá quieta atenta por isso o gregoriano é perfeito né Quando surgiram lá aqueles cantos polifônicos né lá no século século X né a igreja já olhou aquilo ali meio opa pera aí pera aí aí palestrina né ele vai dar um jeito lá de criar uma música sacra que não fugisse desse padrão do gregoriano mas mas veja bem por Excelência a igreja sempre colocou como música O
gregoriano né porque ela tem essa característica Ou seja é uma oração pública cantada totalmente destituída de emoções é algo puramente irracional tá então essa atenção exterior tem a ver com isso posso levar para minha casa Claro que sim então o ambiente tem que ser máximo eh silencioso Ah meu meu vizinho ele liga um rádio lá que só toca música o dia inteiro chato perturba aí isso vai se tornar para você mérito porque se você não provocou aquilo e ainda consegue rezar com certa perfeição diante daquilo vai se converter para você em mérito mas desde que
não tenha sido você o provocador daquilo ali certo outro requisito para oração Ah esse sim humildade humildade é um negócio confuso né as pessoas acham que ser humildes é serem subservientes não humildade é o reconhecimento da coisa que verdadeiramente é eu diante de Deus posso me sentir ensoberbecido até posso né Padre Antônio Vieira tem um sermão maravilhoso sobre isso mas quando eu lembro dos meus pecados que soberba eu tenho nenhuma né então humildade humildade Olha eu não sou capaz Eu tenho limitações eu sou pequeno eu preciso de vossa ajuda esse espírito ele tem que estar
presente na oração para que a oração seja perfeita tá Ah uma oração assim muito inflamada ela pode atrapalhar um pouco isso então você tem que lembrar dessa humildade né não não dá para ser diferente diante de Deus você tem que ser humilde não tem como ser de outra maneira né por isso que é essencial que a oração Seja humilde porque há um ditado um conhecimento de que Deus ele se faz surdo aos soberbos as pessoas que se acham muito Poderosas muito capazes muito isso Deus normalmente não escuta não faz se faz de surdo né usando
uma linguagem humana então a humildade ela move Deus ela ela Ela atinge né no sentido eh no no que se pode conceber dessa forma outra coisa que não pode faltar a oração é a confiança não dá para pedir algo a alguém já de antemão achando que a pessoa não vai te dar você tem que ter uma confiança de que você vai ser atendido né Então essa oração ela tem que ser sempre confiante né eu vou conseguir Mas lembre-se Deus às vezes Demora a dar às vezes ele quer que você peça 10 20 30 40 vezes
por quê Porque de alguma maneira aquela insistência será melhor paraa sua alma do que você conseguir a coisa tão rapidamente então nós temos que ter sempre essa essa inclinação eu pedi Poxa Deus não me atendeu Ah então vou pedir mais não chega não PED de novo pede de novo pede de novo você tem que ter confiança uma hora ele vai atender uma hora ele vai atender houve um santo uma vez que orientou uma pessoa eh eu não lembro mais se foi Padre Pio se foi o São João Maria vianei que uma moça queria uma graça
da conversão de um parente Puxa vida mas não importa o exemplo vai servir ele ela vai e fala com ele Padre eu peço isso eu queria que que minha esse parente se convertesse mas ele não se converteu até agora e o o o padre não sei se foi o Padre Pio ou se fori o São João Maria vianei fala assim olha você vai todos os dias no altar de Nossa Senhora pedir 10 vezes 10 vezes depois de tantas pedidas você vai ser atendida Foi Por que demorou tanto é porque Deus entendeu que se ele desse
aquela graça imediatamente aquilo não seria tão bom pra pessoa Deus sempre dá o que há de melhor tá então essa confiança senhores não pode faltar e parecido com a confiança é a perseverança que já tá incluída na própria história né você tem essa oração tem que ser perseverante confiar e pedir confiar e pedir então perseverar na oração é uma coisa que agrada muito a Deus né só ver aí a conversão de Santo Agostinho realizada por Santa Mônica né né quantos anos aquela senhora não rezou pro filho dela se converter e só lá com 40 né
42 né Com quantos anos que o Santo Agostinho se converte 30 anos é mas ele se converteu com 40 e poucos anos não é isso 42 anos eu acho que foi 30 bom bom mas de qualquer forma foi longos anos de oração que fizeram Santa Agostinho se converter né então a perseverança tem que estar presente né pois muito bem e aí a igreja então diante de toda essa estrutura relacionada à oração ela vai começar a nos trazer as suas grandes orações né Então tudo isso que nós vimos traz para nós a a estrutura como tem
que ser uma oração né e agora a igreja vai formular as suas orações né a igreja vai criar essas orações tá muitas né mas há duas orações que são consideradas as principais é a oração Dominical e a oração Angélica a gente conhece elas popularmente como Pai Nosso e Ave Maria tá então o essas duas orações aí o catecismo destaca o Pai Nosso e a Ave Maria o Pai Nosso é a maior de todas as orações por quê foi feita pelo próprio Deus se foi feita pelo próprio Deus não tem como você dizer que há oração
melhor do que essa não há é a oração por Excelência a A oração feita pelo próprio criador ele ensinando como se deve rezar né e a segunda oração que é dirigida a Ave Maria ela também fica é colocada como uma das principais orações se dirigindo à Virgem porque parte dela tá nas escrituras parte dela a igreja acrescentou depois como uma continuidade do sentido da Oração tá então essa a continuidade da Ave Maria feita pela igreja faz dela uma oração vamos dizer híbrida né porque ela tem uma parte da Revelação que vem das sagradas escrituras e
a igreja com o seu magistério completa ela torna ela maravilhosa também só que essas duas orações Elas são tão especiais que nós temos que estudá-las de forma separada nós vamos dividir aqueles dela igual nós fizemos com o credo porque há uma profundidade em cada uma das partes dessas duas grandes orações e a primeira nós vamos ver na próxima aula será o Pai Nosso né cada pedacinho do Pai Nosso será por nós aqui analisado e as partes da Ave Maria também né serão analisadas como as duas grandes orações da igreja mas só tem elas duas professor
não mas as duas são as principais mas Se nós formos analisar todas as orações da igreja não tem como né exatamente Então nós vamos fazer uma análise dessas duas principais orações o Pai Nosso com as suas petições o seu preâmbulo né Pai Nosso é assim é um preâmbulo e as petições e a Ave Maria é uma oração de parte Nascente da sagrada escritura e a outra igreja completando com magistério a a oração da Ave Maria nós vamos ver até em que épocas ela se desenvolveu mais isso vai ser bem interessante da gente estudar e aí
sim né a gente fechando esse essa ponte da oração a gente vai poder então passar para os sacramentos ok Então meus caros por hoje é só semana que vem nós voltamos nosso auxílio está no nome do Senhor o céu e a terra Muito obrigado e até a semana que vem [Música]
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