a rota 66 quem vai poder procurar o jardim do éden lá na região da mesopotâmia viajando pelo iraque pelo irã e tentar achá-lo por lá não isso está numa dimensão fora da capacidade humana e [Aplausos] e essa é a sintonia certa você já sabe o rota 66 vai levar você para uma grande aventura o último programa o professor luiz sayão falou sobre a origem do pecado hoje vamos conhecer as consequências do pecado descritas no capítulo 3 de gênesis você sabia que o pecado não confessado e largado é como um trago de pinga é depois do
primeiro gole vem outros até derrubar você já sabe disso o pecado é assim também te leva para o chão arrasa família e suja todos os lugares se o jardim da sua vida não dá flores e se você só pode espinhos preste atenção para essa exposição vamos acompanhar juntos 1 e o pecado e as suas consequências prosseguindo nossa avaliação no capítulo de número 3 do livro de gênesis como vimos os nossos primeiros pais adão e eva pecaram contra deus desobedeceram à ordem divina e trouxeram sobre si muitos problemas e muitas dificuldades quando observamos o que o
texto bíblico diz na sequência a partir do versículo de número 8 a palavra divina diz que adão e eva acabam se escondendo da presença de deus quando deus estava andando pelo jardim a no final do dia e deus vai atrás do homem e o chama e pergunta onde ele está e ele então confessa o seu medo diz que escondeu se porque estava no e então deus me pergunta já comeu da árvore a da qual era proibido comer e então o homem entra num processo mais complicado e é responsabiliza a deus e a mulher aqui ele
conhecia que era sua esposa neste momento e coloca ela como a principal responsável a sua palavra é dura ele diz foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore e eu comi deus pergunta à mulher e ela olha para trás e encontra quem a serpente então imediatamente ela culpa a serpente pelo seu próprio pecado a serpente não tinha ninguém mais não havia outra pessoa nada ninguém em quem ela poderia culpar e então vemos que eles fogem desta realidade então surge no texto uma grande quantidade de palavras que se desfilam
diante de nós os resultados dessa situação deus diz a serpente que a partir de agora ela serei maldita entre todos os rebanhos domésticos e os animais selvagens haveria de rastejar a sobre ao próprio ventre e comer pó todos os dias da sua vida uma mulher recebe uma palavra também bastante negativa dizendo que o sofrimento da sua gravidez iria aumentar muito e ela daria à luz com muita dor e o seu desejo seria para o seu marido que a dominaria e o homem recebe a palavra bastante dura de que agora maldita é a terra por causa
dele e que ele teria também que se alimentaram com bastante sofrimento e que comeria o pão com o suor do seu próprio rosto a terra passaria dar espinhos e ervas as linhas e a vida jamais seria a mesma eles estavam afastados para sempre da vida para dizia que havia ali no éden quando lemos isso vamos descobrir que a queda do homem teve uma amplitude muito maior do que nós imaginamos a o pecado não foi simplesmente o desobedecer a deus o que nós vamos observar quais são as consequências reais em primeiro lugar há a queda humana
é uma queda em relação a deus nós falamos que é uma queda teológica o homem rompeu a relação profunda de comunhão e de relacionamento pessoal com deus e portanto ele se encontra afastado de deus ele se encontra distanciado de deus e os seus problemas espirituais começam aí e em segundo lugar esta queda este pecado como consequência também teve uma realidade física nós vamos ver que a mulher passa a sofrer mais que o homem passa a ter maior sofrimento físico então o resultado do pecado não fica na dimensão apenas teológica e espiritual os problemas que nós
temos as doenças as limitações sérias do mundo físico não são apenas provenientes do aspecto apenas natural não mundo se encontra numa situação diferente do estado original portanto a queda tem a sua dimensão física uma dimensão bem palpável no dia a dia terceiro elemento que surge neste contexto é descobrir que quando o homem cai ele não cai só em relação ao seu aspecto material físico em relação a deus ele cai em relação à não existe uma dimensão psicológica na queda vamos observar por exemplo que logo depois do pecado o homem ea mulher se envergonham a atitude
deles é de esconder-se portanto nós vamos descobrir que o homem passa a não estar bem com ele mesmo aí começam e tem origem todos os nossos problemas psicológicos por isso que muitas vezes a gente diz brincando que de perto ninguém é normal né porque todas as pessoas têm dificuldades pessoais decorrentes desse distanciamento em relação a deus e portanto e um problema que surge na dimensão pessoal do ser humano também indo mais para frente a mais um aspecto importante sobre a queda aqui quando o homem se afasta de deus é o seu aspecto sociológico veja e
logo logo no início a adão já joga toda a responsabilidade da queda para a sua mulher eva e eva também tenta afastar-se procura uma terceira pessoa que possa ser culpada este problema vai se agravar mais adiante ou seja o homem não se entende com seu semelhante uma vez que irrompeu com deus que a fonte de tudo ele também acaba rompendo com o próximo então a queda tem também o seu aspecto sociológico as difíceis relações com os irmãos com o próximo com outros semelhantes com o ser humano por isso temos tantas dificuldades do mundo de hoje
e finalmente ainda uma ruptura muito séria a neste processo de afastamento de deus a queda tem o seu aspecto ecológico o mundo já não é mais o mesmo e a relação com a natureza com o mundo criado era excelente era extraordinária agora a terra foi amaldiçoada a terra rompeu o relacionamento amistoso com o ser humano e ela vai produzir exatamente espinhos e ervas daninhas ela vai produzir elementos que trazem problemas para o ser humano ela vai produzir aí perar aos animais é que estarão numa relação de trazer perigo para o homem eu que nunca havia
acontecido antes por isso o homem vai de alguma forma tentar fugir dessa relação com a natureza porque ecologicamente o mundo se tornou difícil e se tornou o problemático que apesar de todo esse processo de consequências vale a pena observar como deus é extraordinário nesse processo quem toma iniciativa e dar o homem na intensidade do seu pecado é deus deus vai atrás do homem pergunta onde está você deus não fume não de imediato deus dá oportunidade ao homem para se defender e explicar se deus faz as perguntas individualmente a cada um tanto ao homem com uma
mulher e ele então vai em busca do próprio ser humano agindo com justiça por causa do seu próprio pecado e aqui nós vamos observar a realidade redentora que vem da parte de deus que uma vez que o homem enfrenta os problemas decorrentes das suas próprias decisões equivocadas deus vai em busca dele e na direção de auxiliá-lo tanto é que depois de tudo isso oi adão dá o nome de eva sua mulher porque ela haveria de ser se tornou a mãe de toda a humanidade o senhor então faz para ele em vez de folhas de figo
como eles estavam pensando e roupas de pele e com elas vestiu adão e sua mulher e aqui nós vemos a realidade de deus a proteger o ser humano e tentar auxiliá-lo e a ideia de roupas de pele sugere até que deus teria matado um animal para vestir o homem trazendo redenção e finalizando o mais surpreendente é que deus também diz lá no versículo 15 que haveria uma inimizade entre a descendência da mulher e o descendente dela já prefigurando que esse descendente haveria de ser cristo que haveria de ferir a cabeça da serpente e trazendo aqui
ao já um prenúncio do futuro evangelho quando nós vemos a vitória absoluta os dias do cristo trazendo a solução para o problema do pecado humano o que vamos descobrir no novo testamento ele sim feriu a cabeça da serpente foi vitorioso como o descendente da mulher que venceu em absoluto o problema do pecado trazendo redenção eterna todo aquele que nele crê finalizando a nossa avaliação do capítulo 3 aqui de gênesis nós vamos ouvir a palavra do texto bíblico que diz o seguinte então disse o senhor deus agora o homem se tornou como um de nós conhecendo
o bem eo mal não se deve pois permitir que ele tome também do fruto da árvore da vida e o como e viva para sempre por isso o senhor deus o mandou embora do jardim do éden para cultivar o solo do qual for a tirado depois de expulsar o homem colocou a leste no jardim do éden querubins e uma espada flamejante que se mover aguardando ir para a árvore da vida quando lemos esta frase que deus diz que o homem se tornou como um de nós conhecendo o bem eo mal esta frase deve ser entendida
corretamente na verdade é uma ironia quando foi dito para o homem que ele haveria de ter o conhecimento absoluto ele quando comeu abriu os seus olhos os olhos deles dois foram abertos eles descobriram que estavam nos e não haviam adquirido o conhecimento absoluto então é como se deus tivesse dizendo olha tá vendo vocês realmente conhecer o bem o mal tá vendo olha aí que situação vocês estão diante dessa situação de pecado de autonomia de independência de distanciamento agora é impedido ao homem que ele como o fruto da árvore da vida que ele tenha vida eterna
vida para sempre independente de deus portanto o texto diz que esta bênção foi tirada do homem ele não poderia oi consegui-la a partir da sua própria independência e tudo aquilo que havia de bom tudo aquilo que a vídeo especial no jardim do éden o homem perde e o seu estado paradisíaco o seu estado a de absoluto prazer e tranquilidade é aniquilado neste momento e ele é expulso do jardim e deus coloca aí os querubins é uma espada impedindo que o ser humano independentemente de deus possa ter acesso a árvore da vida é claro que esta
dimensão aqui não pode ser descoberta a por meios geográficos ninguém vai poder procurar o jardim do éden lá na região da mesopotâmia viajando pelo iraque pelo irã e tentar achá-lo por lá não isso está numa dimensão fora da capacidade humana mesmo que o éden tivesse localização geográfica é como se deus estivesse transportado por e são que não é acessível ao ser humano desde que ele perdeu o seu estado original tão vemos aqui as explicações de vidas desta parte final do capítulo 3 do livro de gênesis você está acompanhando o programa rota 66 o caminho para
entender o ensino teológico dos 66 livros da bíblia o professor luiz sayão está falando sobre as consequências do pecado em gênesis capítulo 3 e aprendemos que pecado é coisa muito séria traz terríveis resultados psicológicos sociais ecológicos e o pior luz afasta do deus criador gostaríamos de saber de onde você está nos ouvindo mande sua participação escrevendo para rota 66 arroba transmundial.com.br rota 66 tem a produção e apresentação de luiz sayão redação alberto veríssimo locução beltrão uma realização transmundial você ficou com uma dúvida se prepare porque agora não adianta fugir das perguntas e tá bom então
vamos agora nessa parte do programa fazer a nossa pergunta clássica adão e eva no ensaio eles teriam a vida eterna com a árvore da vida mas até então eles eram mortais como é que fica essa situação esta é uma das perguntas mais difíceis que nós temos sobre o texto e que talvez a maioria das pessoas têm muita dificuldade de entender nós não podemos ser dogmático sobre esse assunto porque a questão tá vamos ver em aberto mas vale a pena destacar que quando deus fala para adão que ser e comércio do fruto ele a haveria de
morrer o texto não aparece em nenhum lugar qualquer sinal de estranhamento em relação a isso então é uma possibilidade razoável de que a já existisse a morte mesmo na condição do éden por que o ser humano a não é imortal como deus é não é imortal a partir da sua própria essência né primeira novo testamento vai dizer podemos só deus possui e mortalidade então é possível que houvesse um certo tipo de morte a morte talvez fosse uma coisa diferente fosse um passamento né sujeito ou seria realmente promovido né para uma outra dimensão a e então
a coisa talvez fosse conhecida de uma forma diferente do que nós vemos hoje a e quando a acontece aí o problema do pecado a morte ela tem um significado mais teológico aqui a ideia de morte tem a ver com o ruptura com separação profunda então até que o texto diz que adam hei de morrer no dia é o quando comece e isso aparentemente não aparece no texto ele não caiu duro no chão mas não foi na hora ali que ele teve né nenhum tipo de ataque do coração nada disso mas aí começou né teve início
o processo de ruptura profundo tanto de natureza espiritual como física que tomou conta da nova realidade a dona aquela hora não rompeu com deus ele teve a morte realmente o espírito alto com todas as decorrências que nós finalizamos agora o texto sinaliza com essa questão da árvore da vida que existe realmente uma imortalidade que está em deus e que o homem provavelmente teria interesse de ir atrás dessa árvore da vida para conseguir a imortalidade independentemente de deus a partir desse mesmo aqui na verdade seria de novo tentando será igual a deus a como ele mesmo
é por sua própria oi e aí então deus diz não sem mim né vocês não podem chegar lá então deus interrompe totalmente essa possibilidade e vale a pena lembrar que nós temos o final da bíblia lá em apocalipse o éden reorganizado nos temos a cidade a nova jerusalém com novas dimensões arquitetônicas e estruturadas e lá nós vamos ter a árvore da vida de novo e agora sim aqueles que por meio de cristo em deus né numa dimensão não rebelde não pecaminosos ah não ah vamos é independente de deus e estão lá vão poder usufruir e
assim desfrutar de uma eternidade de uma qualidade de vida que jamais se ouviu falar que é a vida eterna ao lado de deus na eternidade então podemos ver então a unicidade da palavra de deus de gênesis até apocalipse nós vamos ver então que essa mensagem ela se completa no último livro né é perfeitamente inclusive apocalipse ao tratar disso tem em mente o que acontece lá com o livro de gênesis então do jeito que a coisa começou ela tem o devido encerramento ok tudo bem agora chegamos a parte prática da nossa avaliação da parte final do
capítulo 3 do livro do livro de gênesis quando nós ouvimos a respeito do que aconteceu com adão e eva por causa da desobediência em relação a decisão divina a palavra de deus aquilo que deus havia ordenado é o que vamos aprender de prático aqui é que o pecado tem dimensões muito amplas e o que nós fazemos de mal não fica apenas conosco hoje nós vivemos numa sociedade que geralmente entende que o que nós fazemos é algo puramente individual como nós dizemos na linguagem popular ninguém tem nada com a minha vida ninguém tem nada com isso
isso é um problema meu mas isso não é verdade um dos conceitos mais importantes do antigo testamento que a gente chama de solidariedade da raça com o mundo a nossa volta tudo que acontece na nossa vida tem outras dimensões interagindo ao mesmo tempo por isso a grande lição para nós nesse texto é a consequência ou melhor as consequências das nossas atitudes das nossas escolhas não é o que eu tome uma atitude e ela fica isolada apenas nos limites da minha individualidade por isso vemos que a ruptura do homem com deus aqui trouxe problemas teológicos de
natureza física a psicológicos sociológicos ecológico portanto agora se eu não levar a sério a palavra de deus se eu não tomar decisões sábias eu não faltar a minha vida por princípios adequados e princípios bem pensados certamente eu terei problemas muito graves e muito sérios na minha própria vida muitas vezes nós tomamos certas decisões hoje sem pensar a nos resultados e nas consequências e o que isso realmente vai trazer depois vemos até na política vemos até na nossa vida pública a no ambiente da igreja em outros contextos em outras situações quando é sim tomar decisões sem
levar em conta os resultados os problemas as dificuldades as consequências ou até os elementos positivos que poderão a vir desse meu procedimento dessa minha decisão daquilo que nós estamos a tratando nesse momento a outra lição que podemos tirar deste final do capítulo 3 é a realidade de que a recuperação da redenção que deus nos dá também não pode ficar na dimensão meramente individual ou meramente espiritual muitas pessoas entendem que o evangelho é algo puramente psicológico que a benção de deus quando ele age na nossa vida tem a ver com a dimensão apenas teológica eu conheci
a deus conhecia a salvação em cristo e agora eu estou bem com deus mas sim nós estamos nos recuperando de uma situação de queda de pecado que teve tantas dimensões diferentes o evangelho também vai atingir as outras dimensões da vida então quando alguém conhece a graça de deus a realidade do pecado e se arrepende essa pessoa deve melhorar psicologicamente essa pessoa agora tem uma relação diferenciada com as outras pessoas com seus irmãos então o desafio da nova dimensão de fé é não viver na atitude de ruptura de distanciamento de falta de perdão que é a
base dos nossos problemas de natureza sociológica nós também devemos ter uma atitude responsável com a ecologia com ao mundo a nossa volta nós já antecipamos uma mudança também física alguém que vive pelos princípios de deus vai viver uma vida física melhor e deus na sua graça muitas vezes interfere também beneficiando a nossa própria saúde portanto a dimensão da queda a nos mostra o evangelho na sua plenitude o evangelho integral que atinge todas as áreas da nossa vida de certa forma isso já é uma realidade que deve tomar espaço no nosso mundo agora a plenitude absoluta
completa e total dessa realidade de reparo do pecado e das consequências do pecado claramente se verá somente na vida eterna no e romper do dia escatológico quando de fato o reino de deus que já está entre nós que já está a como realidade na vida de quem conhece a pessoa de cristo sim quando isso acontecer na sua plenitude será a vida eterna será o tempo final absoluto quando todas as coisas voltaram a ser do jeito que deus de fato as deseja e as planejam e aí e aí [Aplausos] nós terminamos aqui mais um programa rota
66 espero contar com a sua audiência e carinho aqui nessa rádio e nesse mesmo horário um forte abraço e até lá ó