[Música] Olá pessoas eu sou a Kenia e tô aqui com o sempre marido da Kenia bertal Doo vai começar mais um anima podcast o podcast mais católico deste Brasil e do mundo viu é o mais católico do mundo Inter intergal mais católico do Brasil nós estamos em 197 países É isso mesmo tá verdade que eu tô sendo modesta incl paí inclusive Carol dizer países não confessionais só para você saber é porque eu tô sendo modesta então só por isso então gente antes da gente falar com o nosso convidado eh falar para vocês da loja anoficial
pcom.br e trazendo essa coisa mais linda que chegou que eu estou encantada Olha isso gente tem o Sagrado Coração de Jesus tem bom coração de Jesus de Maria e de São José não consigo eu não consigo tudo vamos ver aqui direitinho Calma que seu marido vai lhe ajudar esse aqui de quem é esse é de São José Por que que você sabe que é de São José porque tem a flor de São José aí Ah porque tem a flor de São José me dê outro por favor me dá mais uma tá de nossa senh Lombard
aqui esse aqui de quem é de Nossa Senhora pera aí então agora deixamos aqui o de São José Por que você identifica esse aqui como de Nossa Senhora pelas flores ali no meio mas a tudo você identifica por causa da flor é muito florido e também pela espada que transpass ah uma espada transpassará o seu coração é bíblico isso dá aqui por favor is esse aqui de Jesus Jesus como é que você identificaria o Coração de Jesus olha a coroa de espinhos aí a coroa de espinhos muito bem então muit bem saind do sangue da
chá o corte que sai o sangue e água is lindo né E olha que bonito você vem com um Ganchinho para pendurar na parede Gente eu achei isso tão lindo não olha falar um negócio isso é muito fofo ele tá debochando de mim gente eu falo é fofo não não tô dizendo sério é muito bonito Ah bom agora sim bonito Olha só quando eu era pequeno na casa da minha avó sempre tinha o Sagrado Coração de Jesus de madeira coração imaculado de Maria lindo né eu achei tão lindo eu gostei imensamente lindo vamos botar lá
em casa também banim oficial.com.br é eu escolhi porque eu achei lindo eu escolhi ter na loja porque achei a loja mais católica desse Brasil muito bem também aqui ó os meus cordões lindos aqui tem um um já nem sei onde é que tá nossa senhora tá aqui aqui aqui em vou te enganar não cara mas não tá dando para ver nada nada tá dando para ver seu dedo tá dando para ver aliança tá dando para ver o microfone tá dando para ver o seu casaco as mulheres já viram tudo não não viram ol mas nem
com olho de águia não D ver as mulheres vem tudo as mulheres você não tá entendendo como é que elas já viram até o que você não imagina tá mulher sagaz tá lá na frente Bom misericórdia e para nosso anima de hoje delite para os animados muito bem nós trouxemos novamente para continuar a nossa série da misa o padre Fábio Balbino tudo bem padre Maravilha estamos aqui com alegria mais um episódio do nosso anima podcast Que bom isso para quem não assistiu Esse é o terceiro episódio explicando o passo a passo da missa Então vale
a pena se você não viu assistir a parte um e a parte dois não assim na boa Vel fundamental Não vale a pena não porque senão o cara não vai entender Ele precisa ver o primiro até entende o que tá aconte uma sequência importante catequética para você é é mas é legal também ver as outras partes porque aí é a informação completa Então vale a pena e para quem tá chegando aqui hoje não sabe quem é o padre Fábio Balbino Padre Fábio Balbino é doutor em Ciência da liturgia pelo Instituto litúrgico Santo Anselmo em Roma
vocês tem doutorado em Roma em liturgia párroco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição que é fica aqui na Tijuca no Rio de Janeiro essa paróquia professor de Teologia da PUC Rio e coordenador da comissão de liturgia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da Regional leste 1 da CNBB então nós trouxemos o phd fal você não leu tudo que que tá faltando lá membro oficial do podcast anima para assuntos litúrgicos que é isso oficialmente instituído inso isso Padre bem-vindo muito al Que bom a gente também fica muito alegre então para quem ainda não viu os
outros os outros episódios né No primeiro a gente explica o que que é o Missal esse livro que tá aqui com o padre pequenininho como é que surgiu mais de 3 Kg mais de 3 Kg que guia toda a missa como é que foi o surgimento como é que surgiu esse modelo de missa desde o início depois no episódio dois na parte dois né no episódio dois que nós gravamos com o padre nós falamos Desde da processão de entrada eh rit Tod ritos iniciais todos todos os ritos iniciais da missa ato penitencial Glória tudo passamos
por tudo coleta e agora nós chegamos na parte Aonde o pessoal sentou onde o pessoal sentou exatamente que é liturgia da palavra eu falo mais ou menos assim eh como é que eu falo na missa mesmo liturgia da palavra vamos não não não sentamos para escuta a palavra de Deus nós nos sentamos para escutar a palavra de Deus liturgia da palavra primeira leitura fala isso que isso não se fala aí boa começou já vamos fazer a a correção já vamos começar fazer a correção aí aí tô ligado que isso liturgia da palavra não você não
fala não você fala eu já n lembro o que que eu falo gente ó T muito tô tô mal mesmo hein F você fala sentamos agora nos sentamos para escuta a palavra de de palavra de Deus Aí você faz aquele comentário do comentarista e pronto aí você se retir Então é isso que eu faço pronto é que eu me confundi aqui tá vendo e fala ou não fala porque a gente vê a pessoa m a gente precisa Seme evitar o exo de comentrios na celebração Inclusive a gente não costuma dizer primeira leitura segunda leitura Salmo
responsorial é preciso que possa isso possa acontecer com uma fluência muita tranquilidade O que que a gente diz leitura da carta de São Paulo aos romanos mas não é assim que acontece não aqui é não aqui é aqui eu não posso fazer um programa só falando o que acontece aqui não só tô explicando que a gente observou isso e Aqui nós temos um grupo de leitores para não acontecer também de você pescar a pessoa Sim lá na na missa Aí a pessoa tá lá desavisada aí Ger a pessoa vai se escondendo porque vem passando alguém
olhando vou pegar essa não é vou pegar você fazer a leitura você pode fazer a primeira leitura aí a pessoa aí a pessoa fala assim eu não eu morro de vergonha não não quero aí a pessoa se sente constrangida por ela tem vergonha de ler mas ao mesmo tempo não quer dizer não como tivesse negando ao senhor fazer uma participação Mas por outro lado ela morre de vergonha que se enfiar no buraco se ela diz se ela não vai depois ela fica pomba parece que eu neguei para Deus e se vai fica suando frio então
o ideal é que tenha um grupo de leitores grupo de leitores interessante né interessante muitas paróquias têm criado um grupo de leitores e constantemente prepara esses leitores até mesmo com umas técnicas de de oratória né para poder se expressar bem né ao longo da leitura e depois também são pessoas que naturalmente já vão estar já vão estar assim previamente Preparadas digamos assim para poder fazer a leitura veja lá na paróquia a gente costuma às vezes até chamar um pouco antes né Antes durante a semana que é uma forma da pessoa já ir se preparando para
quando chegar isso e a pessoa receber antes a leitura para ler saber o que que vai ler exatamente tem envergonhados que leitoras né Aí a pessoa é isso é um problema narrador de jo é um problema eu já me ocorreu né Em algumas ocasiões até de com todo o carinho com todo o carinho de pedir para para recomeçar a leitura vez também o microfone né microfone não tá bom a pessoa tá lendo não se deu conta tá lendo assim ó é não é exatamente ela a própria pessoa que tá lendo não percebeu que o microfone
não tá adequado que tá falhando que tá com vergonha a pessoa muita gente quer sumir do que ficar exposta num local desse às vezes é pescado do nada e a pessoa fica mas sabe uma coisa também que eu acho que é importante antes de até começar já já a nossa liturgia da palavra aqui da missa nós falamos da preparação da missa mas eu acho que tem um negócio no nos dias atuais que também precisa assim talvez a gente passar um olho geral e e e todo mundo pensar nisso a preparação do templo porque às vezes
o templo tá escuro Às vezes o templo está com um som que faz um reverbe horroroso que você fala ah ah ah ah ah vai embora o som não tá adequado então assim na Bíblia diz que a escuta vem que a a fé vem pela escuta da palavra de Deus nós estamos na liturgia da palavra então o o o pensar em tudo isso ens Claro é é um serviço disso da comunidade auxiliar até mesmo Padre Às vezes o padre umre mais osé sabe assit ele já não entende muit de som aí depois tem aquele sonzinho
empoeirado que nós estamos falando para todo mundo é pra Igreja pequena e grande igreja que tem muita estrutura e igreja não tem nenhuma entendeu então assim preparar o ambiente para poder ler e para poder ouvir isso é fundamental senão você não consegue comunicar sabe o que que é no final você perguntar pra pessoa assim e você entendeu que foi lido ali não não escutei nada é isso é um problema pronto não escutei nada acabou você perdeu seu tempo todo aí olha a consequência né não escuta bem as leituras aí depois a homilia que é feita
em cima das leituras fica também incompreensível porque não se entendeu bem as leituras então é é é uma sequência né ouve-se bem as leituras e depois no momento de ouvir homilia você tá bem contextualizado que você ouviu né o humilia tá sendo feita sobre as leituras que você ouviu bem então tá tudo muito M relacionado por isso é muito importante esses detalhes né o microfone tem que tá ajustado né o som tem que tá bem alinhado Aquele que vai proclamar a leitura também tem que estar muito bem eh preparado né fez a leitura antes chegou
ali no momento eh impostou a voz né voz Clara compreensível de modo que de fato todo mundo que está ali possa ouvir verdadeiramente a palavra é a pessoa também tem que ter cuidado eu vou faler um negócio aqui engraçado a pessoa tem que ter cuidado também quando vai ler o eu entendi a sua colocação do impostar voz para não falar uma coisa assim mas falar com vontade dizer né pronunciar as palavras mas eu já vi gente que parecia que tava num num num eh eh num num áudio de história para criança porque aí começou a
botar até umas vozes assim Aí eu falava aí quem disse que eu conseguia prestar atenção sabe aquele negócio de dublador né você está passando por aqui e foi por lá eu falei tem que ter cuidado senão fica uma coisa ridícula olha você me fez você me lembrou um negócio que aconteceu conosco senão fica um teatro né rica o senhor estava lá passando e tinha um homem aí você já imagina o homem a Kenia a Kenia me recordou uma coisa que aconteceu com a gente que foi o seguinte veio ao Rio de Janeiro e monor Marini
conheceu monor Marini sim tanto mas o mar foi assessor de João Paulo I Piero Marini E aí chamaram a gente para poder levar o Pinheiro Marini lá na igreja dos Santos Mártires ugandenses e lá fomos nós com o Marine lá não e detalhe o cara impoluto impoluto impoluto assim assim ó não tinha um fio de cabelo fora do lugar Marina sempre foi muito amigo do nosso grande mons Elia VP exatamente tava na casa do vp isso mesmo não e um homem assim de poucos gestos assim muito discreto e até para sorrir ele fazia era assim
sabe o sorriso a eu fale É mas olha a contribuição aí eu falei com ele assim mas vem cá me conta uma coisa por que que nunca na missa do Galo tem um cara lendo fazendo a leitura em português é em tudo que é idioma mas português só não põe por Eu Me candidato é é para poder não tem ninguém que sabe ler em Português na missa do Galo eu vou f não porque tem que passar olha Porque que o puxi o fio tem que passar uns dois meses em Roma porque tem muitos ensaios falei
bem dois meses eu vou conseguir aí ele pegou como é o nome daquele menino do chalom É eu sei quem aquele menino no ano seguinte o menino do chalom tava fazendo a leitura em português conseguimos contribuir mas não era a questão não é contribuição a questão é haviam muitos ensaios sim pro cara chegar ali direitinho naquela Missa do Galo que ele não pode engasgar é o mundo inteiro vendo né é a única missa repetida também né que é que não é ao vivo depois a gente pode falar disso Que missa é ao vivo muito bem
aí o o sujeito Sobe ali diante imagina da Basílica vaticana o Papa aqui do lado o cara não pode ficar gaguejando para que lado que eu vou o que que eu faço aquela inseguran tem que saber tudo por onde ele entra que vai tá em que página está Quantas vezes a gente tá na missa e sei lá Bateu um vento mudou a página e a pessoa Sobe ali e fica assim a Jesus onde é que eu tô o que que eu leio ai ai ai e parece que vai ter um troço ou seja se ela
já soubesse por exemplo a página Ela Sobe ali no lecionário viu página 325 pronto ela já decora que naquela página se o vento bater tá ali a leitur sim sim sabe voltar Onde estáa é isso mesmo bom E aí chegamos então na primeira leitura exatamente aí olha uma coisa que é muito importante e no que toca a leitura Vamos pensar na liturgia da palavra né dizendo que a liturgia da palavra ela tem uma est desculpa uma estrutura dialógica ou seja de diálogo isso é muito importante considerar depois de termos sido bem preparados né para poder
agora ouvir a palavra então nos sentamos E aí alguém vai falar é quem vai falar Deus mesmo né por isso que o leitor aquele que proclama a leitura tá prestando um serviço pra comunidade e a palavra é de Deus só aí a gente não tem a menor dúvida né então eu me sentei para poder escutar um um outro que agora fala e esse outro que agora fala é a palavra de é Deus mesmo é a palavra de Deus mesmo né e naturalmente diante da de alguém que fala o bom é que eu possa responder né
É É o normal de um diálogo né a pessoa falou eu vou e respondo aí veja o senhor falou aí agora eu vou responder aí eu respondo através do Salmo é por isso que nós chamamos de salmo responsorial ou seja é a nossa resposta a Deus que ao senhor que nos falou e é uma resposta então tão perfeita porque nós então respondemos a Deus usando a palavra dele próprio e expressando o sentimento que é nosso se é o Salmo engraçado né o Salmo sempre expressa sentimentos humanos né os salmos Eles nasceram com o povo de
Deus né O povo da Bíblia expressando seus sentimentos Então tem um Salmo que expressa alegria tem um Salmo que expressa dor tava falando pra gente responder para responder o palavra do senhor o a gente dizer o eh o ô meu Deus do céu o refrão é não meu Deus a resposta da da primeira leitura quando no final fala e a gente responde gente me deu um branco palavra do Senhor graças a Deus graças a Deus deu Graças a Deus eu achei que era essa a resposta que eu tava falando eu na verdade eu vou até
um pouco além dizendo que a nossa resposta nesse caso a leitura nãoé Claro tem essa resposta aí mas mais do que isso a gente tá respondendo ao Senhor com o Salmo o Salmo responsorial né ou seja o Salmo responsorial parte justamente da Assembleia por isso que a gente canta o refrão todo mundo né Então veja é a assembleia que agora tá respondendo a Deus E é uma resposta tão perfeita porque usa a palavra de Deus mesmo para responder a ele e expressando nosso sentimento que se for reparar o Salmo sempre expressa sentimentos humanos Como eu
disse agora voltando um passo na primeira Leitura para que as pessoas entendam e existe porque né a gente tem uma repetição como a gente estava falando da da da missa na estrutura exatamente né Então a primeira leitura ela é sempre tirada da onde então a primeira leitura ela normalmente é tomada do Antigo Testamento isso é muito importante por quê Porque a gente então tem uma visão da escritura na sua totalidade ou seja antigo testamento aí depois o Novo Testamento deixando então Evidente essa relação de idade e também descontinuidade entre antigo e novo testamento com isso
nós estamos bem diante né da história da salvação veja que pensou na liturgia pensou na celebração pensou na missa né a gente uma coisa que a gente precisa ter sempre bem diante dos olhos é a história da salvação então na sagrada escritura que que nós temos nós temos a história da salvação essa história da salvação que desemboca no antigo Testamento no Novo Testamento e também agora nesse tempo nosso que é o tempo da igreja então no antigo testamento é onde nós temos essa primeira etapa no antigo testamento nós temos o quê a primeira etapa da
história da salvação onde ali nós temos tantas imagens figuras personagens acontecimentos que depois quando chega o Novo Testamento Jesus Cristo ele dá um pleno sentido Para Todas aquelas imagens figuras e acontecimentos do antigo testamento é porque tava esperando já a vinda dele tá vendo lá V ex tá vendo como é que é importante essa relação antigo e novo testamento aí você vê por exemplo por exemplo no antigo testamento aquele Cordeiro Pascal do Antigo Testamento da páscoa de Êxodo 12 aí depois quando chega o Novo Testamento Jesus Cristo é o novo Cordeiro Pascal né depois também
tantos personagens sabe uma coisa que eu acho muito interessante por exemplo né Eh no antigo testamento nós temos aquele Episódio de Abraão Veja uma leitura né do Antigo Testamento interessante né nesse caso aqui para fazer as comparações antigo e novo testamento lá no antigo testamento as promessas Jesus Cristo Novo Testamento cumprimento das promessas aí vou dar um exemplo né Abraão nós conhecemos bem Aquele Episódio bíblico em que que no antigo testamento em que o senhor pede a Abraão para sacrificar o seu único filho né Isaque né o seu filho amado né é muito interessante né
Por quê veja que o modo de sacrificar no contexto da escritura era como matando o animal né e colocava fogo e assim se oferecia o sacrifício aí o senhor manda Abraão fazer isso com o seu filho que ele ama muito até dizer que é o filho amado a gente já tá aqui pensando antecipadamente em Jesus Cristo sacrifica o teu filho a quem você ama tanto interessante né E aí Abraão prepara o sacrifício do menino Isaac prepara a lenha prepara a faca e aí coloca aquela lenha nas costas do garoto e eles vão caminhando para o
lugar do sacrifício veja quando chega a certa altura o garoto inocente Isaque Faz uma pergunta ao pai Abraão Pergunta assim pai tem tudo aqui tem nós temos a ô garoto Inocente né ele pensou que estava oferecer um sacrifício de animal imaginar outra coisa exatamente papai Tem tudo aqui tem a lenha tem a faca e onde está o cordeiro para o olha a pergunta onde está o cordeiro para o sacrifício o pai Abraão dá uma resposta Profética ele responde assim Deus vai providenciar não é assim que tá escrito interessante de fato Deus providenciou quando chegou o
Novo Testamento enviou o filho Jesus Cristo providenciou mesmo e essa lenha no nas costas né porque também é a cruz não é exatamente exato É interessante Isaque caminhando para o seu sacrifício com a lenha nas costas ele é uma imagem antecipada de Jesus Cristo que depois também caminha pro seu sacrifício com a lenha nas costas é interessante né não é aí quando chega no lugar do sacrifício como é que Abraão fez fez o que Deus tinha mandado né colocou a lenha botou o menino deitado não foi aí levantou a a a mão com a faca
para sacrificar O menino veio aquela intervenção divina não precisa basta já vi que você tem fé e aí o garoto o menino Isaac foi poupado do sacrifício mas não foi traumatizado não não falo isso gente eu tenho problema com essa passagem porque eu fico imaginando o menino depois olhando pro pai pai Mat veja veja é é é um veja que é um acontecimento né para expressar alguma coisa que ou seja aí o texto bíblico diz que o garoto Isaque foi poupado mas tinha um animal preso pelo chifre ali perto né E aí Abraão fez o
quê pegou aquele animal sacrificou no lugar de já que Isaque foi poupado sacrificou no lugar de Isaac os padres da igreja dos primeiros séculos enxergaram nisso a natureza divina e a natureza humana de Jesus no garoto Isaac que foi poupado do Sacrifício enxergaram a natureza Divina de Jesus ele que é Deus e homem né e no animal que acabou sendo então sacrificado enxergaram a natureza humana de Jesus tá vendo como é que Jesus então está presente no antigo testamento como uma promessa hã E sem contar o quanto que os profetas anunciaram vai chegar o Messias
né Então veja e é É nesse sentido ou seja toda a primeira leitura de qualquer missa celebrada vai ser do Antigo Testamento paraas pessoas geral é com raríssimas exceções pras pessoas contextualizar exatamente exceções tem esse Ah não então aí quando eu digo exceções por exemplo nós temos algumas celebrações em que você pode escolher as leituras né Eh eh e aí naturalmente você pode pegar uma leitura já que tem a escolha pegar uma do novo testamento vai celebrar um matrimônio né E aí você vai escolher as leituras então durante a semana que só tem uma leitura
não são duas normalmente do antigo testamento em geral antes das leituras era bo falar um pouco do ano a ano B e ano C Ah isso é muito importantante pra gente poder entender como é que anda entendeu ISO sim por que tem o O que que significa ano a ano B e ano C Exatamente exatamente isso é importantíssimo veja que nesse caso o que que acontece eh quando houve a reforma litúrgica renovação litúrgica do Concílio Vaticano i na década de 60 o Concílio segundo e isso está escrito onde sacrossanto contio parágrafo 50 em dia já
quem gosta dos gente gente vocês vão ver o padre sabe tudo de cor é uma coisa pega SAC Santo coiti parágrafo 50 em diante ali estão as orientações que o Concílio Vaticano segundo deu para fazer dali paraa frente com a renovação litúrgica aí o Concílio pediu Assim entre outras coisas Olha tô usando aqui a linguagem nossa né olha que a mais espaço para a palavra de Deus na celebração por que isso como é que era antes do Concílio Vaticano io as leituras na missa Talvez possa interessar Claro interess veja antes não tinha um lecionário e
não tinha ano A An b ano C essa estrutura de ano a no b ano C e um lecionário também separado digamos assim do livro do Missal veio com a reforma litúrgica do Vaticano C renovação litúrgica porque a gente falou do missão mas a gente não falou do lecionário não não falamos do lecionário o que que o lecionário explica paraas pessoas então o lecionário é o livro das leituras da missa o Missal no caso né este livro tem as orações é aquela oração de coleta no começo da missa é oração sobre as oferendas é oração
depois da comunhão é oração eucarística as antífonas o o o prefácio prefácio oração eucarística né PR PR isso tá aqui no Missal Ou seja a estrutura toda da missa com essas orações se encontram no Missal exatamente agora tem um livro que está ligado ao Missal porque ele está ligado ao Missal que se chama então lecionário o lecionário o que que é é o livro que contém as leituras bíblicas para celebração leituras da Bíblia né A primeira leitura segunda leitura né o Salmo responsorial o evangelho isso está no lecionário e o nosso le como é que
ele é organizado em alguns volumes então nós temos um lecionário que nós chamamos dominical onde tem as leituras próprias para as missas de domingo mas aí é hoje segunda-feira aonde eu vou pegar as leituras aí é outro outro lecionário outro volume dele que é o lecionário semanal onde temos as leituras para os dias de semana segunda terça quarta quinta lecionário semanal aí tem um outro um outro volume um terceiro que é o missionário santoral onde nós temos Então as leituras da missa próprias para o dia as festas dos Santos né é o lecionário santoral né
então uma solenidade de um santo né então Enfim lecionário santoral então assim está organizado o lecionário antes antes antes disso depois do Concílio Vaticano I ficou assim agora antes da renovação litúrgica do Concílio Vaticano no segundo que aconteceu na década de 60 como é que era antes né o Missal que nós chamamos né Missal tridentino né o Missal de Pio V que é o Missal de 1570 né aquele Missal como é que vem as leituras as leituras vêm dentro do próprio Missal não tinha antes antes não tinha um livro não tinha separação tinha livro aí
que tá aí é que tá isso você falou foi muito importante não era grande as leituras é que Eram poucas nós passamos então a ter uma uma presença muito maior de leituras na missa do que tinha antes foi isso que o Concílio pediu o Concílio Vaticano II considerando que Eram poucas as leituras que eram era quase que um evangelho a quaresma inteira né Então veja considerando que Eram poucas as leituras bíblicas né pro que tinha digamos assim dentro da celebração da missa e com isso as leituras eram tão poucas que estava dentro do Missal mesmo
no Missal tava Primeira no Missal tava Primeira leitura evangelho tudo junto tudo junto Mas me diga uma coisa eh quando quando eh o Houve essa reforma e aí a gente tem ano a ano B e ano C ou seja se contemplam muitas leituras exatamente essas leituras elas contemplam toda a Bíblia ou não quase toda ou seja vamos dizer assim a grosso modo pro nosso povo né Ou seja no percurso de um aí vale a pena sabe o qu antes de dizer isso expli bem essa questão de ano a no b ano C que inclusive tem
os Evangelistas que acompanham então por favor né Então veja no caso né de ano a ano B ano C como é que como é que é isso primeiro que isso foi feito em função das leituras a gente tá em que ano agora agora estamos ano B tá né Então veja aqui nesse caso que que acontece nós temos e essa organização ano a ano B ano C para as leituras de modo que ao longo do ano a normalmente no ano a nós somos acompanhados no evangelho dos Domingos pelo evangelho de Mateus no ano B o evangelho
de Marcos e no ano C O Evangelho de Lucas aonde fica o evangelho de João o evangelho de João ele fica aí no meio por exemplo no tempo da páscoa seja ano ao b ano C no tempo da páscoa normalmente tem uma presença grande do Evangelho de João independente anual no BC entremearam ele nos três anos exatamente e depois também quando é o ano B que nós temos evangelho de Marcos no ano B evangelho de Marcos é curtinho é mais é um mais curto né Então veja entra também um pouco o evangelho de João Então
veja anuar né em geral Evangelho Segundo Mateus isso sobretudo pro tempo comum principalmente né os domingos ano a o evangelho de Mateus ano B evangelho de Marcos ano se Evangelho de Lucas e depois também as leituras né A primeira leitura a segunda leitura de modo que no percurso de 3 anos vamos dizer assim né ano a no b ano C no percurso de 3 anos nós nós tivemos digamos assim um contato enorme com a sagrada escritura né quando o bertal fala né leu toda a Bíblia quase que digamos assim né claro que são os textos
são selecionados os textos que nós temos no lecionário eles são selecionados né corta um pedaço organiz tem uma configuração ano B e ano C foi a partir do Concílio Vaticano segund Exatamente exatamente veio a partir da é da Renovação cons seg quem fez isso foi a congregação pro culto Divino isso sim sim sim e com e com isso sacrossanto contio parágrafo 50 em diante estão escritas ali algumas coisas que o Concílio pediu entre essas coisas ampliar o espaço da sagrada escritura dentro da celebração da missa por causa disso passamos a ter essa organização de ano
a ano B ano C para poder ler mais então Bíblia dentro da celebração eucarística e consequentemente tivemos também essa organização de um lecionário com tantas leituras destacado desse livro do Missal mais mais uma dúvida aí surge não sei se surge se é a melhor palavra Mas então Aí surge a a mesa da palavra porque se estava no mesmo Missal e o padre ainda estava celebrando de costa o sujeito não tinha um ambão para fazer leitura Ah sim sim sim era tudo numa sequência né tudo tudo digamos assim mas é bom explicar pras pessoas o que
que é o ambão que elas não sabem Ah sim o ambão nesse caso é é aquela estrutura para que o nosso povo possa visualizar vou usar a linguagem né que enfim então é aquela estrutura que parece uma estante não é o que eu queria dizer mas é só para poder o povo tem uma visão um púlpito isso um púlpito púlpito as pessoas às vezes também não sabem o que é né o poo povo enfim né mas assim é É de fato é um púlpito né veja eh eh é aquela estrutura os pastores usam muitos chamam
de púlpito né exatamente que nós temos ali junto né ao ao altar né próximo né do do tá é é é o ambão Aquilo é o ambão né aquela estante aquele púlpito né digamos assim como chamam né é aquela estrutura e que aquilo tem uma beleza muito grande porque significa dizer que existe uma mesa da palavra né ou seja tem um lugar adequado Digno Para que a palavra seja proclamada né exatamente né não é que a gente vai proclamar a palavra de qualquer jeito não não tem uma mesa para ela né Ou seja a palavra
também é pão e alimenta eu sempre digo isso a palavra é pão e alimenta é por isso que é um problema muito sério se na celebração eucarística nesse caso aí litúrgica a gente não dá tanta atenção assim à palavra de Deus quando ele pediu isso tanto né ou seja dá atenção à palavra de Deus a gente fica pensando só na hora da Consagração né Fica pensando só na hora da Consagração não mas tem a palavra que é proclamada que também faz parte faz parte do do ato de culto né veja que o veja que mesa
da palavra mesa da Eucaristia é um só ato de culto a palavra proclamada Ela precisa também ser muito bem escutada e valorizada valorizada ele tem o local correto para ficar não é fica fica nesse lado eu tenho problema com direita esquerda na escola tem que fazer assim né o lado do relógio é o esquero Exatamente exatamente né então ch tá no Altar o isso então o o ambão o ambão normalmente fica desse lado meu aqui né lado meu direito isso esse lado aqui então Aqui nós temos o altar ó aqui ó Altar ambão Onde tá
a cátedra onde o senhor tá a cátedra tá aqui atrás ih mas aqui é diferente não aqui é diferente e há motivo para isso e há uma explicação porque é o seguinte Ah se você tá aqui no altar o o comentarista tava sempre à esquerda e a palavra estaria sempre à direita em tese é isso não é uhum o comentarista onde aqui à esquerda e a palavra à direita mas por que que aqui se in tem local que tem dois an do e não tem local mas aí é que tá não pode ter dois não
não não um um com a mesma dignidade Não não é a mesma dignidade é assim comista b o comentarista o comentarista fica de um lado e a leitura fica de outro olha na paroca de Copacabana que é da onde eu vim e nasci os dois são iguais sim sim sim tranquila porque porque eu acho que o o arquiteto ao colocar o altar achou que aquilo ficava mais simétrico se fosse igual bom mas um tem que ser mais rebuscado é só pra gente pro nosso povo não ter problema com isso Então veja tá aqui o altar
né Tá aqui o altar está aqui o ambão que é essa mesa da palavra está aqui né atrás né a cadeira assim nós temos a composição tudo bem mas eu quero explicar a razão pela qual aqui é o contrário Ah sim sim a razão daqui pela qual é o contrário primeiro que a réplica da Capela das aparições já era assim segundo que do lado de cá Do lado direito Estava eh está a imagem de Nossa Senhora de Fátima então e a Conferência Episcopal Portuguesa achou que colocar o ambão aqui tampar a imagem de Fátima que
tá aqui essa é a razão que o ambão foi colocado aqui então mas é uma exceção e foi excetuado pela conferência dos bispos ex exatamente que não é também uma coisa também que não é também um pecado Ah tá pecou porque também é demais né exatamente mas se sen eu pensar nessa lá no Vaticano é realmente do lado direito o Papa tá aqui o negócio tá aqui ao lado direito ex exatamente aqui nesse nesse nesse lugar né lado direito né lado direito a lado direito eu adorei essa porque fazia assim a gente sabe que lado
que tá eu eu me confundi mais ainda é que daí ele deve conseguir instalar o dedo com a m direita ex lado esquerdo ele não consegue instalar bem então o que ele instala bem direita examente estala bem É o direita como a psicóloga Isso foi uma coisa mais foi mais Maternal do que psicologia eu entendi sua mãe exatamente mas engraçado que para dirigir eu sei direitinho que é direita esquerda impressionante menos é os pedestres agradecem pessoal do Detran também agradece osas também menos mal aa pra direita seta pra esquerda Ah já gente só sabe que
abaixa ou que levanta exatamente acho que é por isso né Que legal legal então vamos voltar pro primira le vamos voltar pra primeira leitura Então veja a primeira leitura ela é como a gente como nós eh colocamos em evidência normalmente tomada do Antigo Testamento daí essa importância da gente a gente até deu o exemplo né do sacrifício de Isaac na primeira leitura ou seja a gente ou seja enxergamos naqueles personagens Olha tudo é de Jesus Cristo pode juntar antigo testamento Novo Testamento ele é o centro de tudo tudo é dele mesmo é isso mesmo todas
as linhas da história da salvação se concentram em Jesus CR se cruzam e se concentram em Jesus Cristo né então no antigo ó no antigo testamento embora ele não esteja revelado mas ele está presente como uma promessa até porque Jesus não começou a na hora em que nasceu do ventre de Maria não já diz João que não né é veja seria um problema né Eu sim eu comecei a existir na hora que nasceu da minha mãe mas Jesus não Jesus existe junto com o pai e o Espírito Santo desde toda a eternidade não houve um
tempo em que ele não era né então o que aconteceu é que na Plenitude dos tempos ele se encarnou né assumindo um corpo igual ao nosso né e mantendo a sua natureza Divina s totalmente Deus e totalmente ser humano né mas existe junto com o pai e o Espírito Santo desde toda a eternidade se encarnou na Plenitude dos tempos então no antigo testamento nós conseguimos interessante né enxergar naqueles acontecimentos e personagens enxergar Jesus ali antecipadamente olha interessante né Isaque com a lenha nas costas depois Jesus também com a lenha nas costas para o sacrifício né
e o cordeiro Pascal no Antigo Testamento Jesus o novo Cordeiro Pascal né E com isso isso é importante na questão das leituras antigo e novo testamento Então a primeira leitura normalmente é tomada do Antigo Testamento e o evangelho naturalmente é o Novo Testamento aí uma coisa que é muito interessante a gente notar normalmente entre o evangelho que é do novo testamento e a primeira leitura que é do Antigo Testamento em geral tem uma correspondência enorme enorme alguém parou devagarzinho falou vem cá gente vamos fazer um neg fe um link vamos vamos fazer um link aqui
claro sempre sempre eu eu volto a dizer que eu disse no outro programa não é apenas uma cabeça humana e uma inteligência humana a cabeça humana e a inteligência humana com a luz do espírito santo é ter sabedoria PR fazer montou aquela sequência e foi colocar V botar até aqui agora pega esse aqui bota aqui pega esse aqui bota aqui agora bota aqui bota aqui bota aqui vamos montando ano a ano B ano C e A coisa foi consolidando a gente não falou da segunda leitura cheg salo Ah tá t no evangelho aí eu falei
pera aí gente tô ficando confus Pera aí olha só vamos voltar aqui o Senhor sabe de que ano é o lecionário como no caso oo Ah então veja que o Missal ele foi publicado em 1970 e com isso também o Leon em seguida tá aí muito bem muito bem aí acabada a primeira leitura eu pode parecer que eu tô fazendo às vezes umas perguntas assim muito primárias mas eu volto a dizer tem pessoas que estão aprendendo com a gente então é importante elas entenderem também ali verem os detalhes porque eh a gente vai ter numa
num num evangelho na leitura do Evangelho palavra no final né o O sacerdote diz palavra da salvação e a gente responde glória à voz senhor mas na primeira leitura é palavra do senhor isso mesmo é é importante as pessoas entenderem essa diferença diferença não veja que eh sabe uma coisa veja que a palavra de Deus né quando é proclamada na celebração a palavra é Cristo não é a palavra é Cristo então é nessa dinâmica né que nós né damos essa dimensão de palavra do senhor palavra da salvação né no caso a palavra da salvação para
o evangelho considerando que o Evangelho é a palavra de Jesus Cristo propriamente né Jesus Cristo enquanto aquele que assumiu a nossa natureza humana e com toda a sua vida ele então nos trouxe salvação que é o que nós encontramos no texto do Evangelho então no texto do Evangelho nós encontramos né Eh eh a palavra propriamente de Jesus Cristo né com toda com toda a sua vida e assim para o nosso povo a gente pode contextualizar exatamente dessa forma Jesus Cristo que ele se apresenta como aquele que veio para salvar né a humanidade e no evangelho
nós temos a sua palavra né nesse sentido palavra de salvação então eu e na primeira leitura nós falamos palavra do Senhor então por exemplo né Eh a primeira leitura a primeira leitura por exemplo ela é palavra de Deus não propriamente uma palavra que veio da boca de Jesus Cristo como evangelho nem a segunda e e é pois é né aí o apóstolo às vezes que tá falando é claro que é Deus né mas a palavra é o apóstolo que escreveu naturalmente né que tá falando né e é a primeira leitura veja que nesse caso primeira
leitura segunda leitura a palavra do senhor do senhor né Ou seja a gente tá pensando aqui no pai no filho né no espírito palavra do senhor primeira leitura né antigo testamento palavra do senhor né segunda Lita palavra do senhor agora o Evangelho é propriamente aquilo que é veio do próprio Jesus Cristo então palavra da salvação muito bem ô padre e assim eu tava pensando aqui nesse nesse alimento que é a palavra e pensando naquelas pessoas que querem essa palavra da salvação ou seja uma palavra de salvação não e que não podem comungar mas que podem
se alimentar entendi exatamente da mesa Exatamente isso Você falou uma coisa importante exatamente interessante né se gente se nós se nós pensarmos de novo na sacrossanto contti parágrafo de número sete quando se fala das formas de presença de Jesus Cristo na celebração né da missa Então tá escrito lá ele tá presente na palavra proclamada ele tá presente na Assembleia reunida ele tá presente na pessoa do presidente da celebração está presente nas espécies eucarísticas Então veja às vezes alguém né Por uma questão canônica né encontra-se Eh eh digamos assim né Sem poder se aproximar né da
se aproximar da mesa da comunhão né tem as tem as as questões as razões né que às vezes alguém não não não se aproxima né deve se aproximar da mesa da comunhão no entanto não é que esteja eh sem receber as bênçãos de Deus as graças de Deus né está em comunhão digamos assim através da palavra proclamada né através da Assembleia reunida através da pessoa daquele que Preside a celebração então isso eu digo por quê Por que que eu digo isso porque tem gente que fala assim ah já que eu não já que eu não
posso comungar mesmo então não vou na missa não não vai Pois é Então veja não deixa de ir à missa porque você não não pode comungar ah não não deixa de ir a missa não é porque você está entrando em comunhão né pela palavra que é proclamada a palavra alimenta né a a assembleia reunida Cristo veja na pessoa daquele que Preside Então veja Nunca pense nós temos tantas pessoas aí nos ouvindo nos acompanhando se de repente você por alguma razão é não recebe né a sagrada comunhão mas que isso não seja para você um ou
uma desmotivação né ou seja uma uma uma maneira de você então deixar de ir né a celebração eucarística de forma alguma forma alguma é isso é importante agora eh na na segunda leitura a gente tem eh já é do novo testamento a leitura exatamente agora e e veja sempre na segunda leitura é o Novo Testamento exatamente então feita a primeira que é do Antigo Testamento aí nós temos o Salmo é por isso que eu queria Logo no início né contextualizar essa essa essa estrutura né dialógica de diálogo né dialógica eu digo de diálogo né na
liturgia da palavra o senhor falou E aí a primeira leitura agora nós vamos responder a ele respondemos a ele através do Salmo responsorial agora sabe uma coisa que eu vou dizer aqui né uma coisa que nós precisamos evitar é substituir o Salmo responsorial por uma música Há um um canto de meditação é nunca vi isso fazem isso é pode acontecer é um cuidado que você tem que ter né porque pode acontecer por aí aa ah no lugar do Salmo vamos cantar uma música não pode cantar o Salmo cantar o Salmo e não substituir o Salmo
por uma canção de meditação né isso a gente não pode não pode fazer absolutamente pode o o refrão pode ser cantado e as histórias ser for cantado É melhor ainda porque o s foi feito para ser cantado né mas por exemplo substituindo Digamos que sei lá por algum motivo a gente substituir o Salmo por uma linda canção é não não pode não mas a minha pergunta vai além isso invalida a missa não não não é questão de não é questão né de de de invalidar não questão só de tá estragando você fez uma que não
deve ser feito aí aí Jesus fez assim OK mas a imagino eu Eu não eu desconheço mas imagino eu que há causas de se invalidar uma missa Ah tem tem tem aliás qualquer Sacramento né dija que os sacramentos ele tem que ter forma é matéria forma ess essas esses essas coisas que são realmente importantes né para eh a validade do Sacramento sim sim Tem situações tem no batismo se fala eu te batizo em nome do pai do como é que é em nome do pai do filho esp F Espírito Santo sim mas tem o como
é que é o correto para se dizer é isso se batio em nome do pai do filho e do Espírito Santo ou seja o batismo feito em nome da Santíssima Trindade Eu vi assim porque e como é que é em nome do pai e do filho e do Espírito Santo como é que foi que eu eu vi uma coisa que tá er Mas alguma formula que não é essa pessa falou ass todo cuidado que você tem que ter ou seja tem que usar a água né então não tem água se falar assim eu te batizo
Em Nome do Pai Filho e Espírito Santo não sei tinha alguma coisa assim que aí eu ouv depois as pessoas falam isso Tá errado essa fórmula tá errada Pois é tem que ter esse Cuidado então é por isso que nós temos o ritual né e e nós temos o ritual nesse caso ritual do batismo Ou seja a matéria eh eh eh a água e no caso a fórmula a ser pronunciada é em nome da Santíssima Trindade sempre né E tem que a intenção né então são as coisas né que são necessárias né Para que o
sacramento naturalmente aconteça né agora sabe uma coisa eh eh importante né é essa questão feita a primeira leitura proclamada né expressão justa é proclamar proclamar então foi proclamada a primeira leitura aí tem o Salmo responsorial nós até mencionamos né Nós não vamos substituir né o Salmo o Salmo Sim pode ser cantado É bom que seja cantado né Eu sempre prezo né pelo salmo salmo cantado né mas não é errado o músico cantar o refrão não não tem problema não não pode até ser lido também o Salmo inteiro leu o leitor leu a a a o
refrão o povo respondeu e ler o Salmo inteiro não tem problema né ou então cantar só o refrão e ler as estrofes não tem problema né ou então cantar o Salmo inteiro né com tanto que seja o Salmo exatamente com tanto que seja o Salmo exatamente aí nós não não mas também não pode inventar um ritmo de rap no Salmo Ah isso também são os cuidados que se tem que ter exatamente exat não já pensou o Senhor nada me faltará não sei que vai fazer como é que é K Faz de novo aí atenção câmeras
Close nela por favor vai como é que não isso é coisa que a gente só faz uma vez Essa pérola é só uma Eu quero um corte disso por favor hein atenção marque esse minuto par um corte disso essa daí vai não vai vou fazer um rils Não pode gente tem que ter uma melodia o senhor a eu pastou como é que é É ainda tem a mão do do DJ e nada me falta Ná Firmeza mano Caraca isso numa aula de liturgia em Santa Anselmo Já imaginou eu vou levar professor não dá para ser
o Sen em corre comunhão automática eu tô imaginando aqui os nossos professores de Santa cé aqueles senhores liturgista olhando assim dizendo tendo colapso colapso não ia ser Ai eu tô chorando de R ia ser tragédia coletiva que que aconteceu os caras tudo infartaram não aquele que cantou o Salmo aqui igual rapper Olha gente nada contra rer não iser que não na na missa não pode ter isso na missa ai tem que ter uma melodia uma coisa bela que comb gente ganha pouco mas gente se diverte Que beleza misericórdia então imag se fosse valsa como seria
que você que sabe não eu já já brindei com essa maravilha com essa Pérola tá ótimo ah Nós aprendemos outro dia um negócio daqui vai nós vamos chegar nessa parte ainda para falar agora não sobre o incenso a gente teve uma aula sobre incenso lemb sim mas vamos volta aí vamos voltar não é só pro pessoal ficar esperando que vai ter uma aula sobre incenso você não faz ideia da onde vem eu não sabia também entendeu E vai ser muito legal isso aí vamos embora continuando bom enf então no Salmo passado do Salmo exatamente aí
terminou o Salmo aí nós temos a segunda leitura agora uma coisa que importante também dizer pro nosso povo que a segunda leitura nem sempre nem sempre está presente quando é que existe uma segunda leitura nos domingos e solenidades é só nessas ocasiões nem festa por tem motivo Ô veja eh a gente não não não não pode dizer ah por causa disso é por causa daquilo né veja que por meio então da solenidade nós temos né sempre uma celebração de algum aspecto é eu acho que o pessoal pensou isso um aspecto né da da vida né
de Jesus Cristo é Natal é Páscoa hã domingo é o dia do Senhor é festa é é a solenidade de pensa uma coisa o senhor tá lá no Vaticano segundo aí pessoal gente tem que fazer uma comissão aqui porque vamos dizer comissão é feita de gente então reuniu aqui ó tem 10 Bispo aqui gente olha aqui ó o Papa mandou agora ficou nosso encargo aqui fazer as leituras e tal como é que nós vamos fazer isso aí um deu uma ideia out deu outra ideia claro sempre uma ideia muito fundamentada dis bom olha só vamos
fazer a celebração assim pô mas aí a celebração de todo dia não no domingo a gente põe mais uma leitura porque já fica diferente e fica uma coisa mais solene que também traz mais Esse aspecto os caras falar aluma coisa assim não então mas é assim eu penso que um pouco um pouco mais além né É no sentido de a de oferecer né ainda mais né esse espaço né da escritura porque nós estamos celebrando um nós chamamos o mistério né aí nesse caso né se tratando né de algumas solenidades né Qualquer solenidade tem segunda leitura
Então desse modo aquilo que configura a solenidade então nós oferecemos né ainda mais né esse espaço né da Bíblia na solenidade para ter uma visão ainda mais completa daquele mistério celebrado né no contexto da escritura não que a outra esteja incompleta não que a outra esteja completa né então assim durante a assim também é é como o glória né o o hino de l vou né Glória a Deus nas Alturas né Nós não é todos os dias ele tem lugar nas solenidades nas festas no domingo e justo que nesses dias ten seja mais seja né
tudo feito de uma forma mais esp seram todos iguais pessoal quis destacar também alguma coisa eu acho que dar o espaço Mas daram destac exatamente aí é importante de repente né ter fechar um pouco assim digamos ass Essa visão ou seja na solenidade primeiro que aquilo que configura a solenidade né E aí na solenidade nós temos aindaa uma leitura a mais dando uma visão digamos assim ainda mais maior né Maior daquele mistério celebrado no contexto da escritura né então com isso nós temos a segunda leitura eh nas solenidades nos domingos todo domingo e não no
dia a dia né durante a semana agora Padre a em acho que em duas em três vezes no ano nós temos entre a segunda leitura e o evangelho não a sequência exatamente E aí é a solenidade da solenidade não então a sequência ela tem lugar quando Por exemplo quando nós celebramos a grande solenidade de Pentecostes aí tem a sequência de Pentecostes mas tem o qu tem na Páscoa no Pentecostes Natal Não é isso não não não aí no Corpus crist ah Corpus crist isso aí então Pentecoste tem a sequência depois também quando nós celebramos a
Páscoa a grande solenidade da páscoa aí tem a sequência Pascal quando celebramos a solenidade de Corpus criste tem a sequência de Corpus criste né e quem escreveu a sequência só sabe não ah e é que tá não a gente nunca por depende Depende por exemplo né Eh eh Veja sequ a sequência tem nessas duas ocasiões não três ocasiões Isso Ah exatamente tem no tem desculpa Natal não tem na na na Páscoa no Pentecoste no corpos cristos criste ela tá presente no Missão depois também tem a da Nossa Senhora das Dores que é muito bonita né
e sim sim essa essa eu não conheço Nossa Senhora das é tem uma sequência de Nossa Senhora das Dores que é tão linda então a gente já tá falando de quatro é Maria é que se faz referência a Maria aos pés da cruz né E e aí veja que e eh Veja a autoria é por isso que assim por exemplo Depende a sequência de Corpus crist ela é atribuída a Santo Tomás ja Aquino né Eh agora essas outras essas outras a gente não tem como determinar exatamente a autoria né foi fulano de tal que escreveu
que é uma pena né porque se alguém escreveu bastava botar um nome embaixo né ah mas a pessoa escreveu pra igreja pro senhor e aí não não quis glórias qu talvez quando escreveu a igreja como um todo ainda não tivesse eh colocado na sua liturgia não Talvez é porque veja eh é aquilo né Eh os elementos né os elementos da da do do as estruturas né do rito né vão ganhando configuração né Pouco a Pouco né Pouco a Pouco né vai tendo configuração as partes do rito né a a a evolução dos ritos digamos assim
né então É nesse sentido que eh muito bem né depois da segunda leitura Dependendo de qual seja né a celebração nós temos uma sequência né em algumas poucas né são poucas né ocasiões ao longo do ano então nós temos essa sequência E aí depois aí depois no caso dessa sequência Vale ressaltar que são pouquíssimas mesmo né Essas aí que a gente mencionou depois nós temos a aclamação ao ah ótimo né a uma coisa que é muito importante considerar é que a aclamação ao evangelho ela é sempre com Aleluia exceto na Quaresma Então veja na Quaresma
nós né não Cantamos Aleluia na aclamação evangelho agora é preciso também dizer o contrário se não é tempo da Quaresma precisa ser com aleluia é se a pessoa não cantar pelo menos é porque exatamente porque Exatamente exatamente porque às vezes por exemplo né Eh eh ah sei lá né vamos cantar uma música que fala de palavra né tem que ter um Aleluia e tem um Aleluia então é por isso que assim a expressão justa a aclamação é evangelho ela é aleluiá ca aleluiá aleluiá E aí O sacerdote levanda não calma vamos voltar isso daí Calma
que antes desse negócio aí tem muita coisa ah ah por exemplo algumas dúvidas que eu acho que é pertinência a todos Ah na hora na hora em que se começa a cantar o Aleluia isso ok começou aleluia aleluia colocamos em pé então aí é que está Tem gente por exemplo eu já vi presbitério inteiro que não se levanta não de padres mas por exemplo de coroinhas que estão sentados ao lado dos Padres Não olha qual é a qual é a prescrição Qual é a prescrição a prescrição é começou o Aleluia o Aleluia todos se colocam
de pé mesmo padres mesmo os padres mas e e por exemplo quando eu já o que acontece né Às vezes o que que acontece assim muito na prática né às vezes né o padre né ele demora um pouco mais a se levantar sobretudo quando está aguardando a chegada do incenso tá vendo Tudo bem mas vamos lá vamos vamos fazer esse capítulo o padre o presidente da celebração está aguardando o turiferário e à frente Dele para colocar o incenso os outros se levantam ou fica esperando ele isso então normalmente os outros se levantam junto com ele
então por quê Ah não aí é prescrito não não veja só aí é uma é uma questão né de você v nós temos ali a composição do presbitério né o o o o o que é prescrito é começou aclamação evangelho todo mundo se coloca de pé inclusive presente da celebração e daí é só mesmo o momento né de deitar o incenso né no no turíbulo e ele já se coloca mas começou mas começou Aleluia o o o presente da celebração tá esperando e o camarada não chega lá com o incenso não mas mesmo que ele
chegue com o incenso ele vai ter que botar o incenso vai demorar mais um pouco então aí o restante fica sentado esperando o padre levantar ou levanta e fica esperando ele em pé então aí normalmente os outros que estão Mas é uma coisa muito muito rápida né os outros que estão no presbitério se levantam junto com o presidente ou seja quem tá compondo o presbitério não mas a minha mas todos inclusive os acólitos é quem tá compondo o presbitério levanta quem tá junto ao ao povo levanta quando começou Aleluia exatamente mas aí é que tá
mesmo assim assim a coisa anterior né que é precisa ser mais ainda eu diria né Eh eh pontuada é que com canto da aclamação evangelho todos se colocam de pé Isso é uma exceção exceção da exceção quando né Eh eh tem uma demora exatamente mas assim começou a aclamação todos se colocam em pé não mas a minha dúvida é essa né digamos e é o que acontece aqui todo domingo então começa a tocar música antes do Canto começa a tocar música antes de falar Aleluia toca música mas essa música já é aclamação evangelho Então já
era para est de pé é como suou aclamação evangelho para tá de pé mas aí você tá esperando o incenso naturalmente o Bispo aí o corpo inteiro do presbitério junto com os coroinhas só se levantam quando pode levantar junto com o o presente celebração não problema espera ele é espera ele levanta também então tá bom mas o ré do povo não eu tô lhe dizendo isso porque tem uma equipe inteira aqui que a gente vai ter que dizer ó amigão senta espera ou então não ele não levantou Mas você tem que levantar uhum lembra daquele
0.02 que eu falei sim que é o que a gente fica discutindo o 99.8 acerta os o 0.02 é que a gente tem que dizer ó não não não é isso aqui não é isso aqui quando sen chegar aqui na sacristia o pau tiver comendo lá embaixo é pelo 0.02 não é pelo 98 pelo 98 o cara já tinha sido degolado não é isso então assim a gente vai sempre tentando acertar o máximo do que tem que se fazer sim isso é importantíssimo os detalhes importam importam sim ele vai aí vamos lá o povo levantou
teve o aleluia E aí conta pras pessoas o que acontece isso aí veja com o Canto do Aleluia se tem o incenso colocou o incenso né E aí o menino no caso n é o acólito coroinha né se dirige né ao ambão é muito significativo aquela procissão né do evangeliário ISS que deve haver as velas não se não é tempo Pascal se não é tempo Pascal exatamente Porque durante o tempo Pascal nós temos junto ao ambão o Sírio Pascal ah ok tendo o Círio Pascal junto ao ambão que é o que acontece durante os 50
dias de Páscoa nesse caso aí não tem as velas ladeando o evangeliário no ambão porque está lá o Siro Pascal Mas então Olha lá a gente já falou do Missal que é esse Calhamaço aí falou do lecionário que tem as leituras ano a ano B e no C E agora tá falando do evangeliário Pr as pessoas saberem que existe isso o evangeliário é um livro isso exatamente PR só tem o evangelho que só tem o evangelho E aí O sacerdote vai aí também tem lá ano a ano B ano C é assim que tá no
evangeliário como que tá evangeliário ele é ele é um Um só né Ele é um só não mas ele tá dividido por ano mas dentro é dentro tá dividido por ano é um livro só aí dentro tem ano a no b ano C isso E aí o quando o O sacerdote Levanta para levar em direção ao ambão o evangeliário Eu já vi gente fazendo sinal da cruz o sinal da cruz é feito depois exatamente Agora sim e no quando el quando ele faz o sinal da CR aí que tá então ao término e também quando
é o Bispo que tá presidindo porque aí nesse caso o Bispo ele né faz mas é porque ela tá ma acostumada per aí só um 52 semanas 52 semanas ela vai à missa com Bispo é porque aqui sosis ol vou dizer um negócio a gente tá tão acostumado que assim quando a gente tá numa missa de domingo que é um padre na hora de tirar o Solid eu dou um passo e dou um passo para trás uhum de estão acostumado de lá e tirar o Seidel mas esa aí para voltar pras pessoas que estão em
casa quando o Bispo Bem lembrado ele faz o sinal da cruz porque por exemplo O diácono proclamou o evangelho ele não vai fazer de jeito nenhum isso aqui agora esse sinal da cruz que eu vejo gente bend Palma biso faz Pois é aí bate palma com aplaudindo tá avançando você tá avançando mas a gente volta aí o que que é pra pessoa fazer o sinal da cruz não é para bater palma Não nessa hora se o Bispo natural naturalmente quando Bispo Preside ele faz né E e essa digamos assim esse gesto né com evangeliário naturalmente
a gente faz agora sabe que que engraçado que eu observo os católicos que tão mais instruídos que prestam atenção buscam o conhecimento quando a gente tem umas missas aqui mais que a gente vê assim durante a semana que é mais que a pessoa vai não é assim ah tô indo tô indo Porque domingo alguém me obrigou a ir mas é uma missa que a pessoa eu vou porque eu preciso ir porque eu quero ir quando o Bispo faz isso a pessoa não bate palma em compensação domingo quando a pessoa fala ah eu vou porque meu
filho me levou minha mãe me levou meu tio me levou meu pai me levou aí é um tal de bater palma nessa hora eu falo gente não tem Palma mas como é que vai fun é não nessa hora a gente faz o sinal da cruz isso não mas só só pontuando que essa hora que a qual você tá se referindo é depois da leitura do Evangelho não é quando o evangel vai para sei porque eu tava aproveitando o inero da pergunta então vamos voltar um passo o o o o sacerdote ou O diácono né isso
isso isso é importante porque assim se tem diácono Toca ao diácono a proclamação do Evangelho ser que tem uhum ele que vai fazer isso sim e aí aí que que o diácono tem que fazer aí O diácono fez a proclamação do Evangelho quando ele acaba você ele pega aquele evangeliário e leva pro Bispo Entrega na mão dele o Bispo quem veja o evangeliário éis Bispo o Bispo beija e faz né esse sinal da cruz e se não tem o Bispo tem o padre quem beija ah não aí se se tem aí aí isso é só
com o Bispo se se é o presbítero que tá presidindo o próprio diácono né beij o evangeliário e não leva pro Bispo não leva pro padre não se é o padre não isso é só pro Bispo caris Ah tem um detalhe importante quando as pessoas vão fazer também tem gente que pelo sinal da Santa Cruz livra-nos Deus nesse momento não é para falar isso não a gente faz o gesto É mas não precisa não precisa falar isso pelo sinal dessa porque eu eu tem muita gente com essa dúvida uhum né quando faz a proclamação é
a pessoa fica pelo sinal da Santa Cruz Deus nosso senhor do não vai fazer o gesto Três Cruzes mas não vai pensar isso porque não não cabe ali né é Não nesse momento só faz o gesto né n ou seja o sinal da cruz né sobre a Fronte sobre a boca e sobre o peito né sobre a Fronte a boca e o coração né nesse caso o só sabe o significado Ah então veja o Ou seja é para poder ouvir a palavra né E aí veja o Evangelho é que possa então de fato é entrar
aqui digamos assim na nossa cabeça né esse olha para que essa palavra Então ela possa entrar na nossa cabeça no nosso entendimento né E depois também uma vez entrando no meu entendimento eu eu quero também depois proclamar essa palavra com a minha boca boca e essa palavra também permanecer sempre no coração então essa palavra Ela está na minha cabeça no meu conhecimento no meu entendimento essa palavra também está dentro do meu coração e essa palavra também depois ela é proclamada por mim com a minha boca é bonito bem lindo o significado sim sim sim sim
é como como aqui Como disse o senhor né Tem sempre sempre primeiro o reitor é um bispo e depois tem mais outro bispo aqui e muitos bispos vêm aqui é uma é uma é um pouco diferente porque assim do ano passado das 52 semanas apenas um único domingo não um bispo não presidiu uma missa aqui e muitos Domingos mais de um bispo presidiu a missa aqui então assim aqui é quase eh enim é ser um santuário né Tem sempre é diferente essa presa mas esp eu eu acho que eu posso ter confundido um pouco a
cabeça da pessoas porque eu tirei de ordem fala por gentileza a sequência PR as pessoas terem bem claro na cabeça exatamente então Ó a sequência é a seguinte da liturgia da palavra primeira leitura normalmente tomada do Antigo Testamento depois Salmo responsorial que é a nossa resposta àquela palavra que foi proclamada na primeira leitura terminou a gente diz palavra do Senhor e todo mundo responde graças a Deus né Depois Salmo aí segunda leitura a segunda leitura ela tem lugar nas solenidades e domingos é domingo já é uma solenidade né Domingos outras solenidades aí a segunda leitura
terminou a segunda leitura a palavra do Senhor graças a Deus né E aí nós também podemos observar essa diferença palavra do senhor palavra da salvação né A primeira leitura segunda leitura do senhor aí depois da segunda leitura nós temos em pouquíssimas ocasiões ao longo do ano pouquíssimas nós temos uma sequência sequência de Corpus criste sequência de Pentecostes sequência de Páscoa de nos su das Dores E aí veja depois da segunda leitura aí depois da sequência quando ela acontece como eu insisto são pouquíssimas vezes aí nós temos uma aclamação ao evangelho né a aclamação ao evangelho
ela se não for tempo da Quaresma a aclamação a evangelho ela tem que ser com a aleluia é aleluiá né a gente tem que ter o cuidado de não ficar escolhendo alguma música Só porque fala palavra palavra né e mas não tem Aleluia vida se não é tempo da quaresma tem que ter sempre o Aleluia aleluiá too n é E aí veja se tem o incenso o Bispo ou Presbítero né aquele que tá preso na celebração coloca o incenso e se tem diácono quem faz a proclamação do Evangelho é O diácono incensa palavra aí O
diácono mesmo né se ele está presente Porque muitas vezes não tem diácono né é o próprio Presbítero que faz né tudo licena Diz o Senhor esteja convosco ele está no meio de nós proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos glória a vós senhor isso aí a gente fez as três três sin fez o sinal e veja depois disso é que o diácono vai vai pegar o incenso ou o presbítero quem tiver né proclamando o evangelho vai pegar o turíbulo e vai incensar a palavra depois de ter dito o senhor esteja convosco ele está no
meio de nós proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos glória a vz senhor depois disso pega o incenso incensa a palavra devolve o turíbulo a turiferário e começa a proclamar o Evangelho com quantos incensos ah com com três ductos três ductos três de dois exatamente três de dois trê ISO dois assim um dois um dois um dois ou seja duas balançadas três vezes isso balanç exatamente Resumindo meu Deus balança duas vezes só que vai fazer isso três vezes pronto exatamente aí veja feita a proclamação né do Evangelho aí aquele que a gente observou se
tem o Bispo aí que que o diácono vai fazer ele não vai beijar o evangeliário né ele vai pegar o evangeliário vai dar na mão do bispo onde ele vai o Bispo vai nessa hora tá onde geralmente o Bispo Beja o evangeliário n então não isso não é O diácono que beija Então se tem Bispo O diácono Não Beija o evangeli ele pega aquele acabou de ler proclamar ele pega aquele evangeliário vai evangeliário pal da salvação palavra da salvação glória a vz senhor né aí O diácono não vai beijar o evangeliário se tem bispo se
é o padre não se tem Bispo O diácono não vai beijar aquele evangeliário ele vai levá-lo até o Bispo que está onde nessa hora L na cadeira na cátedra vai dar evangeliário na mão do bispo o Bispo ele é que vai beijar e vai traçar o sinal e o povo naturalmente vai fazer sobre si o sinal depois disso não vai bater palma gente por favor é para fazer o sinal da cruz não é para bater parece que tem que aplaudir o senhor rapaz aplaudir a palavra do senhor numa boa se você for numa missa da
Renovação Carismática ou em muitas paróquias aonde também os padres são oriundos da Renovação Carismática eles vão mandar você aplaudir a palavra aplauda a palavra do senhor is É verdade exatamente Imagina isso aí não isso é verdade não adianta que isso vai ser assim não e e também não é que vai ser um um uma situação né Então veja feita a a esse momento ou seja Espero que que o padre O sacerdote quem tá presidindo vai dizer se falar aplauda o senhor aí você aplaude se não falou nada você faz o sinal da cruz pronto mas
mas lembrando né que esse momento aí é feito quando tem o bispo se é o padre tá celebrando ele não vai fazer isso com o evangeliário esse gesto é feito pelo bispo então tem o bispo é ele que tá presidindo então o Bispo o que que ele vai fazer depis é ele que só ele que faz isso não é ninguém mais Ah isso é isso NB só somente ele eu eu eu não vou fazer isso tô presidindo a missa Aí acabou o evangelho diácono vem trag para mim eu faço assim não eu não não posso
isso é reservado ao bisp bispo vai falar não pode né Pois é Por enquanto Senor não pode aí depois veja terminada a proclamação do Evangelho aí tem lugar a homilia que o Papa Francisco acabou de falar algumas coisas sobre homilia é falou da questão do tempo né Papa Francisco fala se preocupa né Eh com ele fala exatamente assim né com a questão do tempo né da humilia Mas ele também traçou um é sabe que ele traçou ele traçou o seguinte ele fala para tomar um pens é isso achei muito muito ajustada muito acertada examente agora
exatamente agora é muito importante né dizer né veja que primeiro que a homilia ela se ela é um ato de culto uma coisa que eu eu gosto de dizer né sempre né a homilia ela é um ato de culto sendo ela um ato de culto ela serve não só para instruir o povo mas ela serve também para glorificar a Deus ou seja o conteúdo da homilia são as maravilhas de Deus operadas na história da salvação que está na Bíblia por isso que a homilia sempre sobre texto bíblico né Então veja Qual é o processo da
homilia eu parto sempre do Evangelho né normalmente eu parto do Evangelho chego na primeira leitura que normalmente tem uma correspondência muito grande ent primeira leitura evangelho então parto do Evangelho chego na primeira leitura e aí depois se tem a segunda chego na segunda leitura e ainda termino com o Salmo não é Ou seja o conteúdo da homilia É o quê É aquela palavra que foi proclamada naquela celebração eu nunca posso deixar de lado é uma reflexão do que foi lido né pra pessoa aprofundar e atualizando aquilo na vida da comunidade né que está ali celebrando
tinha uma pessoa que aham magistralmente era assim Impecável que se chama o o padre e eh Zé Roberto Dev ele fazia de um jeito que F aluno dele de umila lembrar eu fui aluno do monor José Roberto develado de humil ética ele era nosso professor de humil ética na Faculdade de Teologia no seminário Ah mas ele tinha que dar para todo mundo ensinar isso para todo mundo por para todos os padres porque ele ele passou aqui quase do anos né 3S anos 3 anos 3 anos que todo domingo ele vinha celebrar a missa que a
gente colocava no ar pra TV Brasil às 8 horas da manhã e ele tomava café com a gente às 7 horas da manhã é ele vinha chegava mais cedo tomava café da manhã e depois a gente ia pra missa Ah ele e eu ficava com aquele fone né com aquele negócio falando com o caminhão que tava transmitindo com ele e com um marcador de tempo e aí eu tinha um quadrinho que daí eu pegava e escrevia para ia botando para ele tipo tempo total de homilia porque eu a gente tinha que entregar a missa numa
hora e 58 minutos Uhum é então ele tinha vamos supor se o início da missa foi mais rápido ele tinha mais tempo de homilia então eu escrevia primeiro o tempo total vamos supor 12 minutos que ele tinha aí eu levantava a plaquinha para ele porque eu tinha que terminar a homilia vamos supor que 7:30 para dar tempo de fazer o resto tdo aí eu levantava a plaquinha com o tempo ele fazia uma homilia em cima do que foi lido isso é important issso ele fazia de Fato muito bem ol e ele dava exemplos que as
pessoas entendiam hum aí depois lev combinava a ele falava assim me avisa quando faltando 5 minutos eu escrevi o número C grande e levantava eu sentada ali levantava aí ele batia o olho ele conseguia encerrar raras vezes que eu tive que levantar um minuto e depois fazer para ele assim ó tipo acabou porque ele era assim preciso não e ele vinha no discurso puf explicava e com exemplos que as pessoas gostam de exemplos porque vocês passam as pessoas passam bom nisso viu Exatamente porque é justamente atualizar aquele texto bíblico na vida da comunidade né e
agora eu insisto nessa questão né ou seja o ponto de partida é sempre o texto bíblico seria um problema se eu resolvesse deixar de lado as leituras e resolver falar uma outra coisa é um problema né mas de vez em quando esse problema por aí não tem não é um pouquinho um pouquinho só de vez em quando acontece que de vez em quando o pessoal precisava ver a sua aula hã aí veja que olha é tão interessante né Essa questão eu considero isso muito né Ou seja a humilia o conteúdo dela são as maravilhas de
Deus que ele operou que que estão na sagrada escritura essas maravilhas que Deus operou na vida do povo na história do seu povo né na na na sagrada escritura se o conteúdo da homilia É nesse sentido que eu digo que ela então também glorifica a Deus é por isso que muitos pad padres da igreja quando eu falo padres da igreja Tô falando daquele período né da patrística ou seja até o mais ou menos século vio nós temos o período da Pat os grandes autores né grandes autores cristãos padres da igreja nesse caso eles muitas vezes
terminavam suas humili com Glória ao pai digamos assim né Eh eh ou seja alguma alguma palavra mesmo de glorificação de Deus Então humilia veja a homilia É nesse sentido e senhor já Liu as homilias de Padre Antônio Vieira Ah sim sim sim profunda Profundas bonitas né é é e pode ser feita pelo diácono também pode pode por exemplo o o o padre pode designar ao diácono que faça a omel pode mas não pode designar o neigo isso que falar Lego não veja que tá Tá inclusive tá tá escrito veja que a humilia ela é feita
pelo Ministro ordenado aí sabe uma coisa nem Ministro extraordinário deu c não não Ministro ordenado né ou seja o o o o o presbítero Bispo diago ou seja quem tá é quem tá presidindo a celebração ou então um um um sacerdote que está con celebrando né ou então padre não quiser fazer homilia por algum motivo tá rouco isso é importante isso é importante porque facultativo sacr Santo contio também quando a gente mencionou sação de contio 50 seguinte os parágrafos todos seguintes fala também na homilia E aí que que fala da homilia priso nem abrir eu
digo aqui que que fala da homilia fala assim olha a homilia ela precisa ter digamos assim né Eu tô aqui traduzindo a nossa linguagem né a humilia ela precisa né ser valorizada de modo que tá escrito mais ou menos assim nos domingos e nas solenidades ela nunca pode faltar e e nos outros dias ela é recomendada então digamos assim nas celebrações né traduzindo nas celebrações que nós fazemos durante a semana pode ocorrer né tranquilamente de eu não fazer homilia mas o documento fala assim mas é recomendado é seria melhor que fizesse Fala um pouquinho mas
fala exatamente eu nunca deixa de fazer pode ter duas pessoas mas el nunca de uma palavrinha pelo menos né Então veja que e no domingo e solenidade Ela jamais tá escrito jamais omitida jamais omitida pode pular de jeito nenhum domingo sidade interess o papa que o Papa falou né ele falou foi o o minutos oito é que ele quis dizer que é o tempo da pessoa fixar alguma coisa você fala muito também 25 minutos de homilia cuidar então aí por isso sabe que é importante é importante preparar né Quanto mais você prepara né mais quanto
mais você prepara e menos você perde tempo digamos assim né você fala com mais precisão Eu gosto muito de começo e meio fim né eu eu eu eu eu eu me incomodo muito com com coisa mal mal organizada mal resolvida Então veja eu tenho necessidade de visualizar bem seja eu falando pode ser numa aula pode ser numa conferência de oratória no seminário é assim não é oficialmente né Às vezes tem mas deveria ter é Sim deveria ter porque uma coisa é o que a pessoa e o falar para out pessoas requer uma uma postura um
tipo de voz às vezes você tá falando você fala Às vezes alguma coisa mais baixa então isso era importante por que que é importante quando você fazin a pessoa já quem tava dormindo já dá uma prestada de atenção tem técnicas que são usadas e que ajudam no no seu discurso al né sim sim sim e depois também né as coisas tem que ser bem concatenadas me preocupo muito com isso né veja tem que ter sempre começo e meio e fim eu eu Para mim é seria detestável se eu tô num num alguma coisa que eu
não consigo perceber bem começo e meio fim então eu coloco procuro colocar muito isso em prática né seja nas minhas aulas seja nas conferências até na homilia ou seja tenho necessidade de introduzir desenvolver e concluir há uma há um costume que não é no Brasil mas fora do Brasil tem e que eu acho muito legal é escrever Oil e ler Eu particularmente gosto muito disso Uhum é tem tem muita assim nessas minhas andanças né Eu já vi muita gente do povo falar assim ah eu não acho legal quando o padre Fica lendo o milia já
vi muito muita gente do povo é é eu não leio leio às vezes nós temos nós temos muitos muitos padres né que escrevem as suas humili né para si próprio para se orientar exatamente mas na hora fala espontâneamente é eu prefiro a fala espontânea não é uma cultura do Bras Mas também se escreve não é exatamente temp né você vê eu morei 6 anos e eh em Roma E aí a gente tem muito costume de determinados períodos né na fé é férias né na universidade a gente vai pras paróquias na Itália inteira né eu trabalhei
né ajudei na paróquia E aí veja a gente celebra né e e Preside a missa né Preside né e faz homilia lá realmente muitas vezes eu escrevi né muitas vezes sobretudo no início n tá come e tal a gente escreve fazer mil em outra língua exatamente né e e e e realmente is que bertal diz é é é verdade né existe veja que no contexto europeu tem muito Esse costume e para eles não é nenhum problema não não éum problema e fica legal e depois você tem um material para trabalhar depois você tem alguma coisa
para poder ler para poder ver quando é publicado Você tá entendendo no nosso caso aqui masão de gosto mesmo no nosso caso aqui na não diariamente né imagina coitado Galvão Padre Galvão celebra uma missa por dia escrever 30 textos no mês não é isso mas nos nossos dias é nos dias 12 13 né Especialmente quando vem um bispo de fora quando vem um núncio quando vem alguém de Roma tudo bica eles eles trazem até às vezes nem nem lê aquela homilia mas nós temos um registro que aquela pessoa passou que ela falou historicamente é legal
tem alguns Alguns sacerdotes enfim o Bispo enfim que depois homilia senta na cátedra e fica um tempinho em silêncio digerindo ah eu faço isso porque Tá previsto né ou seja Romano Tá previsto é depois da humilia Tá previsto um pequeno instante de silêncio né ou seja aquela palavra né que foi proclamada que foi meditada na humilia Ou seja é o momento também de agora deixar essa palavra cair um pouco no coração fazer Eco né digamos assim né no coração da gente mas é outra coisa que também do Brasil não anda ou todo mundo faz ou
não dá para ser por exemplo você quer ver o negócio nós fomos à missa a em our Lady queen of the Universe lá no no no em em Orlando na hora da comunhão não levanta um O padre tá lá enquanto ele não se posiciona depois vem os últimos calma depois vem os últimos bancos devagarzinho e a gente vai falar isso com mais detalhe depois quando chegar na comunhão tudo bem Ok mas para dizer o seguinte é cultural entendeu então assim seo em alguns locais do mundo que a gente vai o padre senta e fica numa
boa rezando depois da homilia e todo mundo fica numa boa se você pega aqui mesmo na capela das aparições falando a respeito do silêncio ou falando a respeito da fila da comunhão O Dom Antônio acabou de falar o cordeiro de Deus não falou nemhum ai e a fila tá pronta formada dizendo por Por que que não começa a comunhão Isso é uma é ansiedade do uma ansiedade que que que não tem limite anade não vai curar ansiedade de ninguém então então mas o que eu quero te dizer é o seguinte você vai o padre vai
sentar depois da homilia e ninguém vai começar o Ofertório sem ele você quer ver se bobear não não eu já vi aqui mesmo já aconteceu de sentar um pouco O sacerdote ficar um pouco quieto eu gosto que eu eu Exatamente é é eu acho importante né um pequeno instante né é o que tá previsto também agora eh depois também né sabe que acontece a gente vai criando Esse costume na comunidade né então eh eh às vezes né Tem alguém que termina homilia já começa lá o Crer em Deus Pai todo poderoso né e e ou
então se é dia de semana né já eh eh as preces né enfim Então veja que eh a gente vai Pouco a Pouco criando na comunidade esse costume mas e quando não é a comunidade que igual aqui que o povo é flutuante sim sim sim aí lascou-se vou dizer o qu aí é isso mesmo Por isso que eu digo que tem que ser um exército em ordem de batalha é todo mundo fazendo é todo mundo fazendo aí você tá querendo de não não por que que tem certas regras que são cumpridas e outras que não
são cumpridas Alguém pode consagrar de de forma diversa Não não pode pode pular uma parte importante da missa Não não pode então se é recomendado que depois do se sente fique 30 segundos sentado se todo mundo sentar em todas as missas o povo vai entender que vai ter que estar sentado uhum depois então da homilia nós temos o credo exatamente depois da homilia então nós temos o credo né que popularmente chamamos de Credo né Que profissão de fé profissão de fé palavra mais bela isso o o nome justo né profissão de fé profissão de fé
Credo para os íntimos como eu sou brava gostei bravíssima quem não é íntima profissão de Ken e suas aulas de liturgia ai o povo de santel como é que é como é que é não o povo o povo de santel espero que esse podcast não passe na Itália Já pensou aí tá lá os doutores todos são dancel me olhando vamos rezar por essa menina mas aí veja feita a humilia E aí nós temos então agora a profissão de fé o credo né o credo aí veja agora o credo ele primeira coisa né ele também só
é no caso feito nas solenidades domingos e domingos e solenidades né Igual quando tem segunda leitura tem Credo digamos assim geral né bom já é o tá junto ali geral porque a solenidade né E no caso e glória né agora o glória tem também nas festas Então mas o que eu tô querendo dizer os três andam juntinhos quando tem um tem outro Exatamente exatamente só que o glória o glória ainda sai um pouquinho porque quando é festa porque isso é importante pro nosso povo sabe por quê isso é muito importante pro nosso povo e ter
noção veja as celebrações não são todas iguais elas TM graus uhum de importância digamos assim que é memória aí acima da memória está a festa acima da festa a solenidade né então memória o quê a memória de um santo né memória de Santa fil anô exatamente memória Inclusive a memória às vezes ela é obrigatória e às vezes ela é facultativa assim que se distingue O que aconteceu com a gente com Francisco e Jacinta porque a a falando da memória né o os então beatos Francisco e Jacinta culto obrigatório em Fátima facultativo em Portugal proibido no
resto do mundo quando eles eram beatos então beatos eu falei issoão beatos pedimos ao Papa Francisco através de Dom Arani para para o Cardeal Sara se poderia celebrar a memória do dos então beatos aqui o papa disse ok O Cardeal Sara disse ok em nome do Papa Tudo bem para nós essa memória facultativa aqui é obrigatória tornou-se obrigatória sim pronto então tem a memória isso memória festa solenidade a memória ela pode ser obrigatória ou facultativa né Se ela é facultativa significa dizer que eu posso fazer ou não fazer mas se é obrigatório eu preciso fazer
né em Santo Antônio digamos memória obrigatória eu tenho que Celebrar é obrigatório de Santo Antônio não sei tá né e depois Eh quem tá me olhando que que você tá me olhando garoto que já S obrigatório eu vou te dizer porque que eu tô te olhando que eu tô te achando muito bonita ah meu Deus já começou começou esse meu marido eu tô olhando para ela toda a hora que ela tá com uma cor diferente hoje tá com um negócio assim é uma cor não é da sua cor não é assim uma corente solar solar
é uma é uma coisa uma não sei é um conjunto da obra figura então eu tô toda hora olhando assim eu fig eu tô aqui olhando tô olhando pro pad toda hora tô vendo ele fazer assim para mim que mulher bonita essa meu Deus do céu e eu olhando Olha só que coisa que cuts meu Deus do céu olha isso c é ótimo Olha isso uma figura vamos voltar pro padre não mas olha só ao menos Olha só ao menos eu não menti ia dizer não tô olhando porque eu tô sei lá e sei lá
brincando com você eu tô falando a verdade porque tava achando ela muito bonita é dá licença ó que beleza bravo bravo quantos anos de matrimônio 24 só E então vamos fazer uma festa bonitao vem ano que vem isso aí 25 O senhor já tá convidado Opa pra celebração da santa missa Opa estarei ali no primeiro banco isso aí vamos celebrando celebrando celebrando isso aí muito bem vamos Credo então Eh o credo ele tem lugar bom mas aí ó ó o parêntese que a gente abriu né ou seja memória festa solenidade aí a gente tava dizendo
né vija aqui não me escapa a gente tava dizendo que o glória com relação a quest de segunda leitura e credo o glória ele sai um Pou pouquinho da dessa lógica por quando é festa tem Glória mas não tem crédo nem segunda leitura quando é festa tem Glória mas isso qu durante a semana é por exemplo se é uma festa né e não é uma festa não é uma solenidade é uma festa tem Glória mas não tem Credo Porém não tem segunda leitura e nem Credo sim então mas isso quando é a festa é durante
a semana isso Exatamente exatamente você você tá achando que coloca tudo e que tira tudo não é semana é não é não é casadinho assim entend casadinho não então por exemplo durante a semana nós temos uma memória tudo normal normal digamos assim né usando a tá grosso modo mas durante a semana aí é uma festa aí eu vou introduzir o glória dá um exemplo de uma solenidade de uma celebração com festa olha ehs Santos Anjos festa festa da dedica da Basílica né de São João do latrão uma festa né né durante a semana dos Santos
Anjos é o quê é memória não aí depende né porque nós temos nós temos né os Santos Anjos da Guarda Hum E nós temos os arcanjos e dos arcanjos é o quê festa aí é uma festa tá e o anjo da guarda é o quê Não aí não aí é é é é é memória tá entendi e aí na fé se cair os Santos Anjos numa terça-feira vai ter o glória mas não vai ter segunda leitura e nem o credo vai ter Glória é em em geral é assim em geral né quando tem tem sempre
algumas exceções solenidade tem tudo aí quando é solenidade tem eh eh pode cair na terça-feira que vai ter tudo isso na solenidade tem tudo tem Glória tem Credo tem segunda leitura né Então veja que com isso com isso eh nós eh eh visualizamos bem essa questão aí depois né vem o credo né aí o credo sempre sempre no domingo na solenidade ele tem duas possibilidades duas fórmulas duas fórmulas que nós chamamos de símbolo profissão de fé o símbolo o credo então tem o credo que nós chamamos de niceno constantinopolitano que é aquele Credo que foi
formulado a partir dos concílios de niceia e Constantinopla o Concílio de niceia que aconteceu no ano 325 as datas têm que est né então nié Concílio de nic aconteceu no ano 325 e o Concílio de Constantinopla em 381 então com isso nasceu o que nós chamamos de Credo nisseno constantinopolitano né como isso também porque veja esses concílios eles tiveram por preocupação defender algumas heresias que foram surgindo Nesse contexto então por exemplo Quando colocaram em cheque né A questão da natureza Divina humana de Jesus né aí o Concílio veio e reforçou não ela é Deus de
Deus luz da luz Deus verdadeiro de Deus verdadeiro gerado não criado com substancial ao pai né aquilo que nós temos no conteúdo né do do credo e deu outro né que é o símbolo apostólico Então veja ele tem lugar Como é que chama outro nós chamamos de símbolo apostólico símbolo apostólico isso né crê em Deus Pai todo poderoso criador do céu e da terra mais tradicional exatamente Por que que por que que criaram o segundo não deixaram um só que reafirma a fé e tal então eh eh veja que esse outro digamos assim né foi
criado justamente para poder combater as heresias Não tudo bem mas tem um que é tem um então mas é que tá mas surgiu para poder reforçar ainda mais tem dois Deixaram um só Então esse outro é usado em festas ol que é o niceno constantinopolitano ele surgiu justamente para Ou seja já tendo aquelas já tinha aquelas verdades de fé mas mesmo assim foram colocadas di mas ele dizer o seguinte Por que que não tirou o símbolo apostólico e deixou só o nisseno constantinopolitano Ah não tem tem os dois Como tem os dois né inclusive como
é que a esse outro eu eu acho que é usado mais é é mais dificilmente usado e usado mais em dias de festas ass que como é que funciona na prática na prática na prática nós costumamos né usar esse símbolo apostólico crier em Deus Pai todo poderoso criador do céu e da terra em Jesus Cristo único filho esse símbolo apostólico costuma usar mais corriqueiramente digamos assim né no geral no dia a dia né E quando é solenidades ou seja solenidades relacionadas a Jesus Cristo Natal né e é Páscoa né ou seja solenidade de Jesus Cristo
né aí a gente utiliza o símbolo nisseno cons Napolitano né reforçando né Essas realidades de Jesus Cristo agora é preciso também que eu eh possa comentar porque senão né seria deixar não poderia deixar passar com a nova edição do Missal né independente de qualquer coisa né O que tá aqui na nova edição do Missal aparece primeiro né o símbolo nisseno constituo itano nisseno constantinopolitano é o que aparece primeiro aqui na nova na terceira Edição do Missal aí depois vem Em algumas ocasiões pode se recitar esse outro e tal tal tal aí vem apó então então
agora eles apontam mais para esse então exat também ou seja o que tá aqui é isso né O que tá aqui é aí na tele mas digamos assim numa num jargão assim Popular não pegou ainda né ah não as comunidades continuam naturalmente recitando o símbolo apostólico que também não é que seja não não não inclusive assim o que é mais importante é que eu diria é que com o credo nós estamos professando a nossa fé naquelas verdades que se encontram na sagrada escritura veja que o credo faz parte da liturgia da palavra isso é a
gente não não perde de vista né Nós estamos em que momento da celebração estamos dentro da Lit da palavra dentro dela nas solenidades e domingos tem lugar o credo e o credo por sua vez não o credo só no domingo e solenidade na festa Não exatamente aí veja o credo que por sua vez compõe o quadro da liturgia da palavra esse Credo que que tem dentro dele qual o conteúdo dele o conteúdo dele é aquilo que se encontra na sagrada escritura ou seja o senhor cri né olha a criação o gênio o senhor criou todas
as coisas criou o céu e a terra CR em Deus Pai todo poderoso né crê em Jesus Cristo né ou seja Jesus Cristo que foi enviado a esse mundo que se encarnou né que morreu que ressuscitou né enviou o Espírito Santo ou seja o conteúdo que compõe o credo é o conteúdo da sagrada escritura eu gosto que na Páscoa pergunta crei um só Deus Pai M bem muito bem lembrado muito bem lembrado Ou seja quando é b eh eh por exemplo na vigília Pascal eh enfim né e eh eh ou seja tem essa essa fórmula
né que é é só essa renovação das promessas batismais mas só na vigília Pascal é em geral acho tão bonito eu gosto eu gosto de responder eu falo creio e falo com vontade já que eu sou íntima do credo né eu falo com vontade creio sim sim aí nas ocasiões de batismo exatamente e eh Então é assim que nós temos essa profissão de fé né então é importante colocar em evidência faz parte da liturgia da palav nada de inventar cantar o credo né Ele é recitado nada de cantar né não poderia se se for a
letra não tem problema problema é a letra O problema é exatamente ele até poderia ser cantado mas que seja a no seu caso o creio pai todo poderoso do cé e da ter não e mantendo o ritmo litúrgico isso lit noss senhor depois da profissão de fé nós temos a oração dos fiéis vou falar ch oração dos fiéis para os íntimos preces PR que tem uma que tem digamos assim uma sequência lógica ou não sim sim veja as preces a primeira coisa é dizer que agora a palavra se faz oração aí tem as preces da
comunidade Hum e as preces elas são em eh eh não são em todas as missas ou são em todas as missas Então as preces elas elas até podem em tese é né é em geral é assim elas até poderiam ser omitidas né durante a semana enfim e domingo pode omitir então aí é que tá que que diz aí os seus seus livros durante e a a no caso ela segue um pouco essa lógica da homilia nesse caso né então eh eh as preces elas podem ser omitidas às vezes por exemplo né do eh eh eh
da homilia se passa Ao canto das Ofertas né mas a coisa mais importante é que as preces elas é bom que elas possam acontecer né Por quê Porque veja agora nós vamos aquela a palavra que foi proclamada né nas leituras que foi meditada na homilia agora ela se torna oração Então tem que ter uma tem que ter uma um nexo causal aham sim sim e e e aí veja que como é que é gente agora viajei onde é que vocês estão aí eu disse o seguinte Olha a palavra estamos na liturgia da palavra então a
palavra ela foi proclamada primeiro leitura segunda leitura Salmo proclamou a palavra depois aquela palavra ela foi também meditada digamos assim né Aí tem a humilia sim aí agora com as preces essa palavra ela se torna oração Ou seja a partir daquela palavra de Deus proclamada meditada agora também ela suscita em nós uma oração Hum que daí vai fazer pela igreja pelo mundo pela comunidade Exatamente exatamente então é interessante pelos enfermos e pelos falecidos n isso é exatamente porque V as preces elas são de acordo com a realidade digamos assim de vida da comunidade aí se
reza pelo Papa pelos governantes né ou seja né se eleva a Deus orações né de acordo com mas tem algo explícito nos livros dizendo é obrigatório é facultativo é ou não é enfim tem cois sim Então veja durante a a a recomenda-se foi é uma missa de domingo é não tem muito tempo em outro local que eu achei estranho porque na missa de domingo não teve asess omitido é pois é né Pois é ó olha o que o documento diz sobre as preces é o parágrafo 53 já fui direto né porque é porque essa cabeça
de enciclopédia a ó parágrafo 53 oração dos fiéis olha como é que tá escrito restaure a oração comum ou dos Fiéis por que que você tá falando para restaure porque no contexto anterior né ela era é realmente inexistente anterior É o quê É o Concílio Concílio isso restaure a oração comum ou dos fiéis depois do evangelho e da homilia especialmente por isso que eu falei que segue a lógica da homilia quando Especialmente nos domingos e dias de festa aí é por isso que eu digo documento tá o documento não tá escrito assim olha aqui você
pode fazer aqui você não pode fazer é mais do que isso ou Ou seja é recomendado que se faça Durante a semana eu até posso então deixar de lado é igual homilia a homilia que que se diz sobre ela é sempre o Concílio pediu Olha recomenda-se que seja feita homilia nos domingos solenidade nunca omita e nos outros dias é bem recomendável tá entendendo o espírito da coisa com relação às preces no mesmo espírito da coisa o documento tá pedindo o seguinte né restaure sen oração dos fiéis depois do Evangelho da homilia especialmente nos domingos dias
de festa O que significa dizer que então que qual é o espírito da coisa durante a semana eu posso até deixar é melhor que se tem mas se deixar também não tem problema tá entendendo esse é o espírito da coisa Especialmente nos domingos e dias de festa o povo que dela participa aí o conteúdo dela Qual é Ore publicamente pela igreja pelos governantes pelos que passam necessidade e pela salvação de todos os homens no mínimo pode ter algumas outras mas no mínimo tem que ter aquilo ali isso deveria ter sempre essas no mínimo uhum exatamente
E aí com isso nós encerramos a liturgia da palavra não não aqui falta oração que o padre conclui não tá aqui cadê a oração que ele conclui o padre conclui as preces com uma oração verdade uma oração nessa oração interessante né que o o conteúdo né Dessa Oração conclusiva das preces é sempre pedindo a Deus que escute estas preces né tipo ouvi pai de bondade as preces que vos apresentamos e na vossa misericórdia dignai-vos atendê-las por Cristo nosso senhor amém então eu tô eu aqui falando muito espontaneamente né então v o conteúdo de da oração
conclusiva das preces que fecha as preces é um pedido no caso aquele que tá presidindo ele pede a Deus que ele então Escute essas preces ouvi estô eu dizendo por exemplo ouvi pai de bondade as preces que vos apresentamos e na vossa misericórdia dign vos atendê-las por Cristo nosso senhor amém tem essa conclusão também dessa forma mas a gente só um detalhe na homilia no evangelho quando vai fazer a leitura do Evangelho as pessoas estão de pé na homilia as pessoas se sentam mas na profissão de fé Credo as pessoas em pé e nasum em
pé muito bem oração em pé aí quando acabar isso aí pode sar que não será nesse programa será agora agora e onde é que faz as preces onde não é não é no no no ambão no ambão Ah tá porque isso aí também é uma coisa que às vezes né Tem uma certa confusão por aí a fora Então veja as preces né como parte da liturgia da palavra é é o seu lugar interessante é também no ambão onde se foi onde foi proclamar ó no mesmo lugar onde a palavra foi proclamada no mesmo lugar onde
a palavra foi meditada que humilia também é do ambão no mesmo lugar a palavra também se torna oração as preces oração dos fiéis ou seja na mesa da palavra na mesa da palavra bonito aí não é interessante aí veja terminou a liturgia da palavra aí passa paraa outra mesa que é a mesa né da Eucaristia com a liturgia eucarística aí é importante salientar que o que é que conclui então a liturgia da palavra o que conclui a liturgia da palavra é essa oração dos fiéis ou preces com aquela oração conclusiva dela terminou a liturgia da
palavra e mas aí eu vou dizer para vocês nós concluímos a liturgia da palavra falta agora a liturgia eucarística ritos finais mas isso ficará pro próximo episódio Ah muito bem que no episódio passado a gente falou dos ritos iniciais agora agora estamos aqui na liturgia da palavra para depois ir pra liturgia eu caris que você não vai perder né gente porque a aula de Professor Fábio Balbino é boa É boa aa sabe tudo de cabeça Imagina os seus alunos ah meus alunos gostam eu fico contente né que eu tenho um retorno um retorno bonito né
positivo dos alunos isso Mia trabalho do outro ele olha e fala um copiado de muito das Ah já já faz assim ó copiado de Cleiton clon escreveu igual nunca consegui chegar lá ah não eu já dei 10 muitos 10 cheguei 9.8 Olha eu tenho eu tenho muitos alunos nota 10 né eu eu gosto né de lecionar gosto de dar aula gosto de preparar as aulas né outro dia né veja eu gosto de preparar as aulas né E e esse retorno né positivo dos alunos me motiva cada vez mais a preparar agorao vê tô sempre lendo
uma coisinha e tal intervalo e outro né então gosto de preparar gosto de de de também dar uma pedagogia né levar em conta muito bem essa didática né como eu disse né chegar na sala de aula né fazer um caminho lógico começo e meio fim já começo eu já no primeiro abriu abriu o semestre letivo eu já entrego um programa de curso ó durante de hoje até o último dia a gente vai fazer esses pontos aqui ó é gost PR acontece né sim s claro que eu aprendi quando eu fiz o Magistério né Eh eh
no ensino médio né Fiz formação de professor magistério no ensino médio lá no carcia as nossas professoras de didática elas diziam que todo planejamento é flexível né então é claro que uma coisa ou outra naturalmente a gente né tem essa flexibilidade ou seja o padre é organizado sem ser chato permite ali que tenha alguma coisa PR Exatamente é uma coisa ou outra é tranquilamente Ah muito bom muito bem muito bem gente olha que maravilha estamos tendo uma aula a gente vai sair daqui assim vamos ter muitas ainda ainda teremos M isso então recapitulando que nós
tivemos a primeira parte dessa sequência que a gente tá falando que foi explicação de tudo como é que surgiu Missal como é que surgiu a missa essa organização toda para deu uma aula pra gente na no Episódio Passado que foi a parte dois nós falamos sobre os ritos iniciais e tudo que compõe os ritos iniciais foi muito bom no episódio de hoje que é a parte três nós falamos de toda essa parte da liturgia da palavra e no próximo né a liturgia eucarística tá bom muito bem e muito obrigado lembrando da loja Ânima olha aqui
gente eu com os corações belíssimos olha aqui olha aqui olha aqui olha aqui de José de Jesus e de Maria Gente achei lindo para p você pode tanto pendurar quanto deixar em cima da mesa assim também você quer deixar da mesa lateral na mesa de centro eu achei isso tão elegante achei belíssimo enfim tô apaixonada e lembrando da loja anima que estão aqui com o meu meu cordão de nó Nossa Senhora com meu escapulário e com tantas outras coisas tem o nosso livro de Fátima é para você levar o sagrado para perto de você loja
anoficial pcom.br dizer a você se inscreva no canal o meu marido está fazendo alguma coisa que você tá fazendo tirando fotos muito Bon hoje cismou tá cismado tá cismado Hoje olha eu tô tirando foto aqui Gente vocês não fazem ideia como essa moça tá bonita viu figura não é eu tô dando Zoom eu tô colocando aqui vocês não fazem ideia ess marido é uma figura lembrando para você se inscrever no canal é importante que você se inscreva no canal é importante que você compartilhe esse conteúdo com as outras pessas egoista meu filho deixe o seu
like deixa o seu comentário e agradecer também o pessoal do dieser Spotify Amazon pessoal da amazon també É Amazon music é isso ah do pessoal da Amazon e que que nós temos segunda-feira anima saúde o podcast mais saudável do Brasil isso com com os doutores Vanessa e Diogo vin vale muito a pena vocês verem Eles são um casal de médicos católicos e convidam outros médicos pessoas ligadas à saúde para falar de assuntos que são importantes pra gente então as segundas-feiras Não percam muito bem e não é a missa mas nós teremos agora a bênção final
com o nosso querido Padre isso então nós concluímos esse momento abençoado nós estamos mergulhados no mistério de Deus né no mistério da Eucaristia nessa meditação Esse estudo que estamos fazendo Endo com tanta leveza né com suavidade mergulho profundo mas com leveza com suavidade aí concluindo esse momento Nós realmente agradecemos a você que nos acompanhou Obrigado pela sua atenção esperamos você no próximo episódio e que esta bênção possa chegar até a sua casa até a sua família abençoando toda a sua vida o senhor esteja convosco ele está no meio de Nó Deus vos abençoe e vos
guarde a sua e se compadeça de vós volte para vós o seu olhar e vos dê a sua paz e ação de Deus todo poderoso Pai Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça para sempre am bendigamos o Senhor graças Deus obrigada Padre muito obrigada viu gente fi com Deus Valeu gente muito obrigado tau E aí como é que é o rap n [Música]