e aperta uma escala muito subestimado pelos guitarristas porque acabam julgando ela uma escala simples básica demais por ser uma escala que a gente aprende no início e hoje eu vim provar nesse vídeo que ela não é somente uma escala linha para iniciante Meu nome é Daniel bertamini se você quiser que aprofundar na pentatônica comigo hoje e descobrir a profundidade que essa ferramenta entrega para gente na hora dos estudos da improvisação eu te convido a deixar o like nesse vídeo se inscrever no meu canal se você não é inscrito e sua ajuda o YouTube também entregar
esse vídeo para mais pessoas e comenta que deixa um comentário sobre o tema além de me seguir no meu Instagram a roupa dele é o apartamento eu tô sempre compartilhando dicas lá e o tema da aula hoje é pentatônica por acorde a gente vai tocar Acorde por acorde não sabe o que que é isso fica então até o final desse vídeo a gente vai entrar nesse universo aí a planta só é uma escala muito utilizada porque ela só tem notas boas em sua composição tanto a pena a maior contar penta menor isso a gente vai
ver já já é um é formada por cinco notas de sete da escala maior onde duas das notas entre aspas que mais não problema né que mais são dissonantes são retirados ficando só a cinco notas Mas por que que é só tem nota boa né porque que eu tô julgando essas notas boas Porque são notas de repouso ou seja dentro da pentatônica a gente tem a maioria das notas como notas do acorde em questão por exemplo se eu tenho aqui lá menor o meu acorde lá menor né e eu toco sobre essa corda Nossa tenta
eu vou gerar os intervalos tônica dessa menor quarta justa quinta justa sétima menor e Mônica [Música] o resto é só repito nas oitavas logo a gente pode observar que as melhores notas do acorde estão aqui que nessa quando a gente estuda trilha de teto a gente a gente sabe que as melhores notas do acorde são tônica terça e quinta e sétima quando é uma pétala então só na menor a gente já tem tônica terça menor quarta justa não é do acorde a sétima né ou seja de cinco notas quatro notas são boas o que que
acontece na planta maior apresenta maior exatamente igual a pergunta menor é aquele lance dos relativos Então qual que é o relativo de lá menor é do maior né então ó nesse acorde de dó maior que a gente toca penta com os intervalos tônica Segunda ou nona terça maior quinta Justa e sexta maior do acorde maior a gente tem três notas da pide tônica terça quinta e uma nota que a segunda que a nona isso é muito valioso em acordes maiores menores a nossa é muito linda ou seja mais uma vez a gente tem na planta
maior três notas do acorde em uma nota muito boa desse repousar que é uma nota de tensão por isso que ela é uma escala tão utilizada assim porque ela soa muito bem qualquer marca que você parar vai Digamos que dar certo e isso faz a gente chegar em uma excelente conclusão pensa comigo se dentro da pentatônica a gente que tem dentro dela as melhores nós a praça e repousar em um acorde se eu tenho uma progressão de quatro cinco seis sete acordes eu posso caracterizar cada um dos acordes e usar para cada um dos acordes
a sua respectiva pentatônica isso é tocar pentatônica por acorda cada corte o toque uma pentatônica não tão diferente porque isso vai me garantir as melhores notas de cada acorde isso faz o caracterizar melhor cada um deles e aí a gente consegue emocionalidade muito mais sofisticada e aprofundada é partir de agora na aula a gente vai aprender como se faz isso então se eu tenho essa progressão aqui ó só o maior e menor dó e ré Isso é uma proteção básica que tá na tonalidade de sol maior se eu ignorar se todos essa corda se aplicasse
atenta de sol ou menor que a mesma coisa ia resolver mas numa situação como essa e aplicando esse assassino que a gente tá eu posso aplicar a pentatônica de cada um dos acordes então na perda de sogra pentatônica de sol na pensa de mim eu aplicar pentear de a vitória é aplica a pena que dó que é a pena que é isso mesmo gerar uma sonoridade com muitos outros intervalos do que se eu ficar só tocando a penta de sol que eu vou mostrar a sonoridade de cada um aplicando essas ursinho aí ó [Música] E
aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] e agora que Vocês entenderam a teoria eu vou aplicar e recomendo que vocês tentem aí depois obviamente Nessa altura do campeonato né já é legal consegui mudar de Tom na pentatônica em toda a região né sem ficar pensando muito em shape então para isso tem que estudar hein galera não pode ficar na moleza da pena não primeira recomendação do me na parte mecânica que aí você vai conseguir fazer música com essa parada de tocar planta para corte agora eu vou tocar para mostrar para você a sonoridade depois
que eu tocar pausa aí tenta fazer o mesmo os modelos que eu vou usar né se eu fosse pegar numa região de estática Lembrando que eu posso usar o braço inteiro em só o maior Olha a pena de sol aqui ó ó o menor EA perda de sol também né tenta de mim menor dó dó maior e [Música] são os modelos lembrando só nessa região e agora vou aplicar aí [Música] [Música] e um outro conceito muito interessante essencial você saber em relação a pentatônica é o que a gente chama de sobreposição de pentatônica aonde que
isso ajuda a gente a tocar a pena por é um conceito muito simples pensa comigo se eu tenho um campo harmônico né ele só o maior por exemplo eu tenho os acordes de vamos lá vamos fazer juntos em um só maior lá menor si menor dó maior é me menor e fácil Penido meio diminuto ou diminuto cada um desses acordes tem a sua pentatônica obviamente cada um vai compartilhar o seu celular ativos então a perda de sol vai ser a mesma do que a perda de mim menor a perda de dói a mesma de lá
menor e aperta de ré a mesma desse menor isso faz a gente chegar na conclusão por campo harmônico a gente tem a possibilidade de misturar três pentatônicas é numa só tonalidade isso quer dizer que não necessariamente eu preciso ficar preso em tocar pentatônica daquele acorde em questão por exemplo se eu tô aqui em menor eu não necessariamente preciso tocar penta de menor eu posso tocar qualquer outra penta que esteja dentro do campo harmônico da forma que eu acabei de mostrar para vocês de forma em que o toque esta Pentatonix o menor EA somatória de duas
tonalidades me geram intervalos completamente diferentes né outras cores então por exemplo seu amigo sobre menor a pentatônica desse menor ao invés de tocar a pena aqui de menor eu vou tá tocando atenta de cima nora isso vai me gerar quais intervalos em cima de mim menor né Aí vou ter que eu faço os tenido que já é a nona excelente nota de repouso Detenção de dar cor eu vou ter Olá que é a sua quarta justa não é eu sei que a quinta eu vou ter a sétima menor próprio mim que a tônica e aqui
eu volto namora então de nota boa aqui né a gente tem toca tônica a Nona a sétima menor aqui Tá justo também notas boas para repousar Agora se liga nacionalidade aí ó E aí Oi e esse assassino para por aí não não para não me menor para cada corda eu posso pensar infinitas possibilidades se esse assunto de seu interesse e eu recomendo que você se aprofunde quanto mais você está profunda Mas você vai entender desse lance de sobreposições a universo lindo né Se eu pegar por exemplo morrer a maior e é o Acorde dominante em
questão só nesse réu possa ficar três possibilidades muito mais né mas eu vou mostrar três possibilidades diferentes de pentatônica uma mais comum e as outras duas que estão fora do campo harmônico fica aí para você ver que vai gerar uma cor completamente diferente então sobre esse reto iluminando é seja o ré normal re com sétima eu posso aplicar penta menor seis de lá menor sobre esse ré Olha que doideira é isso né como que funciona essa planta menor seis ao invés da sétima lá menor ao invés da sétima eu dou lugar a sexta isso me
dá esse intervalo a tônica terça quarta quinta sexta maior e volta e é porque né uma cesta exatamente a terça de ré olha como que essa novidade é bem parecida né [Música] Se liga como que fica essa sonoridade do lá menor seis juntando com esse é 71 [Música] o e as outras duas possibilidades que eu falei que dá para usar nessa corda mim é usar duas pentatônicas menores que estão fora do campo harmônico por exemplo sobre o reset de quinto grau eu posso aplicar a pentatônica de sol menor [Música] né que usei com a e
a outra opção é o tocar própria tenta de ré menor [Música] porque que está certo vocês notaram a semelhança do blusa aqui né exatamente o princípio do blues não tem nenhuma explicação teórica né para eu falar assim ó vai gerar tal intervalo não é sobre intervalos ou teoria simplesmente e no blusa a gente tem uma Harmonia maior com sétima recordes dominantes e a gente resolve essa harmonia tocando a pena menor como a gente faz isso a gente gera a sonoridade do blusa Então esse intuito de sobreposição exatamente para trazer o blues mesmo e uma progressão
pop Ah mas por que que você tá usando só o menor Porque que você tá usando o ré menor não é muito simples se eu tenho um Bluff em ré né vou ter esses acordes né é sete só sete e lá 7 certo primeiro quarto e quinto graus eu vou trocar o blusa inteiro em ré menor que vai dar certo isso vai me trazer uma sonoridade do blues em E por que que eu usaria então só o menor sobre ré não tem nada a ver né porque que usaria eu trago o mesmo princípio o tom
da progressão tom da música Não é só o maior eu simplesmente toca o a perda de sol menor para gerar dentro dessa dessa tonalidade só o maior a sonoridade do blues em sol tocando sobre ré só o menor ou ré menor eu tô trazendo 2 É verdade Bulls a sonoridade de blues no tom de sol e a sonoridade do blues em ré Beleza se liga aí nacionalidade como que fica o aplicar nas duas formas estão [Música] [Música] [Aplausos] já deu para ver que a pentatônica não é só umas carinha de iniciante né Tem muito pano
para manga para estudar ela aí dá para espremer muito essa laranja tirar muito caldo e o ligament para conseguir tocar e eu falei com naturalidade você passar de uma pentatônica para outra uma mesma região diferentes tonalidades comodulação ou não provocando o som do blues penta menor seis pena menor 7 você precisa passar pelo processo de internalização da pena né Não adianta você ficar pensando em modelo se você tentou fazer exercício aí e achou o seu som duro demais porque é porque você ficou pensando muito na parte mecânica você ficou pensando muito no modelo porque isso
não está enraizado em você para conseguir visualizar isso de forma natural que o braço tudo como você passa por esse processo que é nada mais nada menos o que você passar um certo período de tempo estudando com profundidade a ferramenta isso não serve só para penta tá serve para todas as ferramentas do mundo é esse que eu ensino as minhas aulas nas minhas mercadorias caso você queira passar por esse processo você você sentiu essa necessidade aí eu tenho um curso que chama internalização sentar tônica que vai te dar Exatamente Essa transformação fora que eu trabalho
como mentores em grupo Eu coloco uma Rapaziada no mesmo nível que no mesmo grupo ali a gente trabalha um cronograma de seis meses isso vai se renova eu não consigo trabalhar base desse pessoal aí se você tem interesse eu te convido a conhecer as minhas aulas a conhecer os meus cursos tem um link aqui para cair no meu WhatsApp na descrição desse vídeo e é isso galera se você curtiu deixa o like se inscreva deixe um comentário Quais foram as suas dúvidas o quê que isso somou para você se agregou se for bacana isso vai
me ajudar muito galera e também para eu saber que eu tenho que continuar fazendo vídeos assim porque aí eu vou saber que eu vou estar te ajudando e ajudando mais pessoas tamo junto