PodEcast Episódio 1 - Marcia Tiburi entrevista Ministra Cármen Lúcia

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Enap
O protagonismo e a voz das mulheres são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e...
Video Transcript:
[Música] as Mulheres sempre tiveram uma relação complexa Para Não Dizer difícil com o poder ao longo da história humana o poder foi considerado coisa de homens com a qual as mulheres não tinham nada a ver ao longo da vida as mulheres foram ensinadas a não se interessar pelo poder pelo seu conceito pelos seus jogos e principalmente pela sua disputa na verdade elas foram convencidas de que o poder não era para elas e sobretudo de que o poder era uma coisa ruim com a qual Somente os homens poderiam e saberiam lidar há mais de 200 anos
uma feminista chamada olimp de GES foi decapitada por seus próprios companheiros mas teve tempo de dizer que se uma mulher pode subir a cada falso ela pode subir também na Tribuna ela queria dizer com isso que havia uma injustiça a ser superada em relação às mulheres nessa sociedade patriarcal o mundo mudou mas nem tanto as mulheres seguem trabalhando muito sofrendo violências múltiplas e tendo pouco poder de decisão política e também em outras áreas por exemplo Depois de muita luta aliás uma luta das mulheres por elas mes mesmas há menos de 100 anos as mulheres podem
votar mas elas ainda são muito pouco votadas elas podem trabalhar mas raramente elas ocupam postos de decisão e de liderança As mulheres podem ir e vir mas elas ainda não são senhoras de seus corpos nem de suas imagens quando existem controles Morais e estatais sobre reprodução e Maternidade e toda uma moralização estética e etara sobre suas vidas é certo que estamos numa transição e que podemos nos perguntar hoje o que pode uma mulher uma mulher pode ser livre uma mulher pode ser dona de seu corpo Uma mulher pode exercer o poder pode pode é o
podcast da enap escola nacional de administração pública aqui eu posso você pode e ela pode e certamente juntas nós podemos muito mais Olá eu sou marça tibur sou filósofa e escritora eu eh Há muitos anos venho estudando a vida das mulheres o pensamento a atuação das mulheres na sociedade as angústias os anseios e também as limitações que a sociedade patriarcal causa impõe às mulheres assim como todas nós Eu também participo das lutas faço teoria faço prática e tenho uma consciência de que a luta das mulheres é uma luta de todas as mulheres que trabalham muito
trabalham fora de casa dentro de casa trabalham o tempo todo são Pouca pouco reconhecidas às vezes não são reconhecidas nos seus trabalhos e também tem a sua voz muitas vezes silenciada ah são inviabilizadas em muitos espaços em muitos territórios eh eu eh me preocupo muito com essa sociedade patriarcal que tem impedido per ditado a participação das mulheres no poder como todas nós essa é uma preocupação comum de todas as mulheres que têm consciência sobre a vida o que significa ser uma mulher nessa sociedade bom hoje nós estamos aqui para falar de nós para falar das
nossas questões para falar do problema que nós temos enfim com o poder ou que o poder tem com a gente e nós vamos em especial hoje conversar sobre uma de nós uma mulher que pode uma mulher que tem poder você tá ouvindo o pod que é o podcast da enap da escola nacional de administração pública e nesse nosso Episódio de hoje eu vou conversar com a ministra Carmen Lúcia obrigada por estar aqui com a gente ministra é um prazer gigantesco recebê-la no nosso pod eu vou fazer uma pequena apresentação da sua pessoa e vou lançar-lhe
perguntas Então a primeira questão a ser mencionada é o óbvio né a ministra Carmen Lúcia é ministra do Supremo Tribunal Federal uma das pouquíssimas mulheres a terem ocupado esse cargo na verdade a segunda mulher a ter a chegar nesse posto e você está nesse posto desde 2006 ou seja já há há quase 20 anos mas Além disso Desse posto importantíssimo no Brasil que torna você uma pessoa muito rara e muito especial para nós Você também é uma jurista você é uma professora você é uma escritora e você também tem um viés que para nós é
muito importante você Tem se tornado uma figura pública com uma expressão pública muito importante no cenário brasileira brasileiro enfim e você é uma mulher com biografia e por que que eu falo isso ministra porque uma coisa que a sociedade patriarcal faz com as mulheres é impedi-las de ter uma história e impedi-las de ter muitas vezes um nome eh as mulheres são adas eh desse espaço onde elas possam narrar a elas mesmas construir uma história eh a historiografia mesmo já deixou isso muito Evidente né a história das mulheres é uma história de esquecimento e você é
uma pessoa cheia de história para contar nós nós mulheres no Brasil estamos escutando muito você nas entrevistas que você dá nas nas aulas nas suas nos seus votos no STF Então a gente tem escutado muito a sua as suas palavras as suas narrativas e e como pessoa você também Tem se tornado uma figura muito interessante porque você é expressiva então Eh quero dizer com isso você não fica lá só no direito eh falando das das das eh tecnocracia tecnologias e as questões específicas da sua área você tem também colaborado para uma reflexão sobre o Brasil
e eu eh queria ouvir você sobre você mesma tal vezes talvez você não goste de voltar à questão biográfica mas talvez você pudesse contar pra gente como você se vê a sua autoimagem como você se percebe e nessa linha então de narrar a si mesma né que é uma defesa assim de de tantas feministas hoje né poder contar sua própria história não ser eh texto de um outro eh ter um lugar de fala digamos assim primeiro Muito obrigado pela honra de ter verdadeiramente ter meu nome lembrado por vocês da inap desse podde da inap que
é uma escola tão importante para nós Do direito público de uma forma especial para quem se preocupa com a democracia da administração pública todo mundo vê sempre como você acaba de verbalizar o poder como se fosse o estado governo o governo se projeta se elabora fala com com a cidadania pela administração que é a lei colocada emem prática no dia a dia você quer saber se o seu filho seu sobrinho se sua vai ter escola se seu pai se ado então a enap tem essa importância de formar administradores que é algo que o Brasil tradicionalmente
não fez e a escola que vem fazendo isso então a importância de estar aqui é específica por tudo que representa a enap o que vem fazendo a enap que eu tenho acompanhado nestes últimos mais recentes anos e sobre a questão da historiografia só para ficar não numa biografia em eu escrever uma vida em primeiro lugar eu acho que nós nem somos tanto pessoas que não tem uma história eu acho que todo mundo tem sua história alguém quando me diz minha vida daria um romance toda a vida daria um romance basta saber contar é preciso saber
que a gente tem uma vida para viver e uma vida para contar eu acho que como eu estou no meio espero ou no meio já caminhando pros 100 anos mas enfim eh tem uma vida muito acumulada eu nem me penso muito nem às vezes fisicamente como deveria nem o que que eu estou fazendo eu faço o tempo todo eu faço as coisas eu optei muito cedo Claro a gente na minha geração que agora tenho 70 anos entra numa faculdade com 18 anos de idade portanto hoje a gente fica achando que é muito novinho para fazer
uma escolha e as nossas escolhas é eram tidas como se fossem definitivas dentro de uma cultura que era essa da década de 70 final da década de 70 ou seja fa uma uma uma vestibular porque se escolher uma profissão e vai seguir nessa profissão claro que se muda porque a vida muda e a gente muda e muda a vida da gente também mas é basicamente isso eu optei pelo direito e tenho seguido aliás de uma forma até intediante na mesma uma linha que eu optei desde a faculdade que eu gostei de Direito Constitucional consegui ser
advogada nesta área procuradora de estado que lida basicamente com direito público e ao Supremo Tribunal Federal que aí é o tribunal constitucional portanto uma vida muito linear no sentido de não ter nem grandes acontecimentos nem grandes mudanças nem uma alteração de linhas de comportamento nem nem de nada disso eh Como Eu Vejo uma mulher juiz no Brasil que talvez seja mais isso que você fala as pessoas que TM algum espaço para se manifestar e portanto alguém que ouça diferente daquela que tem uma profissão tem uma vocação sim tem todo um potencial que poderia fazer com
que o Seu Talento fosse em benefício de todos dela mesma e de todos acaba não acontecendo por uma série de injunções na vida eu acho que a a o meu papel Talvez o meu recado que eu vou deixar depois vai ser este de que as mulheres fazem e o que elas fazem pode se expressar para além dos muros de sua casa para além dos muros dos seus locais de trabalho porque nós convivemos e este é um ganho que nós mulheres temos historicamente a gente olha sempre nessa cultura machista de uma sociedade preconceituosa sexista como se
tem no Brasil de uma forma específica porque sou uma cidadã brasileira uma servidora pública brasileira mas no mundo inteiro e no mundo ocidental Estamos vendo continuamos a a saber de como as mulheres são destratados porque as que ousaram falar ousaram se manifestar ousaram gritar sempre não tiveram chance de se fazer ouvir porque foram exatamente silenciadas uma vez uma pessoa me disse uma autoridade me disse é que vocês foram silenciosas na história não senhor nós fomos silenciadas e fomos silenciadas porque aquelas que falaram foram exatamente tornadas invisíveis para que nem ninguém tivesse a ousadia de imaginar
que poderia se mirar neste exemplo e há uma um livro lançado em 2022 da antnia Pelegrino e Elo starlin elas estavam lá falando das mulheres que lutaram pela independência do Brasil uhum a partir da Dona Leopoldina que passou a história como se fosse uma coitada o Imperador namorador e ela ali dentro 7 de setembro de 2022 ela estava no poder ele estava viajando era ela que estava e que recebeu as ordens de Portugal e que manda avisar ele que naquela hora ou se rompia ou a colônia o vice-reinado nosso Voltaria a ser colônia ninguém fala
por exemplo de hipólita Jacinta que foi uma das conjuradas mineiras que recebam os conjurados na sua fazenda que escondeu Tiradentes que foi quem soube da prisão de Tiradentes que interceptou a delação premiada do marido dizendo quem não pode com as coisas não se meta com elas mas vale morrer com honra que viver com deshonra E esta mulher foi silenciada só o ano passado que um grupo de mulheres principalmente a partir da dessa história levada a público só em 1999 que o governador itama Franco A reconheceu como uma das mulheres que tinham lutado pela independência do
Brasil e concede na Praça Tiradentes Ouro Preto a medalha de Inconfidente e essa mulher só vai ao Panteão dos conjurados mineiros pela independência do Brasil que tinha Tiradentes Claudio Manuel da Costa todos que nós estudamos mas não tinha a mulher que os recebia que lutou por isso que traduziu porque sabia francês a constituição norte-americana para tirar dentes esta mulher não estava no panteão dos Inconfidentes foi preciso que o ano passado em abril ou seja de de 1789 só em 2023 Se conseguiu que isso acontecesse Então essa não é uma história a história da mulher e
da mulher no Brasil mesmo no espaço político não é pequeno Ele é grande mas ele é tão grande que poderia fazer somb por isso é que fecha a janela para que a gente não deixe entrar o raio de sol por exemplo Bárbara de Alencar a mulher que lutou que foi perseguida a primeira presa política no Brasil nós falamos de José de Alencar como grande escritor o neto dela e não falamos da Dona Bárbara e assim nós poderíamos aqui Márcia ficar algum tempo citando todas as mulheres que fizeram que fizeram a história que contribuíram pra história
brasileira muito mais que uns tantos que oficialmente teriam comparecido e que na verdade Nada fizeram então eu acho que a quando a gente fala na biografia de qualquer uma de nós nós estamos falando de um conjunto de mulheres brasileiras que sempre tiveram coragem para além da Coragem a ousadia e a força que veio de si mesma para dizer ao mundo que nós estamos aqui então nesse ponto o exemplo de cada uma também se torna muito importante e eh porque nós eh dependemos umas das outras digamos assim para nos espelharmos né Eh as mulheres não têm
eh acesso digamos ao conhecimento dessas heroínas históricas senão a partir de um determinado ponto da da da historiografia que começa a ser construída no século XX eu fico sempre lembrando assim daqueles volumes da história das mulheres que foram são cinco volumes tem George Dubi e Michele per então eles fazem cinco volumes de história das mulheres da antiguidade até o século XX Então tem um volume sobre o século XIX um sobre o século XX idade moderna média e antiguidade e e as bibliotecas do mundo cheias de volumes de história dos homens as mulheres não tendo esse
espaço né por isso justamente o exemplo cada uma que a gente consegue recuperar cada uma dessas mulheres da história é tão importante e tão importante também as mulheres que hoje fazem o trabalho de resgatar e as mulheres que estão aí também dando exemplos sendo quem elas são né E você traz você tem muito essa imagem Carmen Lúcia de ser uma mulher não só uma sábia uma mulher sábia mas uma mulher livre sábia em geral mais velha né a sabedoria vem com a velice O que é uma coisa ótima vou dizer a minha geração está criando
a velice que se apresenta e a ritali você lembra dela falando assim tem dois tipos de de maneiras de envelhecer como como uma per ou como uma bruxa Uma feiticeira eu diria feiticeira é bom é então e aí e aí nó eu acho sempre que eu tô achando ótimo envelhecer Eu acho que eu vou conseguir envelhecer sem envilecer Ah e a tanta gente que se perde no envelhecimento achando que é uma forma de fugir do envelhecimento acho que essa é uma contribuição talvez que a nossa geração vá dar até eu tenho dito Tenho dito quando
me foram principalmente até na no meu cargo de juíza diend o problema Previdenciário é um problema gravíssimo e o outro dia Dizia um grupo de governadores que procuram não porque uma mulher começa por exemplo a ser professora com 20 e Poucos Anos pela constituição brasileira ela se se aposenta com 25 anos Então na verdade ela se aposenta por volta de 50 hoje ela pode viver até 80 90 bem e aí aposentadoria eu brinquei com eles olha aqui comecem a repensar a Previdência Porque nós não estamos com vontade de morrer e deixa-me dizer a geração antigamente
era você era bebê era quase uma criança não existia Mas Era Criança adulto e aí depois morria veio uma geração antes da Minha disse assim não a criança ao Jovem década de 50 principalmente década de 60 estamos aqui estamos falando nós somos os que fazemos arte estamos aqui e queremos falar estamos pedindo impossível porque o possível vai acontecer de todo jeito e E aí se criou a juventude Uhum Então ver criança jovem adulto e morria E aí nós chegamos e dissemos negativo criança jovem adulto velho participante agora presidi nas eleições deste ano mas eu dizia
porque todo mundo fala todos vocês principalmente ou quem é da área de imprensa fala assim o voto facultativo e que nós somos obrigados nós da Justiça Eleitoral a fazer campanha para ir votar e Chamamos o eleitor de amanhã o voto do Futuro jovem venha se alistar porque de 16 a 18 é facultativo e não falam que a partir do 70 é facultativo e não convidam o o velho a velha aí votar pelo contrário Conheço gente que me disse ministra a minha mãe foi votar porque falou que você estava chamando porque eu falei com ele não
vai não tá chovendo tá vendo É fica em casa mascia Você sabe quantos velhos e velhas com mais de 70 anos Hum E eu falo velha com todo respeito porque eu sou uma delas e e me sinto muito confortável nisso são do eleitorado brasileiro Hum você faz um cálculo não r. 800.000 pessoas 10% do eleitorado brasileiro meu Deus impressionante significa e são facultativos então quando fala fazem análise até equivocada de que houve grande abstenção incluíram os facultativos porque os facultativos têm filho dizendo pro para mãe não ir votar ah Fulano chega na fila demora um
pouco mais tem acessibilidade a para eles e é para isso outra apagada 10% do eleitorado Brasileiro nós temos eleitores no Amazonas com 114 anos tem um de 90 que foi fazer biometria o compromisso da brasileira e do brasileiro com o Brasil é enorme e estes são exemplos que como você tem que dizer nós temos de jogar luz e mostrar estamos aqui velice é uma fase na vida claro que com perspectiva muito maior de ter vulnerabilidades pela saúde e quem diz que é só o velho que morre o a velha que morre mais depressa Pois é
então é este lançar luzes que você fala é exemplar pra gente repensar que modelo de sociedade de preconceitos que nós temos e o preconceito por exemplo da idade com relação à mulher é a partir dos 40 anos não é a partir dos 70 eu que a vida inteira nunca pensei porque não quis e não acho graça em pintar cabelo e me descolorir Mas com todo respeito por quem faz eu apenas não e eu apenas não fao porque eu nunca pensei nisso para mim era o normal mesmo eu Ten e eu gosto Eu gosto do meu
então me dou bem comigo como eu digo você sabe que então mas este preconceito é um preconceito Que também está na carga de ser mulher sim eh quando me perguntam e me perguntam com alguma frequência ainda hoje quase 20 anos depois de supremo quantos quil a senhora pesa a senhora sempre foi magra e já teve jornalista para me perguntar a senhora tem problema alimentar Nossa meu Deus eu pergunto já perguntou para um dos meus colegas quanto que ele pesa Nossa Que horror Pois é isto é isto é aspas o regular uma coisa que acontece que
fazem para dizer nós temos uma sociedade de homens que se acham donos do poder e nós temos uma parte na sociedade que acha que somos nós mulheres que achamos que temos que brigar para chegar a este lugar ainda ontem num evento de um ministério até que eu fui convidada para falar em que falava sobre o cuidado como direito fundamental e que que está sendo feito e havia senadoras e havia deputados dizendo nós estamos fazendo agora discutindo uma nova legislação sobre o cuidado porque a cuidado fica debitada da mulher a mulher tem a dupla jornada Às
vezes a tripla jornada e e eu mesmo dei o exemplo uma mãe g Estrada como a gente chama a magistrada que é mãe quando ela é promovida ela fala tá eu vou pensar lá em casa porque meu menino tá no meio do semestre não sei se dá para eu sair de Brasília e para Roraima e aqui no meio do semestre Quando o homem é promovido ele chega em casa com a garrafa de vinho para festejar Isto é problema da família cuidar eu tenho uma mãe doente não sei se eu posso deixar Tenho que ver como
é que isso vai ser Cuidado então cuidado e as deputadas falaram e as senadoras falaram muito bem aliás e algo que é muito importante como é que nós vamos tratar do Cuidado Qual é a economia de cuidado que sempre foi debitada na conta das mulheres como se elas fossem as únicas responsáveis eu dizia está tudo certo muito bem eu acho ótima a legislação sobre essa porém Nós só estamos fincando abrindo mais uma um pedacinho dessa estrada a estrada é a mesma e não mudou nada porque se eu estou dizendo que eu preciso de dar mais
condições da mulher para Que ela possa ter o dever de cuidado de sair de casa para trabalhar estou continuando a dizer a mesmíssima coisa homens podem deixar que nós vamos dar um jeito da mulher ter a valorização mas não muda nada o que é preciso que a gente faça Vamos mudar esse modelo de sociedade Chame o homem para compartilhar comigo o cuidado Nossa todas as vezes que se reforçar e estou repetindo porque foi ontem que que eu dizia eu quero que melhorem as condições de cuidados cuidar é um dever a Constituição Brasileira afirma no Artigo
terceiro que é objetivo dessa República construir uma sociedade livre e Justa e solidária a na solidariedade está o cuidado de nós todos uns com os outros Por que só mulher porque continuamos a Gata Borralheira que temos que dar conta do borralho na hora da comida pronta é horrível is hor então é preciso pensar que nós temos que trazer uma outra forma de pensar a sociedade eu quero que Reforce as condições da mulher que tem o cuidado do seu filho o cuidado do seu pai o cuidado do seu parceiro mas quero que o parceiro cuide também
se eu continuar só fazendo legislação e produzindo a nossa jurisprudência no sentido de que é preciso da mais condições da mulher eu estou resguardando os homens continuem assim alguém vai fazer sua comida alguém vai cuidar da sua roupa é uma equação muito injusta né e para você que é uma mulher da Justiça Pois é que foi ontem que todo mundo que falava dizia Exatamente isso não nós temos que melhorar as condições nós temos que valorizar a essa economia de cuidado eu quero que o cuidado seja de todo mundo ué que seja se eu quero que
um dia seja eu que vá pro Teatro ele fique em casa cuidando é então isso é ainda estamos numa fase em que isso não acontece porque a nossa sociedade é estruturada em cima da misoginia E e essa equação que você tá levantando Ela implica que os homens têm o poder e o privilégio e as mulheres ficam com o trabalho e muitas vezes com a violência eu quero muito falar sobre isso com você mas antes eu quero te fazer uma pergunta porque você é eu falei no começo né Você é uma mulher Rara raríssima no ambiente
do poder tendo muita consciência sobre todos esses jogos e sobre o funcionamento eh da da máquina de triturar mulheres que é o poder e eh a eu tenho a impressão que as mulheres que chegam ao poder elas sempre são vistas como intrusas então esse exemplo que você dá do que você viveu das pessoas que perguntaram sobre seu peso Esse é aquele aquilo que um filósofo alemão o Teodoro Adorno ele chamava do Olhar do fabricante de caixão que é o olhar do capitalismo patriarcal sobre os corpos das mulheres dos negros e das pessoas no Bras isso
dos indígenas no Brasil das pessoas que são marcadas pelo capacitismo E por aí vai então você chegou chegou a ser uma questão para você sentir-se Intrusa ou você lida muito bem com essa coisa chamada poder eu não penso muito nisso não eu sei da do preconceito eu sei das dificuldades eu sei do sexismo da misoginia mas eu não dou a menor bola para ele que ó eu acho que realmente é uma bobice e há pouco tempo falei até num voto eu às vezes fico com uma pena do que fizeram também com os homens coitados não
puderam chorar e aí engolem a a a lágrima a tristeza vira raiva aí ele briga com a mulher que fica também infeliz que com o menino Quando Às vezes era caso de de dar uma atenção ao filho que por sua vez chuta o cachorro Uhum Então é uma cadeia de violências que se instala os homens que não puderam se manifestar e nós tivemos que ainda a minha geração Espero que as próximas não mas a minha ainda falava não Fulano ele gosta de mim é que ele não sabe se expressar ora não sabe aprende tudo na
vida se aprende na vida a gente aprende amor aprende ódio aprende o bom aprende o ruim aprende se quiser aprender aprende a vida é aprender a vida é um grande aprendizado é essa que é aventura não é uma confusão Então eu acho que se a gente também ficar pegando a unha uhum cada cada olhar que não é bom eu quando eu era menina a minha mãe tinha uma pessoa que ajudava em casa né E ela colocava e eu não sou muito de comer comida a chamada comida mais forte tal eu gosto de bobagens empadinha coxinha
pão de queijo comida não é o meu forte mesmo e não nunca foi e quando era menina Então ela colocava aquilo na mesa a moranga a batata O que foi eu olhava fazia um mxo ela falava gostou gostou não gostou come mais pouco não dava a menor bola eu volto e meio eu lembro da dominga come mais pouco não gostou come mais pouco é isto eh se a gente for ficando preocupada com quem não gosta eu gosto tanto de gente que eu prefiro dos que gostam de mim uhum os que não gostam Que ótimo então
mas você tem uma relação muito boa com a liberdade que também não é digamos um aspecto tão fácil paraa maioria das mulheres nessa posição servil que elas são colocadas pelo sistema patriarcal então uma mulher ela é Ela já é produzida para submissão né se a gente vai lembrar de feministas como a Simone de Bovo por exemplo dizendo que ela diz no segundo sexo que já é o segundo sexo né ela fala que uma pessoa para se tornar uma mulher ela precisou ter sido muito mutilada existencialmente e isso significa não ter acesso à própria liberdade de
ser quem se é e hoje o feminismo contemporâneo ele é muito ligado nisso né nesse direito de você ser quem você é então mas eu fico vendo uma que é a questão mesmo de a gente saber que exemplo segue na vida primeiro eu eu reconheço que eu tive um pai e uma mãe muito muito além do tempo na minha casa não tinha o que tinha na casa dos meus tios que eu vi e também já mencionei isso mais de uma vez tios que davam de presente de aniversário paraas minhas tias no dia do aniversário um
fogão novo Uhum E essa é uma algo comum e eles na cabeça deles eles estavam dando presente para ela final a cozinha dela na minha casa não eu não vi mas você tinha consciência disso quando você vi não precisa porque era o normal na minha casa que na aniversário é algo pessoal então era o perfume era para mim o diferente era aquilo depois que eu vi que não eu é que tinha uma família que felizmente era diferente Minha Mãe deix era professora e ela abandonou a a o cargo ela saiu do cargo concursada né que
era do Estado quando eu nasci que eu sou a terceira e ela arrependeu de sua vida inteira e falou e na minha casa era Obrigado todo mundo a estudar chegar ao final de um curso e ter uma profissão se depois quiser abandonar ou quiser outra era outra coisa mas todo mundo era Obrigado homens e mulheres Então realmente o exemplo que eu tive foi esse mas quando você cita Simone de bá eu prefiro citar mar ri mar ri é a mulher que ganhou duas vezes o prêmio Nobel de Física de química eh o primeiro com marido
Pierre curry e o uma polonesa que quando apaixonada pelo marido mas quando ficou viúva depois de 4 anos ela eh se apaixonou também por um físico Levan e ele que era casado eh teve uma as cartas entre eles divulgadas divulgadas amplamente e todos os que com ela conviviam ficaram contra ela no auge quando o jornal leton divulgou uma parte das cartas no dia que ela estava no áudio como se ela que fosse errado o adúltero era ele ele que era casado ela era viúva ela recebeu a notícia do prêmio Nobel de química no auge da
confusão Paris uma parte de Paris dizendo que era o caso de al de expulsar esta estrangeira ela já tinha ganho um prêmio Nobel e quando ela ganhou o prêmio Nobel em 1903 na sequência ela fica grávida da segunda filha da EV e o segundo prêmio ela trabalhou sozinha ela recebeu pouco apoio do Einstein que era novinho e que escreveu e o prêmio Nobel academia sueca mandou dizer que seria bom ela não ir receber porque não seria bom e ela disse eu vou porque o prêmio é meu e foi dado Então quando você vê que mais
de um prêmio Nobel todo mundo sabe e hoje é divulgado as pesquisadoras é que chegaram ao que foi depois laureado na Academia Brasileira de Letras para criação uma das pessoas que colaborou foi Júlia Lopes de Almeida mas não podia entrar mulheres na academia então o marido dela foi foi como um acadêmico com sorte e ninguém fala hoje disso e ninguém lembra que até chegar a Raquel de Queiroz nós tínhamos um início que marcava e demarcava que a autora não poderia entrar por ser mulher hoje pouca gente até fala dessa figura no Brasil porque é isso
não basta silenciar invisibilizar no momento é preciso que se apague o exemplo isto para dizer que nós temos portanto exemplos como a maric r continuou e responde a uma academia sueca que de quem recebe uma carta dizendo olha entregamos sim demos Supremo mas não precisa de vir buscar no meio de um escândalo um escândalo pelo qual ela nem era responsável e muitos intelectuais ficaram favoráveis ao homem ao Pou deve ter sido enganado por esta Feiticeira viúva de 40 e pouco segundo prêmio Nobel essa é uma história do ocidente só para ficar na na questão ocidental
que serve de exemplo à sociedade brasileira mas que nós continuamos então quando vemos em todas as formas de violência doméstica profissional um passo não dado no sentido da libertação Constituição Brasileira o constitucionalismo Márcia tem o princípio da Liberdade porque nós temos um estado democrático de direito constitucionalizado em 5 de outubro de 88 Eu hoje trabalho não com a ideia de liberdade e igualdade eu trabalho há alguns anos com a ideia da libertação e da igualação hum a ação pela Liberdade Liberdade não se ganha Liberdade não cai do céu Liberdade se conquista todo dia por uma
pessoa e é a cada dia eu tenho repetido democracia já até escrevi Democracia é um fazer todo dia como a vida você faz pela libertação não adianta ficar achando que o Brasil tem por mais vezes repetido e é o princípio mais vezes repetido da Igualdade porque a maior chaga que nós temos é da desigualdade constituinte retratou isso incluiu na Constituição mas não adianta a gente pensar que porque está posto form ente numa constituição nós temos igualdade no Brasil e seria uma insanidade imaginar isso nós temos uma sociedade de desiguais mas nós temos estamos cada vez
mais não num movimento de mulheres pela pela igualação nós temos mulheres em movimento pela igualação e esta é a grande diferença deste momento que nós estamos vivendo e a gente vive eh então eh uma luta mulheres em luta mulheres em movimento como você tá colocando mas enfrentando algo que você mencionou numa das suas um dos seus votos que é essa guerra você diz que há uma guerra contra as mulheres e e essa violência simbólica porque você tá mencionando muitos exemplos que t a ver com isso né ela ela faz parte do jogo ela está dada
né Ela é estrutural da nossa sociedade não é simbólica né então ela é fática quando você impede uma mulher no início do século passado ou impede ou sugere que a mulher nem vai receber um prêmio que é reconhecido quando você aqui no Brasil eh tem um tratamento ou um destratamento agora mês de setembro dois meses atrás com relação às mulheres candidatas que sofriam atentados com mais frequência do que candidatos quando você tem um número enorme de processos sob julgamento aqui no Tribunal Superior Eleitoral por fraude a cota de gênero quer dizer nós conseguimos conquistar uma
lei que estabelece um mínimo de 30% PR os partidos indicarem como mulheres isso não esado e na hora é formalmente sim formalmente sim o simbólico está dado mas arrumam mulheres que emprestam seus nomes ou são tem seus nomes tomados emprestados fraudando a cota de gênero porque você vai ver ela fez campanha apanha para outra pessoa ela não recebeu auxílio do partido ela não você tem a prova de que ela nem abriu conta para prestar contas à justiça eleitoral porque ela aquilo era só um F de Conta isso está provado e são centenas de julgamentos que
nós temos ainda hoje temos agora nessa eleição de 15 dias atrás 20 dias atrás é absurdo Então você comenta que essa não é simbólico é só nesse sentido que eu t dizer não é simbólica ela é de fato ela é a violência física ela é o feminicídio uma mulher morta a cada 6 horas no Brasil que é uma doença da sociedade doença porque não é possível que uma pessoa se ache com saúde matando outra pessoa isto não é nem saúde física nem espiritual nem psicológica nem emocional não é então indo vamos para esse tema então
do feminicídio porque esse também é um é uma uma chaga uma coisa tenebrosa que acontece no Brasil quinto país a mais a matar mulheres eh uma violência assim Fora do Comum você eh mencionou que a violência é uma ofensa à democracia e a e essa violência física digamos o o feminicídio é uma violência física extrema que carrega certamente também esses aspectos todos fáticos e simbólicos Ou seja eu gostei muito de você ter falado dessa violência fática porque a gente costuma eh tá muito acostumado a lidar com essa distinção que vem lá daquele Pierre bourgier de
violência simbólica e física e você coloca uma violência que tá são os fatos que tá ligado aosis É então e que une na verdade as duas formas de violência e a e a vida das mulheres é enfrentar a violência eh a ser vítima da violência lutar contra a violência eh uma violência que é perpetrada pelo sistema de privilégios masculinos e por homens que encarnam isso né então o homem matador né e e se você me permite Márcia só para fazer um Uma chamadinha de lado assim quando a gente fala nessa violência toda como você expõe
nós estamos falando de uma sociedade na qual em grande parte eh eu entendo que ele fez isso nós temos jures e só este ano no mês de março o Supremo declarou inconstitucional um tipo de defesa que era ela fez por merecer Uhum E que era dito expressamente lembro que na década de 90 uma jornalista perguntou a um grande advogado brasileiro um super advogado brasileiro até quando vocês vão repetir isso num júri e a resposta entre aspas enquanto pegar meu Deus ou seja Enquanto Tiver jurados que acreditam e absolvem por isso eu Advogado vou alegar só
em março desse ano nós declaramos inconstitucional esta defesa Pois é então a gente ouviu falar disso né que eh a a tese da legítima defesa da honra ela perdeu então o seu lugar ela não pode mais ser alegada mas eu ouvi vários advogados homens né e juízes e tal dizendo que isso também era alegar que essa tese não pode ser dita seria uma privação da expressão e do livre do livre pensamento e do Liv da livre argumentação eh mas como você vê isso Eh você acha que foi bom que o que o que essa tese
tenha caído da maneira como caiu você acha que os advogados poderiam continuar alegando isso e na contramão num debate democrático essa tese ser derrubada até que eles parassem finalmente de tentar usar como é isso para você acho bom eu acho imprescindível uhum eh e eu fico super tranquila para falar sobre liberdade de expressão até porque eu sou de uma geração que lutou para ter esta Liberdade continua lutando para ter essa liberdade ninguém vai capturar uma um discurso falso uma retórica tão infame de achar que você pode tudo e é tão livre para falar o que
você quer sem entender sequer o papel da palavra mata-se pela palavra eh gritar fogo dentro dentro de um teatro lotado gerando uma convulsão que na saída mata pessoas não é liberdade de expressão é crime e crime tem que ser submetido ao direito à responsabilidade penal e quem pratica crime tem que ser punido isso daqui é um estado democrático de direito não é uma democrati nós estamos construindo a sociedade civilizada com a conquistas de espaços civilizatórios não é uma selva e até na selva nós vamos ver que só rato mata alguém de sua grei pelo gosto
de matar nenhum outro animal mata desse jeito eu tive um professor que eu lembro muito e com alguma frequência hoje de filosofia do direito Professor Gerson bouzon que foi caçado na ditadura quando era reitor da UFMG depois se provou em 82 que nem caçado ele tinha sido porque o ato formal da cassação tinha sido publicado sem assinatura do presidente do Ministro da Educação quer dizer ele foi mutilado nos seus direitos e o professor em sala de aula dizia que ele não tinha medo de animais ele dizia a onça não desça a zebra não desbra o
ser humano se desumaniza e a gente fala na desumanização sem pensar que é negativa da própria Essência que isto é você negar o que você é portanto é preciso que a gente tenha muito cuidado quando resolve que se eu quiser andar na contramão e tem há uma placa me avisando porque é uma lei dizendo que a organização do espaço na cidade se faz de acordo com normas jurídicas eu não preciso de ter um guarda ali me há uma placa apenas esta placa diz que eu tenho que ir lá na frente andar mais quatro carteir eventualmente
pegar até um sinal de trânsito que vai demorar mais 5 10 minutos mas eu tenho que fazer isso porque eu não posso dizer que eu quero entrar porque é mais fácil para mim Alguém já disse para você alguma vez na sua vida que como Existe código de trânsito brasileiro que Como existe no mundo inteiro desde que desde que tem carroças til bres Alguém já disse para você que você está sendo cerceada na sua liberdade locomoção Então por que que na hora que alguém diz você não pode plantar na rede social algo que faz com que
uma pessoa que esteja vulnerável na adolescência ou idoso ou um artista que não pôde mais fazer a sua peça de teatro porque tentaram quebrar tudo por que que isso é liberdade de expressão u é mas Você dirige e você não pensa em atravessar o sinal vermelho e é uma luz que acende seu direito acaba aqui quer dizer que paraa liberdade e locomoção tudo bem mas para virem de qualquer lugar do planeta e Plantar aqui o que quiserem sobre qualquer uma de nós duas aí é a liberdade de expressão o que que é que acham que
seja liberdade a expressão como manifestação da liberdade é um direito fundamental porque aí eu penso mas eu não posso falar o que eu penso isto fizeram como na política isso fizeram com as mulheres isso fizeram com os indígenas isso fizeram e fazem com negros mas quando a a expressão é um instrumento de crime desde 1940 nós temos o código penal dizendo que injúria difamação ou calúnia é crime ninguém nunca falou que is era contra a liberdade de expressão de onde que tiram diz querem capturar a garantia da liberdade de expressão em nome de uma licencia
licenciosidade total que não respeita nem a soberania dos Estados posso eu não posso entrar na Argentina se eu não tiver o documento de apresentação sou deportada na e não é nem judiciário é polícia de Fronteira Mas pode entrar no Brasil e falar o que quiser e expor o que quiser e que vem de outros lugares do mundo e ter crianças brasileiras e ter jovens brasileiros sujeitos a esse tipo de coisa e a liberdade de expressão Mas qual é o raciocínio eu não consigo nem imaginar a não ser a infâmia da captura indevida e criminosa de
meios que são sim meios de se comunicar [Música] descomunais porque o discurso de ódio contra homem é um Uhum é babaca é uma pessoa que não né mau administrador isso ou aquilo contra mulheres é sempre sexista desmoral an nós temos uma forma de ela ela mesma resolver que ela não pode eh se candidatar porque o que dizem dela atinge a filha de 6 anos a filha de 12 anos o parceiro que não aguenta não fulana sai disso é possível e E aí vem de novo né o tema do feminicídio porque afinal de contas nós estamos
num num mundo numa sociedade em que um homem não é assassinado por ele ser um homem mas uma mulher é assassinada por ela ser uma mulher eh então nós somos sempre medidas por sermos mulheres o fato de ser mulher passa a ser uma uma marca né da ameaça que a gente sofre e eh acho que esse é um assunto também pra gente eh colocar estamos aqui trabalhando sobre isso enfim mas eu acho que dá pra gente colocar mesmo nesse Território que você tá inscrevendo que é o território do ódio então o Brasil viveu eh a
partir de 2013 Digamos um avanço eh tecnológico tecnológico político né do discurso de ódio e as Mulheres sempre conheceram esse discurso de ódio então quando a gente começou a falar em em fascismo que é uma uma determinada elaboração Tecnológica do ódio na teoria na prática no discurso na vida cotidiana as mulheres já conheciam muito isso e esse ódio contra as mulheres ele foi naturalizado até esse extremo por exemplo da da Matança e eu eh eh lendo estudando vendo muitas entrevistas suas vi você falando sobre esse suicídio esse suicídio não esse esse suicídio É isso mesmo
suicídio com mãos alheias né que foi o arg a tese da Defesa no caso da da Ângela di uma coisa horrenda desse advogado que é um sujeito que ficou sempre muito famoso muito incensado esse Evandro linse Silva uma pessoa muito importante enfim mas que mesmo ex-ministro passo é um sujeito muito importante que alegou que a que a Angela Dinis naquela época era uma mulher fatal que deixaria qualquer homem louco isso eh vindo de um homem como ele veja então a gente a gente pensa eh digamos os homens muito brutos né hoje em dia Inclusive a
gente pode falar de um de um machismo que ele é publicitário que ele é escandaloso tem um digamos o macho limítrofe que emcena o super acho agressivo maldoso capaz de matar de prender de arrebentar que fez muito sucesso também nessa política eh fascistoide que avançou no Brasil então a gente viu esses sujeitos desfilando né aquela aquela posição do Ogro mas também em homens progressistas em homens cultos eh essa posição do sujeito que é capaz de criar um malabarismo teórico para poder acusar uma mulher e imputar a vítima a posição de culpada e isso faz parte
da história a culpabilização das mulheres pela a revitimização que a gente fala hoje duas vez queria ouvi-la sobre isso Ministro Evandro é um foi um super advogado mesmo é uma fig era Progressista ele foi um dos criadores do PSB no Brasil um político né ele foi do governo João gul foi ministro do Governo jool foi Ministro do Supremo foi cassado no Supremo né Depois do foi um dos três ministros caçados então não se pode dizer que ele não era um homem Progressista em termos sociais do do que ele pensava e tudo mais ele era um
advogado penalista dentro das teses que prevaleciam para dizer que isto não em nada altera que para nós a visão de alguém que consegue absolver um réu que aliás deve-se dizer naquele no primeiro juro que foi absolvido foi saiu de lá aplaudido e não apenas de homens e o segundo júri que fez com que um grupo de mulheres muito importantes ainda hoje aí estão a contar criasse o movimento quem ama não mata lá em Belo Horizonte que onde tinha tido uns tantos assassinatos de mulheres Hoje seria feminicídio e essa essa esse quadro mostra bem o que
que até ainda hoje ou até o ano passado pelo menos antes da decisão do supremo era uma tese que o advogado realmente tendo compromisso com seu cliente que é o o no caso réu naquela ação penal ele usa e usava e conseguia fazer com que realmente aquilo chegasse ao resultado de absolvição Como foi o esse caso no primeiro Jú no segundo houve a condenação mas para dizer que isto era aceito como nós é que damos causas às coisas que nos acontecem eh mais de uma vez me contam juízas e juízes nos nas varas de Combate
à violência doméstica que hoje a gente tem até porque elas são diferentes e são muito difíceis de serem instaladas primeiro porque é o movimento que nós fizemos para que tivesse instalação de varas especializadas para ter o olhar dos juízes sabendo ler um contexto e não apenas o texto legal o que muda muito na hora de aplicar a lei segundo porque é as as mulheres às vezes não t com quem deixar os filhos então ela não comparece então nós temos que ter um espaço próprio às vezes ela tá machucada enfim eh isso tudo para dizer que
nós temos uma cultura inteira para mudar Uhum E esta cultura que leva a que situações como essa de grandes Advogados super talentosos advogados ainda nos anos mais recentes esse julgamento foi em no início da década de 80 mas ainda Como eu disse Até março desse ano podia se valer E se nós declararmos inconstitucional é porque aqui o que está sendo em julgamento é um ato criminoso de alguém não a a vítima que pela segunda vez era vitimizada né morre a pessoa e aí ainda desmoralizam uma história para fazer com que as pessoas fiquem com pena
dele uhum isto realmente é algo que é inaceitável por isso que eu digo que era Preciso que fosse declarada a inconstitucionalidade como foi este ano em março e fui relatora do caso exatamente para que pelo menos do ponto de vista jurídico a gente consiga andar mas essa é uma mudança cultural Esta é uma sociedade em que a gente não tenha dúvida a juízes e juízes dessas varas de Combate à violência doméstica continua nos contando pouco tempo nos me contava um ministra eu perguntei PR a pessoa o senhor foi chamado aqui porque teria praticado um ato
de violência doméstica contra a fulana contra uma mulher ele falou de jeito nenhum eu sou contra violência sou um homem de paz e tal Ah então deve ser um juiz diz deve ser alguém que tem o mesmo nome e houve uma coisa errada nós vamos suspender a audiência porque Aqui consta que o senhor teria eh praticado um ato de violência contra fulana ele falou não a fulana não a fulana é minha mulher na cabeça dele bater na mulher era dele então ele não tem problema ele dizer que ele é contra violência bater na mulher não
Fulano é minha mulher aí não conta mas naquele é o é o código penal de 1940 que era autorizado não era não aí era só nas Ordenações Filipinas TR Ordenações Filipinas era era e se matar se matasse por Adultério e se matar e fosse de classe social diferente aí ainda dava consequências também diferentes mas aí era era bem antes eu andei lendo esse essas considerações Filipinas gente foi uma coisa assim andei lendo essa semana porque eu tô escrevendo um livro sobre feminicídio então meu Deus que absurdo de onde a gente vem né Eu em em
2014 Má se eu consegui que os tribunais de justiça criassem a campanha da Justiça pela paz em casa Uhum eu dizia porque enquanto tiver Este quadro de o judiciário ter uma demora para julgar porque o tempo do direito não é o tempo da política eem da sociedade e é preciso mesmo que dê a todo mundo o direito de se defender e Brasil tem mais de 80 milhões de processos em andamento para 18.000 juízes que atuam se você considerar que cada processo tem pelo menos duas partes você tem 160 milhões de brasileiros em juízo quando falam
do Judiciário era bom lembrar sempre disso então mas eu dizia mas o que seja violência doméstica tem que ter prioridade e preferência o juiz não pode esperar mata-se uma mulher o o menino que viu a mãe ser assassinada tinha 8 anos vai julgar daqui a 12 anos Claro que tem que julgar mesmo e o direito tem que ser aplicado mas esse menino tem 20 anos o o o o homem pode já tá com outra família às vezes Já praticou outros crimes de violência doméstica então era preciso que mudasse isso e eu eu entendi então que
era preciso fazer essa união e crier essa campanha da Justiça pela paz em casa três vezes no ano em março em agosto que nós temos né a chamada Lei Maria da Penha e agora em novembro que tem os 21 dias de ativismo contra toda forma de discriminação contra a mulher os juízes no Brasil inteiro durante essa semana se reem dão prioridade e a essa a esses processos fazem os jures que esem atrasados nós temos um resultado muito impressionante eu cheguei a em alguns lugares que tinha 15 anos 18 anos que não tinham Jú eu falei
então não morreu ninguém na cidade nem homem nem Muler não er por causa das dificuldades depois quando eu fui Presidente do Conselho Nacional de Justiça eu institucionalize hoje é institucional essas três semanas todos os juízes os juízes encarregados e no no Brasil inteiro se dá prioridade a esses julgamentos de violência doméstica nós Ainda temos um problema que precisa de ser enfrentado nós julgamos os casos de feminicídio de violência contra mulher a própria lei Maria da pen estabelece que o judiciário tem que ter um cuidado com as crianças o judiciário não só judiciário o Executivo eh
porque a criança que passa por uma por uma experiência qualquer de violência doméstica ela tem a tendência pelo menos ou a possibilidade de desenvolver desequilíbrios emocionais ou fissuras emocionais eu diria porque não deve ser uma coisa simples ver uma morte em casa ver seu pai bater na sua mãe isto representa uma fissura difícil de ser superada esse cuidado nós ainda não conseguimos chegar todo mundo quando fala na Lei Maria da Penha fala muito aliás fala no Brasil fala quase sempre só na mulher uhum porque foi mesmo a Maria da Penha que levou a Que nós
tivéssemos essa legislação a partir do julgamento na no pela corte interamericana porém é a leitura da da casa como eu digo né Às vezes o homem não é nem o marido mais ou às vezes é um ex-namorado ou às vezes é a criança precisando de ser cuidado porque nós só mudamos uma cultura dando alguma oportunidade a que as novas gerações fiquem libertadas disso então é o momento para perguntar então o que que a gente faz com essa lei de alienação parental que é uma lei muito estranha que tá em vigência No Brasil existe uma luta
de muitas mulheres paraa revogação dessa lei porque ela tem sido realmente instrumentalizada pelos homens para atacar mulheres e acaba produzindo justiça com as crianças também eu não sei porque eu sempre falo assim é difícil a gente ter que ouvir as crianças em geral a gente ouve a a pessoa que seja o sujeito da preocupação na legislação para ver como é que a gente age te dou um exemplo vamos falar de transporte coletivo Uhum você usa transporte coletivo porque se você não usa você não vai nunca me contar como é ficar 4 horas dentro de um
um ônibus lotado ou de um trem da central como era sempre o exemplo ouça quem é o interessado porque aí você consegue fazer uma leitura para tornar lei aquilo que seja necessário prover uhum acontece que quando você fala com criança você não tem como às vezes nem ter a verbalização do processo Então você tá fazendo um estudo de casos para chegar a essas situações de um lado você você tem mesmo a o a manipulação da criança seu pai que saiu de casa ou sua mãe que saiu de casa você tem essa manipulação e é preciso
levar em consideração e você tem também o uso da criança para impedir por exemplo a saída de uma mulher que tá sendo espancada Isto é muito comum uhum a solidariedade da mulher é algo muito impressionante da mãe nem se fala então essa legislação precisa de ser talvez Vista estudada e o debate sobre ela precisa de ser muito mais amplo não se pode deixar uma lacuna também porque aí fica por conta de quem estiver em cada caso sem orientação nem da sociedade sobre isso a legislação veio para isso eu sempre acho que a se a gente
tiver leis e elas forem bem interpretadas pelas pelos julgadores homens e mulheres juízas e juízes as leis melhoram muito eu vou te dar um exemplo que a gente dá muito em Direito Público na França tinha uma era tradicional para as placas de metrô porque havia uma lei uhum inicialmente proibido transportar cães em metrô logo início do século passado e os franceses e nosso direito em grande parte é caudatário do direito francês dizia assim francês nunca pensou assim é proibido transportar cães mas se você entrar com elefante eu deixo é proibido animais Porque vão perturbar os
outros na naquele momento era isso hoje já até mudou isso então a lei fala pelo intérprete e a lei é melhorada pela interpretação e pela aplicação Uhum Então quando se fala mal de uma lei em geral com antipatia a gente não interpreta a gente combate há que ter uma boa vontade principalmente para saber quais são as possibilidades que a lei me oferece para que eu solucione uma situação de conflito porque é melhor tem uma para eu juíza que sou servente à lei poder aplicar do que deixar o debate que aí é pessoal e claro com
a emoção tomando conta não se vai chegar nunca uma situação que seja de uma Justiça concreta para aquele casal e principalmente para para aquela criança então eu tenho eu tenho sempre visto quando se fala disso assim já discutiu bastante já ofereceu uma proposta que seja melhor o judiciário Não consegue interpretar bem essa legislação até porque ela é feita e na dinâmica que nós temos hoje das famílias eu estudei na década de 70 direito de família uhum havia um modelo de família hoje as faculdades de direito tem direito das famílias porque são muitos modelos de famílias
mas o filho é filho a mãe é mãe e o pai é pai seja qual for o modelo de Convivência de família Nem sempre a lei é capaz de prever tudo isso e ela precisa por isso de ser reinterpretada às vezes não precisa de mudar a lei Precisa de nós juízas e juízes nos reciclarmos também socialmente para a gente conseguir interpretar de maneira mais coerente com o que a sociedade precisa e Pois é então e tem muitas enfim as a a sociedade é complexa existem leis eh nem sempre são boas às vezes são absurdas às
não é verdade e existe a cabeça se são absurdas mas principalmente eh a lei projeta-se pro futuro é isso os três poderes o o Executivo age pro presente você quer que as que o seu sobrinho tenha hoje uma escola boa ponto hoje não é daqui a 2 anos porque aí elee já tem 9 anos ao invés de ter o legislativo trabalha para o futuro a lei interpreta-se daqui paraa frente numa dinâmica de futuro se a gente for pensar que é difícil de fazer previsão nós estamos num momento de profunda transformação nas sociedades então o Maquiavel
diz o príncipe a tarefa mais difícil do Príncipe é fazer leis uhum porque o julgador eu tenho lei Olha eu sinto muito não posso fazer de outro jeito a gente tá se encaminhando pro fim mas você disse uma usou uma palavra que que fica ressoando assim ecoando que é a palavra democrati que é um mal Achei uma formulação muito boa é porque nós queremos democracia nós precisamos de democracia Então mas nós não queremos o desvirtuamento principalmente de retóricas obtusas falsas enganosas fraudulentas que transformem democracia que é um espaço de convivência que não é só do
poder político que não é só do estado nós falamos muito a moda hoje é democrática por quê Porque as mulheres há 200 anos usavam aqueles espartilhos com o mesmo modelo querendo ou não com aquelas saias cumpridas você entra hoje numa sala de aula quem é professor Entra na sala de aula tem alguém de bermuda alguém de terno alguém de de de chinelo outro de é é democrático ou seja há espaços de liberdade garantido para todas as tendências e vocações e todo mundo tem que aceitar Eu falo assim nem é tolerar no sentido de eu suporto
não eu acolho uhum eh eu fico vendo algumas coisas ótimas que eu escuto assim de no dia a dia eh uma pessoa outro dia me disse uma coisa uma uma viagem dessas aí Pois é a senhora Alguém falou que a senhora não liga pra bolsa põe a bolsa no chão e tal Porque a senhora não é como outras pessoas que chegam e trata a gente como iguais a senhora é igual olha essa é a diferença eu não tô suportando o outro e estamos juntas estamos juntas Que bonito né então eu acho isso bom assim que
a democracia é isso e E essas esses desvirtuamentos que que pretendem que seja que adote o rótulo de democracia que democracia não é para comer de conversa é intolerante e E aí realmente não é possível numa sociedade plural como a nossa num país que o Rui Barbosa dizia naturalmente federativo porque a natureza é uma federação eu tenho eu tive que lutar agora contra a estiagem no Amazonas apavorada Porque os rios secaram como é que eu vou levar o mesário para para Pini aí me disseram não mas vai de rebeta que que é isso E aí
aprende E aí leva e E aí no Sul disseram temporal em Pelotas meu Deus tem água demais Este é o Brasil Esse é o Brasil e um Brasil que é capaz de dar certo né Márcia porque vamos combinar eu fico encantada na hora que eu vejo um domingo pela primeira vez nós tivemos uma eleição tendo um horário só horário de verão não não existia mas porque quando tinha horário de verão eu tinha três horários então quando terminava a eleição em São Paulo não tinha terminado a do Acre então a gente ia rodando essa aqui não
tinha problema agora não horário de Brasília não tem horário de verão C quase 150 milhões de pessoas saem de 8 horas da manhã de Brasília às 5 horas da tarde põe seu voto na urna e 2:10 minutos depois eu anunciei o resultado proclamei acabou o primeiro turno os estrangeiros que estão aqui fic abismado e uma ministra norte da da suprema corte norte-americana uma vez na hora que eu falei o número de eleitores num eleição Municipal de candidatos na eleição Municipal esse ano foram 465.000 ela disse meio milhão eu falei meio milhão não 500 e na
na primeira que eu presidi foram 513 513 pessoas não senhora 513.000 Yes ela falou a senhora dorme durmo no Brasil é assim a gente lá abaixo da linha do Equador a gente não se não mas com essa fama que os brasileiros TM que é só uma fama né porque os brasileiros trabalham demais não mas a justiça eleitoral eles respeitam muito eles sabem que é muito impressionante todo mundo sair sai vai bota não tem confusão volta Alegremente comenta é muito impressionante o Brasil tem muito potencial para dar certo o Darc Ribeiro tinha razão ele dizia que
o Brasil é um povo em ser é lindo demais bacana amamos amamos e temos muita esperança eu vou fazer uma ultims ima pergunta porque não posso deixar de fazer essa pergunta eh você a assim além de tudo que você é que você fez na vida e tal você é uma professora Então e o Brasil é um país que precisa muito das professor da educação então eu eu eu queria que você nos falasse sobre isso assim o que que a gente faz com isso né como eh você como professora Você fala muito ensinando ah ensinando as
pessoas é mas é que o Guimarães Rosa fala né mestre é quem de repente aprende a gente aprende muito uhum na verdade é me pergunta porque que eu gosto da graduação e não da pós Eu Sou professora de graduação eh porque na graduação de direito o aluno não tem cerimônia para nada ele é livre não tem ninguém mais livre que ele ali fala o que quer a gente cita um grande jurista então digi falava ele fala nada a ver professora quer dizer eh você aprende que pode ter outro lado que pode ter outro olhar O
Brasil precisa de educação para todos eu acho que nós estamos num momento em que a gente tem que prestar atenção nas instituições que estão funcionando republican democraticamente com muita força apesar dos pesares e não são poucos os pesares que a gente tem vivido nos últimos tempos mas estão funcionando com a mesma tranquilidade quer dizer eh Há um um um dado mais violento num dia no dia seguinte de manhã tribunal tá funcionando os processos que estavam pautados estão sendo julgados estamos do mesmo jeito os foros estão funcionando eh O Poder Executivo tá atuando legislativo tá fazendo
suas reuniões com todos os percalços que todos nós temos a vida não é simples né Eh Falam assim senhora não acha difícil viver é muito difícil viver é bom é ótimo mas é difícil não é por isso que alguém quer deixar de viver então eu acho acho que o que nós precisamos realmente é ter um empenho Severo objetivo e permanente pela educação e este foi um descuido que o Brasil teve primeiro porque vieram num modelo de colonização Como é o português que era de catequização Uhum você quer tirar a pessoa do seu lugar e colocar
outra no lugar dela segundo o modelo que era pré-estabelecido valia para pessoas valia até para lugares né máxim Basta ver que a o política de colonização portuguesa impunha que em cada município eu que sou do interior Mas quem for em qualquer município de interior ainda vai ver no Tem uma praça que é chamada Praça da Matriz que tem uma igreja o mercado que era o comércio e a prefeitura que é o prédio onde funciona o Executivo nem o modelo a gente não podia escolher então nós fomos nos construindo so os escombros de todo tipo de
violência Eu tenho um probleminha com Freud é porque Freud explica mas não dá jeito e e é realmente uma pena que ele não deu um jeito na hora que a gente tem explicação mas é importante olhar o passado e explicar-se para depois E aí eu volto a sua primeira pergunta a gente se conta na hora que a gente se explica e o ser humano tem um acho uma grande parte de si mesmo que é muito algo que a gente deixa sem explicação a gente tá tão ocupado em viver que a gente gente não se explica
muito talvez depois alguém chegue e Conte a história é que bom que bom muito obrigada é um prazer realmente escutar você ministra Carmen Lúcia Que honra que alegria quantos quantos ensinamentos diante dessas dessas questões sobre o que significa uma explicação do mundo é realmente um prazer e a gente espera que as pessoas que nos assistem que nos escutam nesse nosso pod que elas reflitam com a gente porque tudo começa nessa nossa capacidade de reflexão infelizmente tantas vezes sequestrada e que a gente tem que também eh militar por ela fazer esse ativismo diário né Vamos pensar
juntos como di a Gonzaguinha né não não tenha medo meu menino povo tudo tudo se inicia na própria pessoa é que bonito é isso é isso a gente vai seguir assim muito obrigada foi um enorme gosto estar aqui tenha certeza para nós muito obrigada obrigadíssimo h [Música]
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