[Música] Olá pessoal eu sou elissa professora de Literatura e hoje eu estou aqui para falar um pouco sobre a poeta a grande escritora brasileira Hilda H mas antes disso inscreva-se em nosso canal e Ative o Sininho para receber as [Música] novidades a escritora ida nasceu em Jaú interior Deão em 21 de Abril do ano de 1930 e morreu em 4 de fevereiro de 2004 foi cronista dramaturga e poeta atualmente uma das mais importantes das mais celebradas de língua em língua portuguesa na sua época ela foi mal recebida não foi muito bem eh compreendida pela crítica
mas hoje Hilda H já alça aí um possível lugar de cânon já ocupa um lugar hegemônico na literatura brasileira EA era filha do jornalista e também poeta Apolônio de Almeida Prado H que no ano de 1935 foi diagnosticado com esquizofrenia e a sua doença trouxe um peso Trouxe um mal-estar pra família E também pra Hilda o que ficou muito Evidente na sua obra e é algo esse espectro né da esquizofrenia da loucura perseguiu muito a escritora tanto é que algumas de suas obras ela retoma o tema da loucura com muita sensibilidade e com muita visceralidade
também no ano de 1948 Hilda se matriculou no curso de direito da Universidade de São Paulo da USP e foi ali que ela conheceu travou contato com a escritora também escritora lía Fagundes tes a partir dali esse encontro se tornaria uma grande amizade e foram grandes amigas até o fim da vida de Hilda também sobre Hilda também importante sobre Hilda um Marco importante aconteceu no ano de 1964 em que ela deixa a vida agitada da Grande Cidade da Metrópole e vai se vai vai vai promover a construção para poder se instalar na casa do sol
hoje recebe o nome de Instituto huda H mas em 1964 ela nomeou como casa do sol um lugar mais isolado num numa atmosfera mais Rural mais Campestre que foi onde ela viveu até o resto até o fim de sua vida na casa do Sol Hilda H recebeu hospedou vários amigos várias pessoas importantes do Meio artístico uma das figuras mais importantes que passou um tempo ali com Hilda foi o escritor Caio Fernando Abreu que inclusive também era um dos grandes amigos da escritora ele chegou na época da vida dele a fazer o map astral da Hilda
hilst como eu já tinha falado a casa do sol hoje recebe o nome de Instituto Hilda hilst porque ali é um local de pesquisa de produção cultural há toda uma curadoria que toma conta que cuida daquele ambiente para receber pesquisadores tanto pesquisadores e pesquisadoras da obra de Uda rilo como da poesia brasileira como um todo do s século XX na década de 70 Hilda HST construiu montou toda uma aparelhagem para tentar se comunicar para tentar falar com os mortos alguns dos que ela tentou di com os quais ela tentou diálogo foram Clarissa Lispector Osman Lins
e Cassilda Becker Além disso ela também entrou em contato com Vladimir reog Na tentativa de saber dele de esclarecer a parte dele se ele tinha sido assassinado pelos militares durante o regime militar no Brasil esse momento da vida de Hilda é retratado no livro e também no filme que foi adaptado do livro intitulado Hilda pede contato que é que vai falar um pouco desse momento dela de se voltar para esse para esse Sobrenatural para uma tentativa de comunicação Paranormal o reconhecimento acerca da obra de yuda hch ainda veio para ela quando em vida não o
suficiente para fazê-la se sentir uma poeta relevante de fato como ela é hoje hoje nós sabemos disso mas chegou a ser agraciada com alguns PR pros como o prêmio Anchieta e como o prêmio do primeiro festival de música da Guanabara outra coisa importante sobre Hilda é que existe uma menção a ela existe uma referência a ela muito importante na música popular brasileira Já que no ano de 2005 o cantor e compositor Zé cabaleiro e traz a público a obra od de descontínua e remota para flauta e oboé de Ariana para Dionísio que é um álbum
composto de poemas da própria Hilda Hil que aparecem no livro júbilo memória noviciado da paixão que ela publicou no ano de 1974 a poesia de Hilda Hil aborda aborda temas como o feminino como misticismo erotismo Há também um um um apelo a temas que envolvem loucura a libertação feminina a libertação sexual feminina principalmente de como o corpo feminino se coloca no mundo e por essa razão sua poesia é considerada amorosa carnal feminina essas três forças esses três adjetivos caracterizam muito a adicção o estilo a voz da poesia de Ilda hilst a fragmentação e a introspecção
também são elementos presentes comuns na obra da dessa escritura dessa poeta via de regra a poesia já tem mesmo um caráter introspectivo né próprio da poesia trazer o o o retrato de uma subjetividade uma voz subjetiva que em Hilda acaba sendo um pouco mais profundo né mais intenso mas essa fragmentação e essa essa introspecção também aparecem nas suas obras narrativas nos seus textos em prosa que aliás é uma tendência foi uma tendência muito forte da narrativa do século XX né de voltar-se muito mais para interior das personagens do que pros acontecimentos objetivos de fato Além
disso ela tem uma linguagem também que a linguagem os temas o modo como ela explora os temas até quando os temas estão mais eles descem mais né eles abaixam mais o nível deles existe uma espécie de Desejo de tentativa de alcançar o Sublime de tocar o Sublime A partir dessa voz que fala dentro das suas obras por conta dessa linguagem que deseja que desejou muito alcançar o Sublime a crítica na época recebeu a Hilda de uma maneira muito muito incompleta ela foi muito mal compreendida ela foi tratada como uma poeta muito hermética difícil de ler
né uma poeta que não tinha como interpretar nada do que ela falava oculta demais muito erudita muito rebuscada o que acabava sendo colocado como uma barreira pro leitor alcançar a poesia dela até que ela realmente rompe com padrão da própria poesia Sublime dela dessa poesia que meio que se volta para um sagrado para uma espécie de sagrado feminino e abandona essa literatura séria para fazer uma literatura mais mais irônica mais sarcástica mais pesada eh em muitos momentos ela usa linguagens de baixo calão ela usa termos que que apontam pro baixo corporal né Há um momento
Sublime em que ela considera do coração para cima né o coração os sentimentos a cabeça o cérebro o pensamento mas nesse momento ela desce né dos quadris para baixo né A a poesia a literatura dela vai se referir agora a Essas funções orgânicas há um certo erotismo que flerta muito mais não com a sensualidade com a construção de um padrão de beleza mas que flerta muito mais com o escatológico com as baixas funções corporais com o pornográfico muitas vezes e também foi mal mal recebida nesse momento né Foi muito criticada porque esse tipo de dicção
esse tipo de linguagem não era muito apropriado para uma mulher tanto é que quando ela era entrevistada ela ela era sempre muito Debochada muito irônica e ficava muito impressionada quando alguém dizia que a tinha compreendido né Tem até o título de uma coleta de entrevistas eh dela que ela ela ela deu Essas entrevistas que o título dessa reunião é fico besta quando me entendem porque de todas as formas houve resistência para aceitar a autoria de hua rish dentro da poesia brasileira por conta dessa dessa segunda etapa desse segundo momento da poesia de Hilda que já
rompia né fortemente duramente com a literatura séria ela foi considerada uma escritora transgressora provocadora questionadora né O que a colocou de fato num lugar meio marginalizado ela ela terminou a vida numa condição ainda marginalizada né de não ter o devido reconhecimento como autora como poeta e também as condições financeiras No que diz respeito ao financeiro eh terminou em condições um pouco precárias né num uma necessidade mesmo de ajuda dos amigos inclusive mas hoje o hoje ela é reconhecido hoje o da R Ocupa um lugar de de destaque de homenagens né eventos em universidades eventos literários
que correm pelo Brasil afora né em outros países de língua portuguesa em algum momento ou outro retomaram ou retomam Ilda hilst para ilustrar um pouco sobre o estilo dessa autora eu vou ler um poema que está justamente no livro júbilo memória no viciado da paixão que foi musicado pelo Zé cabaleiro meu medo meu terror é se disseres teu verso é raro mas inoportuno como se um punhado de cerejas A ti te fosse dado logo depois de haveres engolido um punhado maior de framboesas e dirias que sim que tu me lembras mas que a lembrança das
coisas das amigas é cotidiana em ti que não te enganas que o amor do poeta é coisa vã continuariam há o trabalho a casa e fidal guias que serão para sempre preservadas Se és poeta Entendes casa é ilha e o teu amor é sempre travessia meu medo meu terror será maior se eu a mim mesmo me disser preparo-me em Silêncio em desamor e hoje mesmo começo a envelhecer nesse poema nós temos como destaque o tema do amor num voz feminina que se dirige a um ser amado nós temos essa espécie de erotismo né parece uma
voz sensual sussurrando para o seu amado e nós temos um outro aspecto que também é muito comum na poesia da yuda hch que é esse traço metap poético né Essa metalinguagem em que ela fala do próprio fazer do poeta é como se fosse um diálogo de poeta para poeta essa consciência da própria criação da própria concepção artística e muitas vezes até mais além né a consciência de como a crítica A recebia em seu tempo eh são elementos né Essa consciência ela está presente nos em alguns poemas e em algumas obras obas em prosa também dessa
escritora dentre as várias obras que essa escritora produziu que foi muito ativa né produziu bastante eu cito algumas que são Marcos históricos na produção na carreira dessa grande escritora Muitos são muitas dessas obras que eu vou citar são livros de poesia outros são livros de de texto em prosa né e Alguns podem corresponder a teatro e outros correspondem a textos narrativos novela crônicas e até mesmo romances o primeiro livro publicado por ela foi o Presságio no ano de 1950 foi considerado muito feminino inclusive pela própria autora eh numa época em que o feminino era muito
era negativamente problematizado por pela pela crítica né pela pela crítica oficial pela crítica institucionalizada Depois temos o balada de Alzira que é um terço que já é uma obra que se distancia um pouco mais dessa dessa leitura né Dessa voz feminina depois nós temos o verdugo na sequência temos também o fluxo floema depois nós temos júbilo memória noviciado da Paixão na sequência cantares de perda e predileção depois nós temos a obsen senhora D que inclusive é uma das obras narrativas mais notáveis de Uda Hil até porque essa senhora D ela corresponde de certo modo a
imagem que Ilda h concebia de si mesma em relação a crítica em relação à sociedade brasileira em relação à recepção que a que a que o leitor a leitura né o público brasileiro fazia de sua obra depois nós temos poemas Malditos gozosos e Devotos na sequência nós temos alcoólicas e depois nós temos o caderno rosa de Lor lemb ou Lor Lambi que é um dos livros mais polêmicos dessa escritura também em prosa muito crítico ali a linguagem é muito ácida muito corrosiva os termos embaixo calão também aparecem o baixo corporal aparece esse flirt com o
escatológico e pornográfico também surgem aqui para espantar eu diria Até que até para um escritor do século XX que não está para um escritor não para um leitor do século XX que não está muito habituado a essa faceta mais transgressora da yuda hch teria terá um um um um uma espécie de impacto de choque ao ler essa obra portanto é importante ler com a mente aberta e entender que trata--se de uma crítica se trata de uma crítica muito mordaz muito muito tensa muito forte mesmo na sequência nós temos am mavice depois nós temos buf cólicas
e sim esse título é uma espécie mesmo de bufonaria de piada com a palavra bucólicas se o bucólicas remete ao Campestre ao calmo e Tranquilo buf cólicas remete mesmo ao deboche ao escárnio depois nós temos do desejo e finalmente aqui nessa lista que eu estou apresentando rapidamente o Cantares do sem nome e de partidas que é inclusive uma espécie de diálogo de retomada do cantares de perda e predileção bem pessoal isso aqui foi um pouquinho da escritora Hilda hus um pouquinho da obra dela eu espero que vocês tenham gostado eu espero que vocês tenham interesse
em procurar mais informações sobre essa autora inclusive nós temos aqui na descrição alguns links onde vocês podem obter mais informações tanto sobre a poeta a vida dela como a obra e o estilo também que ela produziu e também não não deixe de nos acompanhar nas redes sociais ali também vocês vão obter mais informações né na no Instagram é nas nas nos podcasts onde também nós falamos desses assuntos falamos de literatura nós temos outras aulas de outras matérias também eu agradeço a atenção de vocês eu vou ficando por aqui até a próxima i