ONU Brasil lança documentário sobre o Dia da Consciência Negra

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ONU Brasil
Considerado o maior herói negro nacional, Zumbi dos Palmares é figura presente na história do Brasil...
Video Transcript:
quando eu tinha 15 anos é eu vivia oprimido como milhares e milhares de jovens negros sem nenhuma oportunidade sem nenhuma possibilidade de estudar e dar um salto qualitativo hoje transcorridos em mais de 60 anos é é hoje as coisas deram um salto que eu não sei pra onde estão caminhando mas não é mais aquilo é preciso que a gente comece a construir caminhos diversos para que nós sejamos tratados como cidadãos independente de sermos mesmos amarelos ajuste essa ideia é agregador ou separatista que eu sou negro você é branco você árabe você americano sinte ram é
essas fronteiras que a alma não deseja e que a alma não tem o brasil um país com mais de 200 milhões de habitantes uma terra formada por di gênio imigrantes que vieram de várias partes do planeta principalmente da áfrica durante o período sobre da humanidade o tráfico transatlântico que trouxe cerca de 5 milhões de africanos escravizados que ajudaram a mudar o país com maior população negra fora do continente africano os primeiros africanos chegaram ao brasil de que temos conhecimento enviar via portugal estava em portugal e de portugal via para o caso depois vieram escravizadas ajudassem
na gâmbia da alta guiné e desde muito cedo com um sobretudo do noroeste de na atual nome que era o centro do ringue com a um capítulo extraordinário da história da humanidade que é pouco na rádio que deve ter um espaço bastante amplo na história desta que foi a maior das migrações forçadas a história conheceu que foi a melhor são forçadas e africanos para as américas não se pode escrever a história do brasil nem compreender o brasil sem uma peça africana muito cara e que chega longe desde cedo dizia é robert mal dos que quanto
mais 60 para o interior do brasil mas ficava índio de casa também mais africana na construção da identidade brasileira é uma coisa marcante porque toda a china eles acham africana é uma civilização milenar bicho dá não só da humanidade porque os primeiros jovens surgiram na mas também berço da civilização então esses valores vieram porque o brasil nessa reposição nas tradições africanos principalmente através da religião que a fonte dessa civilização ea fonte da cultura afro brasileira e nessa cultura brasileira marcada pela presença africana em todos os gêneros de literatura música a construção do futebol arte brasileiro
que marca demais a identidade nacional a presença no domingo em várias dimensões da sociedade brasileira não entendo de cultura a escola de samba a capoeira afinidade de instituições de linguagem também que marcam as regiões brasileiras de vários momento vários aspectos a cultura negra não passa no brasil de cultura afro ameríndia então a gente já fundiu externo de respeito da cultura portuguesa tem do fado né aí você vai dizer poxa que o tango na argentina milonga milonga coisas da cultura negra que pena que um algum tempo houve uma extinção de negros na argentina mas a coisa
tão forte como eu falo e excelente que existiu até o tango é muito ligado ao que nos propusemos nos propusemos usar o encontro a dança nos propusemos a festejar a música e isso eu acho que a cultura humana hoje segundo o instituto brasileiro de geografia estatística 53% da população é negra porém em 127 anos após o fim da escravidão ainda pouca representatividade da população negra em muitos setores da sociedade já determinado momento da vida quero jovens gigantes creche e carlos gomes júnior morrer o psiquiatra psiquiatra seu tempo negro teodoro sampaio grande ouro negro e vai
por aí uma presença muito grande do lado do mestiço do negro na vida brasileira que tinha certa maneira ele foi perdendo com o passar dos anos na medida em que tornou se mais visível para cada um de nós a marginalizar a marginalização do descendente de africanos já era ruim porque é um cenário de escravidão você era livre negra está agora a viagem sessões as exceções aqueles que sendo filho de branco é funcionava como vai ficar comigo o período pós abolição da escravidão a gente tem a organização do movimento negro do que a gente hoje conhece
como o movimento negro sempre lutando por acesso a bens básicos de direitos essenciais então por enquanto por exemplo a população migrante já naquele momento histórico classe trabalhadora lutava por melhores condições de trabalho à população negra escreve seus excelentes voltava pra acessar esse espaço que trabalham mesmo precário acesso à educação garantia de direito da saúde moradia isso sempre acompanhou a vida da população negra de maneira geral o combate de escolaridade entre negros e brancos que ainda permanecem toda a vida social brasileira ganhou muitas vozes representantes importantes como por exemplo a vidinha nascimento legado do abc dias
é trazer ao brasil o posicionamento e as propostas de melhoria da situação dos descendentes de africanos das pessoas negras na sociedade brasileira que é uma sociedade muito racista que não se percebe como racista e esse dilema faz com que a sociedade se regista a ideia e as propostas de ações efetivas para combater o racismo webb dias vai levar ao congresso nacional várias propostas e sobretudo o tema o negro no brasil racismo no brasil com uma necessidade de combater um ace no brasil e os colegas dele não há como não se acostumavam a ouvir falar disso
então ele abriu muito o debate ele e tu fez as propostas sobre ação afirmativa que já leva de ação compensatória focalizando o mesmo histórica é e tanto na educação como no mercado de trabalho como na a justiça na com a definição do do racismo como crime na por um projeto dele de lesa de lesa humanidade o mito da democracia racial menina é uma ideologia ea ideologia são construções intelectuais que são feitas com algum fim e o fim do dsr ideologia da democracia racial é apresentar uma visão de harmonia aqui no brasil entre as raças e
as classes sociais para mascarar a a guerra contra a população negra que é maioritária uma verdadeira guerra e um verdadeiro propósito determinação o de extermínio não sei qual dos dois é correto da população de origem aplicar jovens negros são as principais vítimas da violência e tem duas vezes e meia mais chances de serem assassinados no brasil do que os jovens brancos segundo relatório do índice de vulnerabilidade juvenil à aas de poder viver né é é muita arma muito tiro muita morte de pessoas têm mais acesso às armas munição e continua tendo grande acesso é por
isso continua matando e acaba girando girando é estatística é isso a distribuição de renda essa questão é que ninguém está tranquilo todo mundo que sai para a rua o jovem realmente preocupada com a demora está a salvo lógico que não gastem mais segurança que a polícia tem mais presença policial tem mais 90 de execução assim a polícia esteve presente mas não é assim tem que ter polícia porque se não tenho razão tem tido em a polícia nacional aponta só quem faz o serviço sujo dessa maneira eu posso dizer que aquele trabalhador muitas vezes negro que
veste uma falha de policial militar e uma periferia agride violenta até mata ele só é quem aperta o gatilho mas aperta o gatilho e junto com ele toda uma estrutura de poder circular o secretário de segurança pública apertou o gatilho junto com aquele cara da polícia o juiz que prendem sobretudo negros no brasil quantos porcento são filhos das elites 12 em 98 e 99 por cento de pobres filhos da classe trabalhadora presos e de 70% são negros o poder judiciário é a continuidade dessas dessa dessa história de chacinas um policial e demais sociedade vento negro
médico membro negro juiz membro negro é engenheiro vou começar a mudar o conceito deles esse é o grande problema do brasil é onde o povo negro é exageradamente discriminado e isso tem que mudar um país continental com esse como promoção mais expressiva do planeta universidade e vetou o futebol uma tecla inventou no box ou da técnica e vetor um power filda tenta mas na academia essas pessoas não têm acesso não conseguem estudar então a cultura que educa por exemplo a cultura do long em 36 anos libertou muita gente dessa pressão muita gente foi fazer faculdade
e pede para morar senhor onde tornou-se empreendedores muita gente tornou-se busco de enorme e ao mesmo tempo essa cultura transformou uma população do rádio da cidade tímida com meio receosa em um processo que anda de cabeça erguida temos uma sofisticação e uma forma até de articular de pensar e de conviver que está muito aquém do que está nas literaturas e e e no comportamento didático comunicação da tradição africana que o caixão da participação praticamente exige a presença do outro é a forma tátil idade no sentido de todos os sentidos e participam da comunicação tudo fala
tudo disco simboliza na literatura carolina maria de jesus foi fonte de inspiração para brasileiros e principalmente brasileiras lançado em 1960 o seu diário chamado 4 de se perder virou best seller obstinada a hoje considerada uma das mais importantes escritoras negras do país sustentava a família com a venda de lixo reciclável e ensinava os filhos o gosto pela leitura tinha que limpar são paulo do dos do pessoal da rua dos pedintes então colocaram um caminhão e jogaram lá na na tabela do canindé ela fala com as despejas foram despejadas então eu comecei era mesmo construiu um
barraco e ali escrevia podia faltar comida dentro de casa mas não tinha não faltava leitura não faltava livros ela lhe era contar histórias ela fazia de tudo para a escola um sonho dela é que tivesse uma filha professora né eu acho que eu fui contemplada com isto nós tivemos dois anos e meio anos comendo bem é a vida inteira foi passando fome passando fome passando fome e mas tirando esse lado de dinheiro que não é tão importante porque é o mais tem orgulho é o legado que ela deixou né porque ela várias cabinas eu tenho
lido nessas palestras várias carolinas a maioria com a mesma história filhos criando sozinha escrevendo trabalhando aí escrevendo nas horas vagas e assim muita emoção dessas mulheres e elas falam olha é tão espelhando na sua na sua mãe há 12 anos nascia a primeira faculdade de lizarda por negros onde 90% dos alunos são negros autodeclarados assumidos palmares que carrega o nome do maior herói negro nacional é a primeira instituição de ensino superior voltada para a inclusão do negro na américa latina nós precisamos criar condições e reúne as energias que permita que do ponto de vista simbólico
a gente saia do lugar que está determinado enfim um sub lugar e nós então pensávamos que era preciso ousar e é ousadia partir do conhecimento de que os limites eram quase que superáveis e mesmo que a a empreitada se colocava como um traço de imponderabilidade mas que é ir adiante significaria então dá um salto daquele lugar distante e nessa perspectiva eu acho que as dúvidas palmadas e colocou o primeiro como um agregador nenhum uma centrífuga onde as energias convergiram segundo ela conseguiu através do alinhamento de uma série de formadores de opiniões negros ou não se
constituir como uma ação de impacto relevante de importância significativa e ela conseguiu da mesma maneira no seu desenvolvimento puxar o tema a gente discutir a embaixo da no raso e com a universidade a discussão ter que subir como se diz na gíria a régua de modo que é as pessoas se juntaram para discutir a e depois a subir o que mais o ministério é a governança presidência do país ou os postos nas estatais o o os grandes realizações econômicas financeiras enfim eu acho que ela fez com que a mentalidade subisse bastante nessa perspectiva é raro
estudantes de nível superior que ele consegue sair da universidade sem um choque de ver no mundo acadêmico branco mundo acadêmico branco brasileiro ele é sobre isso deixem só termina o curso de medicina se você quer dinheiro com a internet para livre o espanhol os livros em inglês carro é não pode trabalhar um então esse é o mundo e que não teve intensidade médicos esse é o mundo que os nossos economistas no geral eles pensam muito na questão monetária dá no país por uma série de limitações e uma série de particularidades na trajetória histórica o negro
esteve sempre refém é é principalmente do poder público das instâncias públicas e privadas onde eles construíram agendas e eles determinaram essa agenda de modo que só competiram negros e 14 ante a gente quase que se colocou como um espelho para que todo o resto da unidade para que todo o resto do nosso contingente de negros pudessem quase que sofreu um processo de despertar sim é possível a política de cotas nas universidades começou a ser testado em 2003 mas apenas 2012 virou lei garantindo a reserva de 50% das matrículas nas 59 universidades federais e 38 institutos
federais de acordo com o instituto brasileiro de geografia e estatística o percentual de negros no ensino superior passou de 10,2 por cento em 2001 para 35,8 por cento em 2011 nesse cenário está inserida criação da universidade da integração internacional da lusofonia afro brasileira unilab é produto do conjunto das ações afirmativas que vêm sendo desenvolvidas do brasil desde os anos 90 tendo maior incremento a partir de 2000 após a posse do presidente lula toda a negociação uma descrição de que um é papel do governo é governo do estado promover igualdade racial em 2003 foi criada a
seppir a secretaria de promoção da igualdade racial que eu tive o prazer de ter sido ministra por seis anos e dentro das ações em proposições que a septu a sua encampa educação sempre foi um tema extremamente importante em relação à lei 10 639 toda reflexão em relação à necessidade de inserção dos negros na educação tendo a compreensão de que a inserção no sistema educacional é uma porta para direitos tudo isso levou a mudanças importantes como prouni que é o programa universidade para todos que coloca o cenário das universidades privadas no brasil as bolsas para a
inserção de negros indígenas os pobres em geral debate sobre cotas nas universidades vêm do brasil que parecia não existir na mesma intensidade que foi apresentado às falas fiz que eram apresentadas no processo de debate sobre as costas era um é do emocional ao ao mais firme preconceito e discriminação por exemplo porque que os negros precisam de cotas para as universidades nós não estamos falando de direitos iguais só que não se considera os cinco séculos de não-inclusão as coisas como se aplica isso nunca tinha guiado por lei e 10 podem não ser certo mas aquela idéia
de que o ser humano deve ser controlar o seu destino e controlar o seu destino em solidariedade com os outros que a solidariedade é uma função imprescindível do ser humano sem solidariedade o ser humano perna fundamentalmente aquilo que faz dele dele é uma conversa em nós temos sim alguns bravos e importantes professores jovens na é negro que estão atuando dentro das universidade mas ainda é o o percentual estranho em fino a quantidade de negros que entra na faculdade pública brasileira está crescendo e acuidade brancos cresce mais ainda portanto o fosso entre brancos e negros está
cada vez maior no acesso à universidade foi uma vitória só que a vitória usando uma realidade que não tem que rever o pacto há a questão da inclusão as cotas no setor público são uma realidade recente quando a lei 12 1990 de 2014 passou a reservar 20% das vagas em concursos públicos federais para negros e pardos apesar do avanço é preciso mais como por exemplo o maior acesso setor privado ea equiparação dos salários de acordo com o ibge é a renda dos negros ainda corresponde a 57% da renda dos brancos é impossível háháhá continuamos em
forte no brasil se a gente lutar com mais intensidade pela empregabilidade no conjunto dos dos poderes públicos municipais estaduais e federais bem como lutar pela empregabilidade nas grandes empresas grandes multinacionais grandes indústrias e no comércio ou seja esse setor privado está muito nisso na causa da inclusão do negro e é questão de honra lutámos com garra pra mudar essa realidade a gente precisa apostar muito sinceramente muito fortemente ainda no tema da inclusão social em várias esferas e aí pensar a educação que tem sido o carro-chefe dessa discussão por dentro dos movimentos sociais negros mas dá
muita ênfase no campo do trabalho ao campo da saúde ao campo do lazer que tem sido deixado de lado e ser fundamental para a estratégia de sobrevivência das populações negras ao tema da intolerância religiosa que a gente precisa exterminar de uma vez por todas é e com muita força eu acho que tem que centralizará nosso discurso de maneira geral na juventude negra acho muito difícil por nó possível conseguir os objetivos de cada internacional dos afrodescendentes são três reconhecimento dos afrodescendentes justiça sendo possível envolvimento sim a participação dos jovens os jovens estão muito à frente multas
para avançar essa causa ao mesmo tempo nós consideramos que é muito importante criar espaços de diálogo que seus espaços podem ser levados a outro nível a nível de engajamento como os modernos e com a comunidade internacional de história uma história de resistência de luta de beleza diferente nessa história que nos ensinaram né eu historicamente sua existência do meu povo né aqui na sua frente não está só um professor negro eu sou aquele que foi escravizado que foi fazer na áfrica como como o trabalhador sório eu morrer no caminho sobrevive organizar todas as lutas não tem
na colônia eu fui liderança dessas lutas eu fui bucha de canhão e que eu aprendi com as dores que a escravidão nos trouxe eu aprendi muito muito sobre é a capacidade de que eu sou um homem sou um homem como os pássaros minha pele tem vários tons tem várias cores não falamos da cultura para falar de uma frase não ficando muito levado ao micro cabral o libertador da guiné bissau e de cabo verde que admitiu a cultura que era uma arma fundamental que ele pague só estava velho e doutores padrão a cultura ea água escreveu
um artigo por um livro de cozinha arruma teoria é desde lima tinha um capítulo unidade luta que ele falava pra guiné e cabo verde a liberdade é cultura a cultura brasileira é o reencontro juntos fazer entidades que atua intensamente das universidades para que o jovem negro que chega se com consciência quase zero de negritude comece a andar nessa direção e poder ser o mesmo conflito nós lutamos muito e colocamos negro na universidade só que essa fábrica de fazer profissionais há defeito osasuna chega pra um lado é o lado euro descendente nós queremos que ela enxerga
todos os lados especialmente lados mais fortes que o afro descendente primeiro lugar que é o maior do brasil juntos criar a nação respeitosa integradora e tanto sonhamos a gente não raras vezes se vê desesperado pelo tanto que falta avançar não raras vezes a gente fica se sentindo assoberbado achando que o peso dessa luta muito pesada pra na verdade não tanto os ombros assim por outro lado se a gente olha por exemplo o brasil a américa latina como um todo e se dá conta dos incríveis avanços que a gente teve em 15 anos vai em 20
anos que a gente tem uma retórica de políticas afirmativas e de 15 anos de real implementação de políticas afirmativas por exemplo aqui no brasil a gente se dá conta quando a gente está mudando o cenário da nossa sociedade está em transformação e ainda é difícil sempre observar o tempo transformação quando você tem o conhecimento quando você busca o conhecimento você você sente quando a divisão de rendas é injusta você sente quando a divisão racial como se ela é ela é perversa devemos sempre gostei muito de cinema então aprendi muito com cinema e alguns filmes que
eu vi quando era menino hoje o morro de rir porque eles eram absolutamente contrário já mim quanto titanic é e hoje eu entendo melhor isso então a gente só pode se arrepender quando você tem o conhecimento o nosso o nosso mapa é diferente o nosso mapa não aceita mais não deve aceitar mais esta diferença aí eu sou negro eu sou um coitado aí eu não sei isso não tem não eu acho que nós temos que nos unir porque até nós somos a maioria da população melhorar as nossas escolas melhorar a divisão de rendas misturar melhor
o comando político ideológico dar oportunidade para que todos aprendam o que podem fazer para melhorar o país
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